Barcelona: Palau Güell, visitando uma das primeiras as obras de Gaudi
Construído entre 1885 e 1890, o Palau Güell é uma das primeiras obras de Antoni Gaudi é uma bela maneira de mergulhar no universo do artista e entender as formas e os materiais que foram sendo usados e desenvolvidos ao longo da vida desse gênio!
Fachada do Palau Güell – Barcelona
O palácio fica coladinho nas Ramblas, bem perto do mercado St. Josep (Boqueria), a visita com áudio guia dura pouco mais de uma hora (são 40 minutos de gravação, mas seria um desperdício não aproveitar a visita para “namorar” alguns detalhes.
Se não fossem pelas chaminés coloridas (visíveis desde as Ramblas) e as duas lindas portas de ferro ovaladas ornamentadas a “La Gaudí”, o palácio Güell passaria desapercebido por muitos visitantes, mas com uma olhar diferente dá logo para perceber que trata-se de algo diferente.
Ornamento entre as portas ovaladas
Visitando o Palau Güell
A visita começa na antiga cocheira do palácio decorada com azulejos de motivos florais no teto, ali começa o áudio guia, com direito a história da casa e da família Güell. Dali, os visitantes são conduzidos por uma rampa que leva até o subsolo onde estão algumas das colunas mais lindas da casa, colunas de tijolo que formam lindos arcos. Detalhe a escada em formato de caracol.
O subsolo:
Escada em caracol do Palau Güell
Os portões:
Rampa acima e de volta ao piso térreo, chegou na hora de entrar na casa, mas antes disso vale a pena reparar nos portões que foram cuidadosamente construídos para quem está do lado de dentro enxergar quem esta do lado de fora sem que inverso ocorra.
Detalhe: portão
A escadaria principal
Subindo as escadas (bem impactantes, decoradas com tapete vermelho e um bonito vitral ao fundo) há uma pequena ante sala de teto e piso decorados que liga a uma segunda escada, que é a mais linda da casa, com direito a tapeçaria e lustre e que liga ao andar nobre onde os visitantes eram recebidos.
Janelas do Palau Guell
O salão central
O salão central é um dos mais bonitos da casa com uma bonita abóbada criada para dar a ilusão de céu e um lindo móvel dourado. Ao lado da sala há um órgão antigo mega elegante. Nesse andar também a sala de jantar, a sala do piano, um bonito corredor que liga uma varanda externa e uma escada que leva ao próximo sub nível, dali dá para ter uma bela vista da sala principal.
Bonita porta no salão principal
Mobília da casa: tudo super caprichado
Na varanda um detalhe que não passa desapercebido
Sala do piano
E chegando ao sub-nível…
No próximo andar, estão os quartos do casal, o banheiro e uma pequena sala familiar. Dali subiremos ao sótão por uma escada de serviços o sótão é bem ok comparado com o resto da casa, mas as bonitas janelas e o formato do teto merecem destaque.
E por último, minha parte preferida da visita: o terraço. Como as outras casas de Gaudí (Casa de Bartló e casa de Milá) o terraço é um espaço onde Gaudí costuma soltar sua imaginação e criar formas lindas e coloridas.
O incrível terraço
Esculturas de Gaudí no terraço do Palau Güell
Localize-se
Palau Güell
http://palauguell.cat/venha-ao-palacio
De abril de outubro: das 10:00 às 20:00 | De novembro à março: das 10:00 às 17:30
Entrada: 12 Euros | Estudante: 8 Euros
Acabei de chegar de Barcelona pela 7 vez e apesar de conheçer todas as obras de gaudi faltava este magnifico palácio que esteve vários anos em restauro, e só digo que vale muito a pena a visita é nele que vêem as ideias iniciais de outras obras famosas do arquitecto e é uma excelente introdução ao seu universo. O seu post explora muito bem a alma do palácio e as fotos são de cortar a respiração
Concordo Luffi!
E obrigada pelos Elogios!
Abraços
Esse palácio de Gaudi é sureal. Como sempre as fotos deste blog nos faz viajar !