Yosemite Park: as vistas da Upper Yosemite Falls
O Yosemite Park é um lugar especial para quem quer quebrar a rotina da viagem pela Califórnia com vistas espetaculares e paisagens inesquecíveis. Uma das trilhas (de nível difícil) mais populares do parque é a Upper Yosemite Falls (parte de cima da cachoeira Yosemite), uma trilha de 15 Km repleta de paisagens lindas e vistas panorâmica do Yosemite Valley. Nesse post divido com vocês nossa experiência na trilha e dicas para quem planeja fazer esta caminhada. Vem comigo!?
Já disse e repito: Nada no mundo me impressiona tanto quanto o Yosemite, desde que nos mudamos para cá, há pouco mais de três anos , já visitamos o parque umas dez vezes e não temos a menor pretenção de parar. Muito pelo contrário, quanto mais Yosemite vemos, mais queremos visitar! A escolhida dá vez, uma trilha que já estava no nosso radar faz tempo: Upper Yosemite Falls, no coração do Yosemite Valley e que vista lá de baixo, é uma das paisagens mais lindas do Yosemite. Nossa grande dúvida era, será que a parte de cima da cachoeira Yosemite é tão especial quanto a vista lá de baixo? Será que a caminhada vale a pena? Sim e Sim! A cachoeira é linda, e a trilha é toda especial, para quem está acostumado a longas caminhadas, fica a dica!
Veja também: Guia completo para organizar sua viagem ao Yosemite
como é a trilha para a Upper Yosemite Falls: distância, ganho de altitude & ponto de partida
Distância total:Yosemite Falls + Yosemite Point: 15 Km
Essa é uma trilha pesada. São 15 Km de distância (é bem verdade que você pode optar por não chegar até o Yosemite Point e parar no quilómetro 12), ou fazer o que muita gente faz: caminhar somente as 1.2 milhas (cerca de 2 Km) iniciais, ver o mirante das “duas cachoeiras” e voltar. [Veja como na sessão “PULO DO GATO” abaixo].
Ganho de altitude: 890 metros até o topo do Yosemite Point
Além dos 15 Km de trilha, prepare-se para 790 metros de ganho de altitude até o topo da Upper Yosemite Falls e mais 100 metros, ou seja 890 metros, até o topo do Yosemite Point. A trilha é inclinada do começo ao fim, e o solo é muito mais pedregoso e instável do que eu gostaria. Mas, vale falar que a trilha está bem cuidada, bem demarcada, e que é praticamente impossível se perder.
Ponto de partida: onde começar
Essa trilha tem início no Camp 4, parada número 7 do shuttle do Yosemite, uma depois da Lower Yosemite Falls. Como você já vai andar bastante, pegue o shuttle entre o estacionamento e o ponto de início da trilha.
Mapa da trilha
O Yosemite Hikes, um site que eu adoro, fez este mapa caprichado e detalhado da caminhada. Gostei tanto que compartilho com vocês o mapa, e deixo a dica: o site é D+!
Quanto tempo demora?
O site do Yosemite indica entre 6 e 10 horas para completar esta caminhada. Eu e o Gu, levamos 5:50 (quase as 6 horas) incluindo uma parada generosa no topo, parada para almoço e várias paradinhas para descanso. Não foi uma hike fácil, mas as 6 horas estipuladas estão bem dentro para alguém que esteja acostumado a caminhar.
Preparação e o que levar?
Como 12 ou 15 Km não é pouca coisa, sugiro que você se prepare bem para essa trilha. Again, não é uma trilha fácil!
Preparação & cuidados durante a caminhada
- Boa forma física: tenha absoluta certeza que você aguenta caminhar essa paulada antes de começar a caminhada. O Yosemite tem muitas hikes bacanas e você não precisa ir além do seu limite para ver coisas lindas. Se achar que 12 Km é demais para você, caminhe apenas os 4km iniciais.
- Saia cedo ou leve lanterna para caminhar a noite: a trilha leva em torno de 6-10 horas, eu se fosse você sairia cedo para ter tempo de aproveitar a cachoeira com calma e voltar antes de escurecer.
- Respeite os limites do seu corpo: Pare para descansar sempre que o corpo pedir e beba muita água. Cansaço e desidratação causam muitos acidentes feios em trilhas.
- Caminhe com atenção: O caminho é íngreme e repleto de pedras que se movem, caminhe com cuidado e cuide para não torcer o pé.
O que levar/ Usar:
- Roupas confortáveis (de preferência próprias para trilha)
- Sapato de trilha (de preferência de cano alto para proteger seu tornozelo)
- Água, pelo menos 2 litros e meio por pessoa (ou pastilhas para tratar a água da cachoeira lá no alto)
- Protetor solar: o sol bate forte pacas
- Chapéu: seu melhor amigo do descampado de quase 5 km
- Máquina fotográfica (de preferência leve, a minha é das grandes e pesou!) ou celular carregado
- Comida: leve uma refeição completa + lanche. Nós levamos um sanduba + frutas secas, nozes e barrinhas de cereal.
PULO DO GATO: Alternativa para quem não aguenta caminhar tanto, mas não abre mão de ter vistas lindas!
Distância caminhada: 4 Km | ganho de elevação: 300 metros| vistas espetaculares do vale e da cachoeira
Se sua forma física não está aquela belezura, mas você ainda sim quer ver a cachoeira – e o vale do Yosemite do alto – caminhe as primeiras 1.2 milhas da trilha, e assim que a bifurcação aparecer, vire a direita. Esta pequena entrada, bem próxima ao momento que se avista a cachoeira pela primeira vez, é o único lugar da trilha de onde é possível enxergar a Upper e a Lower Yosemite Falls (parte de cima e de baixo da cachoeira) juntas. O mirante é espetacular e vale cada centímetro caminhado. Depois do mirante, é hora de dar meia hora e voltar.
Nossa experiência na Upper Yosemite Falls
Começamos a trilha tarde. Já eram quase meio dia e o sol estava de rachar. Estávamos com dois litros de água em cada Camel Back, mas para garantir, compramos uma garrafinha de suco de maça, e sanduíches no supermercadinho do Yosemite. Também levamos frutas secas e barrinhas de cereal que foram essenciais para repor nossa energia durante a caminhada. Para economizar uns passos, tomamos o ônibus gratuito do Yosemite até o ponto de inicio da trilha, e dalí começamos nossa subida.
Primeiros 800 metros de trilha
Os primeiros 800 metros de trilha são os mais chatos do planeta, uma escada de perdas em zigue-zague que parece não ter fim seguida de uma trilha bem fechada. Subida pura e sem nada para ver.
Passados esses 800 metros iniciais, o vale começa a dar o ar de sua graça e mostrar suas cores. O Half Dome, um bloco de granito imenso e maravilhoso aparece na paisagem pela primeira vez. Lá embaixo o Yosemite Valley, um gramadão repleto de pontinhas de pinheiros, contornado pelas curvas do rio expressa que apesar da pouca distância caminhada, já havíamos subido pra caramba!
Alguns metros adiante, o primeiro mirante do dia. Tão bonito, mas tão bonito que o escolhemos para fazer a primeira pausa do dia e comer uma frutinha. Que lugar lindo! Reparem que lá embaixo no Yosemite Valley está a piscina do Yosemite Lodge at the falls (que está aberta para não hospedes mediante o pagamento de $5,00 por pessoa! Uma verdadeira bagatela no sol de rachar!), e fazia tanto calor que a piscina era praticamente uma miragem. Pena que estava longe.
Avistando a Upper Yosemite pela primeira vez
Seguimos a caminhada, subindo, descendo (pena! porque tudo o que desce sobe 🙁 ) e contornando as montanhas do parque. Aos poucos fomos fomos ganhando altitude e chegamos no tão esperado mirante. Aqui, há cerca de 2 Km do início, avistamos pela primeira vez a Upper Yosemite Falls, e que belezura!
O mirante secreto: Upper & Lower Yosemite na mesma foto
E falando em mirante, seguimos a dica de um companheiro de trilha e viramos a direita na primeira e única bifurcação do caminho, entrada certeira para o único mirante do caminho onde se pode enxergar a parte de baixo e a parte de cima da Yosemite Falls juntas. Esse mirante também tem uma vista espetacular das montanhas do Yosemite incluindo o Half Dome. Um dos pontos altos do passeio. Sem dúvida!
Subida brava!
Continuamos a subida braba curtindo o barulho da cachoeira, cada vez mais próxima, e aproveitando cada uma das vistas que iam surgindo. Esse segundo trecho é bem bonito, e bem especial. Os sons da natureza fazem a subida ficar menos dura. Curti esse pedaço.
O que não curti foi o pedaço a seguir, um trecho bem íngreme, sem nenhuma vista da cachoeira e sem nada de sombra. Um trecho duro e dolorido. Minhas pernas pararam de funcionar e por duas vezes tive que parar para descansar. Achamos uma sombra caprichada, e aproveitamos para recuperar as energias devorando nosso sanduba regado a suco de maça, um verdadeiro banquete para nosso dia aventureiro. Com o almoço ganhei um bocado de energia para encarar este trecho final. 0.8 milhas para o final, Yosemite Falls estamos chegando!
Chegada na Upper Yosemite Falls
Este último trechinho passou num piscar de olhos, e quando menos percebi estávamos no alto da cachoeira tirando as vistas do Vale. O precipício é absurdamente alto, e tem sempre muita gente louca se metendo na borda, eu não arrisco muito e mantenho uns três bons metros de distância, o que para o Gu já é perto de mais. Limite é assim, cada um tem o seu, e não se brinca com o limite alheio.
Faltava muito pouco para chegarmos na boca da cachoeira, um conjunto de piscinas naturais geladíssimas e muito refrescantes. Foi só descer um pequeno trecho e travessar um trilha fininha e escorregadia pela pedras- cuidado nesse pedaço, quase levei um escorregão feio, o que significaria no mínimo uma coleção nada bacana de arranhões na pedra, o medo de cair lá embaixo me deixou esperta da Silva e muito mais cuidadosa. Ufa!
Banho de cachoeira
O Gustavo que sofre dez vezes mais com o calor do que eu, quase chorou de emoção ao ver as piscinas cheias de gente nadando. Ele caiu rapidinho e parecia uma criança nadando. Eu também caí, me esfriei, e saí. Ainda que o calor estivesse forte, já passei da época da piscina fria. #MariFriorenta
Mas não posso negar que as águas frias recarregaram nossas energias e nos deixaram com vontade de continua a trilha até o Yosemite Point. Foram 3 Km extra (ida e volta) recompensados por um panorama todo especial do vale.
Ideia para o futuro: Picnic com os amigos!
[Percebemos que muitos grupos de amigos fazem essa trilha de manhã cedinho para passar a tarde curtindo as águas da cachoeira e fazendo picnic, achei a ideia o máximo, e prometo imitar em breve :)]
Trilha para o Yosemite Point
O trecho que liga a Upper Yosemite Falls ao Yosemite Point é de pouco mais de 1,5 Km um trecho relativamente fácil se comparado ao restando do caminho. Depois do banho de cachoeira, subimos a rampa fácil e contentes. Lá no alto, mais uma vista toda linda toda vale, dessa vez com o Half Dome no centro e dezenas de outras montanhas no fundo. Bem especial! Curtimos a vista uns dez minutinhos e nos preparamos para descer!
A descida
A descida foi mais fácil e mais rápida do que esperávamos. Meu joelho, de uns tempos para cá, começou a reclamar de descida, então sou mais lenta e mais cuidadosa do que gostaria (e estou tratando o mal-criado com sessões semanais de fisio e acupuntura), dessa vez o joelho aguentou bem e a descida – apesar das pedras que não paravam de sair do lugar tentando – sem sucesso – me derrubar, tudo correu dentro do planejado. Fechamos a caminhada em 5 horas e 50 minutos, felizes com o exercício e prontos para o churrasco que viria a seguir!
E vale a pena?
MUITO! Adorei a trilha, amei as vistas, chegar lá no alto do paraíso e ainda tomar banho na nascente da cachoeira foi algo mágico e fez com que cada segundo valesse a pena. Super recomendo a experiência! Não deixe de subir até o Yosemite Point, o panorama lá do alto compensa os 3 Km a mais de trilha! Quem for mais cedo do que nós, terá mais tempo para curtir as águas da cachoeira e tomar sol lá no alto do paraíso!
E aí, curtiu a dica?
Alguém ai já conhece o Upper Yosemite Falls e quer contar pra nós o que achou?
Viaje sem stress
✅ Reserve seu hotel no Yosemite Park
Veja também:
- Guia de viagem: Saiba o que fazer no Yosemite Park
- Guia de hotéis: onde ficar no Yosemite Park
- Yosemite Park: A vista do Glacier Point
- Yosemite Park no inverno
- Yosemite ou Sequoias: que parque escolher
- Yosemite Park de trem
Trilhas do Yosemite Park
- Half Dome: a trilha mais famosa do Yosemite
- Upper Yosemite Falls
- Sequoias gigantes do Toulumne Grove
- Sequoias gigantes do Merced Grove
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!