O que fazer em Bonn, na Alemanha

Descubra Bonn, a antiga capital da Alemanha, uma cidade ultra charmosa que guarda muita história e cultura. Bonn é a cidade natal de Beethoven e das balinhas Haribo (quem aí também ama balinhas de ursinho?), uma cidade repleta de parques, pracinhas fofas e com uma pegada internacional bem especial. Bonn é pedida deliciosa para ser combinada com Colônia e outras cidades da Alemanha. Pronto para se apaixonar pela região?

O que Bonn, na Alemanha, tem de legal?

Uma cidade pequena com ares de grande cidade, Bonn tem cerca de 300 mil habitantes (ou seja, uma cidade pequena para padrões europeus) e tem um diferencial que a torna encantadora e internacional: Bonn foi capital da República Federal Alemã entre 1949 e 1990 e ainda guarda vestígios desta época como embaixadas e a sede de algumas grandes empresas, como a Deutsche Welle, a Deutsche Telekom e o Deutsche Post (mais conhecida como DHL).

Desde 1996, Bonn é também a sede de algumas organizações da ONU com foco em meio ambiente e o desenvolvimento de países subdesenvolvidos. Então vira e mexe tem alguma conferência rolando na cidade. Além disso, no ranking das 200 melhores universidades da Europa, a Universidade de Bonn se encontra em 39. Por isso, jovens de todo o mundo estudam aqui.

O que fazer em Bonn
Pôr do sol da varanda da minha casa

Moro em Bonn há três anos, tempo suficiente para me apaixonar pela cidade, visitar suas principais atrações turísticas e descobrir segredinhos que não estão nos guias de viagem que você encontra por aí, mas que deveriam entrar no seu roteiro pela Alemanha. Neste post dividirei com vocês os principais pontos turísticos de Bonn, dicas que fazer na cidade (com direito a mapa e muito mais). Pronto para se apaixonar?

LOCALIZAÇÃO: Onde fica Bonn

Bonn é uma cidade que fica no Oeste da Alemanha. Charmosa, ela pode facilmente entrar no teu roteiro já que fica próxima de pelo menos três cidades bem conhecidas na terra da cerveja: apenas 30 minutos de trem de Colônia, 1 hora de Dusseldorf e 2 horas de Frankfurt.

A cidade fica também bem próxima da Bélgica, da Holanda e da França: são 3h30 de Amsterdã, 3 horas de Bruxelas, 4 horas de Luxemburgo e 4 horas de Paris.

Dessa forma, esse post pode ser para você que quer um gostinho de Alemanha, mas ainda quer passar por outros pontos turísticos famosos da Europa, como Amsterdã e Paris, mas também para você que quer se aprofundar na Alemanha, além de Berlim e Hamburgo.

Que fazer Bonn
Vista de Bonn

O que visitar em bonn

Aí vai minha lista com os principais pontos turísticos de Bonn Alemanha, assim como paradinhas menos óbvias que tornarão sua estadia inesquecível. Clique no item da lista caso queira ir direto ao ponto.

  1. Caminhar pelas margens do Rio Reno
  2. Passear pelo parque Rheinaue e ver a famosa Post Tower, a sede da DHL
  3. Visitar a casa do Beethoven
  4. Ir até a praça Münsteplatz
  5. Ir até a praça Marktplatz
  6. Visitar a loja Haribo
  7. Ir até o Hofgarten
  8. Tomar uma cerveja em algum Biergarten (jardim da cerveja)
  9. Caminhar pelo castelo de Poppelsdorf
  10. Jardim botânico
  11. Comer bem
  12. Ver as cerejeiras da cidade
  13. Ir curtir as florestas do parque Waldau
  14. Nadar em algum lago ou Rio (durante o verão)
  15. Castelos incríveis nos arredores de Bonn
  16. Parque de diversões: Phantasialand

E no final do post:

Bonn Alemanha
Cerejeiras em Bonn

Caminhar pelas margens do Rio Reno

Comece seu passeio por Bonn fazendo como os locais, caminhe pelas margens do Rio Reno (um dos principais rios alemães e que atravessa a cidade). O trajeto é todo pavimentado e margeado por árvores, bem especial.

Eu sugiro que você comece pelo centro da cidade, perto do Hotel Hilton e caminhe em direção à torre da DHL. Se você estiver se perguntando “mas que torre é essa?”, não se preocupe, não tem erro! É o maior prédio da cidade e você não vai perdê-lo de vista nunca!

O que fazer em Bonn
Torre da DHL

Dica para quem curte correr

Se você é esportista e curte correr, a dica correr pelo calçadão passando pelas 3 pontes da cidade: a Ponte de Norte (Nordbrücke), Ponte Kennedy (a do meio) e a Ponte Konrad Adenauer (Konrad-Adenauer-Brücke). O trajeto total tem 15 Km, mas você pode encurtá-lo tirando uma das pontes da jogada e transformá-lo em 6,5 ou 8 Km.

O que fazer em Bonn
Vista Reno Ponte do Norte Bonn

Ficou com preguiça de caminhar? Vá de bike

Alugue uma bike e faça o trajeto pedalando. É muito gostoso, pois você vai conseguir apreciar um pouco mais da natureza. O lado do Reno oposto ao do centro chama-se Beuel e é uma graça para passear de bicicleta. Entre as pontes do norte e a de Kennedy você vai esquecer que está pedalando no meio da cidade.

O que fazer em Bonn
Vista do Reno do lado de Beuel

Quer dicas de como alugar uma bike? Aqui temos nextbike na cidade (estilo a bike yellow que você pode deixar aonde quiser depois de usar). Para alugar, basta baixar o aplicativo e criar uma conta. Temos também aqueles patinetes elétricos (lime e tier).

Passear pelo parque Rheinaue e ver a famosa Post Tower, a sede da DHL

Criado em 1979 para a exposição nacional de horticultura, o Parque Rheinaue, tem superfície de 160 hectares, o que de forma prática significa um parque quase tão grande como o centro da cidade de Bonn. E tem mais: as trilhas que se estendem pelo parque chegam à extensão de 45 quilômetros. Tudo isso em um parque que fica no meio da cidade. Legal, né?!

O que fazer no Rheinaue?

Para mim a beleza e graça do parque está em se perder pelas trilhas, apreciar os lagos e dar uma voltinha pelo Jardim Japonês.

Que fazer em Bonn
Rheinauee

Esse é um passeio que combina o parque Rheinaue (um parque lindo que se transforma a cada estação) com vistas do prédio mais alto da cidade, a Post Tower, sede da DHL.

Que fazer em Bonn
Rheinauee na neve

Dica para ver a cidade (e o parque) do alto:

Infelizmente você só consegue entrar na torre se conhecer alguém que trabalha lá, mas se você quiser ter uma vista legal da cidade, você pode parar para tomar um drink no Sky Bar do Hotel Marriott que fica pertinho da DHL e vai te dar uma vista bem legal da cidade.

O que fazer em Bonn
Infinity Pool Kameha

Uma vista incrível da cidade também é encontrada na infinity pool do hotel Kameha. Basta tirar ums horas de descanso no Spa do Hotel Kameha, e nadar na piscina com direito a uma vista maravilhosa.

Bicicleta no parque Rheinaue

Para quem curte pedalar, o Rheinaue é mais um lugar que merece ser pedalado e que pode facilmente ser combinado pelo passeio pelas margens do rio.

Durante o verão o parque Rheinaue concentra boa parte dos eventos da cidade – vale ficar ligado na programação porque tem sempre concertos ou festivais acontecendo por lá.

Que fazer em Bonn
Rheinauee Park

Faça um piquenique!

Nos meses mais quentes, aproveite sua visita para fazer piquenique. Antes de visitar o parque dê uma passadinha no mercado para se abastecer com comidinhas deliciosas.

Dica? Queijo brie, chèvre e muitos outros como presunto cru para quem não é vegetariano são opções boas, baratas e simples de preparar.

Só comprar, colocar na mochila e lembrar de levar uma faquinha para você cortar seu pão e aproveitar! Quer mais uma dica curiosa?

No verão, os alemães amam fazer churrasco. Você pode aproveitar e ter uma experiência local neste parque. Como? Em todo mercado você vai encontrar a grelha descartável que já vem com carvão, prontinha para ser usada e depois você joga fora. Zero sustentável, porém mega prática.

Visitar a casa do Beethoven

Você sabia que o Beethoven nasceu em Bonn? Sim! Em 1770 nascia um dos maiores compositores de música clássica da Alemanha e do mundo, em Bonn! Então, se existe uma coisa que você vai ver e ouvir falar na cidade, é sobre Beethoven. Em 2020 o mundo vai celebrar o aniversário de 250 anos de Beethoven. Assim, as ruas de Bonn estão se enchendo de mais Beethoven e Beethoven!

O que fazer em Bonn
Casa Bethooven

Visitar a casa de Beethoven significa visitar um dos museus de música mais frequentados do mundo e um dos 100 lugares mais visitados em toda a Alemanha. O museu, ou a casa do compositor, é uma das poucas casas remanescentes construídas no século 18.

Planeje sua visita:

Beethoven-Haus Bonn

  • Endereço: Bonngasse 20, 53111 Bonn
  • Horário de funcionamento: todos os dias das 10h às 18h
  • Ingressos: € 10 (reserve online por aqui)

Ir até a Münsteplatz

Toda pequena cidade da Europa tem a sua praça principal com uma estátua no meio e uma igreja. Está aí a praça central de Bonn. A estátua do meio é de Beethoven, que é figura da cidade.

No meio da praça há um restaurante café chamado Café Midi (Münsterpl. 11, 53111 Bonn), um ótimo lugar para parar e tomar uma cerveja no verão ou um chocolate quente no inverno.

Bonn Alemanha
Munsterplatz, Igreja de Bonn

A praça acolhe diversos festivais da cidade durante o ano todo, como por exemplo o Festival do Vinho que acontece geralmente no mês de agosto ou até os famosos Mercados de Natal entre fim de novembro e fim de dezembro. Além disso, é em torno desta praça que você encontra as lojas da cidade, caso você queira fazer umas comprinhas.

Ir até a Marktplatz

A Marktplaz, a antiga praça do mercado é a praça mais bonita de Bonn, seu ícone é a antiga prefeitura, um edifício indiscutivelmente lindo. Por lá, de segunda a sábado há uma feira e verduras e frutas na praça que é uma delícia!

Que fazer Bonn Alemanha
Markplatz, Bonn

Por mais que essa seja uma atividade mais dos locais, vale dar uma passada. Eu adoro comprar frutas que geralmente são bem mais baratas e gostosas que em um supermercado convencional.

Nesse mercado, há também uma tenda de pão que é bem gostosa (amantes de piquenique, essa dica é para vocês). O preço pode acabar sendo um pouco mais caro que de uma padaria normal, mas vale a pena experimentar!

E, caso você esteja passando por essa praça próximo do horário de almoço, existem sempre food trucks com opções para almoçar: comida indiana, curry wurst (famosa salsicha alemã), hambúrguer e muito mais.

A praça tem também um pouco de comércio, afinal estamos no centro da cidade , certo? É lá que você encontra a livraria mais famosa da cidade (Thalia | Markt 24, 53111 Bonn) e também algumas lojas fofinhas como a HEMA (Wenzelgasse 1, 53111 Bonn) e a Nanu-Nana (Markt 34, 53111 Bonn).

Onde comer na Marketplatz

Caso você prefira fazer uma refeição completa, existem alguns restaurantes tradicionais alemães na praça, além das famosas Brauhaus (cervejarias). Eu já fui na Em Höttche (Markt 4, 53111 Bonn) e a comida e cerveja estavam bem gostosas.

Ali pertinho, (5 minutos a pé), em uma outra praça chamada Friedensplatz (praça da paz), existem mais duas cervejarias que valem a pena: Sudhaus (Friedenspl. 10, 53111 Bonn) e Bönnsch (Sterntorbrücke 4, 53111 Bonn).

A Sudhaus é o restaurante alemão que eu sempre levo a família que vem visitar para provar uma comida típica alemã e o Bönsch é a cervejaria local de Bonn, como o próprio nome sugere. No quesito comida, Sudhaus e Em Höttche batem a Bönsch.

Visitar a loja Haribo

Sabe aquelas balinhas gostosas de ursinho? Então, elas nasceram em Bonn!

Em 1920 a  Haribo fundou sua primeira fábrica e permanece aqui até hoje. Se você é fã das balinhas, vale a pena pelo menos visitar a loja do centro da cidade (Am Neutor 3, 53113 Bonn).

O que fazer em Bonn
Haribo

Nesta loja você vai poder encontrar todos os tipos de balas possíveis e imagináveis, como também montar o seu próprio saquinho selecionando as balas que você quer (e pagando pelo peso). Lá, também é possível encontrar outras lembrancinhas com o famoso ursinho da marca: tem até banco imobiliário da Haribo, dá para acreditar?

Essa é uma loja bem menor, mas que já vai te dar ideia da dimensão da coisa, entender um pouco da história da marca que começou em Bonn e a oportunidade de comer seus Haribos preferidos. Quer saber a melhor parte? Eles são baratos na Alemanha, com 1 euro você compra um saquinho de tamanho considerável.

Quer visitar a fábrica original?

Caso você queira ir até a loja principal, a fábrica original, você encontrará muito mais opções. A loja, além de fábrica, é um outlet então você terá preços melhores. Se você é louco pelas balas de ursinho, vale o esforço já que ela fica um pouco mais afastada (Friesdorfer Str. 125, 53175 Bonn). Se não, visitar a loja do centro já vai ser super legal e não vai ser tão difícil o acesso.

Ir até o Hofgarten

Um jardim na frente da Universidade da cidade que no verão se transforme no point da cidade. Por que? Um lugar gostoso e bem localizado, só podia ser disputado, não acham?

Visitar os jardins é um passeio bonito, bem local e que combina com uma cervejinha tomada no gramado.

Que fazer em Bonn
Hoffgarten, Universidade Bonn

Perto do jardim existem vários quiosques – o point da cerveja barata para os alemães. Aqui a dica de um: Kiosk am Markt (Stockenstraße 1).

Bonn Alemanha
Pôr do sol na Universidade de Bonn

Tomar uma cerveja em algum Biergarten

Alemanha e cerveja são dois melhores amigos. Se tem uma coisa que os alemães gostam de fazer, é beber cerveja. Aliás, eu falo que estagiei meu paladar com a cerveja na Alemanha, pois antes de vir para cá, não tomava cerveja alguma. E agora adoro!

O Rhein Lust (Rheinaustraße 134), que fica do outro lado do Rio Reno (não ao lado do centrinho da cidade), é uma gracinha de bar e tem uma comida bem gostosa. No verão pode ficar bem cheio, mas dá direito a um lindo pôr do sol. Este é o meu Biergarten favorito da cidade!

O que fazer Bonn Alemanha
Rhein Lust Biergarten

A segunda dica fica mais perto do centrinho de Bonn e é por isso o point do verão dos estudantes, já que o bar fica próximo à universidade e ao jardim Hofgarten. Também na beira do rio, o bar se chama Alter Zoll (Brassertufer). Para ser bem sincera? Eu fui duas vezes e achei a cerveja mais cara. Para mim o mais legal mesmo é comprar a cerveja por conta própria e beber no rio.

O que fazer em Bonn
Alter Zol, point para vista

Dica: a esquerda do Biergarten Alter Zolll existe um mirante que se chama também Alter Zoll com vista da cidade que vale a pena checar! Dá para ver a torre no fundo e o Reno.

Caminhar pelo castelo de Poppelsdorf

Uma construção com aparência de castelo, é o Poppelsdorf ou Palácio. Vale ir caminhando do Hofgarten até o castelo, a vista é bonita!

Durante o verão, os jardins que ficam à frente do palácio são tomados por piqueniques, redes em árvores e, é claro, alemães de biquíni (sim, aqui na Alemanha, não se perde sequer um raio de sol)!

Fazer em Bonn Alemanha
Poppelsdorf Castle

Curioso com um pouco de história?

Há tempos atrás, havia um castelo que foi destruído em 1583. Em 1715, o palácio de estilo barroco foi erguido em cima dos resquícios do castelo. Em 1818, o palácio e os arredores foram adquiridos pela universidade de Bonn. As partes adjacentes ao castelo se tornaram o conhecido jardim botânico da cidade. Anualmente, durante o verão há na frente do palácio concertos de música clássica. Demais, né?

Que fazer em Bonn
Vista do Castelo de Poppelsdorf

Jardim botânico

Curte natureza e observar flores? Então o passeio vale para você. São mais de três mil espécies de plantas.

Jardim Botânico de Bonn

  • Endereço: Meckenheimer Allee 169, 53115 Bonn
  • Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 16h
  • Entrada: gratuita

Comer bem

Você é do tipo de pessoa que curte tomar um café em um lugar charmoso? Se sim, essa lista é para você! Vou listar meus cafés preferidos, acho que vale a pena ir caso você tenha um tempinho!

  • Café Frida (Bornheimer Str. 57, 53119 Bonn): meu favorito é o café Frida, um café super aconchegante e charmoso com uma comida deliciosa. Eles tem várias opções gostosas de café da manha e além de tudo são super atenciosos, o que aqui na Alemanha é raridade. Sempre peço a mesma coisa porque é tão gostoso!
Que fazer em Bonn Alemanha
Café Frida
  • Kurt Kaffee (Clemens-August-Straße 55, 53115 Bonn): outro fofinho que tem duas unidades pela cidade. Acho o ambiente uma graça e também tem várias opções para brunch. Eu gosto bastante do musli deles com iogurte, mas as opções de bolo também são sempre bem tentadoras.
Bonn Alemanha
Kurt Cafe Brunch
  • Black Coffee Pharmacy (Bonner Talweg 46, B, 53113 Bonn): também outro fofinho que está sempre cheio. Acho ele um pouco mais caro para comer e com menos variedade que os outros dois, mas é gostoso também! Aqui a pedida pode ser algum dos sanduíches. Eu quando fui pedi um com abacate e tomei um chá clássico de gengibre com limão.

Ver as cerejeiras da cidade

Caso você planeje vir para Bonn durante o mês de abril, você não pode deixar de ir passear pelas ruas de Alstadt (cidade antiga) que ficam cheias de cerejeiras lindas! São duas semanas no ano, mas vale muito a pena. Além de estar entre os melhores lugares para se ver as cerejeiras na Alemanha, ver as cerejeiras em Bonn também passou a ser reconhecido mundialmente, já que durante esse período a cidade recebe muitos turistas loucos para ver árvores que são mesmo belíssimas!

Bonn Alemanha
Cerejeiras em Bonn

Ir curtir as florestas do parque Waldau

Acho que fui umas três vezes nesse parque, mas fiquei bem impressionada como é possível ter uma floresta a apenas 30 minutos de distância da cidade. Acho que foi esse um dos motivos que Bonn me conquistou. O Parque Waldau (An der Waldau 50, 53127 Bonn) é para quem curte andar na natureza e a minha dica é se perder por ele. Tem alguns animais soltos por lá, como veados por exemplo. É um passeio que muitas famílias fazem com crianças aos domingos. Eu gosto de ir para lá sentir o cheiro do mato, apreciar a beleza das árvores e espairecer!

Bonn Alemanha
Parque Waldau

Nadar em algum lago ou Rio (durante o verão)

Durante o verão, claro, nadar nas águas de Bonn pode ser uma delícia. Algumas das minhas pedidas preferidas são:

Rio Sieg

Que fazer em Bonn
Rio Sieg

Adoro este lugar, que fica do outro lado da ponte do norte da cidade. É um passeio que eu sempre faço de bicicleta, então caso você seja fã de andar de bicicleta, vale a pena este passeio! Eu geralmente acho um lugar mais vazio em direção a esta pontezinha. Basicamente, é um outro rio que deságua no Reno. Neste passeio, você pode simplesmente andar com a bicicleta a algum ponto do rio que você não  precise cruzá-lo ou pegar uma balsa que dá direto em um Biergarten para comer e beber. Já fui lá uma vez e a comida era ok! Cerveja é sempre boa!

Rotter See em Troisdorf

Bonn Alemanha
Rotter See lake Troisdorf

É um lago bem grande e gostoso para nadar, o que no verão é algo maravilhoso de se fazer! Como meu primeiro emprego ficava perto eu ia bastante para lá depois do trabalho.

Siegler See em Troisdorf

Que fazer em Bonn
Siegler See

Acho que dos lagos mais pertos daqui e acessíveis de bicicleta, esse é meu favorito. São 40 minutos de pedalada do centro de Bonn e a natureza é linda. Tem tipo uma prainha para nadar no lago e também tem uma parte do rio Sieg que dá para nadar.

Castelos incríveis nos arredores de Bonn

Caso você tenha mais tempo pela cidade, há mais dois passeios que eu adoro fazer! São dois castelos bem próximos de Bonn e super acessíveis em transporte público:

DRACHENBURG

É um passeio de meio dia. Você vai pegar o tram 66 em direção à Bad Honnef e descer na estação Clemens-August Strasse. De lá, é uma caminhada de uns 10 minutos até o local que você pode escolher fazer a trilha (uns 40 minutos de subida, mas no meio da natureza) ou pegar o bondinho ida e volta. São 16 euros para subir ida e volta e entrar no castelo. Caso você suba a pé e entre no castelo apenas, são 7 euros. Caso você goste de fazer trilhas, a caminhada é bem bonita!

Bonn Alemanha
Vista do topo Drachenfelds

É um passeio super gostoso de se fazer para quem curte trilhas e vistas, pois lá de cima você tem uma vista bem legal da cidade. Durante o verão é bem agradável para curtir o pôr do sol, por exemplo. Entrar no castelo sem ser durante alguma data comemorativa, na minha opinião não é nada de mais. A única coisa legal são as vistas da cidade com o castelo – parece um conto de fadas!

Bonn Alemanha
Vista do topo Drachenfelds

Dica especial: visitar o castelo caso você esteja na região entre o fim de janeiro e fim de fevereiro é especial. Existe um festival de luzes maravilhoso. E aí sim, na minha opinião, o passeio é imperdível. Em 2020, por exemplo, o festival foi de 17 de janeiro a 23 de fevereiro.

SCHLOSSER BRÜHL

Esse também é um passeio que dura meio dia. É super simples você chegar até o castelo de Bonn. Basta pegar qualquer trem regional em direção a Colônia e descer na estação Brühl. São 10 minutinhos de trem da estação central.

Bonn Alemanha
Schloss Brühl

Você pode entrar no castelo e fazer uma visita guiada ou apenas ir curtir o parque e os jardins ao redor do castelo que são lindos! Eu particularmente não achei nada de mais visitar o castelo por dentro. Para mim o mais lindo é apreciar ele por fora e curtir a natureza que tem por perto.

Parque de diversões: Phantasialand

Para quem gosta de ir em parques de diversões, o Phantasialand (Berggeiststraße 31-41, 50321 Brühl) é bem legal. A entrada custa € 52,50 para adultos e € 42,50 para crianças entre 4 e 11 anos.

Dica: durante o inverno, há promoções nos preços do parque e, além disso, shows de inverno com direito até a pista de patinação do gelo!

O que fazer em Bonn
Vista do Reno da varanda da minha casa à noite. Nada mal, né?

Seguro viagem para a Europa

O seguro viagem é obrigatório para os turistas que desembarcam na Europa. Um bom seguro te ajuda em caso de atrasos ou cancelamentos de voos, extravios de bagagens e até mesmo alguma emergência hospitalar. Por aqui, indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que compara os seguros disponíveis no mercado e te apresenta os melhores custo benefícios, mostrando valores e tipos de cobertura (dica: escolha uma que cubra tudo no ato).

Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Onde ficar em Bonn

Se animou e quer programar melhor sua viagem para Bonn? Separei algumas boas hospedagens que conheço e são ótimas opções para você (todos com uma localização bem bacana). Elas são:

Conclusão: Vale a pena conhecer Bonn na Alemanha

Muito! A cidade é uma graça e vai te surpreender com lugares lindos, e uma vibe bem diferentes das cidades mais turísticas da Alemanha.

Prepare-se para se encantar com o visual  do Rio Reno, fazer um passeio descontraído pelo parque Rheinaue e quem sabe até fazer um churrasco (como os locais), comer dezenas de Haribos,tomar cerveja no Biergartens da cidade, e conhecer os maravilhosos castelos nos arredores de Bonn.

Taí um destino delicioso para ser combinado com Colônia, Frankfurt e até mesmo com Amsterdam ou com a Bélgica.

E aí, curtiu as dicas de Bonn? Tem alguma dúvida? Deixe um comentário para a gente!


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Guarde este post no Pinterest!

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário