Hoover Dam saindo de Las Vegas – Como visitar

Conheça o Hoover Dam, uma represa gigantesca e impressionante na região de Las Vegas, e um dos principais destinos debate e volta de quem visita a cidade. A represa que recebe mais de 1 milhão de visitantes por ano é fácil de visitar, pertinho de Las Vegas e bem no caminho do Grand Canyon. Neste post dividirei com vocês todos os detalhes do passeio. Vamos nessa?

Como ir para Hoover Dam saindo de Las Vegas

Hoover Dam é uma represa gigantesca localizada na divisa entre os estados de Nevada e Arizona, na cidade de Boulder City, há cerca de 50 Km de Las Vegas, e uma das atrações turísticas mais visitadas nas aforas de Las Vegas. A usina, que produz 4.2 bilhões de KWh de energia distribuídos entre os estados de Nevada (25%), Arizona (19%) e California (56%), foi construída em apenas 5 anos – entre 1931 e 1936 – e na época era a maior barragem da história e um senhor desafio para os engenheiros. O Hoover Dam representou um grande desenvolvimento para o Estado de Nevada e é um das grandes responsáveis pela acessão de Las Vegas como destino turístico.

Gigante em todos os sentidos

O Hoover Dam já não é mais a maior barragem do mundo (o título atualmente pertence a represa de Três Gargantas na China), mas suas dimensões são impressionantes. Sua barragem mede 221,4 m de altura, 379,2 m de largura e tem uma espessura de 200 m na base que vai se afinando até chegar a 15 m no topo. Seu volume é de 2.480.000 m3 e a capacidade de produção é de 2080 MW. De pertinho você possivelmente se sentirá um anão diante da imensidão da coisa. É realmente impressionante!

Por que é legal?

Sempre que vou a Las Vegas aproveito minhas visitas a cidade para explorar os arredores, e ver um pouco do deserto. O Hoover Dam (e o enorme Lake Mead) representa para mim o grande contraste dessa região, que graças a sua imensidão não é um grande deserto abandonado. Ver a represa de perto, entender como funciona o processo de produção de energia e pensar no impacto dessa obra monstruosa na economia local é sem dúvida uma experiência interessante. E claro, o lugar é bem bonito e rende fotos pra lá de interessantes.

E pra quem curte cinema, vale falar que os filmes Superman (1978), Transformers (2007) e Terremoto: a Falha de San Andreas (2007) tiveram cenas gravadas no Hoover Dam.

Nossa experiência no Hoover Dam?

Visitamos o Hoover Dam no penúltimo dia da #Roadtripnodeserto , uma viagem incrível por parques nacionais da Califórnia, Utah e Arizona no caminho entre Sedona e Las Vegas. Minha ideia era fazer o tour mais longo, o Dam Tour, mas como tínhamos apenas uma tarde para curtir Las Vegas com o meu irmão que estava na cidade acabamos fazendo uma visita rápida e focada na parte grátis do complexo.

Adorei o passeio, e gostei muito de ter a companhia do Gu (que é formado em engenharia civil e sempre curtiu esse papo de obras grandes) que me mostrou vários detalhes que eu não teria percebido sozinha. Valeu o passeio, e numa próxima eu faço o tour :).

Como chegar ao Hoover Dam?

Como visitar o Hoover Dam?

Você pode visitar o Hoover Dam por conta própria (como nós fizemos), ou por meio de uma das muitas excursões que saem de Las Vegas. Para quem vai por conta própria, pode ir sossegado porque a estrada é ótima e a viagem é super rápida. Durante o trajeto, especialmente no caminha de volta, fica bem nítida a transformação entre Las Vegas e o deserto. Algo brutal!

Chegando no Hoover Dam

A entrada na represa é gratuita, porém controlada e a dica é ir parando na estrada para tirar fotos dos pontos mais bonitos do Lake Mead e da ponte Mike O’Callaghan-Pat Tillman Memorial até chegar aos grandes bolsões de estacionamento do Hoover Dam. Há estacionamentos do lado de Nevada, e do lado de Arizona e ambos custam $10 por veículo, mas quem não se importar de caminhar um pouco mais, pode seguir adiante até os estacionamentos menorzinhos que são grátis.

Hoover Dam
Ponte Mike O’Callaghan-Pat Tillman Memorial

Passeio grátis pelo Hoover Dam

Depois de estacionar o carro, você poderá explorar a área externa do Hoover Dam de forma gratuita, ou fazer um dos tours para visitar as áreas internas mais profundamente. Aí vão alguns dos destaques do passeio:

Nevada and Arizona Spillways (túneis que guiam a passagem da água): Duas estruturas imensas de concreto, uma de cada lado da barragem, que direcionam o fluxo da água entre o lago Mead e a barragem. Só para te dar uma ideia da dimensão da coisa, os túneis são tão gigantes que comportariam a passagem de um dos navios americanos usados na segunda guerra mundial.

Hoover Dam - Las Vegas
Hoover Dam – Las Vegas

Nevada Intake Towers (Torres de energia): Quatro torres de energia imensas, decoradas com esculturas, estão posicionadas do lado de Nevada da represa. Assim como os túneis, essas torres tem uma dimensão impressionante (quem fizer um dos tours pagos poderá aprender um pouco mais da importância das torres no processo de transmissão de energia).

Hoover Dam
Torres de geração de energia do Hoover Dam – Nevada

O Topo da Barragem: E claro, nenhuma visita ao Hoover Dam está completa sem uma boa caminhada pela barragem. Durante o passeio você terá uma visão bem interessante do Lake Mead, da imensidão da barragem, do Rio Colorado e da Ponte Mike O’Callaghan-Pat Tillman pela plataforma de pedestres. Essa caminhada é pra mim o grande destaque do passeio.

Hoover Dam
Torres vistas do topo da barragem

Cruzar a Ponte Mike O’Callaghan-Pat Tillman pela plataforma de pedestres: Não deixe de atravessa a ponte (a pé e de carro) as experiências são diferentes e complementares

Hoover Dam
Atravessando a passarela de pedestres.

A pé: No início da travessia há uma placa que explica que o primeiro grande desafio de construção do River Dam foi selecionar o ponto mais adequado (havia 13 opções) e o tipo de ponte mais interessante para o projeto. Sob o ponto de vista de uma pedestre que não entende nada de engenharia, a ponte ficou uma belezura, e o ponto é perfeito para visualizar o Dam!

Hoover Dam
Barragem do Hoover Dam

De carro: Você passará pela placa da fronteira dos dois estados: Nevada e Arizona e terá uma visão bem legal do Hoover Dam.

Hoover Dam
Entrando em Nevada

Tours pagos pelo Hoover Dam

Depois de visitar as áreas gratuitas da represa você pode optar por um dos três passeios pagos do complexo:

  • Power Plant tour: ($15 | em inglês – Ingressos a venda online ou no próprio Hoover Dam das 9:00 às 16:15 – inclui acesso ao centro de visitantes ) Este é um tour guiado bem básico de meia hora que explica por meio de vídeos e audios como funciona a produção de energia no Hoover Dam.
  • Hoover Dam tour ($30 | em inglês – Ingressos a venda apenas no Hoover Dam por ordem de chegada – inclui acesso ao centro de visitantes ): Para quem quer conhecer o Hoover Dam de forma completa, entender como funciona o processo de produção de energia e ver tudo funcionando de pertinho, a dica é o Dam Tour, um tour bem concorrido e completão.
  • Acesso ao centro de visitantes ($10): Acesso ao teatro onde você poderá assistir um video que conta sobre as dificuldades de construção da represa, e mostra como o Hoover Dam contribuiu com o desenvolvimento dos Estados de Nevada, Arizona e Califórnia. Há também fotos, mapas e uma boa introdução ao Hoover Dam. Além disso o centro de visitantes conta com banheiros e lanchonete.

Com o que combinar?

O passeio pelo Hoover Dam pode ser combinado com uma visita ao Lake Mead, no caminho Grand Canyon National Park ou da Rota 66 (o trechinho entre Kingman e o Petrified Forest National Park é bem interessante).

Grand Canyon
Borda Sul do Grand Canyon

Informações úteis:

Site Oficial: https://www.usbr.gov/lc/hooverdam/

  • Horários de funcionamento: Todos os dias das 9:00 às 17:00
  • Ingressos: A entrada na represa é grátis. Tours cobrados a parte.
  • Coordenadas de GPS: N 36.016222, W -114.737245

Outros passeios incríveis em Las Vegas e região:

Além do passeio de helicóptero, aí vão 3 dicas incríveis em Las Vegas e pela região.


Viaje sem stress

Reserve seu hotel em Las Vegas

Alguns hotéis que recomendamos:

Hotéis com bom custo benefício em Las Vegas

  • MGM Grand: O maior hotel de Vegas tem um custo benefício excelente
  • The Linq: Novinho e com um centro de entretenimento descolado
  • Flaminco: Bacana, reformadinho e em frente ao centro de entretenimento do The Linq.
  • Monte Carlo: Um ótimo custo benefício e muito bem conectado.

Vale ficar ligado

Dois hotéis que eu adoro a vibe são o Paris e o New York New York. Eles geralmente custam um pouquinho mais caro que os hotéis acima, mas são bem divertidos.

Quer um hotel top?

E pra quem quer um hotel incrível, Mandarin OrientalWynnBellagio e Aria são excelentes opções.

Hoover Dam: Saiba como é o Bate e volta desde Las Vegas


Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Planeje sua viagem

Comentários (4)

[…] roteiro para o Grand Canyon West. Há muitas opções de paradas interessantes pelo caminho como o Hoover Dam, Lake Mead, a cidade fantasma de Chloride, e a fofíssima Kingman na Rota […]

[…] seguida o helicóptero sobrevoa o Lake Mead a represa da construída para viabilizar o Hoover Dam, a represa é gigante super fotogênica e rende algumas das fotos mais lindas do […]

[…] o Hoover Dam, aqui está uma explicação em português que o chefe da chefe nos contou em inglês. Orgulhosamente ele nos disse que foi construído após […]

Deixe o seu comentário