Madri: um dia de museu, tapas e flores
Este é um roteiro esperto que combina dois dos maiores atrativos de Madri: tapas e museus com uma surpreendente visita ao jardim botânico. Calce um sapato confortável, carregue a bateria da sua camera e prepare-se para desvendar alguns segredos dessa encantadora cidade.
Passeio por museus, jardim botânico e tapas em madrid
Começaremos o dia no Paseo del Prado onde estão quatro dos melhores museus de Madri: O Museu del Prado, O Reina Sofia, o Thyssen-Bornemisza eo Caja Forum, o ideal é que você selecione um ou dois deles. Eu se fosse você escolheria apenas um e visitaria com bastante calma, mas entendo que talvez você tenha pouco e opte por ver apenas as peças principais e queira visitar dois museus num só dia.
Escolhendo um museu em Madri:
Dicas para você escolher o seu museu:
- Museu do Prado: para quem gosta de arte antiga e quer ver artistas como Velazquez, Goya, El Greco, Rubens…
- Reina Sofia: para quem gosta de arte moderna e quer ver artistas como Picasso, Dali, Miró…
- Thyssen Bornemisza: para quem quer ver de tudo um pouco, arte moderna e arte antiga.
- Caja Forum: Um centro cultural mega moderno que costuma ter exposições temporarias fantasticas, dê uma olhada na programação e veja se tem algo que você gosta rolando.
(Para quem ainda sim ficou na dúvida, este post pode te ajudar um pouquinho mais).
Entrada nova do Reina Sofia
O Jardim Botânico Real de Madri
Depois de percorrer as galerias e babar com as obras do seu museu escolhido (tenho certeza que independente da escolha você vai se impressionar e/ou até se emocionar com algumas das pinturas mais famosas do mundo como o Guernica de Picasso no Reina Sofia ou Las Meninas de Velazquez e O jardim das delícias de Bosch no Prado) chegou a hora de visitar o não tão famoso mas não menos especial Jardim Botânico Real de Madri (Plaza Murillo, 2 | Aberto das 10:00 as 18:00 (inverno) e até as 21:00 no verão | entrada: 2 euros) que fica literalmente ao lado do museu do Prado.
Inaugurado em 1781 pelo Rei Carlos III o jardim botânico real de Madrid tem mais de 30,000 espécies de plantas diferentes é um senhor descanso e prazer, especialmente para quem esta com os olhos cansados de tanto ver planta – e apesar dos meus amigos entendidos de flor me dizerem que a crise deixou o jardim pobrinho e mal cuidado, preciso constatar que para os não entendidos de plantão o jardim parece estar muito bem cuidado. Perdi a conta de quantos quarteirões diferentes repletos de flores diferentes. Adorei!
Escolha algum dos muitos corredores de flores e comece a sua visita, que não tem nem lugar de começar e muito menos lugar de terminar. Mas parentes, MENINAS: num dos corredores tem um jardim que fala especialmente das plantas usadas em nossos shampos, sabonetes e cremes preferidos. IMPERDÍVEL! Brincadeiras a parte, caminhe tranqüilo, tire fotos e relaxe um pouquinho curtindo o cheirinho de natureza em pleno centro de Madri.
Imagino que os canteiros e a floração mudem bastante conforme as estações do ano, durante minha visita em meados de maio, o jardim estava repleto de Irís de vários tamanhos e cores diferentes, gostei tanto que tive que tirar pelo menos uma foto de cada….rs
Algumas das “n” íris que eu tive que fotografar :O)
Mas além das íris, vi muita coisa linda…
Tapas no bairro das Letras
Quando você cansar de tanto ver flor (ou for vencido pela fome) é hora de sair do jardim, atravessar o paseo del Prado e virar na Calle de las Huertas (que é uma das melhores ruas de Madri para começar a noite e tomar uns shots, mas que na hora do almoço fica bem mortinha). Suba a rua devagar (a subida é pequena, prometo) e não deixe de reparar nas diversas frases de livros gravadas no chão . É amigos… estamos no famoso bairro das Letras onde durante o século XVII residiram alguns dos maiores nomes literários espanhóis.
Vire a direita na Calle de Jesus, uma das boas ruas de Madri para comer tapas (petiscos) e escolha um ou alguns bares para tapear, eu geralmente visito dois ou três e provo uma tapa diferente em cada bar, para escolher sigo o bom e velho critério da lotação. Entro nos bares mais cheios que encontrar e com muita paciência (já que serviço definitivamente não está entre as melhores qualidades da Espanha) escolho minhas tapitas (ai não tem segredo amigo, é só olhar com carinho para a vitrine e pegar o pratinho ou canapézinho que piscar para você).
Na minha última visita entrei no Taberna La Dolores (Plaza De Jesús, 4) e abri meu apetite com uma deliciosa tapa de salmão (2,50 Euros). O Taberna Dolores é um bar bem tradicional decorado com azulejos e com mil tapas amontoadas no balcão onde os espanhóis se empoleiram para tomar cañas (cervejas) geladinhas não é dos bares mais lindos que já visitei, mas fui bem atendida e gostei da experiência.
Fachada do La Dolores, Madri
Dali pulei para o Los Gatos (Cales de Jesús 2) que fica na mesma rua tem uma decoração mega autentica inspirada nas touradas espanholas com direito a bonecos vestidos de toureiro em tamanho real e quadros super coloridos. Confesso que entrei ali mais pela decoração que pela quantidade de pessoas mas no fim das contas valeu a pena Ali comi uma salada de batata com maionese e um pouco de atum deliciosa por 3,50.
Olha só a decoração do Los Gatos
DETALHE IMPORTANTE para quem sai de tapas pela primeira vez: talvez você se assuste com a sujeira do chão de alguns dos bares, mas PASME, na Espanha bar com o chão sujo (geralmente de cascas de amendoin e guardanapos usados) é sinônimo de bar bom, então os Espanhois só varrem o chão – independente da imundice – no final do expediente. Resumo do resumo…rs.. se o bar tiver sujo pode entrar!
Daqui você pode seguir até a Plaza de Santa Ana (que fica ali pertinho) e terminar o dia bebericando e tapeando no Lateral (http://www.lateral.com) que tem tapas super gostosas e sofisticadas. Essas tapas sim valem a viajem e toda a caminhada do dia. Ou para quem quiser esticar o passeio e provar a melhor tortilla espanhola que já comi na vida, o Txirimiri (Calle Humilladero , 6) um barzinho basco que fica no animado bairro La Latina é uma super opção. O caminho para chegar lá é bem bacana e passa por dentro da Plaza Mayor. Veja aqui o LINK com o caminho certinho no Google: http://goo.gl/maps/CUXRz.
A tortilla de batatas do Txirimiri
O Txirimiri é moderninho, estilo e famoso pelas tapas caprichadas, a tortillas de batatas é tão especial que já ganhou alguns prêmios. Para quem quer arriscar um pouco mais, a tapa de abobrinha com camarão pedida pelo meu amigo, estava ótima! As tapas nesse bar são maravilhosas e hiper incrementadas (pena que depois das tapas que descrevi anteriormente só sobrou lugar para a tortilla no meu estômago).
E depois de algumas tapas e espero que muitas cervejas,termina o nosso passeio. Espero que curtam e quem tiver outras sugestões é só enviar!
Veja também:
ADOREI! As fotos nos levam até lá! Delícia de post. beijos.