Roteiro Irlanda: 5 dias inesquecíveis de viagem

Quer conhecer o melhor da Irlanda, mas tem pouco tempo de viagem? Com esse Roteiro de 5 dias na Irlanda você se vai se apaixonar pelo país, enquanto conhece as principais cidades e os pontos turísticos imperdíveis. Uma viagem inesquecível por Dublin, Cassel, Ring of Kerry, Cliffs of Moher e muito mais!

Kenmare, Irlanda
Kenmare, Irlanda

Um roteiro prontinho pelo sul da Irlanda, onde você verá belas paisagens e aprenderá muito sobre a cultura local. A viagem de 5 dias na Irlanda começa em Dublin e faz um círculo caprichado, passando por alguns dos pontos turísticos mais bonitos do país!

Highlights da viagem:

  • Trinity College e sua biblioteca incrível
  • Tour pela fábrica-museu da Guinness em Dublin
  • Happy Hour com música típica em Temple Bar
  • Ring of Kerry: pra mim o ponto alto da viagem
  • Cliffs of Moher: lindíssimo

Resumo do roteiro Irlanda:

Dicas Práticas para o seu roteiro de 5 dias na Irlanda

Dinheiro & Imigração:

A Ryan Air conecta Londres a Dublin por um preço bem em conta (só não se esqueça de carimbar seu cartão de embarque ANTES de passar pela porta ou você não embarcará).

Fique de olho nas restrições de bagagem (os tamanhos da Ryan Air são ainda menores que Easy Jet) e se puder viaje apenas com mala de mão. Eu comprei meu voo com antecedência e paguei menos de 20 euros.

A imigração no sul da Irlanda é relativamente simples, você só precisa ter todos os documentos (incluindo a passagem de volta) em mãos para passar rapidinho e sem muitas perguntas. A moeda local é o Euro.

Veja nesse post como chegar do aeroporto ao centro de Dublin

Seguro de Viagem:

A contratação de um seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Irlanda. Por ser signatária do “Tratado de Schengen”, que foi criado para facilitar a livre circulação dos cidadãos europeus entre os países acordados, a contratação de um seguro viagem é uma exigência.

Nós, do Ideias na Mala usamos e recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros e te apresenta uma listagem com os melhores seguros disponíveis no mercado e o melhor custo x benefício para a sua viagem. Um site fácil de usar, e o mais importante, eles trabalham com seguradoras confiáveis.

Quer um desconto?

Use o cupom IDEIASNAMALA15 e ganhe 15% de desconto.

Confira os preços e contrate seu seguro

Aluguel de carro na Irlanda

As estradas na Irlanda são ótimas, mas lembre-se: você irá dirigir na mão inglesa. Não se assuste, comece devagar, que logo você se acostuma! E não deixe de contratar o seguro do automóvel para evitar qualquer eventualidade.

Para alugar o carro, nossa dica é o comparador de preços da Rentcars, que é uma forma prática de comparar as principais locadoras do mercado e encontrar o melhor custo benefício para as datas da sua viagem. Com ele é possível parcelar o carro em reais, sem Iof e em até 12 vezes sem juros.

Quando fiz essa viagem, peguei o carro somente no segundo dia (carro em Dublin é furada), e como os preços estavam BEM diferentes para pegar e devolver o carro no aeroporto, acabei fazendo isso. O aeroporto de Dublin não fica longe do centro, então a volta não foi muito grande, no final a economia valeu.

Confira os preços e reserve seu carro na Irlanda

Roteiro de 5 dias na Irlanda em detalhes

Dia 1: Dublin

Começaremos nosso roteiro em Dublin, uma cidade com atmosfera jovem que combina uma parte histórica interessante com uma noite animada e para lá de divertida. Com um dia em Dublin você poderá conhecer os principais pontos turísticos, se encantar pela vibe local, beber umas cervejas Guinness direto da fonte e ouvir muita música ao vivo boa.

Trinity College em Dublin: uma das bibliotecas mais lindas do mundo.

Paradas do dia:

  1. Trinity College
  2. St. Patricks Cathedral
  3. Christ church Cathedral
  4. Guiness Store House
  5. St. Stephen’s Park
  6. Castelo de Dublin
  7. Temple Bar

Trinity College

Começaremos nosso passeio com um tour guiado pelo Trinity College. A dica é dar boa volta pela Universidade e terminar na biblioteca que é IMPERDÍVEL.

A biblioteca do Trinity College tem dois exemplares do lindíssimo livro de Kells (um dos manuscritos iluminados mais lindos do mundo. O livro é bem raro e vai encantar quem gosta de livros ou gravuras). Se você estiver com pressa, faça o tour apenas pela biblioteca.

St. Patricks Cathedral

Dublin tem duas Catedrais muito bonitas e nós optamos por conhecer as duas. Caso você queira pular uma delas fique a vontade. Para te ajudar a escolher qual Catedral você prefere visitar, eu preparei este post fotográfico com as catedrais de Dublin.

Altar da Catedral de St. Patrick em Dublin
Altar da Catedral de St. Patrick em Dublin

A maior catedral da Irlanda, é uma igreja católica e um dos pontos turísticos mais visitados de Dublin, a catedral tem 800 anos e está repleta de histórias, com estilo gótico, vitrais maravilhosos, piso colorido e um altar super diferente. Ela foi construída em homenagem ao Padroeiro da Irlanda e quem visita o lugar pode aproveitar para apreciar o seu lindo jardim.

Compre com antecedência seu ingresso para o tour autoguiado da St. Patricks Cathedral e evite filas.

Christ Church Cathedral

Catedral de christ church em Dublin na Irlanda
Catedral de christ church

A catedral de Christ Church é uma igreja anglicana mais antiga das duas catedrais medievais de Dublin, foi fundada em 1028, e foi um importante local de peregrinação no período medieval. Ao visitar você verá de perto algumas relíquias como um pedaço do berço que pertenceu a Jesus e uma famosa cripta medieval. Não deixe de visitar a parte subterrânea.

Compre com antecedência seu ingresso para o tour autoguiado da Christ Church Cathedral e evite filas.

Guiness Store House

A antiga Fábrica da Guinness – Guinness Storehouse, hoje convertida em museu, conta a história da marca e da cerveja preta mais famosa do mundo, sendo um passeio é imperdível no seu roteiro de 5 dias na Irlanda, até mesmo para quem não bebe cerveja. É um dos cantinhos mais especiais de Dublin e o ideal é chegar lá pelo menos uma hora antes do fechamento, se tiver mais tempo, melhor.

O museu da Guinness funciona na antiga fábrica de cerveja, e explica o passo-a-passo e de forma mega interativa, a produção da cerveja preta mais famosa do mundo. Minhas expectativas eram altas e foram superadas.

Compre com antecedência seu ingresso para o tour na Fábrica da Guiness e evite filas.

St. Stephen’s Park

Um parque super gostoso e muito frequentado por locais e turistas. Ele fica especialmente bonito na primavera e no verão, se tornando o local perfeito para descansar, encontrar amigos, fazer piquenique e se divertir em família. Tem alguns monumentos espalhados pelo parque e uma área para deficientes visuais, com placas escritas em braile.

St Stephen's Green em roteiro Irlanda
St Stephen’s Green em Dublin

Castelo de Dublin

O Castelo foi construído por ordem do Rei João em 1204, após a invasão da Normandia em 1169. Foi sede do governo Britânico na Irlanda até 1922 e após criação do Estado Livre Irlandês, foi sede do governo provisório. Hoje o Castelo de Dublin é utilizado apenas para encontros políticos, celebrações em datas comemorativas e para recepcionar autoridades internacionais.

Castelo de Dublin em dicas da Irlanda
Castelo de Dublin

Ele está aberto todos os dias e o horário de visita é de 9:45h às 17:45h, a última entrada é às 17:15h. Os ingressos são vendidos online no site do Castelo de Dublin.

Temple Bar

É uma das áreas mais divertidas para sair a noite na cidade. Caminhe por Temple Bar, passando pelo famoso Temple Bar e pelos outros pubs animados da região. A graça é entrar em vários lugares diferentes, pedir um pint de cerveja e curtir um pouco de música.

Temple Bar em Dublin: uma região bem gostosa de passear

Outras sugestões:

Existem vários pub crawls organizados em Dublin. Para quem viaja sozinho e quer conhecer gente nova, pode ser uma boa alternativa. Eu confesso que achei bem sem graça e nem curti tanto os batres que nos levaram, mas deixo a dica.

Pra quem gosta de Whisky tem tour Jameson Distillery Whisky Blending Class onde os participantes são guiados pelo processo de produção, seguido por uma degustação de Jameson Black Barrel direto do barril, que repousa na única casa de maturação ao vivo de Dublin. Em seguida terão a oportunidade de cheirar, medir e misturar sua própria bebida para levar para casa.

E para quem curte história, é possível visitar a prisão Kilmainham Gaol (só recomendo para quem entende muito bem inglês. O tour é todo guiado e um pouco intenso).

Quer um roteiro redondinho? Veja aqui meu roteiro de 1 dia em Dublin

Dia 2: Rock of Cashel, Killarney

Acorde cedo, alugue o carro e siga para Cashel (166 Km, cerca de 2h15 de viagem). O ideal é que você chegue lá antes da hora do almoço para aproveitar todo o castelo com calma, almoçar e seguir para Killarney no comecinho da tarde (143 Km).

Rock of Cashel

Nossa primeira parada é um vilarejo simpático com casinhas fofas, vaquinhas e a famosa Rock of Cashel. Uma fortificação que já serviu de igreja, castelo e passou anos abandonada até ser decretada Patrimônio da Humanidade. O castelo é lindo, as ruínas são realmente impressionantes e a vista do vale compensa cada pedacinho da subida. A visita leva entre uma e duas horas dependendo do quanto você quer fotografar.

Para comer, eu sugiro o Granny’s Kitchen (Endereço: 1 Rock Ln, Moor, Cashel, Co. Tipperary, E25 NH42), uma casinha fofinha na parte baixa do castelo, é uma pedida rápida e bem prática.

Rock of Cashel em roteiro de 5 dias na Irlanda
Rock of Cashel

Healy Pass

Após terminar o passeio, siga para Killarney. Minha sugestão é que você pegue a rota mais longa, no sentido Glengarriff, e faça o caminho pelo Healy Pass, um dos cantinhos mais fotogênicos de toda a Irlanda – sem exagero. Para a viagem valer a pena, você precisa fazer este percurso ainda com a luz do dia.

Healy Pass: uma estrada muito pitoresca na Irlanda
Healy Pass – Irlanda

Killarney

Aproveite o finalzinho do dia para parar nos mirantes do Killarney National Park, visitar a igreja fotogênica e o castelo da cidade. O centrinho de Killarney é uma graça e tem vários pequenos pubs e restaurantes, divirta-se e descanse porque amanhã é dia de muita estrada!

Ross Castle em Killarney na Irlanda
Ross Castle em Killarney

Para quem gosta de aproveitar cada segundo da viagem, minha sugestão é fazer o tour Lagos de Killarney: cruzeiro de barco. Um cruzeiro pelo Lago Lough Léin com vistas panorâmicas das ilhas e castelos do Parque Nacional de Killarney.

No post Killarney eu mostro porque me apaixonei por essa cidade com uma natureza exuberante e vistas deslumbrantes. Killarney irá tornar o seu roteiro de 5 dias pela Irlanda ainda mais especial.

 Cachoeira Torc, Killarney
Cachoeira Torc, Killarney

Leia também: O que fazer em Cork na Irlanda

Dia 3: Ring of Kerry

Na minha opinião o Ring of Kerry (em português, Anel de Kerry) é a cereja do bolo desse roteiro de 5 dias pela Irlanda. São 179Km repletos de paisagens de tirar o fôlego. Tem tantos lugares lindo!

Uma ótima opção para quem não quer passar o dia dirigindo é contratar um tour do Ring of Kerry saindo de Killarney.

Ring of Kerry: excursão de dia inteiro saindo de Killarney: o passeio tem vistas panorâmicas da Baía de Dingle, visita as aldeias de Sneem (uma das vilas mais coloridas da Irlanda) e Waterville que possui uma vista linda da Baía de Ballinskelligs, e a Cachoeira Torc que fica na floresta de Friers Glenn.

Encara dirigir?

Aqui vai uma lista com minhas sugestões de paradas:

  • Gap of Dunloe
  • Gleinbeigh: a cor do mar é impressionante)
  • Caherciveen: Cahergall Stone Fort, um antigo forte circular feito de pedra que eu amei
  • Waterville: a cidade litorânea que era a paixão de Charles Chaplin
  • Sneen: uma cidade litorânea com vistas lindas
  • Kenmare: uma cidade fofíssima e cheia de casas coloridas

Veja no post Ring of Kerry um relato da minha viagem para te ajudar a decidir onde parar.

Gleinbeigh, Ring of Kerry
Gleinbeigh, Ring of Kerry

Dia 4:  Bunrati Castle – Cliffs of Moher – Galway

Hoje é outro dia com bastante estrada no nosso roteiro de 5 dias pela Irlanda, serão 266Km divididos em três trechos:

  1. Killarney – Bunrati;
  2. Bunrati -Cliffs of Moher;
  3. Cliffs of Moher – Galway.

Se você achar muito pesado pode dormir perto do Cliff of Moher. A vantagem de seguir para Galway nesse dia é curtir a noite numa cidade bem mais viva e animada que o pequeno povoado super turístico dos Cliffs.

Bunrati Castle

Como tive mais dias de viagem, fiz um roteiro um pouco diferente e optei por visitar o castelo de Blarney ao invés de Bunrati. De qualquer forma, ouvi falar super bem de Bunrati e acho que como ele fica bem na nossa rota, faz muito mais sentido visitá-lo. O castelo é lindo, rende boas fotos e vai te dar um gostinho bacana de Irlanda medieval.

Cliffs of Moher

Nossa próxima parada é um dos pontos altos da viagem, os famosos Cliffs of Moher, um conjunto maravilhoso de abismos de frente para o mar. O visual é incrível e tenho certeza que você vai gostar.

Cliffs of Moher - Irlanda

Galway

Terminaremos o dia curtindo Galway, uma cidade universitária, jovem e muito famosa por seus bares animados.

Dia 5: Galway – Dublin

Hoje é dia de voltar para Dublin, mas dependendo do horário do seu voo, ainda dá tempo de visitar Galway. A cidade é pequena, então é possível conhecer suas principais atrações bem rapidinho. Alguma sugestões para ver em Galway (todas gratuitas):

  • Arco Espanhol
  • Catedral de Galway: é linda!
  • Galway City Museum: um museu bem interessante
  • Eyre Square: uma pracinha bem animada
  • University of Galway: um dos campos universitários mais lindos da Irlanda
que fazer na Irlanda
Galway, Irlanda | imagem: Unsplash

Uma outra opção bem interessante é fazer o tour Galway: Cruzeiro pelas falésias, Ilhas Aran e excursão de um dia a Connemara onde você irá explorar a Ilha Inis Oirr (a menor das três Ilhas Aran), em seguida o cruzeiro continua pelas falésias de Moher e depois tem um passeio costeiro pela região de Burren. O tour acontece em inglês.

A viagem entre Galway e Dublin é de duas horas.

Roteiro Irlanda no no mapa

Veja o roteiro no google maps

Distância percorrida: 780km (cerca de 10 horas de direção).

E aí, curtiu nosso roteiro de 5 dias na Irlanda? Ficou com alguma dúvida? Conta aqui nos comentários!

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Irlanda
  • SEGURO VIAGEM: Faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Ana Paula disse:

Estou pesquisando sobre destinos para nossas futuras viagens e foi muito bom encontrar um post bacana e completo por aqui! A Irlanda faz parte da nossa lista!
Obg por compartilhar!

Avatar Ragnar disse:

Boa tarde! Por favor, num período de 9 dias, pensamos em fazer Dublin, Belfast e Edimburgo de carro (3 dias em cada aprox), sendo que entraria e sairia por locais distintos. Você acha viável?

mari vidigal mari vidigal disse:

Sua ideia é pegar o Ferry? Me parece viável mas não me parece a melhor opção. Tanto a Irlanda quanto a Escócia tem opções maravilhosas para 9 dias de viagem.

Abraços

Avatar Amanda disse:

Mari, amei seu post.
Pretendi ir para Irlanda em março/2018. Acho que farei seu roteiro.
Não consegui achar valor de passagem aérea de Galway para Dublin. Você tem ideia dos valores?
Abraços.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Amanda,
Eu fiz a Irlanda toda de carro, então nõ tenho ideias. Vc tentou ver online?
Beijos

Avatar Thaissa disse:

Oi Mari, obrigada pelas dicas. Pretendo fazer a viagenm solo e alugar um carro e me arriscar na estrada…. Vc alugou o carro com GPS, mapa ou usou a internet do cellular para fazer o trajetorio? Cada parada que vc fez, vc durmiu nos lugares ou voltava para Dublin?

mari vidigal mari vidigal disse:

Dormi nos lugares, nada de bate-e volta porque vc vai perder muito tempo.
Comprei um Chip de telefone local, e mandei ver! Era MUITO mais barato que alugar GPS.
Beijos

Avatar Leonel disse:

Ola Mari, onde voce se hospedou no caminho, estou montando uma viagem com minha esposa, e minha preocupação é de onde passar a noite, voce poderia me dar alguma dica. Obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leonel,
A Viagem já faz alguns anos e não anotei tudo bonitinho 🙁
Já olhou no Booking.com? Reservo todos meus hotéis por eles. A dica é ler as avaliações.
Beijos

Avatar Elvis disse:

Olá,
Estou pensando em ir meados de agosto para Dubllin. Pretendo ir sozinho e meu inglês é intermediário. Será que consigo me virar facilmente lá , aeroportos etc ? Penso em ficar uns 7 dias total e pretendo viajar e conhecer rapidamente os países próximos ? VC recomendaria algo ? Alguma rota ou Hostel tbem ? Não abro mão de visitar os melhores pub’s heheh,. Obrigado, abraço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Elvis,
Com inglês intermediário e um pouco de criatividade dá pra se virar sim. Com 7 dias eu ficaria só na Irlanda! O país é lindo e tem MUITO o que ver e fazer, mas se vc quiser, combine Dublin e Londres.
Abraços

Avatar Elvis disse:

Obrigado Mari !!! Acho que vou acabar desistindo …. não estou afim de ir sozinho pra lá, e um amigo acho que não consegue passaporte a tempo…. além do dollar né que disparou heheh. Abraço.

mari vidigal mari vidigal disse:

Poxa 🙁

Avatar Karina F Brum disse:

Oi mari, como está ?
Estou indo pra dublin do dia 06/04 a 11/04, você acha que dá pra fazer o roteiro que você fez sem ser de carro?
Se caso não der, você tem alguma dica de qual seria um roteiro alternativo?
Bjs e obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Karina,
Infelizmente não dá. Ou melhor, se você estiver afim de contratar um tour, até dá.
Se não me engano a Bruna do Contando as Horas fez um tour. (Pode ser que eu esteja enganada).
Beijos

Avatar Dani disse:

Oii Mari… Primeira vez que leio seu blog e já amei. Parabéns!!
O que vc acha da Irlanda como primeiro país para viajar solo?
Quero muiito começar minhas aventuras e estou pensando em ir p lá.
Meu Inglês é intermediário, dá p se virar bem? As pessoas são receptivas?

Mais uma vez parabéns!!
Bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Dani,
Dublin é incrível para ir solo, vá feliz. Quanto ao resto da Irlanda, tenho minhas dúvidas. Vc precisará alugar um carro para visitar muitas das cidades mais incríveis, vc toparia alugar um carro e ser aventurar na mão inglesa sozinha? Se sim, mande ver!
Beijis

Cliffs of Moher é incrível! Um daqueles cenários que parece de cinema… Um dos pontos altos de conhecer Irlanda!

mari vidigal mari vidigal disse:

Também fiquei encantada com o visual, mas me apaixonei mesmo foi pelo Ring of Kerry. Não veja a hora de repetir.
Obrigada pela visita,
Beijos