África do Sul com crianças: um guia completo para a sua viagem
Sonha em levar seus filhos para a África do Sul? Então esse post é pra você. Vamos te mostrar que é possível fazer safári com crianças na África do Sul e que o país é um ótimo destino para curtir em família. Aqui você vai encontrar um roteiro de 1 dia em Johanesburgo com crianças, os melhores safáris, um roteiro completo da Garden Route com crianças e um roteiro de 4 dias em Cape Town com crianças.
Vamos te dar todas as dicas necessárias para você planejar suas férias em família. Um guia de viagem super completo para você conhecer a África do Sul com crianças. Pronto?
África do Sul com crianças
A África do Sul é um destino perfeito para quem curte natureza, quer conhecer praias lindas, contemplar vistas impressionantes e testemunhar cenários únicos repletos de vida selvagem. Aliás contemplar a vida selvagem ainda é o principal motivo de quem sonha conhecer o país. Afinal, a África do Sul é um ótimo país para ver de pertinho os famosos Big 5: búfalo, rinoceronte, elefante, leopardo e leão.
As principais dúvidas das famílias que querem conhecer a África do Sul é: vale a pena conhecer a África do Sul com crianças? Dá pra fazer safári na África do sul com crianças? E a nossa resposta para essas duas perguntas é Sim! Vale a pena levar os pequenos para essa viagem incrível e curtir muito um safári na África do Sul com crianças!
O Marcos Vidigal e a Vera Oliveira (irmão e cunhada da Mari) foram conhecer a África do Sul com seus filhos, três crianças de 1, 5 e 6 anos. Eles voltaram encantados com as belezas do país e eu fiquei com a missão compartilhar o roteiro deles com vocês. Vamos nessa?
Neste post você vai ver:
- Como chegar a África do Sul
- Aluguel de carro na África do Sul
- Quais os documentos necessários para viajar para África do Sul
- Roteiro de 1 dia em Johanesburgo com crianças
- Safári com crianças na África do Sul
E ainda:
Como chegar na África do Sul
Para voar do Brasil para a África do Sul tem voos diretos para Johanesburgo operados pela LATAM e pela South Africa Airways. Já para a Cidade do Cabo (Cape Town) os voos diretos são operados somente pela South Africa Airways; os voos da Latam fazem escala em Johanesburgo.
Nós optamos por voar direto de São Paulo para Johanesburgo (são 9h de voo) e foi um dos grandes acertos da viagem — começar pela cidade mais longe do Brasil e terminar em Cape Town, a cidade mais perto do Brasil e com menos horas de voo (são 7h35 de voo direto), pois já estávamos mais cansados.
Outra vantagem de chegar por Johanesburgo é a proximidade do Parque Nacional Kruger (reserve seu hotel aqui), um dos destinos mais conhecidos para quem vai fazer safári na África do Sul.
Aluguel de carro na África do Sul: vale a pena?
A África do Sul é um ótimo país para você alugar um carro e explorar a região no seu próprio ritmo, especialmente com crianças, então nossa sugestão é que você alugue um carro. Vale falar que lá é mão inglesa, e se você nunca dirigiu dessa forma, pode estranhar um pouco no início, mas depois se acostuma.
Para aluguel de carro, nós recomendamos a RentCars, um site que compara os preços das melhores locadoras e te ajuda a escolher um carro com o melhor custo x benefício para a sua viagem. Outro diferencial da Rentcars é poder fazer o pagamento em reais, sem IOF e parcelar em até 12 vezes sem juros.
Escolha uma locadora da sua confiança para garantir a qualidade do carro e, se for a sua primeira vez dirigindo na mão inglesa, aposte em um carro automático.
Precisa da PID para alugar carro na África do sul?
Para alugar um carro na África do Sul, os documentos exigidos são: carteira de motorista válida, cartão de crédito e a PID (Permissão Internacional para Dirigir). Não nos foi exigida a apresentação da PID no momento do aluguel do carro, mas mesmo assim nós recomendamos que você tenha a sua em mãos.
Caso aconteça algum acidente ou você seja parado em uma blitz, o policial pode exigir a apresentação da PID. No Brasil é super fácil tirar a sua e ela tem a mesma validade da CNH (carteira nacional de habilitação), basta entrar no site do Detran e solicitar a PID, mediante pagamento de uma taxa.
Quais os documentos necessários para viajar para África do Sul
- Passaporte com no mínimo 6 meses de validade;
- Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP);
- Permissão Internacional para Dirigir (PID)
A África do Sul não exige visto dos brasileiros que estão viajando para fazer turismo no país, mas como a maioria dos países, é necessário ter um passaporte como mínimo de 6 meses de validade a contar da sua data de saída do Brasil.
A vacinação contra a Febre Amarela é obrigatória. Caso você ainda não possua o Certificado Internacional de Vacinação ou Profilaxia (CIVP), você pode solicitar pela internet no site da ANVISA. Já quem nunca tomou a vacina, deve ir a um posto de saúde ou clínica particular e fazer a imunização. Em até 10 dias, o comprovante da imunização aparece no aplicativo do ConectSUS. Não deixe para última hora, pois é exigido um mínimo de 10 dias após tomar a vacina para entrar no país.
Segundo a informação oficial do Consulado Brasileiro em Cape Town, para entrar na África do Sul não é necessário comprovante de vacina de COVID-19 e nem teste negativo.
Roteiro de 1 dia em Johanesburgo com crianças
Nosso voo chegou às 7h da manhã (horário local – 2h da manhã em São Paulo) e nós optamos por passar uma noite na cidade, assim poderíamos descansar antes de começar o safári.
Muitas pessoas chegam na cidade e já vão direto para o Parque Nacional Kruger, mas nós recomendamos que você separe pelo menos 1 dia em Johanesburgo para conhecer a cidade, pois foi lá que aprendemos bastante sobre a história da África do Sul.
Para quem prefere não alugar carro, nossa sugestão é o Tour por Joanesburgo e Soweto de meio dia. Está incluso o transfer, guia que fala português, ingresso da antiga casa de Nelson Mandela e do museu Hector Pieterson, parada em frente ao estádio FNB (antigo Soccer City) e em frente à casa de Desmond Tutu. Tem duração de 4h.
Quer mais dicas do que fazer em Johanesburgo? Leia também: O que fazer em Joanesburgo, África do Sul
Paradas do roteiro de 1 dia em Johanesburgo com crianças
Constitution Hill
O Constitution Hill é uma antiga prisão para negros durante Apartheid, os prisioneiros mais famosos foram os ativistas Mandela e Winnie. Recebemos muitas recomendações sobre o local, mas infelizmente não pudemos entrar e só tiramos uma foto na porta.
O tour dos cárceres é um parte bem intensa e pesada, então minha sugestão é que cada família avalie se vale a pena entrar com as crianças pequenas. Uma parte do prédio abriga o Tribunal Constitucional da África do Sul e tem um rico acervo com obras de artistas sul-africanos.
Caso decida entrar, vá com tempo, pois a visita completa leva em média 2h.
Planeje sua viagem:
- Endereço: Braamfontein
- Horário: diariamente das 8h45 às 17h
- Ingresso: A partir de 100 Rands (self-tour adulto)
Museu do Apartheid
O Museu do Apartheid mostra, em ordem cronológica, tudo sobre as lutas e movimentos contra a segregação racial na África do Sul, que ocorreu de 1948 a abril de 1994. Você irá ver como aconteciam as separações entre brancos e negros no dia a dia, como era definido se uma pessoa era negra ou branca, tem fotos, vídeos e artigos jornalísticos da época.
O acervo também é destaca o período em que o movimento democrático começou a se fortalecer e as vitórias alcançadas através das lutas pela igualdade e liberdade dos negros. Além disso, o museu ainda conta com exposições temporárias.
Não é permitido tirar fotos dentro do museu.
Planeje sua viagem
- Endereço: Northern Park Way com Gold Reef Road
- Horário: de quarta à domingo 9h às 17h
- Ingresso:
- Adulto: R150.00
- Estudantes e crianças: R100.00
Dica de almoço em Johanesburgo
Ao sair do museu do Apartheid, nós paramos em um restaurante chamado Calistos (endereço: Northern Parkway and Data Crescent, Ormonde, Johannesburg), um restaurante português excelente, super simples mas delicioso. Escolhemos um camarão que estava muito gostoso. O legal de lá é que eles tem um parquinho para as crianças brincarem. Recomendo!
Estádio FNB (antigo Soccer City)
A caminho do Soweto passamos na porta do Estádio FNB, que se tornou famoso por ter sido palco da abertura e do encerramento da Copa de 2010 na África do Sul. Não visitamos, mas é possível reservar um tour através do site oficial do estádio.
Casa de Mandela
A Casa de Mandela conta o início da história de Nelson Mandela como ativista e sua luta pelos direitos humanos. Ele se mudou para a casa quando tinha 28 anos e permaneceu por lá até ir pra prisão, onde ficou por 30 anos.
A casa ficou com a família até a década de 90, quando se tornou Patrimônio Público com Nelson Mandela como curador fundador.
Planeje sua viagem:
- Endereço: 8115 Orlando West
- Horário: diariamente das 9h às 16h45
- Ingresso: 60 rands
Ao sair da Casa de Mandela demos uma volta pelo bairro e voltamos para nosso hotel, pois todos nós estávamos cansados. Chegamos no hotel às 17h, descansamos um pouco e depois saímos para dar uma volta na região, a Emperors Palace, um conglomerado de hotéis com um centrinho ótimo para passear e com muito entretenimento. Perfeito para curtir após um dia de tour na cidade.
No dia seguinte pegamos o voo para Porto Elizabeth.
O que faltou visitar?
Recebemos muitas recomendações para visitar o Constitution Hill (só vimos do lado de fora) e o Memorial e Museu Hector Pieterson, que conta a história de uma manifestação de estudantes no Soweto, na época do Apartheid, que acabou em um confronto com a polícia e alguns jovens morreram, entre eles Hector Pieterson.
A foto dele morto, sendo carregado por um amigo, foi amplamente divulgada em jornais e televisões da época e chocou o mundo. O memorial é uma homenagem a ele e a todos as vítimas do conflito.
Dicas de onde ficar com crianças em Joanesburgo
Nos hospedamos no Peermont D’oreale Grande Hotel, que fica no Emperors Palace, um conglomerado de hotéis com um centrinho super charmoso e com bastante entretenimento. Tem cassino, cinema, lojas, um parquinho (pago à parte) para crianças de 3-12 anos e um parque para crianças de todas as idades, com games, tirolesa, carrinho bate-bate, simulador, entre outros. Há também uma praça de alimentação e restaurantes.
O hotel é a escolha perfeita para quem quer conforto, excelente atendimento personalizado e luxo. Os quartos são muito amplos e confortáveis, com uma decoração clássica, luxuosa e elegante. O café da manhã é delicioso, o serviço é à la carte, o menu disponibilizado tem os preços descritos e você pode escolher qualquer item descrito.
O café da manhã pode ser contratado à parte ou já incluso na diária (como foi nosso caso). O hotel possui duas piscinas ao ar livre, com área rasa para crianças, parquinho infantil, há berços disponíveis mediante pedido, quartos para famílias e estacionamento gratuito. Há um SPA e transfer do aeroporto
Reserve aqui o Peermont D’oreale Grande Hotel
Quer mais dicas de hotéis na região?
- Avant Garde Lodge: um hotel econômico, ele fica próximo ao aeroporto e é ideal para quem quer fazer um roteiro curtinho na cidade antes de seguir viagem. Tem quartos para famílias, berços mediante pedido, área de lazer e piscina ao ar livre.
- Mondior at Emperors Palace: um hotel com excelente custo x benefício no Emperors Palace. Os quartos tem um ótimo tamanho e são confortáveis. Serviço de babá disponível (pago à parte). Acesso as áreas de entretenimento do conglomerado.
- Witwater Guest House & Spa: é um hotel bem caprichado, com quartos amplos e muito confortáveis. Tem piscina ao ar livre, SPA, área de jogos, transfer para o aeroporto e estacionamento gratuito. Disponibiliza cama extra e berço, também possui serviço de babá pago à parte.
Safári com crianças na África do Sul
O nosso voo de Joanesburgo até Porto Elizabeth durou cerca de 1h45 minutos. Ao chegar pegamos o carro alugado dentro do próprio aeroporto e seguimos em direção ao Shamwari Riverdene, o hotel que escolhemos para ser nossa casa enquanto fazíamos o safári. O trajeto dura 1h de carro (72km).
O hotel fica dentro de uma reserva, então muitos hóspedes optam por não alugar carro e sim, fechar o transfer que é disponibilizado pelo hotel (pago à parte). Ao todo são 7 lodges diferentes dentro da reserva, cada um deles é focado em perfis de viajantes diferentes, há opções para lua de mel, viagens de aventura, hospedagens exclusivas, viagens entre amigos e, a nossa escolha, viagens em família.
O Riverdene Family Safári Lodge aceita crianças de todas as idades, mas crianças menores de 4 anos não podem participar dos passeios na reserva natural. O hotel disponibiliza uma babá para ficar com as crianças menores e nós deixamos nossa filha mais nova com a babá. A vantagem é que assim pudemos curtir o safári juntos com os filhos mais velhos, sem precisar revezar entre nós dois.
Nós ficamos hospedados 3 noites no hotel e foi uma das melhores experiência em família. Adoramos! Recomendo muito para famílias na África do Sul com crianças.
Algumas vantagens de se hospedar no Shamwari Riverdene com crianças
- Serviço All inclusive: café da manhã ao jantar e light snacks antes dos safáris (5h30 e 15h). A comida é deliciosa, com uma excelente apresentação, um menu que muda todos os dias e você escolhe as opções. Menu infantil e flexibilidade no cardápio infantil;
- Kid’s Club e recreador infantil: a área do kids club é espetacular, com brinquedos enormes e muito espaço para as crianças brincarem. Tem recreador infantil para brincar com as crianças;
- Exclusivo para famílias com crianças: o Lodge possui nove acomodações de luxo e são exclusivas para famílias com crianças, então as crianças ficam super a vontade e livres para brincar pelo hotel;
- Vistas lindas da África do Sul
- Todos os Game Drivers tem parada com café da manhã;
- Rangers: cada duas famílias tem um ranger que dá todo o suporte ao longo da hospedagem. É o mesmo ranger do início ao fim, o que torna o atendimento mais exclusivo e intimista. A escolha das famílias que ficarão juntas ocorre levando em consideração a idade das crianças e o tempo de permanência no hotel.
- Big 5: uma ótima opção para quem quer ver os Big 5 (leão, leopardo, búfalo africano, rinoceronte negro e elefante africano). Sendo o melhor lugar para ver o rinoceronte negro.
Quer mais dicas de safári na África do Sul com crianças?
Para quem prefere fazer um safári com crianças próximo a Joanesburgo, é possível fazer um Safári pelo Parque Pilanesberg + Sun City com um guia que fala português. O tour tem duração total de 15h (4h no safári), aceita crianças de todas as idades, está incluso ingressos, transporte e guia. Tem parada para almoço em Sun City e tempo para conhecer a cidade.
- Jabulani Safari: um luxuoso chalé 5 estrelas dentro do Parque Nacional Kruger. Todas as suítes são espaçosas e elegantas. Tem um deck privativo e piscina de imersão. O hotel tem serviço de babá e um programa educativo para crianças chamado JabuJuniors.
- Jock Safari Lodge: um hotel com uma paisagem incrível, pertinho da confluência entre os rios Mitomeni e Biyamiti. As crianças podem fazer safári guiado, visita a aldeias africanas, atividades que estimula a conscientização ambiental e caminhadas na natureza. Crianças a partir de 6 anos podem fazer o safári.
- Etali Safari Lodge: os quartos são enormes e muito confortáveis. Tem uma piscina de imersão na varanda, SPA e restaurante. Crianças são bem-vindas e é disponibilizado berço, camas extras e serviço de babá. Tem um parquinho coberto e sala de jogos.
- Shepherds Tree Game Reserve: localizado dentro da reserva de Pilanesberg. Todos os quartos são amplos e confortáveis. Crianças de todas as idades são bem-vindas e o hotel oferece serviço de babá, tem parquinho infantil e piscina.
- Bakubung Bush Lodge: fica dentro do Parque Nacional de Pilanesberg. Os quartos para famílias são amplos e muito confortáveis. Crianças de todas as idades são bem-vindas e o hotel oferece uma área kids coberta e um parquinho bem grande na área externa para as crianças. Tem SPA, piscina e piscina infantil.
Rota Jardim (Garden Route) com crianças
A Rota Jardim (Garden Route) é uma rota turística que passa em estradas cênicas com paisagens lindas, que incluem praias de areia branca, falésias, florestas exuberantes e montanhas ao longo da costa sul da África do Sul.
Ela se estende por aproximadamente 300 km, começando em Mossel Bay, na província do Cabo Ocidental, e indo até Storms River, na província do Cabo Oriental. Ao longo da rota, há várias cidades charmosas para serem exploradas, incluindo Mossel Bay, Knysna, Plettenberg Bay e Nature’s Valley.
Nós começamos a percorrer a Rota Jardim logo depois de nos despedirmos da Reserva Shamwari. Podemos dizer que a viagem tem vistas realmente lindas.
Addo Parque Nacional dos Elefantes
Saímos da Reserva Shamwari de carro rumo a Knysna, cidade que seria nossa base por mais 3 noites. No caminho aproveitamos para conhecer o Addo Elephant National Park, o parque é reconhecido como um dos destinos mais incríveis da África para a observação dos Elefantes em seu habitat natural. E é um santuário selvagem, classificado como o terceiro maior parque de safári do continente.
Para quem está com carro alugado é uma experiência e tanto, pois você pode fazer o safári com seu próprio carro. Tem as estradas certas para você percorrer e nós podemos dizer que vivenciamos momentos incríveis em família.
Tivemos a sorte de encontrar uma manada de elefantes tomando banho e se divertindo em um lago. Foi muito legal vê-los jogar água com a tromba, assistir os elefantes filhotes brincarem e a interação entre todos eles. A Gabi, nossa filha pequena que não pôde participar dos safáris, ficou encantada. Os meus filhos mais velhos também amaram. Foi uma experiência sensacional e nós recomendamos pra todo mundo que vai a África do Sul com crianças.
Onde ficar no Addo Parque Nacional dos Elefantes
No Parque Nacional dos Elefantes você também pode ver outros animais, entre eles os famosos Big 5, no qual os elefantes estão inclusos. Há opções de hospedagem dentro do parque. Vamos deixar aqui algumas sugestões de onde ficar no Addo Parque Nacional dos Elefantes:
- Hotéis caprichados: River Bend Lodge, Woodall Country House and Spa, Longhill Lodge, Hitgeheim Country Lodge, Addo Wildlife
- Hotéis com bom custo x benefício: AfriCamps Addo, Adrenalin Addo Manor House, Elephants Footprint Lodge, Addo Dung Beetle Guest Farm, Gerald’s Gift Guest House
- Hotéis econômicos: Avoca River Cabins, Rosedale Organic Farm Bed & Breakfast, Bydand B&B
Dicas de tours guiados dentro do Addo Parque Nacional dos Elefantes
Não alugou carro, mas quer viver essa experiência incrível? Aqui estão algumas sugestões de tour guiado no Parque Nacional dos Elefantes. Todos os tours são em inglês.
- Safári de dia inteiro com tudo incluído com almoço tradicional Braai: com saídas de Porto Elizabeth ou Colchester. Tem duração de 9h, está incluído a taxa de entrada no parque e um almoço típico sul africano (tem opção vegana).
- Safári de dia inteiro no Addo Elephant National Park com tudo incluído: com saídas de Porto Elizabeth, Bluewater Bay, Colchester, Addo ou na entrada Matyholweni do Parque Nacional Addo Elephant. Tem duração de 9h e está incluído a taxa de entrada no parque, guia, almoço e snacks.
- Excursão de dia inteiro ao Addo Elephant Park Safari: saídas de Porto Elizabeth, Bluewater Bay ou Colchester. Tem duração de 8h à 9h, está incluído a taxa de entrada no parque, guia, almoço piquenique e refrescos leves.
Tsitsikamma National Park
Ao sair do Parque Nacional dos Elefantes, a nossa ideia era ir direto pra Knysna, mas resolvemos conhecer a famosa ponte suspensa sobre o Rio Storm (Storm River suspension bridge) que fica dentro do Parque Nacional Tsitsikamma, o primeiro parque nacional marinho da África — protege 80km da Costa da África do Sul.
Outra experiência famosa do parque é saltar do maior bungee jump de ponte do mundo, o salto é feito da Bloukrans Bridge (Ponte Bloukrans) a 216m de altura.
O Parque Nacional Tsitsikamma é um destino perfeito para caminhadas e esportes aquáticos, esta região constitui a seção superior do magnífico Parque Nacional Rota Jardim. Há muitas trilhas para caminhadas de diferentes níveis e passeios, sendo a mais famosa delas a Trilha Otter, uma das melhores do mundo. Para aqueles que preferem mais conforto, há uma rota de “slack packing”, a Trilha Dolphin.
As trilhas são muito bem sinalizadas e podem ser feitas sem guia, mas se você preferir tem uma Trilha guiada por Tsitsikamma. As rotas começam no Stormsriver Adventure Center e as caminhadas são relativamente fáceis.
Nossa experiência no Parque Nacional Tsitsikamma com crianças
O Parque possui 3 pontes suspensas e nós optamos por conhecer a Storm River Suspension Bridge. A trilha é muito bem sinalizada e durou cerca de 1h ida e volta (são 2km no total). Tem bastante escada, então não dá pra fazer com carrinho de bebê. Nós fomos com a Gabi (que só tem 1 ano) no colo e ela quis voltar andando —uma boa opção é usar canguru, eu não tinha.
As vistas são lindas, um visual espetacular. Enquanto estávamos na ponte, vimos pessoas passando de caiaque embaixo dela, se sua família é do tipo aventureira, eu recomendo que faça o passeio de caiaque e de boia. Um passeio bem legal para quem está na África do Sul com crianças.
Dica para estacionar
Coloque no Google Maps o nome do estacionamento (Kareedouw Parking: Kareedouw, África do Sul), assim o GPS vai te levar exatamente para o lugar que você tem que parar o carro. Se você colocar o nome da ponte, o Google Maps te manda parar no meio da estrada, em um lugar que não dá pra ter acesso a ponte.
Viagem de motorhome
Gosta de viajar de motorhome? É muito comum fazer a Rota Jardim de motorhome e nós vimos várias famílias e idosos ao longo da rota viajando de RV. No Parque Nacional Tsitsikamma tem vários locais para acampamentos e com toda a estrutura necessárias para você estacionar seu motorhome e curtir a região.
O que teríamos feito diferente
Adoramos o parque e vimos que tinham vários cantinhos para nós conhecermos, mas já estávamos com hotel reservado em Knysna, então tivemos que continuar a viagem. Minha sugestão é que você durma pelo menos uma noite no parque e aproveite para conhecer a região. É realmente muito bonito e vale muito a pena!
Você pode se hospedar tanto nos hotéis como em base camp com o seu motorhome.
Reserve aqui o seu hotel no Parque Nacional Tsitsikamma
Knysna e Plettenberg Bay
Knysna (se pronuncia “náisna”) e Plettenberg Bay são duas cidades vizinhas e recheadas de atrações. Nossa dica é que você escolha as que mais agradam sua família e que cabem no seu orçamento. Nós ficamos três noites hospedados em Knysna.
Entre as atrações principais para famílias com crianças está o Santuário Animal da África do Sul (South African Animal Sanctuary Alliance) que possui quatro santuários distintos com a missão de proteger os animais, educar e promover uma maior compreensão das espécies e das ameaças e desafios que elas enfrentam, e praticar um turismo sustentável.
O quarto santuário The Hidden Forest Wildlife Sanctuary, fica em outra localidade da África do Sul, então não vou falar dele aqui.
Birds of Eden
O Birds of Eden é uma floresta maravilhosa e cheia de espécies de aves. É muito legal! O local ocupa um espaço que equivale cerca de dois estádios de futebol, é bem alto e amplo, então você não se sente enclausurado. O teto é todo telado, o que dá uma sensação de estar realmente dentro de uma floresta.
Dentro do Birds of Eden não há nada para comer.
- Endereço: The Crags, Plettenberg Bay, 6602
- Horário: aberto todos os dias 8h às 17h
Monkeyland
O Monkeyland é o primeiro santuário de primatas multiespécies de livre circulação do mundo. Além dos macacos, você também pode encontrar os lêmures, os primatas de Madagascar (lembra do filme?!), são animais exóticos, da família dos primatas, super inteligentes e com olhos marcantes. Ao todo, no parque, são 600 macacos de diferentes espécies.
Localizado em frente ao Birds of Eden e você pode comprar o ingresso em conjunto para fazer os dois passeios. O tour deve ser feito com guia, pois você pode ser atacado por um macaco caso esteja andando sozinho. O passeio guiado dura 1h.
Dentro do Monkeyland tem um restaurante.
- Endereço: The Crags, Plettenberg Bay, 6602
- Horário: aberto todos os dias 8h às 17h
Jukani
O Jukani é um santuário para felinos resgatados de locais onde eram explorados; são animais que nasceram em cativeiro e não podem ser introduzidos na natureza. O Santuário abriga leões, diferentes tigres, leopardos, pumas e jaguares. O safári é guiado e feito a pé durante 1h20 e nele você vai ver guaxinins, texugos, caracal ou lince-do-deserto, algumas zebras, gazelas e a hiena malhada.
Não é permitido interagir com os felinos e não há filhotes no local, pois os animais foram esterilizados. O Jukani possui também uma fazendinha onde as crianças aprendem sobre os cuidados com os animais e podem interagir com eles e alimentá-los, com a comida que vende na lojinha.
- Endereço: The Crags, Plettenberg Bay, 6602
- Horário: aberto todos os dias 9h às 17h (última entrada às 15h35, 10 minutos antes do último tour)
Informações importantes
- Os três santuários são gratuitos para menores de 2 anos.
- Você pode comprar ingresso avulso, um combo com 2 santuários ou um combo com os 3 santuários.
Compre aqui seu ingresso sem fila para as atrações
Knysna Elephant Park
No caminho entre Plettenberg Bay e Knysna está situado o Knysna Elephant Park, outra atração bem legal para o seu roteiro da África do Sul com crianças. O parque surgiu de uma ideia do casal Ian e Lisette Withers de transformar sua fazenda em um local seguro para os elefantes, pois eles estavam quase extintos (só havia 5 deles) em Knysna.
O projeto começou com dois filhotes de elefante, resgatados de um abate no Parque Nacional Kruger, que precisavam de um lar seguro. Esse casal de elefantes filhotes recebeu o nome de Harry e Sally. Hoje o parque funciona como um santuário para elefantes resgatados em toda a África. O parque tem diversas experiências, mas a principal delas “meet our herd” permite contato apenas com a manada de 5 elefantes comandada pela matriarca Sally. A manada comandada pelo Harry possui 9 elefantes.
Nós optamos pelo meet our herd e gostamos da experiência, nele você pode interagir com os elefantes e alimentá-los (opcional e pago à parte). Quando eles escutam o barulho do trator chegando, já formam fila para ganhar comida dos visitantes. O passeio sai a cada 30 minutos e não precisa reservar | das 9h às 15h30. Tem duração de 1h e é gratuito para menores de 5 anos.
Outra atividade bem bacana do parque é o Elephant Experiences, nela você acompanhará uma manada de elefantes ao longo do parque durante 45 minutos. O passeio é guiado e o guia conta várias histórias e dá diversas explicações sobre a vida dos elefantes. Tem apenas duas vezes por dia (8h e 16h30), então é necessário reservar.
Ao sair do Knysna Elephant Park, nós estávamos com fome e optamos por almoçar no restaurante Zinzi (endereço: Hunter’s Estate, N2, Plettenberg Bay), que fica dentro do hotel Hunter’s Country House. O hotel é lindíssimo, bastante exclusivo e intimista, fica a apenas 20 minutos do centro de Knysna. Achei uma ótima opção de hotel na região.
Voltando ao almoço, achamos a comida do Zinzi muito gostosa e eles tem um menu kids, o que é ótimo para famílias com crianças. O ambiente é muito bonito, com um estilo rústico chique e uma área externa bem bonita. Além disso, eles possuem uma ótima carta de vinhos, com ótima opções de vinhos da África do Sul. Conseguimos uma mesa, mesmo sem reserva, mas é recomendado reservar pelo site.
Saímos do almoço e fomos direto para o nosso hotel fazer check-in.
Hotel Pezula Nature Retreat
O Pezula Nature Retreat foi o hotel que escolhemos para passar três noites em Knysna com crianças. As acomodações são bem amplas e, no nosso caso, eram dois quartos conjugados o que tornava o ambiente enorme. Além da banheira, nós tínhamos um hot tube, aquecido a lenha, na varanda. No nosso jardim havia uma corda presa em uma árvore que resultou em várias brincadeiras com as crianças.
O hotel fica em cima de um vale e possui vistas magníficas do mar, da Lagoa Knysna e das Montanhas Outeniqua. Ele tem um campo de golfe, academia, SPA, duas piscinas, sendo uma coberta e exclusiva para adultos, um parquinho infantil, trilhas, serviço de babysitter e salão de jogos.
A estrutura do hotel é excelente e fica a apenas 5 minutos de carro do centro de Knysna.
Reserve aqui o Pezula Nature Retreat
O que fazer em Knysna com crianças
Knysna é uma cidade com um estilo rústico chique, com uma atmosfera bem descontraída e muita beleza natural. A cidade tem um waterfront bem turístico, com lojinhas repletas de lembrancinhas pra levar pra casa e restaurantes bem gostosos.
Nós adoramos conhecer a Thesen Islands, uma ilha que fica a uma curta caminhada do centrinho de Knysna, e é bem famosa pelo restaurante Sirocco —super bem recomendado, com vistas lindas e comida excelente —, e por ser o lugar de onde a maioria dos passeios de barco sai.
Thesen Islands também tem um centrinho super descolado, com vários restaurantes charmosos e lojinhas bonitas. É bem gostoso caminhar por lá. Nós almoçamos no île de païn (endereço: 10, The Boatshed, Long St, Thesen Island), que tinha uma comida deliciosa, um ambiente muito agradável e estava bem cheio na hora do almoço.
Passeio de barco com crianças em Knysna
Aproveitamos nosso passeio na ilha para fazer um tour privado de barco pela região de Plettenberg Bay e Knysna e foi sensacional. O tour privado é um pouco mais caro, mas nós recomendamos muito para quem está na África do Sul com crianças. No passeio nos vimos focas, entramos em algumas cavernas que ficam bem em frente ao mar (muito legal!) e cruzamos a Knysna Heads. Também é possível avistar baleias, mas somente entre maio e dezembro.
O tour tem duração de 2h20, eles oferecem snacks, sushi, espetinhos de carne, samosa e ainda tem um bar com diversas bebidas. A tripulação é super atenciosa e nos ofereceram redes, almofadas e cobertores para deitarmos na parte da frente do veleiro. As crianças amaram o passeio. Recomendo muito!
Os Heads de Knysna são duas imponentes formações rochosas de arenito que guardam a entrada da lagoa de Knysna. Esses penhascos naturais são uma das características mais distintivas e famosas da região e criam uma entrada natural espetacular para a lagoa.
Praias para curtir com crianças em Knysna na Garden Route
- Bollard Bay Beach: é uma praia de águas rasas, sem ondas, sendo ótima para nadar e aproveitar com as crianças. Tem um estacionamento perto.
- Buffalo Bay Beach: é uma praia super familiar e com uma ótima estrutura. A faixa de areia é extensa, sendo perfeita para crianças brincarem ou para fazer caminhadas. No lado oeste da praia, o mar é mais agitado, sendo ótimo para práticas de surf. Famílias com crianças ficam no lado leste, na parte da baía. Há também um restaurante à beira-mar, pouco antes de entrar em Buffalo Bay, onde você se senta com os pés na areia.
Oudtshoorn
Oudtshoorn é conhecida por ser a cidade que mais tem avestruz no mundo. Apesar de termos ficado duas noites na cidade, minha recomendação é que você fique uma noite só. É uma cidade pequena, com três atrações principais e hotéis bem simples.
Faça um das atrações no dia que você chegar e as outras duas no dia seguinte, depois pegue a estrada em direção a Cape Town ou Stellenbosch (nosso caso).
O que fazer em Oudtshoorn com crianças
Nós visitamos uma fazenda de avestruz, a Highgate Ostrich Show Farm, que tem diversos tipo de tour, um restaurante e uma lojinha que vende desde lembrancinhas a produtos feitos com couro. Ela foi a primeira fazenda de avestruzes da região.
Nós optamos por fazer um tour em que o guia nos explicou os diferentes tipos de avestruzes, também vimos ovos que não foram chocados e pudemos subir em cima deles — são super duros e aguentam até 200kg. As crianças amaram a parte em que puderam pegar os filhotes no colo e alimentar os avestruzes com milho.
Outra parte legal do tour foi poder ver como são feitos os artesanatos da fazenda, tanto com ovos que não chocaram, como com as penas — vimos os artesãos fazendo um espanador e virou um hit entre as crianças.
As Cango Caves (cavernas Cango) são a principal atração da cidade. As cavernas são enormes mesmo, achamos bem legal! Lá tem 2 tours guiados: o heritage tour e o adventure tour.
Fizemos o heritage tour, onde o guia nos contou sobre os antigos habitantes das cavernas enquanto íamos caminhando por dentro das sala gigantescas. O passeio durou 1h e eu achei um tempo ótimo para famílias com crianças. O outro tour tem duração de 2h e é bem aventureiro. Acho que para famílias com adolescentes seria legal.
O Cango Wildlife Ranch é um zoológico onde as crianças podem interagir com os animais. As crianças mergulharam com crocodilos, fizeram carinho em cheetahs filhotes e deram comida para os passarinhos. O local tem diversas experiências e para cada uma delas há um limite mínimo de idade (verifique no site).
- Endereço: 191 Baron Van Reede St, Oudtshoorn
- Horário de funcionamento: 8h30 às 17h de dezembro à março | 8h30 às 16h30 de abril à novembro
Hotel Hlangana Lodge
Nos hospedamos no Hlangana Lodge, um hotel todo em estilo vitoriano. Os quartos para famílias são bem amplos, possuem dois quartos, uma pequena sala e varanda com vista para o jardim. As suítes possuem dois ambientes e uma varanda.
Eles têm piscina de água salgada, um bar, academia, serviço de babysitter e um ótimo café da manhã. Eles disponibilizam berço mediante pedido. Para quem está na África do Sul com crianças, o hotel é uma boa pedida.
Reserve sua estadia no Hlangana Lodge aqui
No dia de ir embora, nós pegamos a estrada super cedo e no caminho para Stellenbosch fizemos uma parada em Swelledam para almoçar. É uma cidade pequena, mas super bonitinha e o restaurante que comemos era um charme, pena que não lembro o nome.
Continuamos na estrada por 1h até Betty’s Bay, uma das melhores praias para ver pinguins na África do Sul. O local é uma reserva para preservação dos pinguins e você chega bem perto deles através de uma passarela. Não pode tocar nem alimentar os animais. Uma ótima opção de passeio na África do Sul com crianças.
É gratuito e nós gostamos bastantes, mas acho que vimos mais pinguins em Boulders Beach.
Stellenbosch
Ao chegar em Stellenbosch, fomos direto para o Spier Hotel and Wine Farm fazer check-in. O hotel fica dentro de uma vinícola e tem uma ótima estrutura para hospedar famílias com crianças. Os pequenos aproveitaram bastante o parquinho e, além disso, eles fazem degustação de suco para as crianças, nós provamos e adoramos! Ficamos 2 noites na cidade.
Não tem tempo para pernoitar em Stellenbosch? Faça um bate e volta saindo de Cape Town, um Tour privado de vinhedos por Stellenbosch. O passeio é todo em português, tem duração de 9h e está incluído o transporte.
Dia 1: Boschendal e Tokara
No primeiro dia, na parte da manhã, nós fomos a Boschendal, uma das vinícolas mais famosas da região. Eles tem várias experiências como passeio a cavalo, tours, degustação de vinhos, piquenique, uma galeria de arte e trilhas para fazer caminhadas ou andar de bicicleta. Nós alugamos bicicletas lá mesmo e ficamos em uma pista próximo do parquinho infantil.
Lá tem lojinhas de souvenirs (não são nada demais) e uma lojinha bem legal de comidas. Almoçamos em uma deli dentro do Boschendal, não achei nada demais, e seguimos para a vinícola Tokara — dá uns 5 minutos de carro entre as duas.
Na Tokara nós fizemos um piquenique e foi muito legal! A área do piquenique tem uma vista linda para as videiras e fica bem do lado do parquinho, então as crianças podiam brincar, ir e voltar, enquanto nós ficávamos curtindo o piquenique.
Dia 2: Babylonstoren e Cape Town
De manhã fomos na vinícola Babylonstoren e gostamos muito. A vinícola é muito famosa por ter lojas de tudo lá dentro: queijos, embutidos, cafés, sorveteria, linhas de cosméticos, itens para casa (maravilhosos!), vinhos entre outros. Eles tem diversos tipos de experiências, então se você estiver com tempo, vá!
Nossa única ressalva para famílias com crianças na África do Sul, é que a vinícola não tem nenhum tipo de atividade para os pequenos, como parquinhos ou degustação infantil. O menu do restaurante também é bem limitado. Não atrapalhou nossa experiência, mas seria um diferencial.
Saímos da vinícola e fomos para Cape Town.
Hotéis em Stellenbosch
Nós nos hospedamos no Spier Hotel and Wine Farm e nossa estadia foi maravilhosa. É um hotel super legal tanto para as crianças quanto para os adultos. Eles tem uma área chamada Picnickery, na qual você pega uma cesta, compra os itens que desejar e depois senta num gramado enorme e faz o piquenique com sua família — adorei a experiência.
O hotel fazenda tem três restaurantes, um deles tem um parquinho infantil bem próximo para as crianças brincarem. Os quartos são bem amplos e há acomodações familiares. Tem piscina, SPA, parquinho infantil, academia, espaço kids, serviço de babysitter, um café da manhã delicioso e degustação de vinhos. Disponibilizam berços e camas extras mediante pedido.
Reserve aqui o Spier Hotel and Wine Farm
O Spier Hotel and Wine Farm fechou para reformas com o propósito de se tornar ainda mais intimista. A previsão de reabertura é início de 2025.
Sugestões de hotéis em Stellenbosch com crianças:
- Webersburg: um hotel-vinícola bem caprichado. Os quartos são amplos, tem acomodações para família e a opção de se hospedar em uma casa de campo com varanda e uma cozinha equipada. Oferece degustação de vinhos e tem uma vista linda.
- Brenaissance Wine & Stud Estate: um hotel-vinícola com um bom custo x benefício. As acomodações para famílias possuem dois quartos, mesa de jantar e cozinha equipada, além de uma varanda. Tem degustação de vinhos, parquinho infantil e piscina.
- Rest at Chabivin: um hotel-vinícola com um ótimo custo x benefício. A casa está localizada entre vinhedos e uma floresta de eucalipto natural. Tem dois quartos, cozinha equipada, sala, varanda e uma vista magnífica. Tem piscina climatizada, trilhas e algumas unidades possuem terraço e banheira de hidromassagem.
Veja aqui mais opções de hotéis em Stellenbosch para famílias
Roteiro de 4 dias em Cape Town com crianças
Ficamos 5 noites (4 dias inteiros) em Cape Town e nós achamos um tempo ótimo para um roteiro com crianças, pois deu para conhecer a cidade e seus arredores com calma e descansar um pouco antes de voltar para o Brasil. Se você tem menos tempo, pode adaptar para a sua viagem, mas o ideal são pelo menos 3 dias inteiros em Cape Town para conhecer as principais atrações da cidade.
Quer otimizar sua visita a Cape Town? Faça um Tour privado pela Cidade do Cabo e pela Table Mountain em português. No passeio você irá conhecer os principais pontos turísticos de Cape Town e a Table Mountain. Está incluso o transporte. As explicações em português são um diferencial para quem tem dificuldades com o idioma e para as crianças.
Roteiro em Cape Town Resumido
- Dia 1: Sidecar, Kirstenbosch e jantar no Gold restaurant
- Dia 2: Table Mountain, Camps Bay e Total Ninja Black River Park
- Dia 3: Cabo da Boa Esperança, Boulders Beach e Chapman’s Peak Drive
- Dia 4: Aquário de Cape Town (Two Oceans Aquarium) e Waterfront
Roteiro detalhado de Cape Town com crianças
Aqui vamos contar todos os detalhes do nosso roteiro de Cape Town com crianças
Dia 1: Sidecar, Kirstenbosch e jantar no Gold restaurant
Nosso dia começou com um passeio de sidecar — aquelas motos antigas com um carro, de uma única roda, na lateral —, a moto em si já é uma atração. No city tour nós passamos pelas principais atrações e foi possível já sentir a vibe da cidade. Achamos sensacional o passeio e as crianças amaram, um jeito bem diferente e legal de conhecer Cape Town. Vale a pena tanto para adultos como para as crianças.
Nós queríamos muito conhecer o restaurante The Pot Luck Club (endereço: The Silo, The Old Biscuit Mill, 373-375 Albert Rd, Woodstock | Reserve com antecedência), pois ele é super famoso e serve tapas. Estávamos com medo das crianças não gostarem, mas eles amaram e eu recomendo muito almoçar por lá. Vá no almoço, pois a noite é um restaurante mais adulto, de dia foi bem tranquilo.
Na parte da tarde fomos ao Kirstenbosch, o jardim botânico de Cape Town e outro passeio imperdível para quem está na África do Sul com crianças. O jardim botânico foi declarado Patrimônio Mundial da UNESCO em 2004 e é conhecido como um dos maiores do mundo. Nós achamos o Kirstenbosch maravilhoso.
As crianças subiram em uma árvore e se divertiram muito, não queriam sair de lá de jeito nenhum. As vistas são lindas e um passeio por lá dura, no mínimo, duas horas. O local tem diversas trilhas, dois restaurantes e a famosa ponte suspensa por cima das árvores. Imperdível!
A noite fomos jantar Gold Restaurant (endereço: 15 Bennett St, Green Point, Cape Town | Reserve com antecedência). Ao chegar no jantar cada um ganha um tambor djembê, eles fazem pinturas nos rostos dos clientes e tem diversas apresentações de danças africanas. Vale a pena pela experiência cultural
Reserve aqui seu Jantar africano
Dia 2: Table Mountain, Camps Bay e Total Ninja Black River Park
Nosso dia começou na Table Mountain, compramos o fast pass com antecedência (não recomendo) então tínhamos horário marcado. O dia estava lindo, sem uma nuvem no céu, e a Table Mountain estava cheia, mas achamos um cheio bem ok, nada lotado.
Não recomendamos a compra do fast pass com antecedência, primeiro porque você pode comprá-lo direto na bilheteria caso a Table Mountain esteja lotada. E segundo, porque fomos em um dia que estava bem cheio e as filas estavam ok. Nós éramos os únicos com fast pass, foi ótimo, mas nada que justificasse pagar um valor mais alto no ingresso.
Ao sair de lá, nós fomos conhecer Camps Bay e aproveitamos para almoçar em um restaurante sensacional, o Codfather Seafood & Sushi (endereço: 37 The Dr, Camps Bay, Cape Town). Eles não tem um menu e usam um conceito de mercado de peixe, ou seja, o garçom te leva até uma bancada onde você escolhe o peixe, camarão, lagosta, entre outros, que quer comer. Todos frescos!
O restaurante também tem uma área de comida japonesa, onde tem uma esteira com vários pratinhos rodando e você pega o pratinho que quer comer. A comida é super deliciosa e o ambiente é muito legal. Recomendo muito.
Em seguida fomos no Total Ninja Black River Park (endereço: The Warehouse, Black River Park, South Park Entrance, 2 Fir St, Observatory), um lugar que as crianças queriam muito ir e foi um dos programas prediletos deles em toda a viagem. Ele é inspirado na série Ninja Warriors.
No local tem várias experiências como, por exemplo, um circuito de infláveis, um mini parquinho, uma academia ninja com atividades para todas as idades, incluindo os adultos. Tem uma arena onde você brinca com um jogo de luzes, e pode jogar em família ou criar disputas. É uma ótima pedida para famílias com crianças na África do Sul.
Dia 3: Cabo da Boa Esperança, Boulders Beach e Chapman’s Peak Drive
No terceiro dia da viagem, decidimos explorar a Península do Cabo. Escolhemos esse dia porque estava menos ventoso (ficamos de olho no aplicativo de previsão do tempo). Um casal de amigos teve uma experiência ruim lá por causa do vento — ventava tanto que mal conseguiam abrir a porta do carro.
Na ida nós fomos direto para o Cape point e ao chegar lá você pode pegar um funicular (pago à parte) para chegar ao topo ou, se preferir, pode subir a pé. Lá em cima as vistas panorâmicas são magníficas! Há uma placa que demarca o Cabo da Boa Esperança.
Saímos de lá e fomos conhecer uma praia na região. No caminho, vimos muitas placas alertando sobre os babuínos. Quando paramos para ver uma praia, presenciamos babuínos atacando uma família que estava fazendo um piquenique na areia. Então, fica o alerta, pois é realmente perigoso.
Tomando os devidos cuidados, aproveite as praias da região para curtir com as crianças. São praias bem tranquilas e tem diversas famílias aproveitando o sol e as águas transparentes.
Continuamos nosso passeio em direção a Boulders Beach, a praia fica dentro de um parque nacional e você paga para entrar (R190 adultos | R95 crianças de 2-5 anos). Tem uma praia pequena lá dentro, super gostosinha para famílias, o mar estava uma piscina, então se a ideia for curtir um dia de praia, essa é uma ótima pedida.
O parque é super organizado, bem mais cheio que Betty’s Bay, mas achei a visita melhor. Você pode chegar bem pertinho dos pinguins através de uma passarela e vê os animais passando embaixo. Super legal!
Depois voltamos para Cape Town pela Chapman’s Peak Drive, uma estrada super linda — lembra a highway1! Na volta você vem na pista que fica próxima ao mar (mão inglesa) e tem um pedágio na saída da estrada em Cape Town.
Está em sem carro em Cape Town? Faça um Tour privado pela península do Cabo. Esse passeio é super parecido com o que nós fizemos, tem duração de 9h, está incluído o transporte e um guia que fala português.
Dia 4: Aquário de Cape Town (Two Oceans Aquarium) e Waterfront
No último dia fomos ao Two Oceans Aquarium (Endereço: Dock Rd, Victoria & Alfred Waterfront, Cape Town), um programa bem legal para famílias com crianças na África do Sul. Eles oferecem algumas experiências mais interativas, como interações com pinguins, e você pode se programa para assistir a alimentação dos animais e o show de filhotes.
Em frente ao aquário tem um mercadinho bem legal. Quando saímos de lá, aproveitamos para bater perna no Waterfront e passear no shopping. Almoçamos por lá mesmo e depois fomos para o hotel descansar, pois no dia seguinte pegaríamos o voo de volta para o Brasil.
Onde ficar em Cape Town com crianças
Escolhemos nos hospedar no The Table Bay em Cape Town e foi uma excelente escolha. O hotel tem uma localização excelente na famosa V&A Waterfront, além de ter um acesso direto ao shopping que fica ao lado. Após um dia inteiro de tour, você pode comer rapinho no shopping ou no waterfront e voltar para o quarto.
O The Table Bay tem quartos para famílias e disponibilizam berço mediante pedido. Os quartos são bem amplos, confortáveis e com vista para as montanhas. O hotel tem SPA, academia, piscina ao ar livre (sazonal), um café da manhã delicioso com opções infantis, minimercado e serviço de babysitter.
Reserve aqui sua estadia no The Table Bay
Sugestões de hospedagem em Cape Town com crianças:
Hotéis super caprichados
- Cape Grace, A Fairmont Managed Hotel: localizado no waterfront. As suítes são enormes, possuem dois quartos muito confortáveis, sala e uma varada com vista para o mar e para as montanhas. O hotel tem piscina ao ar livre, quartos para famílias, SPA, academia, serviço de babysitter, restaurante e bar.
- Mount Nelson, A Belmond Hotel: situado dentro de uma belíssimo jardim, o hotel é um oásis tranquilo no movimentado centro da cidade. Os quartos são amplos e muito confortáveis. O hotel possui piscina climatizada, espaço kids, parquinho, quadra de tênis, serviço de babysitter, SPA, academia e restaurantes. Café da manhã com opções infantis.
Hotéis caprichados
- The Bay Hotel: super bem localizado à beira-mar e com uma vista incrível das montanhas. O hotel possui acomodações para famílias com um ótimo espaço e vista para as montanhas. O hotel tem SPA, academia, 4 piscinas, atividades ao ar livre, serviço de babysitter, refeições para crianças e um bar. Nos arredores há diversos restaurantes.
- Taj Luxury Suite: localizado numa região central de Cape Town, o hotel é um verdadeiro palácio. A acomodação para famílias possui dois quartos muito confortáveis, sala e uma cozinha equipada. Possui piscina coberta, SPA, academia, serviço de babysitter, disponibiliza berço (mediante pedido) e o buffet de café da manhã tem opções infantis.
- O’ Two Hotel: a 200 metros da Praia Mouille Point o hotel é muito bem localizado. Com vista para o mar ou para as montanhas, a suíte é muito espaçosa e agradável e algumas unidades possuem varada térrea. Tem SPA, academia, empréstimo de bicicletas, bar na piscina e serviço de babysitter.
Hotéis com bom custo x benefício
- DoubleTree by Hilton Cape Town: o quarto para famílias é excelente. Possui uma cama de casal extra grande, sala, uma pequena cozinha equipada, e ainda é disponibilizado berços e camas extras. O hotel tem transfer gratuito para o waterfront, possui um restaurante, um bar com uma ótima carta de vinhos sul africanos e academia.
- Protea Hotel by Marriott: localizado no waterfront, o hotel oferece acomodações familiares grandes com dois quartos e vista para as montanhas. O hotel tem SPA, academia, restaurante, aluguel de bicicleta e serviço de babysitter.
- Atlantic Marina: um apartamento inteiro e totalmente equipado a 800m do waterfront. Possui dois quartos, dois banheiros, sala, cozinha e varanda com vista para a Table Mountain. Mediante pedido, pode ser providenciado o aluguel de bicicletas e compras no mercado. Tem uma piscina ao ar livre. Disponibiliza berços e camas extras por um custo adicional. O acesso a academia também é pago à parte.
Hotéis econômicos
- Bramber Court Art-Deco: um apartamento com uma ótima localização. Possui dois quartos, sala com sofá-cama e uma cozinha totalmente equipada. Possui máquina de lavar roupas.
- The Noble Lodge: um chalé com dois quartos, sala com sofá-cama e uma cozinha muito bem equipada. Tem uma varanda térrea e uma churrasqueira. Berço mediante pedido.
Veja aqui mais opções de hotéis para famílias em Cape Town
Seguro viagem na África do Sul
O seguro viagem não é obrigatório para viajar para a África do Sul, mas é um item essencial em qualquer viagem. Um bom seguro deve cobrir eventuais despesas médicas, problemas como mala extraviada e voos cancelados e, até, assuntos mais sérios como uma eventual internação.
Para selecionar o melhor seguro viagem, nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores seguros, com os melhores custos x benefícios do mercado, e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem.
Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça aqui sua cotação e reserve o seu seguro
Gostou do nosso roteiro da África do Sul com crianças? Ficou alguma dúvida? Deixe nos comentários!
Olá!! Tudo bem??
Onde você fechou os passeios em Cape Town? Por exemplo o side car.
Vocês alugaram carro em cape town?
Olá Valéria, tudo bem?
Eles fecharam com a Cape SideCar Adventure.
E sim, eles estavam de carro alugado em Cape Town.
Obrigada pela ajuda!!!
Mas uma dúvida: o restante dos passeios em Capetown eles fecharam com uma agência local?? Queria indicação para fechar todos os passeios.
Muito obrigada!
Valéria
Bom dia!
Fizeram por conta própria.
Boa viagem!
oi Bia, desculpe se a pergunta for indiscreta mas tem uma estimativa do total gasto com passagem, carro, hotel, passeios e comida?
Olá Juliana, tudo bem?
Infelizmente não tenho esse valor. Eles foram em janeiro, então você consegue ver o preço médio da passagem nessa época (2 a 4 mil).
Hotéis e passeios, você pode consultar no site deles.
A alimentação tem um custo parecido com algumas cidades do Brasil, então você gasta em média 100 reais por dia por pessoa, mas claro que esse valor pode ser maior ou menor. Caso você queira alugar carro, o litro da gasolina custa em média $1,55 dólares, ai o gasto varia de acordo com o carro que você alugar.
Viagem espetacular. Estou planejando ir com meu marido e filhos. Qual foi o mês da viagem? E vcs ficaram de carro alugado em todas as cidades?
Olá Andrea,
A viagem foi feita em janeiro de 2024. A melhor época para ir é de dezembro a março.
Em Joanesburgo eles não alugaram carro, porque passaram apenas um dia, então contrataram um passeio.
Na África do Sul o ideal é alugar carro sim.