Os melhores Museus de Madri
A cidade de Madri é repleta de museus fantástico e aqui você vai encontrar os melhores museus de Madri para visitar, dicas do que ver em cada museu e todas as informações úteis para você planejar sua visita.
Falar de Madri sem mencionar seus maravilhosos museus é praticamente um crime. Se você é fã, está no lugar certo, a cidade é riquíssima de opções para todos os gostos, mas se museu não é o seu programa preferido, abra sua mente, porque em Madrid vale a pena mergulhar nesse universo artístico e cultural.
Aproveite para descobrir novidades e reencontrar clássicos da arte.
Conheça os Melhores Museus de Madrid
Os museus em Madri são tão incríveis que tem gente quem vem a cidade somente para visitá-los. Portanto, aproveite a viagem a Madri para visitar alguns deles. Quer uma sugestão? Visite pelo menos dois museus. Aqui no post você vai encontrar várias opções legais.
Os maiores são voltados para arte, mas você também vai encontrar museus sobre arqueologia, ciências, sobre a realeza e até o maior museu dedicado ao futebol do mundo. Tem para todos os gostos e pode ser um programa bem divertido e interessante. Aí vai uma lista com melhores museus em Madri para você visitar:
Escolha entre:
- Museu do Prado
- Centro de Arte Reina Sofia
- Museu Thyssen Bornemisza
- Museu Arqueológico Nacional
- Museu Sorolla
- Museu Legends: casa do futebol
- Museu da Armaria espanhola
- Museu Nacional de Ciências Naturais
No final desse post você vai encontrar:
Você pode clicar no menu e ir direto ao ponto ou ler o texto todo.
1.Museu do Prado
O Museu Nacional do Prado é um dos mais famosos de Madri e considerado um dos mais importantes do mundo quando se fala em arte antiga. O edifício que o abriga foi construído por ordem do Rei Charles III para ser a sede do gabinete de História Natural em 1785.
O neto do rei Charles III, rei Ferdinand VII transformou o gabinete no Museu Real de Pintura e Escultura, que anos depois passou a se chamar Museu Nacional de Pintura e Escultura e, finalmente, em 1819 se tornou o Museu Nacional do Prado como conhecemos hoje.
São cerca de 3 milhões de visitantes anuais para ver de perto o acervo que reúne obras do século XVI ao XIX e traça a história da Europa, principalmente da Espanha, além de abrigar exposições temporárias e eventos importantes como congressos nacionais, colóquios e um centro de estudos.
O Museu do Prado em Madri hoje combina as joias de arte do passado de artistas como Tiziano, Velazquez, Goya, Botticelli, Rafael entre muitos outros, com bastante tecnologia e melhorias recorrentes na estrutura do museu e na disposição das obras, transformando a visita em algo ainda mais interessante. Um exemplo disso é a Jheronimus Bosch Gallery, que passou por uma renovação com o apoio da Samsung e hoje é um lugar excepcional de visitar.
Se você quer visitar o Museu Nacional do Prado em Madri de um jeito mais prático, a dica é um tour guiado para ver as obras mais relevantes e com um guia para explicar tudo sobre os quadros.
Planeje sua visita:
- Entrada: adultos 15 euros e 7,50 para pessoas acima de 65 anos.
- Horário: segunda a sábado de 10:00 as 20:00, domingo e feriados até as 19:00. Fechado 1 de janeiro, 1 de maio e 25 de dezembro e horários reduzidos dia 06 de janeiro, 24 e 31 de dezembro.
- Endereço: Retiro, 28014 Madrid.
Leia também: Museu do Prado — todos os detalhes da visita
2. Centro de Arte Reina Sofia
O Museu Nacional e Centro de Arte Reina Sofia é um dos mais impressionantes de conhecer quando se fala em arte moderna do mundo. É realmente impactante ver quadros super relevantes como o gigante de Picasso Guernica e outros de Miró e Salvador Dalí. Para os fãs de arte moderna, o Reina Sofia é parada obrigatória em Madri, sem contar as exposições temporárias e o próprio edifício do museu que é um show a parte.
O edifício originalmente era o Hospital San Carlos, construído no reinado de Felipe II no século XVI. Ao longo dos anos, o hospital passou por reformas e modificações e até correu um pequeno risco de ser abandonado, porém em 1977 o prédio foi declarado como monumento nacional por seu valor histórico e artístico na Espanha.
Assim, depois de outra grande reforma em 1986, o museu Reina Sofia abre as portas. Com o aumento do acervo e da relevância, o museu ainda passa por expansões e melhorias para continuar atraindo visitantes de todo o mundo.
Uma curiosidade é que hoje, o edifício antigo representa apenas 60% do espaço atual do museu, impressionante como cresceu, não? E ainda assim, o acervo é três vezes maior que o espaço disponível, então mesmo as obras permanentes mudam de lugar com frequência!
Planeje sua visita
- Entrada: 12 euros.
- Entrada Grátis: Todos os dias após as 19:00 | domingo entre 12:30 e 14:30
- Horário: às terças-feiras o museu está fechado, nos outros dias aberto de 10:00 as 21:00, aos domingos até as 14:30.
- Endereço: Plaza del Emperador Carlos V, s/n
Dica: Não deixe de combinar um passeio no museu com uma incrível tarde no Parque do Retiro.
Leia também: Reina Sofia, o melhor museu de arte moderna de Madri
3. Museu Thyssen-Bornemisza
Diferente dos museus Reina Sofia e do Prado, o acervo do Museu Thyssen-Bornemisza vem de uma coleção particular (pasmem!) um tanto menor que os outros dois e ainda assim é considerado um dos maiores museus da cidade de Madri.
O museu carrega o nome da família responsável por colecionar desde o início dos anos 1900 todas as obras expostas, iniciando com o empresário de ferro e aço August Thyssen e continuada por seu filho e neto. A coleção fica no Palácio Villa Hermosa, um edifício construído entre 1805 e 1807 e hoje é o quinto museu mais visitado de Madri, com cerca de 1 milhão de visitantes todos os anos.
A coleção é bem diversificada e deixa o museu super interessante, com obras clássicas de pintores como Dürer, Carpaccio, Caravaggio e Rembrandt, passando por Picasso, O’Keefe, Van Gogh e Manet até a arte pop e figurativa dos anos 80.
Uma visita ao museu dura, em média, 3h. Quer otimizar sua visita? Faça uma Visita guiada ao Museu Thyssen, sem filas. Veja as principais obras de arte do museu. Incluso entrada e guia de áudio em espanhol e inglês. Dura cerca de 1 hora e meia.
Planeje sua visita
- Entrada: 13 euros
- Horário: terça a domingo de 10:00 as 19:00, segunda de 12:00 as 16:00.
- Endereço: P.º del Prado, 8, Centro, 28014 Madrid
4.Museu Arqueológico Nacional
Outro museu em Madri bem legal para visitar é o Museu de Arqueologia Nacional. Fundado em 1867por Isabel II com o objetivo de criar uma grande organização que reunisse uma coleção de antiguidades e garantir a preservação do patrimônio histórico e cultural do mundo.
O acervo reúne tanto coleções da pré-história, Egito e Grécia antigos até o período medieval. São cerca de 40 salas e uma coleção de mais de 13.000 peças entre esculturas, ferramentas, moedas antigas, sarcófagos e objetos ritualísticos.
Um dos mais notáveis expostos no museu é a Dama de Elche, uma escultura enigmática da história da Espanha, além das lindas coroas do Tesouro de Guarrazar, a Dama de Baza, e o Monumento de Pozo Moro. É sem dúvidas um acervo riquíssimo e que vale a pena visitar em Madri.
O museu também fica próximo do Parque do Retiro, num prédio magnífico neoclássico, com colunas enormes e, ainda que a coleção fale do passado, o museu incorpora muitos recursos tecnológicos de vídeos, fotos e mapas interativos para deixar tudo ainda mais interessante.
Planeje sua visita
- Entrada: adultos 3 euros, acima de 65 anos 1,50 euro.
- Horário: terça a sábado de 9:30 as 20:00, domingo e feriados até as 15:00. Fechado dias 1 e 6 de janeiro, 1 e 15 de maio e 24,25 e 31 de dezembro.
- Endereço:C. de Serrano, 13, Salamanca.
5.Museu Sorolla
O museu tem como objetivo conservar a memória e as obras do artista espanhol Joaquin Sorolla e é uma joia em Madri, localizado na casa onde o pintor morou e produziu grande parte de suas obras.
Fundado em 1932 por iniciativa de Clotilde García del Castillo, esposa do artista, que conservou as obras e a casa em memória do marido. As obras são deslumbrantes, desde retratos, paisagens e registros de momentos importantes e históricos da Espanha.
O que mais chama a atenção nas obras são a luz, o movimento e as cores leves da maior parte dos quadros. Um tema muito comum retratado pelo artista são crianças e mulheres brincando e caminhando na praia e os reflexos de luz e sombra na água é de impressionar.
O Museu Sorolla tem um charme especial por ser na casa onde o pintor morou, traz um pouco a sensação de algo intimista, quase uma proximidade com o próprio artista, vale a pena se estiver com tempo em Madri.
Planeje sua viagem
- Entrada: 3 euros | Acesso gratuito aos sábados a partir de 14:00 e aos domingos.
- Horário: terça a domingo de 9:30 as 19:15.
- Endereço: P.º del Gral. Martínez Campos, 37, Chamberí,
6. Museu Legends: casa do Futebol
Para os fãs de futebol, Madri tem o maior museu sobre o esporte do mundo e é imperdível. É um museu recente mas que já tem um acervo enorme com mais de 5.000 artigos entre chuteiras, camisas de times de todo o mundo, taças e prêmios relevantes.
Para nós brasileiros, é bem legal ver camisas de coleções das Copas do Mundo e até de times locais. Outra atração super interessante do museu é uma área gamer com tecnologia do metaverso e uma experiência imersiva de cinema em 4D, uma proposta bem diferente para entrar de verdade no mundo do futebol.
Para visitar o museu em Madri, vale a pena comprar os ingressos antecipados para não pegar filas.
Planeje sua viagem
- Ingresso: 23 Euros
- Horário de funcionamento: Segunda à sexta: 12h às 20h30 | Sábado e domingo: 10h às 20h30. A visita dura cerca de 2 horas.
- Endereço: Cra de S. Jerónimo, 2, Centro
Compre seu ingresso antecipado aqui
Leia também: Estádio Santiago Bernabéu e museu Legends
7. Museu da Armaria espanhola
Esse é um clássico museu em Madri que você pode combinar com a visita ao Palácio Real de Madri, afinal o ingresso do Palácio já te dará acesso ao museu. O museu da armaria é uma coleção bem interessante de armaduras e armas usadas pelos reis e soldados nas guerras na história da Espanha.
Os detalhes e as decorações das armaduras dos cavalos, as peças das armaduras dos soldados e o tamanho das armas é bem impressionante e vale a pena conhecer. Fica ainda mais legal combinando com a visita ao Palácio Real, um lugar cheio de história e com muitas curiosidades sobre a família real, os costumes e os objetos cotidianos dos reis e rainhas que moravam ali.
Uma sugestão é combinar a visita ao Palácio e ao museu da armaria com a Galeria das Coleções Reais, que também fica no Palácio mas precisa de uma entrada a parte, ou ainda melhor, você pode comprar o ingresso combinado Palácio+ Coleções Reais, assim você vê tudo e não pega filas otimizando sua visita.
A Galeria reúne pinturas e esculturas de artistas importantes como El Greco, Caravaggio, Velázquez, Tiepolo e Goya, além de armaduras, tapeçarias super detalhadas, objetos decorativos e até carruagens antigas. Vale a pena combinar a visita e ver tudo de bom que o Palácio Real tem a oferecer.
Planeje sua visita
- Endereço: Centro, 28071 Madrid
- Palácio Real: Adultos: 14 euros, crianças de 5 a 16 anos, estudantes e pessoas acima de 65 anos: 7 euros | Compre aqui seu ingresso sem fila
- Coleções Reais: 14 euros, crianças de 5 a 16 anos, estudantes e pessoas acima de 65 anos: 7 euros.
- Palácio Real+ Coleções Reais: 24 euros, crianças de 5 a 16 anos, estudantes e pessoas acima de 65 anos: 12 euros | Garanta o ingresso da visita combinada aqui
- Horário de funcionamento:
- inverno (outubro a março): segunda a sexta-feira das 10:00 às 18:00, e domingos das 10:00 às 16:00.
- verão (abril a setembro): segunda a sexta-feira das 10:00 às 19:00, e aos domingos das 10:00 às 16:00
- Encerramento das bilheterias e acessos 45 minutos antes do horário de encerramento.
Leia também: Palácio Real de Madri
8. Museu Nacional de Ciências Naturais
Outro incrível museu em Madri é o Museu Nacional de Ciências Naturais , com um acervo muito minucioso sobre a fauna espanhola e a história do desenvolvimento das espécies. O museu fica no grande Palácio da Indústria e das Artes desde 1910 mas a iniciativa do museu de ciências começou bem antes disso.
A coleção e os estudos começam com rei Carlos III em 1771 com o Real Gabinete de Historia Natural, o que faz desse museu um dos museus de historia natural mais antigos do mundo, além de ser um importante centro do Conselho Superior de Investigações Científicas.
O museu reúne uma coleção impressionante de 11.000.000 de exemplares, entre animais, minerais, fósseis, estudos e mapas, além de uma grande variedade de atividades voltadas tanto para crianças quanto adultos para conhecer e aprender um pouco mais com as coleções e pesquisas que ali são desenvolvidas.
- Entrada: 7 euros , crianças e pessoas acima de 65 anos, 3,50 euros | Entrada gratuita aos domingos de 17:00 as 20:00.
- Horário: terça a sexta de 10:00 às 17:00, sábados domingos e feriados de 10:00 às 20:00.
- Endereço: C. de José Gutiérrez Abascal, 2, Chamartín,
Outros museus em Madri
Como Madri é a cidade dos museus, é claro que a lista de opções e sugestões é enorme e fica difícil não falar de todos eles. Se você gostou desse universo de arte, cultura e história, aqui vão mais algumas dicas de museus em Madri que são bem legais de visitar.
- Real Academia de Belas Artes San Ferdinand: um museu que reúne não só pinturas de grandes artistas espanhóis e italianos, bem como cerâmicas, arte decorativa, objetos em ouro e bronze e esculturas fantásticas.
- Museu do Romantismo: uma coleção impressionante de obras do período romântico do Marquês de Matallana, no palácio que pertenceu ao próprio marquês com um belo jardim e um agradável café.
- Museu Casa da Moeda: é considerado um dos museus mais importantes do mundo do gênero, o museu tem uma coleção inacreditável de maquinarias e objetos relacionados aos meios de pagamento ao longo da história.
- Museu Cerralbo: num edifício histórico maravilhoso com uma coleção de obras de arte, armaduras e armas, uma verdadeira joia escondida em Madri.
- Museu das Ilusões: um museu bem diferente dedicado ao universo ilusionista, com mais de 80 jogos e salas com dilemas e desafios.
- Museu Doce: um universo muito colorido e divertido para todas as idades com cenários impressionantes projetados por artistas internacionais.
- Museu de Cera em Madri: para ver grandes personalidades em tamanho real.
Fique de olho nas exibições especiais.
Vale a pena ficar atento nas exibições especiais e temporárias de cada museu, de tempos e tempos aparece algo especial e geralmente é imperdível. É bem legal ser surpreendido com algumas exposições que rolam no mundo, ainda mais na cidade de Madri.
Os museus em Madri já são muito completos e interessantes, mas apreciar uma exposição temporária por lá também tem um gostinho todo especial, afinal a cidade respira arte e cultura.
Seguro Viagem
Para viajar com tranquilidade para Madri, é imprescindível contratar um bom seguro viagem que cubra qualquer imprevisto, além do seguro ser obrigatório para viagens na Europa.
Sendo assim, a sugestão é optar pela Seguros Promo, uma empresa brasileira que já compara as melhores cotações do mercado e as melhores coberturas. Um bom seguro vai cobrir despesas médicas e urgências hospitalares, mala extraviada e atrasos nos voos.
Imprima sua apólice e leve com você para apresentar na imigração e ter as informações sempre a mão para qualquer imprevisto.
Quer mais desconto?
Inserindo o código IDEIASNAMALA15 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro viagem
E ai, curtiu nossas dias de museus em Madri? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Madri
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Madrid: Que tal um bate e volta?
- O que fazer em Barcelona 24 Principais atrações + Roteiro de 1,2,3 ou 4 dias
- Os segredos da Costa Brava: uma viagem pelo litoral da Catalunha
- Onde ficar em Sevilha
- Roteiro de 10 dias na Espanha