Vietnã: o que fazer em Hoi An
Saiba o que fazer em Hoi An, uma das cidades mais lindas e interessantes do Vietnã. Um guia com tudo o que você precisa saber para curtir o melhor da cidade e aproveitar sua viagem ao máximo. Conheça os melhores passeios, veja dicas de onde fazer roupas lindas em 24 horas e muito mais!
Vietnã: o que fazer em Hoi An – um guia para se apaixonar pela cidade!
Lanternas coloridas iluminam as ruas de pedra do antigo centrinho de Hoi An, uma das cidades históricas mais bem preservadas do Vietnã, e a queridinha de 9 a cada 10 pessoas que visitam o país. E não é para menos, Hoi an é uma experiência mágica em todos os sentidos: a cidade é linda, barata e muito bem cuidada, a comida é maravilhosa, e de quebra, você ainda poderá fazer roupas lindas sob medida de um dia para o outro! Um lugar que pretendo voltar, e muito em breve :).
Nesse post divido com vocês dicas incriveis do que ver e fazer na cidade, sugestão de alfaiates ara fazer roupas sob medida, lista de passeios testados e aprovados por nós e tudo o que você precisa saber para montar um roteiro perfeito! Vem comigo?
Nesse post você encontrará:
- Onde ficar em Hoi An?
- O que fazer em Hoi An?
- Onde fazer roupas em Hoi An?
- Transporte dentro da cidade
- Onde comer?
- Informações práticas:
[Dica: você pode ler o post inteiro ou clicar no item acima para ir direto ao ponto que te interessa.]
Onde ficar em Hoi An?
Old Town | Centro histórico e mediações
A maior parte das atrações turísticas de Hoi An está concentrada no antigo centro histórico da cidade, uma região linda repleta de casinhas amarelas no estilo colonial. O bacana de se hospedar nesta região é curtir o melhor da cidade a pé, vale falar porém, que a oferta e hotéis no centrinho é bem limitada e que para se equiparar com os hotéis do centro, muito hotéis próximos ao centro oferecem aluguel de bicicletas grátis ou outras amenidades. Minha dica é ler as avaliações e reservar algo que tenha a ver com o seu estilo de viagens. Preparei uma super lista com várias sugestões de hotéis, aposto que um deles tem a sua cara :P.
Meus hotéis preferidos nesta região (avance o post para ver uma descrição completa deles): Anantara Hoi An Resort, Little Hoi An Boutique Hotel, Vinh Hung Heritage Hotel e Hoi An Dream City Hotel
Hoi An Country Side (Entre a Praia de Cua Dau e o centro histórico
Essa é a região mais barata da cidade, uma faixa de uns 4-5 Km repleta de opções baratas de hospedagem, os Home Stays e alguns hotéis mais bacaninhas. Ao se hospedar nesta região esteja disposto a alugar uma bicicleta (alguns hotéis até oferecem esta amenidade grátis) para se locomover ou a cacifar um táxi. Ao menos que você precise economizar, eu optaria por algo mais central.
A Praia (Cua Dai Beach An Bang Beach & The Danang Beach)
As praias de Hoi An não são as mais lindas do sudeste asiático (muito menos do Vietnã), mas não praias gostosas. Se hospedar na praia (pelo menos 5 Km de distância do centro) é uma alternativa para quem quer curtir as amenidades de algum super hotel, o Four Seasons The Nam Hai – por exemplo) ou para quem busca uma alternativa mais isolada para curtir as férias. Esteja disposto a pedalar BASTANTE ou cacifar táxi para ir e vir (E sim, os melhores hotéis oferecem serviço de shuttle leva-e-traz)
Hotéis super caprichados
Anantara Hoi An Resort – No centro histórico
Pra quem busca um hotel lindo, bem localizado e repleto de mimos bacanas o Anantara Hoi An Resort é sem dúvida uma excelente opção. Quartos amplos com decoração moderna, um banheiro caprichado com banheira e chazinho de boas vindas são alguns dos destaques do hotel que tem uma área externa maravilhosa – a piscina é linda! – e um café da manhã ultra caprichado incluso nas diárias. O hotel conta ainda com Spa completo, programação variada com aulas de Yoga e excursões para as aforas da cidade. Reserve aqui.
Hoi An Silk Marina Resort & Spa – Próximo ao centro histórico
Quartos amplos, modernos e hiper bem decorados com banheiros espaços com banheira e chuveiro separados. Alguns quartos possuem vistas do rio e outros da piscina do hotel é bem bonita. Falando em piscina, um dos pontos forte do Silk Marina é área de lazer completa com piscinas, jacuzzi e área de recreação infantil, o hotel ainda conta com transfer gratuito para a praia e alguns quartos tem café da manhã e jantar inclusos no valor da diária. A localização é boa, cerca de 5-7 minutos de caminhada do centrinho de Hoi An. Reserve aqui.
Four Seasons The Nam Hai – Na praia
Quando o assunto é luxo, e de frente para o mar o Four Seasons The Nam Hai é imbátivel, o hotel, considerado um dos melhores hotéis do Vietnã, conta com 3 piscinas, serviço de praia completo e transfers para o centro. Sem dúvida uma boa pedida pra quem viaja de lua de mel, ou curte se hospedar em hotéis excelentes. O hotel possui vilas lindas rodeadas por água e conectadas por uma passarela de pedra. O café da manhã, super bem avaliado pelos hóspedes, está incluso no valor das diárias. Reserve aqui.
Hotéis caprichados
Little Hoi An Boutique Hotel – No centro histórico
Um hotel que combina o melhor dos dois mundos de Hoi An: estar em pleno centro da cidade (a localização é espetacular) e ter um shuttle gratuito com direito a bar exclusivo na praia. Quartos espaçosos com uma decoração que mistura traços vietnamitas com elementos ocidentais, e um ótimo serviço com direito a café da manhã incluso no preço da diária e frutas no quarto. Uma pedida excelente e ultra bem avaliada. Veja aqui ofertas para o Little Hoi An Boutique Hotel.
Vinh Hung Heritage Hotel – No centro histórico
Pra quem procura um hotel charmoso e com a cara da cidade, o Vinh Hung Heritage Hotel é uma boa opção. Localizado em um antigo casarão histórico o hotel tem quartos espaçosos com uma decoração estilo vietnamita que tem tudo a ver com a arquitetura do hotel, destaque para as portas repletas de relevo e para as banheiras de madeira. O Vinh Hung Heritage Hotel tem um atendimento ultra bem avaliado e uma das melhores localizações da cidade. Veja aqui ofertas para o Vinh Hung Heritage Hotel
River Suites Hoi An – Próximo ao centro histórico
Pra quem quer algo bem localizado, sem grandes luxos porém bem limpo e ultra bem localizado, o River Suites Hoi An é uma boa pedida. O Hotel conta com quartos ocidentais decorados com elementos vietnamitas e equipados com banheira. Equipe prestativa e uma piscina fechada e coberta (a piscina não é aquecida). A diária inclui um café da manhã bem simples. Localização ótima a poucos metros do centro históricos. Veja aqui ofertas para o River Suites Hoi An
The Quin Riverside Villa – No country side
Um hotel novo, com vistas lindas do rio e com quartos espaçosos e com uma decoração BEM clean. O café da manhã grátis é ultra bem avaliado pelos hóspedes. O hotel fica há cerca de 15 minutos de caminhada do centro antigo, mas pra compensar a distância, eles oferecem aluguel de bicicletas grátis (e quer saber?! Ter uma bicicleta em Hoi An é ótimo!! Dentre os hotéis caprichados de Hoi An, o The Quinn Riverside Villa é o que costuma oferecer melhor custo benefício. Veja aqui ofertas para o The Quin Riverside Villa
Hotéis com bom custo benefício
Hoi An Dream City Hotel – No centro histórico
Pra quem quer se hospedar no centrinho histórico sem gastar muito, aí vai uma super dica! O Hoi An Dream City Hotel tem quartos básicos porém bem limpos (fique de olho na hora de reservar, alguns quartos vem com café da manhã incluso na diária) e uma piscina gostosa. Tai um hotel pra quem quer fazer tudo a pé, ou de bicicleta e que está SUPER bem avaliado! Veja aqui ofertas para o Hoi An Dream City Hotel.
Calla Villa Hoi An – Próximo ao centro histórico
Quartos confortáveis com elementos orientais na decoração, café da manhã básico porém gostoso incluso na diária e funcionários bem treinados e hiper dispostos a ajudar são alguns dos pontos positivos do Calla Villa Hoi An, um hotel que costuma ter um custo benefício ótimo e que fica a poucos passos do centro histórico (localização TOP). O hotel tem uma pequena piscina no centro – e que é uma delícia para os dias quentes. Veja aqui ofertas para o Hoi An Dream City Hotel.
Green Boutique Villa – No country side
Quartos espetaculares, espaçosos e bem decorados, banheiro amplo com banheira e uma área comum deliciosa com um jardim bacana e uma boa piscina. Os hospedes costumam amar a experiência, o atendimento e o café da manhã (incluso no valor da diária). Vale falar que o hotel fica bem afastado do centro e que pra chegar aos principais pontos turísticos você precisará alugar bicicleta ou pegar táxi. Veja aqui ofertas para o Green Boutique Villa
Alternativas econômicas (diárias ~R$50 ou menos)
Hoy An tem dezenas de pousadinhas familiares BBB que oferecem quartos bem limpos a preços bem convidativos para quem viaja num esquema mais econômico. Minha dica antes de reservar é ficar ligado na distância do centro (muitas pousadas oferecem aluguel de bicicletas a $1,00 por dia – ou até mesmo grátis – e com isso você pode percorrer toda a cidade numa boa! ) e nas avaliações. Aí vão três opções excelentes:
Mama’s House Hoi An – No country side
Das pousadinhas familiares de Hoi An, a Mama’s house talvez seja a melhor avaliada e a que mais tem cara de hotel de verdade. Quartos de bom tamanho, banheiro privativo, um bom café da manhã e aluguel de bikes grátis são alguns dos diferenciais da casa. Vale falar que a pousada é bem concorrida, e que por isso vale a pena fazer a reserva com antecedência. Eu se fosse você não pensaria duas vezes. Veja aqui ofertas para o Mama’s House Hoi An
Green Bud Homestay – ~1KM do centro histórico
Quartos simples, ajeitadinhos e bem limpos com banheiro privativo e um staff hiper prestativo fazem do Green Bud uma excelente opção econômica em Hoi An. A pousada fica a 1 Km do centro (dá pra ir a pé ou de bike alugada no próprio hotel) e tem pontuação 9.8 no booking.com. Alguns quartos incluem café da manhã grátis. Veja aqui ofertas para o Green Bud Homestay
Fireworks Homestay – Próximo ao centro histórico
Atendimento acolhedor, quartos simples porém bem limpos, e o melhor: bem pertinho do centro histórico de Hoi An. Comodidade e bom atendimento fazem da Fireworks uma das pousadinhas mas bem avaliadas da cidade e uma alternativa certeira pra quem quer curtir o melhor da cidade sem gastar muito. Veja aqui ofertas para o Fireworks Homestay
Veja aqui mais opções de hotéis em pousadas em Hoi An
O que fazer em Hoi An?
Passear pelo centrinho da cidade
O centrinho de Hoi An é um charme, uma composição quase poética de casinhas amareladas enfileiradas em ruas estreitas de paralelepípedo, e um riozinho super fotogênico. A cidade enriqueceu e prosperou graças a seu porto que durante anos conectou diversos países asiáticos. Hoi An tornou-se um dos centros comerciais mais antigos do Vietnã, e essa riqueza segue estampada na arquitetura da cidade.
Motos e carros estão proibidos de circular nas ruas mais turísticas (o que nem sempre é respeitado, mas só de não ter que atravessar a rua com a emoção cotidiana e com o vai-e-vem frenético das motos das grandes cidades vietnamitas, já achei o máximo!) então reina a tranquilade e o vai e vem de turistas e locais (muitas vezes usando o simpático chapeuzinho de bambu vietnamita que é uma graça.
Veja também: Roteiro de 15 dias no Vietnã
O centrinho concentra muitas lojinhas de artesanato lindas, galerias de arte e uma quantidade impressionante de alfaiatarias que entregam a peça que você escolher da noite pro dia. O legal é vasculhar cada lojinha com calma e descobrir pequenos achados. Tem MUITA coisa linda!
Atrações que visitamos:
A ponte Japonesa: esta antiga ponte de madeira é um dos marcos da cidade. A ponte é linda tanto de dia, quanto de noite quando ganha iluminação especial. A ponte marca a aproximação das duas culturas em Hoi An, já que de um lado do rio viviam os japoneses e do outro lado os vietnamitas. A ponte aproximou e permitiu o comércio entre os dois povos. Na entrada da ponte você será recebido por um macaco simpático, e do lado de dentro visitará um pequeno templo budista. A visita não demora mais do que 5 minutos e é interessante.
A casa Tan Ky: Uma das casas antigas mais bem preservadas da cidade, a parte de cima da casa ainda serve de residência para a sétima geração de uma família de comerciantes que construiu e batizou a casa. Tan Ky significa “Loja do progresso”, fazendo alusão aos negócios da família. A casa é decorada com fotos antigas, um pequeno templo budista e muitos elementos chineses.
Phuc Kien Assembly Hall: Este bonito templo cor de rosa foi construído pela etinia chinesa mais numerosa na cidade para a Deusa Thien Hau, deusa do mar, que protege os navios e marinheiros. Como importante polo portuário, não é de se espantar que o templo da Deusa do mar estivesse entre os mais lindos da cidade, certo? O templo é todo ornamentado, com detalhes muito bonitos como os azulejos de flor, e os incensos em espiral no teto.
Trung Hoa Assembly Hall : Este templo lindo fica quase em frente ao mercado de Hoi An! Também me chamou atenção por suas cores e detalhes: paredes azuis, janelas verdes e portas vermelhas, um jogo de cores super vivas com detalhes dourados entalhados em madeira. Também vale a visita!
Hoi An Folklore Museum: Essa foi a parada mais sem graça do dia, um museu bem pobrinho com bonecos toscos e feiosos que tentam explicar as tradições locais como pesca, dança e tecelagem. A parte legal da visita, foi a explicação de uma mulher sobre com reconhecer a seda de verdade, a parte chata é que ela ficou tentando me vender algo e fez uma cara horrível de mal humorada quando não comprei nada. Achei bem meia boca e não recomendo!
Hội An Handicraft Workshop and Traditional Concert (mercadinho e show de dança típica): Cheguei nesse showzinho mega desconfiada achando que era mais um golpinho e fui incrivelmente bem sorprendida. O show é curtinho, mas bem interessante e as danças são bem bonitinhas. Gostei mesmo!
A polêmica taxa de visitação
Em meados de abril de 2015 o governo vietnamita tem tentando exigir o pagamento da taxa de visitação de museus que custa 120,000 (+- 6 dólares e te dá direito a escolher até 4 lugares para visitar- para entrar no centro. Isso tem gerado insatisfação tanto por parte do turistas quanto por parte das lojas que estão dentro da área taxada. A recomendação em vários sites é que você evite as ruas principais e entre no centro por uma das ruazinhas pequenas que não tem controle de ticket. Ninguém está feliz em pagar simplesmente para caminhar pelo centro! Então bora seguir nossos amigos gringos e boicotar essa medida pouco inteligente.
Mas se você pretende visitar as atrações e museus descritos acima, algo que eu SUPER recomendo, o ticket é obrigatório.
Fazer um tour fotográfico & gastronômico pelo Cho Hoi An
Passear pelas alamedas apertadas do mercado de Hoi An foi uma das experiências mais especiais da viagem. Chegue cedo para ver o mercado movimentado e os locais interagindo, comprando e negociando legumes que eu nunca tinha visto, peixes que eu jurei que jamais comeria e provavelmente foram parar no meu prato na hora do jantar, carnes, frutas e todas as coisas gastronômicas que você sonhar! Na hora do almoço volte e escolha um dos stands para comer. Comi maravilhosamente bem e barato nesse mercado.
Fazer uma aula de culinária na Red Bridge
Uma experiência SUPER especial foi o Curso de culinária Vietnamita da Red Bridge Cooking School .Essa foi uma dica da querida Dri Setti do blog Achados, que testei e assino embaixo. O Curso inclui passeio guiado pelo mercado de Hoi An, ida de barco do centrinho até a escola, aula de culinária + almoço (sim, você vai provar todas as delícias que preparou) , quem quiser passar o final da tarde na piscina deliciosa da escola está mais que convidado e volta para o centro. O Curso custa $32 e vale cada centavo!
E não se engane. A cidade tem diversas escolas de culinária, algumas boas, outras bem meia boca. Jamais siga a recomendação do seu hostel/ agência de turismo, eles são comissionados e vão te vender o que der mais lucro para eles.
Ver as ruas da cidade iluminadas pelas lanternas
A noite as ruas de Hoi An ganham um colorido especial e são iluminados por centenas de lanternas de papel coloridas, uma mais linda que a outra. As lanternas, que já são lindas de dia, trazem um colorido especial a cidade. E pra curtir a noite na cidade, você pode tomar um drink nos barzinhos em frente ao rio, ou entrar na bagunça dos barcos bar. Eu fiquei com a cervejinha do lado de fora, mas a galera que tava viajando comigo curtiu bastante o “Open Bar” de Hoi An. Nesse post a Carol do Mochilão Trips dá algumas dicas para quem quiser curtir a noite na cidade.
Fazer compras no mercado noturno
Outro programa que faz o maior sucesso é o Night Market (mercado noturno) de Hoi An. Aqui você poderá comprar lembrancinhas de viagens e as famosas lanterninhas de papel. O mercado noturno de Hoi An é bem sem graça comparado com outros mercados noturnos da Ásia, mas a iluminação vale o passeio.
Fazer roupas sob encomenda
Fazer roupas caprichadas, casacos, ternos e até mesmo vestidos de festa por um preço incrivelmente barato, é uma da coisas que mais encanta os turistas da cidade. Hoi An tem mais de 500 alfaiatarias de qualidades e preços que variam consideravelmente. A dica para se dar bem é pedir recomendação, e pedir para ver as roupas de algum viajante que você conhecer pelo caminho. Tem MUITO vigarista e loja de qualidade meia boca na cidade, não vale a pena arriscar as escuras.
Onde fazer roupas em Hoi An?
Eu testei 3 alfaiates diferentes: um top (A Yali) e dois com bom custo beneficio a Bao An e a Bao Diep. A Yali é ideal para roupas de festa, minhas amigas fizeram vestidos para serem madrinhas de um casamento, os tecidos, acabamento e nível de detalhes são espetaculares. Na Bao An e Bao Diep eu fiz vestidinhos para o dia a dia e casacos de inverno. Os caras são muito bons de casacos e acertaram tudo de primeira. Os vestidos deram um pouco mais de trabalho, mas ficaram bem bons.
Como funciona?
Você pode levar uma foto da roupa que deseja ou escolher algo do catálogo deles (A Yali arrasa na vitrine e nos modelos já prontos. As duas outras não fazem isso tão bem, mas tem fotos de revistas bacanas), eu se fosse você escolheria algo bem diferente de uma revista de moda. Em seguida você negocia o preço (pode negociar bem) e assim que vocês entrarem em acordo, você escolherá os tecidos e depois disso, eles te medem. No dia seguinte você volta para fazer a primeira prova e em seguida fará os ajustes necessário até que a roupa fique pronta. As lojas exigem um sinal de 50%, e caso as roupas não fiquem boas, você consegue negociar a devolução. Fiz dois casacos de inverno por $45 e não lembro o preço dos ventinhos, mas foram baratos.
Indicações de loja na rua
Uma pratica muito comum em Hoi An, é que na ruas as pessoas te abordem (Eles perguntam seu nome, de onde você é, e em seguida tentam te levar para um alfaiate conhecido). Não preciso nem dizer que eu se fosse você não arriscaria, preciso? Essa é a coisinha mais chata de Hoi An, os caras não de dão sossego nem quando você está pedalando a bike. A pergunta que não quer calar é… será que alguém desvia a rota da bicicleta para ir mandar fazer roupas num lugar que nem conhece? Possivelmente sim.
Passeio de barco pelo rio de Hoi An
Fiz este passeio a caminho da minha aula de culinária (já estava incluso no pacote, já que a escola ficava longe do centro) e gostei bastante. A grande sensação é faze-lo durante o pôr do sol, e ter a perspectiva da cidade iluminada pela luz do dia, ver o sol se pondo do barco e a luzes das lanternas acendendo.
Ir a Praia
A praia de Hoi An não é a praia mais linda da Ásia, e muito menos do Vietnã, mas é uma praia bem gostosa, especialmente se o calor estiver forte. A praia mais perto do centro a Cu Dai, pouco menos de 5 Km de bicicleta por um caminho lindo cheio de plantações de arroz. Naquele dia, saí de casa sem câmera, então tirei poucas fotos, e quase nenhuma do caminho. Sorry! Eu tava afim de entrar no mar sem ter que ficar vigiando minha máquina e sem medo de ser feliz. Foi ótimo!
Quanto mais para a esquerda, melhor a praia
A praia de Cu Dai sofreu uma erosão forte nos últimos anos e para contornar a situação os vietnamitas fizeram um remendo bem feio com sacos de areia. Mas é só caminhar bastante para a esquerda que você chega num pedaço menos explorado e muito mais gostoso da praia. Aqui o único incômodo são as pessoas que de 5 e em 5 minutos vem tentar vendar algo. Acabei comprando uma penca de bananas de uma senhorinha de uns 80 anos que fazia um esforço danado para caminhar pela praia levando seu cestão. Torci para que com 1 Kg de banana a menos e um dinheirinho no bolso ela voltasse logo para casa.
Dica para quem vai de bicicleta
Para tentar engrupir os gringos, os locais montam pedágios na rua e pequenos estacionamentos de bicicleta “obrigatórios” improvisados. Você não precisa e nem deve estacionar lá. Leve a bicicleta com você até a parte menos movimentada da praia, lá ninguém vai te encher a paciência.
Aluguel de cadeiras, comida & bebida
Para quem vai sentar em algum quiosque, ao menos que você coma, e beba lá você terá quem pagar o aluguel das cadeiras. E não vale ser um ou outro. Tem que comer e beber! [Essa é a regra mais estranha que já ouvi na vida]. A vantagem é que eles guardam sua bike sem cobrar um tostão!
Bate-e-volta desde Hoi An
E pra quem tem bastante tempo na cidade, visitar a cidade de My Son, que tem templos lindos no estilo do Angkor Wat pode ser uma excelente alternativa de bate-e-volta. A Carol do Mochilão Trips, fez e gostou.
Outro passeio que os locais recomendam, mas que eu detestei é a Marble Mountain, uma montanha feiosa com esculturas bizarras de Budas iluminados de Neon e outras breguices. A vista da cidade é até que interessante, pena que Da Nang é feíssima! Ou seja, não recomendo nem a montanha nem o passeio.
Transporte: como se locomover em Hoi An
A forma mais legal e mais conveniente de se virar em Hoi An, é alugando uma bicicleta. A maioria dos hotéis e hostels oferecem Bikes por um dólar por dia. Quem preferir também pode alugar uma moto (não pesquisei o preço, sorry), mas lembre-se que as motocas não entram no centro antigo. Para quem não gosta de pedalar e quer visitar lugares mais longe como a praia, a saída é a moto taxi.
Onde Comer?
Hoi An é o paraíso da comida vietnamita, juro, comi maravilhosamente bem. Eles tem várias comidinhas típicas da região, uma mais gostosa que a outra. Se você souber escolher, tanto na rua quanto em restaurantes, irá comer mega bem. Como diria a Dri Setti, comi enlouquecidamente! 🙂
Mercado de Hoi An
Um dos melhores custo beneficios da cidade. Escolhi uma barraquinha ao acaso (Mrs Diêp – Hang Con) e comi dois pratos típicos que a senhora do restaurante me indicou. Um Wanton Frito (uma casquinha que lembrava um nacho frito) coberto com pedacinhos de tomate bem temperado e um noudles de arroz delicioso. Espetacular. Se tivesse ficado mais tempo na cidade, teria comido no mercado mais vezes.
Hai Café
Essa é uma dica muito legal para quem quer algo mais caprichado, e em pleno centro histórico de Hoi An. O Hai Café é do mesmo grupo do Red Bridge Cooking School onde fiz meu curso de culinária, e serve pratos típicos super gostosos. A sensação da casa são os Woks gigantes preparados pelos chefes na frente de todo mundo, fiquei morrendo de vontade de provar.
Red Bridge
O Red Bridge fica afastado do centro e para chegar lá você terá que fazer um passeio de barco, ou contratar um taxi/moto taxi, mas juro que vale a pena. As comidas são divinas, e o espaço é maravilhoso. Um gramadão fantástico com uma piscina maravilhosa aberta para os clientes. Amei de paixão! Quem preferir, pode fazer como eu, e ter aula de culinária no próprio espaço do restaurante. Recomendo muito!
The Chef 166: Drink ou sobremesa com uma vista caprichada
Esse espaço gracinha combina uma das lojas mais fofas do centro antigo com um terraço/ restaurante lindo. A comida, uma mistura oriental com um toque mais ocidentalizado, estava boa (nada maravilhoso, mas pode ser uma boa alternativa para quem estiver de saco cheio do tempero asiático ) mas a vista é bem legal. Recomendo o restaurante mais para uma sobremesa e um drink, o ambiente é tão gostoso que vale a visita.
Banquinhas de rua e mercadinhos
E como eu ja adiantei na introdução desse post, Hoi An tem MUITA comida de rua boa espalhada pelos mercados e feirinhas da cidades. Para escolher, busque os lugares mais cheios, siga seu nariz (quando o cheiro é bom, a chance da coisa ser boa é alta) e sua intuição
Giêng Bá Lê
Essa foi uma indicação do meu hostel. Como cheguei tarde da noite, não tive tempo para pesquisar onde ir e tive que seguir a dica (algo que eu geralmente evito, prefiro seguir dica de viajante que é muito mais confiável, especialmente na Ásia onde tudo é comissionado). E não é que gostei? Comemos um menú de preço fixo (não era caro e nem barato) e comemos espetinhos de carne e saladinha a vontade. Gostei!
Onde não comer:
Os restaurantes do outro lado do rio são caros e meia boca, não gostei da experiência, nem da comida e nem do atendimento. A região é uma graça, mas vale mais a pena tomar um drink do que comer.
Informações práticas:
Como Chegar?
A pergunta mais comum entre os visitante de Hoi An é: “Você está vindo do norte ou do Sul? Como Hanoi fica bem no meio do país, é aqui os os visitantes vindos das duas pontas do Vietnã se cruzam antes de seguir viagem. Quem vem no Norte geralmente vem de Hue ou direto de Hanoi e quem vem do sul geralmente vem de Mui Ne, Nha Trang ou de Saigon.
Viajar dentro de Vietnã, seja de ônibus, trem ou avião é relativamente fácil e barato. Suas alternativas para chegar em Hoi An dependem de onde você estiver. Mas deixo em linhas gerais minhas dicas sobre transporte no Vietnã.
Vietnã de ônibus
Pra quem tem MUUITO tempo disponível o ônibus é uma alternativa bem boa e muito econômica. Você compra um Open Bus Ticket, que te dá direito a viajar do norte ao sul do país, com o número de paradas que você escolher (o valor do bilhete varia entre $15 e $45 dólares dependendo do número de paradas que você fizer). Você pode ficar em cada cidade o número de dias que quiser, e é só avisar a companhia (geralmente seu hotel/hostel faz isso para você) um dia antes da data de partida para reservar seu lugar no ônibus. Compre seu bilhete do Open Bus no Vietnã, e não se esqueça de pechinchar. #SempreTemDesconto
Vietnã de avião
Muita gente na ansia de economizar cada centavo, esquece de fazer contas. Vietnã é um caso típico onde as passagens de avião são TÃO baratas, que as longas distâncias de ônibus acabam não valendo tanto a pena. Especialmente pra quem tem um roteiro corrido! To falando de passagens de $25 versus um trecho de ônibus de 8 horas, para uma viagem curta juro que a economia de tempo vale mais a pena. Ao planejar sua viagem pesquise as passagens e veja o que vale a pena para você.
Quem chega ou saí de Hoi An de avião terá que ir até o aeroporto na cidade vizinha Da Nang. O Transfer até o aeroporto custa entre $12 e $15 dólares.
Vietnã de trem
Ouvi falar MEGA bem sobre a experiência de viajar de trem no Vietnã, mas como os trens são tão demorados quanto os ônibus e custavam o mesmo ou mais caro que os aviões, deixei passar!
Quem vai para Hoi An de trem chegará em Da Nang e de lá terá que pegar um taxi até Hoi An.
Vietnã de moto
Muita gente aproveita a experiência no Vietnã para fazer pelo menos um trecho de moto. Você pode tanto pegar uma moto para você quanto ir na garupa de um motorista mais experiente. Os Easy Riders (empresa que faz este serviço) são especialmente populares na viagem entre Hue e Hoi An, e todo mundo que eu conheci que teve essa experiência, amou de paixão.
Tempo de viagem entre Hoi An e as principais cidades do Vietnã
Pra quem vem de Hanoi:
- De avião: 1 hora e 20 min
- Ônibus Noturno: 16 horas
- Trem: 16 horas
Pra quem vem de Hue:
- 3-4 horas de carro, moto ou ônibus
- 2,5 horas de trem até Danang
Eu fiz o trajeto Hue – Hoi An de carro com motorista particular. Escolhi essa opção pois queria fazer a viagem pela estrada mais bonita (que é a mais longa) e parar na tal da Marble Mountain. O comecinho da estrada foi bem interessante, mas depois a neblina chegou e acabou com a minha graça. A tal da Marble Mountain foi a maior furada da viagem. Paguei $35,oo.
Pra quem vem de Ho chi Minh:
- De avião: 1 hora e 20 min
- Trem: 17 horas
A ordem dos fatores sim altera os resultados.
Uma dica importante para quem pretende viajar o Vietnã de avião é orçar as passagens de todas as maneiras possíveis. Quer um exemplo? Fazendo o percurso Ho Chi Minh -> Hue -> Hoi An -> Hanoi economizei 30 dólares. No mapa isso não faz muito sentido porque Hue fica mais perto de Hanoi do que Hoi An, mas a diferença no preço das passagens compensou a montagem estranha do roteiro.
Quantos dias ficar em Hoi An
Hoi An é uma daquelas cidades que quanto mais tempo melhor, fiquei 3 dias inteiros e confesso que foi pouco. Adoraria ter passado uns 5 ou 6 para vasculhar todas as ruas do centrinho, aproveitar mais tempo na praia e fazer um bate-e-volta em My Son (A Carol do Mochilão Trips fez e recomenda fortemente). Mas com três dias já deu para ver o básico, faz roupichas, curso de culinária e aproveitar bastante!
Curta com segurança: contrate um seguro viagem
Ficou empolgado com a viagem? Não esqueça de contratar um seguro antes de sair de casa, afinal só assim você curte cada segundo desse lugar incrível sem preocupações. Comeu algo que não te fez bem? Sua bagagem foi extraviada? Não se preocupe, acione a sua seguradora e tenha toda a assistência necessária para contornar as situações com sucesso.
Mas para que você não tenha despesas extras, concentre-se em encontrar uma apólice que ofereça cobertura no ato, para que você não fiquei sujeito ao reembolso (acredite, não é legal). E para te ajudar na busca pelo seguro ideal, recomendamos o site da Seguros Promo. É uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, te oferecendo uma listagem com o que há de melhor no mercado em termos de seguro. Aí fica fácil e é só escolher o seguro que mais adequado para o seu estilo de viagem (e que caiba no seu bolso).
Quer mais economia? Clique aqui e faça sua cotação inserindo o nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
E aí, curtiu as dicas?
Pronto para se encantar com Hoi An?
Outros blogs que falam de Hoi An:
- E se fossemos para: Um post gostoso de ler e com fotos lindas.
- Contos da Mochila: Um post bem detalhadinho e com fotos lindas.
Viaje sem stress
Veja também:
- Roteiro de 1 mês na Ásia: como começar
- Quanto custa viajar pela Ásia
- As dez maiores furadas do sudeste asiático
Vietnã:
- Roteiro de 15 dias no Vietnã
- Ho Chi Minh: Os túneis da guerra do Vietnã
- Ho Chi Minh: Bate-papo com os locais
- Ho chi Minh: Saiba onde ficar
- Ho Chi Minh: O mercado flutuante de Cai Be
- Hoi An: O que fazer em Hoi An (mini guia para explorar a cidade)
- Sapa: Um destino espetacular no Vietnã
- Halong Bay: Cruzeiro em Halong Bay
Guarde este post no Pinterest!
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Menina, q post maravilhoso! Vc explicou tudo tão direitinho, com tantos detalhes q fiquei de boca aberta. Parabéns! e obrigada pelas dicas preciosas. bjs
Obrigada pelo elogio e feliz 2020!
Oi Mari, uma ajudazinha… Eu pretendo fazer Ho Chi Minh, Hoi An, Hue e Hanoi tudo por avião. Pode-se comprar passagens múltiplas fazendo Ho Chi Minh-Da Nang (onde tem o aeroporto) _Hoi An e Hue de carro-Da Nang e Hanoi? Obrigado pela atenção.
Oi Otto,
Vale a pena comprar as pernas individuais. Pesquise no Expedia.com (foi onde comprei as minhas) e paguei bons preços.
Abraços
Boa tarde, ótimo post, que está me ajudando em muito montar a minha viagem para o Sudeste Asiático. Parabéns. Segundo a Lala Rebelo, do travel blog, o nome do templo azul é Trung Hoa Assembly Hall ou Duong Thuong Assembly Hall.
Obrigada 🙂
Olá Mari,
Tudo bem?
Hoje passei no templo do portão azul e não consegui identificar o nome mas acho que é HOA VAN LE NGHIA
BOA!!!!
Deixa eu confirmar com meu amigo Google e se for isso mesmo vou atualizar o post!
Tá curtindo a cidade? Eu AMEEEI!
Beijos
Oi Mari Vidigal,
Estou indo pra Hoi an em outubro e ficarei la 4 dias. Estou querendo nesses dias dar um pausa para relaxar, estarei no meio da minha viagem. Estou em dúvida quanto a me hospedar no centro ou na praia. Qual sua opinião ?
Adorei suas dicas.
Um abraço
Viviane
Eu ficaria no centro, adorei caminhar pelas ruazinhas e jantar nos lugares gostosos. Mas claro que tudo depende do que você quer!
Abraços e aproveite a viagem!
Olá Mari Vidigal,
parabéns pelo site, excelente!!!
Você diz nesse texto que fez Hue a Hoi An de carro com motorista, você teria o contato desse transfer? Você fez direto ou parando em pontos turísticos? Se foi parando, quais locais de parada você indicaria? (com exceção da Marble Mountain que eu já vi que você odiou!!! hehehe).
Estarei por lá agora em janeiro.
Obrigado,
Oi Willian,
Contratei o motorista com o meu hotel, e não consegui me comunicar com ele direito para pegar os contatos…rs
As paradas são padrão, eles tem uma rota prontinha que é bem bonita.
Dei azar com o tempo e acabei pegando uma neblina danada na serra que supostamente é a parte mais linda da viagem.
beijos
Oi Mari!
Seu post ficou muito bom! Adorei mesmo!
E obrigada pela indicação do Contos da Mochila! 😉
um beijo
Oi Pamela!
Obrigada pela visita!
Um prazer indicar coisa boa!
Beijos