Um passeio pelo Mono Lake na Califórnia:
Conheça o Mono Lake, um lago gigante, salgado e pra lá de fotogênico em pleno deserto californiano. Uma opção de passeio interessante para quem visita o Yosemite Park e segue para o Death Valley, ou deseja explorar a região de Mammoth Lakes. Nesse post dividirei com você todas as dicas para explorar a região.
O que é o mono lake
Resto de um antigo oceano que um dia cobriu parte das terras californianas o Mono Lake é um verdadeiro gigante em pleno deserto, um lago de mais de 1 milhão de anos, e o mais antigo dos Estados Unidos. Suas águas duas vezes mais salgadas que as os mar, fazem com que muitos o comparem com o mar morto. Mas morto não é uma boa palavra para descrever a vida, o eco sistema único da região, e os milhares de pássaros que o habitam.
E porque tanto sal?
Ao longo dos séculos sais e minerais vindos dos riachos das montanhas de Sierra se acumularam no fundo lago, a água doce foi evaporando e deixando para trás quantidades incríveis de sal. O resultado é um lago 2 vezes e meia mais salgado que o mar, e muito alcalino. Se os peixes detestam tamanha concentração de sal, insetos e pássaros adoram e fazem festa por lá! Um show de vida, e para quem se aventurar, uma experiência bem flutuante na água.
As Tufas do Mono Lake
Além da peculiaridade de estar no meio do deserto e da salinidade das águas, o Mono Lake tem um outro atrativo pra lá de interessante. Em muitos pontos, o lago tem formações rochosas calcárias fotogênicas chamadas de Tufas (uma espécie de um montinho com formato mirabolante formado pela combinação das nascentes de água doce com as águas ultra-alcalinas do lago). As tufas rendem fotos lindas e atraem visitantes e fotógrafos.
Como visitar o mono lake?
O Mono Lake é gigantesco – sabe esses lagos que parecem um oceano e mal dá para enxergar a outra ponta? – e para aproveita-lo BEM, você precisa saber exatamente para onde quer ir, e programar seu GPS para o lugar certinho.
Um dos melhores lugares para experienciar o Mono Lake se chama South Tufa e é um parque estadual. O parque tem um centro de visitantes, guias que realizam visitas guiadas, e um estacionamento completinho, South Tufa fica a cerca de 15 minutos de caminhada da Navy Beach, uma praia com tufas de formatos bem diferentes e ponto de saída dos passeios de caiaque.
Endereço: Highway 395, 13 milhas do Yosemite National Park, próximo a cidade de Lee Vining, Caliórnia.
Veja localização exata no Google Maps
Entrada do South Tufa
South Tufa é uma área de preservação ambiental, se você não tem o cartão dos parques nacionais, terá que pagar $3,00 por pessoa. Grátis para menores de 16 anos.
Como explorar o mono lake ?
O Mono Lake pode ser explorado por conta própria, pegue um panfleto no centro de visitantes, siga a passarela de madeira e leia as plaquinhas para aprender sobre o parque, ou por tours guiados.
Tours Guiados:
Os tours acontecem durante todo o ano, mas são mais frequentes no verão. No verão os tours acontecem às 10:00, 13:00 e 18:00.
Veja os horários de inverno e os tipos de tour disponíveis neste site.
Passeios de Canoa:
Outra forma de explorar o lago é fazer um passeio de canoa. Os passeios tem saída da Navy Beach (estacione no centro de visitantes de South Tufa e caminhe 15 minutos até a praia. Os tours acontecem todos os sábados, e domingos às 8:00, 9:30 e 11:00. Veja mais detalhes aqui.
- Preço: $25,00 por pessoa
- Crianças de 0-4 anos e animais de estimando não são permitidos nas canoas.
- Reservas antecipadas obrigatórias: +1 (760) 647-6595
Nadando no Mono Lake:
Durante o verão nadar no Mono Lake é algo hiper popular na região. A sensação de boiar na água ultra salgada é bem divertida, mas vale ter cuidado com os olhos (imagine só o que deve arder) e com machucadinhos.
O pôr do sol em Mono lake
Um dos momentos mais especiais para curtir os encantos do Mono Lake é durante o pôr do sol. O sol se põe lá longe, atrás das montanhas, mas deixa cores muito especiais e que merecem ser vistas e fotografadas.
Ideias de passeios complementares:
Aproveite a sua ida ao Mono Lake para explorar a região, um dos meus cantinhos preferidos da Califórnia.
Visitar a cidade fantasma de Bodie
Essa antiga vila do ouro ficou completamente abandonada depois que o metal se esgotou. A vila é uma graça e as casas estão hiper bem preservadas.
Visitar o circuito de Lagos de Juno
Juno Lakes é um Loop Cênico que passa por vários lagos lindos. Um desses cantinhos que merecem ser visitados.
Se apaixonar por Mammoth Lakes
Os lagos de Mammoth Lakes são incrivelmente lindos. A cidade temiam vibe muita agradável e é um verdadeiro paraíso para quem curte natureza.
E aí, curtiu as dicas?
Se animou pra visitar o Monolake?
Alguém já conhece a região e quer deixar umas dicas?
Veja também:
- As paisagens de Mammoth Lakes
- Mammoth Lakes, Mono Lake e Yosemite Park
- A cidade Fantasma de Bodie
- Mammoth Lakes no inverno
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]
bom dia, estou planejando ir aos parques de yosemite ,sequoia , monolake e visitar mammoth, lake tahoe e a regiao. Vale a pena adquirir o passe anual? Esse é valido por carro? Sei que nao é o topico ,mas aproveitando. O glacier point em yosemite é melhor de manha ou tarde? Ja li que o tunnel view é melhor a tarde por conta do sol. Obrigado e terei mais duvidas.
Oi Claudio, O Glacier está fechado para reforma nos próximos anos. Tunnel View é lindo o dia todo, mas a tarde costuma ser melhor sim
Fazendo o Yosemite + Sequoia o passe praticamente se paga. Os outros lugares que vc mencionou não são parques nacionais.
Abraços
Que lugar incrível. Li que é um dos mais velhos lagos do mundo. Lugar singular, é preciso preservar.
Oi Dan,
Obrigada pela visita. É realmente um cantinho especial e que vale a visita!
Abraços