Napa Valley: o charmoso Castelo di Amorosa
A viagem entre São Francisco e Napa Valley (a região vinícola mais famosa da California) leva pouco mais de uma hora de carro e é uma viagem que não canso de repetir. Napa ou Sonoma (um pouquinho mais longe) tem n vinicolas fantásticas e a graça é exatamente essa, conhecer lugares novos, babar nas paisagens e aproveitar o clima da região (sempre mais quente que São Francisco e Berkeley).
Um tour pelo CASTELO di Amorosa
Veja aqui um guia completo de Napa Valley
Como a distância é pequena, dá fácil para fazer um bate e volta, mas caso essa seja sua ideia, tome muito cuidado com a direção, as estradas aqui são super bem policiadas e se você beber demais a chance de ser parado aumenta.
Nesse post, vou contar um pouco da nossa experiência no Castelo di Amorosa, uma vinícola bem especial.
EXPECTATIVA X REALIDADE
Cheguei no Castelo di Amorosa com pouquíssimas expectativas já estes anos viajando pelo mundo me ensinaram que construções no estilo “Disney” raramente são sinônimo de bom vinho, e que na grande maioria das vezes significam centenas de turistas brigando por cada milímetro fotográfico.
Mas como tinha ouvido falar que o castelo era bacana e meu marido – ao contrario de mim – costuma gostar mais das vinícolas maiores, decidimos arriscar…e quer saber? Felizmente ACERTAMOS e ERRAMOS.
Acertamos ao deixar o preconceito de lado e visitar um lugar que parecia turístico de mais para o nosso gosto e erramos ao pensar que o vinho seria ruim. Resultado, saímos de lá felizes da vida com a visita, com uma garrafa de vinho para tomar em casa e valeu tanto a pena que vou recomendar o passeio para vocês.
QUANTO CUSTA O TOUR?
Assim como na maior parte das vinícolas em Napa quem visita o Castelo di Amorosa pode optar por um tour + tasting (prova de vinho) – $33,00 ou somente um tasting $18,00 (com mais dez dólares você terá direito a provar os vinhos reservados (melhores). Como um dos grandes atrativos dessa vinícola é o castelo, optamos pelo tour e sem querer querendo, acertamos. Quer uma dica? Faça o tour!
PLANEJANDO SUA VISITA
Reserve com antecedência
Infelizmente não rola reservar pela internet e você terá que telefonar +1 (707) 967-6272. Mas cá entre nós, melhor queimar umas pratas no Skype que dar de cara no portão. Por se tratar do único castelo de Napa e uma das poucas vinícolas que aceita crianças, especialmente nos fins de semana, a vinícola costuma encher.
Leve documento
O Castelo di Amorosa é uma das poucas vinícolas de Napa que checa documento e sem documento amigo, nem com cara de 90 anos vão te deixar a beber.
COMO é O TOUR
Voltando a história dos erros e acertos, assim quem chegamos ao Castelo me dei conta do primeiro acerto do dia, fake ou não, o castelo é bonito para caramba e sem nem entrar já pirei trocando as lentes da câmera para enquadrar o castelo bonitinho.
Parreiras no Castelo di Amorosa
O tour começa na igreja do castelo, lindamente pintada pela Brasileira Mônica Lima onde o guia introduz a vinicola e explica o porque do castelo. Dario Sattui, dono da V. Sattui, umas das vinícolas mais antigas e tradicionais de Nappa é absolutamente fascinado por castelos Italianos medievais e depois de comprar algumas propriedades na Italia, resolveu que construiria seu próprio castelo em Napa e que produziria ali, uma pequena quantidade de vinhos no estilo Italiano.O resultado, um castelo super fiel a arquitetura italiana com grande parte das objetos trazidos da própria Italia e um vinho super gostoso e diferente dos tradicionais vinhos de Nappa.
Detalhes no castelo: portas, bandeiras e lustres. Tudo muito real
Saindo da igreja, percorremos o patio, o imponente salão de jantar repletos de pinturas e afrescos e dali entramos na área de produção de vinho, com grandes toneis e muitas galerias subterrâneas para guardar os barris de vinho até que ele esteja pronto para beber.
Pintura da igreja
Corredor do Castelo di Amorosa
Salão de jantar todo pintado
Muro & produção de vinhos no Castelo di Amorosa – Califórnia
E falando em Barril… alguém ai já provou vinho direto do Barril? Várias outras vinicolas de Nappa te cobram mais caro por este privilegio, e no Castelo di Amorosa isso já faz parte do tour.
DEGUSTANDO DIRETO DO BARRiL
Degustação de vinho no Castelo di Amorosa
Garrafas de vinho no Castelo di Amorosa
São vários e vários corredores subterrâneos repletos de garrafas, barris e claro, como não podia faltam em um “castelo europeu”, salão de armaduras, sala de torturas e uma porção de antiguidades italianas.
Uma das engenhocas de torturar
DEGUSTAção de vinhos NO CASTELO DI AMOROSA
Terminado o tour fomos conduzidos a uma salinha de tasting privativa, onde pudemos escolher 5 vinhos diferentes de uma lista enorme. Quem tiver em grupo pode optar por dividir os tastings e foi exatamente o que eu e o Gu fizemos, provamos dez vinhos diferentes, 2 brancos, 7 vermelhos e 1 de sobremesa. O Merlot 2009 estava delicioso e compramos uma garrafa.
Na saída da sala de tastings (sala de degustações) há uma loja gigantesca com tudo quanto é artigo de castelo que se possa imaginar e um jardim lindo com direito a gansos,emas e ovelhas.
E AFINAL, VALE OU NÃO VALE A PENA VISITAR?
SIM! O Castelo di Amorosa é uma ótima opção para quem curte arquitetura e está afim de visitar uma vinicola menos tradicional. Para quem viaja com crianças tai um passeio que vai deixar os pequenos entretidos enquanto você prova seu vinhozinho
Uvas no Castelo Di Amorosa
Localize-se
4045 North St. Helena Highway – Calistoga,Ca
Reservas: (707) 967-6272
Veja também:
Napa Valley: Um passeio de bicicleta regado a champagne
Olhei no site que não pode carrinho de bebê. Vc saberia me dizer?
Oi Kamyla,
Se está escrito no site que não pode, é não mesmo 🙁
Mari, estava na dúvida mesmo se devia ir ou não e no final achei que valeu a pena também! É uma paisagem bonita e diferente das outras vinícolas ne?
Mas é artificial mesmo!
Beijos e obrigada pelas dicas de Napa! Amei!
Oi Dri,
Que bom te ver por aqui!
Eu realmente curti o passeio e como experiência acho super interessante.
Beijos
Que lugar interessante Napa, com o castelo italiano. Passeio muito bom !
Oi, Mari. Tudo bem? 🙂
Seu post foi selecionado para a #Viajosfera, do Viaje na Viagem.
Dá uma olhada em http://www.viajenaviagem.com
Até mais,
Natalie – Boia
EBA!!! Obrigada!
Beijos