Vantagens e desvantagens de morar no Estados Unidos

A Dri Lima, do blog Dica da Dri, escreveu um post super bacana sobre as vantagens e desvantagens de morar nos Estados Unidos, adorei o tema e resolvi escrever a minha versão (que tem “n” pontos parecidos com os da Dri) e algumas diferenças.

Com tantos amigos e conhecidos querendo sair do Brasil, este post serve como uma reflexão e uma forma de mostrar que nem tudo são rosas e que toda moeda tem dois lados.

Bandeira do Estados Unidos de All Stars

COMO É morar no Estados Unidos

Sempre fui apaixonada pelo Brasil (não, não nego que sempre gostei e muito de viajar) e até vir morar na Califórnia há dois anos atrás não imaginava trocando o Brasil por nada. O Brasil é um país de clima agradável, sem grandes catástrofes naturais e repleto de pessoas que eu amo. Mas deixemos as qualidades do Brasil de lado e vamos as vantagens de morar nos EUA.

Vantagens de morar no Estados Unidos

1- Segurança

Nasci e cresci em São Paulo e nunca percebi o quanto  me incomodava com a questão da insegurança até eu ser exposta a uma realidade completamente diferente. Aqui na Califórnia são raros os casos de assalto a mão armada, as pessoas saem com o computador na rua sem dó, e o que eu acho mais fantástico, existe uma cultura de acampar em lugares remotos sem medo.

2 – O fim do jeitinho Brasileiro

Detesto (e sempre detestei) gambiarra, sabe aquele jeito espertalhão de querer sempre levar a melhor? Aqui não tem essa história de furar fila, de parar em vaga de deficiente. As regras são super claras (muitas vezes duras para o nosso padrão) mas as coisas funcionam.

3- Contratar e cancelar serviços facilmente

Quem já tentou cancelar a conta da NET ou a assinatura de uma revista ou jornal sabe o sacrifício e a dor de cabeça que é tentar trocar/cancelar um prestador de serviços no Brasil. Aqui, pode até ser que demore para você conseguir falar com a atendente telefônica, mas passada a espera inicial o cancelamento é imediato.

4 – Poder me arrepender de uma compra

Outro dia comprei um abajur três vezes maior do que a minha mesa (deixando a minha falta de noção  de lado) simplesmente voltei na loja, devolvi o abajur e peguei meu dinheiro de volta. E isso se aplica pra (quase) tudo o que você comprar. A flexibilidade de mudar de opinião é super bacana pra quem tá montando uma casa e quer experimentar coisas diferentes ou até mesmo no dia a dia ao perceber que você fez burrada.

5 – Estradas sem buraco

Dirigir sem medo de deixar parte da minha roda na estrada é uma das minhas grandes alegrias ao viajar. A diferença é tanta que  aqui os carros duram bem mais.

6 – Variedade, variedade e mais variedade

Ir no supermercado aqui nos Estados Unidos, seja no Whole Foods que é mais natureba ou no Safeway que equivale a um Pão de Açúcar, é sempre uma diversão. São prateleiras e mais prateleiras de variedade, “n” opções de marcas e muitos produtos super práticos. O mesmo se aplica pra lojas de roupa, eletrodomésticos e etc…

7 – Diversidade

Assino em baixo das palavras da Dri Lima. A quantidade de estrangeiros de todos os cantos do mundo é incrível. Sabem aquela velha história do “American Dream”? Muita gente veio pra cá com a cara e com coragem para tentar um futuro melhor e acabou ficando.

8 – Preços razoáveis

Mesmo pra mim que nunca fui das mais consumistas a oferta de produto e o preço da maioria das coisas é tão diferente do Brasil que é impossível não aproveitar. De jantares a passeios, de roupas a produtos pra casa (quase) tudo é infinitamente mais barato que no Brasil.

9- Andar de bicicleta sem medo

Sei que a história tá mudando, mas se virar de bicicleta no Brasil ainda é super complicado. Quer um exemplo? Moro a 30Km do meu trabalho e vou de bicicleta de 2 a 3 vezes por semana sem medo de ser feliz (sim, antes que você me pergunte, tem chuveiro no trabalho e essa é mais uma vantagem daqui) e nem medo de ser atropelada.

10 – Proximidade com a natureza

Moro a 40 minutos da praia, a três horas de incríveis montanhas de esqui e bem perto de vários parques regionais incríveis. Tenho um contato com a natureza muito maior do que eu tinha no Brasil e sem abrir mão de todos os privilégios de morar na cidade.

11 – Transportes públicos que funcionam

Este é o último item da minha lista, mas poderia ser o primeiro. Ter e poder contar com transporte público é maravilhoso. (E olha que aqui na Califórnia o transporte público tá longe de ser excelente.)

DESVANTAGENS DE MORAR NO ESTADOS UNIDOS

E pra quem pensa que morar nos Estados Unidos é só festa, aqui vão alguns dos meus motivos pra você refletir.

1- Família e Amigos

Essa é a decisão mais dura e a maior saudade de quem decide morar fora. A família e os amigos fazem muita falta e como bem disse a Dri, morar fora é abrir mão de uma série de eventos especiais na vida de quem você mais ama: casamentos, nascimentos e por ai vai.

2 – Ter que se virar

Os americanos são N vezes mais independentes que nós que crescemos – de certa forma – mimados e acostumados a ter ajuda pra tudo. Aqui a galera se vira mesmo, de fazer a limpeza pesada da casa, até trocar uma peça do carro que quebrou. Pra quem nasceu acostumado a essas molezas, ter que aprender essas coisas de velho é chato pra caramba!

3- Serviço básicos caríssimos

Fazer um ajuste em um vestido, fazer unha e depilação ou qualquer outra coisinha básica custa bem caro. Se por um lado é muito legal a valorização dos profissionais envolvidos no serviço, pesa e muito no bolso.

4- Um sistema médico complicadíssimo

Apesar de ter um seguro de saúde bom, eu morro de medo de usar. Aqui tudo que é relacionado a medicina é tão caro e burocrático que bate aquela insegurança e ter uma surpresa desagrável com a conta A única vez que precisei, fui maravilhosamente atendida, mas antes de chegar a vez do médico me ver, passei por uma assistente e duas enfermeiras. Dentista então? Qualquer coisinha custa uma facada, dependendo do que for, vale a pena voltar pro Brasil.

Abro aqui um parêntesis para aqueles que viajam para cá sem contratar um seguro viagem:

Repense! Se para mim, que sou moradora, serviço hospitalar é algo que eu evito pra não ter surpresas na hora da conta, imagino o viajante desavisado que vem para os Estados Unidos sem contratar um seguro viagem porque sabe que não é obrigatório. Mas você que é meu leitor não vai cometer essa maluquice.  Existem várias empresas oferecendo apólices de boa cobertura por aí, mas como a internet tá ai pra facilitar a nossa vida, descobri um site que é uma mão na roda no assunto: o site da Seguros Promo.

A Real é uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando as melhores apólices disponíveis no mercado e com valores que cabem no seu bolso (simples e rápido). Faça aqui uma cotação inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem e não conte com a sorte!

5- Cada um por sí

Não sei se foi falta de sorte, sei que cai duas vezes da bicicleta e que ninguém me ofereceu ajuda (por sorte não foi nada de mais). Já carreguei malas enormes na escada do metro e ninguém se ofereceu para ajudar. Já vi muito velhinho em pé e ninguém dar lugar no trem. Sinto que aqui é cada um por si e que as pessoas se importam menos um com os outros. [Por outro lado, todas as vezes que pedi ajuda – uma delas para colocar a corrente da minha bicicleta que havia praticamente pulado fora fui e muito bem ajudada, e olha que o cara se sujou a beça].

6- A Maldita Liability

A história dos processos/ medo de ser processado é tão forte que as pessoas tem medo de se ajudar. Fiquei horrorizada quando uma colega chinesa passou mal na faculdade e nenhum dos funcionários pode ajudar. Eles disseram que o único que poderiam fazer era chamar uma ambulância. Exagero não? Também acho exagero que ao demitir um funcionário ele tenha que sair da empresa escoltado por um policial (Aqui concordo com a Dri Lima que falou da falta de flexibilidade nas regras).

7 – Pular almoço

Hora de almoço (mesmo em empresas que servem comida/ tem refeitório) tá longe de ser algo sagrado. Aqui as pessoas comem muito depressa, quando comem e aquele socialzinho gostoso do almoço é praticamente inexistente.

8 – Desvantagem de ser estrangeiro

As regras trabalhistas americanas são super pesadas para nós estrangeiros, e não tem choro nem vela e muito menos jeitinhos. Quem quiser ficar, terá que seguir, e na risca, todas as regras impostas por eles.

9 – Comidinhas

Por mais que eu cozinhe em casa e compre muitas coisas nos mercadinhos brasileiros. Comer aquele feijãozinho com farofa ou aquele pãozinho francês com queijo minas, sempre que eu quiser, é um sonho quase impossível.

10 – Poucas férias

Na média, as empresas americanas dão apenas duas semanas de férias por ano. Pra quem gosta de viajar e está acostumado a 4 semanas + um montão de feriados. É muito pouco!

11. Clima & Catástrofes naturais

Dois cliches que não poderiam faltar na minha lista mas… (a) São Francisco é quente uma Ova, se fizer três semanas calorentas no ano, é muito. O Vale do Silício é um pouco mais agradável, mas esqueça entrar no mar. (b) Não sou das mais encanadas, mas depois de acordar com terremoto, preferia nem ter que me preocupar com eles.

E ai, alguém tem mais algum ponto lista?

[Vale lembrar que essa lista é extremamente pessoal e que os pontos que mencionei refletem a minha experiência]

 


Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

Morar nos EUA: vantagens & desvantagens

Planeje sua viagem

Comentários (55)

oii! entao, amei o conteudo dos pros e contras! muito bom. entao, eu tenho o green card, casada com americano. mas super to na duvida se vou ou nao, ja que meu marido pode ir e vir.. (ele anda meio cansado disso…) mas entao, eu sou advogada aqui, ganho um salario razoavel… , e tenho familia.. casa propria… morro de medo de largar minha estabilidade aqui. temos 2 filhos com dupla cidadania, iria mais por eles. vc acha que vale a pena?? ele nao tem casa propria, iriamos comecar do zero.. nao do zero… mas bem do inicio.. ele mora aqui a 8 anos. alem disso, tenho familia na Florida (prima) e Maryland. Ele e da California, lugar carissimooooo, aonde vc acha melhor?? mega perdida estou mas com calma e colhendo informacoes, tomarei minha decisao com mais certeza. obrigadaaaa

Amanda querida que decisão difícil.

Vamos lá, primeiro recomendo que você escute o podcast da Laura Peruchi, ela falou sobre independência financeira para nós mulheres, algo que vc vai perder nesse início pois seu diploma não vale nos EUA sem tirar um Bath (acho que escreve assim). Tenho várias amigas que já tiraram e são bem sucedidas, mas não é fácil.

Para seus filhos arrisco dizer que os EUA pode ser mais fácil que o Brasil neste momento, mas como já disse no post sinto muita falta da família.
Para onde ir: não vou conseguir te ajudar nessa! amo a Calif´ronia mais sei que é realmente caríssimo.

Abraços.

Oi tudo bem? Gostei muito do seu artigo, achei bem interessante, bem resumido e mesmo pensamento que o meu. Posso fazer um vídeo pro YouTube usando seu artigo? Me autoriza? Um abraço

Oi Ralph,
Não. Por favor crie seu próprio conteúdo.
Abraços

Tah bem “americanizada”.

Olá, gostei muito de ler seu post. Eu sou negro e sou angolano e também carrego o sonho de ir viver nos EUA e gostaria de saber quais são as principais dificuldades que os negros estrangeiros enfrentam nos EUA

Oi Jadilson,
Não sou negra e assim não consigo responder sua pergunta com certeza absoluta.
Há cidades com uma herança negra linda, como Oakland, outras tem uma distribuição racial equilibrada.
O movimento Black Lifes Mater está pegando forte por aqui – e já era hora. Espero que em breve tudo fique mais igual.
Abraços

Kellyene de Almeida Coelho

Oi Mari, primeiramente obrigada pelo post. Eu e minha esposa pretendemos passar 1 ano na Flórida estudando Inglês. Você acha que 1 ano é um tempo razoável para aprender a lingua ? Eu já tenho um inglês intermediário, mas mina esposa não. Como foi pra você ?
E outra coisa … como foi a sua relação com os americanos ? eles afinal são frios ?

OI Kellyene,
Ao menos que vc tenha algum esquema diferenciado, a Flórida não é o melhor lugar para aprender inglês – e aqui to falando de Miami e Orlando, nas outras cidades é um tiquinho melhor – já que todo mundo fala espanhol.
Tirando isso, 1 ano é um tempo legal para começar em outro idioma desde que vcs se dediquem MUTO.
Abraços

Oi Mary, uma coisa tem me incomodado muito ultimamente, se vc puder me dar um conselho ou dica me ajudaria muito!
Eu estudo para um concurso no Rio a 1 ano, minhas perspectivas são boas e caso eu passe, o salário é 5 mil. Mas ultimamente em meio a esta pandemia uma ansiedade tem surgido no meu coração rs, a de passar e ficar acomodado, não poder morar em outro país, e me sentir um eterno presidiário do meu próprio conforto e acabar não ficando satisfeito. Eu sempre admirei os EUA pela qualidade das moradias, pelo valor da grana que lá de fato vale, pela liberdade de poder viver de diversas formas e criar diversas coisas e por aí vai… e isso tem ficado forte dentro de mim e me atrapalhado até mesmo a manter minha rotina de estudos, pq eu penso: oras, o que eu quero não é no Brasil.
O que me animou, foi pensar que se eu passar terei 5 mil pra poder juntar e ir pra lá podendo de fato ir, fazer algum curso bacana por lá e de forma legal com passaporte europeu q eu tenho direito ficaria mais facil legalizar tudo. Vc acha que nessas condições no Brasil, valeria à pena largar e ir? É seguro e lá dá pra arrumar empregos que vc ganhe na mesma faixa (5 mil) estando legal mas sendo “latino”?
Outra coisa também que me incomoda é a questão das mulheres, eu acredito que pra um homem latino namorar lá é dificil, não tanto pras mulheres (eu acho,n sei). Então talvez seja melhor eu ir já casado ou namorando. Vc acha esse tema pertinente, e no meu lugar o que vc pensaria/faria?! Obrigado!

Oi Daniel,
Os EUA está cada vez mais fechado. Se alguém te disse que com seu passaporte europeu será mais fácil legalizar, a pessoa não sabe nada. Não é!
Inclusive o país está fechando para imigração para se recompor da crise.
O que eu faria se fosse você: Passa no concurso agora, junte uma grana legal e no futuro, co uma posição financeira mais estável e com um dólar mais baixo, ficará mais fácil tomar uma decisão.
Abraços

Nao largue essa oportunidade no Brasil para vir para ca, (USA) Você vai se arrepender. Venha passear, não jogue fora uma oportunidade dessa, você vai se arrepender. o sonho americano e falso!

Respeitosamente discordo.
Cada caso eh um caso.
O sonho americano nao eh falso…talvez a expectativa de algumas pessoas sejam falsas.
Moro aqui e vim limpar chao com visto de estudante, dormi na rua e comia uma vez por dia.
Mesmo assim nao deixei as dificuldades iniciais ofuscarem meu sonho de viver aqui, ateh pq nao vim apenas pelo dinheiro.
Alguns anos depois tenho 2 empresas muito bem estruturadas, fiz mestrado (paguei cortando grama), e ano que vem inicio o doutorado.
No Brasil, que amo demais, eu nao conseguia trabalho por ter muita instrucao (bacharelado, pos graduacao e 3 idiomas) aih vivia de sonhos e frustracoes. Fui fincionario publico antes de sofre com o desemprego, mas nao queria me enterrar vivo numa reparticao publica, aih pedi exoneracao para viver meu sonho de ter uma vida mais dinamica. Tomei no toba e fiquei sem ter com comer as vezes.
Aqui eh a terra das oportunidades e oq vc adquire pode usufruir com relativa tranquilidade.
Nao sou materialista nem consumista, mas me sinto seguro de poder trabalhar, investir e ter um peh de meia.
Mais uma vez, respeito as opinioes alheias, mas tenho a minha propria e acredito que cada caso eh um caso. Para mim, aqui eh o melhor lugar do mundo e pude realizar muitos sonhos e viajar para muitos outros paises com o $$ daqui.

Super Obrigada pela opinião e parabéns de verdade pelas conquistas.

Gostei 👏🏼👏🏼👏🏼

Eu esrudo comércio exterior, e sonho tanto em morar EUA ..

Eu moro aqui em Jackson Ms! Se você não gosta dede: calor, preconceito, serviços mal feitos, falta de comunicação, ruas esburacadas, falta de profissionais principalmente nas áreas odontológicas , etc… não venha morar no Mississipi! Mas por outro lado o custo de vida aqui é muito barato! Já tenho a minha casa própria ! Só não tenho amigos! Mas ja sou casado com um americano!

Muito bom o seu tópico Mari, tenho uma irmã que mora na Filadélfia, eu pretendo ir em breve morar 1 ano com ela e estudar inglês em alguma escola boa, mas não penso em morar, como o nosso colega Dunha comentou, o Brasil é bom demais kkkkkkkk, porém eu vejo os EUA como uma porta de entrada para um futuro mais promissor, então pretendo estudar lá.

Sem dúvida Bruno. Um inglês bem faladinho e um diploma dos US fazem uma mega diferença na hora de conseguir um bom emprego no Brasil.
Aproveite a temporada nos EUA.
Beijos

Na boa. Brazil tropical o ano todo. Fazer churrasco, praticar esporte, visitar lugares pode ser feito 365 dias no ano sem qq influencia do tempo. Não troco o Brazil pelos usa nem a pau kkkkkkk. QQ um que tem o salario acima da media aqui vive melhor do que o americano.

Abraço!!! =D

Obrigada pela visita e pela opinião Dunha!
Abraços,

Isso eh verdade mesmo. O brasil eh muito, muito melhor do que aqui se vc tiver uma renda que nem precisa ser tao alta.
Infelizmente, ou felizmente, nao era a minha realidade daih vim para cah e agora sou turista aih…

Acrescentaria a dificuldade de conseguir a driver’s license aqui na California. Nunca imaginei que os EUA pudesse ter um serviço täo pessimo como o DMV…preparem para muita fila, atendentes sem educação e dificuldade pra tirar sua carteira! Como eles mesmo dizem: It is your problem…not mine.
Tirar a Permit é facil, mas ter permissao pra dirigir só com motorista da California achei bem estranho!!!

Oi Regiane,
Concordo que o DMV seja uma BOMBA e morro de saudades do nosso poupa tempo, mas confesso que. minha carteira de motorista foi bem tranquilo tirar. Agendei horário online, fiz a prova, agendei o teste, fiz o teste e chegou em casa e desde então já renovei duas vezes sem problemas.
Que droga que isso esteja sendo tão chato com vc!
Abraços,
Mari

Tenho muita vontade de morar nos EUA mas as vezes fico desanimado por ouvir muitos problemas em relacao à seguranca. Nesse ano, por exemplo, o EUA ficou pra trás do Brasil no Global Peace Index. Quando fui à Los Angeles, ouvia casos de shootings toda semana. O que você acha sobre a segurança?

Obrigado

Oi Goes,
Acho que os Estados Unidos não é um lugar perfeito, mas me sinto 500 vezes mais segura do que no Brasil. Aqui uso meu laptop no trem ou no parque sem pensar duas vezes, ando com o carro destrancado e atras coisas.
Abraços,

A vida no Brasil, ta difícil, eu não trabalho em empresas e não teria outro jeito de eu ir morar ai, a não ser entrando como turista e tentando me legalizar. Sabendo disso, o que tu acha melhor eu fazer, ja que eu só quero ir pra trabalhar e tentar ter uma vida melhor ?

Oi Krygor,
A vida de imigrante ilegal aqui nos Estados Unidos não é fácil e eu não recomendo para ninguém. As chances de você conseguir legalizar a sua situação estão cada vez mais remotas, eu não me arriscaria, e não recomendo.
Abraços,
Mari

oi mari, estou pensando ir morar legalmente com minha familia nos usa estou em um processo de legalizaçao que esta finalizando; vale mesmo a pena largar tudo e sair

Oi Paulo,
Legalmente é o primeiro passo pra dar tudo certo.
Não gosto muito de pensar em “largar tudo”, mas sim em fazer uma escolha diferente, e pra nós sim vale a pena.
Beijos e boa sorte

Ei Mari, queria saber como vc lidou com a saudade da família, como foi ver sobrinhos ou irmãos crescerem e isso de longe, e como foi essa questão em relação aos pais, e tbm aos amigos, pq tomar uma decisão de morar aí, oq pesa é a distância da família e amigos.

Essa é a parte mais difícil Matheus. Muito FaceTime e sempre que bate aquela saudades penso: A Califórnia me oferece X, Y, Z e por isso estou aqui.
Abraços

Oi tudo bem como eu e muitos Brasileiros têm curiosidade de mora fora do Brasil.
Como eu não tenho ninguém nos estados unidos o que eu precisaria para mora fora
E as condições de trabalhos e entre outros casos

Oi Diego,
Para morar fora legalmente você precisa encontrar um trabalho no Brasil que te transfira para os Estados Unidos, ou fazer um curso/ mestrado aqui. Há também opções de vistos para investidores que exigem um investimento alto aqui no EUA. Não sou nenhuma especialista no assunto, vale procurar ajuda de um especialista
Abraços

Ou seja, as desvantagens são simplesmente coisas fúteis, que o brasileiro simplesmente não aceita!

Acho que você não leu o post Gustavo. A questão do respeito com os mais velhos, a solidariedade em poder ajudar quando alguém passa mal entre outros que citei no post não me parecem coisa futeis e sim valores diferentes. Como falei na introdução, não existe lugar perfeito, e nem mil e uma maravilhas todo lugar tem seus prós e contras.
Abraços e obrigada pela visita!

Racismo por ser Latino?

Nada que eu sinta aqui na Califórnia. Em estados mais tradicionais, a história é bem diferente

Oi, Mari! Adorei seu blog e me fez ficar mais animada pra ir pros Estados Unidos. Quero muito fazer intercâmbio, mas ainda fico com um pouco de medo pq nunca viajei pra fora do país. Vc se importa de me passar seu email? Queria muito saber mais como é viver aí. Obrigada!

Oi Júlia,
Infelizmente não consigo responder perguntas por email (recebo mais de 100,000 leitores por mês no site, e sou – por enquanto – apenas uma.
Mas acho que este post aqui pode te inspirar. Tbm me coloco a disposição para responder todas as perguntas que vc tiver aqui pelo site. Pode ser?
Beijos e faça sim o intercâmbio.

Prezada Julia,
Se me permite, gostaria de te dizer para nao ter medo do intercambio! Faca sim! Pode ser aqui ou em qualquer pais!
Vim 2 vezes como intercambista e mudou minha vida. Uma dica de OURO: FIQUE LONGE DAS BOLHAS DE COMUNIDADES BRASILEIRAS se quiser usufruir da experiencia plenamente.
Sei que soa pesado, mas eh a mais pura verdade. E tenho experiencia suficiente para te dizer isso. Nao fique na zona de conforto e nao peca ajuda mais do que o necessario.
Detalhe: vivo aqui a 19 anos, legalmente e tudo comecou com os 2 intercambios. Nao cabe aqui entrar em detalhes.
Muito boa sorte e sucesso!!!

Adorei o post . Devido as coisas que vem acontecendo no brasil … Estou pensando seriamente em morar ai com minha namorada . De fato as desvantagens sao ínfimas em relaçao às vantagens. Muito obrigado.

Adorei o seu blog. As desvantagens são tão pequenas diante das vantagens. Eu conheço várias cidades dos EUA e moraria ai numa boa. Já morei na Alemanha e me arrependo de ter voltado. Só a segurança vale tudo.

Obrigada pelos elogios Meire.
E que delícia morar na Alemanha, estudei no Porto e apesar de ter perdido todo meu alemão, adoro aquele país!
Beijos

Oi Mari, eu estava procurando artigos exatamente igual a esse seu! Moro aqui no Brasil, pretendo ir pra i em Janeiro, e suas informaçoes me ajudaram muito… Obrigadaa 😀

Que bom que o post te ajudou Evelyn 🙂 🙂 🙂
Obrigada pela visita e pelo comentário!
Beijos

olá, gostei muito dos itens e gostaria de ler o artigo da Dri mais não consigo achar o Blog dela, poderia deixar um link com o artigo ?
desde já, agradeço ..

Oi Bernardo,
O artigo da Dri tá linkado aí no post, dê uma olhadinha no pedaço grifado.
Abraços
Mari

Elisangela Ferreira Silva

Oi Mary.
Eu conheci um americano pela internet e ele me pediu em casamento, porém ele gostaria que eu fosse morar lá no EUA, mas caso eu não queira ele vem pro Brasil, tenho muita vontade de ir morar fora, estudar e trabalhar. Aqui sou técnica de enfermagem, queria saber pra mim arrumar um emprego por aí o meu diploma de técnico aqui do Brasil é válido aí, ou eu tenho que complementar com mais alguma coisa. Tenho muita vontade de conhecer novos caminhos. Se puder me ajudar nessa questão com ideias e conselhos.

Oi Elisagela,
Seu diploma não vale aqui nos Estados Unidos. Você terá que revalidar tudo.
Não sei quanto tempo demora e nem quais os caminhos, mas sei que não é super simples.
Abraços, parabéns pelo pedido de casamento e boa sorte!

Desvatagem não, é porque aqui nos E.U.A tem lei, estou morando aqui há 2 anos e estou adorando e dou graças a Deus por ter saído daquele Brasil horrível

Mesmo com essas desvantagens, se comparar o Brasil e Estados Unidos, o brasil perde feio, na parte de segurança, governo, sistema de saúde e educação.

Concordo com tudo!! Só acrescentaria na lista das desvantagens, o preço exorbitante do aluguel e caso vc queira comprar uma casa aqui… 🙁 E quando vc tem filhos, como a questão da escola limita a sua escolha de lugar para morar. Também acrescentaria o trânsito horroroso!! 😉

Oi Iris,
Obrigada pelos comentários e obrigada pelas sugestões 🙂

Adorei os comentários! Bem legal. Sempre há vantagens e desvantagens! Escolhas fazem parte da vida.

Deixe o seu comentário