Carmel: a incrível 17 Mile Drive
A 17 Mile drive é uma linda estrada que liga as cidades de Monterey a Carmel, na Califórnia. Um trajeto repleto de paisagens bucólicas, praias desertas, encostas caprichadas cortadas por ondas branquinhas e o famoso Cipreste Solitário (Lone Cypress). Neste post descrevo alguns detalhes desse passeio incrível. Vamos nessa?
Tanto Carmel quanto Monterey são paradas obrigatórias para quem percorre a Highway 1 (também conhecida como Route 1, ou Rota 1) que liga São Francisco a Los Angeles, uma das viagens de carro mais bonitas e incríveis da Califórnia. E a melhor forma de fazer este é sem dúvida pela 17 Mile drive.
Veja aqui opções de roteiro de 15 dias pela Califórnia
Onde começar?
Você pode fazer o percurso em qualquer um dos dois sentidos: de Carmel para Monterey ou de Monterey para Carmel. Como a chegada em Carmel é super bonita e impactante, eu recomendo que você faça o percurso vindo de Monterey, e chegue em Carmel à tempo do pôr do sol.
Esse percurso pode ser feito de carro ou de bicicleta. Neste post descreverei o percurso de carro.
O nosso passeio
Entramos pelo portão da Pacific Grove e dirigimos pelos mirantes parando sempre que algo bonito aparecia pela frente, ou seja, de 5 em 5 minutos. Na entrada você receberá um mapinha com indicações das principais paradas e pequenas descrições. Vale a pena seguir.
Logo na entrada fomos surpreendidos pelos campos da Spanish Bay, e pela linda praia de areias branquinhas. A água da Califórnia é super gelada e raramente dá espaço para um banho de mar, mas as crianças e os cachorros pareciam ignorar o frio e brincavam na água como se estivessem em Maresias.
E olha este point de Picnic que sensacional, um queijinho e um vinhozinho teriam caído super bem com essa vista.
Alguns destaques do passeio:
Passamos por várias praias bonitas…
Namoramos o verde dos campos de golf contrastados com o vermelho das flores silvestres. (E dependendo da época, flor silvestre é o que não vai faltar)
Vimos muitos pássaros e alguns leões marinhos (poucos se comparados a quantidade que vimos em Monterey)
O Cipreste Solitário (The Lone Cypress)
Uma das paisagens mais lindas e intrigantes do passeio, é este simpático cipreste incrustado em um rochedo pontudo.
A árvore de mais de 250 anos de idade enche os olhos e os cartões de memória de turistas de todos os cantos do mundo. O cenário beira a perfeição: o azul do mar de Carmel com montanhas no fundo e um montão de árvores e volta, mas somente o Cipreste foi forte e corajoso e sulficiente para crescer na ponta da pedra. Lindo.
O Cipreste solitário – a árvore mais famosa da Highway 1
A chegada em Carmel
E pra fechar, a chegada em Carmel, uma das praias mais lindas da região. Terminamos o passeio com um Pôr do Sol na praia e jantar caprichado em Carmel.
Dicas para quem planeja fazer o passeio:
Quanto custa?
A entrada na 17 Mile Drive custa $9,75 por carro (ou grátis para quem consumir acima de 30 dólares em um dos restaurantes do resort) e é grátis para bicicletas.
Quanto tempo demora?
Depende um pouco da sua pressa e da sua velocidade. Eu sinceramente recomendo que você faça o trajeto com calma parando em quase todas as paradas recomendadas. Planeje entre duas e três horas para ver tudo com calma, e se tiver mais tempo, passe a tarde toda.
Para comer
Pra quem quiser um fazer um refeição caprichada com direito a lindas vistas, e de quebra ganhar reembolso no pedágio da 17 Mile Drive, pode comer em um dos restaurantes do Resort. Não experimentamos nenhum deles, mas ouvimos boas recomendações. Veja no site as opções disponíveis.
Onde comer em Carmel
- Cantinetta Luca: Este Italiano super Caprichado foi uma dica da nossa querida amiga Dani Skarbnik. Massas impecáveis, ambiente moderninhos e um atendimento excelente. Vale a pena reservar porque o restaurante vive cheio.
- Porta Bella: Outra opção de Italiano gostoso. O restaurante é super fofinho e as comidas estavam muito gostosas e bem servidas.
Bonus: O maitre do restaurante é Brasileiro e super gentil
Programe-se:
Fique de olho no calendário de torneios de Golf, a 17 Mile Drive tem 3 diferentes campos de golf e é sede de alguns torneios bem importantes. Durante os campeonatos a estrada fica fechada e não tem choro nem vela. Para mais informações acesse o site do clube de golf.
Contrate um seguro antes de viajar
Não tenha em mente que ele é dispensável, pois o seguro viagem é sempre lembrado nas horas de sufoco, onde quem contratou uma apólice respira aliviado e quem não contratou…(bem, quem não contratou lamenta o resto da viagem). Nos Estados Unidos, o custo de qualquer intervenção hospitalar, por menor e mais simples que possa parecer é absolutamente assustador. Até eu, que moro há anos nas terras do Tio Sam e tenho plano de saúde tenho receio quando preciso ir no hospital.
Isso sem contar que hoje em dia, existem seguros com cobertura para as mais variadas eventualidades, como atraso/cancelamento de voos, extravio de bagagens, assistência odontológica, assistência jurídica. Eu é que não quero passar perrengue na viagem que planejei tanto, por isso sempre contrato um seguro de boa cobertura e que cubra tudo no ato, para não ter que ficar meses depois para ser reembolsada.
A Seguros Promo é a minha escolha na hora de contratar uma apólice e eu recomento para todos os meus amigos. É uma empresa brasileira que faz um comparativo dos melhores seguros disponíveis no mercado e aí você apenas escolhe o que mais se adeque ao seu tipo de viagem e ao seu bolso (claro). Clique aqui para fazer sua cotação e insira o nosso cupom IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Guarde este post no Pinterest!
Olá, Mari! Tudo bem?
Irei sair de Sao Francisco e me hospedar em Monterey. No dia seguinte já sairei em direção a Santa Bárbara.
Você recomenda que eu faça um bate-volta até Carmel no final do primeiro dia (Monterey – Carmel – Monterey), ou deixe para ir até Carmel no dia seguinte, no caminho para Santa Bárbara?
Obrigado e parabéns pelos posts!
Olá Tiago, boa noite!
Conversei com a Mari sobre suas dúvidas e segue a resposta dela:
– O pôr do sol em Carmel é imperdível, então se você tiver tempo assista nesse primeiro dia.
– Outra opção é acordar no dia seguinte bem cedo e avaliar o clima, Tá sol? Ta lindo? Faça a 17 Mile Drive ou o passeio pelo Point Lobos, Ambos são programas que precisa estar sem neblina para valer a pena.
Depois siga para Santa Barbara por dentro.
Vale lembrar que a Highway1 está com alguns trechos fechados e em obras. No Instagram a Mari explicou como proceder:
Atualizações Highway1
Boa viagem!
É facil achar a entrada da 17 mile drive em monterey??
Bem tranquilo. Saindo da Cannery Row em Monterey, você encontrará placas.
Beijos e aproveite a viagem
Ei Mari, tudo bem?
Estou bem desesperada hahaha porque vou a California agora em setembro mas não dirijo e nem meu irmão. Estava pensando em alternativas para fazer a viagem da Highay 1 que não fosse de ônibus, justamente porque não vamos poder parar etc etc. E de bicicleta, acho meio complicado porque não sou nenhuma atleta (longe disso haha). Teria alguma alternativa? Muito obrigada!!
Oi Maria Clara,
Demorei um pouco para responder, mas sua pergunta foi das difíceis.
A única opção que conheço, sem ser ônibus de excursão, é contratar um guia/motorista particular. Essa opção não é barata, mas pode funcionar bem para você.
Beijos,
Mari
PS: Bicicleta é só para atletas mesmo, eu pedalo bastante, mas nunca tive coragem de pegar a hw 1. Pista muito estreita e muita gente braço olhando para a paisagem e esquecendo da pista.
Olá, Mari! Sugundo o site do clube de golf, haverá um torneio de 22 a 27 de setembro de 2015, que coincide com o período da minha estadia em Carmel. Só que eles não informam nada sobre o fechamento da 17-Mile Drive! Como posso checar isso?
Oi Ana,
A forma mais fácil é dar uma ligadinho lá 🙁
Por experiências passadas, imagino que a rota estará fechada nesse dia.
Abraços,
Mari Vidigal
Como sempre, fotos espetaculares. Maravilha de viagem. Aih ! que saudades !!!