Bruxelas: dá ou não dá para visitar em um dia?

Dá ou não dá para visitar em um dia? Essa é a grande dúvida de quem visita a Bélgica pela primeira vez. Nesse post, descrevo minha história com Bruxelas e porque eu acho um dia dá, mas falta.

Quando fui para a Europa pela primeira vez fiz um mini mochilão: Paris, Bruxelas, Amsterdã e Londres, antes de chegar em Madri, onde ficaria por 6 meses. Enquanto organizava meu roteiro, perguntei para vários amigos e familiares entendidos e ouvi opiniões diversas. Muitos diziam que não valia à pena visitar a Bélgica. Outros diziam que só valia à pena visitar Bruges,. Os poucos que me disseram “visite Bruxelas”, também disseram, “um dia dá e sobra”. Foi tanta informação e confusão, que acabei tomando minha decisão: dois dias na Bélgica sendo 1 em Bruxelas e outro em Bruges.

Mont des Arts - Bruxelas

Mont des Arts – Bruxelas

Quer saber se deu tempo?

Sim deu tempo de me deixar com muita vontade de voltar para ver tudo o que acabei não vendo! Deu tempo de ver tudo por fora, e de não entrar em nada. Deu tempo de passar na frente de umas duzentas lojas de chocolate e me contentar em comer uns três (a mesma conta é verdadeira para cervejarias). Passei na frente de tantos lugares legais e não consegui entrar em nenhum. Museu então…tsc tsc tsc… nem pensar.

Assim, Bruxelas entrou na minha vida e não saiu mais. Já voltei três vezes, e pretendo voltar outras tantas mais. Amo o jeito despretensioso da cidade, as cervejas deliciosas e as centenas chocolateiras que ainda pretendo provar.

Por que visitar Bruxelas?

Para os que acham que Bruxelas não vale à pena, me desculpem, a cidade é super fofa, o povo super educado (praticamente uns lords para quem sai de Paris), a cerveja de primeira e o chocolate… hummm! Como assim não vale à pena? Desculpa, mas definitivamente não visitamos a mesma cidade.

Quantos dias passar em Bruxelas?

Eu diria que uns três dias é um ótimo tempo para curtir a cidade com calma e aproveitar o que ela pode te oferecer de melhor. Mas com dois dias, é possivel sair de lá satisfeito.

Só tenho um dia, e agora?

Depois de quatro idas a Bruxelas criei esse roteiro de um dia na cidade. Definitivamente não dá tempo de conhecer tudo, mas dá tempo de conhecer o básico. Afinal, é melhor ficar com gostinho de quero mais do que nem visitar, certo?

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Bartira Mota disse:

Boa noite ! Tenho interesse em fazer o mesmo roteiro em 15 dias . Londres , Paris , Bruxelas e Amsterdam. Acha que essa seria a ordem mais indicada ? Qd dias sugere em cada local ? Obrigada pelas informações .

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Bartira,
Minha sugestão é:
Pelo menos 4 dias em Paris
Pelos menos 3 em Londres
Dois em Bruxelas
E 3 em Amsterdã
Nos links acima você encontrará minha sugestão do que ver em cada cidade. Guarde pelo menos 1/2 dia para fazer o deslocamento entre as cidades.
Beijos

Avatar Francimar timiteo disse:

Roteiros maravilhosos. Tudo de forma clara.