Quer quebrar o ritmo da viagem com algo diferente e interessante? Está viajando com crianças ou adolescentes? Quer se divertir e de quebra aprender algo? Se você respondeu sim para qualquer uma das perguntas anteriores, você precisa conhecer o Exploratorium em São Francisco. Um museu que te mostra de maneira prática e divertida todos vários daqueles conceitos de física elétrica, mecânica, ótica, química e biologia (que você aprendeu na escola e nunca deu muita atenção) por meio de experiências super interativas. É muito mais legal do que parece!
Exploratorium
A nossa visita:
Chegamos no Exploratorium por volta das 11 da manhã, entramos despretensiosos e sem muitas expectativas. E quer saber, logo do inicio já adoramos. O conceito do museu é completamente interativo, e você é responsável por fazer com que cada uma das experiências tomem forma.
Brincando com imãs no Exploratorium
Espelhos, areia e movimento
Para mim que sou absolutamente visual, a graça começou antes das entrada com uma série de espelhos estilosos que “tive” que fotografar.
Espelhos na Entrada do Exploratorium – San Francisco
Quadro de colheres na entrada do Exploratorium
Passando a entrada começamos a interagir com algumas experiências de movimento bem interessantes, minha preferida: sentar numa cadeira que gira com um pneu de bicicleta em movimento na mão! Também gostei muito de outra experiência que fazia gotinhas de água voarem. Bem bonito. E claro, colar a mão na massa, quer dizer na areia, e desenhar em um disco em movimento muito bacana e sensorial.
Roda de bicicleta – percepção sensacional da força do movimento
Desenho na areia | Exploratorium
Cores e Movimento
Um das minhas alas preferidas brinca com cores e movimento. Tem um montão de experiências interativas e a que eu mais gostei foi uma parede que reconhece suas formas e enquanto você se mexe suas sombras se sobrepõem em vários tons de cor diferentes. Bem bonito!
Tem também uma demonstração de como fazer e produzir fazer seu próprio splash fotográfico (sabe aquelas fotos onde o liquido se espalha de forma quase mágica formando um lindo splash?) Uma pequena traquitana te ajuda a criar e fotografar a sua imagem.
E uma das experiências mais populares: imagens estáticas que como o movimento de transformam em uma perfeita batalha entre Batman e o Penguin com direito a trilha sonora.
Diversão para crianças e adultos
Como as experiências são relativamente simples, as crianças piram com algumas delas… eu me diverti muito vendo uma menininha de uns dois ou três anos fazendo bolas voarem com um sopro forte ar. Mas também haviam muitos adultos como nós pirando nas experiências… uma das mais populares: beber água de um bebedouro que parece privada! Bizarro ou não, a atração faz um sucesso danado e quase ninguém sai do Exploratorium sem tirar uma fotinho.
Água da Privada? – E ai, vai encarar?
Explorando o segundo andar
No segundo andar também tem muita coisa legal: um observatório em tempo real da ponte, ou seja, lá de longe é possível ver em detalhes os carros passando pela bay bridge. Uma lagoa de gelo seco alucinante, um simulador de tempestade areia, ampulhetas gigantes e uma infinidade de experiências super visuais.
Projeção da ponte em tempo real
Gelo seco & água – passei minutos curtindo essa experiência
Mistura de água e óleo
Água em movimento
Experiencia com luzes
Mil e uma experiências
E sem perceber, fomos deixando o tempo passar e fomos brincando em cada uma das alas, na parte de som, mandei ver numa bateria, na parte de ótica sofri para tentar fazer as experiências com olhos fechados e errei um montão de cestas de basquete em uma quadra miniatura. Brinquei de gigante em uma sala tortuosa e numa cadeira gigante. Me impressionei com a força do rodamoinho e com uma escultura sensacional de São Francisco feita de palitos de dente.
Brincando de gigante
Brincando com espelhos ;o)
Escultura de palitos de dente… imagina só que trabalhão!?
Comidinhas + VISTA
Nesse meio tempo, entre uma atração e outra, bateu uma fominha. Como já havíamos escolhido um restaurante ali perto, preferimos não almoçar e comer um lanchinho na lanchonete do Exploratorium, comemos uma frutinha e uma barra de cereal.
Para quem quiser almoçar, a cafeteiria tem um montão de opções com cara boa – e como estamos na California, várias delas são vegetarianas e orgânicas. Os preços são um pouquinho mais caros do que a média da cidade, o que é esperado tanto pela localização como por estarmos dentro do museu.
E claro, a parte mais legal do nosso lanchinho: uma vista privilegiada da Bay Bridge e da Baia se San Francisco.
E como é impossível descrever tudo, deixo aqui minha recomendação: depois de conhecer as belezas naturais da cidade, uma visita ao Exploratorium é um belo complemento para o seu roteiro em São Francisco!
Balada no Exploratorium
Pra quem quer unir o útil ao agradável, conhecer o Exploratorium a noite e de quebra tomar uma bebidinha. Todas as Quinta-Feiras o Exploratorium abre para uma festa (apenas para maiores de 18 anos, bebidas a venda para maiores de 21 com documento) das 18:00 às 22:00 e o ingresso é mais barato que durante o dia (15 dólares por pessoa).
Ainda não testei a “balada” mas ouvi falar muito bem, então #deixoadica.
Mais informações sobre a visita ao Exploratorium
Aberto de terça a domingo das 10:00 às 17:00 e Quinta-fera das 18:00 às 22:00 (para maiores de 18 anos)
Preços:
Durante o dia
Adultos 29 dólares
Jóvens (13-17) 24 dólares
Crianças (4 a 14 anos) 19 dólares
Menores de 4 anos grátis
Noites de quinta feira: 15 dólares
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida.
Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil.
Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.
Viaje Melhor
Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.
Olá!!! Estou amando o seu site!!! Nem preciso olhar outros para montar meu roteiro na Califórnia!
Nesse post tive uma dúvida: se formos na quinta feira à noite só curtiremos a balada ou poderemos conhecer o museu inteiro normalmente?
qto tempo mais ou menos levar pra conhecer o museu?
Oi Claudia,
Umas duas horas dá para aproveitar bem!
Beijos
Olá!!! Estou amando o seu site!!! Nem preciso olhar outros para montar meu roteiro na Califórnia!
Nesse post tive uma dúvida: se formos na quinta feira à noite só curtiremos a balada ou poderemos conhecer o museu inteiro normalmente?
Poderá curtir todas as atrações de museu abertas + a “balada”.
Beijos