A gôndola de Lake Louise
Saiba como é a subida na gôndola de Lake Louise no Canadá, um passeio com vistas lindas das montanhas rochosas e chances altíssimas de avistar um urso. Está na dúvida sobre este passeio? Ainda não decidiu entre a Gôndola de Bannf ou Lake Louise? Aqui, vamos explicar como foi a nossa experiência por lá, expectativas, meses com maior chance de avistar ursos, horários de funcionamento, endereço, preços e muito mais.
Chegamos na gôndola de Lake Louise no comecinho de uma manhã nublada, a ideia era fazer o passeio sem pressa e, em seguida, visitar o Lake Louise, o Lake Morraine e, no final do dia, seguir para o Emerald Lake – que fica no parque nacional vizinho, o Yoho National Park. Ainda que o tempo não tivesse incrível, aquela era nossa única chance de fazer o passeio, então decidimos arriscar. E quer saber? Valeu a pena!
Onde ficar e o que fazer em Lake Louise
Antes de irmos direto contar a nossa experiência na gôndola, organize a sua viagem e sua passagem por lá direitinho. Por isso, aqui neste outro texto você encontra as melhores opções de hospedagens por lá e outros passeios e atrativos para fazer na região. Não deixe de dar uma olhada!
A experiência
Cabines abertas ou fechadas
Pegamos os ingressos na bilheteria (há diversos pacotes diferentes e quem quiser pode acrescentar um café da manhã por alguns dólares a mais, mas como já havíamos tomado café, não fez sentido), vestimos casacos quentinhos e nos preparamos para subir.
Chegando no pé da gôndola tivemos a opção de escolher entre as cabines abertas ou fechadas e sabe o que me impressionou? Que diferente dos outros teleféricos, eles liberam bebês pequenos nas cabines abertas (desde que bem amarradinhos nos carregadores de bebê). Mas como fazia muito frio, não pensamos meia vez e fomos de cabine fechada. Na real, a cabine fechada era uma condição para fazermos o passeio, já que expor o bebê a tanto vento não nos parecia uma boa ideia.
Ainda na subida o moço nos avisou que entre os postes 8 e 9 havia uma ursa mãe e seu bebê. Fiquei toda animada e fui contando postes até avistarmos o ursinho.
Veja também: Icefields Parkway onde parar e o que ver no caminho entre Lake Louise e Jasper
Ursa mãe e seus bebês
A gôndola de Lake Louise se vende como um dos melhores lugares para ver ursos do tipo Grizzly do Canadá e ,durante o passeio, ficou bem claro o porquê disso. O território da gôndola fica no meio da floresta só que devido as pistas de esqui é uma grande área descampada. Olhar para uma floresta descampada e procurar ursos é bem mais fácil do que procurar no meio das árvores, né?!
E, como havia dito o moço, mãe e filhos brincavam alegremente entre os postes 8 e 9. Tive um pouco de dificuldade de fotografá-los, mas acho que rolou!
[Tentamos mostrar o urso para o Baby Tom, especialmente vestido de urso para a ocasião, mas acho que ele não entendeu muito]
Da grama pra neve
Como fizemos este passeio no comecinho do verão de um ano em que nevou muito, pudemos acompanhar a mudança da paisagem da grama pra a neve durante a subida. Lá no alto ainda havia muita neve e como estávamos com o baby Tom decidimos não fazer a caminhada até o restaurante e nos contentamos apenas com a vistas do mirante principal. Ainda que estivéssemos com botas de trilha, a ideia de andar na neve com o pequeno nos pareceu mais arriscada do que o chocolate quentinho que tínhamos pensado em tomar lá no alto.
E de repente…
E, do outro lado, olhe só que vista caprichada:
Vistas lindas do Lake Louise
O mirante principal da gôndola de Lake Louise fica há poucos passos da saída do teleférico e é uma plataforma de madeira com cadeiras vermelhas do Share The Chair (um programa dos parques nacionais do Canadá que espalhou cadeiras em alguns pontos turísticos com a ideia de observar a beleza e compartilhar a experiência). Legal né?
Lá do alto do mirante vimos o Lake Louise incrustado entre as montanhas rochosas (e mesmo em um dia feio a cor dele é impressionante!) e as montanhas da região rodeadas por muitas nuvens. A vista é bonita, mas não se compara com a vista da caminhada do Lake Louise até o Little Beehive – que para chegar você terá que caminhar 9 Km (ida e volta) com direito a muita subida. Não é uma caminhada fácil, mas para quem gosta de trilha, taí um passeio que não posso deixar de recomendar.
Hora de voltar
Depois de tirar algumas fotos e contemplar as paisagens da região decidimos voltar. O Gu e o Tom seguiram em uma cabine coberta e eu resolvi encarar o frio do cão e descer na descoberta. Queria ver se a experiência era muito diferente e, na real, achei bacana ver os ursos sem os vidros na minha frente, mas passei uma friaca. No final das contas não sei dizer se gostei ou não, rs. Mas não posso negar que tirei boas fotos!
Surpresinha fofa na chegada
E, na chegada, olha só quem estava nos esperando! Uma fofura e montes deles brincando de entrar e sair do buraco.
Um dos melhores lugares para ver ursos da região
Para quem tem muita vontade de ver um urso e não teve a chance de ver um urso na estrada ou nos parques, a gôndola de Lake Louise pode ser uma excelente opção. Entre junho e agosto suas chances de ver ursos durante a subida ou descida da gôndola são relativamente altas. Em maio e setembro as chances são um pouco mais baixas, mas ainda assim dá pra avistar bastante. Outubro é mais difícil já que os grandalhões começam a hibernar.
No site da Gôndola de Lake Louise há um calendário atualizado diariamente que mostra em que dias os ursos foram vistos, com base nesse calendário dá pra avaliar se suas chances de ver um urso estão grandes ou não, e assim decidir o passeio.
E vale a pena subir a gôndola de Lake Louise?
Eu que amo ver lugares do alto curti a experiência e aproveitei cada segundo. O Gu achou que valeu a pena – principalmente pela chance de ver a ursa mãe e seu filhotinho – e achou que para quem ainda não teve a chance de ver um urso de perto, a experiência pode ser bem especial, mas achou que pelas vistas tanto a gôndola de Banff quanto a de Jasper são melhores pedidas. Concordo com ele.
Em resumo: Gostamos da experiência, mas se tivéssemos que escolher uma gôndola pra subir durante a viagem para as rochosas, ficaríamos com Jasper (essa foi a preferida), seguida por Banff.
Gôndola de Bannf ou Lake Louise: qual subir?
Se o seu critério é a vista, a gôndola de Banff é um passeio mais completo e que te oferece uma perspectiva mais completa da região. Por outro lado, a chance de ver ursos do alto torna a experiência da Gôndola de Lake Louise bem especial. Pra mim que vi muitos ursos na estrada e até na trilha, a gôndola de Banff foi um passeio mais completo e se tivesse que escolher uma experiência, eu ficaria com ela.
Detalhes do passeio:
Como chegar?
Endereço: 1 Whitehorn Rd, Lake Louise, AB T0L 1E0, Canadá
Localização no Google Maps
Horários de funcionamento:
Os horários de funcionamento variam conforme a estação do ano, de meados de junho ao comecinho de outubro a gôndola funciona das 8:00 às 17:00 (até as 18:00 entre agosto e setembro).
Preço dos ingressos (2019):
- Adultos 16+: CAD $ 37,95
- Crianças e jovens 6 – 15 anos: CAD $16,95
- Crianças menores de 5 anos: grátis
Confira o preço dos ingressos atualizado no site oficial.
Aluguel de carro
Se você está pensando em fazer uma road trip pelo Canadá, precisa reservar o seu carro com antecedência. Especialmente em alta temporada (julho e agosto) é indispensável deixar tudo organizado – ainda mais se você quiser algum carro ou até mesmo um motorhome específico. Nós indicamos fazer o aluguel pelo Rent Cars. No site, você tem um comparativo completo entre as opções oferecidas, consegue pagar em reais e parcelar o valor em até 12 vezes sem juros (e sem IOF).
Não esqueça do seguro viagem
Não esqueça do seguro viagem! Imprevistos sempre acontecem e você não pode estar despreparado! Recomendamos que você faça um seguro com boa cobertura, adequado para o seu estilo de viagem e que não pese no orçamento, claro. Com uma boa apólice você terá garantia de tranquilidade em casa da malas extraviadas, voos cancelados e até mesmo uma eventualidade médica.
Por aqui, indicamos a Seguros Promo, pois ela funciona como um comparador de apólices, te apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado em termos de seguro. Clicando aqui você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem ao inserir o nosso cupom IDEIASNAMALA5.
E aí, curtiu a dica? Conte pra nós o que achou!
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel em Lake Louise
Veja também:
- Roteiro pelas montanhas rochosas do Canadá
- Montanhas Rochosas: dicas para planejar sua viagem
- Icefields Parkway: saiba o que ver e onde parar no caminho de Lake Louise à Jasper
- Glacier Experience: Uma aventura na geleira aborda de um ônibus super diferente
- Roteiro de viagem de carro Estados Unidos & Canada: Jackson, Yellow Stone e muito mais
- Roteiro: o melhor de Toronto em 2 dias
- Esportes em Toronto: onde assistir jogos de Basquete, Beisebol, Futebol Americano e Hóquei no gelo
- Roteiro: Quebec, Ottawa e Montreal
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Pelo jeito vale pela vista e pelos ursinhos 🙂
Mari, você vai fazer o post com o roteiro depois? Queria dar uma olhada do roteiro para entender melhor a viagem toda!!
Beijos
Oi Helo,
O roteiro geralzão tá aqui nesse post.
Acho que preciso fazer um novo post refinando a viagem, e dividindo em partes né?
Dica anotada!
Beijos e obrigada,