Roteiro de um dia em Ghent na Bélgica: 12 principais atrações turísticas da cidade

Gante ou Ghent, como dizem os locais, é a quarta maior cidade da Bélgica e a minha preferida. Gosto de Ghent porque ela combina o charme de Bruges, com a agitação de Bruxelas e o toque estudantil de Lovaina (Leuven). Ghent tem um centro histórico fofo e é uma excelente opção de bate volta de Bruxelas. Veja aqui um roteiro passo a passo com tudo o que você precisa saber para aproveitar o seu dia em Ghent ao máximo.

Principais Pontos turísticos de Ghent

  1. Estação de Saint Pieters
  2. Castelo dos Condes
  3. Sint Veerplein
  4. Os canais de Ghent & Passeio de barco
  5. Grasbrug
  6. St. Michels Bridge
  7. St. Nicolas Church
  8. Torre do Sino
  9. Catedral de St. Bavos
  10. Tour para degustar cervejas
  11. Werregarensteeg: a rua dos grafites
  12. Museum voor Schone Kunsten (Museu de Belas Artes de Gante)
Grasley: Dicas de Ghent na Bélgica

Como chegar em Ghent?

Por conta própria:

Pegue um trem de Bruxelas (Zuid/Midi Station) até a estação Ghent St-Pieters
Preço: 9 euros (cada trecho) –setembro/2022

De excursão:

Uma pedida bem prática é a excursão saindo de Bruxelas. Você pode optar por explorar somente Ghent 39 Euros (veja esse tour) ou conhecer Ghent & Bruges no mesmo dia (veja esse tour). Reserve os tours com antecedência, o número de participantes é limitado e as vagas se esgotam rapidamente.

Chegando na estação de Ghent

A estação fica relativamente longe do centro – dá para ir a pé, mas não recomendo porque o caminho é sem graça. Então pegue o tram número 1 e desça na parada Korenmarkt. O tram custa 2,50 euros por viagem.

O que visitar em Ghent em 1 dia

Chegou a hora de destrinchar cada pedacinho do nosso roteiro de Ghent. Aí vai o percurso completo detalhado:

Centro: Dicas de Ghent na Bélgica
Centro de Ghent

Esse é um passeio super tranquilo e agradável pelo centro de Gante. O percurso total a pé, tem cerca de 1,5 km, passando pelos principais pontos turísticos da cidade, como o Castelo de Ghent, Catedral de São Bavo, Graslei e a bonita torre do sino.

Mapa do passeio no google maps
Tive que marcar dois pontos comerciais em Graslei e Koranlei para conseguir fazer o trajeto que eu queria.

Estação de trem Gent-St-Pieters: Dicas de Ghent na Bélgica
Estação de trem Gent-St-Pieters

Contratar um tour em Ghent

Há várias opções interessantes e ultra bem avaliadas de tours em Ghent, inclusive dois free tours. Aí vão algumas das nossas preferidas:

  • Free Tour por Ghent: nesse passeio você conhecerá os pontos turísticos essenciais de Gent, como a Igreja de São Nicolau, a Ponte de Saint Michel, o Belfry e o Castelo de Gravensteen. E você também aprenderá sobre mitos e lerdas urbanas que habitam o imaginário da população. Tour em inglês ou espanhol.
  • Free tour dos mistérios e lendas de Ghent: um passeio noturno pelo centro medieval da cidade, enquanto o guia nos conta histórias de decapitações e rebeliões. Mitos e lendas urbanas dessa cidade tão enigmática. Tour em inglês ou espanhol.
  • Tour privado por Gent (em português!): um tour de 3h a 5h pelos principais pontos turísticos da cidade. Se preferir uma visita mais gastronômica, iremos à Grande Casa da Carne (Groot Vleeshuis), um antigo mercado com numerosos quiosques de comida típica.
  • Visita guiada por Gent: nesse passeio você conhecerá todo o centro histórico da cidade passando pelo Castelo de Gerardo o Diabo, a Catedral de São Bavão, o belo campanário Belfort e o edifício da Prefeitura. Tour somente em inglês.

1- A estação de trem Gent-St-Pieters

Gent-St-Pieters: : Dicas de Ghent na Bélgica

Construída para a exposição mundial de 1913 e desenhada pelo arquiteto Louis Clocquet, a estação de Ghent é a primeira boa impressão de quem chega na cidade. Um edifício pomposo de tijolos com uma torre do relógio comprida e uma decoração interna no estilo mourisco, toda colorida com arabescos diferentes.

Estação Gent-St-Pieters:  Dicas de Ghent na Bélgica
Olha só que lindo o lado de dentro da estação de trem Gent-St-Pieters

Antes de pegar o tram rumo ao centro da cidade, atravesse a rua para fotografar a estação de longe e se espantar com a quantidade altíssima de bicicletas.

Bicicletas:  Dicas de Ghent na Bélgica

2- O Castelo dos Condes (Gravensteen)

Comece seu passeio na cidade pelo Castelo dos Condes ou Gravensteen, um castelo do século XII que fica bem no centro da cidade. Depois de subir no alto das torres e se apaixonar por Ghent vista do alto você vai conseguir se localizar razoavelmente bem na cidade. O passeio auto-guiado dura uns 40 minutos e é bem interessante.

O que fazer em Ghent: Gravensteen
Castelo de Ghent | Imagem: Nicole Pankalla do Pixabay

Destaques do Castelo de Ghent

Sei que já falei da vista, mas vou reforçar meu ponto: lá de cima a cidade é tão perfeitinha que parece ser de brinquedo. Casas antigas coloridas, igrejas pontiagudas, recortadas pelo canais com suas pontes e barcos. Chega a ser poético! Eu também adoro as bandeiras coloridas desses castelos medievais e, nesse quesito, o castelo de Gantes está muito bem representado.

Vista do alto do Castelo: Dicas de Ghent na Belgica
Ghent vista do alto do Castelo dos Condes

Arquitetura
A parte de fora do castelo está impecavelmente conservada. As torres e formas pontiagudas são um verdadeiro show. Por dentro, o castelo está meio vazio, mas cheio de detalhes lindos como corredores de pedra, repleto de arcos góticos.

O que fazer em Ghent: Castelo dos Condes
Castelo dos Condes

Sala de Tortura
A sala de torturas tem uma série de engenhocas brutais, que por muitos anos assombraram as memórias de infância da minha amiga belga Elizabeth, que visitou o castelo com a escola, durante o primário e ficou apavorada com esse pedaço. Brincadeiras à parte, as salas de torturas são algo tão distantes da nossa realidade que vale a pena conhecer e entender.

Gravensteen | Castelo de Ghent

  • Entrada para adultos: 12 euros
    Jovens até 18 anos: 2 Euros
  • Aberto todos os dias de 10h às 18h

3- Sint Veerplein – A praça em frente ao castelo

Saindo do Castelo dos Condes, repare na praça repleta de casinhas históricas, que fica em frente ao castelo. A praça Sint Veerplein foi batizada em homenagem a um dos santos da cidade e já serviu de lugar para execução dos falsificadores de dinheiro, de mercado de frutas e peixes. Hoje é uma das praças mais turísticas da cidade, com vários barzinhos com mesas ao ar livre. Essa pracinha me lembrou um pouco as praças de Bruges e Antuerpia, ambas no mesmo estilo.

O que fazer em Ghent: Praça Sint Veerplein
Praça Sint Veerplein

Os tradicionais “narizes” de Ghent
Perto da Sint Veerplein, você pode experimentar o tradicional doce de Ghent. Cor de beterraba, ele é doce pra caramba. Achei bem ok para falar a verdade, sorte que o cara me deu um para experimentar antes de eu comprar o pacotinho. “Desculpa moço, mas é um pouquinho doce de mais para mim”! Sai na cara de pau e sem comprar nenhum. Ops!

Narizes de Ghent, o doce tradicional da cidade: O que fazer em Ghent
Narizes de Ghent, o doce tradicional da cidade.

4- Os canais de Ghent & Passeio de barco

Ghent é cortada pelo rio Lis e por inúmeros canais. Assim como Bruges, a água é um dos grandes atrativos da cidade e os passeios de barco pelos canais são baratos e super populares entre os turistas.

O passeio parece bacana, mas a fila de espera era tão gigante que fiquei com a maior preguiça do mundo de experimentar. O que eu não sabia: é possível comprar ingressos antecipados e horário marcado. E legal é que se você mudar de ideia, dá para cancelar gratuitamente até 24 horas antes do passeio.

O passeio custa $9 Euros, dura 50 minutos e dá uma perspectiva bem interessante da cidade. Há um número limitado de ingressos a venda, então vale reservar com antecedência.

Roteiro de 1 dia em Ghent: Passeio de Barco
Passeio de Barco em Ghent

5- Grasbrug: A vista mais linda da cidade

Para admirar a cidade em sua totalidade, com todas as torres e pontas que você tem direito, vá até a pequena ponte Grasbrug. Uma ponte antiga de madeira, que fica pertinho do museu de Design de Ghent. A vista da ponte é espetacular.

6- St. Michels Bridge: as casas mais lindas de Gante

Continuando a sessão de vistas bonitas, é hora de caminhar até a St. Michels brigde e, de frente para o rio (do lado de Koranlei), curtir a vista de Graslei. Se tiver tempo, faça um passeio pelas duas margens. Vale a pena!

Casas em Grasley - O que fazer em Ghent
Casas em Graslei – Ghent

De frente para o rio, estão alguns dos exemplos mais belos de arquitetura em Gent: telhados com dezenas de dobras (desculpe arquitetos de plantão, não tenho a menor ideia do nome técnico desses “degraus de telhado”), muitas janelas e algumas pontas. Algumas casas têm ornamentos no topo das janelas e outras no seu ponto mais alto.

A maioria das casas de Graslei tem nome e muita história. Duas das mais famosas são: Korenmetershuis” (casa dos pescadores de grão), construída em 1435, (primeira casa da foto à esquerda) e Spijker, uma casa de pedra acinzentada, que funciona como bar/cervejaria.

7- St. Nicolas Church – Do lado do Belfry

Dali seguiremos para a St. Nicolas Chuch. É a igreja que fica ao lado da Torre do sino da cidade.

dicas de Ghent: St. Nicolas Church
St. Nicolas Church- Ghent

Apesar de mais antiga que a Catedral de St. Bavos, ela está melhor conservada e mais iluminada. As esculturas são muito bonitas, os vitrais imensos e o órgão também merece destaque. Do lado de fora, a St. Nicolas se destaca por suas torres pontiagudas.

Interior da St. Nicolas Church - Ghent

8- A torre do Sino (Belfry ou Belfort)

A torre do Sino (Belfry) é o símbolo da independência da cidade. Sua construção teve inicio em 1313, mas a torre só ganhou sua altura atual no século 20. A vista do topo da Belfry é mais alta do que a do castelo, porém menos central.

Torre do Sino Belfry: O que fazer em Ghent
Torre do Sino Belfry

Prisão e relógio
Lá dentro do Belfry há uma prisão histórica e a torre do relógio que é super bonita, mas o destaque é realmente a vista lá do alto. Olha só:

Vista Belfry: O que fazer em Ghent
Vista do Belfry de Ghent

8- A Catedral de St. Bavos

A última parada oficial é a Catedral de St. Bavos ou St-Baafskathedraal (como você pode ver, holandes é uma lingua super simples e amigável!), uma antiga catedral de pedra, datada de 1559, com um interior discreto, repleto de arcos góticos e bonitos vitrais. O interior é um pouco escuro com o altar de mármore preto branco.

Catedral de St. Bavos: O que fazer em Ghent
Catedral de St. Bavos

A adoração do cordeiro místico
A grande jóia desta catedral é a obra de arte “Adoration of the Mystic Lamb”, de Hubert and Jan van Eyck, pintada por volta de 1432. A longo dos séculos, ela foi roubada e desroubada. Roubada por Napoleão, chegou a um triz de ser queimada pelos calvinistas e foi absurdamente desejada pelos nazistas. Para quem quiser ler mais sobre os misterios da obra, veja este link.

Altar da catedral de St. Bavos : O que fazer em Ghent
Altar da catedral de St. Bavos

A entrada da catedral é gratuita, mas para visitar a “Adoração do cordeiro místico” é cobrado um valor de 4 euros. Museu aberto das 10h30 às 16h e Catedral aberta das 8h às 18h.

10- Tour Cervejeiro

A tradição cervejeira na Bélgica é parte importante da visita a qualquer cidade Belga. Há cervejarias artesanais incríveis e muitos segredinhos que você pode descobrir com um tour cervejeiro. O tour mais legal de Gante combina cervejas com os principais pontos turísticos da cidade e inclui 5 degustações diferentes.

11- Werregarensteeg: A rua dos grafites

Li boas reviews sobre os grafites super coloridos de Ghent e as fotos do Google Images são bem interessantes. Assim como o Beco do Batman está para São Paulo, Werregarensteeg está para Ghent. A rua dos grafites é um o no qual vários artistas se uniram para criar e terminar os trabalhos nas paredes. além disso, na Graffiti Street, os artistas utilizam as latas de spray para expressar os sentimentos do coração. Isso significa que a arte em Ghent nunca é a mesma de uma semana para a outra. No mínimo, o passeio vai render muitas fotos muito legais.

Rua dos grafites em Ghent
Imagem: Baptist standaert para o Unsplash

12-Museum voor Schone Kunsten (Museu de Belas Artes de Gante)

O Museu de Belas Artes de Ghent (MSK) é o museu mais antigo da Bélgica. O seu acervo permanente inclui mais de 600 obras-primas da pintura e escultura europeias, desde a Idade Média até os dias atuais. Além de uma importante seleção de arte belga do século XIX e da primeira metade do século XX. Outra coisa incrível do MSK é que ele oferece extensa programação para crianças e famílias, com e sem guia. A ideia é que as famílias descubram a arte juntos, divirtam-se no estúdio, participem de caças ao tesouro ou reservem uma visita guiada acessível aos pequenos. Não é demais?

Museum voor Schone Kunsten (Museu de Belas Artes de Gante)

  • Horário de funcionamento: segunda a sexta, das 9h às 12h30
  • Ingressos: 15 euros (adulto)
  • Mais informações no site oficial

Recomendações de lugares & comidinhas que não tive a chance de provar

Balls & GloryAlmôndegas divinas
Você pode pedir uma porção com 5 pequenas ou pedir logo a gigante “Glory Ball” (Bola da glória – 200g de carne). Preparadas na hora e servidas com purê de batatas.
Endereço: Sint-Jacobsnieuwstraat 06.

Chocolaterie Van Hoorebeke
Cafés e chocolates quentes, tendo como característica o autêntico chocolate belga.
Endereço: Sint-Baafsplein 15, 9000 Gent

Leonidas Chocolates

Essa marca é muito famosa por lá, tem chocolates de todos os gostos, formatos e tamanhos! Além de várias lojas espalhadas pela cidade. Existe várias opções de caixas que você escolhe a quantidade e os sabores dos bombons.

Antes de embarcar: contrate seu seguro viagem

Para quem viaja para a Europa a contratação do seguro viagem é obrigatória (mas mesmo que não fosse, não dê chance para o azar). O seguro viagem te tira de várias roubadas, como extravio de bagagens ou qualquer intercorrência médica que possa atrapalhar sua viagem.

Nós usamos e recomendamos a Seguros Promo, um site que faz uma comparação esperta entre os MELHORES seguros de viagem do mercado para encontrar a opção ideal para sua viagem.

Faça aqui sua cotação! use o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 10% de desconto)

Chip de viagem para a Europa

E para fechar as dicas de turismo em Ghent, uma dica de Chip de celular para você chegar na Europa conectado e ainda economizar.

O chip de telefone da O Meu Chip, funciona super bem na Europa. O site é todinho em português e você pode optar entre o plano controle (que é o mais econômico) ou o plano ilimitado que te dá a opção de inclusive compartilhar 3Gb de internet para outros aparelhos.

Com o telefone conectado fica bem fácil acessar o mapa deste post e todas as nossas dicas do que fazer em Ghent.


Outras ideias bacanas para quem quer explorar a Bélgica e arredores

A Bélgica é um país pequeno e bem localizado, além de Ghent e Bruges (dois destinos que você já ouviu falar), há dezenas de outras cidades fotogênicas e que rendem um super bate volta a partir de Bruxelas. A Paula Augot, do No Mundo da Paula, fez uma lista caprichada de cidades para visitar a partir de Bruxelas. Vale consultar e se apaixonar!

Guarde este post no Pinterest!

roteiro de viagem ghent, bélgica

Outros roteiros que você pode gostar:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Nilza Sofia Canova Santos disse:

ola
Estou aproveitando muito suas dicas pois são muito detalhadas e alinhadas com meu estilo de viajar.
Estarei em Bruxelas no feriado de Pascoa e planejamos visitar Gante no domingo de Páscoa e Antuerpia na segunda feira de Páscoa, será que o comercio estará totalmente fechado?

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá, Nilza!
No domingo e segunda de Páscoa as lojas estarão fechadas. Às segundas a maioria dos museus não funciona. Mas cafés e restaurantes você vai achar sempre alguns abertos, principalmente no centro da cidade.
Abraços

Avatar Rafael disse:

Olá!
Estou fazendo meu roteiro para abril_23 usando suas dicas.
Sabe dizer se como é o funcionamento de Gante/Bruges aos domingos/feriados?
Estaremos na Bélgica nos dias 09 e 10/04, pelo que vi são dois feriados seguidos.
Obrigado

Avatar Ariane Moreth disse:

Olá!
Às segundas muitos museus estão fechados normalmente. A maioria das lojas fecha nos feriados também.
Mas você vai conseguir achar cafés e restaurantes abertos, principalmente no centro da cidade.
Abraços

Avatar Grace disse:

Muito obrigado pela partilha de lugares maravilhosos. Estou em Gant e a aproveitar o maximo possivel,não achei ainda a comida típica da região.

Avatar Roberta disse:

Suas dicas são ótimas! Já estão super anotadas para minha próxima viagem em Maio…Uma perguntinha, no texto você menciona que o trem sai de Bruxelas Midi, mas eu gostaria de saber se é possível sair da estação Central também, sabe dizer? Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Roberta,
Dá sim! Eu saí de Midi que era mais perto da casa da minha amiga Belga.
Beijos

Avatar Marcos disse:

Eu ficarei na Bélgica 5 dias e queria conhecer algumas cidades, exceto Bruxelas que já conheço (fiquei 5 dias lá). Valeria a pena ficar em Gante para fazer um dia bate-volta em Bruges ou ficar em Bruge e fazer bate-volta em Gante? E além dessas duas, qual outra cidade poderia incluir nesses 5 dias?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Marcos,
Tanto Gante quanto Bruges são boas pedidas para hospedagem. A Bélgica está cheia de cidades bacanas, a Antuerpia é uma graça, e Louven tbm super vale o passeio. A parte francesa tbm tem muitas cidades fofas (e que eu não conheço). Dinant está no topo da minha lista.
Beijos

Avatar Ana disse:

Indica algum guia que fale português em Gante?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Ana,
Infelizmente não conheço nenhum!
Beijis

Avatar Rose disse:

Oi Mari…. dá pra ” viajar” lendo suas dicas. Eu e uma amiga temos 2 semanas pra viajar e pedimos suas dicas. Bruges e Bruxelas estão no roteiro. Dai vi sua dica de Ghent. Quantos dias pra essas 3 cidades? Depois pensamos ir pra alguma praia …. O que sugere….Espanha? Grecia? Croatia? Não muiiiiiiita agitaçao.
Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Rose, para estas 3 ciudades, 5 dias da e sobra! Eu amo a Costa Brava na Espanha. Não conheço a Grécia e nem a Croacia, mas tenho certeza que são destinos incríveis.
beijos

Avatar Rosana massucato disse:

Oi Mari, visitamos Gent e seu roteiro foi ótimo parceiro. Visitamos Balls & Glory: o lugar é ótimo , tem um custo benefício excelente uma observação apenas, o endereço mudou para Sint-Jacobsnieuwstraat 06.

mari vidigal mari vidigal disse:

Post Atualizado! Obrigada por avisar!

Avatar Wagner Perin disse:

Estou aqui agora. Curti seu roteiro… vou seguir ele aqui!! Vlw!

Avatar Bernadete Pinheiro disse:

Amei …estou em louven indo amanhã para Ghent

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia! Aproveite muito!
Beijos

Avatar Thais disse:

Olá Mari!
Gostaria de pedir uma ajuda!
Ir a Ghent em uma manhã de inverno (visitar o castelo e arredores apenas) é muita loucura? Estaremos indo para Bruges e pensamos em parar em Ghent.
Outra dúvida, na estação de trem de Ghent há maleiros?
Vi acima que você aconselha escolher Ghent ou Bruges, mas estávamos pensando em fazer uma breve parada apenas. Gostaria de saber se vale a pena.
Att.
Thais

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Thaís,
Olha eu parto do principio que melhor conhecer uma cidade bem conhecida do que sair correndo e não ver nenhuma e nem outra direito. Bruges sozinha rende mais do que um dia inteiro de visita, a cidade é tão charmosa e tem tanta coisa legal para ver e fazer que eu não acrescentaria nada. Especialmente no inverno quando as atrações abre tarde, fecham cedo e o dia vira noite num piscar de olhos. Em resumo, se quiser tentar, manda ver. Eu não fiz, não faria e não recomendo.
Beijos

Avatar Wagner Perin disse:

Quanto a se há maleiros, sim… as duas estações de Ghent possuem serviço de guarda.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela dica!

Avatar Gigi disse:

Olá, estou agora em Ghent e segui todas suas dicas! Gostaria muito de agradecer e dizer que estou apaixonada pela cidade! Obrigada !

Malu Pinheiro Malu Pinheiro disse:

Que demais Gi! Ficamos felizes que o blog te ajudou. Depois compartilha a sua experiência aqui.
Um beijo!

Avatar William Shakespeare disse:

Muito obrigado pelo post detalhado! Embarcamos amanhã para a Europa e Ghent está no nosso roteiro! Esse percurso pode ser feito numa tarde até o anoitecer e depois voltarmos para Bruxelas? Pq eu queria fazer Bruges pela manhã e Ghent a tarde e início da noite! Desde já agradeço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho apertado William. Dá para fazer correndo, mas eu se fosse você, escolherei uma das duas cidades para passar o dia todo sem pressa!
Abraços

Avatar Erick Ribeiro disse:

Mari MT obrigado pelas dicas valiosas, cheguei em Ghent ontem à noite. Estou organizando algumas coisas primeiro antes de conhecer a cidade, pois compramos um motorhome e viajaremos a Europa por três meses.
Grande abraço e mais uma vez obrigado.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia de viagem!
Aproveitem muuuito!
Abraços

Avatar Camila disse:

Parabéns, excelente Post! Obrigada por compartilhar!
Passarei por lá em abril e ajudou muito. Vamos dormir lá em Gent, vc tem dicas de bares ou Pubs para ir a noites?
Vlw

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Camila,
Infelizmente não 🙁
Beijos

Avatar cinthia disse:

Adoro Brugges( minha preferida) Gent e Antuérpia . Visitei as duas primeiras em 2015 e 2016 . No outono é divino.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cinthia,
Obrigada pela visita. Sabe que to enrolando horrores para tirar esse post de Brugge do mundo das ideias e colocar aqui no site. Já visitei a cidade duas vezes e acho um charme.
Beijos

Avatar Marcos Vaz disse:

Me ajudou demais! Obrigado

Vou a referência do teu blog no meu vídeo?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oba! Super obrigada pela visita e espero o link para assistir o video!
Abraços

Avatar ana disse:

Ola! vc acha que da pra fazer bruges e guent no mesmo dia? voi dormir em guent.

mari vidigal mari vidigal disse:

Acho uma maratona louca, e não faria de jeito nenhum, mas se quiser muito, dá sim. Rs
Acho que ambas as cidades são lindas e merecem ser vistas sem pressa.
Beijos

Avatar Andrew disse:

Só uma dica, mari: pra quem vai visitar as cidades no final de semana, existe a tarifa week-end. Ida e volta a partir de 19h de sexta até o domingo custa 10 euros. Pra Antuérpia fica por 8,40! Uma baita economia! Parabéns pelo blog!

PS: pode inclusive reservar pela internet!

mari vidigal mari vidigal disse:

BOA!!!
Vou adicionar no post, obrigada!

Avatar Karina disse:

O preço ainda tá o mesmo ? Eu tinha visto para comprar no raileurope mas estava 19,60 euros por pessoa.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Karina,
O ticket comprado direto pelo Belgium Rail (https://www.belgianrail.be/) custa a partir de 9,00 Euros cada perna.
Beijos

Avatar Luiz Carrera disse:

Parabéns pelo site. Ghent é exatamente como você disse. estive lá em abril deste ano.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luiz,
Obrigada pela visita. Muito fofa Ghent, não?!
Eu adorei.

Avatar Renato disse:

Vou fazer um bate volta partindo de Paris à Bruxelas. No mesmo dia consigo fazer outra cidade? Compensa mais Bruges ou Ghent?
Obrigado e parabéns pelo site. Ótimas dicas.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Renato, não vale a pena. Bruxelas tem MUITA coisa para ver em um dia! Aproveite bem o Bate-e-volta!