Yosemite Park: como é a trilha para o Half Dome

Saiba como é a trilha para o Half Dome, um dos principais cartões postais do Yosemite Park. São 26 Km recheados de cachoeiras lindas, vistas de tirar o fôlego e uma subida final auxiliada por grampos. Uma experiência inesquecível e que vale cada segundo. Neste post dividirei com vocês todos os detalhes do trajeto. Vamos nessa?

Half Dome, é uma das formações rochosas mais famosas e interessantes do Yosemite. Para chegar no topo, são 13 Km de subidas pesadas com mais de 1200 metros de elevação e uma subida final super inclinada feita com o auxílio de cabos de aço (a pedra escorrega muito) e mais 13 Km de volta. Se a subida não é das mais fáceis, as vistas maravilhosas valem cada passo do trajeto e a sensação de chegar ao topo é simplesmente indescritível, uma das coisas mais legais que já fizemos na vida.

Half Dome visto do alto do Glacier Point

Esse é o Half Dome visto do alto do Glacier Point e é no alto dele que nós chegamos!

Planejando sua trilha: O que você precisa saber antes de subir o Half Dome

Permissão obrigatória para subir o Half Dome

O Half Dome é uma das trilhas mais populares do Yosemite Park, e para garantir a preservação do parque e a manutenção da trilha, há um número máximo de pessoas que podem visitar o Half Dome por dia. O limite é controlado por meio de uma loteria que acontece todos os anos entre os dias e 1 e 31 de Março, e também há uma loteria de último minuto. A loteria é bem disputada e nós tivemos que tentar várias vezes até conseguir.

Como obter a permissão

A) Com antecedência

O primeiro passo para quem deseja fazer essa trilha é aplicar para uma vaga no sorteio. Todos os anos entre 1 e 31 de Março, o Yosemite abre um grande sorteio para o Half Dome. Nele São sorteados 225 lugares por dia. Você pode se inscrever para quantos dias quiser, e cada nome pode levar de 0 à 5 acompanhantes. Os sorteios são nominais para evitar que haja um comércio ilegal de permissões.

B) Em cima da hora

Além desse sorteio antecipado, você pode aplicar para uma permissão em cima da hora até dois dias antes da escalada. Todos os dias são sorteados cerca de 50 lugares.

Veja aqui mais detalhes sobre o sorteio (em inglês).

Recebendo e imprimindo as permissões

No final do sorteio você receberá um aviso se foi ou não contemplado (como a trilha é concorrida, tivemos que tentar algumas vezes antes de conseguir), em caso positivo, você deve pagar a taxa, imprimir e levar a permissão com você para a trilha. Sua permisão será checada, não esqueça de levar o recibo.

Quanto custa a permissão?

Ao aplicar para o Half Dome, você deverá pagar uma taxa de $10, e caso seja sorteado, a permissão custa $10 dólares por pessoa. Caso você cancele o passeio até 24 horas antes, a segunda taxa é reembolsável. E claro, vale lembrar que a entrada no Yosemite custa mais 35 dólares por carro.

Duração da trilha e nível de dificuldade para subir o Half Dome:

  • Distância total: 26 Km
  • Ganho de elevação: 1200 metros
  • Nível de dificuldade: Alto
  • Tempo de duração: ~12 horas

Quanto tempo demora para subir e descer o Half Dome

Segundo o site do Yosemite, o passeio leva em torno de 12 horas (nós levamos um pouquinho menos, mas muita gente levou bem mais). 3 da tarde é o horário limite e independentemente do ponto onde estiver, você terá que voltar. Assim, recomendo que você comece o passeio bem cedo, se possível, antes mesmo do sol nascer. Nós começamos um pouco antes das 7 da manhã, e já havia bastante gente na trilha. Outra vantagem de começar o passeio cedinho, é caminhar o máximo possível sem o sol forte na cabeça.

Half Dome

Quando fazer a trilha

O Half Dome fica aberto de Meados de Abril até o finalzinho de Outubro. Assim que começa a nevar, a montanha fecha até o ano seguinte quando termina o degelo. O passeio é lindo durante todo o ano. Entre maio e julho, as cachoeiras ainda estão com água deixando o passeio ainda mais bonito. Nós fizemos a trilha em outubro, vimos pouca águas nas cachoeiras mas não sofremos com o calor do verão. Foi uma boa pedida.

O que levar para a trilha:

Comidas e bebidas

Como o Half Dome é uma trilha longa, tão importante quanto estar bem preparado fisicamente, é levar quantidade ideal de comida e água. Como o Yosemite é muito quente, especialmente a tarde, é melhor pecar pelo excesso de água do que ter uma possível desidratação. Levamos 5 litros de água no total e bebemos tudo – pra quem não quer carregar tanta água, levar comprimidos de tratar pode ser uma boa solução. Talvez daria para ter feito com 4 litros, mas com menos, de jeito nenhum. Vale lembrar que desidratação é uma das grandes causas de morte em trilhas na Califórnia.

Para comer levamos 3 sanduíches por pessoa, barras de proteína, nozes, maçãs e um gelzinho desses repositor de energias. Deu certinho.

Roupas & calçados adequados

Outro ponto que vale ressaltar é a importância de usar roupas e calçados apropriados para trilha. A caminhada é longa e escorregadia, um bom calçado de trilha (de preferência de cano alto para proteger seu tornozelo) será o seu melhor amigo contra lesões. Apesar do calor da trilha, os ventos podem incomodar e um casaco desses leves corta-vento pode ser necessário no alto da montanha. Para a subida, luvas são uma excelente companhia.

Preparo físico

A importante saber que o Half Dome é uma subida para quem está em excelente forma física. Antes de subi-lo, recomendo que você se prepare e faça outras trilhas pesadas e inclinadas para ir acostumando as pernas e os joelhos. Treinar inclinação na esteira também ajuda.

Medo de altura 

Quem tem medo de altura pode subir o Half Dome? Pode, mas vai sofrer um pouco. A montanha é alta pra burro. O Gu tem um pouco de medo de altura e subiu bem, mas evitou olhar para baixo. Chegando no alto da montanha, ele amou a experiência. Pessoas com pavor de altura tiveram experiências péssimas. Se esse é o seu caso, pense se realmente vale a pena fazer este programa.

Cabos de proteção

Quem quiser adicionar um pouco de segurança ao passeio, o que eu não fiz, mas recomendo, pode alugar um destes cabos de segurar alpinista e amarrar isso na cintura durante a subida e a descida. O negócio é tão inclinado, que um pouco de segurança adicional não faz mal a ninguém.

Subindo o Half Dome – Nossa experiência

O caminho para o Half Dome passa por algumas das trilhas mais populares do Yosemite Valley, a Vernal Falls, a Nevada Falls além de muitas outras paisagens incríveis. Nos próximos parágrafos descreverei o trajeto em detalhes.

Do Yosemite Valley a Vernal Falls -2 Km – Elevação 300 metros

Uma das cachoeiras mais gostosas do Yosemite, a Vernal tem água durante todo o ano e é fotogênica mesmo nos meses mais secos. Como saímos muito cedo, a luz ainda não estava tão bacana para fotos, mas deixamos espaço guardado para um super mergulho no final da trilha.

Este é o primeiro pedaço da trilha e foi bem tranquilo para nós que já havíamos visitado a Vernal outras duas vezes. O trechinho final tem uns degraus altos que foram um belo aquecimento para o que veríamos a seguir. Subimos bem rápido quase que sem pensar e fomos passando a grande maioria dos grupos que caminhavam para o Half Dome. No topo da Vernal, paramos dois minutos para namorar o vale, sempre lindo e seguimos em frente.

Half Dome

Vernal Falls – Yosemite é a primeira recompensa de quem caminha rumo ao Half Dome

Da Vernal Falls a Nevada Falls: 2, 3 Km – Elevação 310 metros

Esse segundo trecho também já era um velho amigo nosso, e passou bem mais rápido do que lembrávamos. Antes de encarar as escadaria rumo ao topo da Nevada Falls paramos para admirar a cachoeira lá de baixo, impressionante mesmo com pouca água. O último trecho da Nevada é super lindo, a subida é feita na lateral da cachoeira e eu tive que parar umas 5 vezes para fotografar. (Segundo o Gu, eu estava parando para descansar com pretexto de tirar fotos :P)

Half Dome

Backpacker Camp & Little Yosemite

Uma reta infinita com muita areia fofa (chato pra caramba de andar nisso) nos levou até o Backpackers Camp. No caminho uma cascavel de tamanho médio enroladinha nos lembrou que estacamos no território dela. E falando em território, uma das grandes recompensas dessa trilha é a natureza, com seus cheiros e cores. Fiquei encantada com as diferentes texturas das árvores que encontramos pelo caminho e tive que fotografar uma porção delas.

Half Dome

Half Dome

Banheiro de verdade no Backpacker’s Camp

No Backpacker’s camp, usamos o último banheiro de verdade do caminho (entenda-se por privada e não descarga). Comemos uma fruta e continuamos viagem.

Subida até o mirante do Half Dome

Half Dome - Placa no caminho

Placa no caminho do Half Dome

Passado o camping chegamos em uma área mais remota do parque, aqui há diversas placas te lembrando a presença dos ursos, em outras palavras “deixe seu piquenique desavisado que você terá companhia” e da necessidade da permissão para subir o Half Dome .

Half Dome

Começamos avistar o Half Dome cada vez maior na nossa lateral, e aos poucos (bem aos poucos mesmo) ele começou aparecer de verdade.

Half Dome

Texturas de madeira

Half Dome

Uma das belezas dessa trilha é a quantidade de arvores enormes. A textura dos troncos é incrível

Fizemos nossa última parada para comer algo e beber muito liquido aos pés da pedra, de lá já dava para ver os cabos lá longe. As vistas nesse último trecho parecem de mentira de tão lindas.

Half Dome

No pé do Half Dome – Uma subida danada pela frente

Chegando no pé do Half Dome

Parar no mirante foi a melhor coisa que fizemos, essa subida final foi a mais pesada e mais dicicil do dia. Os degraus são pequenos e inclinado, e lá embaixo, meu amigo, puro precipício.

Half Dome

No caminho tive que parar várias vezes para tirar fotos e algumas outras para descansar. Pela primeira vez no dia sentimos e muito forte o peso do Kms de elevação que tinhamos acabado de subir.

Half Dome

Conforme fomos nos aproximando da montanha e dos cabos de aço fomos percebendo a insanidade da subida, é inclinado pra burro. O Gu queria guardar minha máquina fotográfica de qualquer jeito, mas não deixei. Depois de subir tanto, eu tinha que tirar fotos. Não acham?

Half Dome

Half Dome de pertinho

Half Dome

Escalada no half Dome – Dá pra ver que é inclinado?

Ah, vale lembrar que nesse ponto há um guarda florestal que checa permissões. Quem chegar lá sem permissão tem 99% de chance de voltar para casa sem subir a montanha.

A escalada Final rumo ao Half Dome

Esse é o pedaço mais dificil da caminhada e segundo o site do Yosemite, o nível de insanidade desse trecho é 9 de 10. O truque é usar luvas (lá embaixo da montanha há um cemitério de luvas abandonadas pra quem não tiver, mas eu levei as minhas) e subir com calma tendo sem uma das duas mãos muito bem apoiadas. A montanha escorrega bem e quanto tem alguém descendo enquanto você sobe é meio chatinho.

Half Dome - a subida

Como rolou um congestionamento na subida (é amigo, nem todo mundo sobe na mesma velocidade e a coisa engargala) fui aproveitando as paradas para observar a paisagem e fazer algumas fotos do Gu subindo, quando ele percebeu, ele ficou bravo da vida e me mandou guardar a camera.

Enquanto a subida é dura pra quem tem medo de altura, ela é incrível para quem curte, eu aproveitei e agradeci a cada passo, mesmo antes de ter chegado no topo já sabia que tinha valido a pena e muito. Sabe aquela sensação de vitória construída aos poucos, a cada metro de subida eu ficava mais feliz e mais animada.

Half Dome

Gustavo subindo o Half Dome, legal pra caramba, não?!

Half Dome, o topo do Yosemite

Lá em cima, passamos um belo tempo namorando o vale e suas diferentes perspectivas, a vista é tão linda que dá fácil pra passar horas sem perceber.

Half Dome

Almoçamos com a melhor vistas das nossas vidas, tiramos algumas fotos na ponta da pedra (Tem muita gente muito louca que vai muito na pontinha, mas para que? Chega de riscos, né?!) e passeamos até um outro lado menos visitado e mais deserto.

Half Dome

Olha que lindo este paredão

Half Dome

Foto na pontinha do Half Dome

Half Dome

Mari e Gu no topo do Half DomeFoi lindo, eu faria tudo de novo, fácil! (O Gu disse quem também faria só que com cabos de segurança. Tá valendo, não?)

Half Dome

Yosemite do alto do Half Dome

Half Dome

No alto da montanha encontramos esta frase e tivemos que concordar: a vida é realmente boa!

Descendo o Half Dome

A descida foi mais chata do que a subida, pegamos uma criança de uns 10 anos subindo e ela congestionou tudo (os degraus são muito altos para crianças e mesmo com o cabo de segurança ela escorregou muito).

Por outro lado, acredite ou não, descer é n vezes mais fácil e descendo de costas para o abismo, quase não escorrega. Mesmo com o trânsito, chegamos no pé da montanha em menos de uma hora.

O caminho de volta

Reza a lenda que na descida todo o Santo ajuda, certo?! Errado! Depois de subir tanto nenhum santo vai te dar a mínima bola. Aqui meu filho, coxas, panturrilhas e batatas da perna terão que trabalhar arduamente cada quilometro para você chegar lá embaixo. Descemos a ritmo mais lento que a subida e sonhando com um banho gelado nas águas da cachoeira Vernal.

Mergulho na Vernal Falls

Half DomeTerminamos o dia com um mergulho mais que merecido nas águas geladas da Vernal Falls. Se a cachoeira já é linda de longe, prometo que de perto a beleza só aumenta. As rochas ganham lindos reflexos de água e o Arco-íris da cachoeira fica bem mais intenso. Segundo o Gu o banho e cachoeira foi tão incrível quanto a vista do topo do Half Dome, eu confesso que gostei mais da vista, mas também saí de alma lavada.

E por fim chegamos…
Foram 10 horas de caminhada, 12 horas no total (26 Km de caminhada com 1200 de elevação). Pesado? Muito. Difícil? Mais do que eu imaginava. Mas sem dúvida inesquecível! Super recomendo!

Planejando sua viagem para o Yosemite Park

Subir o Half Dome é uma das experiências mais incríveis do Yosemite Park, mas não é a única. Veja dicas incríveis do que fazer no parque no nosso Guia do Yosemite, e veja nossas melhores dicas de onde se hospedar no Yosemite aqui.

Não esqueça o seguro viagens

Já contratou seu Seguro viagem para a Califórnia?  Além de te proteger contra qualquer imprevisto (vôos cancelados, bagagens perdidas, e claro, eventualidades médicas) o seguro viagem te dá aquela segurança para viajar despreocupado. Uma mão na roda na sua viagem para o Yosemite e por toda a Califórnia.

Falando em Califórnia, você sabia que uma consulta médica custa cerca de $300 por aqui ? (Multiplique por 4 e pense no preju!) Por outro lado, um seguro de viagens excelente custa menos de R$10 por dia de viagem. Vai arriscar pra que?

Para selecionar o melhor seguro viagem para a Califórnia , nós recomendamos a Seguros Promo, um comparador de seguros que busca os melhores custos x benefícios do mercado e te ajuda a escolher o seguro certo para a sua viagem.

Quer um desconto?!

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem! Faça sua cotação já!

Veja também: Como escolher o melhor seguro viagens para a Califórnia

E você, ficou animado para fazer a trilha?

Alguém aí já subiu o Half Dome e quer contar para nós o que achou?

 

Veja também:

Trilhas do Yosemite Park


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

 

 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar LIDIA SHINOHARA disse:

Oi Mari, adoreiiiii seus posts, obrigada pelas informações e por contar como foi com você.
Mas eu gostaria de saber, que horas vocês começaram?
E que dia da semana é melhor pra fazer essa trilha?
Muita obrigada pela atenção
Beijos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Lidia,
Você viu que para esta trilha é necessário uma permissão especial que depende de um sorteio? Assim o número de pessoas na trilha é o mesmo todos os dias, e o melhor dia é o que você for sorteada 😉
Começamos cedinho por volta das 7:00 da manhã.
Beijos e curta muito o Yosemite!
Mari

Avatar REINALDO GONÇALVES SOARES disse:

bom dia, estou fazendo meu planejamento para os EUA no proximo ano e tive o prazer de conhecer o site de voces meus parabens

mari vidigal mari vidigal disse:

Super obrigada pelo carinho!
Aproveite a viagem e se tiver dúvidas é só deixar a pergunta que eu respondo rapidinho!
Beijos

Avatar Morgana disse:

Incrivel! Moro aqui na California ha 9 meses e ainda nao conheco Yosemite, mas sou louca pra ir, e pesquisando na net achei seu blog e ja anotei todas as dicas, principalmente esse passeio!! Lindo demais!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Morgana,
Fique de olho na data dos permits e se inscreva para o sorteio porque vale MUITO a pena!
E o Yosemite é incrível, vale milhões de visitas!
Beijos

Avatar Paty disse:

Nossa que demais!!!! Deu muita vontade de ir… Acabei de voltar de Yosemite e imagino o quão lindo deve ser lá de cima! Ri muito com meu marido lendo seu post pois por aqui as coisas são iguais… Eu sempre querendo bater fotos e ele todo preocupado com segurança kkkkkk
Adoro seu blog! Utilizei as dicas para nosso passeio no parque e foi ótimo! Beijão!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paty,
Obrigada pelo visita e fico feliz em saber que o Ideias na mala te ajudou na viagem!
Dei risada do seu comentário, ele imediatamente me transportou de volta ao momento e adorei re-lembrar! Obrigada por isso!
Beijos

Ola mari, gostei muito do seu pose, gostaria de saber qual melhor jeito de fazer essa trilha, ouvir falar que tem um ônibus que leva, e depois podemos voltar fazendo a caminhada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Wallison, acho que você está falando do Glacier point que é uma outra trilha. O Half Dome tem que ser feito a pé (nenhuma estrada chega lá) e antes de fazer a trilha você deve solicitar a permissão online.

Avatar Titi Brandileone disse:

Incrível a reportagem. Escalada muito inclinada, porém muitos turistas subindo. Incrível uma criança de 10 anos subindo.Parabens!

Avatar Maryanne disse:

Mari, incrivel,maravilhoso, barbaro! Adorei as fotos e a descriçao. Que passeio inesquecivel. Mas, urso no meio do caminho?!?! Fala serio, vc corre pra onde se aparece um? Parabens!

mari vidigal mari vidigal disse:

hahahah. Dei muita risada do seu comentário Mary. Os ursos não costumam aparecer de dia, exceto quando tem comida envolvida na parada, eles tem mais medo de nós do que nós deles, mas na dúvida, melhor nem arriscar, certo?

Avatar Alessandra disse:

Mari, amei! Que aventura, e que visual! Demais!!! Bjão.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Alê! Quem sabe na sua próxima vinda para Cali você não se anima :)?