Aula de culinária em Bolonha: uma experiência incrível

Bolonha, um dos destinos gastronômicos mais sensacionais da Italia é uma parada imperdível para quem gosta de cozinhar, ou tem vontade de aprender a fazer a autêntica pasta Italiana. Neste post descreveremos todos os detalhes da nossa experiência com o pessoal da Le Cesarine. Em uma palavra: incrível!

Aula de culinária em Bolonha: uma experiência incrível

Durante nossa viagem à Emilia Romagna aprendemos que essa região é uma das mais importantes para a gastronomia italiana. É de lá que saem os famosos presuntos de Parma, os queijos Parmigiano e os acetos de Módena. Só de pensar nessa comilança toda, dá água na boca, não é mesmo?

Quando falamos de Bolonha, a capital da região, é impossível não pensar em um macarrão com molho à bolonhesa. Mas, já te adianto que esse prato não existe em Bolonha! Se você quiser experimentar o verdadeiro gosto da cidade, a pedida certa é ragu alla bolognese com tagliatelle. Esse assunto é tão sério por lá que, em 1982, a Câmara do Comércio de Bolonha estabeleceu uma receita oficial do prato. Claro que cada família e restaurante tem a sua variação e uma das diversões dos viajantes é sair em busca da melhor!

aula culinaria bolonha
Ragu alla bolognese | Foto: Joanna Saldanha

Nossa experiência na cozinha

aula culinaria bolonha
Com a mão na massa | Foto: Joanna Saldanha

Com todo esse histórico, uma aula de culinária não podia faltar no nosso roteiro pela Emilia Romagna. Há várias empresas que oferecem este tipo de atração , desde aulas em casas de locais quanto em restaurantes. Escolhemos a Le Cesarine, uma rede de cozinheiros italianos que fazem das suas próprias casas as salas de aula. Achamos o conceito do projeto muito interessante, intimista e com turmas bem pequenas. Ele existe também em outras cidades italianas como Roma, Milão, Florença, Veneza e Nápoles.

Mas, se o seu negócio for só comer e não colocar a mão na massa, eles também oferecem jantares e almoços – sem a parte da aula. Também existe a opção de começar a aula no mercado, já comprando os ingredientes para a sua receita. Vários restaurantes de Bolonha também oferecem aulas, assim como o FICO Eataly.

Esse tipo de atividade costuma esgotar rapidamente (afinal, quem não quer aprender a fazer uma bela massa, né). Então, vale comprar seu ticket online e antecipado. No Get Your Guide, uma aula de culinária na casa de um local custa, em média, US$ 165 por pessoa. No Le Cesarine, a aula de ragu alla bolognese com tagliatelle custa €149 por pessoa.

Nossa aula de culinária com o Le Cesarine

Lá, fomos recebidos em uma manhã na casa da Diva Gelosi, nossa anfitriã e professora, que tinha uma paciência sem fim. Sou péssima na cozinha e saí de lá me achando a mestre cuca. A estrutura da aula foi dividida em duas partes: sala e cozinha. Quando chegamos, os ingredientes e os itens estavam nos esperando – tinha até avental!

Nossa primeira lição foi o famoso ragu alla bolognese. Fizemos uma versão “express” (mas nem por isso menos gostosa), já que a original leva até 10 horas no fogão. A verdadeira receita leva toucinho, cenoura, aipo, cebola, vinho tinto e leite, mas o verdadeiro segredo está no molho de tomate caseiro.

Hora de fazer a massa

Enquanto o molho estava no fogo, passamos pela parte mais divertida: a massa! Apenas dois ingredientes são necessários na receita: ovo e farinha. E muito braço para fazer a mistura, claro! A professora nos ensinou a abrir a massa na mão, mas explicou que dessa forma pode ser mais trabalhoso – até porque, abrindo a massa manualmente, ela pode ficar ressecada. Então, como somos amadoras, usamos a máquina de macarrão mesmo. Quem sabe um dia chego lá…

aula culinaria bolonha
A massa italiana | Foto: Joanna Saldanha

O segundo prato foi um torteloni com recheio de ricota, manjericão e toques de limão. Massa recheada é outro nível, né? Depois que a massa está aberta, ela deve ser cortada em quadradinhos, recheadas com queijo e fechadas. Achei que seria mais complicado, mas me diverti durante o processo.

Com as massas prontas, era hora de colocar a comida no fogo e esperar para se deliciar. Ah, uma curiosidade: o torteloni deve ser fechado em volta do seu dedo indicador, o tortelini, em volta do dedo mindinho.

aula culinaria bolonha

Hora de degustar nossa obra prima

Já estava na hora do almoço quando os pratos ficaram prontos. Nem precisa dizer que me senti muito orgulhosa da minha comida, né? Ficou uma delícia, ainda mais acompanhado de um bom vinho italiano. Para fechar essa refeição, brindei com um Limoncello. Lembram daquele limão que usamos no recheio do torteloni? Como nada deve ser desperdiçado na gastronomia, a Diva sempre o guarda para fazer licor – também bem tradicional pela região. Muito saboroso! Esse aprendizado ficou para a próxima aula!

E vale a pena fazer aula?

Vale demais. Foi um dos meus programas preferidos na viagem. O carinho com que a Diva me recebeu fez com que eu me sentisse em casa. Conversamos muito (naquela mistura de português, inglês e italiano), principalmente sobre as diferenças das gastronomias brasileira e italiana. Foi uma troca muito legal! Seja para quem já tem domínio na cozinha, ou para quem não sabe nem quebrar um ovo, entrar na casa de um italiano para fazer massa é uma imersão cultural incrível. Recomendo!

Não dá para esquecer: seguro viagem!

Está com tudo pronto para embarcar para a Itália? Já contratou seu seguro viagem? Para evitar dores de cabeça, não se esqueça de contratar um seguro com boa cobertura – de consultas médicas à malas extraviadas.

Não dê bobeira nesse quesito. O  seguro viagem além de ser obrigatório para quem viaja para a Europa, (leve impresso o comprovante em mãos, pois podem pedir na imigração) pode evitar grande problemas (grandes e pequenos). Já pensou ter uma dor de dente e ter de desembolsar muitos euros para amenizar isso?

Nós, que somos macacas velhas, recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente! Faça sua cotação aqui e insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro de viagem!

Agora sim, boa viagem!

Você já participou de uma aula de culinária? Gosta da gastronomia italiana? Conta pra gente nos comentários!

A Joanna viajou pelo Blogville, uma experiência de 1 semana na Emilia Romagna.


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Bolonha

✅ Alugue seu carro na Itália 

✅ Faça seu seguro de viagens


Veja também:

Roteiros na Itália

EMILIA ROMAGNA

TOSCANA

ROMA

MILÃO

COSTA AMALFITANA

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

 

Planeje sua viagem

Deixe o seu comentário