O que fazer em Downtown Los Angeles: Roteiro de 1 dia
É no centro de Los Angeles (ou simplesmente DTLA — sigla para Downtown Los Angeles) que o histórico e o contemporâneo se unem. A terceira maior área comercial dos EUA passou por uma grande revitalização na última década e hoje abriga alguns dos edifícios mais modernos da cidade, museus espetaculares, casas de shows, bares de cobertura animados e excelentes restaurantes.
Para te ajudar a planejar sua visita, fizemos uma lista completa do que fazer em Downtown Los Angeles com opções de roteiro para quem quer fazer uma visita rápida ou para quem tem o dia todo e quer curtir o melhor do centro de L.A. Vamos nessa?
Como chegar a Downtown Los Angeles
O centro de Los Angeles pode ser acessado de metrô, de carro ou de ônibus. Eu sempre recomendo alugar carro em Los Angeles, que é a forma mais prática de se locomover pela cidade, mas se você está hospedado perto de um metrô, esse roteiro por Downtown Los Angeles pode ser uma boa oportunidade para deixar o carro estacionado no hotel e ter aquele merecido descanso do trânsito da cidade. O centro é um lugar perfeito para explorar a pé (ou de bicicleta alugada.)
- De carro: Coloque o Grand Central Market como referência no GPS e estacione nas imediações. O estacionamento do mercado custa $5 pelos primeiros 90 minutos e o pagamento máximo por dia é $25. Para buscar alternativas mais acessíveis você pode usar os Apps Spot Hero e ParkWhiz. Estacione na região e siga o passeio a pé.
- De metrô: A estação mais próxima do Grand Central Market é Pershing Square (linhas vermelha e roxa). São apenas 2 quarteirões de caminhada.
- De ônibus. O ônibus em L.A. é chamado de Metro Local. Use o Google Maps (que funciona super bem na cidade) para mapear a melhor rota para você.
O que fazer em Downtown Los Angeles: 12 atrações para visitar
Um projeto de urbanização que apoiou a transformação de prédios comercias em complexos residenciais foi o estopim da reurbanização de Downtown Los Angeles, um projeto ambicioso que trouxe mais moradores ao centro aos poucos vem transformando áreas pouco cuidadas do terceiro maior centro comercial dos Estados Unidos.
Downtown Los Angeles reúnes arenas esportivas dos principais times da cidade, bares de cobertura – os rooftops – super badalados e uma mistura de prédios históricos com edifícios moderníssimos. Aí vai nossa seleção dos melhores passeios em Downtown Los Angeles.
- Grand Central Market
- Angel’s Flight
- California Plaza Water Court
- MOCA (Museum of Contemporary Art)
- The Broad Museum
- Walt Disney Concert Hall
- The Music Center
- Catedral de LA
- Bradbury Building
- The Last Bookstore
- Perch LA
- Central Library
- Shopping FIGat7th e loja da Uniqlo
- The Grammy Museum
- Crypto Arena
Sugestões pra quem tem mais tempo
Neste post você também vai encontrar:
- Downtown Los Angeles no Mapa – todas as dicas desse post no mapa
- Como incluir o centro de LA no seu roteiro
Antes de viajar ou na véspera do passeio
Faça suas reservas para visitar o The Broad Museum (tente escolher o ingresso que inclui a visita ao espelho infinito de Yayoi Kusama e o MOCA. Ambos são grátis mas reservas antecipadas são essenciais.
Opções de roteiro em Downtown Los Angeles
Para escolher o melhor roteiro no centro de Los Angeles precisamos decidir quanto tempo você quer passar por lá, e pensando nisso, fiz duas opções diferentes de roteiro:
- Pra quem tem uma tarde ou menos: Uma opção mais enxuta focada no Grand Central Market e nos ícones modernos do centro como o The Broad, o Walt Disney Hall e o delicioso Grand Central Market.
- Roteiro de 1 dia em Downtown Los Angeles: Aproveite para dar um giro completo pelo centro e passear pela história de Los Angeles.
Já escolheu seu hotel em Los Angeles? Veja aqui nossa lista completa de onde ficar em Los Angeles
Roteiro de meio dia (ou menos) pelo centro de Los Angeles
Com pouco tempo vamos focar no que interessa, passear pelos principais pontos turísticos do centro de LA e comer bem. Montei esse roteiro de forma a se encaixar com o seu tempo em LA. Se você tem pouco tempo, foque no Grand Central Market e The Broad Museum com uma subidiha básica de Angel’s Flight.
Com uma tarde, já dá para fazer o giro inteirinho. Vamos começar almoçando?
Grand Central Market
A primeira parada é o Grand Central Market um mercado gastronômico que funciona desde 1917, e um verdadeiro polo cultural. O mercado tem barracas de comidas de vários cantos do mundo e é uma mistura de chefs emergentes com barraquinhas de comida super tradicionais. Sabe aquele passeio que reúne tanto turistas quanto locais?
As filas costumam indicar os restaurantes mais badalados do momento. Algumas pedidas certeiras são:
- Egg Slut conhecido por seus deliciosos sanduíches de ovos e opções de café da manhã criativas. O Carro chefe da casa é o Egg-Sluts, ovo cozido lentamente em um potinho de vidro.
- Sticky Rice: Comida Tailandesafeita com ingredientes locais. Peça o Pad See-Ew e o Yellow Curry e de sobremesa, aproveite o Mango Sticky Rice.
- Sushi Rush: Combinados deliciosos com peixes bem frescos. Eu pedi o combinado do dia e não me arrependi.
- Tacos: Você poderá escolher entre o tradicional Tacos Tumbras a Tomas, um mexicano mais “pé sujo” que funciona desde a década de 70. Sabe aquele taco barato e bom? E o Taco Villas, ganhador do prêmio Bib Gourmand e inaugurado em 2024.
- Ramen Hood: um restaurante vegano do chef Ilan Hall, que serve ramens deliciosos.
- McConnell’s Ice Cream: Seja qual for a sua escolha para o almoço feche a visita com um dos meus sorvetes preferidos da Califórnia. O McConnel’s é original de Santa Barbara, mas tem um stand no mercado.
CHIP DE INTERNET ILIMITADA
Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada.
Angel’s Flight
Chegou a hora de subir no trenzinho mais famoso de LA, o Angels Flight (a subida, ou descida custa $1,00 – ou 0,50 com o metro card) que é conhecido por ter o mais curto trilho de trem do mundo e é uma das locações do filme La La land (2016). A subida te economiza uma pernada brava na escadaria ao lado.
California Plaza Water Court
Nossa próxima parada é o California Plaza Water Court, um centro comercial gigante e que volta e meia recebe concertos em seu gramadão e decorações especiais durante o natal.
O Museu de Arte Contemporânea (MOCA)
Nossa próxima parada é o Museum of Contemporary Art (MOCA), que conta com 3 museus diferentes no centro de LA, o principal deles fica quase em frente ao The Broad, e conta com um espaço lindo e recheado de arte contemporânea. A entrada ao acervo principal é grátis mas precisa ser reservada com antecedência no site do museu.
The Broad Museum
Nossa próxima parada é a sensação dos últimos tempos no quesito arte Moderna, é o The Broad. Um edifício que esbanja modernidade (yep, a dobradinha The Broad + Walt Disney Concert Hall concorre ao título de quarteirão mais cool de LA) e um acervo que bota inveja nos grandes museus de arte moderna do mundo com muitas peças de Andy Warhol, Ed Ruscha, Jean-Michel Basquiat, Cindy Sherman, Roy Lichtenstein além de instalações da Japonesa Yayoi Kusama. Isso sem falar nas exibições especiais incríveis e que vivem esgotadas.
A entrada no The Broad é grátis, mas precisa ser reservada com antecedência. Reservas para o espelho infinito de Yayoi Kusama – que é o máximo – são um pouco mais disputadas, mas a boa notícia é que tentando a reserva no dia anterior cedinho, quase sempre há vagas.
No terceiro andar há uma segunda instalação da artista Japonesa que dispensa reservas. Há fila fila para vê-la mas vale a pena.
Walt Disney Concert Hall
O Disney Concert Hall é um desses edifícios espetaculares e que deixa os visitante boquiabertos, projeto pelo arquiteto Frank Gehry, o prédio é uma das sedes da orquestra sinfônica de Los Angeles, La Phil, e é simplesmente espetacular.
Vale percorrer a fachada com calma e se encantar com as formas e curvas deste edifício lindo, e em seguida subir as escadas rumo ao jardim secreto que fica no último andar. Depois disso, faça o tour audioguiado pelo interior, o tour é gratuito e pode ser feito quase todos os dias (confira os horários no site) das 10:00 as 14:00
The Music Center
Nossa próxima parada é o complexo de edifícios do The Music Center, um conjunto dedicado a perfomances musicais e artísticas, os edifícios Mark Taper Forum, Ahmanson Theatre, e Dorothy Chandler Pavilion ficam um do lado do outro e estão abertos para tours guiados gratuitos entre terças e sextas. Vale tentar casar o seu passeio com os horários dos tours e tentar visitar um desses edifícios lindos por dentro. (Claro, que é melhor ainda se você conseguir encaixar um concerto no seu roteiro!)
Catedral de Los Angeles
Nossa próxima parada é a Cathedral of our Lady Los Angeles (Catedral de Nossa Senhora de Los Angeles, também chamada de COLA | Endereço: 555 W Temple St.)
A catedral foi inaugurada em 2002 para substituir a antiga catedral que havia sido muito danificada pelo terremoto de 1994, seu edifício foi projetado por Rafael Moneo e apresenta todos os elementos de uma catedral tradicional, cruz, sinos e esculturas,de forma moderna e geométrica.
O projeto arquitetônico é polêmico, e a ausência de uma torre foi bem questionado por religiosos. Eu pessoalmente, achei a catedral lindona e achei que tem tudo a ver com a vibe contemporânea de DTLA .
Seu interior também é bem bonito, com direito um órgão de madeira e centenas de bolinhas de luz pra lá de fotogênicas. Adorei a visita e acho que vale muito a pena.
Los Angeles City Hall
Nossa caminhada continua pelo Grand Park – uma praça verde enorme que passou por um processo de revitalização nos últimos anos e que termina na entrada da prefeitura de LA, o City Hall.
O edifício de 1928, foi o mais alto da cidade até a década de 1960 e até hoje continua sendo um símbolo do centro de L.A. O edifício é aberto para visitas todos os dias das 8:00 às 17:00. A subida a torre central no 27th andar também é aberta para o público, tem vistas lindas e a visita é gratuita.
Bradbury Building
Dali seguimos para o Bradbury Building, o edifício comercial mais antigo de LA, o prédio foi construído em 1893 e continua em pleno funcionamento.
Se de fora Bradbury parece um edifício de tijolinhos comum, olhe só que lindos os detalhes internos com direito a escadaria de mármore, elevador de ferro e muitos elementos Art Noveau para se encantar pelo prédio. Lá dentro relembrei minhas aulas de História do Design, e vibrei com os ornamentos de ferro. Ô coisa linda!
Bradbury Building uma das jóias do Centro de Los Angeles
The Last Bookstore
Agora é hora de esticar a caminhada até a The Last Bookstore (453 S Spring St, Los Angeles) a maior livraria e sebo da Califórnia e um desses cantinhos que valem a visita. Famosa no Instagram essa livraria independente tem vários ambientes diferentes e muitos cantinhos pra fotografar.
A decoração utiliza cada cantinho do espaço de forma criativa, o antigo cofre guarda os livros raros, um túnel transporta leitores entre diferentes sessões, e há buracos instagramavéis entre as prateleiras.
Vale se perder pelas prateleiras de livros e buscar algum achado, tem muita coisa legal por lá!
Não deixe de visitar do Coletivo de artistas locais que fica no segundo andar e é uma ótima pedida pra comprar lembrancinhas de viagem autênticas.
Perch LA: Um drink no terraço mais legal de Downtown LA
Para fechar o passeio com chave de ouro minha sugestão é um drink caprichado no Perch LA, um rooftop bar pra lá de descolado. Há duas possibilidades, um restaurante/ bar mais caprichado cujas reservas são indispensáveis e uma área ao ar livre mais descontraída onde todo mundo pede o drink no bar e senta onde der.
Roteiro de 1 dia em Downtown Los Angeles
Tem um dia inteiro para explorar Downtown Los Angeles? Então vamos fazer um giro completo pela região. Começaremos seguindo o roteiro de meio dia em DTLA. Chegando na The Last Bookstore você pode optar por um drink no Perch (aberto a partir das 16:00) ou simplesmente continuar a subida rumo a Biblioteca de Los Angeles, a Central Library.
Biblioteca de Los Angeles
A Central Library, (aberta de segunda à quinta das 10:00 às 20:00, sextas e sábados das 9:30 às 17:30 e aos domingos das 13:00 às 17:00 ) um edifício com arquitetura inspirada no Egito antigo e com alguns elementos mediterrâneos e um jardim repleto de esculturas.
Comece com um giro pelo jardim repleto de estátuas interessantes, escadarias coloridas, fontes, um labirinto e um sino da paz.
Na sequência entre no edifício o e veja mural do artista Dean Cornwell que conta de forma super gráfica a história da Califórnia. Com tempo vale subir até a biblioteca que tem uma área bem interessante para crianças e excelentes livros.
Compras: FIGat7th & Uniqlo
Quer fazer umas comprinhas ou olhar vitrines no caminho?
Você pode dar uma passadinha na loja da Uniqlo (735 S Figueroa St, Los Angeles, CA 90017) e emendar com o shopping FIGat7th, um shopping center com várias lojas legais e um pátio aberto bem agradável. Tem um supermercado Target, Nordstrom, Zara, Sephora entre outras.
The Grammy Museum
Deeps das compras siga a caminhada rumo ao Museu do Grammy (800 W Olympic Blvd), um espaço dedicado à musica e que celebra grandes artistas, de Sinatra a Michael Jackson (com direito a jaqueta oficial do Thriller).
O museu é pequenino, porém interativo com espaços onde o visitante pode bancar o DJ tocar música, testar instrumentos musicais variados e muito maios. Vale ficar de olho no calendário de exibições especiais volta e meia rolam por lá.
Compre seu ingresso para o Grammy Museum
Crypto Arena
Casa dos Los Angeles Lakes, do Clippers (que em breve vão ganhar um estádio novo lindo), do time de Hockey LA Kings e do time de basquete feminino LA Sparks, a Crypto Arena é um ginásio enorme e moderno.
A forma mais legal de visitar um estádio de Basquete é assistir a um jogo da NBA, o Crypto é casa de dois grandes times da NBA, o LA Clippers e o Lakers . O calendário vai de outubro à abril e são tantos jogos que se você se organizar bem consegue fácil assistir um jogo, especialmente em LA que tem dois times na cidade.
Ainda que o programa não caiba no seu roteiro, vale a pena caminhar até a fachada do estádio para ver as esculturas dos melhores jogadores do time de todos os tempos.O legal é que muitas delas tem poses dos jogares em movimento, o a de Shaquille O’Neal enterrando e a de Elgin Baylor agarrando a bola no ar são as que eu mais gostei.
O grande destaque fica por conta de Kobe Bryant, que volta e meia aparece coberta de flores oferecidas pelos fãs. Kobe e sua filha faleceram num acidente de helicóptero e são lembrados com muito carinho pela torcida.
Outras possibilidades em Downtown LA
Quer mais dicas de lugares para visitar em Downtown LA. Aí vão mais três opções:
Melhores Rooftops (bares de cobertura) em Downtown Los Angeles
Downtown LA é famosa pelos bares de cobertura com vistas lindas da cidade. Algumas das melhores pedidas são:
Cara Cara, o Roof top do Proper
RooftopsCom um que de modernidade mas sem perder o charme do edifício histórico o Cara Cara entrega vistas interessantes do centro de LA em um ambiente agradável.
Para melhores visitas a dica é tentar sentar nos cantos, seja junto a lareira de ladrilhos preto e branco (pense numa vibe gostosa) ou junto da piscina. Reservas são essenciais.
Para beber há drinks coloridos com elementos latinos, e o menu de comida tem pratos contemporâneos com toque latino americano. Destaque para os tacos de carne de porco coloridíssimos.
The Perch
O Rooftop mais badalado de Los Angeles tem uma vibe descontraída. Você mesmo pega os drinks no bar, senta onde encontrar lugar, ou se se preferir bebe em pé mesmo.
Como a praça Pershing Square fica logo em frente, a vista é mais aberta e bem diferente dos outros bares e pra melhorar, há música tocando ao vivo e aquele clima gostoso de reunião de amigos.
No andar de baixo, com um toque mais requintado está o restaurante do Perch. Com janelões arredondados estilosos, uma decoração que combina com o estilo de edifício e o mais importante, a comida é ótima. Reservas são essenciais.
Spire 73, Rooftoop do Intercontinental
O mais alto dos edifícios do centro de LA ganha no quesito vista. Você terá vistas 360 graus de LA e a opção de sentar na área externa ou interna.
As vistas mais bonitas são as das montanhas de Hollywood, mas o sol se põe do lado de downtown LA.
O que achei: faltou um pouquinho de personalidade, mas em termos de vista, não dá pra negar que o bar entrega.
Opção de passeio cultural para quem curte história
Quer incluir o pedacinho histórico de Los Angeles no seu roteiro? Ao chegar na Catedral de Los Angeles caminhe até a Union Station e visite os lugares abaixo antes de retornar ao roteiro principal.
Union Station
A estação de trens e metrôs Union Station, é conhecida por ser a última grande estação de trem dos Estados Unidos, um edifício que merece ser visitado tanto por dentro quanto por fora, e um projeto arquitetônico lindo que combina os estilos Art Deco, Revival Mission (uma releitura moderna das Missões espanholas) e claro, moderno.
Vale dar um passeio pela parte interna e fotografar a fachada que é linda. Vale também ficar de olho nos tours grátis que rolam no segundo domingo de cada mês, e no mercadinho de produtores que acontecem às quinta feiras a partir das 12:00.
El Pueblo & Olvera Street
Terminado o passeio pela Union Station basta atravessar a rua para chegar ao El Pueblo de Los Angeles, o berço da cidade de Los Angeles, um conjunto de museus e mercadinhos ao ar livre. Vale dar uma passadinha pelo entorno, ou escolher uma ou duas atrações para visitar. Algumas das melhores pedidas são:
Olvera Street: Um mercado mexicano colorido e repleto de bugigangas e lembrancinhas. A Olvera Street é um dos cantinhos mais visitados do centro de Los Angeles.
American Tropical Interpretive Center: Quem já visitou a Cidade do México e viu de perto os murais de Diego Rivera no Palácio Nacional vai curtir ver como a tradição se espalhou pelo mundo afora. O mural do American Tropical Interpretive Center é uma dura critica sobre a exploração da mão de obra Mexicana e foi pintado em 1932, o mural permaneceu anos coberto de tinta branca (YEP! As cenas pintadas alí geraram um montão de controvérsias) e foram restaurados em 2012.
Avila Adobe: A casa mais antiga de Los Angeles, construída com blocos de barro e palha. A casa de Francisco José Avila ficou nas mãos da família Avila por muitas gerações, foi usada como quartel general em 1840, e hoje funciona como um museu mobiliado com objetos da época de 1840
Sepuveda House: Uma casa Vitoriana de 1887 que combinava 2 residências com 2 unidades comerciais, a Sepuveda é uma visita pra quem curte arquitetura, já que a casa que marca a passagem de Los Angeles de cidade com tradições Mexicanas para uma cidade multicultural.
Los Angeles Plaza Park & La Placita Church: Um antigo coreto e bandeirinhas coloridas marcam o Plaza Park, uma pracinha histórica que serve de palco para vários festivais interessantes como o 5 de Maio. Alí está a Placita Church, a igreja mais antiga de LA.
Ainda nesta região estão a Pico House, construída para ser um hotel de luxo e que já apareceu em várias séries de TV, a fofíssima The Old Plaza Firehouse (a estação de bombeiros mais antiga de LA que hoje funciona como museu), e os museus Chinese American Museum, Italian American Museum e Las Plaza de Cultura e Artes
Saindo da catedral, seguiremos para o The Music Center, o caminho é uma subidinha enjoada que tem uma recompensa bem legal no final: vistas da Famosa Placa de Hollywood!
Little Tokyo
Fãs da cultura nipônica (ou amantes de comida japa) podem aproveitar o passeio por Downtown LA para dar um giro por Little Tokyo, a região que tem uma arquitetura inspirada no Japão, alguns restaurantes japas, e o Museum Japanese American National Museum
Downtown Los Angeles no mapa
Veja todas as paradas deste roteiro por Downtown Los Angeles aqui no mapa.
Como incluir o Centro de Los Angeles no seu roteiro de Los Angeles
Agora que você já sabe o que fazer no Centro de L.A. chegou a hora de pensar como incluir esse passeio no seu roteiro de Los Angeles.
DTLA é uma região que pode ser facilmente combinada com os museus do Exposition Park. Por lá há dois museus excelentes: o Museu de história Natural de L.A, que tem um borboletário sensacional e o California Science Center, casa do ônibus espacial Endeavour, além do Los Angeles Memorial Coliseum, sede dos Jogos Olímpicos de 1932 e 1984, e futuramente do Jogos Olímpicos de 2028
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM EM LOS ANGELES Veja os melhores hotéis para ficar em Los Angeles
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA : Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Roteiro Los Angeles: Descubra o melhor da cidade em 2,3,4,5,6 ou 7 dias de viagem
- Studios da Warner: O passeio pago mais sensacional de L.A.
- Letreiro de Hollywood: Melhores lugares para ver
- Aluguel de carro em Los Angeles: Todos os detalhes da para sua visita
- Los Angeles com crianças: Dicas incríveis para viagens em família
oi muito interessante blog
Fazer esse passeio num domingo é má ideia? É muito deserto?
Eu fiz num sábado e achei beeeeeeeem morto, iria num dia dia de semana.
Abraços
Mariii tive um dia a mais em LA pois minhas amigas foram embora mais cedo, fiz tudo exatamente igual e amei as dicas! Obrigada!!!
Oi Maria,
Feliz que curtiu as dicas!
Obrigada!
Beijos
Opa! Ainda não tinha lido esse. Muito bom! Ansioooooosa. Chega looooogo, viagem! ;). Beijos
Alê, foca neste pedaço da cidade porque tá suuuuuuuper legal!
E que venha a IPW!
Beijos
Guria do céuuuuuuuuuuuuuuuu que roteiro é este? Eu fiquei babando em tudo, eu já tinha visto um visto gringo sobre o centro e tinha me apaixonado. Agora lendo teu poste eu tô muito ansiosa para chegar logo minha viagem. Eu queria a tua opinião.. eu pensei em ir em domingo pois acho que deve ser mais fácil de estacionar, massssssssssss tenho medo das coisas fecharem no domingo. Tu tens ideia se domingo é uma boa ideia? MUITO OBRIGADA.
Oi Leila,
Que delícia de comentário! Obrigada pelo carinho.
O centro fica meio morto aos finais de semana, eu faria este passeio de dia de semana!
Beijos
Nossa,que doido esse prédio da Disney Concert Hall! Eu ainda não conheço LA, mas está na lista! 😀
Bonito né Deise?! Eu fiquei com muita vontade de assistir algo lá.
Abraços