Onde comer bem na Cidade do México
Saiba onde comer bem na Cidade do México, um guia de restaurantes repleto de dicas bacanas para você provar o melhor da culinária local e internacional durante sua estadia no México. Prepare-se para comer super bem na capital do país
Onde comer bem na Cidade do México
Fazia anos que a Cidade do México estava na minha lista de destinos, o Gu morou na Cidade durante seis meses pouco antes de nos casarmos, e na época não tive chance de visitá-lo, mas ouvi dezenas de histórias de enchilladas recheadas, tortillas coloridas e tacos derretendo na boca.
Ou seja, minha vontade de ver, conhecer e devorar a Cidade do México foi crescendo ao longo dos anos e quando finalmente chegou a minha hora de visitá-la, apanhei dezenas de dicas com amigos Mexicanos que curtem comer bem.
Aí vai a lista de tudo o que provamos, e no final um monte de outros restaurantes que não tivemos a chance de provar. Divirta-se!
Restaurantes caprichados
Azul Condesa: meu queridinho na Cidade do México
O Azul Condesa é meu queridinho na Cidade do México. Um restaurante lindo, com decoração típica de muito bom gosto e pratos deliciosos. Logo na entrada do restaurante havia uma senhora preparando tortillas de milho caprichadas (foi a primeira vez que vi tortillas de duas cores diferentes com uma mistura de milho de diferentes espécies) que me abriu o apetite e me deixou empolgadíssima para o que viria a seguir: um verdadeiro show gastronômico.
Para comer:
Nós pedimos uma saladinha de folhas coloridas com queijo gorgonzola, pêra e castanhas que estava bem gostosa.
Tacos de carne de porco (os tacos vieram enrolados em numa folha linda) que estavam no ponto: molhadinhos, com arroz na medida e levemente picantes (como eu gosto!)
Lomo de cerdo en salsa de chile pasilla (carne de porco cozida com molho) a porção era pequenina porém deliciosa com pimenta na medida e bem desfiadinha. Delícia de pedida.
Para o Baby Tom pedi uma sopinha de frango com tomate que lembrou uma canja (durante a viagem para o México ele estava com dentes molares nascendo e ultra exigente com comida, o jeito foi apelar pra coisas bem molinhas, de preferência com arroz —que ele ama — e muita fruta.) A sopa estava ótima e a mamãe (Yo!) arrematei o que sobrou com alegria.
E pra fechar, pedi tamales (um prato típico feito de milho) só que de chocolate servido com pedacinhos de amêndoas raladas. Achei diferente, gostei, mas não amei de paixão não.
Informações úteis
- Endereço: Av Nuevo León 68, Hipódromo Condesa
- Telefone: (+52) 55 5286-6380
- Reserve
Dica: a casa tem dois outros restaurantes irmãos o Azul Histórico (no Centro da Cidade do México) e o Azul y Oro na Cidade Universitário
San Angel Inn: ambiente incrível e comida deliciosa
A arquitetura colonial lindíssima e o jardim ultra florida são as primeiras boas impressões de quem visita o San Angel Inn, construído numa antiga hacienda Mexicano, onde há muitos anos atrás funcionava um mosteiro carmelita. Deixando o passado de lado, a dica é chegar cedo ou reservar lugar com antecedência porque a casa lota, e se o tempo ajudar, sente do lado externo.
Depois de aconchegado, é hora de pedir a comida. E que missão difícil, o cardápio mescla pratos mexicanos com um culinária internacional, e tudo o que provamos estava divino:
A carne asada servida com arroz de tomate, pequenas enchilladas cobertas com mole e legumes na manteiga.
Os camarões empanados servidos com salsa verde (AMO!), guacamole e tortillas de milho quentinhas. Segunda a Vera, a dona do prato, foi a comida mais gostosa que ela provou na Cidade do México (e olha que a competição tava boa).
O prato do Marcos (foto da capa do post), uma carne que provei mas não consigo me lembrar que parte era, servida com milho cozido e chile relleno (outra das minhas paixões mexicanas).
E a sopinha do Baby Tom, uma especie de canja com abacate e nopal (um tipo de cactos bem comum na culinária mexicana) que o Tom mandou ver como se não houvesse amanhã.
E pra melhorar a experiência, durante o almoço teve música de piano e harpa ao vivo. Uma delícia!
Informações úteis
- Endereço: Diego Rivera 50, San Angel Inn
- Telefone: (+52) 55 5616 1402
- Reserve
Porfirio’s: Badalado e delicioso
Visitei o Porfirio’s logo na minha primeira noite no México, e tudo o que posso dizer é que abri bem a sessão gastronômica da viagem. Tudo que provamos estava SENSACIONAL. O Porfirio’s subiu a minha régua de comida Mexicana e elevou o padrão as alturas. Para mim o restaurante é sinônimo de onde comer bem na cidade do México. Recomendo muito!
O ambiente é interessante para o nosso padrão brasileiro, um restaurante elegante com lustres espalhafatosos, música alta (muitos dos restaurantes que visitei ou passei na frente em Polanco tem música muito alta) com um telão retrátil que de tempos em tempos mostra o clipe do momento.
Durante o nosso jantar, rolou até o hit despacito. Brincadeiras a parte, o Porfirio’s é um forte candidato ao prêmio de melhor refeição da viagem, e é o restaurante mais caro desta lista.
Os jantares no Porfirio’s começam com tortillas fritas, salsas variadas, feijão amassadinho e nopal com queijo (acreditem se quiser, o Tom ficou vidrado no Nopal e comeu a porção toda!)
Para comer pedimos uma costela (sugestão da minha anfitriã, e amiga Mexicana Alba, que arrasou na escolha), o prato é super bem servido e a costela derrete na boca de tão macia e gostosa, e um chile relleno recheado com bastante queijo e coberto com molho de tomate. Sou fã desse prato e aproveitei a viagem para come-lo algumas vezes.
E para fechar com chave de ouro pedimos churros mexicanos que vieram servidos no carrinho mais fofo de todos os tempos e acompanhados de potinhos com chocolate derretido, doce de leite, baunilha (e um quarto sabor que não consigo me lembrar).
Os churros estavam quentíssimos, crocantes e cobertos com uma camada de açúcar, do jeitinho que tem que ser. Comi feliz da vida.
Informações úteis
Porfirio’s Polanco
- Endereço: Av. Pdte. Masaryk 214, Polanco
- Telefone: (+52) 55 5280 1494
- Reserve
A casa tem outras unidades na Cidade do México
Pagano: Moderninho, descolado e delicioso
Escolhemos o Pagano na tentativa e erro. Queríamos um lugar em Polanco que acomodasse 8 pessoas, que tivesse lugares disponíveis e que não fosse extremamente barulhento porque o baby Kike estava dormindo e acordá-lo não estava nos planos.
Tínhamos várias boas recomendações de amigos Mexicanos, mas eles estavam lotados ou eram barulhentos e o jeito foi tentar algo novo, assim na sorte. E que sorte!
O Pagano estava um pouco mais vazio do que eu gosto (eu Mari, quando escolho ao acaso só entro em lugar vazio se estiver morta de fome. Sigo a velha sabedoria do meu pai que diz que “casa lotada (ou pelo menos bem cheia) é sinônimo de comida boa e como eu não estava com fome, entrei sem criar caso. E que boa surpresa, tudo o que comi estava ótimo!
Pedimos chips com guacamole, homus e um creme de azeitonas (sorry, esse eu não cheguei nem perto). Tanto a guacamole quanto o homus passaram no teste. Adorei!
Para comer eu pedi um creme de cogumelos que estava divino, cremoso e aveludado. Simplesmente delicioso.
E em seguida pedi uma salada de beterraba com queijo de cabra ultra cremoso. Ponto para eles, estava ótima.
Minha amiga Alba pediu uma sopa bem típica de frutos do mar que vem servida com pedras quentes, ela comeu feliz da vida e elogiou. Eu que não su chegada em mariscos nem pedi pra experimentar (sorry comer frutos do mar sem fome não é comigo. Com fome eu juro que penso)
Eu passei a sobremesa, mas as meninas pediram esse sorvete com pedacinhos de chocolate que estava bem gostoso.
Informações úteis
- Endereço: Av. Pdte. Masaryk 341
- Telefone: (+52) 55 5207 1850
Comida típica Mexicana
El Cardenal
O El Cardenal é um restaurante típico Mexicano bem tradicional com duas unidades na Cidade do México, uma no centro histórico (a que visitamos) e outra em San Angel. Com ambiente tradicional sóbrio e garçons apressados passando com bandejas e bandejas recheadas de comida apetitosa, o Cardenal é um bom lugar pra provar comida Mexicana de verdade e sair feliz da vida.
Eu pedi uma encillada de carne coberta com mole, um molho preparado com dezenas de especiarias, entre elas o chocolate. O mole é um pouco forte para o paladar brasileiro, o meu irmão, por exemplo, que é um cara bem guloso e come até pedra não consegue nem sentir o cheiro. Eu amo mole e não podia sair do México sem comer um dos bons. E gostei, viu? Ô delícia.
Já meu irmão, olhou para o meu prato, torceu o nariz e mandou ver na seu Chile Poblano relleno com carne. Bem recheado e com bastante molho de tomate.
A Mayra pediu um chile negro relleno, ou seja, recheado de queijo. Nunca tinha provado o chile negro e achei muito gostoso.
E a Vera, que não come carne, se achou com prato de camarões grandes acompanhados de purê de batatas e legumes na manteiga. Segundo ela, um prato básico, porém muito bom.
Gostamos da pedida e recomendamos pra quem estiver passeando pelo centro da cidade.
Informações úteis
- Endereço: Calle de la Palma 23, Centro Histórico
- Telefone: (+52) 55 5521 3080
Dica: A casa tem uma unidade em San Ángel
Sanborns: Comida típica com um ótimo custo benefício
Espalhado por todos os cantos da Cidade do México o Sanborns é uma rede de restaurantes Mexicanos bem acessível e com o cardápio bem variado. Minha dica é escolher BEM qual filial visitar, já que umas são bem legais e tem atendentes vestidas com roupas típica e música ambiente e outras são apenas mais um restaurante de bairro. E já que é pra provar uma delas, porque não ir na mais legal?
Durante a nossa viagem passamos por diversos Sanborns, e o mais legal deles fica no centro da Cidade do México, dentro da Casa dos Azulejos (um prédio histórico lindo) e hiper bem decorado. Taí uma boa dica de restaurante para visitar durante o passeio pelo centro da cidade :).
Para comer:
Já contei que amo enchilladas, né? No Sanborns pedi as enchilladas Suizas que são recheadas de frango com salsa verde, e molho branco gratinado. Apesar do molho branco ser algo bem comum no Brasil, vale falar que a versão mexicana que provei no Sanborns tem algum tempero bem local que não consegui reconhecer, mas que gostei bastante.
Minha cunhada que não come carne, pediu uma adaptação da mesma enchillada recheada com queijo, ela achou que era muito molho branco (mas vale falar que ela não costuma gostar tanto de pratos regados a muito molho. Eu que gosto de molho, mandei ver).
Meu irmão pediu a enchillada de Mole Poblano, e foi nesse dia que ele descobriu que não gosta de mole. Eu confesso que de todos os moles que provei na Cidade do México, esse era o mais fraquinho. Então, eu se fosse você deixaria pra comer mole em outro lugar.
Nossa amiga pediu tacos aranchera, os tacos são sempre uma boa pedida no México, e estavam gostosos. Mas eu se fosse você, deixaria pra comer em alguma taqueria típica, minha sugestão é o Farolito em Polanco ou o El Charco de las ranas.
Informações úteis
- Endereço: Av Francisco I. Madero 4, Centro
- Telefone: (+52) 55 5512 1331
A casa tem unidades espalhadas por toda a cidade.
Cafés & quitutes caprichados
El Moro Churreria
Os Mexicanos são super orgulhosos dos churros deles, segundo minha amiga Mayra que morou no Brasil e na Espanha, os churros mexicanos são diferentes porque são mais crocantes que os Brasileiros (eles são mais fininhos), e tem recheios mais gostosos que o tradicional chocolate quente espesso espanhol.
Durante minha estadia no México tive a chance de provar os churros duas vezes, uma no Porfiríos (já contei a experiência alguns parágrafos acima) e outra na Churreria El Moro que é super tradicional e tem algumas filiais espalhadas pela cidade. Nós provamos a Churreria El Moro em Condesa que fica pertinho do Parque México, uma área verde deliciosa e super família.
A casa que funciona desde 1935 tem uma decoração linda e um menu caprichado com chocolates quentes variados, churros e consuelos (um sanduíche de sorvete com churros, não provei mas deve ser sensacional).
Na hora e passar as fotos para o computador comer um erro e perdi as fotos dos churros 🙁 . Sorry
Minha dica é pedir um “paquete”, que é um combinado do chocolate quente que você escolher (eu provei o Suíço) com 4 unidades e churros, você pode dividir os churros com alguém e pedir um segundo chocolate quente a parte. Isso porque 2 unidades de churros vão realmente te deixar satisfeito. Ah, e não se esqueça de pedir um potinho de chocolate ou doce de leite (cajeta – Se fala ca-rre-ta) a parte, nós pedimos os dois e gostamos muito.
Informações úteis
- Endereço: Av. Michoacan 27, Hipódromo Condesa
- Veja outros endereços no site oficial.
Eric Kayser (ou Maison Kayser)
A rede Eric Kayser (em alguns que é parte do grupo Maison Kayser) é uma rede de padarias (no estilo café-padoca) gostosas espalhadas por dezenas de lugares na cidade do México e é uma ótima pedida para o café da manhã. A casa tem um menu bem variado com doces e tortinhas de fruta, sanduíches, cookies, cafés e chocolates quentes.
Nós visitamos a unidade de centro que fica bem pertinho da catedral, é bem pequenina, e vive lotada. Gostamos muito de tudo o que provamos e recomendamos.
Informações úteis
- Endereço: Francisco I Madero 73 local B
- Veja mais endereços no site da Maison-Kayser
Tierra Garrat
A Tierra Garat é uma rede de cafeterias mexicanas que serve cafés caprichados e chocolates quente deliciosos (peça o o chocolate com infusão de pimenta rosa). A casa serve sanduíches gostosos, uma torradinha de pera com queijo de cabra que é pra comer de joelhos e uma tigela de frutas da estação que fez o maior sucesso com o baby Tom.
Leia também: Cidade do México: cafés e chocolates deliciosos no Tierra Garat
Mais uma boa pedida para o café da manhã, pra quando bater aquela vontade de tomar um café. Veja aqui todos os detalhes da nossa experiência no Tierra Garrat.
Informações úteis
- Tierra Garat da Zona Rosa – Endereço: Calle Amberes, 33)
- Veja mais endereços no site oficial
Libreria el Péndulo
Aqui vai uma pedida excelente pra quem curte livrarias-cafés. A Péndulo, fica no burburinho de Polanco , um dos bairros mais bacanas da cidade, e tem uma seleção bem vasta e muito bem dividida de livros. Pra completar a experiência, há um café bacana que serve bebidas gostosas e doçuras.
Informações úteis
- Endereço: Alejandro Dumas 81, Polanco
Restaurantes bem recomendados (por amigos Mexicanos) que infelizmente não tive a chance de provar:
Comida Mexicana
- Chapulin (Restaurante do Hotel Presidente InterContinental – Endereço: Campos Elíseos 218, Polanco): Lindo, moderno e delicioso. Infelizmente não consegui reservar lugar durante a nossa viagem, mas taí um lugar que super quero visitar.
- El Bajio (Alejandro Dumas 7, Polanco): Gostoso e descontraído com paredes bem coloridas e uma iluminação bem clara. Boa pedida pra quem vija em família. O que pedir – Paruchos, carnitas, empanadas
- Pasillo de Humo (Av Nuevo León 107, Hipódromo): A casa serve pratos típicos da região de Oaxaca; destaque para as carnes assadas e tacos coloridos servidos em pratinhos lindos de pedra.
- La Riviera del Sur (Calle de Chiapas 174, Roma): Pra quem quer provar algo regional dentro da comida Mexicana, esse restaurante de comida Yucateca vai te surpreender. Segundo minha amiga Mexicana, ela não conhecia 20% do menu, de tão diferente que é a comida, mas comeu uma sopa e lima deliciosa e achou o custo benefício ótimo.
Taquerias
- Farolito(Av. Isaac Newton 130, Polanco): Tacos deliciosos em Polanco. Peça os tacos al Pastor ou Tacos Gringa.
- El Charco de las ranas: Uma boa pedida pra quem curte tacos. O que pedir: Tacos al pastor
Restaurantes caprichados (Fusion)
- Maximo Bistrot (Tonalá 133, Roma): Considerado um dos melhores restaurantes do mundo. O menu degustação é definido pelo chef. Reserve com bastante antecedência.
- Pujol (Tennyson 133, Polanco): O Pujol é disputado e vive na lista dos melhores do mundo. Reserve com antecedência.
- Rosetta (Calle Colima, 166, Delegación Cuauhtémoc, Col. Roma )Chefe bam bam bam. Comida Fusion deliciosa e conceitual. Reserve com bastante antecedência.
- El Huset (Colima 256, Roma Nte): Vi as fotos do Huset e achei a minha cara, o restaurante é todo bonitinho com um pátio coberto bem verde e lâmpadas penduradas. O menu também parece delicioso. Nós deixamos para a última noite e acabamos passando por pura falta e fome. Que pena.
- Contramar (Calle de Durango 200, Roma) : Restaurante deliciosso de peixes e frutos do mar.
Comida internacional
- Galanga (Guanajuato 202, Roma Nte): Melhor restaurante tailandes da Cidade do México
- Nagaoka (Arkansas 38, Nápoles): O japa preferidos dos japas que vivem na Cidade do México
- Pizza Clásica (San Luis Potosí 60 int.A) : Pizzaria preferida dos meus amigos Mexicanos
- Casa D’Italia (Agustín Melgar 6, Condesa): pra quem curte comida italiana com clima bem casual. Peça o risoto de trufas
Mercado Roma
O Mercado Roma é especialmente popular entre os jovens. É um lugar cheio de energia, bom para fazer novas amizades e, é claro, para experimentar a deliciosa comida mexicana. É perfeito para quem quer evitar a comida de rua, mas ainda assim quer provar pratos autênticos. Eles também têm opções de comida de outros países. Um lugar indispensável na sua lista de onde comer bem na Cidade do México.
Com uma atmosfera chique, pessoas elegantes, comida gostosa, preços razoáveis e até algumas barracas vendendo produtos alimentícios feitos à mão, o Mercado Roma é um lugar que você não pode deixar de visitar se gosta de comida e quer ter uma experiência animada durante o dia na Cidade do México.
E aí, curtiu as dicas de Onde comer bem na Cidade do México? Alguém aí já provou estes restaurantes e quer deixar sua opinião?
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar na Cidade do México
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- O que fazer em Holbox: 10 atrações imperdíveis para conhecer na ‘Maldivas do México’
- Cidade do México: Condesa DF, um hotel estiloso e badalado
- Dia de los muertos no México: saiba o que é e o que fazer
- Roteiro de 10 dias no México: conheça Tulum, Holbox, Cozumel e Cancún
- Oaxaca: cactos destilados e artistas rabaneteiros no México
- Roteiro econômico de 7 dias: Cancún e Playa del Carmen
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!