Highway 1: de Carmel a Santa Barbara

64
Julia Pffeifer Beach - Big Sur

Continuando nossa viagem entre São Francisco e Los Angeles pela famosa Pacific Coast Highway, mais conhecida como Highway 1, hoje sairemos de Carmel e vamos até Santa Barbara parando em muitos mirantes e nos principais pontos turísticos desse trecho. O trecho entre Big Sur e Santa Barbara é o mais lindo da estrada. São praias, cachoeiras, elefantes marinhos, borboletas, vinícolas e até um castelo.

Highligts do caminho: Big Sur, Hearst Castle e os Elefantes marinhos de San Simeón.

 

Highway 1: de Carmel a Santa Barbara

Se você já suspirou pelo Pigeon Point, e morreu de amores pela 17 Mile Drive, espere até chegar em Big Sur, são dezenas de curvas fechadas com vistas de babar para o oceano, pedras ponteagudas, costas recortadas e mil e uma surpresas.

Atenção: O boa parte do trecho de Big Sur estará interditado até pelo menos setembro de 2017. Veja detalhes aqui.

 

Veja o mapa desse trecho no Google Maps.

Big Sur

Big Sur é a jóia da Highway 1, são quase 50 Km de paisagens inacreditáveis. Recomendo que você faça esse trecho com calma parando o maior número de vezes possíveis e sem pressa.

Julia Pfeiffer Burns State park, Big Sur, Califórnia

Julia Pfeiffer Burns State park, Big Sur, Califórnia

Paradas obrigatórias em Big Sur:

Big Sur - Califórnia

Amanhecer em Big Sur

Bixby bridge: 

A ponte mais fotografada do trajeto tem lindos mirantes tanto antes quanto depois dela. A Bixby Bridge fica exatamente há 13 milhas (21 km) ao sul de Carmel. Fique de olho para não passar.

 

Bixby bridge - Highway 1Bixby bridge – Highway 1

Pfeiffer Burns State Park: a praia da cachoeira.

(Sem exagero é um dos lugares mais lindos que já visitei na vida).

Anote ai a dica: passando a Bixby bridge, ainda em Big Sur, fique de olho nas placas até encontrar o Julia Pfeiffer Burns State park. Não confundir com o Pfeiffer Big Sur State park que fica alguns quilómetros antes. A entrada fica do lado esquerdo da pista, e é uma sardinha bem meia boca.

 

Pfeiffer Burns State Park - Big Sur

Estacione o carro no estacionamento do parque – custa dez reais por dia que devem ser pagos numa caixinha e em dinheiro. Saindo do estacionamento faça a trilha bem fácil de uns 10-15 minutos em direção ao mirante da praia.

E… olha só que sensacional… uma praia e uma cachoeira JUNTAS! As fotos não ficaram tão boas quanto poderiam, estamos num horário contra o sol o que não ajudou… mas mesmo assim, vale a pena, não?

Pfeiffer Burns State Park - Big Sur

Julia Pfeiffer Burns State park, Big Sur, Califórnia

A praia é fechada, então você terá que se contentar com uma dezena de belas fotos do mirante antes de seguir viagem…

Pfeiffer Burns State Park - Big Sur

Julia Pfeiffer Burns State park: mirante no fim da praia. Com sorte você avistará uma baleia de passagem 🙂

Continuando o trajeto, entre o Parque Nacional de Los Padres e San Simeón tem alguns belos mirantes no caminho…

San Simeón

Chegando em San Simeón fizemos a segunda grande parada do dia no Farol Piedras Blancas, onde uma coleção generosa de elefantes marinhos machos espera a chegada das fêmeas para procriar.

Elefantes Marinhos no Farol Piedras Blancas 

Elefantes Marinhos no Farol Piedras Blancas

Farol Piedras Blancas na Highway 1

Os meses mais populosos do ano, são entre dezembro e Janeiro, sendo que segundo a monitora do parque, em janeiro a areia fica absolutamente lotada. Em dezembro, com sorte você consegue acompanhar os machos brigando arduamente por um bom espaço na areia, o que mais para frente significará namoradas e até alguns primeiros bebês da estação. E foi exatamente este espetáculo que observamos, dois machos brigões se debatendo incansavelmente no mar.

Briga de Elefentes marinhos

Elefante Marinho bebê

Os elefantes marinhos não são os animais mais lindos que você já viu, mas seguramente estão entre os mais curiosos. Aproveite a parada para observar dezenas, ou quem sabe algumas centenas desses enormes animais.

Além dos elefantes marinhos, olhe só quem encontramos nesta parada…

Hearst Castle

A terceira grande parada do dia foi no Hearst Castle. Para chegar lá você precisará sair ligeiramente da estrada – quem tiver sem GPS, pode seguir as placas – e seguir em direção ao centro de informações de onde saem os ônibus. A única forma de visitar o castelo é fazendo um tour guiado. Tem alguns tipos de tour disponíveis e os preços variam entre 25 e 36 dólares por tour de 40 minutos. Terminado o tour você pode passear livremente pelo jardim o tempo que quiser.

O Castelo visto da estrada. Um elefante branco!

Quase no castelo, repare como a paisagem muda

Fizemos o tour pelas áreas de baixo do castelo, que é o tour recomendado para quem visita o castelo pela primeira vez. Somando o tour + a subida e o passeio pelo jardim, gastamos pouco menos de duas horas, sem nenhuma pressa. Gostamos bastante do passeio e achamos que vale a pena. As piscinas são muito lindas, as estátuas um show e a vista, bem bacana!

Hearst Castle: Salão Principal

Piscina Hearst Castle

Piscina coberta do Hearst Castle

Morro Bay

A pedra gigante em formato redondo deu o nome da cidade: Morro Bay. Além de avistar uma vida marinha privilegiada (leões marinhos e lontras) de pertinho é possível fazer passeio de caiaque e pequenas trilhas.

Moro Bay - Califórnia

São Luis o Bispo

Uma cidade grande repleta de ruas animadas, um centro comercial com algumas boas lojas e uma linda missão católica. São Luis o Bispo é uma boa opção para passar a noite ou almoçar/jantar.

Solvang

A última grande parada do dia foi na simpática Solvang, também conhecida como “little Denmark” (pequena Dinamarca).  Demos um belo passeio, tomamos sorvete e comemos docinhos típicos dinamarqueses antes de seguir para Santa Barbará onde dormimos.

Uma das sensações da cidade é tomar café da manhã no Paula Pancakes que tem uma panqueca enorme e gostosa, mas sinceramente não é nada que mereça que vc durma na cidade. Solvang é o típico lugar turistico para você ficar um par de horas e “vazar”…

Solvang - Califórnia

Ainda em Solvang…

Outra parada divertida, especialmente para quem viaja com crianças é a Ostrich Land detalhe que a menor “criança” no nosso carro tinha seus 20 e poucos anos e se amarrou em alimentar Avestruzes.

Avestruzes em Solvang

A fazenda fica na 610 East highway-246, passando a cidade sentido Santa Barbara, fique de olho do seu lado direito. A entrada custa quarto dólares e com mais um dólar você recebe um prato cheio de comida para alimentar emas e avestruzes gulosos.

Alimentar estes pequenos gigantes é uma experiência bem interessante, enquanto o Avestruz é muito guloso e mal humorado e tenta arrancar o prato inteiro da sua mão com uma só bicada (minha amiga Ana apelidou os avestruzes de Angry Birds) a Ema é super dócil e come graciosamente sem nenhuma pressa. Vale pela diversão…

Alimentando avestruzes em Solvang

Avestruz guloso comendo

Ema em Solvang

Ema, menos bonita porém muito mais dócil

 Outra paradas nesse trecho que não conseguimos testar, mas que foram bem recomendadas são:

a) Pismo Beach – Migração das borboletas Monarca

Chegando em Pismo Beach, vire a direita na Price Street (paralela a route 1) e siga por uma ou duas milhas. Procure o North Beach Camping do lado direito e em seguida o Pismo Beach Grove. Este bosque de eucaliptos super alto fica repleta de borboletas grudadas no tronco. Para observar melhor os visitantes podem pegar binóculos emprestados.

b) Pôneis – dica bacana para quem viaja com crianças

Cerca de 1-2 milhas de Solvang há uma fazenda chamada Quicksilver Ranch (http://qsminis.com) repleta de pôneis muito lindos e muito bem comportados. A entrada é grátis. A Anastácia foi com o filho de sete anos que amou o passeio.

 Dá para ir de Carmel até Santa Barbara em um dia?

Que dá, dá. Mas claro que encaixar 386 quilômetros numa estação que anoitece as 16:45 da tarde, não foi tarefa fácil e que tivemos que abrir mão de algumas paradas que adoraríamos ter feito.

Então aproveito para deixar aqui uma dica importante, se tiver tempo faça este trecho em dois dias. Se pudéssemos voltar atrás, teríamos dormindo uma noite em São Luis o Bispo ou Paso Robles.

Veja aqui um roteiro de 10 dias pela Califórnia incluindo este trecho

Outros trechos dessa viagem:  De São Francisco a Carmel e de Santa Barbara a Los Angeles.

 

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

64 comments

  1. Antonio Sousa 28 maio, 2017 at 20:47 Responder

    Olá Mari,

    Atualmente a HWY 1 está interditada, e provavelmente estará liberada em junho. Como eu irei em outubro/17, casal + dois guris (15 e11aa) provavelmente não precisarei fazer a volta.
    Eu queria fazer SFO (passando pela GOOGLE e APPLE) +CARMEL+BIG SUR até SAN LUIS OBISPO na primeira perna e aproveitar rapidinho.
    Depois disso queria descer a LA.
    O que achas?

  2. Sandra Mara 21 maio, 2017 at 19:11 Responder

    Boa tarde Mari
    Tudo bem?
    Adoro suas dicas .Por favor vamos ficar 3 noites em San Francisco e depois uma noite em Carmel aonde seguiremos para San Luis Obispo .No caminho entre Carmel e San Luis iremos conhecer Hearst Castle mas ao ler seu post de Cambria ficamos com vontade de conhecer tambem. Vc acha possivel sair de carmel e parar em Hearst Castle e em Cambria ? Muito obrigada!

  3. Juliano Guerra 27 abril, 2017 at 13:28 Responder

    Muito bom as informações. Vamos de Santa Barbara até monterey no mesmo dia. A parte da estrada em Big Sur está fechada. Vc acha q da pra fazer essa viagem em um dia com
    Calma.

  4. Diego Maia 17 janeiro, 2017 at 14:26 Responder

    Oi, Mari, tudo bem? As dicas do seu blog estão sendo fundamentais para planejar a minha viagem para a California agora no começo de maio 🙂 Tenho uma dúvida, será que você consegue me ajudar? Para quem pretende ir de Monterey a Santa Barbara em um dia em maio, é melhor sair cedinho., tipo 8h, mesmo? Li que o Big Sur pode ficar coberto de névoa pela manhã nessa época do ano, e que às vezes era melhor sair um pouco mais tarde (tipo 9:30, 10:00) porque seria mais garantido pegar a área sem névoa, que costuma se dissipar pela manhã.

    Muito obrigado desde já!

    Abraços

    • mari vidigal 19 janeiro, 2017 at 06:56 Responder

      Oi Diego,
      Maio é um bom mas para fazer essa viagem, e sim, melhor sair um pouquinho mis tarde. Dependendo da intensidade da névoa, ela só se dissipa por volta das 11 da manhã. De qualquer forma é algo meio imprevisível e que não dá pra prever. Já fiz a viagem de manhã com um pouco de névoa e foi lindo, e já fiz de manhã com um sol intenso. Já fiz as 11 da manhã com névoa brava, enfim, depende do bom humor de São Pedro, mas Maio é um ótimo mês.

  5. Marcia Mattos 26 outubro, 2016 at 23:30 Responder

    Mari, boa noite
    Vou no inicio de nov. para LA e SF. Tenho apenas 12 dias. Gostaria de saber se é viável o retorno de SF para LA pela hwy 1
    saindo cedo de SF e indo até San Simeon.
    Seria possivel fazer a 17 miles drive e a Big Sur no mesmo dia.
    Pelas minhas contas só teria 2 dias para fazer este retorno.
    Não tenho interesse em visitar o aquario.
    Obrigada,
    Marcia

  6. Marina Lusa 7 setembro, 2016 at 14:47 Responder

    Ola Mari!
    tudo bem?

    Estou planejando minha viagem para California que sera agora em Outubro.
    Estou com uma duvida em relação meu roteiro, pois eu chego em Los Angeles dia 03 a noite. Durmo pela região, e meu plano é partir cedo para Santa Barbara, a cidade que irei dormir a primeira noite.
    Minha segunda noite para a Highway 1 esta programando para Monterey.
    Pelo que tenho lido, para um dia de viagem o trajeto Santa Barbara Monterrey fica um pouco apertado para aproveitar ne?

    Voce sugeriria que eu dormisse em outra cidade que não fosse Sta Barbara no primeiro dia? Para assim eu possa encurtar a viagem ate Monterey?
    Qual seria sua dica? Solvang? Cambria?

    Obrigada!
    Marina

    • mari vidigal 7 setembro, 2016 at 20:38 Responder

      Oi Marina,
      Eu dormiria em Santa Barbara mesmo (a cidade é deliciosa) mas incluiria um dia no roteiro para dormir em Cambria ou São Luis o Bispo.
      Especialmente para vc que está fazendo no contra-fluxo, é importante dosar bem a viagem para chegar em Big Sur ainda com luz.
      Beijso

  7. Naiade 30 agosto, 2016 at 23:55 Responder

    Boa noite!
    Faremos uma viagem 10 dias entre São Francisco/Los Angeles e Lãs Vegas. A ideia é passar 3 dias em São Francisco, 1 dia em Napa Valley/ 1 dia Monterey e pernoitar em Carmel/ 2dias Los Angeles dormindo em Santa Monica/ 3 dias Lãs Vegas. Puxado não?
    A minha dúvida se compensa pernoitar em Carmel ou seguir para Santa Bárbara? Ou Qual melhor opção?

    • mari vidigal 31 agosto, 2016 at 20:23 Responder

      Pernoite em Carmel SEM DÚVIDAS!
      Para seu roteiro ficar menos corrido eu faria Uma noite em Carmel, uma noite em Cambria ou San Luis o Bispo e outra em Santa bárbara. Se não ser, Carmel e Santa Bárbara, mas saiba que será corrido!
      Entre Los Angeles e Vegas, veja se não vale a pena voar. As vezes há vôos muito baratos!
      Abraços

  8. Maria Fernanda 8 agosto, 2016 at 00:00 Responder

    Ola Mari ..
    Preciso ainda mais de suas ótimas dicas , em outubro vou para Califórnia , ficaremos ( eu e marido) 3 dias em Sao Francisco , e estou com poucos dias para passear pela Costa …. Tenho 3 dias somente , sendo que tenho que considerar a volta para San Francisco , pois nosso voo no dia seguinte é de San Francisco … Não vamos até Los Angeles ….
    Olhei varias dicas , o que mais me chamou atenção pelo que gostamos é Santa Cruz – Monterey-Carmel-Big Sur- e Santa Barbara .. Acha que dá ?? Muito puxado ?? Me ajuda em um roteiro … Somos casal Joven , amamos praia , não ligamos muito para parte de historia , castelos , nem museus! obrigadaaa

    • mari vidigal 12 agosto, 2016 at 21:16 Responder

      Oi Maria Fernanda,
      Não consigo te ajudar com um roteiro (se eu for fazer roteiros personalizados para cade leitor precisarei de umas 5 Maris. Rs) mas posso te ajudar com dicas.
      O que eu faria se fosse você:
      Dia 1 até Carmel (durma em Carmel ou Monterey)
      Dia 2 até Santa Barbara (vai ser corrido e MUITO pesado)
      Dia 3: Conhecer Santa Barbara cedo e volta por dentro.
      Abraços

  9. Pedro 26 abril, 2016 at 15:02 Responder

    Bom dia Mari, estou montando um trajeto entre São Francisco e Los Angeles, mais estou com algumas duvidas de onde parar.
    Programei da seguinte forma:
    1º ao 3º dia: São Francisco
    4º e 5º : Monterrey e Carmel
    6º : Cambria
    7º: Santa Barbara
    8º: Santa Monica
    9º ao 11º: Los Angeles
    12º : Los Angeles – Guarulhos

    a parte que estou com mais dificuldades é o caminho entre Carmel e Santa Barbara, achei Cambria a cidade mais interessante o que vc acha???

    • mari vidigal 3 maio, 2016 at 18:36 Responder

      Concordo com você Pedro. Adoro Cambria e já te adianto: tenho um post completinho da cidade no forno para as próximas semanas.
      Beijos

  10. Ana Cris 19 abril, 2016 at 01:14 Responder

    Oi!!! super interessada nesse blog!!!
    Arrasando!!!
    Casal e 2 kids ( 9 e 7 anos) julho/2016 – anoitece mais tarde ( certo?)
    Dúvida: Trajeto SF até Carlsbald ( Legoland Hotel):
    dia 18: sairemos cedo de SF, pra ter o dia no aquario Monterey ( almocar pela regiao) e fazer no fim de tarde 17 miles de bike e dormir hotel em Carmel;
    no dia 19: andar pela manhã em Carmel, e dirigir pela BigSur parar pra almoçar ( enviei email para Sierra Mar Restaurant ( Post Ranch Inn) questionando sobre menu infantil, eles disseram q não tem essa opçao e não disseram diretamente q não recebem crianças, mas q são mais voltados para casais/ romanticos… então pensei em chegar a Sao Luis Obispo para almoçar e dar uma caminhada pelas ruas da cidade (será?) e seguir pra dormir em Sta Barbara ( q pelos meus calculos no google maps fica no meio caminho… ) ou ficar em Solvang?
    dia 20: passear pela manhã em Sta Barbara e seguir viagem pra Carlsbald (Legoland hotel – dia seguinte parque Lego)
    dia 21: parque Legoland
    dia 22: Zoo San Diego
    dia 23: comic con
    dia 24: sea world e final do dia ir Anaheim
    dia 25: Disneyland
    dia 26: Disney California Adventure
    dia 27: manha hotel / arrumar malas voo de volta Brasil 21h

    Estou na dúvida: onde parar para almoço pos Bigsur e onde dormir: Sta Barbara ou Solvang?
    Acho q ficará meio corrido… mas vou tentar… maioria das viagens são com as crianças e sei q posso alterar programas… se cansados, voltamos mais cedo hotel e tal…
    mas essa será 1a viagem de carro longa…… 😉
    Grata!!!

    • mari vidigal 19 abril, 2016 at 22:29 Responder

      Oi Ana,
      É MUITO puxado seguir de Carmel até Santa Barbara – com todas as paradas que vc pretende fazer e com crianças (na verdade, sem crianças já é puxado. Rs). Eu ficaria no máximo em Solvang. SLO é na verdade uma opção mais relax e que garantira mais tempo para vcs curtirem a viagem. Na verdade senti falta de um dia de viagem entre SLO e Santa Monica ( e só no dia seguinte eu tocaria para San Diego).
      Como é a primeira viagem de carro longa da família, eu optaria por reduzir os percursos e a medida com que os pequenos vão crescendo e se acostumando, você poderá fazer viagens mais longas.
      Beijos

      • Ana Cris 27 abril, 2016 at 20:59 Responder

        Oi Mari!
        Grata pelas dicas!
        sim já mudei de ideia e reservei em Solvang pra pernoitar. No dia seguinte passaremos em Sta Barbara…
        Bem nao encaixei Sta Monica ( pq já ficaremos em Venice Beach por 4 dias no inicio da viagem….)
        Na verdade começaremos e terminaremos viagem por LA. ( motivo aéreo)
        4 dias Venice Beach/ Sta Monica… depois iniciar road trip pra Yosemite park (2 noites) e depois Napa Valley ( 1 noite) e aí sim chegar em SF ( 4 noites)…..
        Puxado sim !!! Tenho noção…. mas sempre tento viajar tendo uma ideia do local e imaginar o q pode-se fazer em determinada cidade… claro q as vezes um picnic num parque agrega mais valor pra mim e meu marido e kids… daí valorizo esses momentos sabe? e se algo for deixado de lado foi por um bom motivo…
        quem sabe pra voltar?!!! rsrsrsrrs
        beijos!!!
        Ana

  11. Riccardo Torre 8 fevereiro, 2016 at 22:09 Responder

    Olá, boa tarde! Parabéns pelo blog! Estou in do com a minha namorada passar 15 dias na California, aproveitando mtas de suas dicas rs…me surgiu uma dúvida: a princípio, passaria uma noite em San Luis Obispo, antes de seguir viagem para Santa Barbara. Mas vc recomenda pernoitar em Cambria ou Paso Robles? ou tanto faz? Obrigado!

    • mari vidigal 9 fevereiro, 2016 at 01:23 Responder

      Oi Ricardo,
      Em termos de logistica SLO ou Cambria muda muito pouco. Paso Robles é uma opção muito especial para quem curte vinho e quer visitar vinícolas. (mas vc vai desviar um bocadinho da rota)
      Adoro Cambria, uma cidade linda, pouco conhecida e repleta de bons restaurantes.
      Beijos e aproveite a viagem

      • Riccardo Torre 10 fevereiro, 2016 at 18:22 Responder

        Obrigado! Não somos muito chegados a vinhos e/ou vinícolas…então entre Cambria e SLO vc ficaria com Cambria, né? Pelo que andei lendo, SLO só é maior, tem lojas e etc., mas perde nas paisagens praianas de cambria, é isso? e sobre os restaurantes em Cambria, qual vc me indica? Beijos

  12. adriana 2 janeiro, 2016 at 17:49 Responder

    Boa Tarde
    Amei seu blog e agora eh minha vez kkkk
    Vou chegar 31 de janeiro 16 em San francisco e reservei so hotel em 2 de fevereiro em Los Angeles. Gostaria de ir pela Rota 1. O q vc sugere??? Queria ir passando e fazer uma parada para dormir no meio do caminho.
    Obrigada
    Bjs
    Adriana

  13. Alexandre 24 setembro, 2015 at 04:31 Responder

    Oi!
    Eu, minha mulher e nosso filho de 4 anos vamos agora em outubro de São Francisco para Las Vegas, de carro, passando pela Hwy1. Separamos duas noites para descansar, e estamos tentando encaixar a melhor parada.

    A primeira é em Carmel/Monterrey e a segunda teria que ser em algum trecho próximo (leia-se “menos longe”) de Las Vegas. Pensamos em San Luis Obispo, Cambria, San Simeon, Bakersfield e até Lompoc.

    O Google Maps indica seis horas de estrada no trecho para Vegas, partindo da maioria dos lugares (e estimo que gastarei o mesmo no primeiro, com todas as paradas em mirantes, etc.)

    Bakersfield é mais perto de Vegas, mas mais longe da costa e acho que teremos que correr para não pegar uma estrada inóspita, à noite.

    Alguma dica?
    Obrigado!

    • mari vidigal 24 setembro, 2015 at 13:59 Responder

      Oi Alexandre, Td bem?
      A viagem de San Francisco para Vegas em Hwy 1 é uma PEDRADA, eu siceramente acho 2 dias, muito pouco tempo para chegar em Los Angles… Em vegas então…
      O que eu faria se fosse você:
      A) Veja essa sugestão de roteiro de 2 dias até Los Angeles. Carmel/ Monterey é MUITO perto de San FRancisco, e essa parte da Hwy 1 é a mais sem graça, então eu faria por dentro pela 101, e começaria BEM cedo. Eu dormiria a primeira noite já em Cambria para na segunda noite passar de LA.
      B) Você não considerou o transito no seu roteiro, e sempre nas mediações de LA, a coisa demora MUITO mais tempo do que o estimado. Por isso é importante que você avance o máximo no primeiro dia.
      C) Sua viagem será extremamente corrida, não dá mesmo para encaixar mais um dia?

      Espero ter ajudado,
      Beijos

  14. Martha 18 setembro, 2015 at 02:22 Responder

    Olá, Mari! Tudo bem? Adorei seu blog e as dicas. Estou com uma dúvida que não consigo achar em lugar algum… Estou indo agora em outubro para fazer esse roteiro. Sairei de Monterry a Santa Bárbara (mas já tendo ido e voltado a Carmel no dia anterior). Acho que isso faz com que esse trecho Monterrey – Sta Barbara fique menos corrido, não? Daí a dúvida é para que horas comprar o tour no Hearst Castle. Me disseram ser melhor comprar o ticket com antecedencia, mas não estou conseguindo ter ideia da hora que chegaremos, tendo em vista ser esse o trecho mais interessante em termos de parada e tal. Pode me ajudar? Obrigada!

    • mari vidigal 19 setembro, 2015 at 05:28 Responder

      Oi Martha,
      Tudo bem?
      Vou te responder rapidinho porque estou no meio de uma viagem, mas se ficar alguma dúvida vc me avisa, q eu escrevo com mais calma. Pode ser?
      Respondendo suas perguntas:
      A) Mesmo com Carmel já visitada, o trecho Monterey – Sta Barbara é uma pedrada. Se ainda der tempo de mudar, minha recomendação é parar em Cambria, Paso Robles, ou San Luis o Bispo. Se não der tempo de mudar, comece a viagem cedo.
      B) Compre o último horário do tour do Hearst Castle. Se a intenção é percorrer esse trecho com calma, esse é sem duvida o horário mais seguro. Já fiz isso, e foi um pouquinho corrido, mas deu certo e não me arrependo.
      Beijos e se pintar alguma dúvida grite!
      PS: Já viu este post do Hearst Castle?

  15. Elaine 7 agosto, 2015 at 03:20 Responder

    Olá !! Td bem ???

    Vou para las Vegas por 6 dias , depois iremos com vôo interno para los angeles e por mais 7 dias , porém os últimos 3dias temos que estar em santa Mônica para um compromisso.
    Gostaria de conhecer Carmel , paso robles, solvang e , Santa Bárbara . Qual roteiro que sugere ? Ou quais cidades ?

    Obrigada

    • mari vidigal 17 agosto, 2015 at 15:45 Responder

      Oi Elaine, vc pode fica 2 dias em Los Angeles, 1 dias em Santa Barbara e 1 dia em Paso. Eu deixaria Carmel para uma próxima viagem para não ficar muito corrido. Mas, se quiser fazer diferente, toque de LA para Carmel no primeiro dia pela via rápida e faça o trajeto contrário até chegar em Los Angeles 🙂
      Beijos

  16. Rodrigo Benevides 23 junho, 2015 at 01:04 Responder

    Mari,
    Sensacional seu blog!
    Salve minha vida pf (srs) e veja se o meu roteiro funciona?! Preciso fechar os hotéis com urgência e estou muito na dúvida!
    SF -2 dias e 1/2
    Yountville – 2 dias
    Carmel – 1 dia
    Cambria ou Paso Roble – 1 dia
    Sta Barbara – 1 dia
    LA- 2 dias e meio
    O que achas? Queria muito ficar mais um dia em SF, mas creio que o trecho Carmel-Sta Barbara seja muito cansativo pra fazer em apenas um dia.
    Tks! Bjs!

    • mari vidigal 25 junho, 2015 at 04:27 Responder

      Oi Rodrigo,
      Td bem?
      Dentro do número de dias que você tem, melhor impossível!
      Bom trabalho com o roteiro 🙂
      Aproveite a viagem e na volta passe aqui para contar como foi!
      Beijos

  17. Rony Vidigal 14 junho, 2015 at 13:29 Responder

    Cara Mari, parabéns pelo site !!! Adorei. No Natal deste ano irei com a minha esposa e méis dois filhos, com 15 e 12 anos, conhecer a Califórnia. O roteiro será o seguinte:
    4 dias inteiros e 5 noites em San Francisco,
    1 dia viajando de San Francisco a Heavenly, Lake Tahoe, onde vamos para esquiar,
    4 dias inteiros e 5 noites em Heavenly,
    1 dia inteiros e 2 noites em Monterey e Carmel,
    1 dia viajando de Monterey a Santa Monica,
    2 dias inteiros e 3 noites em Santa Mônica e Los Angeles,
    2 dias em San Diego,
    1 dia viajando de San Diego para Las Vegas, e
    3 dias inteiros e 3 noites e Las Vegas.
    O que você acha ? Estou com receio que as viagens que faremos de Monterey a Santa Mônica e de San Diego a Las Vegas, seja muito cansativas. Teremos ao todo 21 dias de viagem.
    Obrigado e um abraço.

    • mari vidigal 17 junho, 2015 at 01:05 Responder

      Fala Primo! Tô assumindo que se é Vidigal é primo 😉
      Vou dar vários pitacos, tá?!
      -Para o Esqui: eu dividiria duas noite em Heavenly e duas noite no Squaw. Especialmente se vocês já esquiam.
      -O trecho Monterey – Santa Monica é absurdamente longo, especialmente no inverno. Tire um dia de algum lugar e quebre sua viagem em três: Monterey – Cambria ou Paso Robles – Santa Monica
      -San Diego para Vegas é outra pedrada. Você já viu os preços dos vôos? Muitas vezes vale a pena devolver o carro e voar. Se não, saia cedo e mande ver. Dê uma olhada em como eu dividi essa viagem aqui nesse post.
      -Outra alternativa é tirar um dia de Vegas. Três noites em Vegas, talvez seja tempo de mais para os meninos de 15 e 12 anos que não podem entrar em muitos lugares.
      -Já viu este post com várias dicas de San Francisco?

      Abraços,
      Mari

      • Rony Vidigal 17 junho, 2015 at 02:18 Responder

        Obrigado “prima” Mari. !!!!! Gostei muito das suas dicas, vou dividir a viagem de Minterey a Santa Mônica e parar em Cambria ou Passo Robles. Também acho que a viagem de carro de San Diego a Vegas deve ser pesada. Vou pesquisar os vôos. Abração. Rony

  18. Francisco 14 maio, 2015 at 17:25 Responder

    Parabéns, as dicas são realmente fantásticas.
    Nos vamos de Lisboa para SF, onde ficamos 3 noites, depois começamos a fazer a viagem até LA, pela Highway1. O plano é o seguintes:
    SF até Monterey (pernoitar)
    Monterey até Solvang
    Solvang até LA.
    A minha grande dúvida é na segunda noite, onde ser´melhor pernoitar, Solvang ou San Luis Obispo? Pensei em Solvang para poder ser mais rápido no outro dia a Santa Barbara.
    Qual a sugestão?

    • mari vidigal 15 maio, 2015 at 15:58 Responder

      Oi Francisco,
      Que delícia de viagem!Seu roteiro esta bem desenhado, quanto a sua pergunta… depende dos seus interesses.
      Se você curte vinhos, ficar em Solvang e sair para jantar em Los Olivos (reserve o Los Olivos Café que é fantástico) é espetacular. Se não, vale a pena fica em São Luis O bispo ou até mesmo em Cambria ou Paso Robles para curtir a Highway 1 com calma. Tanto de São Luis quanto Solvang, você chegará em Santa Barbara relativamente rápido!
      Aproveite bastante a viagem
      Abraços,
      Mari

  19. Neila 21 abril, 2015 at 14:04 Responder

    Oi Mari, tudo bem? Estou lendo seu blog e estou amando…..
    Pretendo ir a São Francisco e seguir para Los Angeles pela costa……, irei em Novembro/ 2015, farei esse percurso em 15 dias, com paradas até Los Angeles, onde finalizarei minha viagem. Estarei eu, meu marido e meu filho de 5 anos. Minha dúvida é, como é o clima em novembro?? Chove muito, faz muuuito frio, vale a pena ir nessa época??? Pretendo fazer meu roteiro da seguinte forma:

    – São Francisco : 4 dias
    – Monterey/ Carmel: 1 dia.
    – Santa Bárbara: 1 dia
    – Santa Monica: 2 dias
    – Holywood/ Bervely Hills: 2-3 dias
    – Anahein: 4-5 dias

    O que achou?? Ficou puxado?

    Obrigada e parabéns pelo blog!!!

    Neila

    • mari vidigal 13 maio, 2015 at 18:16 Responder

      Oi Nella, Td bem?
      5 dias em Anaheim é muito tempo, três ou no máximo 4 é o recomendado. Tirando esse dia dai você pode passar um noite em Paso Robles ou São Luis O Bispo para encurtar a viagem entre Monterey e Santa Barbara (que é muito cansativa).
      Fora isso adorei o roteiro, está super bem montado.
      Novembro é friozinho (prepare-se para um bom vento) e pode ser que chova (é o começo da estação chuvosa).
      Aproveite bastante a viagem,
      Bjs

  20. Nathalia 8 abril, 2015 at 15:30 Responder

    Achei seu blog demais! Estava pesquisando como fazer a highway 1…

    Como chego em Vegas e de lá vou pra Los Angeles estou pensnado no seguinte roteiro:

    -4 dias em Los Angeles
    – Highway 1 com primeira parada em San Luis Obispo;
    – Highway 1 com segunda parada em Monterey;
    – Chegada em San Francisco onde ficarei 4 dias.

    O que você acha? Subindo de Los Angeles para San Francisco é fácil encontrar a entrada para o Pfeiffer Burns State Park?

    Muito obrigada!!!

    • mari vidigal 13 abril, 2015 at 12:24 Responder

      Oi Nathalia,
      Que delicia de viagem!
      O roteiro esta perfeito, minha única sugestão seria fazer a rota 1 de São Francisco para LA e não ao contrário. Dirigir ao lado do mar é sempre mais bonito. (Se não der, não tem problema, você terá que ser mais cuidadosa nos recuos e nas paradas, mas nada grave).
      Outra sugestão, seria parar uma noite em Santa Barbara (tire um dia de LA), a cidade é uma graça e as vinícolas da região são especiais.
      Aproveite a viagem e qualquer coisa é só gritar.
      Beijinhos,
      Mari Vidigal

  21. Sandra 5 fevereiro, 2015 at 23:59 Responder

    Nossa, seu roteiro de Carmel a Santa Barbara é o que eu estava procurando pra fazer em um dia e como será verāo (julho) vou aproveitar bem o dia já que escurece tarde, né? Parabéns e obrigada por ajudar.
    Que hotel baratinho recomenda em Santa Barbara. Estou achando os hotéis meio caros em julho/agosto. Outra coisa: vale a pena a saída da estrada para visitar o Hearst Castle?

    • mari vidigal 11 fevereiro, 2015 at 10:32 Responder

      Oi Sandra,
      Tudo bem?
      Eu visitei o Heast Castle e adorei. Só vale lembrar que a visita leva pelo menso umas três horas e que você terá menos tempo para curtir a estrada.
      Infelizmente não tenho nenhuma dica de hotel baratinho em Santa Barbara.

      Abraços e boa viagem,
      Mari Vidigal

  22. Alexandre Machado 24 janeiro, 2015 at 16:43 Responder

    Meus parabéns. Informações ricas.
    Estou estudando em SF e tenho a tarde de sexta e final de semana livres. Pretendo alugar uma Harley e fazer neste período de folga parte do roteiro que menciona. O que sugere?
    Parar em Carmel e conhecer a região ou esticar até Santa Barbara?
    Obrigado.

    • mari vidigal 24 janeiro, 2015 at 21:17 Responder

      Com tão pouco tempo, estique até Cambria ou Passo Robles. Durma em Carmel sexta (faça o trajeto por dentro e curta a 17 mole drive nesse dia + pôr do sol na praia de Carmel). No dia seguinte faça Big Sur no capricho, visite os Elefantes marinhos em San Simeon e termine o dia em Cambria (se curtir vinhos, termine degustando vinhos em Paso). No dia seguinte você poderá curtir a manhã em algum cantinho especial, e a tarde, tocar par SF pela via rápida.
      Abs

  23. Juliana Sevidanes 13 janeiro, 2015 at 23:13 Responder

    Mari, tudo bem? estou APAIXONADA pelo seu blog! Estou programando minha viajem (15 dias) para Califórnia para o final de Agosto/2015.

    Lendo o blog de cabo a rabo eu estou planejando:

    1- São Francisco -3/ 4 dias para explorar a região
    2 – Dormi em Monterey – 2 dias para explorar Monterey e Carmel
    3 – Dormi em Santa Barbara – irei explorar pouco o local.
    4 – Santa Mônica e Los Angeles – Irei explorar Santa Mônica e me direcionar para Los Angeles onde eu ficarei por 4 dias.
    5 – Los Angeles – 4 dias (Hollywood (Calçada da fama, universal studios), Beverly Hills, Disneyland …)
    6 – Las Vegas – 3 dias.

    Só vai eu e meu namorado e apenas ele dirige, você achou boa a divisão dos dias da nossa viajem? Ficaria cansativo dormi Monterey/Carmel e depois só em Santa Barbara? Indicaria algum lugar antes de Santa Barbara para dormi?

    Muito obrigada e parabéns pelo blog 🙂

    • mari vidigal 14 janeiro, 2015 at 00:33 Responder

      Oi Juliana,
      Td bem?
      Obrigada pela visita e pelos elogios. Seu roteiro está ótimo, super bem dividido. Minha única mudança seria exatamente acrescentar uma noite em Cambria ou Paso Robles (se você gosta de vinhos, tem várias vinícolas boas por lá) entre Monterey e Santa Barbara, assim seu namorado não vai precisar dirigir tanto num só dia!
      Boa viagem e na volta passe aqui para contar o que achou!

  24. Rodrigo 10 novembro, 2014 at 02:51 Responder

    Oi Mari, estou viajando a Califórnia para fazer este passeio e pretendo fazer São Francisco (01 dia e 02 noites), de manhã cedo saio para Carmel (durmo em Carmel), Carmel a Santa Bárbara (durmo em Santa Bárbara e não pretendo gastar 02 horas no Hearst Castle) e Santa Bárbara a Vegas (com parada antes no Pier de Santa Monica, calçada da fama e placa de hollywood). Você acha que fica muito corrido? É que só tenho 05 noites pra dormir em Vegas e acho que vai ser o melhor da viagem. Se for muito corrido terei que dormir somente 04 noites em Vegas em em vez de dormir em Santa Barbara, dormir em San Luis Obispo e Santa Monica, para depois seguir viagem a Vegas. A viagem será somente eu e minha esposa. Que você sugere?

    • mari vidigal 10 novembro, 2014 at 22:46 Responder

      Oi Rodrigo,
      Tudo bem?
      Acho absurdamente corrido.Rs. 4 Noites em Vegas tá bom de mais. Dá para aproveitar e MUUUITO.
      Repense o seu roteiro com carinho, porque do jeito que tá, vc vai andar muito de carro para ver pouca coisa.

      O que eu faria:
      2 dias completos em SF (e é pouco)
      1: SF – Carmel Toque para Carmel por dentro, e quando chegar em Monterey, faça a 17 Mile Drive até Carmel e curta o dia ali.
      1: Carmel – Cambria (Vá o mais longe que você conseguir pegar com luz. Cambria é linda e tem bons hotéis e restaurantes)
      1:Cambria – O mais perto de Los Angeles que você conseguir chegar. Se der durma já em Santa Mônica
      1: Los Angeles (Lembre-se que você vai pegar transito! E mais do que gostaria). Eu se fosse você devolveria o carro em LA e pegaria um vôo para Vegas. Rápido e barato! Em Las Vegas você não precisa de carro, pode devolver o carro em LA feliz da vida. São 4 horas de carro.

      • Rodrigo 10 novembro, 2014 at 23:03 Responder

        Mari, São Francisco já comprei hotel e vou dormir 02 noites e passar 1 dia inteiro (sei que é pouco mas é o que vai dá), comprei tb hotel em Carmel (noite seguinte à São Francisco) e agora só falta definir essa próxima sequência. Sua sugestão é que eu durma em Cambria (depois de Carmel) e depois em Santa Monica? E então vejo o pier de Santa Monica, a calçada da fama, placa de hollywood e pego um vôo para Vegas? Em sendo assim, qual a melhor das cidades para dormir entre essas: Cambria, Morro Bay, San Luis Obispo ou Sovang? Contando que a próxima dormida depois dessa será Santa Mônica.

  25. Thais 17 agosto, 2014 at 21:18 Responder

    Oi, tudo bem?!

    Vou pra California em setembro e estou com uma dúvida com relação ao tempo que vou gastar entre Monterey e Hearst Castle. Peguei o último tour que tinha, 15h45. Deu tempo tranquilo pra vocês? Que horas vocês saíram pra viagem e que horas era a entrada do tour?

    Obrigada,
    Thaís.

    • mari vidigal 18 agosto, 2014 at 04:46 Responder

      Oi Thaís, td bem?
      A viagem entre Monterey e o Hearst Castle leva cerca de 2,5 (direto e sem nenhuma parada).
      Saímos cedo tipo 8:30 da manhã (já havíamos visitado Carmel e Monterey antes, então fomos direto pra Big Sur parando 1001 vezes) e almoçamos uma saladinha que compramos no Whole Foods de Monterey no estacionamento do Castelo para conseguir fazer tudo num dia só. Deu certo e sem muita correria. Não me lembro a hora do meu tour :O(.

Post a new comment

Veja também