Kyoto: descobrindo Fushimi e Momoyama, a terra do sake
Que tal sair um pouco do roteiro turístico tradicional de Kyoto e desvendar Fushimi e Momoyama? Esses bairros, situados ao sul de Kyoto, às margens do rio Uji, foram um antigo e importante elo de transporte entre as cidades de Osaka, Kobe e Nara, e são mundialmente conhecidos pela produção de sake.
Se você ama explorar lugares autênticos e degustar delícias locais, Fushimi e Momoyama são locais perfeitos para você. A região oferece uma mistura única de história, cultura e, claro, excelentes saquês. Vamos nessa?
O Charme de Fushimi e Momoyama
Fushimi é famosa por suas inúmeras destilarias de sake. A região tem água de alta qualidade, vinda diretamente das montanhas próximas, que é essencial para a produção de sake de excelência. Caminhar pelas ruas de Fushimi é como voltar no tempo, com suas antigas casas de sake, algumas funcionando há séculos.
Momoyama, ao lado de Fushimi, adiciona um toque histórico com o magnífico Castelo Fushimi-Momoyama, um símbolo da era feudal do Japão.
Japan Rail Pass (JR Pass)
Para quem pretende viajar por várias cidades do Japão, uma opção excelente e muito econômica é comprar o Japan Rail Pass (JR Pass), um passe de transporte público ilimitado a todos os trens, serviços de ônibus, serviços de balsa e transferências do aeroporto da Japan Rail National.
Ele permite que você viaje com facilidade e economize tempo durante sua estadia, inclusive nos trens Shinkansen, sem precisar comprar uma nova passagem para cada viagem. E desde outubro de 2023, o portador do JR Pass pode desfrutar de descontos em algumas das atrações turísticas mais populares do Japão.
O custo do JR Pass varia de acordo com a quantidade de dias e a classe escolhida. Você pode adquirir para 7, 14 ou 21 dias consecutivos, em primeira ou segunda classe (Green Pass ou Standard).
Compre aqui o seu Japan Rail Pass
Neste post você vai ver:
- Santuário Fushimi Inari Taisha
- Gokonomiya Shrine
- Explorando Otesuji
- Antiga Fábrica de Sake Gekkeikan
- Kizakura Kappa Country
- Castelo Momoyama
- Momoyama Goryo: a tumba do Imperador
Santuário Fushimi Inari Taisha
Como nosso passeio começa cedo para evitar a enorme quantidade de pessoas, a primeira parada do dia será no templo Fushimi Inari, um dos pontos turísticos mais icônicos de Kyoto. O lugar é muito especial para os japoneses, pois aqui eles costumam rezar para seu sucesso profissional e sorte . Quem sabe a visita não te traz um pouco desses tão desejados atributos?
Famoso por seus milhares de torii vermelhos que formam caminhos serpenteantes pelas montanhas, o santuário é dedicado à Inari, a divindade da boa colheita e sucesso nos negócios. O templo se estende por um lindo túnel de portais de madeira (Torii), que são oferecidos pelos peregrinos e têm quase 4km de extensão — são mais de 1000 portais —, montanha acima.
Use tênis ou sapato confortável, porque a subida até o topo do templo – Oyama-meguri – exige um pouco de esforço físico. Mas relaxa, tem vários cafés no meio do caminho onde você pode sentar e beber algo enquanto descansa as pernas para recomeçar.
Caminhar pelos túneis de torii é uma experiência mágica, especialmente ao amanhecer ou ao entardecer, quando a luz do sol cria uma atmosfera surreal. No Fushimi Inari você vai encontrar diversas estátuas de raposas, isso porque elas são consideradas as mensageiras da divindade Inari.
Este é um dos templos que mais gosto em Kioto. Gosto do cheiro da montanha, do contraste entre o vermelho dos Toriis e a natureza verde em volta, gosto de chegar lá no alto, admirar um pouco a vista e pensar: consegui! E gosto dos pequenos presentes que a subida oferece, estátuas, velas e outros lindos símbolos.
Topa fazer uma visita guiada? Na Visita guiada pelo santuário Fushimi Inari-Taisha, você vai conhecer todos os detalhes de construção desse santuário, aprender sobre o local e descobrir bosques de bambus e um pequeno templo Inari perto de Fushimi Inari. O tour dura 3h e é em inglês.
Desça pelo lado oposto ao que você subiu, e assim você encontrará várias estatuas interessantes e um pequeno templo chinês, bem diferente de todos os outros templos da cidade. Caso deseje percorrer toda a montanha, a visita leva 2 à 3 horas.
Como Chegar ao Fushimi Inari Taisha
- De trem: Pegue a linha JR Nara da estação de Kyoto e desça na estação Inari. A viagem dura cerca de 5 minutos. O santuário está a poucos passos da estação.
- De metrô: Pegue a linha Keihan Main Line da estação de Kyoto e desça na estação Fushimi-Inari. O santuário está a cerca de 5 minutos a pé.
Saindo do templo, pegue um trem até a estação Fushimi Momoyama
Gokonomiya Shrine
Chegando na estação Fushimi Momoyama, vire a esquerda e em direção ao Torii (portal) cinza. Entraremos no templo Gokonomiya, famoso por abrigar uma das dez fontes de água pura de Fushimi. Na porta da estação há um mapa com a localização de cada uma dessas fontes, algumas delas ficam dentro de fábricas de sake.
Um pouco da história do templo
O Gokonomiya Shrine tem origens que remontam ao século IX. De acordo com a lenda, o santuário foi fundado em 863, quando o Imperador Seiwa ordenou a construção de um santuário dedicado a Inari após uma epidemia. O nome “Gokonomiya” significa “Santuário da Água Aromática”, que se refere à famosa fonte de água do santuário, conhecida por suas propriedades curativas e aroma agradável.
O templo é uma gracinha, vale algumas fotinhos. Uma das principais atrações do Gokonomiya Shrine é a fonte de água Gokosui, que é considerada sagrada. Então, não saia de lá sem provar um pouco da famosa água e, claro, de encher algumas garrafinhas.
Saia do templo e ande sentido estação de trem, siga caminhando reto.
Explorando Otesuji
Otesuji é uma rua comercial coberta que vale a visita. Tem uma peculiaridade charmosa: de hora em hora, um relógio no meio do shopping faz uma dancinha especial. Não é algo que vale a pena esperar, mas se você estiver por lá na hora certa, pare uns minutinhos e curta a musiquinha.
Outro destaque desse shopping é a loja de 100 Yens (algo em torno de um dólar, dependendo da cotação). É uma das mais legais da cidade e você pode comprar um monte de bugigangas e lembrancinhas super baratas. Não deixe de dar uma passadinha na seção de doces para provar algumas das delícias japonesas mais diferentes.
Agora, vou te sugerir um caminho que pode parecer meio fora do comum, mas vale a pena. Você vai caminhar uns 4 quarteirões a mais, mas em compensação, você terá uma vista incrível de uma antiga fábrica de sake. Vale cada passo extra!
Ao acabar a parte coberta da rua, continue caminhando reto, cruze o primeiro rio e siga em frente. Ao cruzar o segundo rio, olhe para trás e você verá a antiga fábrica de sake.
Antiga Fábrica de Sake Gekkeikan
Esse é um dos cartões-postais de Kyoto e fica especialmente lindo no outono, quando as folhas de Icho ganham tons alaranjados, mas em qualquer época do ano o passeio vale super a pena.
Gekkeikan Okura Sake Museum
Nossa próxima parada é o museu do sake Gekkeikan, mas para chegar lá você precisa voltar um pouquinho pela o Otesuji ou, se o dia estiver bonito, você pode optar por um caminho mais longo às margens do primeiro rio que você cruzou.
Caso você opte pela Otesuji, caminhe de volta até o ponto onde a rua é coberta. A primeira rua a sua direita é um mercado – também coberto – super bacana, que vende todo tipo de comidas e que vale muito a pena xeretar. Vire a segunda rua a direita até encontrar as margens do rio e dali caminhe mais alguns quarteirões, sempre a direita, até chegar no museu. Você saberá que está chegando quando avistar muitas casas de madeira antiga.
A visita ao museu Gekkeikan começa com um pequeno vídeo em inglês que te leva pela história fascinante da produção de sake. Depois, você faz um tour pelo museu, cheio de objetos incríveis e pôsteres antigos, tudo isso em um ambiente que preserva o visual clássico, com enormes barris que remetem ao passado. É uma experiência realmente bacana!
No final da visita, você pode degustar diferentes tipos de sake feitos na casa.
Faça um tour pela cervejaria do Gekkeikan Okura Sake Museum para aprender diversas curiosidades sobre a pouco conhecida cultura do sake de Fushimi em Kyoto. Saboreie as nuances do saquê durante uma degustação guiada e acompanhada de petiscos tradicionais japoneses.
Kizakura Kappa Country
A uma curta caminhada da fábrica Gekkeikan, você encontrará a Kizakura Kappa Country na rua Shioya-chō. Para chegar lá, basta virar na primeira rua à esquerda cinco vezes. Essa é a grande concorrente da Gekkeikan e merece uma visita!
O legal de deixar a Kizakura para o segundo lugar no seu tour é que lá você encontra um bar super charmoso com várias opções de comida. Afinal, só beber, beber e beber pode não terminar bem. Então, aproveite para fazer uma pausa e comer alguma coisa deliciosa!
Não saia dessa área encantadora sem explorar os arredores. As casas de madeira antiga e o lindo rio repleto de árvores choronas são um convite perfeito para fotos inesquecíveis.
Castelo Momoyama
Durante o trajeto de trem, se você for um observador atento, verá um lindo castelo vermelho no alto das montanhas – é o Castelo Momoyama.
Originalmente construído no século XVI para o governante Toyotomi Hideyoshi, o castelo foi destruído no século XVII. Nas ruínas, muitos pessegueiros foram plantados, dando origem ao nome Momoyama, que significa “Montanha de Pêssegos”.
O castelo que vemos hoje é uma réplica construída em 1967 e, infelizmente, está fechado ao público. Mas o parque ao lado do castelo é um lugar delicioso para uma pausa, especialmente na primavera e no outono.
Para chegar lá, prepare-se para uma caminhada de 15 minutos montanha acima a partir da estação de trem Fushimi Momoyama. Vale a pena cada passo, o castelo oferece uma vista panorâmica espetacular de Kyoto e seus arredores.
Momoyama Goryo: a tumba do Imperador
A Momoyama Goryo é a tumba do Imperador Meiji, um dos mais influentes e reverenciados imperadores do Japão. O Imperador Meiji desempenhou um papel crucial na modernização do Japão durante a era Meiji, e sua tumba reflete a importância de seu legado. A tumba foi construída seguindo os rituais tradicionais e é um símbolo de respeito pelo imperador.
A primeira vez que visitei este parque foi com o time de corrida da minha escola. Quando vi o tamanho da escadaria, fiquei bem assustada – e ainda mais quando descobri que aquele seria o treino do dia: subir e descer os degraus infinitos.
Brincadeiras à parte, o parque é lindo e foi palco de muitos piqueniques durante meus tempos de estudante. A tumba real pode ser vista de longe e é bem diferente do que imaginamos pelos padrões ocidentais.
Seguro viagem para o Japão
O seguro viagem no Japão não é obrigatório, mas ninguém quer contar com a própria sorte em uma baita viagem dessas, né? Em uma emergência hospitalar é o seguro viagem que salva sua pele e, até mesmo, em casos de malas extraviadas e voos cancelados.
Para isso, recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que te dá um comparativo entre os melhores seguros disponíveis no mercado, juntamente com os valores e tipos de cobertura. Escolha a apólice com melhor cobertura e que cubra qualquer tipo de ocorrência no ato, o que sem sombra de dúvidas é um diferencial!
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça sua cotação aqui e compre seu seguro viagem
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Kyoto
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Onde ficar em Kyoto: melhores bairros e dicas de hotel
- Roteiro Kyoto: o melhor de Kyoto em 2 ou 3 dias
- O que fazer em Kyoto: 30+ dicas imperdíveis
- Roteiro de 15 dias no Japão: Tóquio, Kyoto, Hiroshima e muito mais
- 9 dias no Japão: Tóquio, Kyoto, Nara & Hiroshima
- Descubra o Melhor do Japão: 12 cidades imperdíveis para Incluir no seu roteiro
Olá Mari!
Moro há 7 anos em Tokyo e um amigo que veio ao Japão para passear me indicou este blog. Estou gostando de ler seu blog e descobrir coisas que eu não sabia. Como por exemplo, eu já fui para Fushimi-inari 2x e nunca tive coragem de subir o monte. Na primeira era verão e estava cheio de mosquitinhos e na segunda era outono, mas já estava esfriando e eu não tinha certeza se valeria a pena subir tudo. Pelas suas fotos parece que vale a pena, quem sabe na próxima eu crie coragem e suba. Obrigada!!
Que delicia morar em Tóquio!
A subida no Fushimi Inari vale super a pena, quando morei em Kyoto minha casa era ali bem pertinho então eu ia umas três vezes por semana subir o monte como forma de exercício!
Se precisar de novas dias em Kyoto, me avise! Minha segunda casinha!
Abraços
Oi Mari!!
Adorei os seus relatos do Japão!!!
Embarco para lá em um pouco mais de um mês e já me sinto como se estivesse em Kyoto!!!
Sempre fui fascinada pelo Japão e estou anotando todas as suas dicas!!
Vou ficar 14 dias no total. Pensei em começar com 5 dias Kyoto, sendo um bate-e-volta a Nara; 1 dia em Mount Koya; 1 dia em Hiroshima e Miyajima; 2 dias em Takayama; 1 dia em Hakone; e 4 dias em Tokyo, sendo um bate-e-volta a Nikko.
O que vc acha? Não gostaria que a viagem fosse muito corrida. Quero admirar tudo com calma e sem muita pressa…
Vi que vc visitou Hiroshima e Miyajima no mesmo dia. Onde vc sugere que eu faça o pernoite?
Bjs, Anna Bárbara
oi Anna Barbara,
Tudo bem?
Que sensacional sua viagem! o ROTEIRO tá super bem desenhado, parabens!
em Takayama, mesmo sendo longe, não deixe de visitar Shiragawa-go…MARAVILHOSO…
Hiroshima, já fui duas vezes, uma bate e volta (q vc leu) e a outra pernoitei. Se tiver tempo, a pernoite é uma boa pedida. se não der beleza, num dia da para ver tudo. Pule o castelo de Hiroshima, meio bobinho perto de tudo o q vc verá na viagem… por fora ele já é bem bacana! se for dormir, fique em Hiroshima.
Kyoto é minha paixão, mas por ter morado lá, tenho uma certa dificuldade de escrever sobre a cidade… de qq forma, não deixe de reservar um dia inteirinho para conhecer o Kyomizudera e a região onde ele esta. Ao sair do templo, desça ladeira e vire numa pequena escada a direita… pronto vc chegou num mundo de conto de fadas. ruas estreitas, templos pequeninos, lojas e restaurantes. Se perca por estas bandas e quando cansar, siga sempre a direita. Tem um templo em formato de buda no caminho que vale a entrada por ser completamente diferente de todos os outros de Kyoto. Saindo de lá continue a direita passando por dentro do parque Maruyama, e se caminhar um pouco mais você chegara no chio in onde foi Filmado “O ultimo Samurai” .
A noite, faça um passeio por gyon e pontocho para ver algumas gueishas.
Aproveite muito a viagem.
Bjs
Mari Vidigal
Oi Mari!!!
Muiiiito obrigada pela sua resposta!!!
Tudo absolutamente anotado!!!
Vc acha que vale a pena conhecer Hakone? E Kanazawa? Dizem que é um dos jardins mais bonitos do Japão…
To na dúvida se aumento um dia em Takayama (quero sim ir a Shirakawa-go!!!); se fico um dia em Kanazawa; ou se faço um bate e volta de Toquio até Hakone.
14 dias é muito pouco para conhecer tudo que quero… tá difícil montar um roteiro, rsrs
Bjs, Anna
Que perguntas dificeis…rs
vc chegou a ler meu post de Shiragawa? Acho absolutamente incrível… tudo bem q sou apaixonada por coisa antigas.
Kanazawa é realmente bonito, mas ver o Monte Fuji de pertinho tbm é uma experiencia mágica… ai, não sei opinar por vc…rs
Eu iria para Hakone, ainda mais se vc tiver sorte com o tempo e pegar um dia azul azul.
Ola Mari, com esse seu post do Japão fica mais uma dica pra minha viagem que se aproxima…daqui 2 semanas estarei na China ( vou correr a Maratona da Muralha da China ) e depois vou pro Japão! Essas escadarias para a tumba são um ótimo treino para corrida, que lugar legal pra treinar! Podia ter umas assim aqui em SP, assim faria meus treinos mais animada! rs
bjos
Oí inessa, tudo bem?
Que legal esas maratona da muralha da China, imagino que o cenário deva ser muito lindo.
Nesse parque da escada, tem um trecho muito bacana para treinar corrida que tem subidas e descidas e é super bonito! O time de corrida da minha escola costuma treinar por ali.
Acho que vc vai curtir.
Beijos
Oi, Mari. Tudo bem?
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Bom feriado!
Beijos,
Bóia Paulista
Oi Bóia,
Que notícia bacana!
Super obrigada,
Beijos