O que fazer em Buenos Aires: +25 atrações imperdíveis
Se você estava procurando um post completo sobre Buenos Aires, encontrou! Aqui, compilamos as melhores dicas e os principais pontos turísticos para você curtir a capital da Argentina. Tudo o que você precisa saber para planejar bem sua viagem e se apaixonar por Buenos Aires! Vamos nessa?
Buenos Aires, muitas vezes, é o primeiro destino internacional dos brasileiros – por isso, é super conhecida pelos turistas do Brasil. Basta colocar os pés no país para já sair ouvindo o português pelas ruas portenhas, e eu te garanto: você vai se apaixonar por Buenos Aires e entender toda a fama que o país carrega!
Neste post dividiremos com vocês dicas incríveis do que fazer em Buenos Aires! Você vai encontrar detalhes de onde ficar em Buenos Aires, mais de 25 atrações em Buenos Aires para você montar seu roteiro, um mapa com todos os pontos turísticos e ainda dicas de onde comer na capital Argentina. Pronto para se apaixonar por Buenos Aires?
Para facilitar a sua navegação neste post completíssimo, preparamos um menu clicável. Basta clicar sobre cada um dos itens abaixo para ir direto ao ponto:
- Onde ficar em Buenos Aires?
- Principais pontos turísticos de Buenos Aires no mapa
- O que fazer em Buenos Aires: + 25 atrações imperdíveis
- Onde comer em Buenos Aires?
- Bate e volta saindo de Buenos Aires
- Seguro viagem para Buenos Aires
Onde ficar em Buenos Aires
Buenos Aires é uma cidade relativamente pequena, então é difícil ficar hospedado em uma região ruim. A cidade é super servida com bons hotéis e pousadas – além de ter uma vasta opção de Airbnbs por lá. Além dos bairros mais centrais e turísticos, vale pesquisar alguns que são mais locais. A região de Palermo, por exemplo, é uma graça para ficar hospedado, além de ser super tranquila e com bons restaurantes e cafés.
Além disso, vale destacar que em Buenos Aires você chega fácil a qualquer lugar através do metrô, então pode dispensar o aluguel de carro na capital Argentina.
Hotéis caprichados
Hotel Faena – Puerto Madero (testado e aprovado por nosso amigos!)
Um hotel super excêntrico e todo moderninho. Os quartos são decorados com móveis modernos brancos e um ou outro objeto vermelho – o contraste é lindo. E, para melhorar, alguns quartos tem vistas lindas do rio. Destaque para a piscina caprichada com uma fonte pouco discreta de coroa. O Faena tem um restaurante próprio delicioso e que vale a visita mesmo se você não se hospedar por lá! Reserve aqui.
Alvear Palace Hotel – Recoleta (testado e aprovado por nossos amigos)
Um dos melhores e mais tradicionais de Buenos Aires, o Alvear Palace se transformou numa atração à parte e um daqueles hotéis que mesmo que não se hospeda gosta de visitar. O Alvear Palace tem uma fachada linda, um interior luxuoso, ultra bem decorado e quartos amplos, charmosos e bem decorados (a maior parte deles foi reformada e tem decoração moderna, mas há algumas suítes com decoração clássica). Destaque para os banheiros de mármore espaçosos e com banheira hidromassagem. O café da manhã, incluso na diária, é muito elogiado pelos hóspedes. Reserve aqui.
Park Tower – Retiro | Região linda e bem central (testado e aprovado por nossos amigos)
Quartos amplos, confortáveis e com decoração clássica de muito bom gosto. Os hóspedes de Park Tower tem acesso a um clube com piscina aquecida e academia dividido com os hóspedes do Sheraton. O café da manhã super completo, e o happy hour incluso na diária de alguns quartos, são muito elogiados pelos hóspedes. O Park Tower fica bem pertinho da Estação de Trem Retiro, e dos parques Monumental e San Martín e muitos quartos tem vistas lindas da Torre Monumental e dos parques. Uma localização deliciosa e bem central. Reserve aqui.
Four Seasons Hotel Buenos Aires
Se a sua preferência foi um hotel luxuoso e com um quarto hiper espaçoso, o Four Seasons é a melhor pedida. Localizado no bairro da Recoleta, o hotel tem uma piscina ao ar livre nos jardins e um spa premiado para você relaxar depois de um dia de passeio. Entre os hóspedes, a gastronomia do hotel é destaque, incluindo as várias opções de restaurante no local e o café da manhã cobrado à parte. Reserve aqui.
O Meli, além de caprichado, traz um charme especial: era a antiga casa de Evita Perón, Ex-primeira-dama da Argentina e grande líder pelos direitos das mulheres. Localizado no bairro da Recoleta, o hotel boutique fica bem localizado e conta com algumas comodidades como spa, salão de beleza, dois restaurantes e café da manhã incluso na diária. Reserve aqui.
Hotéis com bom custo benefício
NH Buenos Aires Florida – Centro (testado e aprovado por nossos amigos)
Se você quer ficar ultra bem localizado, essa é a pedida! O NH Buenos Aires é uma opção básica, bonitinha e hiper bem localizada em pleno centro da cidade e bem próximo ao metrô. É uma opção excelente para quem quer aproveitar a cidade ao máximo! O café da manhã, cobrado à parte, é muito elogiado pelos hóspedes. Reserve aqui.
NH City Buenos Aires – Centro (testado e aprovado por nossos amigos)
Outra boa opção da rede NH é o NH City Buenos Aires, um hotel com uma fachada Art Deco linda e uma piscina na cobertura que tem vistas bacanas da cidade. Os quartos tem um bom tamanho e decoração clean. A localização também é ótima: no centro de Buenos Aires, pertinho da Casa Rosada e colado em duas estações de metrô! Dá para fazer muita coisa a pé e de metrô! Reserve aqui.
O CasaSur de Palermo tem design clean e minimalista, sendo os quartos com tamanho suficiente e bastante aconchegando. Sua localização é excelente, em uma região de Parlemo tranquila, mas com boa estrutura gastronômica. O café da manhã em estilo buffet está incluso na diária e ainda existe a opção à la carte. Reserve aqui.
Outra opção do CasaSur é a unidade Bellini, também no bairro de Palermo, mas mais próximo do Parque e também do Malba. Com estilo mais moderno, o hotel possui mais quartos, todos com banheira e mesa de trabalho. O café da manhã em buffet também está incluso na diária. Reserve aqui.
Mais uma opção em Parlemo, o Palermo Bridge tem ótima localização, com acesso rápido ao metro e ônibus, e proximidade com bares e restaurantes. Não há café da manhã e nem restaurante no local. Para quem busca um melhor custo benefício, pode ser uma boa pedida. Reserve aqui.
Hotéis econômicos
Uma opção bem economia, mas ainda assim charmosa e com opções que acomodam casais, famílias e grupos de amigos. Bem no centro de Recoleta, o hotel fica na rua do Cemitério famoso do bairro, que está recheada de atrações. Os quartos possuem decoração minimalista e tamanho suficiente – alguns possuem cozinha para pequenas refeições. O café da manhã está incluso na diária. Reserve aqui.
Também no bairro histórico da Recoleta, o A Hotel fica em uma região mais tranquila, mas ainda assim próximo do agito. Os quartos são relativamente pequenos e decorados com obras e quadros de pintores argentinos. O café da manhã não está incluso na diária. Reserve aqui.
E, se você é um viajante que gosta de economizar em acomodação, por que não um hostel? O Reina Madre oferece cozinha compartilhada, sala com televisão, livros, mesas para trabalho e, claro, um terraço para confraternizar com a galera. Além de quartos compartilhados, ainda há a opção de individuais para quem prefere um pouco mais de privacidade na hora do descanso. Reserve aqui.
Veja aqui ofertas de hotéis bem avaliados em Buenos Aires
Principais pontos turísticos de Buenos Aires no mapa
Veja todas as dicas deste post no mapa abaixo – é só escolher o que mais curtir e montar o seu roteiro!
O que fazer em Buenos Aires: principais atrações
Chegou a hora de falar sobre o que fazer em Buenos Aires, aí vai uma lista caprichada com mais de 25 pontos turísticos da capital Argentina. Te garanto que depois de visitar Buenos Aires uma vez, você vai querer voltar!
Para nós, brasileiros, Buenos Aires é um ótimo destino para emendar um feriado ou uma férias curtinhas. Eu fiquei quatro dias completos na capital da Argentina e deu para fazer muita coisa dessa lista – inclusive um bate e volta para Colonia del Sacramento, no Uruguai. Isso porque Buenos Aires é ótima para se locomover a pé e emendar uma atração na outra apenas caminhando e curtindo o melhor da cidade!
Clique no item abaixo para ir direto ao ponto , ou se preferir, leia o post todo
- Casa Rosada
- Catedral Argentina
- Palácio del Congreso de la Nacion
- Teatro Colón
- Galerias Pacífico
- Livraria El Ateneo Grand Esplendid
- Museu de Arte Latinoamericana (MALBA)
- Museo Nacional de Belas Artes
- Caminhar pelo Puerto Madero
- Assistir um tango argentino
- Feira de San Telmo
- El Caminito
- La Bombonera
- Jardín Japonés
- Floralis Generica
- Facultad de Derecho
- Cementerio de la Recoleta
- Centro Cultural de la Recoleta
- Parque Tres de Febrero (também chamado de Bosques de Palermo)
- Jardín Botánico Carlos Thays
- Parque San Martín e Parque Torre Monumental
- Barrio Chino
- Bairro Palermo
- Distrito Arcos Premium Outlet
- Plaza Serrano
- Estádio Monumental (Estádio do River Plate) & Museu do Futebol
Casa Rosada
Vamos começar nossa lista do que fazer em Buenos Aires, com a Casa Rosada (Balcarce, 50), que foi construída no final do século XVIII e é a sede das autoridades do governo argentino. A praça onde fica a Casa Rosada é ponto final de muitos tours gratuitos (em que você dá apenas uma gorjeta no final) e, por isso, está repleta de turistas fotografando cada detalhe.
É bem bacana observar o movimento de um local político como a Casa Rosada – carros escoltados entrando e saindo, guardas atentos a todo momento. Vale lembrar que a Casa Rosada é o local onde o presidente toma as principais decisões da Argentina, mas não mora ali.
A Argentina é um país com forte histórico de manifestações políticas e, geralmente, as greves e protestos ocorrem em frente a Casa Rosada. Eu mesma, quando estive lá, presenciei um protesto que rolou entre a Casa Rosada até o obelisco dos trabalhadores rodoviários.
O mais legal é que você pode participar de uma visita guiada gratuitamente (reserve com até 15 dias de antecedência) e aproveita para conhecer o acervo histórico no Museu da Casa Rosada.
Informações úteis
- Endereço: Balcarce, 50
Catedral Argentina
A Catedral Argentina fica na mesma praça da Casa Rosada (A Plaza de Mayo), mas do lado oposto. Visto de fora, o edifício, inspirado nos templos greco-romanos, mais parece um templo pagão do que a sede da Igreja Católica na Argentina. Mas não se engane, tanto sua fachada como a parte interna são lindas e estão repletas de simbologia.
Começando pelas colunas gregas: são 12 colunas, uma em homenagem a cada apóstolo que sustenta um pórtico triangular esculpido em baixo relevo e que retrata o encontro bíblico entre Jacó e José. Na parte interna, destaque para o altar dourado, a cúpula e o pequeno museu em homenagem ao Papa Francisco, que entre 1998 e 2013 atuou como arcebispo local. Quem quiser saber mais sobre a catedral pode participar de um dos tours guiados disponíveis na catedral.
Informações úteis
- Endereço: Calle Rivadavia s/n
Palácio del Congreso de la Nacion
O Palácio del Congreso de la Nacion, sede do poder Legislativo no país, é um dos edifícios mais lindos da capital Argentina. Vale dar uma volta pela praça do Parlamento (o marco zero de todas as estradas Argentinas), fotografar o edifício e, para quem se programar, dá até para fazer uma visita guiada (chegue com pelo menos 15 minutos de antecedência e leve seu passaporte ou carteira de identidade originais) e conhecer a parte interna.
A praça do Parlamento fica na Avenida de Mayo, que se conecta a Plaza de Mayo (onde está a Casa Rosada e a Catedral Argentina).
Quando eu visitei a Argentina, optei por fazer um tour gratuito pelo centro histórico de Buenos Aires com a Civitatis. O ponto de encontro é justamente no Palácio del Congreso e depois, a pé, fomos percorrendo as ruas do centro, a Plaza de Mayo, o Obelisco e finalizamos na Casa Rosada. O legal é ir aprendendo a história de cada local com um argentino explicando todos os detalhe. No final do tour, a gorjeta fica a critério de cada um. Eu acho que valeu super a pena – principalmente se você tem pouco tempo na cidade!
Informações úteis
- Endereço: Calle Hipólito Yrigoyen, 1849;
- Visitas guiadas gratuitas: segunda a sexta-feira às 10h30, 12h00, 14h00 e 15h30,h00, 14h00 e 15h30 | Veja detalhes aqui.
Outras paradas no centro de Buenos Aires:
- Obelisco de Buenos Aires: erguido em homenagem ao quarto centenário da cidade, o Obelisco não é bonito, mas não dá para negar que é um marco da cidade e ponto turístico;
- Estação Retiro:essa estação de trem linda é o ponto de saída dos trens para El Tigre e San Isidro, dois bate-voltas deliciosos saindo de Buenos Aires;
- Parque Monumental & Parque San Martin: dois parques lindos que ficam bem na frente da estação Retiro;
Teatro Colón
O Teatro Colón é a principal casa de óperas de Buenos Aires, um desses teatros gigantescos de acústica impecável e influência arquitetônica Europeia com direito a lustres de cristal e ornamentos dourados.
O tour guiado tem duração de 50 minutos, e vale super a pena. Fiquei encantada com a arquitetura e todas as histórias contadas durante o passeio. Saí de lá desejando assistir um espetáculo durante minha próxima visita a Buenos Aires.
Se você curte teatros, arquitetura e passeios históricos, recomendo muito a visita.
Informações úteis:
- Endereço: Cerrito, 628;
- Tour guiado: saídas a cada 15 minutos, de segunda a sexta-feira, das 10h às 16h45, e sábados, domingos e feriados das 11h às 16h45;
- Ingresso: 5.000 Pesos Argentinos (cerca de R$130) | valor de 2023;
Galerias Pacífico
Com uma arquitetura particular, o teto pintado em afrescos que fazem referências à arte renascentista, este é o shopping center mais bonito que já vi. Construído no século XIX para abrigar as últimas tendências da moda, as galerias foram criadas aos moldes do Bon Marché de Paris.
O prédio foi tombado como monumento histórico nacional em 1989 e a cúpula central, produzida em 1946, foi considerada patrimônio cultural da cidade. Situado no coração financeiro da cidade, as Galerias Pacífico trazem marcas incríveis da moda argentina como as queridinhas “Como Quiero Que Te Quieras”, “Caro Cuore” e “Rapsodia”, a divertidíssima loja de decoração “Morph”, a rede de farmácias famosíssima pela variedade de (dermo)cosméticos “Farmacity”, a rede delícia de sorvetes “Freddo” e muito mais!
Informações úteis:
- Endereço: Av. Córdoba, 550
- Horário de funcionamento: lojas de segunda a domingo das 10h às 21h; praça gastronômica de segunda a domingo das 10h às 22h;
Livraria El Ateneo Grand Esplendid
Considerada em 2008 pelo jornal inglês The Guardian a segunda livraria mais bonita do mundo, a livraria El Ateneo ocupa o espaço de um antigo teatro construído em 1919. Você pode pegar um dos livros na estante e ler trechos nas cadeiras espalhadas pelos camarotes. Também pode tomar um café na lanchonete que ocupa o palco da livraria e observar os passantes. Por fim, aproveite para dar um pulo nas frisas, pois rendem fotos lindas!
Eu, jornalista que sou e amante de livros, achei a livraria fascinante! Cada detalhe é perfeito para ser fotografado – isso sem falar da quantidade de livros disponíveis. Eu comprei um especial do Quino de capa dura que reúne todas as histórias da Mafalda e detalhes do autor de como e porque ele criou uma das principais personagens argentinas.
Informações úteis:
- Endereço: Avenida Santa Fe, 1860;
- Horário de Funcionamento: de segunda a quinta-feira, das 9h às 22h; sextas e sábados das 9h às 24h; e domingo das 12h às 22h;
Museu de Arte Latinoamericana (MALBA)
Um dos melhores museus da América Latina, o MALBA é um museu particular com um acervo impecável de arte contemporânea e arte moderna. Uma das principais obras de arte expostas ali é o Abaporu da Tarsila do Amaral (se você nunca viu de perto: prepare-se ele é ainda mais bonito ao vivo!).
Também tem obras de Frida Khalo exibidas no Malba, que sempre está recebendo alguma exposição diferente – por isso vale checar o site para programar um tempo ideal da sua visita e encaixar no seu roteiro.
Informações úteis:
- Endereço: Av. Presidente Figueroa Alcorta, 3415;
- Horário de funcionamento: de quinta a segunda das 12h às 20h; quarta-feira das 11h às 20h00; fechado às terças;
- Entrada: 1100 Pesos Argentinos (cerca de R$30);
Museo Nacional de Belas Artes
Próximo ao MALBA, o Museu Nacional de Bellas Artes possui um acervo com mais de 12 mil peças, tendo como destaque a coleção de arte europeia do século XIX e de arte argentina. Sem dúvidas, pelas exposições é possível percorrer um pouco da história da Argentina, formando-se como país e enfrentando uma guerra de independência contra a Espanha. Lá você encontrará obras de artistas como Klee, Picasso, Modigliani, Van Gogh, Gauguin, Degas, Kandinsky.
Informações úteis:
- Endereço: Av. Libertador, 1473;
- Horário de funcionamento: de terça a sexta, das 11h às 20h; sábados e domingos das 10h às 20h; fechado às segundas;
- Entrada: gratuita;
Para quem curte museus, minha dica é dar uma olhada no post Museus em Buenos Aires para Visitar da Paula, do blog No Mundo da Paula. Ela fez uma lista de 13 museus para visitar na cidade.
Caminhar pelo Puerto Madero
Região outrora marginalizada, Puerto Madero sofreu um chamado processo de revitalização da sua zona portuária e começou a receber uma gama considerável de restaurantes e se tornou um ponto turístico. Ali, você verá pessoas em suas caminhadas matinais, casais perambulando e uma vasta opções de restaurantes e bares para um almoço ou jantar.
É nessa região que fica a famosa Ponte da Mulher, uma ponte que rende belas fotos aos turistas. Ela foi fabricada na Espanha e trazida em partes para Buenos Aires para ligar as duas margens do Rio da Prata. Seu design moderno é uma homenagem ao tanto argentino. Inaugurada em 2001, ela foi inspirada em um casal dançando o gênero: o mastro representa o homem, e a mulher é representada na curvatura central da ponte.
Eu emendei o tour do centro histórico com um almoço no Puerto Madeiro. Da Casa Rosada até aqui são cerca de 25 minutos caminhando, dá fácil para percorrer esse caminho e já matar mais um ponto turístico da Argentina!
Assistir um tango argentino
Falando no tango, esse é mais um dos passeios primordiais para quem visita Buenos Aires. A cidade respira tango e não importa para onde você olhe, existem pessoas vestidas com os trajes da dança para acompanhar os turistas em suas fotografias, souvenirs vendidos aos montes com a temática e divulgação de shows em vários lugares. Opções para ver a dança não faltam, e algumas delas são:
Esquina Homero Manzi
O Esquina Homero Manzi (Av. San Juan, 3601) fica situado na esquina que marca o encontro entre a avenida San Juan e Boedo. A casa de tango foi inaugurada em 1927 e é uma das tanguerías tradicionais mais em conta. Há uma atmosfera por ali que respira a dança – uma Buenos Aires do passado luxuosa. Você pode curtir o seu jantar vendo um verdadeiro show de tango, uma narrativa que conta a história de um estilo tão marginal que se tornou um dos mais famosos do mundo e é um dos elementos que mais atrai turistas para a cidade. O espetáculo principal traz a década de 1940 ao palco, com composições de Homero Manzi, Carlos Gardel e Astor Piazzolla, apresenta um corpo de baile e música ao vivo com uma orquestra de tirar o fôlego. Uma daquelas experiências para a gente guardar no coração.
Os shows acontecem de segunda a domingo às 22h. É possível comprar ingressos somente para o show ou com o jantar incluso (o combo jantar + show custa 50 dólares – sim, os valores são em dólar).
Informações úteis:
- Endereço: Av. San Juan, 3601.
La Catedral Club
Fora do tradicional circuito de tango, La Catedral configura uma daquelas tanguerías autênticas em que os amantes de tango se encontram para dançar. Não espere uma estrutura luxuosa, nem shows. Ali, você encontra bailarinos do cotidiano que após deixarem os seus trabalhos curtem este outro lado.
Conduzido por um casal vegetariano, o espaço ocupa um grande galpão do final do século XIX e, desde meados de 1990, o espaço foi transformado em uma milonga e restaurante vegetarianos. Mesmo que você não saiba dançar, há sempre uma aula experimental prévia para arriscar uns passos pelo salão. Mais tarde, a pista ferve e você pode aproveitar para observar os portenhos em seu habitat natural.
Informações úteis:
- Endereço: Avenida Sarmiento, 4006
- Horário de funcionamento: de terça a sábado das 18h30 às 02h;
Feira de San Telmo
O bairro San Telmo, marcado pelo surgimento do tango, enfrenta os seus dias de decadência, o que faz com que de alguma forma o seu charme permaneça. Ali, é um espaço riquíssimo de trocas culturais em que você pode aproveitar não só para conhecer as milongas, como para curtir os antiquários e feiras de antiguidades. Para tanto, aproveite o Mercado de San Telmo e Feira de San Telmo. Esta é a mais tradicional feira de antiguidades da cidade, ocupa as ruas do bairro aos domingos e uma das mais extensas do mundo. E, se topar enfrentar a fila, vale tirar a foto clássica com a Mafalda!
Por ser super turístico e bastante lotado, aqui vale redobrar a atenção com bolsas e carteiras. Já ouvi muitos relatos de turistas que foram furtados em meio a muvuca da Feira, então atenção!
El Caminito
Um dos cartões postais da cidade são as ruas coloridas de Caminito. Obviamente, virou um espaço totalmente turístico e, por isso, é preciso cautela pois o assédio é grande – de ofertas de fotos, lojas, restaurantes e mais. Dito isto, vale a pena circular pelas casas operárias e coloridas. O mais rico do bairro é observar a arquitetura e como ela foi se moldando às necessidades de quem vivia ali, nas condições mais precárias possíveis.
Existem muitas opções de lojas de souvenirs por ali e, para quem gosta de futebol, é um prato cheio para garantir algo dos ícones argentinos. Eu comprei minhas lembranças da viagem aqui porque achei tudo mais bonito.
La Bombonera
Falando nisso, o caminho entre o Caminito e a Bombonera é curto, então também já vale emendar os dois passeios. Vale uma atenção extra também porque o caminho é mais deserto (eu não achei perigoso, mas há relatos de furtos também nesta região).
O estádio impressiona com suas arquibancadas quase na vertical. E, para quem curte muito, é possível fazer um tour pela Bombonera ou visitar o Museu da Paixão Boquense, primeiro museu temático futebolístico da América.
Jardín Japonés
O jardim foi aberto em 1967 para comemorar a primeira visita à Argentina de um membro da família real do Japão e, desde o final da década de 1980, o espaço segue sendo gerido pela Fundação Cultural Japonesa da Argentina. O espaço é bem gostoso para passear e rende fotos excelentes. Lá dentro tem um restaurante japonês que funciona apenas por reserva nas sextas, sábados e domingos (nos outros dias da semana, não há necessidade.
O som ambiente de músicas japonesas dão um charme extra ao parque, que é bem tranquilo. Dá para perceber também que ele é mais frequentado pela própria comunidade japonesa local. Achei uma delícia!
Informações úteis
- Endereço: Av. Casares 2966;
- Horário de funcionamento: aberto todos os dias das 10h às 18h45.
- Entrada: 690 Pesos Argentinos (cerca de R$18)
Bairro da Recoleta
Uma das regiões mais visitadas da cidade compreende uma leva de pontos turísticos interessantes: a Floralis Generica, que fica ao lado da Facultad de Derecho, com sua arquitetura que remete à Roma Antiga, próxima ao Centro Cultural de La Recoleta e ao Cementerio de la Recoleta. Vale passar por todos eles caminhando!
Floralis Generica
A escultura de 20 metros de aço inoxidável e alumínio toma conta da Praça Naciones Unidas e foi doada pelo seu autor, o arquiteto argentino Eduardo Catalano. Inaugurada em 2002, ela é uma homenagem a todas as flores e, devido ao seu sistema hidráulico e células fotoelétricas, ela abre e fecha suas pétalas com a luz solar.
- Endereço: Avenida Presidente Figueroa Alcorta, 2301
Facultad de Derecho
O imponente edifício de arquitetura romana chama a atenção de quem passa pela região. Inaugurada em 1949 pelo presidente Juan Domingo Perón, ela encanta por seu interior. A faculdade foi incorporada à Universidade de Buenos Aires (UBA) e continua com suas atividades acadêmicas, mas recebe no saguão exposições artísticas e a entrada é gratuita.
- Endereço: Avenida Presidente Figueroa Alcorta, 2263
Cementerio de la Recoleta
Um dos pontos turísticos mais visitados é o Cemitério da Recoleta, que reúne não só uma arquitetura gótica belíssima e histórias de arrepiar, mas acolhe também intelectuais e políticos argentinos mortos. Dentre os túmulos mais procurados, está o de Eva Perón, que foi casada com o ex-presidente Juan Domingo Perón e morreu precocemente aos 33 anos, vítima de câncer. A sua morte causou uma grande comoção entre os argentinos, que por vezes a chamam de “madrecita”. No ano passado, o local passou a cobrar pela entrada de turistas
Informações úteis:
Cementerio de la Recoleta
- Endereço: Rua Junín, 1760
- Horário de visitação: todos os dias das 7h às 18h;
- Entrada: 1400 Pesos Argentinos (cerca de R$60)
Centro Cultural de la Recoleta
O Centro Cultural da Recoleta é um espaço incrível de divulgação cultural da cidade. Lá, você vai encontrar exposições de arte contemporânea e históricas! Além disso, eles oferecem shows e apresentações de dança e teatro. Vale checar a agenda e ver se algo te brilha os olhos durante sua passagem por Buenos Aires!
Informações úteis:
- Entrada gratuita
- Endereço: Rua Junín, 1930.
Vai esticar a viagem até Bariloche? Veja também: Roteiro de 3 e 4 dias em Bariloche
Parque Tres de Febrero (também chamado de Bosques de Palermo)
Conhecido também como Bosques de Palermo, o Parque Tres de Febrero é o pulmão verde da cidade que abriga espaços como o Rosedal e o Jardim dos Poetas, com bustos que homenageiam grandes poetas da história. O Rosedal é um parque lindo, composto por uma série de rosas coloridas, que te transportam para um Jardim Secreto em meio ao bairro de Palermo, uma região nobre da cidade.
Jardín Botánico Carlos Thays
Contando com quase cinco quilômetros de extensão, o parque recebe este nome em homenagem ao arquiteto e paisagista francês Carlos Thays. Inaugurado em 1898, ele comporta três estilos de jardins: romano, oriental e francês. Ali você encontrará uma estufa com plantas exóticas, que foi declarada como Patrimônio Histórico Nacional com seus 35 metros de comprimento e 8 metros de largura. É um lugar bem bacana para curtir a tarde!
Informações úteis
- Endereço: Av. Santa Fé, 3951
- Funcionamento: se terça a sexta, das 8h às 19h; sábados, domingos e feriados das 9h30 às 19h;
- Entrada: gratuita;
Parque San Martín e Parque Torre Monumental
Outros dois parques que merecem destaque ficam próximos a Estação de Trem Retiro: o Parque San Martín e o Parque Torre Monumental – que tem esse nome graças a torre do relógio linda que fica nele. Ambos ficam bem próximos ao centro histórico e valem a visita!
Barrio Chino
Se em São Paulo temos a queridinha Liberdade, em Buenos Aires temos El Barrio Chino! Lá, você vai ter uma experiência que foge ao clássico do roteiro turístico! Como grande espaço de imigrantes, a cidade comporta uma concentração considerável de chineses que espalham os seus mercadinhos e restaurantes na região. Se é um passeio que você curte, aproveite para almoçar por lá!
Nos mercadinhos, você encontra daqueles produtos que você não faz a mínima ideia do que está escrito, pois muitas vezes só vêm escrito em chinês ou japonês. Mas, também há comidas tradicionais orientais como o macarrão para yakissoba, shoyu e outros produtos de soja e doces divertidos japoneses! Além disso, dá para se infiltrar nas lojinhas de decoração japonesas e chinesas, ricas em objetos de decoração e papelaria!
Bairro Palermo
Palermo é uma bairro que tem a ousadia de se desdobrar em muitos: Palermo Soho, Palermo Chico, Palermo Viejo e Palermo Hollywood. Lá, você encontra a maior parte dos parques incríveis da cidade como citamos, além disso é o espaço das outlets, dos novos estilistas e artistas visuais da cena argentina, os brechós mais hypados, cafeterias fofas e lojas incríveis de design, como a Morph. É um dos melhores bairros para se hospedar!
Distrito Arcos Premium Outlet
Percorrendo a Avenida Córdoba, no ponto próximo à avenida Scalabrini Ortiz, começam as outlets até Villa Crespo, um bairro onde tem a maior concentração de lojas, entre elas, Lacoste, Nike, Adidas, Puma, Complot, Brooksfield, Cacharel. Além disso, tem a Distrito Arcos Premium Outlets, que reúne cerca de 52 lojas, entre elas, grifes argentinas como a Prune, Awada, Rapsodia, Grimoldi e Paruolo, Bensimon, Cheeky e Mimo, entre outras.
Plaza Serrano
Conhecida também como Plaza Júlio Cortázar, em homenagem ao grande escritor argentino que escreveu “La Rayuela” (O Jogo da Amarelinha), a Plaza Serrano é cercada por restaurantes e cafés fofos. Nos sábados e domingos, a praça recebe uma feirinha para os apaixonados da moda, com estilistas independentes e tendências do mundo fashion.
Estádio Monumental (Estádio do River Plate) & Museu do Futebol
O estádio Monumental, a casa do time do River Plate, fica um pouquinho afastado do centro de Buenos Aires e por isso acaba caindo fora do roteiro da maior parte dos turísticas. Mas, quer saber? Se você curte futebol, vale fazer um esforcinho extra e incluir a visita no seu roteiro. O Estádio Monumental é o maior estádio argentino com capacidade para cerca de 65 mil torcedores e sediou a final da Copa do Mundo de 1978. A dica é fazer o tour guiado pelo estádio e visitar o Museu do Clube que é ultra tecnológico e super interessante.
Informações úteis
- Endereço: Avenida Figueroa Alcorta, 7597;
- todos os dias das 10h às 19h (último tour às 17h30);
- Ingresso: 2500 Pesos Argentinos (cerca de R$66) | Tour pelo estádio + Museu
Onde comer em Buenos Aires?
Don Julio
O Don Julio é um dos restaurantes mais famosos de Buenos Aires. Conhecido por seus cortes bovinos e a parrilla, o churrasco argentino. A cozinha fica aberta, então é possível ver o preparo de tudo! Vale reparar também na iluminação que é feita em rodas de carruagens antigas e na extensa parede com garrafas de vinhos por todo o local.
O restaurante é tão cobiçado que é necessário fazer reserva, ou senão você poderá amargar algumas horas na espera. Os preços do Don Julio não são os melhores da Argentina, mas se você é fã da parrilla, vale ter a experiência.
Informações úteis
- Endereço: Guatemala, 4699
- Horário de funcionamento: todos os dias das 11h30 às 16h, e das 19h às 01h;
Desnivel
Se você quer comer uma boa carne e quer economizar, o Desnivel é a melhor opção. Localizado na avenida onde acontece a Feira de San Telmo, basta chegar e esperar a sua vez (pode ser que você tenha que encarar uma boa fila, mas vale a pena). No cardápio, cortes bovinos argentinos por um preço mais que justo. Eu adorei!
Informações úteis
- Endereço: Defensa, 855
- Horário de funcionamento: de terça a domingo das 12h às 01h;
Niño Gordo
Um dos restaurantes mais comentados do momento na Argentina é o Niño Gordo – que descreve como uma churrascaria asiática que oferece uma mistura de sabores do Oriente combinados com a comida portenha. E é bem isso mesmo! A graça é pedir um monte de porções e se deliciar (e se surpreender) com misturas ousadas e sabores incríveis! Dica: ficar dentro do salão é muito mais legal, mas para isso é preciso reservar com antecedência.
Informações úteis:
- Endereço: Thames, 1810
- Horário de funcionamento: de terça à sexta das 20h às 24h; sábados e domingos das 13h às 17h e das 20h às 24h;
Café Mishiguene
Se estiver hospedado em Palermo, não deixe de tomar um café da tarde ou da manhã no Mishiguene. Com combos perfeitos para brasileiros, eles também entregam pela região então é uma ótima pedida para uma manhã mais sem pressa no apartamento.
Informações úteis:
Café Mishiguene
- Endereço: Cabello, 3181
- Horário de funcionamento: todos os dias das 9h às 20h;
Rapanui
A Rapanui é uma doceria deliciosa de Bariloche com algumas filiais em Buenos Aires, uma delas bem pertinho do Ateneo. A nossa dica é um quadradinho de chocolate recheado com um creme de amendoim! Ou, se você não recusa um sorvete, pode provar qualquer sabor que valerá a pena! Imagine uma versão do nosso dadinho brasileiro, 50 vezes mais gostoso e com pedacinhos de chocolate crocante. Uma delícia!
Informações úteis:
- Endereço: Uruguay, 1284 | Arenales, 2302 | Malabia, 2014
Café Tortoni
Fundado na metade do século XIX por um francês, que se inspirou no “Boulevard des Italiens”, no qual se reunia a elite da cultura parisiense, o Café Tortoni é uma das mais clássicas paradas turísticas da cidade. O local era frequentado por grupos de pintores, escritores, jornalistas e músicos que formavam a “Agrupación de Gente de Artes y Letras”, liderada por Benito Quinquela Martin. Vale a pena passar a tarde ali e tomar um chocolate quente para se aquecer no invernou ou assistir um show de tango à noite no lendário palco.
Informações úteis:
Café Tortoni
- Horário de funcionamento: Todos os dias das 8h a 1h da manhã.
- Endereço: Avenida de Mayo, 825
Pizzeria Guerrin
Como boa paulistana, é bem difícil eu considerar alguma pizza fora de de São Paulo como boa e fui deliciosamente surpreendida com a Guerrin. Fundada em 1932 e super conhecida pelos locais, ela estará invariavelmente cheia e te indico a pedir os pedaços para experimentar diferentes tipos de pizza, entre eles, opções vegetarianas e veganas. Ah, vale dizer que a pizzaria aceita apenas dinheiro!
Informações úteis:
- Endereço: Av. Corrientes, 1368.
- Horário de Funcionamento: de segunda a quinta das 11h às 01h; de sexta a domingo das 11h às 02h; fechada às quartas;
Veja também: precisa de passaporte para viajar pra Argentina?
Bate e volta saindo de Buenos Aires
Depois de visitar as principais atrações turísticas da capital Portenha, a dica é reservar um ou dois dias do roteiro para visitar as aforas da cidade (incluindo um pulinho em outro país)! Alguns dos principais passeios com saída de Buenos Aires são: Tigre, San Isidro e Colonia del Sacramento – e você pode conferir todos os detalhes dos bate e voltas de Buenos Aires neste post.
Tigre
Localizada a apenas 33 km de Buenos Aires, Tigre é um dos destinos preferidos dos locais para passar o final de semana. Se tiver um ou dois dias sobrando, vale explorar as ilhas do Delta do Rio Prata e relaxar. A cidade é acessível por trem turístico da empresa Tren de la Costa ou por um trem urbano, mais econômico, saindo da estação Retiro.
Por lá, o clássico é fazer um passeio de barco pelas ilhas do Delta do Rio da Prata. Os passeios duram entre 45 minutos a 2 horas – por isso dá para incluir em um bate e volta!
San Isidro
San Isidro fica no meio do caminho de quem vai para Tigre, a cerca de 20 km de Buenos Aires. Menos explorada, a cidade tem alguns destaques como Catedral de San Isidro, Feira de Antiguidades da Estación Barrancas e Plaza Mitre – tudo com uma arquitetura bem impressionante!
Colonia del Sacramento
E que tal dar um pulinho em outro país? Colonia del Sacramento é perfeita para isso – e vai te deixar com vontade de mais de Uruguai. A cidade, que parece ter parado no tempo, fica a uma hora de Buenos Aires de Ferry e com certeza vale o passeio!
O farol da cidade, as ruínas do convento de São Francisco Xavier, os restaurantes e bares charmosos no píer são só algumas atrações de Colonia del Sacramento que vão te convencer a voltar e passar mais tempo lá!
Seguro viagem para Buenos Aires
Buenos Aires pode ficar pertinho do Brasil, mas nem por isso você deve arriscar a viajar sem um seguro viagem! Ainda que não seja obrigatório, ele é indispensável em qualquer viagem. Um bom seguro cobre eventualidades médicas, cancelamento de voo, bagagem extraviada e custa menos de R$10 por dia de viagem!
Para o encontrar o melhor seguro viagem para a sua viagem, uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a identificar o melhor custo x benefício para a sua viagem.
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
E aí, gostou das nossas dicas do que fazer em Buenos Aires? Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? É só deixar nos comentários!
Veja também:
- Roteiro de 4 dias em Buenos Aires
- Roteiro gastronômico em Mendoza
- Patagônia com crianças – conheça os melhores passeios
- Patagônia Argentina & Chilena – Perrito Moreno e Torres del Paine
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Obrigado Malu por este artigo completo com informações precisas. Grande trabalho!. Com minha família visitamos vários dos lugares citados, nos primeiros dias (ficamos um mês inteiro em janeiro de 2024). Gostaria de acrescentar alguns lugares imperdíveis, não tão conhecidos, para quem já visitou os clássicos e quer conhecer mais. Recomendo viajar para a cidade dos gaúchos, na pequena cidade de San Antonio de Areco, a 110 km de Buenos Aires. Lá encontramos gaúchos passeando, a cavalo, nas lojas. E museus gaúchos, com objetos típicos (obviamente, uma grande quantidade de mates!). Recomendo também visitar a “República das Crianças”, durante um dia inteiro, o primeiro parque de diversões temático do continente americano que inspirou Walt Disney a construir a Disneylândia, a 60 quilômetros de Buenos Aires. E por último recomendo uma pequena jóia, uma visita a uma vinícola a apenas 80 quilómetros da cidade (poupamos uma viagem de 1.000 quilómetros até Mendoza, província onde são produzidos os principais vinhos). Naquela vinha passamos um lindo dia no campo, com degustação de vinhos da própria vinha, além de almoço completo. Aconselho procurar um guia ou uma agência que consiga reunir todos esses atrativos.