Roteiro: 3 dias em Porto

12

Nossa leitora Silvana fez uma viagem incrível de três dias em Porto, Portugal. Nesse post ela divide conosco seu roteiro de 3 dias (com direito a mapa, dicas de vinícola para degustar vinho do Porto e restaurantes). Vamos nessa?

Roteiro: 3 dias em Porto – Portugal

Texto e imagens: Silvana Castro

Roteiro Resumido:

  • Dia 1: Cais da Ribeira, Ponte Luis I e degustação de vinhos em Gaia
  • Dia 2: Passeio pelo centro histórico de Porto
  • Dia 3: Bolhão, Igrejas e teleférico de Gaia

Hospedagem:

A Silvana ficou hospedada no Porto Central Flats. Um Flat bem novinho e bem localizado que ela gostou bastante.

Roteiro Detalhado

Roteiro no Mapa:

Mapa Porto

Veja todas as atrações e restaurantes desse post no Mapa

Dia 1 – Cais da Ribeira, Ponte Luis I e degustação de vinhos em Gaia

Chegamos no Porto no meio da tarde e fomos dar uma geral nos arredores.

Ponte Luis I

Ponte Luis I

Descemos as ruas a pé em direção ao rio Douro. Andamos pelo Cais da Ribeira em direção a Ponte Luís I para atravessar para Vila Nova de Gaia. Essa ponte de ferro tem dois andares. Aconselho a andar por ela tanto pelo andar de baixo, como pelo andar de cima.

Porto - Ribeira

Porto – Ribeira

Tour guiado na Cave Ferreira

Embora conheçamos o vinho de lá como “vinho do Porto”, a maioria das caves ficam em Gaia.

Degustação de vinho do Porto da Cave Ferreira

Degustação de vinho do Porto da Cave Ferreira

Fomos até a Cave Ferreira (aberta todos os dias das 10:00-12:30 e das 14:00 às 18:00) para uma visita guiada. Por sorte, ia começar uma em português (tem vários horários de visita e em várias línguas, precisa se informar antes).

Jantar no Restaurante Abadia

Restaurante Abadia- Porto

Ao voltar para Porto, fomos jantar no Restaurante Abadia (R. Ateneu Comercial do Porto 22 | aberto das 12:00 às 15:30 e das 18:30 às 23:00). A comida estava excelente e relativamente barata. Para comer, eu recomendo o bolinho de bacalhau – estava DIVINO- e de sobremesa o Viennetta.


Dia 2 – Passeio pelo centro histórico de Porto

Dia 2 no Mapa:

Dia 2: Porto

Parte da Manhã:

Subimos até a Estação de São Bento, famosa por seus azulejos. Alias azulejos belíssimos em fachadas, principalmente nas igrejas é o que não falta no Porto. Um mais belo que o outro.

Estação São Bento - Porto

Azulejos Portugueses na Estação São Bento

Estação São Bento - Porto

Saindo de lá fomos andando até a Praça da Liberdade, considerada por muitos o coração da cidade do Porto. Lá, entre vários prédios belos e estátuas, tem uma de Dom Pedro IV, que aqui no Brasil é conhecido como Dom Pedro I.

Praça da Liberdade - Porto

Estátua de Don Pedro I (Don Pedro IV de Portugal)

Continuamos andando, subindo pela avenida dos Aliados, passando pela Câmara Municipal do Porto chegando até a Igreja da Trindade (de segunda à sexta das 08:00 às 18:00, sábado das 7:30 às 12:00 e 14:30 às 18:00, domingo das 09:00 às 13:00 e das 16:00 às 19:00).

Igreja da Trindade - Porto

Depois fomos até a rua do Carmo onde tem a Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo (de segunda à sexta das 7:30-19:00 sábado e domingo 9:00-18:45 | entrada grátis). Duas igrejas geminadas com belos azulejos na lateral.

Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

Igreja das Carmelitas e Igreja do Carmo

 

Em seguida, passamos pela Igreja dos Clérigos (aberta das 9:00-19:00), onde há uma torre famosa aberta para visitação. (Mas como a fila estava sempre enorme, não conseguimos visitar)

Igreja e Torre dos Clerigos -Porto

Para almoçar…

Compramos alguns pães e bolinhos de bacalhau e fomos almoçar no flat (ia passar o GP da Bélgica e como sou fanática por F1, parei por 1h30 pra poder assistir).

Na parte da tarde:

Após o almoço saímos para continuar o passeio e fizemos uma parada na Igreja de São Francisco – uma das poucas que conseguimos visitar.

Igreja de São Francisco - Porto

Jardim do passeio Alegre

De lá, seguimos de bonde para o Jardim do Passeio Alegre que fica na foz do rio Douro. Um lugar lindo para curtir a paisagem. Ficamos lá até quase o pôr do sol, quando voltamos pro flat.

Vista do Passeio Alegre - Porto

Vista do Passeio Alegre - Porto


Dia 3 – Bolhão, Igrejas e teleférico de Gaia

Fomos caminhando até o Café Majestic, café histórico do Porto. O local é caro, mas para quem não pode gastar muito, vale a pena uma parada pra tomar um café e curtir o ambiente. O café fica na rua Santa Catarina, uma rua comercial de Porto onde passam apenas pessoas.

Cafe Majestic - Porto

Mercado do Bolhão

De lá, fomos até o Mercado do Bolhão, um dos mercados mais representativos do Porto. O mercado de diversos estande de flores, frutas e comidinhas diversas. Além dos produtos, o prédio foi homologado como imóvel de interesse público.

Mercado do Bolhão - Porto

Pitaco da Mari: para chegar lá você pode fazer uma caminhada gostosa pelo centro ou pegar um metrô até a estação “Bolhão”

Igrejas de Porto & Muralha Fernandina

De lá, passamos pela Capela das Almas de Santa Catarina, Igreja de Santo Idelfonso, Igreja de Santa Clara e pela Muralha Fernandina (cintura medieval de muralhas do Porto da quais somente pequenas partes sobreviveram até aos nossos dias).

Capela das Almas de Santa Catarina

Capela das Almas de Santa Catarina

Igreja de Santo Idelfonso - Porto

Igreja de Santo Idelfonso – Porto

Muralha Fernandina - Porto

Muralha Fernandina – Porto

Gaia: Passeio de Teleférico & almoço no cais

De lá, fomos até Gaia, atravessando a Ponte Luis I, desta vez por cima – a vista é belíssima. Pegamos o teleférico de Gaia – a vista para Porto do teleférico também é linda. Paramos no Cais de Gaia para almoçar.

Rio Douro Cortando Gaia e Porto

Rio Douro Cortando Gaia e Porto

Teleférico de Gaia

Vista do Cais da Ribeira em Port do Teleferico

Vista do Cais da Ribeira em Port do Teleferico

Degustação de vinho do Porto na Ramos Pinto

De lá fomos para mais uma cave com visita e degustação, desta vez na Ramos Pinto.

 Vinícola Ramos Pinto

O Palácio de Cristal

Saindo de lá, fomos andando de volta para Porto e caminhamos até o Palácio de Cristal e seus jardins – não aconselho a fazer isso, mas caso façam, talvez tenham mais sorte do que eu e encontrem o Museu do Vinho do Porto aberto.

O Palácio de Cristal tem umas das vistas mais bonitas do Porto. Embora tenha o nome “palácio” parece mais um ginásio, mas lá tem uns jardins que tem vista para o rio e é muito bonito, não paga para entrar. É entrar e explorar o ambiente.

Palácio de Cristal - Porto

Palácio de Cristal – Porto

Vista Palácio de Cristal - Porto

Vista Palácio de Cristal – Porto

Igreja de Nossa Senhora da Vitória

Saindo, passamos pela Igreja de Nossa Senhora da Vitória (também conseguimos entrar).

Igreja Nossa Senhora da Vitória

Igreja Nossa Senhora da Vitória

Último jantar no Abadia

Última noite e saímos para jantar de despedida. Ao invés de ir conhecer um novo local resolvemos voltar ao Abadia.

O que faltou visitar:

E faltou tanta coisa pra ver lá em Porto, Tenho que voltar pra passar uma semana. Alguns programas que a Silvanaa gostaria de ter feito:

  • Visitar a biblioteca chamada Livraria Lello e irmão (as fotos são incríveis) que inspirou a biblioteca do filme do Harry Potter
  • Visitar os Castelos de São João Bastista e de Santa Catarina
  • Passeio de barco pelo rio Douro.

Dicas para planejar a viagem:

Para visitar as igrejas do Porto – programe-se

A maior dificuldade no Porto era visitar as igrejas por dentro. Todos os dias têm missas pela manhã e em alguns dias (como o domingo), também à tarde. Assim, se você faz questão de visitar as igrejas por dentro, veja os horário de funcionamento e planeje bem sua visita.

Transporte:

O centro de Porto é relativamente pequeno e bem gostoso de andar. Assim recomendo que você faça os passeios a pé, ou de bonde. Para passeios mais longe, como a foz do Rio Douro você terá que usar o bondinho. O centro de Porto é bem coberto pela linha de metrô.

Bondinho em Porto

E aí? Curtiram as dicas da Silvana? Eu fiquei morrendo de vontade de conhecer Porto!


Sobre a Silvana:

Silvana Castro
Uma ciber-viciada que trabalha na área de tecnologia, adora fotos, músicas, viagens, vinhos e chocolates.
Dica do Leitor
Este post faz parte da série Dica do Leitor. Dicas Especiais enviadas pelos nossos leitores. Para participar escreva para [email protected]
Veja também:
Roteiro

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

12 comments

    • Silvana Castro 25 maio, 2017 at 02:44 Responder

      Oi. Varia!! Tem algumas que você pode degustar apenas um vinho, outras deixa você fazer um mix e outras tem até pacotes. Apenas 1 tipo de vinho custa de 2 a 3 euros. A visita com degustação uns 5 a 6 euros. Algumas, como a Taylors, cerca de 10 euros com passeio pela cave.

  1. vera 10 abril, 2017 at 13:40 Responder

    Oi, bom dia… sigo para Porto dia 21 agora, vou seguir seu roteiro (menos a degustação de vinhos, já conheci várias vinícolas por aí ). Reservo um dia para Guimarães para Braga (alguma dica?. Bjs

Post a new comment

Veja também