Tailândia: Que ilha escolher Koh Phi Phi ou Koh Lanta?

Koh Phi ou Koh Lanta? Que Ilha escolher? Taí uma das perguntas mais difíceis de quem organiza um roteiro de viagem pela Tailândia. Nesse post divido com vocês as minhas opiniões e tudo o que eu queria saber antes de viajar!

Koh Phi Phi ou Koh Lanta?

Uma das partes difíceis do planejamento da nossa viagem a Tailândia foi escolher que lugares visitar. Sabíamos que queríamos uma praia bonita, preferíamos passar mais dias em um único lugar (ao invés de sair pingando) e tínhamos uma semana inteira para esse pedaço da viagem. Difícil foi decidir o que visitar.

A primeira decisão: escolha a Costa certa para sua viagem

Depois de ler dezenas de sites e blogs Brasileiros e gringos, percebi que teria que fazer uma escolha bem importante: escolher da Costa (Golfo da Tailândia ou Andaman Sea) e depois disso selecionar as praias/ilhas.

A escolha da Costa foi relativamente fácil, em fevereiro as chances de chuva na Costa na Costa Andaman são quase inexistentes, enquanto as chances de tempo nublado (ou chuva!) no golfo da Tailândia são relativamente altas, assim optei pela Costa Andaman. E esse é o critério MAIS importante para o sucesso da sua viagem a costa da Tailândia: escolher o lado certo! As temporadas de chuva se alternam e enquanto chove de um lado, faz sol do outro. [Este site vai te ajudar a escolher o lado certo!]

E agora, que ilhas visitar?

Com a costa escolhida, chegou a hora de selecionar as ilhas e é aí que o bicho pega! A maioria dos blogs brazucas insistiam em Koh Phi Phi e Phuket, os blogs gringos abominavam Phuket e exaltavam Koh Lanta. Todo mundo falava bem de Railay Beach, mas a cidade de Krabi em sí parecia bem questionável. Ouvi um ou outro rumor sobre Koh Lipe e outras ilhas mais distantes. Ô decisão difícil!

Koh Phi Phi - Tailândia

Long Beach, minha praia preferida de Koh Phi Phi

Enquanto uma parte de mim queria conhecer Koh Phi Phi, a outra morria de medo de pisar em um lugar infestado de gente e ter que disputar espaço na areia. Detesto lugar muvucado, especialmente praia. Ilha da balada, barco bombando de turistas chineses que vem fazer aquele esquema pinga-pinga, isso não é pra mim, eu pensava.

Mas sempre que eu riscava Koh Phi Phi do mapa, alguém bem viajado me convencia a devolver. A Mi do Viajoteca amou, a Carla do Idas e Vindas também, e a Lu Malheiros do Dividindo a Bagagem me convenceu que bate-e-volta para Phi Phi era uma grande furada e que eu tinha que passar pelo menos 2 noites na ilha. Sábia Lu Malheiros!

Koh Phi Phi ou Koh Lanta

Paisagem rochosa em Koh Phi Phi

Koh Lanta por outro lado parecia bonita e vazia. Aparentemente não era tão linda quanto Phi Phi, mas bem mais vazia. Escolas de mergulho, bons restaurantes, preço camarada. Essa ilha é pra mim, pensava eu enquanto pesquisava. Mas aí lia algum comentário: “Sem graça, praia mais ou menos” vinda de algum brasileiro (nosso critério em relação a praia bonita costuma ser bem mais afiado que o dos gringos) e ficava toda na dúvida do que escolher.

Koh Phi Phi ou Koh Lanta

Uma das praias de Koh Lanta

Nossa escolha: Metade/Metade

Dividi as dúvidas com o Gustavo e juntos escolhemos: 3 noites em Koh Lanta, 3 noites em Koh Phi Phi e 1 noite em Railay Beach. A troca de hotéis acabou sendo inevitável, mas não me arrependo. Amei Koh Phi Phi de paixão, mas não gostaria de ter passado 7 dias lá, gostei de Koh Lanta, e acho que três dias foi o suficiente, mas em termos de praia passa longe da beleza de Koh Phi Phi ou de Railay.

Veja aqui minha sugestão de roteiro de 15 dias na Tailândia.

Abaixo um resumão de cada um desses lugares e o que esperar.

Koh Phi ou Koh Lanta: que ilha escolher?

Se você tiver que escolher entre Koh Lanta e Koh Phi Phi. Eu ficaria com Koh Phi Phi, que apesar de mais cheia tem um visual único e apaixonante. Praias lindas, águas cristalinas e formações rochosas pra lá de fotogênicas.

Caso você tenha menos que 3 dias nem pense em ficar pulando de ilha em ilha, afinal suas férias na praia não deveriam ser jogo de ping pong e sim curtição. Com 4 ou mais dias dá para ir para as duas, e quem sabe até trocar Koh Lanta por Koh Lipe, que fica mais longe mas que aparentemente é linda d+.

Koh Phi Phi ou Koh Lanta: O que esperar de cada uma das ilhas?

Koh Lanta

Koh Lanta foi a nossa primeira parada nas ilhas Tailandesas. As praias são bonitas como as praias do litoral Paulista (Guaeca e Ilha Bela se equiparam BEM a Koh Lanta) mas passam longe da beleza Tailandesa.

O legal é encontrar praias ainda pouco exploradas, uma vibe mais hippie e dezenas de restaurantes deliciosos e com bons preços. Koh Lanta é um lugar legal pra quem tem bastante tempo e quer aproveitar uma Tailândia diferente do agito de Koh Phi Phi ou Phuket e sem pressa. Um lugar para fazer Yoga, para aprender a mergulhar e para comer MUITO bem.

Relax Beach - Koh Lanta

Para quem curte mergulhar, as escolas de mergulho locais fazem saídas diárias ao lindo arquipélago de Koh Haa. O mergulho é lindo, com boa visibilidade e uma vida marinha bem interessante

Mergulho Koh Haa - Tailandia

Cantinhos especiais:

  • Parque Nacional de Koh Lanta: com direito a um farol fotogênico e cachoeira nos tempos de cheia (em fevereiro a cachoeira estava vazia). Um lugar bonito para passar a manhã.
  • Relax Beach: Minha praia preferida e um sossego só. A praia é pequena, com árvores gostosas que fazem sombra e um dos melhores restaurantes da ilha. Gostamos tanto que fomos duas vezes.
  • Bamboo Bay: uma das queridinhas da ilha tem algumas barracas que servem bebidinhas e comidinhas. Quando fomos estava hiper vazia e aproveitamos bem.
Koh Lanta - Tailândia

Parque Nacional de Koh Lanta

Quantos dias em Koh Lanta?

3 dias é o suficiente para conhecer e curtir as principais atrações da ilha. Mas se tiver tempo, fique um pouco mais.

O que você precisa saber?

Koh Lanta é uma ilha relativamente grande e para se locomover por lá você precisará alugar uma scooter, ou um carro. Lembre-se que é mão inglesa. As estradas de Koh Lanta são relativamente sossegadas em comparação ao restante da Ásia, pra quem nunca andou de scooter, taí uma chance de aprender sem grandes riscos. Se alugar um carro ou uma scotter não faz parte dos seus planos, Koh Lanta não é um lugar legal para você. Sem transporte você não conseguirá aproveitar o melhor da ilha.

Mergulho Koh Haa - Tailandia

Mergulho Koh Haa – Tailandia

Centro da ilha & dica de lugares para se hospedar

Sala Dan é o centrinho de Koh Lanta, e está repleto de lojinhas, restaurantes e hostels. É um lugar bacana pra visitar, mas está longe de ser um ponto bacana para se hospedar. Eu se fosse você ficaria na Long Beach ou perto de alguma praia bonita. Ter a chance de curtir a ilha sem precisar dirigir toda hora é ótimo.

Nós ficamos hospedados no Soontreya e recomendamos muito. Chalés fofos, piscina delícia e atendimento TOP.

Koh Lanta

Entrada do nosso chalé no Soontreeya

Koh Lanta

Piscina do Soontreya (as cabanas na parte de trás são de um outro hotel que fica do outro lado da rua)

Veja aqui ofertas para o Soontreeya

Outros hotéis bem avaliados em Koh Lanta

  • Relax Bay ResortUma bem natureza numa das praias mais exclusivas da ilha
  • Pimalai é um dos melhores resorts da ilha e tem uma proposta ambiental SUPER bacana

Veja ofertas de hotéis em Koh Lanta

Koh Phi Phi

Koh Phi Phi - Tailândia

Eu não tinha dúvidas que Koh Phi Phi era um lugar lindo, mas tinha muitas dúvidas se a quantidade de pessoas hospedadas na ilha, e a vibe do lugar tinham a ver com o que eu queria para as minhas férias. E não é que Koh Phi Phi entrega? Entrega para a turma da balada que se hospeda em Ton Sai Bay, para os casais de lua de mel que se hospedam na área dos resorts e para casais mais relax como nós, que querem curtir os encantos da ilha sem esbarrar com um mundaréu de gente.

A grande sacada de Koh Phi Phi é aproveitar a ilha nos horários alternativos -e que coincidentemente batem com os melhores horários de sol – ou seja, antes das embarcações gigantes e velozes chegarem de Phuket ou de Krabi (por volta das 10:00 am) e depois que elas vão embora, após as 15:00. Nesse meio tempo curtimos a piscina do hotel e as praias menos disputadas como a Long Beach (se puder, se hospede por lá) que é de longe a minha preferida. Ficamos apaixonados pela ilha e teríamos passado uns 4-5 dias fácil.

Momentos & cantinhos especiais:

  • Long Beach: minha praia preferida de Koh Phi Phi, águas transparentes com peixinhos nadando. Muito, muito gostosa.
  • Passeio de Long Boat por Wang Long Cave, Nui Bay e Monkey Beach: para nós o momento mais incrível de toda a viagem. Alugamos um Long Tail só para nós e curtimos sem pressa e felizes da vida! Lindo D+
  • Visitar a Maia Bay & Loh Samah Bay com direito a mergulho nos arredores da Viking Cave: Vá bem cedo para evitar a multidão ou durma por lá.
  • Ver a ilha do alto do mirante: Pra quem encara uma porção de degraus, a vista é linda e vale a pena. Não recomendo o pôr do sol porque é cheio d+.
Maya Bay - Tailândia

Maya Bay – Tailândia

Quantos dias em Koh Phi Phi?

3 para começar, mas se tiver uns 4 melhor.

O que você precisa saber?

Hospedagem: Koh Phi Phi é uma das ilhas tailandesas mais caras, mas ainda assim você consegue achar hotéis bem em conta. Antes de reservar porém, pesquise bem a localização e leia as avaliações. A ilha tem muita pegadinha e dependendo do seu estilo de viagem, você pode ser dar bem mal. Lo Sama Bay por exemplo, tem música alta non stop a noite toda e pode ser um inferno para quem não curte balada. Phi Phi tem resorts incríveis, mas a área dos resorts fica do outro lado da ilha e você vai precisar de barco para tudo. Minha área preferida na ilha é a região de Long Beach, mas para chegar lá você precisará caminhar um tantinho razoável.

Meu passeio preferido: Não deixe de fazer o passeio por Nui Bay e arredores, para nós foi o momento mais especial da viagem. A Maya Bay também é linda, mas caso queira ir para lá, vá cedo!

Cor do mar em Koh Phi Leh

Cor do mar em Koh Phi Leh

Mergulho: Koh Phi Phi está próxima de vários picos de mergulho de cilindro incríveis. Se curte mergulhar, não pense duas vezes.

Leve um tênNis/ calçado confortável: a ilha é grande e para conhecer tudo você terá que caminhar um bocado.

Ah, e se sobrar um tempinho, não deixe de considerar Railay Beach, uma praia bem linda e bem diferente tanto de Koh Phi Phi quanto de Koh Lanta. A vantagem de Railay Beach é que ela fica BEM pertinho do centro de Krabi – basta uma andada de long boat e tchananam! Chegou!

Não esqueça de contratar um bom seguro viagem:

Não tem jeito…pra viajar com tranquilidade só contratando um bom seguro viagem. A gente capricha tanto nas nossas escolhas, espera tanto tempo por uma viagem especial para no final deixar de lado a nossa segurança e isso não pode acontecer!

Mesmo não sendo obrigatório, o seguro viagem te livra de perrengues e é o seu “braço direito” quando algum daqueles imprevistos acontecem. Cancelamento de voo? Extravio de bagagem? Emergência médica? Se você estiver preparado com um seguro de boa cobertura nada disso vai tirar o brilho da sua viagem.

Recomendamos que você faça sua cotação com a Seguros Promo, uma empresa brasileira descomplicada, que funciona como um comparador de seguros, apresentando o que há de melhor em termos de apólices e de acordo com o seu tipo e estilo de viagem! Clicando aqui e inserindo nosso cupom IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem!

E aí, te ajudei a decidir entre Koh Phi Phi e Koh Lanta?


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Koh Lanta

✅ Reserve seu hotel em Koh Phi Phi

✅  Faça seu seguro de viagens


Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

 

Guarde este post no Pinterest!

Koh Phi Phi

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Deborah Hodara disse:

Oi Mari! Adorei seu jeito de escrever, sucinto, objetivo e organizado.
Por favor, o q vc recomenda para um roteiro de 3 ilhas. Já decidimos koh Lipe e koh phi phi. Estou na dúvida entre Koh lanta e Raley.
Raley parece mais bonito , mas Koh Lanta mais astral , como uma Tailândia de antigamente. Agradeço sua opinião.

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Deborah,
Conversei com a Mari sobre sua dúvida e ela me disse que gostou da vibe de Koh Lanta mas ficou bem mais impressionada com as praias de Railay.
Esperamos ter ajudado.
Boa viagem!

Avatar Juliano disse:

Olá, tudo bem ?

Vc “pulou” railay beach no post e minha dúvida tb é justamente sobre ela… tenho 7 dias.. separei 4 em railay e 3 em phi phi… mas tenho mts duvidas qt a ficar só em railay.. tem os lugares mais lindos pra se visitar como as 4 ilhas e hongisland.. mas é uma vilinha sem nada pra fazer.. tô na maior duvida… e pensando em trocar por Kolipe.. ou ficar mais tempo em phi phi.. o que vc acha ? Abraços

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Juliano,
Amei Railay, mas acho que 2 dias tá mais que bom (se tiver 3 dá para fazer um dos tours).
Não conheço Koh Lipe mas só ouvi coisas boa!
Beijos

Avatar Katia disse:

Oi Mari tudo bem? To amando seus posts da Tailândia 🙂 Estou montando o meu roteiro e tenho uma dúvida cruel, rs: Tenho do dia 20 até o dia 30 de Janeiro para curtir as praias. A princípio pensei em ficar 3 noites em Phi Phi e 6 em Railay, pq assim como você eu nao gosto de ficar trocando de hotel toda hora. Mas lendo o seu relato to pensando em dividir em 4 noites em Phi Phi e 5 noites em Railay. Ou deveria fazer o contrário? Qual você me indicaria ficar mais tempo? Muito obrigada e sucesso sempre!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Katia,
4 Noites em Phi Phi tá bo d+! Acho que a divisão 4 e 5 fica ótima! Beijos

Avatar Flavio disse:

Oi Mari, tudo bem? Como sempre, recorrendo ao seu blog para dicas de viagem! =)

Eu e minha esposa iremos para Phi Phi no final de novembro. Pensamos em nos hospedarmos em Long Beach, porém ficamos preocupados com o acesso ao pier para passeios, transporte das malas (chegada / saída) e atividades noturnas (bares e jantares, não nos importamos com festas). Gostamos de passeios de barco e restaurantes. Você acha que realmente vale a pena ficar na parte sul da ilha ou é pouco prático?

Desde já, muito obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Flavio,
Para transporte das malas, muitos hoteis oferecem transporte de Tail Boat Gratuito, confira isso antes de reservar. Eu que gosto de uma vida mais sossegada teria amado me hospedar por lá, mas sim vocês terão que ou estar dispostos a caminhar um bocado para chegar ao centrinho, ou recorrer a barco long Tail para cada saída. É sim viável, e depende do que vocês querem.
Beijos

Avatar Flávia disse:

Valeu pelas dicas! Vou pela terceira vez para a Tailândia em dezembro passar o Reveillon e quero um lugar sossegado. Pensei em Koh Lanta, mas parece sossegado demais kkkk. Em 2014 fiquei 8 dias em Phuket (Patong), 2015 – 4 dias em Patong e 4 dias em Phi phi e neste ano quero Patong, Phi phi e mais algum outro lugar. Phi phi é muito lotada, mas é um sonho! Está difícil encontrar mais um destino sem ter que me deslocar muito. Alguma dica?

mari vidigal mari vidigal disse:

E Railay Beach? Eu amei!