Dica de restaurante em Florença: Grotta Guelfa

Quem me conhece sabe que eu raramente repito restaurantes em viagens e que adoro descobrir lugares novos. O Grota Guelfa, um restaurante apertado e hiper animado em Florença, é exceção a regra. Sempre que estou na cidade faço questão de visitá-lo o maior numero de vezes. Mesmo! Adoro a bisteca fiorentina, servida com o vinho Chianti da casa, e amo as massas de paixão.

Tá indo pra Florença, então anote essa dica por que é das boas!

Como “descobrimos” o Grotta Guelfa

Era uma vez uma pessoa com fome vagando pelas ruas de Florença, mesmo com fome essa pessoa – no caso, euzinha – tem regras BEM exigentes para novos restaurantes na Itália:

  1. Evitar placas em inglês, e fugir de qualquer coisa que diga “Snack bar”
  2. Evitar lugares com hostess pescando pessoas na porta, os bons restaurantes na Itália existem há muitas gerações e raramente precisam de gente gritando
  3. Preferir lugares bem cheios (prefiro esperar do que comer mal (sempre!)
  4. Evitar lugares com vitrines cheias de comida pronta, essas raramente são boas
  5. Se afastar das principais atrações turísticas (os restaurantes costumam ser mais locais e mais baratos).

Assim comecei a buscar o alvo do dia, queria algo cheio mas com lugar para sentar imediatamente, e algo com menu bem italiano. Eu queria comer uma massa, de preferência, uma lasanha. Foi assim que notei uma janela MEGA animada. É aqui mesmo pensei!

Grotta Guelfa - Florença
A portinha modesta esconde um dos melhores restaurantes da cidade

Fomos recebidos pelo garçom mais figura de todos os tempos, que logo fez piadinhas com o tamanho do meu pai (um tanto grande para as mesas apertadas do restaurante) e nos encontrou um lugar um pouquinho maior para que ele ficasse a vontade. Nesse dia comemos um menu do dia com massa e vinho, e arrematamos com uma sobremesa deliciosa! Voltamos no dia seguinte, testamos outros pratos e novamente aprovamos o restaurante.

Três anos depois e a mesma alegria

Três anos (quase quatro) se passaram desde a última visita a Florença, desde então recomendo o Grota Guelfa a todos os amigos que vem para a cidade e sempre me prometo que farei um post sobre lá. O engraçado é que acabei voltando para Florença antes de escrever o post, e claro que na minha primeira refeição na cidade fui correndo apresentar o Grota Guelfa para o Gustavo. Tudo o que posso dizer é que continua incrível, e que o Gu também amou a pedida!

Veja também: onde ficar em Florença

O que comemos?

Depois de vários dias seguidos de massas em Roma, estávamos loucos para dar uma variada, e na terra da Bisteca Fiorentina não dava para escapar, dava?
A bisteca fiorentina é um corte de carne de vaca – que lembra o Tbone – servido bem mal passado e temperado com sal grosso. O tempero até lembra um pouco a carne do churrasco Brasileiro, mas a maciez, é incrível. Eu que não sou fã de carne mal passada (geralmente peço sola, bem próxima de queimar) comi quase 500g de carne, feliz.

Nossa carne veio com uma brusquetinha deliciosa de entrada, e para acompanhar pedimos batatas assadas. Estava tudo ótimo!
Nossa conta com vinho e serviço incluso saiu 65 Euros.

Grotta Guelfa - Florença
Brusqueta maravilhosa
Grotta Guelfa - Florença
A famosa (e deliciosa) bisteca Fiorentina
Grotta Guelfa - Florença
Batatas Assadas

Quanto Custa?

Durante o almoço o Grotta Guelfa oferece um menu do dia por 19 Euros, eles costumam distribuir esse menu somente para os Italianos, mas não custa nada vestir toda a sua cara de pau, e pedir, né?! Nesse mesmo menu, eles oferecem uma opção de massa por 8,50.

A bisteca fiorentina para duas pessoas custa 45,00 Euros e acompanha uma brusquetinha, mas se você quiser, também dá para pedir um menu que vem com a bisteca, batatas, vinho e água por 30 Euros por pessoa.

No site oficial você tem acesso ao menu completo do restaurante.

Como chegar?

O Grotta Guelfa fica no centro de Florença, a entrada é meio escondida, mas vale a procura 😉
Endereço: Via Pellicceria | Veja localização no Google Maps

E aí curtiu a dica?

Alguém aí já visitou o Grotta Guelfa e quer dividir com a gente o que achou?

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Camilla Chidid disse:

No final de abril Fui nesse restaurante com meu marido filho de 1 ano.
Estava bem cheio, mas conseguimos uma mesa no segundo andar. Os garçons foram solícitos e conseguiram um lugar pra guardar nosso carrinho! Bisteca Deliciosa!

mari vidigal mari vidigal disse:

A comida é ótima né?!
Eu ADORO e faço questão de voltar sempre que vou a Florença.
Beijos e obrigada pela visita!

PS: Se tiver instagram, me siga por lá! @Ideiasnamala

Avatar Alexandra Ceregeiro disse:

Obrigada pelo espectacular roteiro. Foi muito útil e uma grande ajuda para planear o nosso passeio a Florença. Adorámos o Grotta Guelfa, sem dúvida a bisteca fiorentina deve ser uma das melhores (senão a melhor) e o serviço muito eficaz e simpático. No fim até nos serviram um limoncello, ficámos fãs ?. Adorámos Florença é mesmos as intermináveis filas para os museus andavam depressa. Por isso conseguimos ver tudo o que queríamos. Mais uma vez, obrigada pelos preciosos conselhos ?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alexandra,
Que delícia de comentário! Feliz que o Ideias na mala ajudou na viagem de vocês!
Beijos

Mari, depois que li este post soube que o Grotta Guelfa, seria o local escolhido para experimentar a Bisteca Fiorentina, porque confesso que estava com medo, pois também não sou chegada a carne mal passada. Mas não poderia deixar minha experiência gastronômica em Florença incompleta. Esperei Domingos chegar e lá fomos nós, e foi exatamente como você descreveu, a carne super macia. Além do menu, brusqueta, bisteca, batata e chianti clássico, pedimos a torta da nonna, de sobremesa e estava tudo delicioso, valeu a dica, amamos. Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana! Que delícia sua temporada em Florença. E olha, você me deixou com vontade dessa bisteca!
Beijos, obrigada pela visita e aproveite!