Roteiro de 1 dia em Segóvia: bate e volta saindo de Madri
Está pensando em fazer um bate e volta a Segóvia saindo de Madri? Aqui você vai encontrar um Roteiro de 1 dia em Segóvia na Espanha, o roteiro perfeito explorar a cidade e conhecer seus principais pontos turísticos. Além disso vamos dar dicas de onde comer e como chegar em Segóvia.
Pronto para se encantar por Segóvia?
Roteiro de 1 dia em Segóvia: bate e volta saindo de Madri
De cidade militar na época dos Romanos à centro têxtil na era dos mouros, a pequena Segovia já serviu de morada para a realeza espanhola em 1805 e, aos poucos, foi perdendo importância política sem nunca perder o charme, seu aqueduto é uma das construções romanas mais lindas e bem conservadas da Espanha.
Além da arquitetura única, Segóvia tem ótimos restaurantes e é super fácil de explorar. Um destino perfeito para curtir um dia lindo, tirar fotos incríveis e aproveitar a vibe de cidade pequena!
A cidade é uma das principais opções bate e volta saindo de Madri (sim, Toledo, segue com o título de cidade mais escolhida, mas Segóvia tá logo atrás) um passeio de dia todo recheado de história e com muitas oportunidades fotográficas lindas.
Tour guiado de bate e volta saindo de Madrid
Neste post te darei todas as dicas para você explorar o melhor de Segóvia por conta própria, mas quem preferir pode contratar um tour guiado para conhecer Segóvia e outras cidades no mesmo dia.
- Excursão a Toledo e Segóvia: nesse passeio de dia inteiro você vai conhecer os principais pontos turísticos de Toledo e Segóvia e aprenderá diversas curiosidades sobre a região. Incluso o Ingresso do Alcácer de Segóvia e transporte. Tour em espanhol.
- Excursão a Ávila e Segóvia: nesse passeio de dia inteiro você vai conhecer a cidade de Ávila, famosa por suas muralhas, e Segóvia, que abriga um dos aquedutos romanos mais conhecidos do mundo. Incluso o Ingresso do Alcázar de Segóvia e Muralhas de Ávila e transporte. Tour em espanhol.
Nesse post você vai ver:
E mais: Dicas úteis para planejar sua viagem:
Roteiro de 1 dia em Segóvia no mapa
Veja todas as paradas do nosso roteiro de Segóvia no mapinha dinâmico:
Segovia: Roteiro de 1 dia detalhado
Chegou a hora de detalhar seu roteiro de Segóvia parada a parada. Vamos deixar aqui a lista com as Principais atrações turísticas de Segóvia. Você pode ler o roteiro todo ou clicar em uma delas e ir direto ao ponto.
- O aqueduto de Segóvia
- O diabo que tira selfies
- Casa dos Picos
- Mirador de La Canaleja
- Catedral de Segóvia
- Alcázar – o castelo de Segóvia
- Mirador Azud del Eresma
- Romeral de San Marcos
- Mirador de la Pradera de San Marcos
- Mirador del Alcázar y los dos Valles
1. O Aqueduto de Segóvia
Com mais de 2000 anos de história e em excelente estado de conservação o aqueduto foi uma obra prima da arquitetura romana que viabilizou o crescimento da cidade e funcionou até o século XIX transportando água por mais de 15km incluindo pontos subterrâneos. O ponto mais alto de aqueduto tem 28,10 metros de altura. É impressionante!
Ao chegar pela rua principal de Segovia, note como a cidade está construída em torno do aqueduto e como ele se destaca da paisagem.
Chegando mais perto você vai se encantar com o encaixe perfeito das pedras e a precisão dos seus 167 arcos, não há uma única gotinha de cimento conectando as pedras que estão ali milimetricamente encaixadas. O aqueduto é indiscutivelmente lindo e rende fotos espetaculares!
Falando em fotos, não deixe de caminhar pelo entorno do aqueduto para ver como ele se transforma ao longo da cidade, e aproveitar oportunidades fotográficas. Algumas das melhores fotos são tiradas do lado esquerdo e do alto. Subas as escadas e aproveite
CHIP DE INTERNET ILIMITADA
Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue na Espanha com internet ilimitada.
2. O Diabo que tira Selfies
Não se sabe ao certo em que ano o Aqueduto de Segóvia foi construído, tampouco a história de sua construção, mas há várias lendas locais que tentar explicar sua origem. A mais contraditória dessas lendas conta a história de uma camponesa, que cansada de buscar água tão longe todos os dias fez um pacto com o Diabo vendendo sua alma em troca da construção do aqueduto, astuta jamais deixou que o capeta coloca-se a última pedra na construção, mas jamais voltou a buscar água lá longe.
E não é que o tal do Diabo voltou as ruas de Segóvia?
Com uns quilinhos a mais e munido de um telefone moderninho o satanás de José Antonio Abella é feito de bronze e fica em um pedacinho (lindo) e pouquíssimo explorado da cidade, ele fica na Pl. del Conde de Cheste número 6.
Para quem curte caminhar, recomendo a parada, e claro, a selfie.
3. A Casa dos Picos
Nossa próxima parada oficial será a Catedral de Segovia, mas antes de chegar lá passaremos por algumas casas que valem uma menção como a Casa dos picos, que tem sua parede ornamentada com formas pontiagudas que lembram um diamante, repare no brasão da família De la Hoz no topo arco da porta e sob as duas varandas.
A casa atualmente funciona como escola de arte e, volta e meia, há exibições de arte rolando por lá.
Passando a casa de Picos recomendo que você fique de olho na textura das casas do centrinho histórico de Segóvia, muitas delas possuem os famosos “romanescos”, uma espécie de relevo que envolve toda a parte externa da casa e que dá uma textura linda. Segovia é famosa por suas casas repletas de romanescos, um mais bonito que o outro.
4. Mirador de la Canaleja
Pertinho da Casa dos Picos você encontrará o Mirador de la Canaleja, com uma bela vista da cidade, vale dar uma passadinha para tirar fotos antes de seguir para a catedral que fica na Plaza Mayor de Segóvia.
5. Catedral de Segóvia
Chegando na Catedral de Segóvia observe sua fachada e repare que a igreja tem três abóbadas e muitas pontas delicadas que lembram velas de aniversário, todas muito rebuscadas.
Conhecida como a dama das catedrais devido seu estilo delicado — para arquitetura, um gótico tardio — a Catedral de Segóvia foi construída entre 1525 e 1577 e tem 18 capelas, espaço para eventos e tumbas de personagens espanhóis ilustres.
Chegou a hora de entrar na catedral e constatar que seu interior é tão delicado quanto a parte externa. Colunas altas, tetos recheados de relevos vistosos e alguns altares dourados completam o visual. Católicos de plantão vão admirar os detalhes da visita e reconhecer alguns santos e personagens bíblicos no caminho.
Não deixe de visitar o claustro, meu pedaço preferido da visita, com seus mil detalhes decorados em relevo e árvores verdinhas.
Planeje sua visita:
- Ingresso:
- Adultos: 4 Euros
- Menores de 10 anos: grátis
- Horários de funcionamento:
- De novembro a Março: 09h30 às 18h30
- De abril a outubro: 9h30 às 21h30
Compre aqui o seu ingresso com antecedência
Vai para Madrid? Leia também: Roteiro de Madrid o melhor da cidade em 2, 3 ou 4 dias
6. O Alcazar de Segóvia
Nossa próxima parada é o Castelo, ou Alcazar Real de Segóvia. Para chegar lá são 650 metros de caminhada bem tranquila, mas o acesso a torre (incluído no ingresso) não é acessível para pessoas de mobilidade reduzida.
A fachada do Alcazar é tão linda que os espanhóis gostam muito de dizer que este delicado castelinho serviu de inspiração para que os produtores da Disney desenhassem o castelo da Cinderela, já os alemães (e o resto do mundo) concordam que a inspiração veio do Castelo de Neuschwanstein na Alemanha.
O fato é, o castelo de Segóvia é lindo e, ao longo de sua história, o Alcazar de Segóvia já serviu de palácio real, prisão, colégio real e academia militar. Além disso, o castelo foi palco de um importante acontecimento para a história espanhola quando em 1474 Isabel I de Castela casou-se com Fernando II de Aragão e foi coroada rainha de Castilla e León.
Falando em Isabel de Castela, se você assistiu a série da Netflix recomendo a leitura do Espanha de Isabel de Castela que tem algumas das locações mais importantes da vida de Isabel de Castela.
De volta ao Alcázar de Segóvia. Repare que sua fachada externa também é repleta de romanescos, similares aos das casinhas que você passou em frente ao longo do dia. É ou não é um charme?!
Interior do castelo de Segóvia
O interior do Alcazar Real de Segóvio também é lindo, repleto de ornamentos rebuscados, detalhes dourados e elementos com um leve toque mouro. Os aposentos reais são muito bem decorados, e os tetos (destaque para a sala do trono e para a sala da guerra) são um mais bonito do que o outro. Também adorei a sala dos reis com esculturas dos reis espanhóis que vão de D. Pelayo a Joana, a louca.
E para melhorar, dos alto do castelo você terá uma vista caprichada da cidade, dos jardins e de detalhes arquitetônicos do próprio castelo.
Planeje sua visita:
- Horários de funcionamento:
- De novembro a março: 10h às 18h
- De abril a outubro: das 10h às 20h
- Ingressos:
- Adultos: 10 euros – Inclui castelo, museu e torre | 7 euros: só castelo e museu
- Jovens (até 16 anos), estudantes, idosos e família numerosas: 8 euros | 5 euros: só castelo e museu
- Entrada grátis para menores de 6 anos
Que tal fazer uma visita guiada por Segóvia e o Alcazar? O passeio tem duração de 2h e você vai conhecer o centro histórico de Segóvia e o Alcazar (incluso o ingresso). Um ótimo jeito de explorar essa cidade super charmosa e aprender muito.
Agora que você já conhece os três principais pontos turísticos de Segóvia você tem duas opções: retornar ao centro, comer umas tapas e rever seus cantinhos preferidos, ou continuar o passeio e descobrir algumas das vistas mais lindas da cidade.
Essa segunda opção exige disposição para caminhar, mas será recompensada com algumas das melhores vistas desse roteiro de um dia em Segóvia.
Pronto para conhecer a Segóvia dos iniciados?
7. Mirador Azud del Eresma
Nossa primeira parada é o mirante Azud del Eresma que tem vistas do castelo com o riacho Eresma no visual. Você estará coladinho na Casa da Moeda, na igreja de San Marcos e de um passeio verde muito gostoso para caminhar sem rumo.
8. Romeral de San Marcos
Continue rumo ao Romeral de San Marcos que proporciona uma foto especial do castelo com uma ponte de pedras, um visual que parece ter saído de conto de fadas. De quebra, você pode visitar o Romeral de San Marcos (endereço: C. Marqués de Villena, 17 | Entrada: 3 Euros) um jardim lindíssimo que fica nos pés do castelo.
Você perceberá que visto debaixo, o castelo é completamente diferente e parece muito maior que visto de pertinho, emoldurado pela vegetação do Romeral as vistas ficam ainda mais especiais.
9. Mirador de la Pradera de San Marcos
Siga para o Mirador de la pradera de San Marcos, um parque muito gostoso onde as famílias locais brincam com as crianças. O parque fica nos pés do castelo e tem uma vista linda debaixo para cima.
A graça aqui é percorrer o gramado com calma buscando bons ângulos para fotografar.
10. Mirador del Alcázar y los dos Valles
E para fechar com a vista mais linda do dia, precisaremos seguir até o Arco de Fuenciscla (uma porta bonitona) que fica coladinha no Santuário de Nossa Senhora da Fuencisla — vale uma visita rápida. De lá, você pode acessar a escadaria que leva ao topo do mirante.
A subida é boa, mas as vistas são incríveis e o pôr do sol, um dos mais lindos de Segóvia.
Além de vistas maravilhosas do castelo você verá igreja de Vera Cruz, o convento da Carmelitas descalzas e o mosteiro de Santa María del Parral.
Cervejinha para terminar o passeio em Segóvia
Termine o dia com uma cervejinha acompanhada de tapas grátis. A praça em frente a catedral tem vários barzinhos animados como o El Cochifrito (endereço: Pl. Mayor, 40001) e o Él figón de los comunemros, ambos são dicas do David, que nasceu em Segóvia, e recomenda muito a morcilla do Él figón.
Outra boa pedida é o El Sitio (endereço: Calle de la Infanta Isabel, 9) que fica pertinho da Plaza Mayor de Segovia, a graça é sentar no balcão, puxar papo com o atendente e aprender curiosidades sobre a cidade.
Onde comer em Segóvia na Espanha
Alguns dos restaurantes mais gostosos da cidade ficam no eixo entre o Aqueduto Romano e a Catedral.
O Casa Duque (endereço: Calle Cervantes, 12), Mesón De Cándido (endereço: Pl. Azoguejo, 5) que é super tradicional e tem uma fachada linda e o disputado Restaurante José Maria (endereço: Calle Cronista Lecea, 11) são boas pedidas para provar o Cochinillo, um leitão assado que é o prato típico local.
Os três restaurantes precisam ser reservados com antecedência.
Minha prima Anna e seu noivo David recomendam o Asador Maribel (endereço: Av. Padre Claret, 16), tanto o cochinillo quanto o cordeiro assado de lá são bem gostosos, mas você precisa reservar pelo site com antecedência, já que demora bastante para assar.
Outro restaurante muito bem avaliado e que serve iguarias Segovianas e pratos Judaicos é o El Fogón Sefardí (endereço: Calle la Judería Vieja, 17).
Como chegar em Segóvia saindo de Madri
Para quem deseja fazer por conta própria um bate e volta saindo de Madri, há três formas de chegar a Segóvia: aluguel de carro, ônibus ou trem.
1) Aluguel de carro
Só recomendo essa opção para quem for combinar Segóvia com outras cidades Espanholas como Ávila e Salamanca, por exemplo. Mas nem pense em fazer tudo em um dia só, hein? Até dá para combinar Segóvia e Ávila no mesmo dia, mas já aviso, será cansativo!
Para o aluguel de carros, vale conferir os preços da RentCars, um buscador esperto que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para sua viagem. E quer saber a melhor parte? Você paga em reais e pode parcelar.
2) Ônibus
A forma mais econômica de chegar em Segóvia. Os ônibus saem do intercambiador de autobuses de Moncloa, e em geral, podem ser comprados no mesmo dia. A frequência de ônibus é relativamente alta e a viagem dura cerca de 1 hora.
A estação de ônibus de Segóvia fica bem pertinho do centro da cidade, não muito longe do Aqueduto Romano. É só seguir em linha reta para chegar no burburinho. Pessoalmente acho a viagem de ônibus a melhor forma de chegar em Segóvia.
3)Trem
O trem é a forma mais rápida de chegar em Segóvia. A viagem entre Segovia e Madri leva pouco mais de 30 minutos e o ponto de saída é a estação Chamartin.
Vale falar porém que a estação de trem fica um pouquinho afastada do centro, em torno de 7km, e exige um ônibus ou táxi na chegada.
Comece cedo e deixe a volta em aberto
Recomendo que você pegue seu trem ou ônibus cedinho e deixe para comprar a volta na hora, é só ficar esperto nos horários para esperar o mínimo possível na estação. E pronto, você poderá curtir a cidade no seu ritmo, sem pressa para voltar.
Seguro viagem para a Espanha
Para quem viaja para a Europa um seguro viagem com cobertura mínima de 30 mil euros é obrigatório. Mas não se assuste com esse valor, a exigência é para que o turista viaje pelos países europeus livremente, mas esteja preparado para uma eventualidade médica, por exemplo.
Um bom seguro viagem cobre voos cancelados, bagagem extraviada, e algumas apólices mais modernas cobre até COVID (fique de olho nisso ao escolher seu seguro!).
Aqui no Ideias na mala nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma das maiores seguradoras de viagem do Brasil. O site te ajuda a comparar os melhores seguros do mercado e encontrar o melhor custo x benefício para sua viagem a Viena (e por toda a Europa).
Quer mais desconto?
Insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto
Faça já sua cotação e reserve seu seguro viagem
E aí, curtiu o nosso Roteiro de 1 dia em Segóvia? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Segóvia
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP Europa: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Roteiro de Madrid: o melhor da cidade em 2, 3 ou 4 dias
- Palácio Real de Madri
- Como visitar o Estádio do Real Madrid: todos os detalhes para conhecer o Santiago Bernabéu
- Bate e volta saindo de Madrid: 5 passeios imperdíveis na região
- O que fazer em Ávila na Espanha: conheça as 8 atrações principais da cidade
- Roteiro de 1 dia em Toledo na Espanha
Olá Mari
Estarei em Madrid no final deste mês e pretendo conhecer, no dia 01.10, domingo, ir até Segóvia, Escorial e a Granja Santo Ildefonso.
A pergunta, no domingo é aberto as atrações como o alcazar e a catedral para conhecermos? E Escorial? E a Granja?
Obrigada
Sônia
Oi Sônia,
Para conferir o funcionamento recomendo que você acesse cada um dos sites.
Mas já adianto: é muito passeio pra pouco tempo! Vai ser corrido. Será que não vale a pena escolher?
Abraços
Gracias. Segovia es una ciudad increíble. Segóvia é uma cidade maravilhosa. Es descubrir un lugar único con su historia y su magia.
Mari, estou imdo para Segóvia agora… suas dicas são minhas companheiras. Ontem fui Ávila, e na terça em Toledo. Para aproveitar bem estamos fazendo uma por dia.
Obrigada
Abs
Que delicia!
Saudades da Espanha!
Aproveite muito
valeu a dica estou me programando p viajar em agosto ( uma parte e outra em setembro).As datas melhores de viagem? Avila, SEgovia e Salamanca, vindo de Portugal! Logico quero visitar Santiago de Compostela!
Comemorar o nosso 40 anos de casado c meu marido!Muito Obrigada Mari Vidigal
É bom alugar carro
Alugar carro faz todo sentido para você que sai de portugal. Se puder evite agosto pelas férias escolares.
Abraços
Não gostamos do El Sitio. Muito sujo e não foi bom o atendimento.
O José Maria é maravilhoso e as dicas do roteiro também.
Obrigada! Amanhã meu marido e eu iremos visitar Segóvia. Adoramos sua postagem. abraços
Obrigada pela visita e curtam muito Segóvia.
Beijos
Obrigado pelas dicas Mari
Abraços
Isavan e Sônia
Olá. Tudo bem? O site tem ajudado muito em meu planejamento. Em opinião, que dia é melhor para visitar Segóvia? Estarei em Madrid entre quinta e domingo 15/09-19/09 e ainda estou planejando os detalhes.
Qualquer um deles, menos Domingo.
Abraços
Olá Mari te bem?
Só hoje tomei conhecimento desse seu espaço!
Da pra perceber pelas mensagens, que sua experiência ajuda quem viaja pra uma região da Espanha sem conhecer detalhes para melhor aproveitar!
É o meu caso: Chego em Madri pego o carro no aeroporto e sigo pra Segovia!
No dia seguinte sigo para Salamanca pra ficar 03 noites!
Além de Salamanxa, cidade maravilhosa para vivenciar, gostaria de ter dicas de cidades( fora Ávila ) ao redor pra fazer um bate e volta .
Agradeço pela atenção
Carlos
Oi Carlos,
Infelizmente só conheci Segovia e Salamanca nessa região 🙁
Beijos
Gostei da sua apresentação.
Estamos indo de ônibus, desde Moncloa.
Vamos provar desse leitão, sobretudo
Depois comento a viagem
Abraços
Eba!
Aproveitem muito a viagem!
Segunda é um bom dia para visitar essa cidade
Precisa checar se as atrações abrem na segunda Mateus. Segunda costuma ser um lugar difícil para visitar qualquer cidade.
Abraços
Oi Mari, tudo bem?
Eu e minha esposa estamos pegando muitas idéias no seu site. Obrigado e Parabéns!!! Vamos ficar dois dias em Salamanca, e na volta para Madrid estamos pensando em sair de manhã e passar o dia em Segovia. Estamos preocupados a onde poderemos guardar as nossas bagagens. Existe algum guarda volume na estação de trem? Obrigado
Oi Vitor,
Infelizmente desde os atentados a estação de trem de Atocha em Madrid há muitos anos atrás a cidade não tem mais lockers. Uma sugestão é tentar negociar um preço baratinho em algum hostel ou tentar despachar sua mala já cedo no aeroporto.
Beijos
Olá. Estou indo daqui duas semanas, será uma viagem bate e volta e minha dúvida é: estou indo num domingo, será que consigo achar a catedral e o castelo abertos?
Oi Bianca,
Tudo bem?
A catedral abre das 13:00 às 18:00 no Domingo. O Castelo aberto das 10:00 às 18:00
Aproveite a viagem.
Beijos
Ótimo roteiro
Na volta do Alcazar Real de Segovia não podemos deixar de parar no Bar Ven Ven, na Av do Aqueduto, para tomar algo e curtir os últimos momentos inesquecíveis na bela , e acolhedora Segovia.
Estou indo para a Espanha agora em Maio/15 e já imprimi seu roteiro.
Obrigada.
Que delicia de viagem Valéria! Quantos dias você passará na Espanha?
Você já viu nossos roteiros de Toledo e Madri?
Boa viagem e aproveite bastante
Olá!
Peguei muitas ideias em seu site para minha Viagem por Espanha & Portugal!!!
Obrigado e Parabéns,
Vladimir.
Olá Vladirmir,
Super Obrigada pela visita e pelo comentário! Fico feliz em saber que o Ideias na Mala te ajudou!
Na volta, passe aqui pra contar como foi!
Abraços,
Mari