Highway 1: de São Francisco a Carmel

72

Conhecida como uma das estradas mais lindas do mundo a Pacific Coast Highway, ou Highway 1, na Califórnia é uma viagem inesquecível. O trecho mais famoso dessa estrada liga São Francisco a Los Angeles, são mais de 600 Km de paisagens de tirar o fôlego. Nesse post percorremos o primeiro trecho dessa estrada, fazendo o caminho entre São Francisco e Carmel parando nas principais praias e mirantes do caminho. Um percurso de 197 quilômetros com direito a muitas paradas.

Highway 1: de São Francisco a Carmel

Post atualizado em julho de 2017

A primeira dica do dia é cuidado com o GPS. Como o caminho mais curto entre San Francisco e Carmel é pela 101, ao colocar Carmel no GPS, ele irá te mandar por dentro por uma estrada mais rápida e muito mais sem graça que a Highway 1. Assim minha dica é ir colocando as paradas aos poucos. Comece com Ocean Beach, em seguida com Pigeon Point lighthouse, Santa Cruz e assim por diante!

Highway 1 - vistas

Highway 1 – vistas

Mapa do trajeto: De San Francisco à Carmel pela Highway 1

Mapa: San Francisco - Carmel

Veja o caminho completo no Google Maps.

Ordem das paradas saindo de SF rumo a Carmel pela Highway 1

  • Point Lobos
  • Ocean Beach (ainda em San Francisco)
  • Halfmoon Bay: centrinho & praia
  • Pigeon Point lighthouse
  • Moss Landing
  • Santa Cruz
  • Monterey
  • Carmel.

Veja aqui dicas de restaurantes entre São Francisco e Los Angeles

Quanto mais paradas, melhor

A Highway 1 é uma estrada para ser feita sem pressa, e parando sempre que der para aproveitar as vistas. Faça paradas nos mirantes, e sempre que for permitido encoste no acostamento para tirar fotos e curtir o visual. Muitas vezes vale a pena sair da estrada e curtir cidades interessantes como Halfmoon Bay e Santa Cruz. E vale falar que este trecho entre San Francisco e Carmel é só um aquecimento para o que você verá entre Carmel e Santa Barbara mas ainda sim vale as paradas!

Vale lembrar que só recomendo conhecer a fundo as cidades de Halfmoon Bay e Santa Cruz se você tem tempo o suficiente (pelo menos um dia inteiro para curtir Carmel e Monterey). Se não, passe reto pelas cidades e pare apenas nos mirantes.

Onde ficar: Carmel ou Monterey?

Uma das principais dúvidas de quem faz esse trajeto é escolher entre Carmel e Monterey para pernoitar. Adoro as duas cidades e acho que ambas são opções interessantes e que a escolha depende totalmente do seu estilo de viagem e budget (Carmel é BEM mais cara que Monterey.)

Para te ajudar a tirar essa dúvida, escrevi um post todinho sobre o assunto: Onde ficar Carmel ou Monterey? – e super recomendo a leitura. Para quem já está decidido, aí vão minhas melhores dicas de hotéis em Carmel e Monterey!

Onde ficar em Monterey?

As atrações turísticas de Monterey se concentram em duas regiões: A Cannery Row (rua mais turística da cidade, onde está o aquário) e os arredores do Antigo Fisherman’s Wharf (uma área bem bonitinha e que costuma ter hotéis com preços excelentes). Embora a Cannery Row seja muito conveniente para quem visita a cidade pela primeira vez, gosto e recomendo as duas regiões. Aí vão minhas dicas de hotéis em Monterey:

A) Cannery Row:

O melhores hotéis da Cannery Row são o Intercontinental The Clement, e o Monterey Plaza Hotel and SPA com quartos lindos e confortáveis e vistas deliciosas para a baía de Monterey. Uma opção bem disputada e estilosa é o pequeno Bed and Breakfast The Jabberwock , ainda não consegui me hospedar ali, mas morro de vontade. E pra quem quer um bom custo benefício nessa região, vale ficar de olho no Best Western Plus Victorian e no Holiday Inn Express.

B) Fisherman’s Wharf

A região do Fisherman’s Wharf te dois hotéis que eu adoro o Portola Hotel & SPA e o Hotel Pacific. O Munras Inn é um meio termo os hotéis americanos baratos e os hotéis de rede, jeitosinho mas sem grandes luxos. E pra quem quer algo em conta, vale a pena checar os preços do Ramada Inn , do Super 8  e do Comfort Inn.

Veja ofertas de hotéis em Monterey aqui.

Onde ficar em Carmel?

Minha principal dica em Carmel é se hospedar BEM perto do centro. A graça e o charme da cidade é poder andar despretensiosamente pelas ruas, degustar vinhos e curtir o final de tarde na praia sem se preocupar com o carro. Alguns dos meus hotéis preferidos em Carmel são o Hotel Carmel que tem uma decoração estilo hotel fazenda de muito bom gosto, o La Playa Carmel que tem um jardim delicioso e decoração praiana, o Carmel Country Inn que tem um jeitão romântico e quartos com banheira. Vale ficar de olho no Sea View Inn e no Lamp lighter Inn que geralmente tem preços mais convidativos que a média da cidade.

Vamos começar? De San Francisco à Carmel pela Highway 1 em detalhes!

Uma vista incrível para se despedir de San Francisco

Começaremos nosso trajeto num mirante maravilhoso pertinho da Ocean Beach, uma das praias preferidas dos surfistas da cidade, e um cantinho recheado de história e trilhas incríveis. Nossa primeira parada é o Point Lobos e para chegar lá a dica é estacionar na rua sem saída “El Camino do Mar” (marquei um ponto no mapa abaixo).

Esse é o ponto inicial de uma trilha linda e dali você terá vistas bacanas da costa e do Sutro Baths, a antiga piscina pública da região – hoje em ruínas – e a Cliff House.

Veja a localização exata no Google maps

Outra opção de vista – e estacionamento – é o centro de visitantes do “Golden Gate Parks Conservancy” que fica logo ao lado.

The Cliff House: Vista bacana e brunch delicioso

Quem quiser começar o dia com um brunch especial, o Bistro da Cliff House é uma ótima pedida. O edxificífio histórico tem vistas lindas da Ocean Beach, e um café da manhã americano delicioso. Para quem já tomou café no hotel, vale dar uma paradinha rápida no estacionamento nem que seja só para fotografar a Ocean Beach antes de seguir viagem.

The Cliff House - San Francisco

Ocean Beach

A Ocean Beach fica coladinhaem uma das saídas do Golden Gate Park e é a praia preferida dos surfistas de São Francisco. A praia é bem comprida e tem areias um pouco escuras para o gosto brasileiro mas é um lugar que os locais adoram passar os dias de sol. Quem quiser poder descer na Ocean Beach e fazer uma pequena caminhada. Só recomendo a parada para quem tem mais um dia para curtir a região de Monterey, para quem vai seguir para Big Sur no dia seguinte, passe direto!

Half Moon Bay

Passando Daly City começa a estrada de verdade, são curvas e mais curvas com lindas vistas para o mar. Nossa primeira parada oficial é Half Moon Bay, uma das praias preferidas dos locais para um bate e volta delicioso para um final de semana de sol. As melhores praias de Halfmoon Bay e o centrinho pequenino não são visíveis da estrada e para conhecer a região você terá que fazer um desvio.

Praias de Halfmoon bay

O trecho de Halfmoon bay tem alguns trechos com vista para a praia, mas quem quiser parar e colocar os pés da Areia, a praia Halfmoon State Beach é uma boa opção.

Outra opção que demora um pouco mais, mas que também vale a pena é parar no Ritz Carlton de Halfmoon Bay para tomar um drink no hotel e de quebra ter algumas vistas lindas da praia e das falésias.

Praia de Halfmoon Bay

Centro de Halfmoon Bay

Halfmoon Bay tem um centro pequenino repleto de lojinhas bacanas e alguns bons restaurantes. Para chegar no centro você terá que sair um pouquinho da estrada. E vale a pena? Só para quem tem mais de um dia para curtir a região de Carmel e Monterey. Eu dispensaria o centrinho pois outras cidades litorâneas de Calidfórnia tem centros mais charmosos e interessantes. Em resumo: gosto muito de Half Moon Bay, mas não acho imperdível para quem vem para a Califórnia pela primeira vez.

Centro de Half Moon Bay

Pigeon Point Light House 

Vamos falar de paradas imperdíveis? Anote esse lugar: Pigeon Point Light House, um farol fotogênico num cantinho lindo da Costa. Um lugar bacana para observar pássaros e tirar fotos lindas da baia.

E quem quiser dormir por ali, pode se hospedar num dos hostels mais legais da Costa da Califórnia, o HI de Pigeon Point. Não é todo dia que se hospeda em um farol certo?! 😛

Pigeon Point Lighthouse

Pigeon Point Lighthouse (Farol Ponto do pombos)

Año Nuevo State Park: Para ver Elefantes Marinhos

Pertinho de Pescadero há um parque estadual famoso por abrigar uma colônia de elefantes marinhos ativa durante todo o ano. Essa é uma parada especial, mas exige bom preparo físico, tênis e água. Para ver os elefantes marinhos você terá que caminhar  cerca de 6 Km (ida e volta) incluindo uns pedacinhos na areia fofa.

Elefantes Marinhos - Califórnia

Elefantes Marinhos – Califórnia

Vale lembrar que na região de San Simeon (na Highway 1, depois de Big Sur), você consegue ver Elefantes Marinhos e sem precisar caminhar.

Davenport

Outra parada que ouvi falar bem, mas que ainda não tive a chance de fazer é na cidadezinha artística de Davenport, repleta de galerias de arte, restaurantes e uma praia bem famosinha na região chamada Davenport Cove Beach.

Moss Landing, California

Santa Cruz

Parada obrigatória para os aficionados por Surf. Santa Cruz é uma cidade gracinha com praias gostosas (água gelada, mas vale o sol), um farol bonitinho, vários restaurantes e uma das avenidas mais lindas da viagem a West Cliff Drive.

Santa Cruz - Califórnia

West Cliff Drive em Santa Cruz

Se você tem pouco tempo, a West Cliff Drive é o cantinho mais especial de Santa Cruz,  eu daria uma dirigidinha rápida por lá antes de seguir para Monterey. Nesse pedacinho você verá o Natural Bridge State Park, o Museu do Surf e um ponto de surf bem famoso na região. Veja detalhes desse passeio nesse Guia completo de Santa Cruz.

Santa Cruz - Califórnia

O museu do Surf em Santa Cruz

Essa parada vai levar pelo menos uns 30-40 minutos a mais na viagem. Para ver e explorar bem Santa Cruz, vale dedicar pelo menos umas duas horas do seu roteiro.

Outra parada divertida é o Pier de Santa Cruz (conhecido como boardwalk) onde há um antigo parque de diversões super colorido.

Santa Cruz - Califórnia

Teleférico colorido do Boardwalk

Vamos seguir para Monterey?

Santa Cruz é a última grande parada antes de Monterey. Agora falta pouco tempo para chegar. De volta a Highway 1, aí vão algumas vistas do trecho entre Santa Cruz e Monterey.

Highway 1: de San Francisco a Carmel

Vistas entre Moss Landing e Monterey

Highway 1 - vistas

Vistas entre Moss Landing e Monterey

Moss Landing

Moss Landing é uma lugar que os locais curtem para fazer passeios de barco, e nos dias tranquilos caiaque e SUP. Eu acho a praia mais ou menos, e se fosse você, passaria direto!

Highway 1

Moss Landing no caminho entre Monterey e San Francisco

Monterey

Chegando em Monterey, siga para a Cannery Row, a rua mais turistica da cidade. Um lugar bem divertido para passear.

Para Estacionar:

Se tiver vaga, pare na rua (use seu cartão de crédito ou o App do celular para pagar o parquímetro) se não me engano o limite de tempo por alí é de 4 horas e depois disso você terá que trocar o carro de vaga. Para quem não quer ter o perrengue de mudar o carro de lugar, vale parar em um dos estacionamentos, mas fique de olho porque os preços variam BASTANTE. Há estacionamentos de 7 a 20 dólares por dia (os preços variam conforme a estação do ano e o dia da semana) e muitas vezes é só atravessar a rua que o preço já muda.

O que visitar em Monterey:

Monterey tem muita coisa bacana para ver e fazer. Aí vão minhas melhores dicas:

Aquário de Monterey: 

Com uma coleção de águas vivas espetacular, sarilhas dançarinas, pinguins e cavalos-marinhos. O aquário de Monterey é uma atração imperdível para pessoas de todas as idades. Com ou sem crianças este é um passeio IMPERDÍVEL!

Aquário de Monterey

Aquário de Monterey

A alimentação dos peixes:

Se você tem dois dias na região, deixe o aquário para o dia seguinte e chegue BEM cedo para curtir a alimentação dos peixes no tanque principal. Você assistirá um verdadeiro show da natureza com direito ao ballet de milhões de sardinhas. É espetacular!

Aquário de Monterey

Alimentação dos peixes no aquário de Monterey

Detalhes da visita:

  • Horários de funcionamento: Aberto das 9:30 às 18:30 (fechas às 17:00 no inverno)
  • Preço: São 49,95 para adultos. Estudantes até 18 anos: $39,95. Crianças até 12 anos pagam 29,95.

Horários e preços mudam com frequência. Veja as atualizações no site oficial

Passear pela Cannery Row

A principal rua do centro turístico de Monterey ganhou este nome devido as dezenas de fabricas de sardinhas em lata que ocuparam o local até 1940. A medida que as fábricas foram fechando, os espaços foram remodelados e transformados em shopping, hotéis e até em aquário. O jeitão industrial dá um toque todo especial na Cannery Row que hoje é uma rua super turística, repleta de barzinhos, restaurantes e muitas lojas.

Cannery Row - Monterey

Ver centenas de Leões Marinhos

Terminada a Cannery Row, continue caminhando pela rua principal sentido Old Fisherman’s wharf com ouvidos atentos aos gemidos dos bichinhos que são pouco discretos. No final do pier da Marinha de Monterey você encontrará centenas de Leões marinhos. (Esse píer fica mais cheio durante o inverno quando os leões marinhos migram para Monterey em massa).

Leões Marinhos - Monterey

De uns tempos pra cá a Marinha incluiu uma nova cerca entre os leões marinhos e o Pier,  agora a única forma de vê-los bem de pertinho é fazendo um passeio de barco.

Leões marinhos - Monterey

Leões marinhos no Pier de Monterey

Mas, vale dar uma passadinha no pier, e fique de olho porque volta e meia tem lontras boiando por lá!

De San Francisco a Carmel

Lontra boiando em Monterey (Repare que tem um baby no colo da mãe)

Visitar o Old Fishermann’s Wharf

O antigo píer é tão animado quanto a Cannery Row, só que aqui os restaurantes são bem mais gostosos. Para quem pensa em fazer o passeio de ver baleias, é daqui que sai o passeio. Não deixe de entrar nas lojas de doce… fantásticas!

Fishermann’s Wharf - Monterrey

Passeio de barco para ver baleias e golfinhos

Para quem tem mais de um dia na cidade, gosta de barco e tem vontade de ver baleias e golfinhos de perto, tai uma bela opção de passeio. Monterey tem diferentes espécies de baleia durante todo o ano, e ver um desses gigante de pertinho é simplesmente incrível. O passeio custa cerca de 50 dólares e dura  três horas.

Baleia em Monterey

Veja mais ideias do que ver e fazer em Monterey nesse post.

Pacific Grove: Uma cidade Linda entre Monterey e Carmel

Assim que você terminar sua visita por Monterey é hora de continuar a viagem pela costa. Nossa próxima parada fica ali do lado e se chama Pacific Grove. E quer saber? Pacific Grove é tão grudadinho em Monterey que você mal vai perceber que mudou de cidade.

Para chegar lá continue dirigindo até passar a Cannery Row (sentido oposto do Fisherman’s wharf). Para quem tem tempo e pic, fazer este passeio de bicicleta é uma excelente pedida. Você pode alugar bicicletas pertinho do aquário por cerca de 40 dólares o dia.

Pacific Grove

Lover’s Point Park

Chegando lá, não deixe de visitar o meu cantinho preferido da cidade o Lover’s Park, é aqui que muitas noivas da região de casam durante a primavera e o verão. A cor da água é linda, e as vistas também.

 Lover’s Point Park Pacific Grove

Lover’s Point Park em Pacific Grove

 Lover’s Point Park Pacific Grove

Monarch Grove Santuary

Entre outubro e fevereiro visite o Monarch Grove Santuary  para ver dezenas de borboletas monarca em migração.

De Pacific Grove a Carmel pela 17 Mile Drive

A forma mais bonita de chegar a Carmel desde Monterey é pela 17 Mile Drive, uma estrada que corta um condomínio de luxo repleto de campos de golf, praias lindas e um dos cartões postais de Carmel, o cipreste solitário. Indiscutivelmente o trecho mais lindo do caminho.

A 17 Mile Drive é uma estrada pedagiada e custa 9,75 por carro, para bicicletas a entrada é grátis.

17 Mile Drive - Carmel

O passeio completo leva pelo menos duas horas (claro que dá para fazer em menos tempo sem parar, mas aí não tem graça!) e a dica é fazer a rota no final da tarde e pegar o pôr do sol na praia de Carmel. Só vale falar que as lojas do centro de Carmel fecham bem cedo (Entre 17:00 e 18:00) e quem planja curtir o centrinho precisa se programar para chegar antes disso.

Outra vantagem para deixar esse passeio para o final do dia é a névoa, em boa parte do ano, o tempo em Carmel costuma abrir por volta do meio dia.

Lonely Cipreste - 17 Mile Drive - Carmel

Lonely Cipreste – 17 Mile Drive – Carmel

Outra dica bacana é almoçar na 17 Mile Drive. O restaurante do Pebble Beach, o Still Water é delicioso e tem vistas lindas do campo de golfe da 17 Mile Drive.

almoço caprichado na 17 Mile Drive

O ambiente do Still Water

almoço caprichado na 17 Mile Drive

Vista do Still Water Bar & Grill

O que visitar em Carmel

Carmel Beach:

Uma praia linda de areias branquinhas e com um senhor pôr do sol. No canto esquerdo da praia há um mirante lindo para ver o mar do alto.Depois de passear pela praia vale percorrer a rua de carro até o final, a região tem casas lindas e muitos ciprestes fotogênicos. Amo esse passeio e faço questão de repetir sempre que vou à Carmel.

E olha só o pôr do sol na praia que lindo!

Por do Sol Carmel

Centrinho de Carmel

Galerias de arte, lojinhas, salões de degustação e restaurantes maravilhosos. O pequeno centrinho de Carmel é uma graça e merece ser explorado com calma.

Highway 1 de San Francisco a Carmel

Centrinho Carmel

[Ainsa não escrevi um post com meus cantinhos preferidos de Carmel (preciso Urgentemente), mas nesse post aqui – um relato da primeira viagem com o Baby Tom, tem algumas boas dicas

Jantar em Carmel

Um dos meus programas preferidos em Carmel é comer bem. A cidade tem muitos restaurantes gostosos e dois dos meus Italianos preferidos, o Cantinetta Luca (Ocean Ave & Dolores St,) e o Porta Bella (Ocean Ave). Mesmo quem se hospeda em Monterey, deve jantar e Carmel. Reserve com antecedência!

Centrinho de Carmel

A missão de Carmel 

Carmel foi um importante centro durante a Califórnia hispânica e dai vem as missões que se espalham ao longo da costa californiana.  Fundada em 1771 a Missão de Carmel era uma importante base religiosa no país. A igreja é bem bonita!

A missão de Carmel

Point Lobos State Reserve:

Um parque MARAVILHOSO repleto de trilha, vistas incríveis, leões marinhos, lontras  e com sorte você avistará até mesmo baleias!

Point Lobos State Reserve

Point Lobos State Reserve

Quantos dias?

Faça o percurso entre São Francisco e Carmel em um dia e reserve pelo menos um dia inteiro para conhecer Monterey e Carmel. Se tiver mais tempo, melhor, a região é uma delícia e merece ser visitada com calma.

O que vem em seguida?

Depois de explorar a região de Carmel, é hora de conhecer Big Sur, que é o trajeto mais lindo da Highway 1. A minha sugestão é que você durma em Morro Bay, Paso Robles, Cambria ou San Luis O Bispo antes de seguir para Santa Barbara. Veja aqui a viagem entre Carmel e Santa Barbara.

E aí, curtiu as dicas?

Deixe seu comentário aqui nesse post!


Viaje sem stress

✅ Reserve seu hotel em Monterey

✅ Reserve seu hotel em Carmel


Veja também:

Guias de viagem:

Passeios incríveis:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

 

About author

mari vidigal

Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

72 comments

  1. Mariana 28 setembro, 2017 at 20:58 Responder

    Oi Mari, tudo bem? Farei uma viagem de 3 semanas para San Francisco em Janeiro de 2018, para estudar inglês. Em um dos finais de semana, gostaria de fazer uma viagem até Carmel/Monterey, passando pela Highway. Só que estarei sozinha, então não sei se animaria de alugar um carro e fazer tudo sozinha. Será que existem agências de turismo que façam esse passeio de fim de semana, saindo de São Francisco? Queria algo parecido para conhecer Napa Valey tamém. Será minha primeira viagem sozinha, estou meio tensa, mas quero muito conhecer essas regiões. Desde já, obrigada.

    • mari vidigal 2 outubro, 2017 at 12:32 Responder

      Oi Mariana,
      Sei que para Napa sim existem agencias que fazem o passeio de final de semana (nunca testei nenhuma então não consigo te recomendar). Quanto a Monterey e Cia. Minha dica é realmente alugar um carro. Quem sabe durante o curso vc conhece alguns amigos e consegue encontra companhia para o passeio? Alugar um carro na Cali é relativamente barato, e com ele vc conseguirá aproveitar a região muito melhor do que faria em um tour.
      Beijos
      Mari

  2. Roberto Tolomei 15 julho, 2017 at 01:10 Responder

    Olá Mari! Parabéns pelo post super completo. Gostaria de saber se vc tem notícias sobre a segurança para usarmos a Highway 1 para ir de San Francisco a Carmel. Iremos em novembro. Obrigado.

  3. Lilian 21 junho, 2017 at 21:34 Responder

    Mari, tudo bom?
    Estou pensando em fazer essa roadtrip em dezembro, entre os dias 18 e 1º, ficando, antes, uns 4 ou 5 dias em São Francisco. Contudo, minha viagem vai compreender exatamente o período do Natal, em cursos nessas cidades pequenas, pelo meu cálculo, talvez em Santa Barbara. Já passei o Natal e outros feriados nos Estados Unidos e não percebi muitas mudanças, mas foram em cidades grandes, como NYC. Não achei nada na internet como costuma ser o feriado nessas redondezas. Vc sabe ou já ouviu falar? Acha que é uma boa época para fazer essa roadtrip ou compensa mudar planos?

    • mari vidigal 4 julho, 2017 at 00:47 Responder

      Oi Lilian,
      A primeira vez que fiz essa viagem, fiz na semana entre o natal e o ano novo. Fora o dia do natal que muita coisa fecha – cuidado para não ficar sem janta! Dá pra fazer tranquilo. Você vai precisar de um pouco de sorte com o tempo, essa é a temporada das chuvas e a neblina pode te atrapalhar.
      Abraços

  4. Rafael 7 abril, 2017 at 02:34 Responder

    Oi Mari!
    Estou indo para San Francisco em Julho e gostaria de saber se vale a pena um bate-volta até Carmel. Pelo que andei pesquisando, acredito que possa me arrepender, pelas maravilhas que deixarei de curtir, mas é viável ir e voltar no mesmo dia?
    Penso em sair por volta de 08h, fazer paradas mais breves em Half Moon Bay, Pigeon Point Lighthouse. Não penso em visitar o aquário de Monterey para aproveitar a 17 mile drive até Carmel, explorando um pouco melhor a região e retornando para San Francisco por volta das 18h.
    Como estaremos em dois casais, a direção pode ser dividida e se torna menos cansativa. Também teremos mais tempo de luz no verão.
    Por favor!!!!! Estou equivocado em pensar assim ou dá pra ser feito? Sei que pode não ser perfeito, mas consigo aproveitar o passeio dessa maneira?

    * Adoro todas as suas dicas! Parabéns!

    • mari vidigal 8 abril, 2017 at 01:16 Responder

      Oi Rafael,
      Eu que moro na região já fui passar o dia em Carmel algumas vezes (é bem verdade que moro no meio do caminho entre SF e Carmel). O que posso te dizer é: é cansativo, e não é o ideal, mas dá para fazer. 😛
      Abraços

  5. Clarissa Sanches 30 novembro, 2016 at 01:46 Responder

    Mari, primeiramente obrigada por tanto conteúdo, e por tamanha qualidade! Seu blog tem sido uma excelente fonte de informações para planejar minha viagem.
    Você acha que dá tempo: sair bem cedinho de SanFran a caminho de Monterey (fazendo algumas paradas obrigatórias para fotos), um passeio pelos principais pontos e almoço por ali (sem aquário), pegar o pôr-do-sol na 17 Mile Drive? Passo a noite em Carmel.
    No dia seguinte, passeamos durante a manhã por Carmel e partimos para Paso Robles após almoço para aproveitar o Big Sur.
    Estou com receio de não aproveitar nem estrada nem cidades por conta do tempo. Esse esqueminha, funciona?!
    Obrigada novamente!

    • mari vidigal 30 novembro, 2016 at 03:26 Responder

      Oi Clarissa,
      Acho que dá sim. Só não saia muito cedo (especialmente no inverno) porque a neblina costuma estar densa e as chances de não ver a estrada são altas.Fique de olho no tempo e siga seu coração.
      Beijos

  6. vanessa luize 21 novembro, 2016 at 03:02 Responder

    boa noite,
    pretendo fazer o trecho são francisco a los angeles de 02 a 08 de dezembro 2016. saio cedo de são francisco no dia 02 e dia 09 é meu retorno para o brasil.
    pensamos em fazer sao francisco- monterey; monterey -big sur- san obispo ; san obispo -los ángeles
    dormiríamos em monterey e depois em san obispo ou vc acha que seria melhor dormir em santa barbara
    e queria saber se vc tem algum experiência em ficar em casa ou apto ao inez de hotéis em los angeles e santa monica
    obrigada

    • mari vidigal 22 novembro, 2016 at 03:21 Responder

      Oi Vanessa,
      Seu roteiro tá perfeito, durma em SLO (tbm pode ser Cambria, Morro Bay ou Paso Robles -> Se você curtir vinhos). Nas minhas viagens pra LA sempre fiquei em Hotel, assim que não conseguirei te ajudar nessa. 🙁
      Beijos

  7. Vivian 9 dezembro, 2015 at 15:07 Responder

    Olá,
    Vou de Los Angeles para São Francisco de carro e gostaria de saber como devo colocar no GPS para ir pela Highway 1.
    Obg
    Abç
    Vivian

    • mari vidigal 25 janeiro, 2016 at 23:43 Responder

      Oi Vivian, desculpe a demora para responder: Saindo e SF, coloque Halfmoon Bay no GPS, em seguida Santa Cruz e Carmel.
      Beijos

  8. Akemi Nomura 26 outubro, 2015 at 03:33 Responder

    Olá
    Pela segunda vez estou usando seu blog como fonte. E dessa vez ainda está em uso, pois estou descendo a costa da Califórnia. Parabéns, as informações são bem objetivas e ajudam muito.

    • mari vidigal 26 outubro, 2015 at 07:12 Responder

      Oi Akemi,
      Obrigada pela visita e pelo comentário, feliz que o Ideias na mala está ajudando na viagem.
      Beijos e aproveite bastante,
      Mari

  9. Rafaela 21 setembro, 2015 at 20:11 Responder

    Oi Mari!!
    Eu de novo! hahaha
    Saindo de San Fran, farei esse roteiro até LA! Em seguida ainda faço outra parada em Santa Bárbara.
    Terei apenas um dia para conhecer Monterey e Carmel.. Me indicaram dormir em Carmel, mas vendo esse seu post com dicas, acho que Montrey teria mais coisas para fazer, não é? Onde você acha que é melhor dormir?

    Bjsss

    • mari vidigal 23 setembro, 2015 at 16:05 Responder

      Oi Rafaela,
      Monterey e Carmel ficam encostadinhas uma na outra, eu sempre durmo em Monterey porque o custo-benefício é bem melhor, mas na real, tanto faz. A distância entre as cidades é mínima.
      Beijos

  10. Leda Amaral Mello 18 agosto, 2015 at 00:25 Responder

    Oi Mari,
    Tudo bem? Estou adorando seus post. Vou para São Francisco em janeiro 2016,, com meu marido e minha filha de 15 anos. Chego em São Francisco dia 16 e dia 25 tenho que estar San Diego pego o avião para Las Vegas . Vamos alugar um carro em São Francisco , queremos ir pela Highway 1 até Carmel e seguindo até Santa Bárbara, Los Angeles e San Diego . Preciso de ajuda para montar este roteiro. A primeira parte vc ajudou muito. Muito obrigada. Leda

    • mari vidigal 2 setembro, 2015 at 01:12 Responder

      Oi Leda,
      Ainda não tenho este roteiro publicado, mas até o final do ano ele estará no ar. Dá para esperar até lá?
      Beijos e super obrigada por visitar o Ideias na mala

  11. Viviane 16 junho, 2015 at 16:32 Responder

    Oi Mari,
    Estou planejando minha viagem para California se Deus quiser para setembro de 2016.
    Estou cheia de dúvidas sobre a Highway e com pouco tempo para fazer o trajeto SF – LA.
    Tenho realmente que fazer somente uma pernoite.Minha passagem por Monterey e Carmel terá que ser rápida, assim com
    na 17 th mile drive e parques.
    O que vc considera imperdível na 17th mile drive para eu chegar pelo menos em San Simeon até ás 18:00 hs para pernoitar?
    Pretendo sair de SF bem cedo, fazer uma pernoite no “meio” do caminho e depois seguir até LA, passando pelo menos um tempo
    maior no dia seguinte no Pier de Santa Mônica.
    Outra coisa que ninguém ainda conseguiu me responder é se existem em San Simeon um mirante próximo á estrada que posso fotografar o Hearst Castle ainda que de longe, pois não terei tempo para fazer o tour.
    Muito Obrigada,
    Viviane

    • mari vidigal 17 junho, 2015 at 00:44 Responder

      Oi Viviane, escrevi um post respondendo sua pergunta e vou pública-lo no dia 24/06. Dá para esperar até lá? Enquanto isso, dê uma olhadinha nesse roteiro:
      O Hearst Castle é visível da estrada em tamanho baby. De um jeito ou de outro, deve dar para fotografar. 🙂
      De qq forma, mais legal que o castelo são os elefantes marinhos em San Simeon, parada que considero imperdível.

      Beijinhos,
      Mari

  12. Maria Elisa 15 junho, 2015 at 00:33 Responder

    Oi Mari td bem!? Suas dicas são ótimas e apesar do meu trajeto ser ao contrário eu gostaria de saber o que me indica de melhor. Pelo preço e datas eu e meu namorado faremos Las Vegas, San Diego onde veremos UFC em 15/07 e depois subiremos para SF de onde voltaremos dia 24/07 pro Brasil. seriam 2 noites em cada cidade ( Vegas, San Diego , santa Mônica, Monterey e San Francisco) sei que é meio corrido mas vc me indica ficar algum dia a mais numa cidade ou menos em outra? Não pretendo parar em LA. Obrigada bjus

    • mari vidigal 17 junho, 2015 at 00:55 Responder

      Oi Maria Elisa,
      Obrigada pelas dicas e elogios.
      Pra deixar seu roteiro menos sofrido – e também para que você aproveite a Highway 1 melhor, sugiro que você fique 1 noite em Cambria ou Paso Robles e uma noite em Monterey. Não vai dar pra ver tudo em Monterey (já viu este post que legal?) em apenas uma noite, mas pelo menos assim você não precisa correr tanto.
      Para dicas de San Francisco, dê uma olhada nesse post
      E para dicas de Vegas, dê uma olhada aqui.
      E que máximo ver o UFC em vegas, hein?!
      Na volta passe aqui pra contar o que achou?
      Beijinhos,
      Mari

  13. Gabriel Verissimo 26 maio, 2015 at 17:26 Responder

    Oi Mari!

    Muito legal seus posts…tem me ajudado bastante a programar minha viagem.
    Queria uma dica em um ponto: vou fazer a viagem de carro saindo de san franciso até los angeles em 2 dias. Aonde você me sugere dormir? Eu estava pensando em pernoitar em carmel ou monterey..mas daí creio que sobra muita viagem para o segundo dia. Não faço questão de conhecer a fundo todas as cidades. (apenas o aquario de monterey, carmel, e talvez o Pfeiffer Big Sur State Park).. de resto apenas paradas rapidas em mirantes para fotos.

    Obrigado!
    Ate mais

  14. DEBORA CRISTINA 27 abril, 2015 at 14:00 Responder

    Ano passado fui de SF a LA pela State 1 , mas o mapa não ajudou e perdi muita coisa, vou voltar agora e com ajuda do seu mapa e das suas dicas vou aproveitar bem mais.

    • mari vidigal 27 abril, 2015 at 15:36 Responder

      Oi Débora,
      Obrigada pela visita! Feliz em saber que você curtiu o roteiro e que o mapa vai te ajudar!
      Abraços,
      Mari Vidigal

  15. MARCINHA 19 fevereiro, 2015 at 20:09 Responder

    OLÁ Mari
    Vou de Las Vegas para SF com meu marido e pretendemos fazer o percurso da Highway 1 até Santa Monica. A minha dúvida é se eu faço uma 1 pernoite em Carmel e sigo direto para S. Monica ou se faço mais 1 pernoite? e qual cidade seria?
    Ocorrendo essa segunda pernoite iria diminuir o periodo em LA. Chegaríamos o dia 27 de Abril 2015 em Santa Monica e teríamos os dias 28 e 29 completos para conhecer lugares próximos como Venice e LA(Universal) (Calçada da Fama)(Beverlly Hills). Ficaremos hospedados direto em Santa Monica.
    Dia 30 de Abril é o nosso retorno p Brasil. O que você sugere?

    • mari vidigal 1 março, 2015 at 17:06 Responder

      Oi Marcinha,
      Tudo bem?
      Que delicia de viagem! Para aproveitar com a calma que ela merece, faça mais uma parada em Paso Robles ou Cambria.
      Acho que vale a pena “sacrificar” um dia em Los Angeles para aproveitar algumas das paisagens mais lindas da Califórnia.
      Abraços e boa viagem!

  16. diego 24 janeiro, 2015 at 20:15 Responder

    Oi Mari tudo bom?
    Adorei seu site, estou encantado com suas postagens.
    Queria uma ajuda sua.
    Irei sair de Los Angeles com destino a San Francisco em fevereiro e dormirei uma noite em Monterey.
    Tentei fazer meu roteiro conforme seu site mas confesso que me perdi várias vezes devido ao meu ser ao contrário (kkk).

    poderia me ajudar? quais paradas você me recomenda?
    Quero muito conhecer Carmel, Big sur, santa barbara e Solvang.
    Pretendo sair super cedo de LA e chegar a noite em Monterey, depois ficar o dia todo em Monterrey e chegar próximo as 19hrs em San Francisco.

    Obrigado,
    Abraço
    Diego

    • mari vidigal 24 janeiro, 2015 at 21:13 Responder

      Oi Diego, td bem? Ir de Los Angeles a Monterey em uma tacada só é bem puxado, se você puder quebrar em pelo menos mais um dia, juro que não irá se arrepender. Caso você não tenha tempo, saia de LA bem cedo e tente fazer paradas curtas. O pedaço da estrada mais bonito é Big spSur, então você deveria chegar lá com folga e luz do dia! Programe-se para ver o pôr do sol em Carmel, quem sabe algumas baleias não aparecem por lá. Lembre-se que fevereiro é o auge do inverno e que escurece as 5 da tarde. Prepare-se para um vento forte!

      Paradas que eu faria:
      Santa Bárbara: no máximo uma hora e meia. A missão é linda, a rua principal é muito fofa, e a orla é especial. Se tiver tempo, suba na torre do fórum para ter uma vista linda da cidade.
      Solvang: parada bem rápida para fotos e café. Eu não perderia mais que 20 minutos.
      Elefantes Marinhos em San Simeon: é legal pra caramba, mas você não deveria parar mais de 20 minutos.
      Morro bay: almoço me frente a pedra
      Toque para Big Sur, e não economize paradas me Big Sur.
      Pôr do sol na praia de Carmel.
      Na volta para San Francisco, o farol de piedras blancas é especial para o pôr do sol.
      Abraços

  17. André Dantas da Silva 8 outubro, 2014 at 11:57 Responder

    Mari,
    Vou para a Califórnia no dia 18/10.
    Pegarei um carro em Los Angeles e irei para Las Vegas, San Francisco e volta para Los Angeles.
    Gostaria muito de conhecer a HWY 1 e pararei no Hearst Castle.
    Só vou ter algumas horas para esta viagem.
    O que você recomenda que eu visite, já que pelo que leio é uma estrada cheia de atrações?

    • mari vidigal 8 outubro, 2014 at 16:09 Responder

      Oi André,
      Se você tem só algumas horas, o que não é ideal, recomendo que você pule o Hearst Castle e vá fazendo a viagem com a maior calma possível. Pare muitas vezes para olhar a paisagem em Big Sur, parar no Julia Pfeifer Burns state park para ver a cachoeira na praia e os leões marinhos em San Simeon.

  18. Helena Azevedo 24 agosto, 2014 at 03:25 Responder

    Mari
    Estou indo dia 12 de setembro fazer a Highway 1, saindo de San Francisco. A saída de SF é pela Golden Gate Bridge. O que devo colocar no GPS, para que possamos seguir pela Hwy 1?

    • mari vidigal 24 agosto, 2014 at 19:06 Responder

      Oi Helena, Td bem?
      Coloque Half Moon Bay e certifique-se que o GPS roterizou pela costa. A saída não é pela Golden Gate Bridge. (Assumindo que você queira seguir na direção de Carmel).

  19. Andréa 6 junho, 2014 at 00:12 Responder

    Oi Mari,
    Vou me casar dia 6 de setembro de 2014 e o nosso roteiro de lua de mel é a Highway 1 . Temos 10 dias para fazer tudo com calma.
    Saimos de san francisco.
    San Francisco 3 noites
    Tahoe 1 noite
    Monterey 2 noites
    San lous obispo 1 noite
    Santa barbara 1 noite
    Santa Mônica 1 noite
    Você acha que está tranquilo? Queremos ficar em hotéis mais baratos . Você teria para indicar nestas cidades? Sabe quanto fica mais ou menos? Onde você recomenda em san francisco ? Os valores que você citou nos comentários é em real ou dolar? Preciso muito de ajuda.

    • mari vidigal 6 junho, 2014 at 05:13 Responder

      Oi Andréa,
      Tudo bem? Tahoe é maravilhoso, mas fica Absolutamente fora da rota.
      Considere trocar São Luis o Bispo por Paso Robles. Linda e super romantica.
      Você não pretende conhecer LA?

      Geralemnte gasto cerca de 80-100 dólares por noite em hotel, categoria bem barata. Não tenho nenhuma recomendação especifica. Só recomendo que vc leia bem comentários anteriores antes de reservar. São Francisco, eu me hospedaria próximo a Union Square.

      Respondi tudo?
      Qq coisa avisa!!!
      E Parabens pelo casamento, desejo tudo de maravilhoso para vcs.

  20. Eduardo Faria 11 fevereiro, 2014 at 01:30 Responder

    Oi Mari, tudo bem? Estou indo com minha esposa para California em setembro. Vamos ficar 3 noites em SF e depois descer para LA pela HWY1. Faremos o trajeto em 3 dias, sendo que nosso voo sai de LA pela manha. Pensei em dormir em Carmel/Monterey a primera noite. Em Cambria/San Luis Obispo a segunda e em Santa Monica a terceira. O que vc acha desse roteiro? Alguma sugestão? Dicas de hospedagem. Muito obrigado.

    • mari vidigal 11 fevereiro, 2014 at 04:05 Responder

      Oi Eduardo,
      Tudo bem?

      Seu roteiro tá ótimo!
      Para hospedagem eu geralmente entro em vários sites e busco promoções. Sou pouco exigente para hotéis e como hotel é algo super participar, dificilmente recomendo algum.

      Abraços

  21. Carol 7 janeiro, 2014 at 18:13 Responder

    Eu gostaria de fazer esse trecho em julho desse ano, e gostaria de pesquisar desde já os hotéis! Será que vc pode me dar dicas?

  22. Marcia Macedo 11 dezembro, 2013 at 02:42 Responder

    Estou indo em janeiro pra California, vou ficar uns dias em SF, descer ate Monterey/Carmel, dormir la, no dia seguinte seguir por Big Sur ate Santa Barbara, pernoitar la e no terceiro dia ir de Santa Barbara ate LA. Gostaria de tirar um dia de LA pra por mais um dia em Carmel mas estarei viajando com uma adolescente que tem mil planos pra LA e a viagem pela costa sou eu quem quer. Considerando que em janeiro anoitece cedo, voce acha que e muito puxado? Nao pretendo visitar o Hearst Castle e os parques, vai ficar pra proxima… Voce tem algumas sugestoes de parada pra tirar fotos e comer? Adorei seus posts!!

  23. Andrea Azeredo 13 outubro, 2013 at 00:06 Responder

    Oi, Mari! Adorei seu blog!! Estou indo em junho com meus filhos 8 e 10 anos e pensamos em fazer LA-SF por dentro e SF -LA pela Costa. Temos tempo para fazer com calma e queríamos ver alguns parques nacionais e pelo menos uma vinícola. Quais cidades acha melhor pararmos ? Recomenda algum hotel ou passeio bacana para crianças?? Da para aproveitar as praias??

    • mari vidigal 14 outubro, 2013 at 03:11 Responder

      Oi Andrea, tudo bem?
      Uma vinicola que é BEM legal para ir com crianças, mas que está um pouco fora da sua rota é o castelo de Amorosa. Quando fiz o tour haviam crianças no grupo e eles gostaram.
      O aquário de Monterey é IMPERDIVEL (http://ideiasnamala.com/2013/03/18/california-o-fantastico-aquario-de-monterey/) Outra parada que é BEM bacana com pequenos é a fazenda de avestruzes em Solvang (http://ideiasnamala.com/2012/12/30/route-1-de-carmel-a-santa-barbara/)
      Quando vc fala em parques nacionais, em que vc está pensando? Dentro da rota um ou pode ser fora? Quantos dias vcs tem?

      Abraços
      Marina

      • Andrea Azeredo 14 outubro, 2013 at 19:36 Responder

        Chegamos no Lax em14/06 e voltamos tb do Lax em 04/07. Pensamos em chegar, ir para SF por dentro ficar umas 4 noites lá e descer pela costa. Pela 5 , na ida, vc sugere alguma parada? Não quero fazer direto, mas não tenho ideia de onde parar! O parque yosemite eu posso encaixar aonde???Acha que ir a napa com criança ruim? Obrigada pela ajuda!!!!!

        • mari vidigal 15 outubro, 2013 at 03:51 Responder

          Oi Andrea,
          Tudo bem?
          Com o tempo que vc tem dá para pensar em fazer um triângulo: http://goo.gl/maps/4WBsg
          Vá pela costa, fique duas noites em Monterey, uma noite em São Luis o Bispo, duas noites em Santa Mônica, 2 ou 3 em LA (se quiser fazer os parques: Disney + Universal e seguir por dentro fazendo Yosemite.
          Acho que Napa com crianças vale a pena se você for em vinícolas – estilo Castelo Amorosa e que tenha algo diferente ou divertido para os pequenos.
          Abraços

  24. Fábio & Nayara 7 outubro, 2013 at 15:18 Responder

    Eu e minha filha, viajaremos com pouco tempo entre SFO e LAX.
    Ao recorrer ao Google maps e outros posts, observei ser melhor ir direto por dentro, pois com este desvio, aproveitaria mais Monterey e Carmel. Voce recomendaria, ou é melhor curtir todo o litoral até Monterey. Fomos informados que tratavam-se cidades movimentadas e perderia-se muito tempo.
    A partir de Carmel, seguiremos pela Big Sur até Los Angeles, almoçando em Solvang.

    • mari vidigal 7 outubro, 2013 at 19:19 Responder

      Fabio e Nayara. Vcs estão pretendendo fazer a viagem toda em um dia?
      Se sim, vale a pena ir por dentro . (De qq forma, acho muito pesado e um desperdício fazer em um dia… tem muita coisa bacana pelo caminho… eu se fosse vcs cortaria um dia dos planos de LA e faria o caminho em pelo menos dias)
      Chegando em Monterey façam o trecho Monterey- Carmel pela 17 mile drive. Esse tem que fazer!
      Solvang fica muito longe para o almoço. É uma cidade gracinha, mas os restaurantes são bem sem graça. (entenda-se por caros e não tão bons)
      Eu se fosse vcs faria o passeio com um pouco mais de calma e almoçaria em Morro Bay que é linda e tem uma senhora vista para o mar.

      Abraços e espero ter ajudado!

  25. Anselmo 8 setembro, 2013 at 00:34 Responder

    Olá luiza
    Fiz San Francisco, LA , Las Vegas com minha família porém não utilizei a estrada litoranea fui por Fresno e visitamos o Park de Yosemite.
    é muito bonito e vale a pena.

    Boa viajem!!!

    • mari vidigal 9 setembro, 2013 at 17:13 Responder

      Anselmo,
      O Yosemite tbm é muito lindo!
      É… com tanta coisa bacana na Cali, fica difícil escolher!

      Abraços
      Ideias na Mala

  26. Luiza Kirst 15 agosto, 2013 at 23:24 Responder

    Olá. Tenho uma duvida. Estarei fazendo esta viagem (SF a LA) nos próximos dias e tinha pensado em ir completamente pela costa, mas pelo seu mapa, vejo que foram ‘por dentro’, pela 280, neste trecho. A Cabrillo Hwy não é tão interessante quanto? Não conheço muito dela…
    Adorei as tuas dicas e pretendo usar várias delas. Estou animadissima de poder fazer esta viagem!
    Obrigada, Luiza.

    • mari vidigal 16 agosto, 2013 at 01:33 Responder

      Oi Luiza,
      Tudo bem?
      Vc vai amar a viagem.
      Fizemos pela costa tudo o que deu e sempre que deu.
      Se quiser umas dicas de restaurante, ou de passeio pela viagem me avisa onde planeja ficar que eu tento ajudar.
      Abraços

Post a new comment

Veja também