Dica de restaurante em Berna: conheça o Casa Novo
O nome é português, os donos são Espanhóis e a culinária é Suíça. Conheça o Casa Novo, um restaurante delicioso em Berna, com vistas maravilhosas e uma comida que vai ficar na sua memória.
Localizado no centrinho antigo de Berna, bem pertinho do Bear Park e de frente para o rio, o Casa Novo é um restaurante tradicional Suíço fundado por uma simpática família de Suíço-Espanhóis. Chique sem ser esnobe, a casa agrega a hospitalidade espanhola e o nível de serviços Suíços.
Atualmente (2024) o restaurante pertence ao chef-proprietário Dirk Wagner, que ao assumir o restaurante, a culinária adquiriu um sabor mais internacional, mas ainda manteve uma influência mediterrânea.
Adega caprichada e um menu que me encantou desde a primeira mordida. Uma experiência muito bacana para quem quer comer bem na simpática capital Suíça.
A experiência: O que provamos
Visitei o Casa Novo à convite do escritório de Turismo de Berna, e acompanhada da simpática Nicole que me ajudou a soletrar e escrever o nome de cada um desses pratos que provei. O menu foi escolhido por eles, e eu adorei a surpresa e cada momento da experiência, todos os pratos estavam deliciosos e bem apresentados. Foi um tour super interessante e sofisticado pela gastronomia Suíça.
Nosso almoço começou com uma sopa de vinho branco maravilhosa chamada “Soledurner Wysüppli” esse é um prato típico do cantão Solothurn. A sopa, cujos principais ingredientes são cenoura e alho poró era muito cremosa e tinha um gosto delicioso e bem acentuado de vinho branco.
Uma sopa bem diferente das que estamos acostumados no Brasil, e ideal para dias mais friozinhos. Adorei.
O segundo prato “Züri-Gschnätzlets mit Berner Rösti” era um picadinho de carne no estilo de Zurich acompanhado de vegetais típicos da região de Seetal e a tradicional batata Rosti de Berna. O picadinho estava divino, carne macia, bem temperadinha e derretendo na boca. A batata Rosti foi a melhor da viagem e estava crocante por fora e macia por dentro. Uma delícia!
E pra fechar a combinação, adorei os vegetais, cozidos no ponto nem mole e nem duros e hiper bem temperados. Dá água na boca só de lembrar.
E para fechar com chave de ouro um paifait de castanhas e canela com sorbet de ameixas “Feinstes Maroniparfait”. Os Suíços adoram castanhas, e como estávamos na estação tive a chance de provar várias iguarias diferentes. O prato veio com uma apresentação linda e acompanhados de pequenos suspiros (que coisa deliciosa!)
Como funciona o restaurante
O Casa Novo possui menu a la carte e menu degustação de 3, 4 ou 5 pratos.
O menu do almoço é reduzido e das 17h às 19h são servidas tapas. A carta de vinhos é excelente e o restaurante está indicado no Guia Michelin.
A receptividade do Senhor Novo
Durante o almoço o senhor Novo e seu filho circulavam pelas mesas batendo papo e cumprimentando cada um dos clientes. Ao descobrir que eu era Brasileira e falava espanhol, ele arriscou algumas palavras com um sotaque lusitano fofíssimo e em seguida trocou para o Espanhol, sua língua nativa para me explicar sobre os pratos, o restaurante e a adega recém inaugurada que fiquei morrendo de vontade de visitar. A Adega é mais descontraída (e mais barata que o restaurante) e serve autênticas tapas espanholas. Hummm.
O Senhor Novo também contou que durante o verão a Casa Novo funciona com um pátio ao ar livre delicioso e de frente para o rio. Deve ser hiper agradável.
Atualização em 2024: o restaurante tem quatro ambientes diferentes para fazer refeições. O restaurante em si, um terraço à beira do Rio Aare, o recanto paradisíaco e a adega de vinhos. Recomendamos que faça reserva pelo site.
Como chegar
- Endereço: Läuferplatz 6
- Localização no Google Maps:
E aí, curtiu a dica? Alguém aí já visitou o Casa Novo e quer contar pra gente o que achou?
Veja também:
- Roteiro de 11 dias na Suíça
- Roteiro de meio dia em Lucerna
- Roteiro de 1 dia em Berna
- Ticino: Os Castelos de Bellinzona
- O que ver e fazer em Lugano
- Degustação de chocolates na Laderach em Vevey
- Jungfrau: Um passeio pelos Alpes Suíços
- Guia prático de Gruyeres
- Vale a pena dormir em Interlaken
- O que fazer em Lauterbrunnen
- Genebra: Tudo que eu queria saber antes de viajar
Dicas de hotel na Suíça:
- Lugano: Como é se hospedar no Villa Castagnola
- Berna: Como é se hospedar no Hotel Alpenblick
- Genebra: Como é se hospedar no Mandarin Oriental de Genebra
- Zermatt: Como é se hospedar no hotel Unique Post
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!