Tóquio: um sistema solar de natal em Roppongi

1

Recém chegada da Europa, jamais imaginei que poderia ficar impressionada com a decoração de Natal no Japão. Em Kioto já percebi uma mega transformação, há oito anos atrás, quando morava no Japão, com exceção de algumas poucas arvores de Natal espalhadas em lugares extremamente comerciais, mal se percebia a aproximação do Natal. No dia 25 lojas de doce se encheram de bolos mega decorados, era dia de bolo de Natal.

Hoje as ruas estão decoradas e iluminadas, arvores de Natal estão espalhadas por todos os lugares, e claro o tal do bolo de Natal segue existindo…TRADICIONALÍSSIMO… mais bonito e decorado que nunca.  Dá até para esquecer que estamos em um país shinto budista.

 Já tinha achado a decoração de natal de Kioto bem caprichada, mas chegando em Tóquio fui surpreendida com um verdadeiro show de iluminação.  Os japoneses levaram a história da iluminação de Natal  tão a sério que o shopping de Midtown em Roppongi  criou um sistema solar luzinhas, algo que simula o nascimento do planeta terra, uma chuva de luzes, cores, sons e até fumaça. Surreal. Uma espécie de palco de decoração de natal completamente diferente dos padrões ocidentais, mas sem duvida nenhuma imponente e impressionante.

 Tudo começa com uma espécie de estrela cadente que inicia uma explosão, em seguida nasce um globo de fogo, que aos poucos vai se azulando e se transforma no planeta terra. Ao redor surgem outros planetas e muitas cores. O espetáculo é continuo e dura alguns minutos.

 E isso não é tudo, todo o entorno do shopping estava muito bem decorado. Para orientar os visitantes foi feito um panfleto guia de iluminação de Natal, funcionários encarregados de organizar as pessoas e distribuir o guia foram espalhadas por todos a vizinhança. Tai exemplo de organização japa, não basta preparar o show, é importante cuidar de cada detalhe durante a execução.
E para quem pensa em visitar Tóquio em dezembro, todos os anos o shopping de Midtown prepara alguma surpresa monumental. A iluminação funciona do dia 10/12 até o dia 25/12 e vale a pena.

Veja também:

Tóquio | um dos mercados de peixe mais curiosos do planeta: http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/10/01/tsukiji-o-mercadao-de-toquio/

Tóquio |conheça o cruzamento mais lotado do planeta: http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/11/06/shibuya-o-cruzamento-mais-lotado-do-planeta/

Tóquio| O templo mais famoso da cidade: http://ideiasnamala.wordpress.com/2011/09/24/toquio-conheca-o-asakusa-o-mais-antigo-templo-budista-da-cidade/

Tóquio| Muita cerveja e fotografia: http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/12/05/ebisu-fotografias-cervejas/

Tóquio| Os jardins do palacio Imperial: http://ideiasnamala.wordpress.com/2010/12/19/jardins-do-palacio-imperial/

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

1 comment

  1. Virginia Rodrigues 14 fevereiro, 2012 at 13:51 Responder

    Dear Blogger,

    We have just released the results of the IX12 blog competition. We had 239 participating blogs this year and unfortunately you didn’t make the top 100 list. Nonetheless, we are proud of every blogger sharing his or her experience on living abroad! We have read many wonderful stories and wish we could switch with you. Keep on blogging!

    You can find the results here:
    http://en.bab.la/news/top-100-international-exchange-experience-blogs-2012

    Best,

    Virgínia Rodrigues
    on behalf of bab.la and Lexiophiles team

Post a new comment

Veja também