Os Jardins do Luxemburgo: um dos parques mais bonitos de Paris
Os Jardins de Luxemburgo, em Paris, são um verdadeiro oásis no meio da agitação parisiense. Com sua mistura de elegância e charme natural, este é um dos parques mais bonitos e frequentados da capital francesa. Neste post, vamos explorar tudo o que você precisa saber sobre os Jardins de Luxemburgo: como chegar, o que não pode deixar de ver, e como aproveitar ao máximo o passeio. Além disso, vamos dar dicas de como combinar a visita aos Jardins de Luxemburgo com outros pontos imperdíveis de Paris.
Localizado no distrito 6, próximo à Sorbonne e ao Panteão Nacional, os jardins foram idealizados por Marie de Médici, inspirada nos estilos de sua terra natal, Florença. Hoje, são um dos lugares preferidos tanto de turistas quanto de locais, oferecendo um cenário perfeito para momentos de tranquilidade entre suas belas árvores, fontes e esculturas.
Os Jardins do Luxemburgo em Paris
Em 2006, na minha primeira visita ao Jardim de Luxemburgo, eu estava exausta de tanto explorar as ruas de Paris. Era minha primeira vez na cidade e, como todo marinheiro de primeira viagem, eu me sentia frustrada por saber que partiria no dia seguinte sem ter visto tudo o que tinha planejado.
Então, quase por acaso, ao passar em frente ao Panthéon, vi um pedaço de verde que chamou minha atenção. Resolvi entrar, curiosa para descobrir o que aquele lugar escondia. Foi assim que o Jardim de Luxemburgo e eu nos conhecemos.
Esse acolhimento instantâneo, quase mágico, transformou o Jardim de Luxemburgo no meu refúgio preferido em Paris. Um jardim que sempre me recebe com a mesma beleza, seja no outono, primavera ou qualquer outra estação. Desde então, virou parada obrigatória em todas as minhas visitas à cidade.
Está planejando suas férias em Paris? Veja nosso Roteiro de Paris e conheça o melhor de Paris em 3, 4 ou 5 dias de viagem. Lá você vai encontrar roteiro super completo com sugestões de atrações para cada dia, dicas de restaurantes, ingressos que precisam ser comprados com antecedência e um mapa completinho.
Tem apenas 2 dias em Paris? Nós preparamos um roteiro resumido para você! Leia O melhor de Paris em 2 dias. Um roteiro perfeito para quem tem pouco tempo e quer conhecer as principais atrações da cidade.
Vai para Paris com a família? Leia nosso post Paris com crianças. Nós fizemos uma lista do que fazer em Paris com crianças, para que você possa combinar as principais atrações turísticas da cidade com cantinhos incríveis para os pequenos. Além disso, por lá você terá dicas para planejar sua viagem com os pequenos.
Nesse post você vai encontrar:
- Um pouquinho de história
- O que visitar nos Jardins do Luxemburgo em Paris
- Horários e funcionamento
- Como chegar
- Dicas para aproveitar os Jardins de Luxemburgo
e ainda
1. Um pouquinho de história
Os Jardins do Luxemburgo, com cerca de 23 hectares, passaram por muitas mudanças e remodelações ao longo dos anos. Esse movimento começou quando Marie de Médici, após a morte do rei Henry IV em 1610, tornou-se regente do trono enquanto o herdeiro não atingisse a idade adequada para assumir o reino. Nesse período, Marie decidiu construir um pequeno palacete para morar que remetesse à atmosfera do seu país de origem, a Itália, ao invés de permanecer no Louvre.
Depois de ampliações e adaptações, o traçado atual foi determinado em 1865 sob comando do Barão Haussmann. Atualmente, o parque engloba o Palácio de Luxemburgo onde funciona o Senado francês, pavilhão de arte, escola de horticultura e apicultura e jardins maravilhosos com muitas flores, monumentos e fontes de água.
Os Jardins de Luxemburgo com sua geometria simétrica, caminhos largos e confortáveis para caminhar e a jardinagem impecável, é hoje um dos espaços públicos mais frequentados de Paris tanto por turistas quanto parisienses.
2. O que visitar nos Jardins do Luxemburgo em Paris
Os Jardins do Luxemburgo é um lugar especial e que merece fazer parte do seu roteiro de visita a Paris. Seja para descansar na grama, ler um livro perto das fontes, ver as crianças brincando, fazer uma caminhada ao redor do parque e até fazer um piquenique, vale muito a pena aproveitar um pouquinho nesse canto especial e delicioso da cidade.
São 23 hectares com gramados bem cuidados, quadras de esportes, canteiros floridos, uma área ótima para as crianças brincarem e por aí vai. O Luxemburgo é um dos meus lugares preferidos de Paris e um dos que eu adoro voltar sempre que posso quando passo pela cidade, desses que te fazem esquecer que está viajando e aproveitar o tempo sem pressa, sabe?! Vou te contar os melhores cantinhos do Luxemburgo, vamos nessa?
O Palácio de Luxemburgo
O Palácio é atualmente a sede do Senado francês, mas foi construído inicialmente para ser a residência de Marie de Médici (viúva de Henri IV), com uma mistura de influências francesas e italianas. Marie de Médici sonhava em construir uma réplica dos Palácios e Jardins de Boboli em Florença, sua terra natal.
Com muita história, o palácio foi ainda uma prisão durante a Revolução Francesa e um quartel general durante a segunda guerra mundial que foi inclusive ocupado pelas tropas de Hitler.
O edifício do palácio é lindo, a fachada do prédio é maravilhosa e rende belas fotos com os jardins e fontes. O interior é igualmente majestoso, porém a parte interna do Senado só abre para visitas em ocasiões especiais.
Fontes e monumentos
Ao passear pelos jardins de Luxemburgo você com certeza vai se deparar com muitas fontes lindas e estátuas interessantes. São mais de 100 estátuas, incluindo réplicas de obras clássicas, como a versão francesa da famosa escultura Boca da Verdade de Roma e o primeiro estudo da Estátua da Liberdade de Nova York.
A mais conhecida delas é a Fonte de Médici, inspirada em fontes de Florença a pedido da Rainha Marie de Médici, muito visitada e fotografada. Ao contrário do que algumas pessoas imaginam, essa fonte não tem um busto de Marie de Médici, mas foi inspirada na história do ciclope Polifemo da mitologia grega. Rodeada de folhagens, o espelho d’água da fonte fica repleto de folhas amarelas no outono, criando um cenário quase mágico, vale muito a pena conhecer.
Tem ainda as estátuas das rainhas francesas, são 20 delas ao longo do eixo principal dos jardins, e a Fonte do Observatório, conhecida também como a fonte das quatro partes do mundo. São quatro mulheres esculpidas carregando um globo com símbolos do zodíaco e representando os quatro continentes Ásia, África, América e Europa. Embaixo das mulheres, você verá quatro figuras meio cavalo e meio peixe completando a obra.
Outras que são bem interessantes de ver são as esculturas de figuras históricas e homenagens a escritores e cientistas, como a estátua de Baudelaire, Balzac, Chopin e a representação da escritora/marquesa Amantine-Lucile-Aurore Dupin, uma figura icônica que usava o nome de um homem como pseudônimo e andava pela cidade com roupas masculinas, atitudes bem impopulares para uma mulher naquele período.
Áreas de esporte e recreação para a criançada
Além de arte, o parque ainda tem muitos espaços para a prática de esportes, como quadras de tênis, mesas de ping pong, xadrez e até um campo de bocha. Os Jardins de Luxemburgo têm um parquinho caprichado para as crianças com tanques de areia, cuja entrada é paga mas dependendo do tempo que você for ficar vale a pena, espaço para passeios de pônei e carrossel e o clássico francês de empurrar barquinhos a vela na fonte principal.
Teatro de marionetes
Tradicional em Paris, o Marionettes du Luxembourg esse é o maior teatro de marionetes da França e encanta crianças e adultos com histórias populares francesas. O teatro é um ótimo passeio em família e mesmo que as peças aconteçam apenas em francês e seja paga, é bem divertido de assistir.
O teatro é super elaborado com uma equipe enorme e muitas marionetes diferentes e bem produzidas. A apresentação tem vários efeitos interessantes de som, projeção, fumaça, bolhas, fogo e etc, é muito lindo e um clássico francês e essa é uma ótima oportunidade de ver um teatro de marionetes em Paris. Se quiser saber um pouco mais sobre a experiência, assista ao vídeo Personagens de Paris | O Marionetista do Teatro do Jardim Luxemburgo.
- Entrada: 7,30 euros, mesmo valor para adultos e crianças.
- Horários: as apresentações acontecem geralmente quarta, sábado, domingo e segunda às 11:00 e às 15:15, mas vale conferir no site oficial a programação com antecedência. Você pode comprar a entrada até meia hora antes do espetáculo.
Pavilhão Davioud
O pavilhão Davioud foi construído originalmente para ser um restaurante/ café pelo escultor e paisagista Gabriel Davioud (1823-1881). Atualmente, o edifício é voltado para os cursos gratuitos da Escola de Horticultura de Luxemburgo e palestras da Sociedade Central de Apicultura.
À primeira vista parece estranho ter esses cursos ali, mas na verdade faz todo sentido, afinal os Jardins de Luxemburgo têm uma área dedicada à apicultura, com colmeias que produzem mel vendido em eventos anuais e um jardim botânico pequeno, usado para educação e estudos.
O pavilhão ainda recebe exposições de arte, como pintura, fotografia e escultura em algumas épocas do ano. O prédio antigo é bem lindo e fica próximo ao parquinho das crianças.
Outros cantinhos especiais nos Jardins do Luxemburgo
Existem ainda outras atrações nos Jardim do Luxemburgo que são bem bonitos de visitar ainda que não sejam os lugares mais famosos. Entre eles está o Museu do Luxemburgo, que foi o primeiro museu francês aberto ao público, o prédio atual é de 1884 e abriga exposições de arte temporárias, então vale ficar atento à programação quando estiver passando por lá.
E já que estamos falando de jardins, é claro que temos alguns lugares especialmente dedicados à flora, como o Orangerie que abriga algumas árvores do parque na época do inverno rigoroso e onde acontecem concertos e exposições de arte. A estufa é linda, com uma fachada cheia de grandes janelas arredondadas.
Outra estufa maravilhosa é o orquidário, a coleção de orquídeas do Jardim é enorme e conta com mais de 400 espécies de orquídeas e já foi premiada diversas vezes em congressos e exposições. Se você adora essas belezas assim como nós, não deixe de passar por lá.
3. Horários e funcionamento
Uma curiosidade sobre o horário de funcionamento dos Jardins de Luxemburgo é que ele segue os horários de nascer e pôr do sol e por isso varia de acordo com as estações do ano também. A abertura acontece entre 7h30 a 8h15 e o fechamento entre 16h30 a 21h30 dependendo da época. Você pode conferir certinho os horários durante o ano no site oficial.
- Entrada: gratuita.
4. Como chegar
Os Jardins do Luxemburgo em Paris ficam numa região super central e muito fácil de chegar. Se você estiver em áreas próximas, como o Quartier Latin, o Boulevard Saint-Germain ou o Panthéon, a caminhada leva de 5 a 15 minutos até o parque tranquilamente. Porém, se estiver um pouco mais distante, você tem a opção de ir de metrô, metrô regional (RER) ou ônibus.
Metrô
Para quem vai de metrô, as linhas 4 (Estação Saint-Sulpice), Linha 12 (Estação Rennes) e Linha 10 (Estação Mabillon) são as mais próximas do parque. Qualquer uma delas fica a cerca de 10 minutos caminhando do parque. O bilhete custa 2,10 euros.
RER
A Estação Luxembourg fica praticamente em frente a uma das principais entradas do parque, pegando a Linha B. Essa linha conecta os Jardins de Luxemburgo com pontos importantes de Paris, como por exemplo o aeroporto Charles de Gaulle.
Ônibus
Outra opção é ir de ônibus e existem várias linhas que param próximas aos Jardins. As principais são as linhas 38, 82 e 85, que passam em áreas mais centrais de Paris, mas ainda tem outras como a 21, 27, 58, 83, 84, 89. O preço da passagem é o mesmo do metrô, 2,10 euros.
5. Dicas para aproveitar os Jardins de Luxemburgo
Os Jardins de Luxemburgo ficam vigorosos e floridos entre a primavera (abril a junho) e o verão, a melhor época para visitar. Os canteiros estarão cobertos de flores e os dias ensolarados são mais longos, ideais para um passeio ao ar livre. Outra época muito linda é no outono, a paisagem muda mas fica igualmente charmosa. Mais cedo pela manhã e no fim da tarde são os períodos que os Jardins ficam mais tranquilos e a luz mais bonita também.
Outra sugestão é aproveitar o parque para fazer um belo piquenique. Se tem uma coisa que não falta nos Jardins são bancos, ou então você pode sentar na grama, apesar do espaço gramado autorizado para isso ser bem reduzido. Leve alguns petiscos franceses, tipo queijos, frutas, baguetes, e até um bom vinho (por que não?) e aproveite para relaxar e curtir a vista.
Como combinar o passeio com outras atrações em Paris
Como os Jardins do Luxemburgo ficam numa região bem central de Paris, é bem fácil de aproveitar para conhecer outros lugares legais na capital, então aqui vai uma lista de pontos para conhecer ali perto e aproveitar o dia.
- Panthéon: fica apenas a 5 minutinhos andando dos Jardins, o monumento neoclássico foi uns dos primeiros grandes edifícios icônicos de Paris e guarda os restos mortais de personalidades importantes na história da França como a cientista Marie Curie e Victor Hugo.
- Boulevard Saint-Germain e Quartier Latin: explorar essa área repleta de livrarias antigas, cafeterias deliciosas e curtir a atmosfera boêmia é uma ótima forma de aproveitar a viagem em Paris e combinar com a ida aos Jardins do Luxemburgo que fica a cerca de 10 a 15 minutos a pé. No Quartier Latin, você ainda pode visitar o Museu de Cluny, conhecido também como Museu Nacional da Idade Média, que é dedicado à arte medieval.
- Igreja de Saint-Sulpice: além de ser uma das igrejas mais altas de Paris e uma arquitetura impressionante, o edifício é destaque no livro O Código Da Vinci. Vale a pena entrar e observar de perto das pinturas do famoso artista francês Delacroix e o imenso órgão com mais de 6.000 tubos. Se puder, não deixe de assistir um concerto de obra sacra e ouvir a potência do instrumento. A igreja fica apenas a 10 minutinhos andando dos Jardins.
- Île de la Cité e Notre-Dame de Paris: a cerca de 15 minutos caminhando dos Jardins do Luxemburgo, você pode ir até a Île de la Cité e visitar a Catedral de Notre-Dame e a Saint Chapelle, outro ponto turístico essencial de Paris.
Leia também: Roteiro- o melhor de Paris em 2 dias
Seguro Viagem
O seguro viagem é obrigatório para brasileiros que viajam para a Europa e garante segurança e tranquilidade na sua viagem. Um bom seguro garante cobertura em casos de urgências hospitalares e eventualidades médicas, extravios de bagagens e atrasos de voos.
Nós recomendamos a empresa brasileira Seguros Promo, que atua como um comparador de apólices, garantindo excelentes coberturas pelo melhor custo x benefício. Além de contratar o seu seguro, não se esqueça de levar sua apólice impressa para a viagem para ter as informações certinhas em mãos ao passar pela imigração e acionar o seguro com rapidez caso seja necessário.
Quer mais desconto?
Use o cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto no seu seguro viagem.
Faça sua cotação e contrate o seu seguro
E você? Já visitou os Jardins de Luxemburgo em Paris?
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Paris
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Onde ficar em Paris: veja os melhores bairros e hotéis
- Roteiro: o melhor de Paris em 2 dias.
- O que fazer Montmartre em Paris: 9 lugares incríveis
- Paris: lugares que valem a pena em um só passeio
- O que fazer em Paris: 30+ dicas imperdíveis
Esse jardim é um dos lugares mais lindos que eu já vi na minha vida, eu quero morar ai dentro!!!