Rota das Termais: Blue Lagoon + 3 piscinas incríveis na Islândia
Neste post você vai encontrar tudo o que precisa saber sobre a famosa Blue Lagoon + uma lista com piscinas termais incríveis (e menos conhecidas) que deixarão sua experiência na Islândia ainda mais surreal. Famosa por sua grande atividade vulcânica, a Islândia é destino certo para os aventureiros. A terra do gelo é também conhecida como terra das cachoeiras, dos musgos, das ovelhas, dos cavalos, dos vulcões e das piscinas termais – assunto deste texto. Vamos nessa?
A ilha, localizada no Oceano Atlântico Norte, possui a maior parcela geográfica de origem vulcânica do mundo. Assim, a atividade geotermal no país é muito alta. Tendo isso em mente, um dos objetivos da nossa viagem de motorhome pela Islândia era : explorar as piscinas termais mais lindas da Islândia. Para isso, fizemos uma seleção de algumas das melhores termais da Islândia de todos os tipos: termais chiques estilo spa (Blue Lagoon) e termais raiz (natureza, água quente e você)!
Nesse post você vai encontrar:
- Sobre as águas termais
- Blue Lagoon
- Mývatn Nature Baths
- Reykir- Grettislaug pool & camping
- Hrunalaug
- Seguro Viagem
1. Sobre as águas termais
A Islândia é sem dúvida um dos destinos mais fascinantes do mundo para quem busca aventuras e belezas naturais. No meio de paisagens espetaculares, um dos pontos mais incríveis são as águas termais espalhadas por todo o país.
Algumas dessas fontes termais ficam em áreas remotas, cercadas por montanhas, campos de lava ou até geleiras. A mais famosa dessas piscinas é a Blue Lagoon, perto de Reykjavik, com águas azul-turquesa ricas em sílica conhecidas por suas propriedades terapêuticas para a pele.
Além da Blue Lagoon, existem diversas outras termais muito lindas e menos turísticas, por isso, mais vazias também. O legal de visitar mais de uma piscina é que cada paisagem é única e todas elas tem um super efeito relaxante e revigorante.
2. Blue Lagoon
Essa é a termal mais famosa do país, aquela que você vê todo mundo colocando fotos quando vai para a Islândia. É, portanto, a mais cara e a mais frequentada das águas termais. Vale a visita? Claro! Mas não é um super essencial da tua viagem. Caso você não faça tanta questão de ir nos lugares mais turísticos, a Islândia oferece muitas termais ainda mais legais e com um valor bem mais acessível.
Como a Blue Lagoon fica bem próxima à Reykjavik, deixamos para visitá-la no primeiro dia da viagem. A dica principal aqui é: reserve com antecedência. A entrada na Blue Lagoon é feita com horário marcado, só dá para entrar na hora certa e os horários se esgotam rápido. Então esse o tipo de passeio que você deve programar bem e comprar com antecedência (pelo menos uma semana, mas quanto antes melhor para garantir).
Reserve aqui seu ingresso com antecedência
Shuttle do aeroporto e de Reykjavik
A Blue Lagoon oferece um shuttle do aeroporto e de Reykjavik para o Spa. Caso você queira ir direto para a Blue Lagoon, mesmo antes de ir até o hotel, vale a pena dar uma olhada! Você também pode fazer a reserva da Blue Lagoon junto com o shuttle. Quem preferir visitar a lagoa azul em um outro dia, pode ainda comprar a entrada com o translado incluso (com saídas de hora em hora) do centro de Reykjavik.
Nós reservamos a visita da Blue Lagoon para o primeiro horário, às 08h. Teoricamente poderíamos ficar o dia inteiro lá, mas ficamos até por volta de meio dia e foi um tempo bem legal.
Melhor horário para visitar
Quanto ao horário da visita, a minha dica é: vá de manhã cedo no primeiro horário, para para ver o nascer do sol, ou vá mais para o fim do dia e veja o pôr do sol. Se você for em meses de inverno (e for muito sortudo, claro), você pode até conseguir ver a Aurora Boreal de dentro da Lagoa azul. No nosso caso, optamos por ir de manhã cedo pois queríamos visitar Reykjavik em seguida. Assistimos o nascer do sol de dentro da piscina e foi lindo!
Horário de funcionamento: 22 de junho a 20 de agosto de 7h às 23h. De 21 de agosto a 21 Junho de 8h às 22h. Natal de 8h às 16h e ano novo de 8h às 18h. A piscina fecha meia hora antes do horário de encerramento.
Leia também: Aurora Boreal na Islândia
Entramos em todas as piscinas e saunas, tomamos o drink que estava incluso e fizemos a máscara de sílica que veio no nosso pacote. Depois de 4, 5 horas em uma termal você fica bem relaxado e talvez seja por isso que, particularmente, nós preferimos fazer esse tipo de passeio no final do dia.
Quanto custa?
Há três pacotes disponíveis:
- Comfort : custa 86 euros e inclui toalha, máscara de sílica e um drink;
- Premium: custa 106 euros e inclui toalha, roupão, duas máscaras adicionais de argila, um drink na piscina e outro adicional;
- Signature (sazonal): custa 130 euros e inclui toalha, roupão, duas máscaras adicionais de argila, um drink na piscina e um adicional além de uma máscara de sílica de brinde para levar para casa.
- Retreat Spa que custa a partir de 590 Euros;
Nós escolhemos o pacote mais básico e alugamos um roupão na hora que foi por volta de 10 euros a mais por pessoa.
Dicas essenciais:
Leve o seu chinelo e, se for em muitas termais na viagem, compre um roupão e leve! Vale super a pena ter um roupão quentinho para lidar com a diferença de temperatura. Leve também creme para hidratar o cabelo e escova de cabelo, assim depois que você sair da Blue Lagoon, você toma banho lá e se quiser secar o cabelo, eles têm secador.
O roupão é um bom acessório para te ajudar a entrar e sair das piscinas sem morrer de frio. Alugamos a parte e fez toda a diferença.
O Blue Lagoon tem uma boa infra estrutura, banheiros super limpos com xampu, condicionador, sabonete e secador. Você entra e recebe uma pulseira que servirá como a chave do seu locker. Você deixa todas as tuas coisas dentro do locker e pode abrir e fechar quantas vezes quiser.
Eu entrei com a GoPro para tirar fotos e filmar a experiência, depois deixei lá guardada para poder curtir mais. Muita gente faz isso com o telefone. É sim permitido fotografar.
Dica extra para as mulheres principalmente: o cabelo fica bem seco por conta do enxofre. Eu, que não sabia, senti muita falta de um creminho e de uma escova para pentear!
3. Mývatn Nature Baths
Entre as piscinas naturais mais estruturadas, o Mvath Nature Baths foi a nossa preferida. Localizada no Nordeste da Islândia, a 87km de Akuyeri, a região tem atividade geotermal bem alta.
A vista das piscinas é a área do Lago Mývatn. Para visitar a termal, basta reservar online ou arriscar a sorte na hora. Eu sempre recomendo reservar com antecedência, mas acredito que não se esgote com a mesma rapidez da Blue Lagoon.
Melhor horário para visitar
Fomos no final da tarde, o que nos proporcionou um pôr do sol lindo seguido de um céu estrelado naquela água deliciosa. Tinha um pouco de cheiro de enxofre, mas nada que atrapalhou nossa experiência. A piscina também tinha duas saunas. É uma delícia ir na sauna e depois cair na piscina de novo, sensação de relaxamento profundo!
Depois de ficar 4 horas aproveitando e relaxando, tivemos que seguir para nosso camping, infelizmente. Tomamos banho por ali e fomos embora, saímos de lá por volta das 21h30.
Horário de funcionamento: aberto das 12h às 22h.
Quanto custa?
São três pacotes disponíveis:
- Relaxation : custa 48 euros (6900 ISK) e cobre apenas a entrada na piscina termal.
- Enjoy: custa 54 euros (8100 ISK) e inclui entrada e um drink.
- Experience: custa 66 euros (9900 ISK) e inclui toalha, roupão e um drink na piscina.
Você pode alugar toalha (1000 ISK) e roupão (1800 ISK) à parte.
Nossa experiência
Foi a nossa termal paga favorita! Gostamos muito mais do que da Blue Lagoon. A termal tem um valor muito mais acessível que a Blue Lagoon e tem uma vista incrível. É bem menor, com duas piscinas apenas, mas para nós, a experiência foi muito mais natureza e aconchego, já que tinha menos gente.
Na nossa opinião, se você vai para a Islândia e está com um budget menor, ir nessa termal cumpre muito bem o papel de uma termal. No nosso caso, gostamos muito dessa experiência. Mais do que o spa de luxo (que é um pouco da pegada da Blue lagoon), a Mývatn te proporciona um ambiente de contato com a natureza, completamente relaxado.
Dicas práticas sobre o espaço da Mývatn Nature Baths
Diferente da Blue Lagoon, aqui você precisa pagar extra pela toalha. Condicionador, shampoo e sabonete líquido estão disponíveis no banheiro (são ótimos, inclusive). O sistema de lockers é semelhante: você recebe uma chave e pode guardar as suas coisas e mexer nelas quando quiser.
Para comprar drinks, por enquanto, você precisa comprar uma pulseira “vale cerveja” na recepção antes de entrar na piscina e pedir para algum dos guardinhas e eles trazem até você (pelo que eu li no site, eles estão construindo um bar. Yupi!) Foi uma delícia tomar uma cerveja islandesa (provamos e amamos)! Haviam 3 opções: clara, escura e uma edição de Natal (já que fomos em novembro).
4. Reykir – Grettislaug pool & camping
Localizada no Norte da Islândia, na região maravilhosa no Fiorde de Skagafjörður, essa termal é o local de banho do forte Grettir da Saga Iore. Já que o objetivo da viagem era encontrar termais raízes, essa representa bem a Islândia: um lugar no meio do nada, rústico e maravilhoso que traz a simplicidade do poder da natureza! Esta termal foi para mim o ápice da viagem de motorhome pela Islândia.
Sobre a história dessas piscinas? A lenda diz que Grettir, que morava na ilha de Drangey, depois de nadar em alto mar, se banhou nesta termal para se aquecer naturalmente.
No início do século XX, havia duas piscinas lá. Uma chamado Reykjalaug, que era usada para lavar as roupas, e a outro Grettislaug. Infelizmente, as duas piscinas foram destruídas por uma grande tempestade no início do século XX. Em 1992 os locais decidiram reconstruí-las. Assim, a piscina que antes chamava Reykjalaug foi renomeada de Jarlslaug em homenagem à Jon Eiriksson, quem liderou a reconstrução do local das piscinas (e atual dono do local).
Quando ir
Teoricamente eles abrem apenas durante o verão, ou seja, entre maio e setembro. Caso você vá fora de temporada, como nós, vale a pena ligar e descobrir se estará aberta.
Aqui você encontra as informações para contato e acesso à página que eles usam atualmente para postar atualizações de preços e horários.
Quanto custa?
Caso você vá acampar no local, o valor é de 2000 ISK para dormir por pessoa e para nadar nas piscinas, a contribuição sugerida é de 2000 ISK.
Nossa experiência
Optamos por dormir no local, aproveitamos para nadar na piscina dois dias: um dia no fim do dia (que já estava escuro) e no dia seguinte de manhã cedo. Na primeira noite tomamos um banho de água termal por cerca de uma hora e meia — foi sensacional.
Como é natural, não tinha nada marcando a temperatura, mas acreditamos que as águas estavam em torno de 43°C a 45°C. Acredite, é delicioso entrar em uma água assim quando a temperatura do lado de fora está negativa.
No dia seguinte, acordamos e logo antes de amanhecer, por volta das 08h, fomos nas piscinas naturais. Foi lindo ver o sol surgir lá. Como as águas estão em uma temperatura bem alta, ficávamos alguns minutos dentro da água e logo sentávamos para fora!
O local é absolutamente maravilhoso e as águas foram as mais quentes que entramos na viagem. O curioso é que você nem sente frio ao sair de roupa de banho depois.
A estrutura
Há banheiros perto da piscina. Nós estávamos sozinhos lá, então nos trocamos lá fora mesmo, já que a ideia era termal raiz , não é mesmo? Já digo que esta experiência é o oposto de luxo, mas para mim foi inesquecível.
5. Hrunalaug
Hrunalaug é uma pequena fonte termal perto da cidade de Flúðir (cerca de 80 minutos de Reykjavik), no sudoeste da Islândia. Esta fonte natural é uma antiga piscina com paredes de pedra, muito pequena mas aconchegante para relaxar e apreciar a natureza.
Melhor horário para visitar
A piscina fica aberta de 9:00 às 23:00 durante o verão, ou seja, de maio a agosto. De setembro a outubro (outono) e de março a abril (primavera) até as 21:00. No inverno, de novembro a março o funcionamento é de 10:00 às 20:00.
Antes de ir, vale checar a disponibilidade no site oficial ou por telefone, porque alguns grupos fazem reserva para uma sessão privada e o acesso à termal fica restrito.
Atualmente, eles limitaram o tempo de banho para 1 hora e meia para cada pessoa para que mais pessoas possam usufruir da experiência.
Quanto custa?
A entrada para adultos custa 16 euros por pessoa ou 2500 ISK. Crianças abaixo de 10 anos não pagam e de 11 a 15 anos pagam 1500 ISK. Oferecem aluguel de toalhas a parte.
Nossa experiência
Foi nossa segunda termal e gostamos bastante. A piscina é formada pela água da chuva que, passando por umas pedras quentes, ganhava temperatura. A água não estava tão quente, entre 35 – 38 graus Celsius. Como não estava muito frio lá fora (uns 6°C) e tinha sol, foi uma delícia!
Éramos poucos na piscina, assim, logo no começo da viagem já começamos a nos conectar com a natureza. Para nós, foi maravilhoso passar uma tarde de sol!
A estrutura
Para se trocar existe uma casinha pequena que te protege do vento, mas, novamente, a experiência é raiz, sem banheiro com chuveiro, isso você deixa para fazer quando chegar no hotel ou no camping!
Uma dica é levar chinelo. No site eles sugerem que pode ser escorregadio ao redor da piscina e colocam essa recomendação.
Seguro viagem para a Islândia
Sim, o seguro viagem é obrigatório para entrar na Islândia – e altamente recomendável, claro! Escolha um seguro confiável e com excelente cobertura. Além de voos cancelados e bagagem extraviada, você estará resguardado em qualquer eventualidade médica (de consultas à internação).
Por aqui, usamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a selecionar o melhor custo benefício para a sua viagem. Além disso, usando o cupom IDEIASNAMALA5 você ganha até 15% de desconto
Faça sua cotação e reserve já o seu seguro
E aí? Curtiu nossas dicas de piscinas termais na Islândia? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários
PLANEJE SUA VIAGEM:
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Islândia de motorhome: tudo que você precisa saber
- Roteiro de 10 dias na Islândia
- Aurora Boreal na Islândia: dicas para embarcar na aventura.
- Mergulho nas placas tectônicas de Silfra na Islândia