O que fazer em Bonn na Alemanha: 16 Atrações Imperdíveis na Antiga Capital Alemã
Descubra Bonn, a antiga capital da Alemanha, uma cidade charmosa que guarda muita história e cultura. Repleta de parques, pracinhas fofas e com uma pegada internacional. A cidade natal de Beethoven e das balinhas Haribo (quem aí também ama balinhas de ursinho?) é uma pedida deliciosa para incluir no seu roteiro pela Alemanha ou até combinar com Colônia e outros destinos da Renânia do Norte-Vestfália.
Talvez você esteja indo para Bonn estudar, talvez vá visitar um amigo que mora na região, ou talvez esteja buscando um destino diferente para combinar com Colônia. Seja qual for o motivo o da sua viagem, esse post vai te ajudar a planejar uma viagem divertida pela região.
Porque esse site
Olá, eu sou a Ana, moro em Bonn há 6 anos, sou professora de Yoga e também trabalho com comunicação. Além de viajante apaixonada, sou irmã da Mari, editora do site, e, por isso, volta e meia apareço por aqui para contar das minhas viagens. Esse post com dicas completas de Bonn é um apanhado de 6 anos morando na região. Dicas que só quem mora na região seria capaz de colecionar. Espero que você curta esse post e os outros roteiros da Europa aqui no Ideias na mala.
O que Bonn, na Alemanha, tem de legal?
Uma cidade pequena com ares de cidade grande, Bonn tem cerca de 300 mil habitantes (ou seja, uma cidade pequena para padrões europeus) e tem um diferencial que a torna encantadora e internacional: Bonn foi capital da República Federal Alemã entre 1949 e 1990 e ainda guarda vestígios desta época como embaixadas e a sede de algumas grandes empresas, como a Deutsch Telekom e o Deutsch Post (mais conhecida como DHL).
Bonn é também a sede de algumas organizações da ONU, com foco em meio ambiente e o desenvolvimento de países subdesenvolvidos. Então vira e mexe tem alguma conferência rolando na cidade. Além disso, a Universidade de Bonn é tida como uma das melhores da Europa, vários de seus alunos já receberam prêmios Nobel, e tem em seus programas alunos e pesquisadores de vários cantos do mundo.
Essa presença internacional torna Bonn um destino mais descolado e muito mais despojado que a média Alemã. Isso sem falar nos restaurantes autênticos e deliciosos de vários cantos do mundo. Você vai comer muito por aqui!
Neste post, vou dividir com você os principais pontos turísticos de Bonn, dicas do que fazer na cidade (com direito a mapa e muito mais), além de segredinhos que não estão nos guias de viagem, mas que deveriam entrar no seu roteiro pela Alemanha. Pronto para se apaixonar?
Onde fica Bonn
Bonn é uma cidade que fica no oeste da Alemanha no Estado da Renânia do Norte-Vestfália. Charmosa, ela pode facilmente entrar no seu roteiro já que fica próxima de pelo menos três cidades bem conhecidas na terra da cerveja. Fica a apenas 30 minutos de trem de Colônia, 1h de Dusseldorf e 2h de Frankfurt.
A cidade fica também bem próxima da Bélgica, da Holanda e da França: são 3h30 de Amsterdã, 3h de Bruxelas, 4h de Luxemburgo e 4h de Paris.
O que fazer em Bonn
Aí vai minha lista com os principais pontos turísticos de Bonn na Alemanha, além de atrações menos óbvias que prometem tornar sua estadia inesquecível. Clique no item da lista caso queira ir direto ao ponto.
- Caminhar pelas margens do Rio Reno
- Passear pelo parque Rheinaue
- Visitar a casa do Beethoven
- Münsteplatz
- Marktplatz
- Visitar a loja da Haribo
- Curtir a vibe do Hofgarten
- Tomar uma cerveja em algum Biergarten
- Castelo de Poppelsdorf
- Jardim botânico
- Comer bem
- Ver as cerejeiras da cidade
- Ir curtir as florestas do parque Waldau
- Nadar em algum lago ou Rio (durante o verão)
- Castelos incríveis nos arredores de Bonn
- Parque de diversões: Phantasialand
E no final do post:
1- Caminhar pelas margens do rio Reno
Comece seu passeio por Bonn fazendo como os locais, caminhando pelas margens do rio Reno, um dos principais rios alemães e que atravessa a cidade. O trajeto é todo pavimentado e margeado por árvores. Super agradável de caminhar ou pedalar (e o legal é que você pode alugar bikes na estação de trem da cidade por a partir de 8 Euros por 4 horas)
Comece pelo centro da cidade, perto do Dorint Hotel Hilton e caminhe em direção à torre da DHL. Se você estiver se perguntando “mas que torre é essa?”, não se preocupe, não tem erro! É o maior prédio da cidade e você não vai perdê-lo de vista.
Dica para quem curte correr
Se você é esportista e curte correr, a dica é correr pelo calçadão passando pelas 3 pontes da cidade: a ponte de Norte (Nordbrücke), ponte Kennedy (a do meio) e a ponte Konrad Adenauer (Konrad-Adenauer-Brücke). O trajeto total tem 15 km, mas você pode encurtá-lo tirando uma das pontes da jogada e transformá-lo em 6,5km ou 8 km.
Ficou com preguiça de caminhar? Vá de bike
Alugue uma bike e faça o trajeto pedalando. É muito gostoso, pois você vai conseguir apreciar um pouco mais da natureza. O lado do Reno oposto ao do centro chama-se Beuel e é uma graça para passear de bicicleta. Entre as pontes do norte e a de Kennedy você vai esquecer que está pedalando no meio da cidade.
2- Passear pelo parque Rheinaue
Criado em 1979 para a exposição nacional de horticultura, o parque Rheinaue é quase tão grande quanto o centro da cidade de Bonn. E tem mais, há trilhas que passam pelo parque e chegam à 45 quilômetros de extensão. Tudo isso em um parque que fica no meio da cidade. Legal, né?!
O que fazer no Parque Rheinaue
Para mim a beleza e graça do parque está em se perder pelas trilhas, apreciar os lagos e dar uma voltinha pelo jardim Japonês (que é lindo e gratuito). Há também um jardim de rosas que fica bem florido durante a primavera.
Olha só que bonito fica o parque durante o inverno:
Para ver a cidade (e o parque) do alto
A dica é tomar um drink no Sky Bar do Hotel Marriott que fica pertinho do parque e vai te proporcionar uma vista bem legal da cidade. Outra vista incrível da cidade é da piscina infinita do Hotel Kameha. Basta tirar umas horas de descanso no spa para nadar na piscina, com direito a uma vista maravilhosa.
Bicicleta no parque Rheinaue
Para quem curte pedalar, o Rheinaue é mais um lugar que merece ser visitado e que pode facilmente ser combinado pelo passeio pelas margens do rio.
Durante o verão, o parque Rheinaue concentra boa parte dos eventos da cidade. Vale ficar ligado na programação porque tem sempre concertos ou festivais acontecendo por lá.
Faça um piquenique!
Nos meses mais quentes, aproveite sua visita para fazer piquenique. Antes de visitar o parque, dê uma passadinha no mercado para se abastecer com comidinhas deliciosas.
Dica? Queijos como brie, chèvre são opções deliciosas e que não exigem nada além de uma faca e um pedaço de pão. Só comprar, colocar na mochila e não esquecer da faca!
3- Visitar a casa do Beethoven
Você sabia que o Beethoven nasceu em Bonn?
Em 1770 nascia um dos maiores compositores de música clássica da Alemanha e do mundo, em Bonn! Então, se existe uma coisa que você vai ver e ouvir falar na cidade, é sobre ele.
Em 2020, a Alemanha celebrou o aniversário de 250 anos de Beethoven, e com isso as ruas de Bonn ganharam mais e mais Beethoven. Alguns deles com aparência modernizada, roupas coloridas e detalhes pouco clássicos mas que tem a ver com a vibe atual de Bonn.
Para aprender sobre a história do Compositor em um dos museus de música mais frequentados do mundo, a dica é o Bethoveen Haus, residência onde compositor viveu seus primeiros 20 anos e uma das poucas casas remanescentes construídas no século 18 em Bonn. Ainda que você não queira entrar, vale dar uma passadinha na porta e tirar uma foto.
Planeje sua visita:
Beethoven-Haus Bonn (Site Oficial)
- Endereço: Bonngasse 20, 53111 Bonn
- Horário de funcionamento: de quarta à segunda das 10h às 18h (última entradas às 17:30)
- Ingressos: € 14 | Crianças €7
4- Münsterplatz
Quase toda pequena cidade Europeia tem uma praça principal, com uma estátua no centro e uma igreja. A Münsterplatz é a praça central de Bonn, e a estátua central é – como não poderia ser diferente – é de Beethoven. Por lá também fica a bonita Catedral de Bonn que está aberta para visitas.
Uma dica para tomar um chocolate quente ou cerveja é o Café Midi (Münsterpl. 11, 53111 Bonn), que tem mesinhas na calçada e é um lugar legal para sentar e observar pessoas passando.
A praça recebe diversos festivais durante o ano como o Festival do Vinho que acontece geralmente no mês de agosto; e o mercado de Advento (mercadinho de natal) no final do ano.
Compras
Para quem quer fazer compras, ao redor da praça há várias lojas de roupa, e lojas legais para comprar lembrancinhas como a loja da Haribo (Am Neutor 3, 53113 Bonn) e a Loja da Lindt (Am Neutor 6, 53113 Bonn).
5- Marktplatz
A Marktplaz, a antiga praça do mercado é a praça mais bonita de Bonn, seu ícone é a antiga prefeitura, um edifício lindo. A praça recebe, de segunda a sábado, uma feira de verduras e frutas que é bonita pra fotografar e uma boa pedida pra comprar frutas, flores e até comidinhas nos food trucks. Vale a visita!
Eu adoro comprar frutas que geralmente são mais baratas e gostosas do que em um supermercado convencional. Também adoro a barraquinha que vende pães (amantes de piquenique, essa dica é para vocês), e os food trucks. Há diversas opções como comida indiana, curry wurst (a famosa salsicha alemã), e hambúrguer.
Compras no centro de Bonn
A praça e suas suas adjacentes estão recheadas de lojas que valem a parada, como a livraria mais famosa da cidad , a Thalia (Markt 24, 53111 Bonn), a loja de presentes e coisas fofinhas HEMA (Wenzelgasse 1, 53111 Bonn) e a Nanu-Nana (Markt 34, 53111 Bonn).
Quem viaja com crianças ou tem pequenos para presentear, vai amar a Ludus (Friedrichstraße 8, 53111) uma loja de brinquedos das antigas com pelúcias lindas, caixinhas de música de girar, jogos de madeira lindos e alguns brinquedos mais moderninhos. Meus filhos amaram.
Onde comer na Marketplatz
Caso você prefira fazer uma refeição completa, existem alguns restaurantes tradicionais alemães na praça, além das famosas Brauhaus (cervejarias). Recomendo a Em Höttche (Markt 4, 53111 Bonn), que serve comida Alemã e cerveja.
Ali pertinho, (5 minutos a pé), em uma outra praça chamada Friedensplatz (praça da Paz), há mais duas cervejarias que valem a pena: Sudhaus (Friedenspl. 10, 53111 Bonn) e Bönnsch (Sterntorbrücke 4, 53111 Bonn).
A Sudhaus é o restaurante típico alemão que eu sempre a família quando recebo visitas; e o Bönsch é a cervejaria local de Bonn, como o próprio nome sugere. No quesito comida, Sudhaus e Em Höttche batem a Bönsch.
6- Visitar a loja da Haribo
Sabe aquelas balinhas gostosas de ursinho? Então, elas nasceram em Bonn!
Em 1920, a Haribo fundou sua primeira fábrica e permanece aqui até hoje. Se você é fã das balinhas, vale a pena visitar a loja do centro da cidade (Am Neutor 3, 53113 Bonn) que fica coladinha na estacão de trem e na Catedral de Bonn
Nesta loja você vai encontra todos os tipos de balas possíveis e imagináveis. Também é possível montar o seu próprio saquinho selecionando as balas que você quer e pagando um preço fechado que varia de acordo com o tamanho do pacote e custa a partir de 3,20 (nós colocamos cerca de meio quilo na caixa pequenina. Valeu super a pena!
Por lá também há lembrancinhas com o famoso ursinho da marca, chaveiros, canecas, pelúcias e até banco imobiliário da Haribo, dá para acreditar?
Loja de fábrica da Haribo
Caso você queira ir até a loja principal, a fábrica original, você vai encontrar muito mais opções. A loja, além de fábrica, é um outlet, então os preços melhores. Se você é louco pelas balas de ursinho, vale o esforço já que ela fica um pouco mais afastada (Friesdorfer Str. 125, 53175 Bonn). S
7- Curtir a vibe do Hofgarten
O parque em frente a Universidade de Bonn se transforma no point da cidade durante o verão. É alí que os locais curtem um final de tarde com direito a piquenique, vistas do rio e cerveja; enquanto isso em algum canto do parque tem aula de yoga ou zumba rolando; em outro canto equipes e grupos de amigos treinam corrida, e no parquinho caprichado a criançada se diverte.
Visitar os jardins é um passeio bonito, bem local e que combina com uma cervejinha tomada no gramado, ou no Biergarten com vistas para o rio. Vamos falar de cerveja?
8- Tomar uma cerveja em algum Biergarten
Se tem uma coisa que os alemães gostam de fazer é beber cerveja. Aliás, eu falo que estagiei meu paladar com a cerveja na Alemanha, pois antes de vir para cá, não tomava cerveja alguma, hoje tenho uma chopeira em casa e adoro!
Alguns biergartens que valem a visita:
O Rhein Lust (Rheinaustraße 134), que fica do outro lado do Rio Reno, é uma gracinha de bar e tem uma comida bem gostosa. No verão pode ficar bem cheio, mas dá direito a um lindo pôr do sol. Este é o meu Biergarten favorito da cidade!
A segunda dica fica mais perto do centrinho de Bonn e é por isso o point do verão dos estudantes, já que o bar fica próximo à universidade, ao jardim Hofgarten, e na beira do rio, o bar se chama Am alten Zoll
Dica: à esquerda do Biergarten Alter Zolll, há um mirante sobre a antiga muralha da cidade. A estrutura do que um dia funcionou como alfândega de Bonn proporciona vistas lindas do Rio Reno. Vale conferi!
9- Caminhar pelo Palácio de Poppelsdorf
O antigo Palácio de Poppelsdorf, é um dos edifícios mais bonitos da cidade parte do Campus da Universidade de Bonn; ele funciona como museu de mineralogia, e ali do ladinho fica o jardim Botânico de Bonn.
Trata-se de um Palácio em estilo barroco que data de 1715 e foi construído sobre ruínas de um do castelo de castelo que foi destruído em 1583. Dede 1818 o Palácio e seus jardins pertencem a universidade, e todos os anos no verão o local sedia concertos de música clássica. Demais, né?
Durante o verão, os jardins que ficam à frente do palácio são tomados por piqueniques, redes em árvores e, é claro, alemães em trajes de banho (sim, aqui na Alemanha, não se perde um raio de sol sequer)!
10- Jardim botânico
Curte natureza e observar flores? Então o passeio vale para você.! O Jardim botânico de Bonn é gratuito e um passeio lindíssimo.
São mais de três mil espécies de plantas distribuídos em jardins bem cuidados, uma estufa de plantas aquáticas e um espelho d’água fotogênico.
Jardim Botânico de Bonn
- Endereço: Meckenheimer Allee 169, 53115 Bonn
- Horário de funcionamento: de segunda a sexta das 10h às 16h
- Entrada: gratuita
11- Cafés caprichados e comida boa
Um dos pontos altos de Bonn é a comida. Com tantos imigrantes vindos de cantinhos diferentes do mundo, por aqui você encontra comida boa e autêntica de várias lugares diferentes. Aí vão alguns dos meus cantinhos preferidos para comer bem e tomar um cafézinho pela cidade:
- Sudhaus | comida alemã (Friedenspl. 10, 53111 Bonn): Um restaurante super legal pra comer schnitzel, joelho de porco e outras delícias alemãs
- Mr. & Mrs. Humus | comida árabe (Kaiser-Karl-Ring 27, Bonn): peça o mezze e os falafels. Tudo delicioso!
Cafés:
- Kurt Kaffee (Clemens-August-Straße 55, 53115Bonn): Acho o ambiente uma graça e há opções de comidas para quem curte brunch. Eu gosto bastante do Iogurte com granola.
- Black Coffee Pharmacy (Bonner Talweg 46, B, 53113 Bonn): Outro café fofinho e que vive lotado. Os sanduíches são ótimos e o suco de abacaxi com gengibre é delicioso.
12- Ver as cerejeiras da cidade
Vai viaja pra Bonn em abril? Se sim, você não pode deixar de ir passear pelas ruas de Alstadt (cidade antiga) que ficam cheias de cerejeiras lindas!
São apenas duas semanas por ano, mas vale muito a pena. Bonn é considerada um dos melhores lugares da Alemanha para ver as cerejeiras e a cidade fica bem cheia nesse período, mas as flores realmente merecem ser vistas. Um espetáculo!
13- Ir curtir as florestas do parque Waldau
Há uma floresta linda a apenas 30 minutos de distância da cidade. O Parque Waldau (An der Waldau 50, 53127 Bonn) é para quem curte andar na natureza fechadinha e respirar a energia centenária das árvores. Também há animais silvestres, como veados, soltos no parque.
Sabe aquele passeio super diferente e encantador? Se você gosta de natureza, recomendo muito.
14- Nadar em algum lago ou Rio (durante o verão)
Durante o verão, claro, nadar nas águas de Bonn é uma delícia. Há muitos rios, lagos e até parques aquáticos na região. Vou focar essa lista nas pedidas mais naturais que são minhas preferidas.
Rio Sieg
Adoro este lugar, que fica do outro lado da ponte do norte da cidade. É um passeio que eu sempre faço de bicicleta, e que recomendo bastante pra quem curte pedalar. A dica é encontrar um cantinho maios vazio do rio e chamar de seu. É uma delícia!
Rotter See em Troisdorf
É um lago bem grande e gostoso para nadar, o lago é rodeado de natureza e a energia é deliciosa.
Siegler See em Troisdorf
Entre os lagos mais próximos da cidade e acessíveis de bicicleta, esse é meu favorito. São 40 minutos de pedalada do centro de Bonn e a natureza é linda. Por lá há uma prainha para nadar no lago e uma parte do rio Sieg que dá para nadar.
15- Castelos incríveis nos arredores de Bonn
Que tal combinar sua visita a Bonn com um dos castelos (lindos) e bem próximos da cidade.
Castelo de Drachenburg
O Castelo de Drachenburg é um ótimo passeio de meio dia (site oficial | entrada: 8 Euros para adultos; 6 Euros para crianças e 18 euros para famílias com 2 adultos e até duas crianças).
Como chegar de transporte público:
Você vai pegar o tram 66 em direção à Bad Honnef e descer na estação Clemens-August Strasse. De lá, é só caminhar até o pé do castelo e escolher entre: uma trilha bonita de cerca de 40 minutos até o pé do castelo ou pegar o bondinho.
O castelo tem jardins bem cuidados, um interior lindíssimo e vistas incríveis do centro da cidade.
Dica de expert Ideias na mala
Combine a visita ao castelo com as vinícolas de Rhodorf Am Rhein. Veja detalhes no post da Renânia do Norte-Vestifália
Castelo de Brühl
Outro castelo maravilhoso é o Castelo de Brühl, e chegar lá é super fácil, basta pegar qualquer trem regional em direção a Colônia e descer na estação Brühl. O castelo fica no pé da estação e tem jardins lindíssimos.
Você pode entrar no castelo e fazer uma visita guiada ou apenas ir curtir o parque e os jardins ao redor do castelo que são lindos!
16- Parque de diversões: Phantasialand
Para quem gosta de ir em parques de diversões, o Phantasialand (Berggeiststraße 31-41, 50321 Brühl) é divertido tanto para adultos quanto para famílias com crianças. O parque é lindo, limpo e bem organizado.
Não há venda de ingressos no parque. Compre com antecedência, pois sai muito mais barato.
Onde ficar em Bonn
Se animou e quer programar melhor sua viagem para Bonn? Separei alguns hotéis em Bonn que são ótimas opções de hospedagem para casais e famílias. Todos com uma localização bem bacana.
Hotéis Caprichados
- Kameha Grand Bonn: localizado às margens do rio Reno e com uma piscina de borda infinita, o Kameha Grand Bonn é uma excelente opção para suas férias na Alemanha. Os quartos são enormes e confortáveis, alguns possuem vista para o rio. O café da manhã é excelente. Possui SPA, academia, terraço com vista e 3 restaurantes.
- Bonn Marriott Hotel: Localizado bem perto de uma estação de metrô, este hotel fica a uma curta viagem do centro às margens do rio Reno. Os quartos são muito confortáveis e amplos. Possui SPA, piscina coberta e 3 restaurantes.
- Collegium Leoninum: o hotel fica localizado dentro de um antigo mosteiro belíssimo e mescla a arquitetura antiga com toques de modernidade. Lindos jardins paisagísticos dão uma sensação de tranquilidade e são perfeitos para um passeio. Com quartos amplos e muito confortáveis. Algumas unidades dispõe de cozinha compacta. O café da manhã é delicioso e com muita variedade.
Hotéis com bom custo x benefício
- Motel One Bonn-Beethoven: o hotel é lindo, com design contemporâneo e muito bem localizado— a um quarteirão do centro. Quartos tem um bom tamanho e são confortáveis, todos tem isolamento acústico. No hotel tem um bar bem animado, o café da manhã é muito bom e o hotel é bem recomendado para famílias.
- Motel One Bonn-Hauptbahnhof: com uma localização excelente e a poucos passos da estação de metrô e do comércio local, esse hotel é um ótimo custo-benefício para a sua viagem. Quartos confortáveis e silenciosos, café da manhã excelente e um bar bem animado, com drinks deliciosos.
- prizeotel Bonn-City: a localização é excelente e próximo ao rio. O hotel possui um bar animado e com uma vista linda no rooftop. Arquitetura muito moderna e com quartos muito bem decorados. As acomodações são muito espaçosas e confortáveis. Possui estacionamento.
Hotéis econômicos
- Schulz Apartments Zentrum: um apartamento completo com cozinha compacta e toda equipada. Há unidades para casais e um a unidade que comporta até 6 pessoas.
- Hotel Baden: possui uma ótima localização, bem próximo ao centro. Os quartos são simples e confortáveis, o café da manhã é delicioso e tem fácil acesso ao transporte público.
- BaseCamp Bonn: para quem quer economizar e viver uma experiência diferente, nada melhor do que ficar hospedado em um trailer. Os banheiros são compartilhados e é servido um buffet de café da manhã vegano. Há uma pequena área de cozinha de uso comum com micro-ondas, chaleira e geladeira.
Veja aqui mais opções de Hotéis em Bonn
Conclusão: Vale a pena conhecer Bonn na Alemanha
Muito! A cidade é uma graça e vai te surpreender com lugares lindos e uma vibe bem diferentes das cidades mais turísticas da Alemanha.
Prepare-se para se encantar com o visual do rio Reno, fazer um passeio descontraído pelo parque Rheinaue e quem sabe até fazer um churrasco (como os locais), comer dezenas de Haribos, tomar cerveja no Biergartens da cidade e conhecer os maravilhosos castelos nos arredores de Bonn.
Taí um destino delicioso para ser combinado com Colônia, Frankfurt e até mesmo com Amsterdam ou com a Bélgica.
Seguro viagem para a Europa
O seguro viagem é obrigatório para os turistas que desembarcam na Europa. Um bom seguro te ajuda em caso de atrasos ou cancelamentos de voos, extravios de bagagens e até mesmo alguma emergência hospitalar.
Por aqui, indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que compara os seguros disponíveis no mercado e te apresenta os melhores custo benefícios, mostrando valores e tipos de cobertura (dica: escolha uma que cubra tudo no ato).
Quer mais desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí, curtiu as nossas dicas do que fazer em Bonn? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para a gente!
PLANEJE SUA VIAGEM:
- HOSPEDAGEM: Reserve seu hotel em Bonn na Alemanha
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Munique: Como é se hospedar no Mandarin Oriental?
- O que fazer em Bruxelas: Principais atrações + roteiro de 1 dia
- Roteiro de um dia em Ghent na Bélgica: 12 principais atrações turísticas da cidade
- Roteiro de 1 dia em Salzburgo
- O melhor de Amsterdã em 3 dias
- Europa: 5 Erros de quem viaja pela primeira vez ao velho continente