França: 1 dia em Nantes

Saiba o que fazer em Nantes, a sexta maior cidade da França e porta de entrada para explorar lindas regiões francesas como a Bretanha ou o Vale do Loire. Nantes fica há pouco mais de duas horas de trem de Paris e é uma delícia de cidade. Veja minha sugestão de roteiro de 1 dia em Nantes.

o que fazer em Nantes: roteiro de 1 dia pela cidade

Veja nosso roteiro de 1 dia abaixo ou, se preferir, clique nos pontos turísticos do seu interesse:

No final desse post você vai encontrar:

Roteiro de 1 dia em Nantes

Nantes: o que fazer em 1 dia na cidade

À primeira vista, Nantes mostrou-se um pouco tímida, mas aos poucos se revelou uma cidade graciosa e cheia de vida.

Desembarcamos pela manhã na estação da cidade e de lá caminhamos um trechinho – em linha reta até chegarmos ao centrinho, passando pelo primeiro lugar que minha irmã – que mora na França e que foi o grande motivo da minha viagem – queria me mostrar: A torre Lu (Endereço: Quai Ferdinand Favre, Nante).

A torre Lu e Le lieu unique

Nantes: famosa torre Lu, um dos lugares mais conhecido da cidade
Nantes: detalhes da torre Lu

Lu é o nome de um dos biscoitos de manteiga mais tradicionais da França, e a colorida Torre Lu (Quai Ferdinand Favre, Nantes) no estilo Belle Époque que minha irmã me mostrou, foi construída em 1905 e é parte da antiga fábrica de biscoitos Lu.

Quando a fábrica se mudou dali, o local passou anos e anos abandonado e por sorte escapou da demolição. Em 1998 a torre passou por uma bela restauração e hoje está aberta para visitas com direito a filminho e vistas panorâmicas da cidade. No prédio anexo à torre, funciona o Le lieu unique (2 Rue de la Biscuiterie, 44000 Nantes. Horário de funcionamento: de terça a sábado das 12:00 às 19h), um centro de artes contemporânea que recebe durante o ano diversos espetáculos de teatro, dança, circo, concertos, debates filosóficos etc. Vale a pena assistir a algum espetáculo por lá!

Chegando ali perto, não deixe de reparar no anjo esculpido na parede, ele está tocando uma corneta (músicos de plantão, desculpem minha ignorância) de metal está segurando uma guirlanda com a outra mão. A sua volta há um semicírculo azul repleto de signos do zodíaco. Interessante, não?

Não entramos na torre, mas curti ter visto de fora.

Castelo de Nantes

Em frente à torre está a nossa segunda parada do dia: o Castelo de Nantes, ou se você preferir, Château des ducs de Bretagne, considerado o último castelo do Vale do Loire antes de chegar ao oceano atlântico. O Castelo de Nantes é relativamente pequeno, porém muito gracioso. Rodeado por sete torres e um poço de água, ele foi construído para defender a independência do ducado da Bretanha do reino da França.

Dicas de lugares para conhecer em Nantes: muralha do castelo de Nantes
Muralha do Castelo de Nantes

Demos uma volta ao redor do castelo e depois atravessamos uma pequena ponte, passamos pelo meio da fortaleza e chegamos ao bonito pátio. De lá dá para ver alguns prédios com diferentes estilos arquitetônicos, janelas claramente renascentistas e um poço d’água que me lembra cenas de filmes antigos.

Nantes: interna do castelo da cidade
Nantes: Parte de dentro do Castelo

Dentro do castelo funciona o Museu de História de Nantes – não entramos para ver porque vários amigos da Ana haviam dito que a parte externa é bem mais bonita e mais interessante que a parte interna. Mas confesso que fiquei um pouco curiosa.

Museu da história de Nantes. Roteiro de 1 dia em nantes

Informações sobre a visita:

Museu de História & Castelo de Nantes

  • Endereço: 4 place Marc Elder
  • Castelo (Parte externa + visita ao pátio): Aberto todos os dias das 8:30 – 19:00 (Junho-Agosto: Das 8:30 às 20:00) | Grátis
  • Museu: Terça à domingo: 10:00-18:00 | 8 Euros – Meia entrada: 5 Euros. Grátis para menores de 18 anos

Catedral de St. Pierre e St. Paul

Nossa terceira parada do dia foi na Catedral de St. Pierre e St. Paul, uma igreja gótica gigantesca – uma das últimas igrejas francesas nesse estilo – conhecida pelas altura das colunas interiores (mais alta que a Catedral de Notre Dame, em Paris) e por abrigar o túmulo de François II duque da Bretanha e sua segunda mulher Margaret of Foix, uma escultura linda que escapou por pouco do vandalismo que depredou muitas obras reais durante a Revolução Francesa. Para que não fosse destruída, a obra foi desmontada e passou anos e anos escondida.

O que fazer em Nates: Catedral da cidade
Fachada da Catedral de Nantes
Melhores dicas para conhecer Nantes

Os reis repousam em travesseiros aconchegantes segurados por anjos. Aos pés do rei, um leão que representa força e aos pés da rainha um cachorro, símbolo da fidelidade.

Virtude cardinal: perseverança. O que fazer em Nantes
Virtude cardinal: Perseverança

Os reis estão rodeados por quatro esculturas humanas, uma delas representa uma virtude cardinal: coragem, justiça, prudência e perseverança – reparem que um desses sujeitos, o que representa a prudência tem duas caras, na parte de trás um velho representado a sabedoria do passado e na parte da frente uma jovem mulher, a beleza do futuro.

Igreja de Santa Cruz

Saindo da catedral, percorremos meio sem rumo as vielinhas apertadas do centro até nos depararmos com a bonita Igreja de Santa Cruz, como ela fica bem esmagadinha em meio às casas, dá fácil para passar batido sem perceber. No topo um enorme relógio e anjos tocando trombone… bem bonito.

Roteiro de 1 dia em Nantes: Igreja de Santa Cruz
Igreja de Santa Cruz
Vitrais da igreja de Santa Cruz em Nantes
Vitrais da Igreja de Santa Cruz em Nantes

Praça Royal

Praça Royal em Nantes

Almoçamos, sentadas na fonte da praça Royal, um típico sanduba Francês – uma baguete gigantesca com queijo gruyère e presunto que veio com suco de maçã + cookie por pouco mais de três euros em uma padaria que minha irmã ama – se chama La Mie Câline – elas estão espalhadas por toda a França e são garantia de sandubas bons e baratos. O sanduíche de frango com curry também é imperdível!

Le Passage Pommeraye

Outro lugar bacana de passar se chama “Le passage Pommeraye” é uma galeria fofa com arquitetura neoclássica, construída em 1843 (Obrigada Joana pela correção!)

Ponto turístico interessante em Nantes: Le passage Pommeraye
Escultura nas galerias do Pommeraye

Além de olhar as lojas que são bem bacanas, não deixe de reparar nas lanternas em forma de gente.

Curtiu o estilo arquitetônico? Se sim, não deixe de visitar a Brasserie e a casa de Chá La Cigale, em um ponto privilegiado da cidade – de frente para o teatro. O La Cigale (Place Graslin, 4 | Tel: +33 2 51 84 94 94 Reserve) é o restaurante mais antigo de Nantes e foi inaugurado em 1895. Antigamente O La Cigale era frequentado por artistas, intelectuais e músicos. Seu interior está repleto de cerâmicas, pinturas e esculturas. Bem bonito.

Dicas de lugar para comer em Nantes: La cigale

Tem uma coisa em Nantes que eu gostaria de ter feito, mas não sabia. Nantes é a cidade natal do escritor Julio Vernes e lá você poderá visitar um museu sobre o escritor (3 Rue de l’Hermitage – Entrada 3 Euros – Aberto das 10:00 ao 12:00 e das 14:00 às 18:00, aos sábados e nos outros dias das 14:00 às 18:00 – Fecha às terças feiras). Alguém aí leu 20.000 léguas submarinas ou Viagem ao centro da terra? Esses foram dois livros que marcaram minha adolescência e inspiraram meu gosto pela leitura.

O que fazer em 1 dia em Nantes? Visitar o museu de Jules Vernes
Parede comemorativa a Julio Vernes em Nantes

Sorvete na Fraiseraie

E para quem quer um sorvete fantástico…

Dicas de lugar para comer um ótimo sorvete em Nantes: La fraiseraie

O lugar se chama La Fraiseraie (1 Place de la Bourse + 2 endereços) e tem uma mistura de maracujá com framboesa que é imperdível!

Les Machines de L’Ile

Nossa  penúltima parada foi em uma espécie de parque de diversões – que estava fechado – chamado Les Machines de L’ile, um parque meio tecnológico, famoso por um elefante gigantesco construído com vários materiais diferentes.

Nantes: elefante famoso no Les Machines de l'ile
Les Machines de L’ile – O Elefante

E parece que a moda ali é andar de elefante! O bicho comporta até 49 passageiros e dá passeios de 45 minutos – a uma velocidade de 3km/h. Por sorte o parque estava fechado e não precisei pagar o mico de andar de elefante de brinquedo (óbvio que minha irmã ia querer). O passeio custa 8,50 Euros para adultos e 6,90 para crianças. AI QUE MICOOO!!! Se ao menos fosse um elefante de verdade…

O Jardim Botânico de Nantes

Acabamos nosso dia, com as pernas doendo de tanto andar, sentadas no Jardim Botânico de Nantes (bem em frente à estação de trem) a visita vale super a pena e é grátis. Um ótimo lugar para um picnic!!!

Dicas para picnic em Nantes: o jardim botânico da cidade
Jardim Botânico em Nantes
Flor no Jardim botânicos em Nantes. Excelente lugar para passeio

Saí de Nantes feliz da vida, amei o passeio e saí de lá com gostinho de quero mais.

O que faltou visitar (Dicas da leitora Joana)

Além do Museu Julio Vernes que eu senti muito em não visitar, a Joana recomendou:

“Para quem gosta de história, caminhar pelo centro de Nantes é obrigatório. Ver os prédios tortos a beira do Loire,  conhecer o memorial de abolição da escravatura (Nantes era um dos raros portos de tráfico de escravos), visitar o bairro Trentemoul que parece uma pequena vila de pescadores dentro da cidade e com ótimos restaurante.”

É… mais um motivo para eu voltar para Nantes, não?! Obrigada Joana pelas dicas.

Hospedagem em Nantes

O melhor lugar para ficar em Nantes é no centrinho da cidade, mas existem bairros próximos que são bem legais também. Abaixo, uma seleção de hospedagem perto do centro ou no centro dividido em duas categorias: caprichado e bom custo-benefício.

Caprichados: SOZO Hotel, Radisson BLU Hotel Nantes, Oceania l’Hôtel de France Nantes.

Custo-benefício: Aparthotel Adagio Nantes Centre (aparthotel), Marechal’s Studio near train station & downtown (apartamento), Au cœur de Nantes.

Seguro viagem

Para entrar na Europa você precisa apresentar seu seguro viagem no aeroporto. Assim, para evitar dor de cabeça, é necessário que você já saia do Brasil com seu seguro garantido e com a apólice impressa.

Além de obrigatório, é totalmente recomendável o seguro pois ele te tirar de roubadas como voo perdido e mala extraviada. Além, é claro, de possíveis acidentes.

Nós usamos, aprovamos e recomendamos comprar o seguro de viagem pela Seguro Promo. Eles te ajudam a escolher o melhor seguro e com o melhor custo-benefício do mercado.

Quer um desconto?

Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!

Garanta o seu e viaje tranquilo!

Chip de celular

Sabia que dá para sair do Brasil com seu chip de celular comprado? Sim! Essa é uma dica de ouro para quem quer otimizar ao máximo o tempo de viagem. Comprando o chip antes você economiza tempo e dinheiro.

Nós recomendamos O Meu Chip. Eles oferecem uma ótima cobertura por toda Europa e preços melhores do que os vendidos por lá.

Então, compre o seu e chegue conectado!

E aí, curtiu o roteiro?

Sentiu falta de alguma atração? Deixe seu comentário!

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Maria de Fatima d'Oliveira Pantoja disse:

Adorei as dicas. Irei para Nantes no dia 01/09/2022 e passarei um dia inteiro

Avatar Edna Santana disse:

Eu morei em Nantes, adoro este lugar!Saudades!

Avatar Sandra disse:

Um dia quem sabe , vou conhecer essa pequena cidade, penso ter uma graça de Deus para ir ai beijos

Avatar Joana disse:

Olá!
Adorei o seu post! Eu amo Nantes e apesar de ser uma cidade pequena tem bastante coisa para fazer. Para quem gosta de história, caminhar pelo centro de Nantes é obrigatório. Ver os prédios tortos a beira do Loire, passar no prédio onde Julio Vernes nasceu, conhecer o museu em homenagem ao mesmo (aquela parede decorativa não é o museu, é só uma parede decorativa), conhecer o memorial de abolição da escravatura (Nantes era um dos raros portos de tráfico de escravos), visitar o bairro Trentemoul que parece uma pequena vila de pescadores dentro da cidade e com ótimos restaurantes… É por isso que amo Nantes!

Só duas correções, a Passage Pommeraye foi construido em 1843 e o Restaurante La Cigale é o mais antigo de Nantes e foi inaugurado em 1895.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Joana,
Obrigada pelas dicas e correções. Vou atualizar o post e colocar seu nome, tá?!
Beijos

Avatar Gabriela disse:

Gostaria de conhecer, lá super frio?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Gabriela,
Tudo bem?
Depende da época do ano ;o)
Abraços

Avatar Silvana Castro disse:

Olá!!!
Quanto tempo você passou em Nantes? Um dia?
Estou pensando em ir pra lá, mas queria saber quanto tempo é necessário para conhecer a cidade. Já peguei suas dicas sobre Bordeaux (onde NÃO ficar e quanto tempo ficar) 😉

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Silvana,
Tudo bem? Fiquei só um dia e foi mais do que suficiente 🙂