O que fazer em Salzburgo: Roteiro de 1 dia na cidade

Planejando passar o dia em Salzburgo, na Áustria? Veja minha sugestão de roteiro prontinho para você imprimir e levar. Há muitas dicas de passeios bacanas e várias informações que vão ajudá-lo a programar sua viagem.

O que fazer em Salzburgo em 1 dia ou mais

Salzburgo é a minha nova paixão! Que cidade linda! Salzburgo é conhecida por ser a terra de Mozart e por ter servido de cenário para o filme “A Noviça Rebelde”, mas a cidade vai muito além desses clichês que a tornaram famosa. A cidade é um encanto e tenho certeza que você vai gostar tanto quanto eu!

Neste post você encontrará nossas melhores dicas do que fazer em Salzburgo na Austria, assim como um roteiro completo de 1 dia pela cidade. Vamos nessa?

Catedral e Igreja dos Franciscanos vista do alto da Fortaleza de Hohensalzburg em Salzburgo, Áustria
Catedral & Igreja dos Franciscanos vistas do alto da fortaleza

Roteiro 1 dia em Salzburgo

  1. Mozart Platz
  2. Fortaleza HohenSalzburg
  3. Monsteiro de St. Peter
  4. Igreja dos Franciscanos
  5. Catedral de Salzburgo & Complexo DOM Quartier
  6. Rua Getreidegasse
  7. Casa onde Mozart nasceu
  8. Ponte dos Cadeados
  9. Mozarts Residence
  10. O Palácio Mirabell
  11. Linzergasse

Mas antes de mais nada, que tal alguns informações práticas:

Como chegar em Salzburgo?

Salzburgo é uma cidade bem curinga, fácil de encaixar numa viagem entre Munique e Viena, fácil pra quem vem de Innsbruck e bem viável para quem está em Munique e quer conhecer algo diferente. O legal é que todas essas cidades oferecem tickets de trem promocionais que te permitem usá-los para rodar o dia todo em Salzburgo usando as linha de transportes públicos da cidade.

Bayern Ticket

Quem vem da região da Bavária (Munique, Nuremberg, Augsburg, e Regensburg) pode aproveitar o super preço do Bayern Ticket, um cartão de trem famílias que permite que até 4 pessoas viagem por um dia inteiro na região da Bavária e em países vizinhos a menos de 2 horas da Bavária. O bilhete custa 26 Euros + 8 Euros por pessoa adicional e pode ser usado para viagens ilimitadas.

Você pode comprar o Bayern Ticket on -line, assim como conferir horários e outras informações importantes.

SEGURO VIAGEM COM 15% DE DESCONTO

Seguro viagem é obrigatório para sua entrada na Europa

Faça aqui sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto!

Dá para conhecer Salzburgo em 1 dia ?

Salzburgo é uma cidade pequenina porém repleta de atrações bacanas e vistas maravilhosas. Em um dia, é possível conhecer o básico, mas quem tiver mais tempo vai amar curtir a cidade com a calma que ela merece. Salzburgo é um desses cantinhos especiais que vão te encantar desde o primeiro minuto.

Vale a pena dormir em Salzburgo?

Sim, sim e sim. Vale a pena dormir uma ou mais noites na cidade. Com mais tempo você poderá desvendar cantinhos menos visitados, se encantar com os cafés e brincar de se perder nas vielas charmosas do centro antigo. Vale muito a pena!

Vista de uma praça decorada com luzes natalinas em  Salzburgo na Áustria.
Noite em Salzburgo

Onde ficar em Salzburgo

Se você tem uma ou duas noites em Salzburgo, minha dica é se hospedar no centro histórico, bem tenho das principais atrações de Salzburgo. Eu fiquei hospedada no Hotel Wolf, um hotel arrumadinho e na melhor localização da cidade, ao lado da praça Mozart e com um café da manhã excelente incluso na diária.

Veja ofertas para o Hotel Wolf

Hotel Wolf em Salzburg na Áustria
Hotel Wolf em Salzburg na Austria | Foto: divulgação

Outras boas opções na cidade são o Hotel am Mirabellplaz, Boutique Hotel Amadeus (você vai amar o tamanho dos quartos) e o Hotel Stein (apenas para adultos mas com vistas fantásticas do centro antigo da cidade)

Conheça o Salzburg Card

Salzburg Card é um cartãozinho esperto que te garante entrada grátis em todas as atrações turísticas da cidade e transporte público ilimitado. Você pode comprar o cartão com validade para 24h, 48h e 72h. O Cartão de 24 horas custa 27 Euros e o de 48 horas custa 35 Euros.  Crianças de 6-15 anos pagam meia entrada, e para menores de 6 anos é grátis.

O Salzburg Card vale muito a pena para quem não é estudante e quer visitar mais de duas atrações deste roteiro, o que eu sinceramente recomendo.

Você é Estudante? Faça as contas e veja se o cartão vale a pena para você baseado no numero de lugares que você planeja visitar.

Roteiro de Salzburgo no mapa: veja o que fazer na cidade

Nesse mapa dinâmico você encontra todas as nossas dicas do que fazer em Salzburgo!

Roteiro de 1 dias em Salzburgo em detalhes

Chegou a hora de detalhar nossas dicas do que fazer em Salzburgo

Chegada em Salzburgo:

A estação ferroviária de Salzburgo está localizada na parte nova da cidade, que é dividida pelo Rio Salzach em cidade nova e cidade velha.  A maioria das atrações turísticas que visitaremos em Salzburgo estão na parte antiga da cidade, que fica a cerca de 30 minutos de caminhada da estação de trem.

A caminhada é agradável mas quem preferir encurtar pode pegar um ônibus e descer na Mozartplatz. A partir dali, estaremos a uma curta caminhada da fortaleza.

Fortaleza de Hohensalzburg vista da Mozart Platz em Salzburgo, Áustria
Fortaleza de Salzburgo vista da Mozart Platz

O trajeto entre a estação de trem e o centro antigo de Salzburgo é um pequeno aperitivo do que veremos no dia de hoje. A Fortaleza Hohensalzburg aparece em diversos pontos do trajeto, revelando aos poucos os encantos da cidade. Desça na Mozart Platz.


1- Mozartplatz

A história de Mozart está intimamente ligada à história de Salzburgo. O compositor nasceu, cresceu e compôs algumas de suas obras-primas na cidade.

Durante sua estadia em Salzburgo, é possível encontrar diversas homenagens e alusões a Mozart, seja nas bolinhas de chocolate Mozart Balls vendidas em todo lugar (não deixe de provar uma, são deliciosas!), nas marionetes fantasmagóricas ou nas casas da família Mozart, transformadas em museus.

Mozart Platz em o que fazer Salzburgo
Mozart Platz – Salzburgo

A Mozartplatz (Praça de Mozart), nomeada em homenagem à estátua de Mozart localizada no centro da praça, é o primeiro sinal do dia em que estamos na cidade de Mozart. A estátua foi inaugurada em 1842, e um dos grandes apoiadores e doadores da obra foi o Rei Ludwig I, que doou generosas quantias de dinheiro para que a estátua fosse erguida.

A Mozartplatz é um dos locais mais vibrantes de Salzburgo e se transforma em uma deliciosa pista de patinação no gelo no inverno. Embora os locais reclamem que a estátua não se parece nem um pouquinho com o compositor, não dá para negar que é uma estátua linda e que traz vida a Salzburgo.

Da Mozartplatz, caminharemos até a Fortaleza Hohensalzburg. No caminho, passaremos por alguns dos pontos turísticos que visitaremos durante o dia, mas como a Fortaleza é o ponto mais distante do roteiro, faz sentido ignorar esses lugares (pelo menos por enquanto) e seguir direto para lá.

2- Fortaleza Hohensalzburg

Nossa primeira parada do dia é a Fortaleza de Salzburgo. Aqui você pode optar por subir a Fortaleza a pé ou pegar o Funicular (Festung Banh) até lá. Como temos pouco tempo e a diferença no preço do ingresso é mínima, eu se fosse você subiria de funicular.

Fortaleza de Hohensalzburg em Salzburgo na Áustria
Fortaleza de Salzburgo vista do centro

A subida de Funicular é bem rápida e lá do alto você terá vistas incríveis de toda a cidade de Salzburgo, com direito a muitos telhados de igrejas, uma visão linda do rio Salzach e das montanhas que cercam a cidade. Só a vista já vale a subida, mas a Fortaleza é bacaninha e merece pelo menos uma horinha do nosso tempo.

Centro de Salzburgo visto do alto da Fortaleza de Hohensalzburg, na cidade de Salzburgo na Áustria
Centro de Salzburgo visto do alto da Fortaleza

Dica: seu Salzburg Card inclui a visita à Fortaleza, incluindo um tour guiado e a entrada em alguns museus. Ao chegar lá em cima, verifique os horários de saída do tour guiado e tente fazê-lo logo de cara. Esse foi o pedaço que eu mais curti da fortaleza, e muita gente sai de lá sem vê-lo.

Vista do alto da torre da Fortaleza de Hohensalzburg em o que fazer em Salzburgo na Áustria
E olha só a vista do alto da torre que especial

O tour guiado inclui a subida nas muralhas – que tem a melhor vista do dia – e conta um pouquinho a história do Forte e da cidade de Salzburgo, que tem esse nome graças à produção de sal abundante na região.

Uma das torres da Fortaleza de Hohensalzburg em Salzburgo na Áustria
Uma das torres da Fortaleza

O forte de Salzburgo foi construído em 1077 e foi ampliado em 1495 e 1519. Apesar de sua estrutura robusta de defesa, o forte jamais foi atacado e por isso é considerado um dos fortes de defesa mais bem preservados da Europa.

Ao longo de sua história, o forte serviu de residência para os arcebispos de Salzburgo, que eram os responsáveis por governar a cidade, de armazém para guardar munição e até prisão. Os museus contam um pouco dessa história, expõem bonitos aposentos dos arcebispos e uma coleção de armamentos e de instrumentos de tortura.

Pátio da Fortaleza de Hohensalzburg em Salzburgo, com um mini mercado de natal. A visita vale muito a pena.
Pátio da Fortaleza com direito a um mini mercadinho de natal

Embora o acervo seja pequeno, gostei de começar minha visita de Salzburgo por lá. Aprendi um pouco da história da cidade, aprendi a me localizar e tirei algumas das fotos mais lindas da viagem.

Terminando a visita, desça de funicular e vire a esquerda rumo a igreja de St. Peter.

Quanto custa?

  • Ida e volta: Ingresso: 14,00
  • Subida a pé e volta de funicular: 10,80

Incluso no Salzburg Card

[Confira preços para crianças, famílias e estudantes no site.]

Horários de funcionamento

  • Janeiro-abril: 9:30h -17h
  • Maio-setembro: 8:30h -20h
  • Outubro-dezembro: 9:30h -17h

3- Mosteiro de St. Peter

O mosteiro de St. Peter é a congregação de monges mais antiga em solo austríaco e alemão e foi fundada no ano 700. Tanto a igreja quanto o mosteiro já foram reformados e destruídos algumas vezes ao longo da história,  tanto que renderia um post próprio. Assim, me limitarei a falar da visita e dos pontos que considero bacanas.

A Basílica de São Pedro

A Basílica de São Pedro, localizada dentro do complexo do mosteiro é uma igreja linda com arquitetura em estilo românico e altares decorados em estilo rococó, repleta de ornamentos dourados. O teto da igreja é pintado com afrescos e decorado com detalhes em gesso, além de possuir um órgão caprichado ornamentado com muitas estátuas.

O antigo cemitério e as catacumbas

O antigo cemitério e as catacumbas são outros pontos de destaque do complexo. O cemitério antigo é considerado um dos cemitérios mais fotografados do mundo, com muitos detalhes e plaquinhas ornamentadas.

Cemitério da Igreja de São Pedro com placas ornamentadas em Salzburgo na Áustria
Cemitério da igreja de São Pedro

As catacumbas esculpidas nas rochas também são uma atração à parte e proporcionam vistas interessantes da cidade, embora a subida até lá possa ser um pouco estreita. Para quem tem o Salzburg Card, a entrada é gratuita, caso contrário, o ingresso custa 2,00 Euros. Vale a pena visitar a pequena capela que há na região, que é bem fotogênica.

Horários de funcionamento

  • Basilica: 8:00h – 12:00h e das 14:30h às 20h
    • Proibida a visita durante as missas
  • Cemitério:
    • Abril-Setembro 6:30h às 20h
    • Outubro-Março 6:30h às 18h
  • Catacumbas:
    • Maio-Setembro: 10h às 12h30 e das 13h às 18h
    • Outubro-Abril: 10h às 12h30 e das 13h às 17h
    • última entrada às 16:40h 

4- Igreja dos Franciscanos

Nossa próxima parada é a igreja dos Franciscanos, a menor das três igrejas que visitaremos na cidade, mas não menos interessante. A igreja dos Franciscanos tem uma origem pouco conhecida e pode até ser mais antiga do que a catedral.

Enquanto a catedral de Salzburgo era a igreja da nobreza, a igreja dos Franciscanos era a igreja da classe média. Essa distinção é bem evidente na arquitetura e ornamentação interior delas.

Vista de dentro da Igreja dos Franciscanos em Salzburgo na Áustria
Igreja dos Franciscanos

Uma curiosidade bacana é que nos séculos 12 e 15, a burguesia da cidade enriquecida pelo comércio de sal fez algumas reformas na igreja, culminando com a contratação do arquiteto mais renomado da época, Hans von Burghausen, para reformá-la. É dele o bonito órgão que decora uma das naves.

Assim como as outras igrejas da cidade, a igreja dos Franciscanos foi por muitas vezes destruída, reformada e modificada pelos arcebispos da região. Cada pedacinho dela pode ser atribuído a uma época diferente. É importante notar que, por ser uma igreja do estilo gótico, ela é bem escura e fotografá-la de dentro pode ser um pouco difícil, mas isso não diminui sua beleza. Algumas das peças principais que sobreviveram às reformas e destruições são o sino da igreja e a estátua de Madonna com o menino Jesus que decora o altar principal.

Horário de funcionamento

  • Diariamente das 18:45h às 19:45h
    • Proibida a visita durante as missas

5- Catedral de Salzburgo & Complexo DOM Quartier

Dali, seguimos para a Catedral de Salzburgo e para o complexo DOM, que foi a residência luxuosa de muitos arcebispos da cidade. Sugiro que você comece a visita pela catedral, que é linda e gratuita.

Catedral de Salzburgo vista de fora decorada com luzes natalinas na Áustria
Catedral de Salzburgo

Mercadinho de Natal de Salzburgo

Durante as semanas que antecedem o Natal, a praça da Catedral estará tomada pelo mercado de Natal mais animado de Salzburgo, um grande mercado repleto de barracas de comida local, vinho quente, enfeites de natal e presentes para crianças. Tem muita coisa legal para se ver e experimentar.

O mercado fica particularmente animado depois que anoitece (por volta das 17:00) e fecha bem cedo, por volta das 20:00. É uma experiência única e encantadora para quem visita Salzburgo nesta época do ano. Não deixe de experimentar as especialidades locais, como o famoso pão de gengibre, e aproveite para comprar lembrancinhas de Natal para seus amigos e familiares.

A Catedral de Salzburgo

A Catedral de Salzburgo, um dos edifícios mais bonitos e imponentes da cidade e uma das marcas da influência e poder que os arcebispos de Salzburgo possuíam. O edifício atual foi inaugurado em 1628 e foi reformado após os danos que sofreu durante a Segunda Guerra Mundial.

Vista do segundo andar da Catedral de Salzburgo e seus belos afrescos
Catedral de Salzburgo

A catedral tem uma arquitetura barroca repleta de detalhes em gesso e uma cúpula colorida com pinturas sacras. A parte externa é decorada com estátuas realistas – repare nas chaves douradas nas mãos de São Pedro.

Não saia sem visitar a cripta, que abriga uma pequena capela de pedra e uma exposição bastante interessante e incomum de luzes e sombras.

6- DOM Quartier – O palácio Residenz de Salzburgo

Nossa próxima parada, adjacente à catedral, é o Palácio Residência de Salzburgo, a antiga moradia e as salas de recepção de muitos príncipes-arcebispos que governaram a cidade. A residência é enorme, com mais de 180 salas divididas em museu de arte e nas salas onde os arcebispos moraram, uma mais ornamentada que a outra. Essas salas receberam convidados ilustres para recepções oficiais, Mozart tocou muitas de suas peças por lá!

Vista de Salzburgo do alto do Palácio de Salzburgo conhecido como Residenz
Salzburgo vista do alto do Residenz

Uma visita completa ao Residenz leva pelo menos 2 horas e é toda guiada por áudio. Fotos só são permitidas nos terraços, que oferecem vistas lindas da cidade, e na parte de cima da catedral.

Quanto Custa?

  • 13,00 Euros – Caso alguma das partes esteja fechado o preço passa a ser 10,00.

Incluso no Salzburg Card

[Confira preços para crianças, famílias e estudantes no site.]

Horários de funcionamento

  • Quarta-feira a segunda-feira, das 10h às 17h.
  • Em julho e agosto, das 10h às 18h diariamente.

Arte Moderna em Salzburg

Saindo do complexo DOM, vá até a parte de trás da praça da catedral e dê uma olhadinha na estátua – um globo dourado gigante com um homem de aspecto contemplativo no topo. A escultura de Stephan Balkenhol é apenas um exemplo de escultura moderna espalhada pela cidade. Tem muita coisa legal em Salzburgo, fique atento que você encontrará outros exemplos incríveis de arte.

Peça de arte moderno do escultor Stephan Balkenhol em Salzburgo na Áustria
Arte moderna em Salzburgo

7- Rua Getreidegasse

Chegou a hora de passear por uma das ruas mais animadas e mais bonitinhas de Salzburgo, a Getreidegasse. A rua tem dezenas de lojas, boutiques e restaurantes com um detalhe bem fofo. Repare que todas as fachadas têm plaquinhas de ferro com ilustrações que descrevem claramente o ramo de negócio da fachada em questão. 

Esse é um costume da era medieval, em que as pessoas não sabiam ler e que os desenhos indicavam o que era o que. Legal né?! Mesmo as lojas mais novas tiveram que seguir o padrão e adotar o costume, tem MUITA placa legal. Aqui não tem muito segredo, a graça é brincar de entrar e sair das lojas, ver os souvenirs locais, comer Mozart Balls (não comeu ainda? Tá esperando o que?!) e deixar as pernas te levarem até cansar da brincadeira.

.

Vista do relógio do prédio da prefeitura de Salzburgo ao fim da rua Getreidegasse com uma bela decoração natalina
Prefeitura de Salzburgo na Getreidegasse

Ainda na Getreidegasse você verá o prédio da prefeitura de Salzburgo (é só procurar a torre com o relógio) e a casa onde Mozart nasceu, nossa próxima parada de hoje.

Enfeites de natal maravilhosos

Uma das lojas mais incríveis da rua se chama Christmas in Salzburg (na verdade ela fica na Judengasse, 10, que é a continuação da Getreidegasse). A loja vende ovos pintados como ornamentos de Natal que são uma das coisas mais lindas que já vi. Fiquei encantada com os desenhos e juro que se não fossem tão frágeis, teria trazido milhões para casa. De qualquer forma, vale a pena xeretar.

8- Casa onde Mozart nasceu

A casa onde Mozart nasceu  é um prédio amarelo sinalizado com uma bandeira comprida com as cores da Áustria e com o letreiro “Mozarts Geburtshaus”. Foi no terceiro andar deste prédio, hoje convertido em museu, que a família Mozart residiu por 26 anos. O museu é bem pequeno e na minha opinião, é o melhor dos museus de Mozart na cidade.

Fachada da casa onde Mozart nasceu em Salzburgo na Áustria
Casa onde Mozart Nasceu

O museu faz um bom apanhado da história da família e detalha de forma muito interessante a história de cada um dos membros dos Mozart, incluindo as primeiras décadas da vida do compositor.

Há objetos da família e alguns dos melhores retratos de Mozart já pintados. Eu gostei muito da visita e recomendo para todos que se interessam por música e história. Quem não entende inglês pode ter um pouco de dificuldade e não aproveitar tanto a visita, já que essa é uma daquelas visitas em que é preciso ler para entender o que se passa.

Quanto custa?

  • 12,00 Euros
  • Incluso no Salzburg Card

Horários de funcionamento

  • Diariamente das 9h às 17h30, última entrada às 17h. 
  • No dia 24 de dezembro: das 9h às 15h.
  • Fechado periodicamente durante a Semana de Mozart, quando ocorrem concertos.

9- Ponte dos Cadeados

Saindo da casa em que Mozart nasceu, nos despedimos da cidade velha (Old Town) e seguiremos para a parte mais nova de Salzburgo. Para chegar lá, recomendo que você cruze a Ponte dos Cadeados (Makart Steg), que ganhou esse apelido graças aos cadeados amorosos colocados por casais apaixonados que adornam a ponte. A ponte e as margens do rio são um lugar bacana para tirar fotos das montanhas da cidade e da Fortaleza Hohensalzburg.

Vista de Salzburgo e do Rio Salzach, local onde a ponte dos cadeados liga a parte antiga e nova da cidade de Salzburgo na Áustria
Salzburgo vista do rio

10- Mozarts Residence

Depois disso, iremos passar em frente à segunda casa de Mozart, conhecida como Mozarts Residence.

Conforme Mozart foi ganhando fama internacional e dinheiro, a família conseguiu se mudar para uma casa maior e mais moderna.Essa segunda casa exibe um conjunto de instrumentos da família Mozart, alguns pequenos vídeos e um pouco de informações sobre a família do compositor.

Achei que, após visitar a casa onde ele nasceu, a visita e o conteúdo ficaram repetitivos, então só recomendo para quem realmente se interessa pela história de Mozart ou para quem tem o Salzburg Card, que dá direito à entrada gratuita nas duas casas.

Fachada da segunda casa de Mozart, conhecida como Mozart Residence em Salzburgo na Áustria.
Casa de Mozart

11- O Palácio Mirabell

Terminada a visita, atravesse a praça (repare que no centro dela há mais um exemplo bacana de escultura moderna) e siga para os jardins do Palácio de Mirabell.

Se você não reconheceu nenhum dos cenários do filme “Noviça Rebelde” no centro de Salzburgo (vários lugares do centro antigo aparecem no filme em cenas de relance), os jardins de Mirabell com certeza vão te trazer algumas lembranças e quem sabe até dar uma cantadinha no clássico “Do-Ré-Mi”.

Escultura no pátio do Palácio Mirabell em Salzburgo
E olha a escultura moderna aí 🙂

O Palácio Mirabell é um legado da época em que os príncipes arcebispos governavam Salzburgo. Ele foi construído pelo arcebispo Wolf Dietrich como presente para sua amada Salomé, com quem viveu e teve 15 filhos no palácio. Após a morte de Wolf, o palácio foi renomeado para “Mirabell” por seu sucessor. Hoje, o palácio funciona como gabinete oficial da prefeitura de Salzburg e é utilizado como local para diversos casamentos na cidade. Durante minha visita, vi pelo menos três casamentos tirando fotos com seus convidados nos jardins de Mirabell.

Falando em jardins, esta é a única parte aberta aos turistas e um dos cantinhos mais especiais da cidade. Os jardins (que têm uma vista lindíssima da Fortaleza) foram redesenhados em 1690 e simbolizam os quatro elementos: água, fogo, terra e ar, por meio de esculturas que ornamentam a fonte central. Vale a pena fazer um passeio com calma, apreciando cada detalhe e tirando dezenas de fotos!

Fonte dos jardins do Palácio de Mirabell em Salzburgo
Fonte dos jardins de Mirabel

Tem mais de 1 dia na cidade e adora o filme Noviça Rebelde? Há um tour muito legal que passa pelas principais locações do filme em Salzburgo e em cidades vizinhas. O tour revela detalhes dos bastidores das filmagens e quem quiser por até cantar as músicas junto com a galera!

Reservar Tour da Noviça Rebelde

12- Linzergasse

Tem fôlego para caminhar mais um pouquinho? Essa é a rua comercial mais interessante da cidade nova. Ela é bem diferente da Getreidegasse e quem curte fazer umas comprinhas vai curtir o passeio.

13- Concerto musical em Salzburgo

Quem dorme na cidade pode aproveitar a noite para curtir um dos famosos concertos de Salzburgo. Há duas pedidas lindas e super tradicionais:


A ordem dos fatores (infelizmente) altera o resultado.

É possível seguir o roteiro de duas maneiras: começando pelo Palácio de Mirabell e terminando na Fortaleza Hohensalzburg, ou fazendo o caminho inverso, começando pela fortaleza e terminando no palácio. Como a maioria das pessoas que visitam Salzburgo costuma fazer um bate-volta de Munique ou uma parada na viagem entre Munique e Viena usando o Bayern Ticket, e geralmente chegam à cidade por volta das 11:00-12:00, é recomendável seguir o roteiro começando pela Fortaleza, que tem horários de fechamento que podem comprometer o planejamento. Já para quem se hospeda na cidade, há a opção de começar e terminar o roteiro onde preferir.


Tem dois ou mais dias em Salzburgo?

Aproveite para visitar cantinhos lindos que acabaram ficando de fora do nosso roteiro:

  • Mosteiro Nonnberg: reconhecido de longe por ser a única igreja com telhado vermelho, fica aos pés do Forte Hohensalzburg e pode ser visto de quase todos os lugares da cidade
  • Palácio Leopoldskron, este luxuoso hotel-castelo, é um dos cenários de Noviça Rebelde e, pelas fotos, parece ser lindo
  • Palácio de Hellbrunn, aberto de abril a outubro, é um dos mais belos e visitados da Áustria, com jardins maravilhosos.
  • Minas de sal: um passeio bem legal para quem viaja com criança, e que os europeus amam. As minas deram nome a cidade são verdadeiros parques com escorregadores e atrativos pra criançada. Reserve seu passeio aqui
  • Museu Panorama: Coloquei este museu aqui no fim do roteiro, pois, infelizmente, ele está fechado para reformas e só será reaberto em 2025. Mas fica aqui essa dica imperdível. Este é um dos meus cantinhos preferidos da cidade: o Museu Panorama. Panoramas são obras de arte antigas que retratam uma cidade no ângulo de 360 graus. O panorama de Salzburgo tem 27 metros de circunferência e um total de 130 metros de pintura, foi pintado por Hubert Sattler há mais de 200 anos atrás e é impressionante. Além dos panoramas, o museu tem uma série de pinturas de vários outros cantos do mundo, os Cosmoramas, que também são lindos e impressionantes. Amei e recomendo muito a visita!

PLANEJE SUA VIAGEM

  • O QUE FAZER EM VIENA: Também vai pra Viena? Leia as melhores dicas da cidade
  • HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Salzburgo
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:

Excelente roteiro, vou com meu marido de Munique , bate-volta, começaremos pelo forte

Avatar FABIO L. RALSTON disse:

Prezada Mari, são 0h24 de 5/9/23, estou em Bamberg visitando meu filho que estuda na universidade. em oito horas estarei no trem rumo a Salzburg para apenas um dia e “de primeira” encontrei esta sua página. Uma palavra apenas: obrigado!!!Você salvou meu dia com o esta sua apresentação da cidade exatamente para um dia – prática, objetiva, consistente. Grato!

mari vidigal mari vidigal disse:

Aproveite a viagem e curta muito o filho!

Avatar Alvaro disse:

Bom dia. À que horas você começou e terminou esse roteiro?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Alvaro,
Não consigo te dar uma resposta exata, mas fui no inverno e escurece cedo, né?!
Comecei cedo.
Beijos

Avatar Kleber disse:

Adorei seu roteiro de Salzburgo! Acabei de sair da cidade rumo a Viena e segui ele certinho, só me arrependo de não ter dormido na cidade, achei ela linda e queria explorar muita coisa, mas já havia comprado as passagens de Viena e feito a reserva de hostel. Mas segui seu roteiro certinho (com celular e Google Maps na mão) e deu certinho! Muito obrigado por compartilhar toda sua experiência. Sou seguir agora suas dicas de Viena.

mari vidigal mari vidigal disse:

Que delícia ouvir isso! Tbm adorei Salzburgo, muito charmosa a cidade

Avatar Giovana disse:

Parabéns!
Excelente post.
Vou fazer um bate volta de Munique para Salzburgo na próxima semana. Vou seguir suas dicas.

Obrigada

Avatar Jaqueline Sousa disse:

Adorei seu roteiro, me ajudou muito!

Malu Pinheiro Malu Pinheiro disse:

Que bom Jaqueline, ficamos felizes com o seu comentário!
Continue nos acompanhando por aqui e pelo Instagram @ideiasnamala

Avatar Marilia disse:

Melhor roteiro que vi até agora! Parabéns e obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Marília!
Curta muito a viagem!

Avatar Mariana G. disse:

Oi Mari, vou passar umas horinhas em Salzburgo no caminho entre Munique e Viena e tenho duas dúvidas: é possível usar o Bayern Ticket se eu for prosseguir pra Viena? Ou nesse caso, devo comprar o bayern ticket pra ir até Salzburgo e outro pra seguir até Viena? E a outra, é se vc acha que em umas seis horas eu consigo fazer mais ou menos esse roteiro.
Obrigada e parabéns pelo excelente post!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mariana,
Em 6 horas dá para fazer bastante coisa, e você vai amar a cidade!
Quanto ao Ticket de trem, não sei te responder de cabeça. Precisaria pesquisar um pouquinho.
Se descobrir me conta?
beijos

Avatar Giovanna Sales disse:

Mari obrigada pelas dicas!
Irei semana que vem fazer a rota romantica. Deixamos 1 dia com pernoite em Salzburg. Já salvei seu roteiro

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada pela visita e pelo carinho!

Avatar Andrea Barros disse:

Oi! Teu post me guiou hj em Salzburgo. Não venci todo porque o tempo era curto, mas foi um ótimo roteiro. Quando eu blogar, vou te marcar! Agradecida! Bj

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Andrea,
Feliz que o post te guiou, e que cidade linda, né?!
Vou ficar feliz com a marcação!
Beijos,
Mari

Avatar Paula Santana disse:

Ola!
Adorei o post! Ele me guiou e me ajudou demais na minha ida de um dia a Salzburg.
Fiz quase tudo que você indicou, a vista da Fortaleza é realmente uma coisa incrível, fiquei emocionada.

Parabéns pelas dicas.
Muito obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paula,
Obrigada pelo carinho. Seu comentário me deixou com uma saudades imensa desse pedacinho tão especial da Europa.
Beijos

Avatar Juliana disse:

Obrigada pelas dicas, Mari! Estarei em Munique e vou pra Salzburg pra passar o dia na 5f! Dicas legais pra um super bate e volta! Bjs!

mari vidigal mari vidigal disse:

Ai que delícia Juliana!
Aproveite a viagem, as duas cidades são incríveis!
Beijos

Avatar Luciana disse:

Oi, parabéns pelo pelo post.
Tenho uma dúvida… vc sabe se o Bayern Ticket serve para ser usado só no trecho oposto, ou seja, Salzburg-Munique. Eu chegarei em salzburg na noite anterior vindo de Kitzbuhel, e queria saber se há como comprar e ativar o Bayern Ticket lá em Salzburg pela manhã para aproveitar os transportes locais ao longo do dia e para ir p Munique à noite. Obrigada

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Luciana,
Boa pergunta! Voce pode comprar o Bayern Ticket na própria estão de Salzburg (compre na máquina pois é mais caro comprar com o atendente) e usar na sua viagem até Munique (e continuar usando na cidade no mesmo dia). Eu fiz isso e deu certinho! Só não perca o Ticket!
Beijos

Avatar Juliana Guerra disse:

Muito legal esse roteiro, estarei em Munique em janeiro de 2018 e quero muito fazer um bate e volta até Salzburgo, vou seguir seu roteiro à risca. Parabéns.

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada Juliana,
Vale mega a apena conhecer Salzburg. Você vai amar.
Beijos

Avatar ANDERSON disse:

Parabéns pelo post! Leve e rico em detalhes! Abraço!

mari vidigal mari vidigal disse:

Obrigada:)

Avatar Paulo disse:

Estarei indo no fim de setembro e ficarei em Salzburgo 01 dia e meio, então suas dicas foram muito importantes para fechar meu intinerário na cidade, obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Paulo,
Obrigada pela visita e pelos comentários!
Obrigada,
Mari

Avatar Georgea Lemes disse:

olá Mari, vou à munique e a Viena em maio, e tenho dia livre nas duas capitais, de onde vc acha melhor eu sair, e esse bilhete que vc comentou de comprar um e pagar um adicional pra outra pessoa serve saindo de munique tbm? E posso comprar no guiche da estação ? obrigada adorei suas dicas, adoro andar pelas ruas e conhecer o cotidiano dos lugares que vou, como vc postou “se perder”

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Georgea,
Pode comprar o bilhete em Munique sim.
Não entendi o que você quis dizer com dia livre. Me explica?
Abraços

Avatar Georgea Lemes disse:

Mari, eu vou pegar um pacote em Viena depois de ficar por minha conta por quatro dias, e em Munique terei dois livres por minha depois do termino do pacote. Por isso te perguntei qual seria a melhor saída para Salzburg se por Viena ou por Munique . obrigada pela dica . abraços e beijos!

mari vidigal mari vidigal disse:

Ahhhhh, entendi!
Tanto faz, fica relativamente no meio do caminho! Eu sai de Viena, e em seguida fui para Munique!
Abraços

Avatar Mari Menezes disse:

Olá amei seu roteiro de 1 dia ,pois é justamente o que farei em janeiro de 2018,chegarei pela manhã e sairei na manha seguinte,queria muito sua ajuda,pois não li nada sobre aquela Igreja que a Familia do Capitão se esconde nos fundo de uma Igreja tem um cemiterio,por favor me ajude!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi mari, o Cemitério é esse que fica no centrinho de Salzburgo e que eu mostrei aí no post 🙂
Abraços

Avatar Iara Ferraz Penalva disse:

Amei. Estou indo para Alemanha em abril e já copiei o roteiro, espero ter pernas para cumpri-lo. Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

Ai que delícia!!! Aproveite!

Avatar Cleber disse:

Ola
Com todas as entradas em museus, igrejas e fortalezas, mais as caminhadas e utilizações de transporte público e almoço e comprinhas, quanto tempo ,efetivamente você gastou nesse dia. Estarei em Salzburg no inicio de maio, exatamente num pit-stop entre Munique e Viena.

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Cleber,
Tive um pouco mais de tempo que vc e não cronometrei exatamente cada pedacinho, mas em um dia bem aproveitado dá para fazer tudo.
Beijos

Avatar Tatiane disse:

Olá Mari, onde eu pego o teleférico para ir até a Fortaleza, é na Praça Mozart? Obrigada.

mari vidigal mari vidigal disse:

A Estação fica atrás da Catedral e lá todo mundo conhece então é só perguntar! Pode ir tranquila que vc vai achar!
Beijos

Avatar Filipe Lázaro disse:

Estive em Salzburgo no último mês de outubro, cheguei sexta de Munique e saí sábado. Foi maravilhoso!!!! Passar a noite vale muito a pena, a noite as cidades sempre mudam. Fiz todas essas dicas do post e algumas mais, também me encantei com a loja de natal (fui fora de época e descobri que a loja é permanente), comi muitas linguiças pelas ruas, no sábado montam um grande mercado numa das praças centrais. Se pudesse teria ficado mais um dia, também me apaixonei por Salzburgo!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Filipe,
Se tiver mais dicas de coisas legais para colocar nesse post, divida com a gente!!!
Beijos e obrigada pela visita!
Mari