Como é a degustação de chocolates na Läderach em Vevey na Suíça

Quando penso na Suíça, uma das primeiras coisas que me vem à cabeça é os seus chocolates deliciosos. Então, uma degustação de chocolates bem caprichada era um item indispensável no meu roteiro de 11 dias na Suíça.

Nesse post dividirei com vocês todos os detalhes da minha degustação de chocolates na Läderach, em Vevey. Eles possuem uma loja conceito e cozinha experimental em Vevey, e já adianto que foi uma experiência gastronômica deliciosa.

Degustação de chocolates
Loja da Läderach em Vevey

Como é a degustação de chocolates na suíça

A loja da Läderach em Vevey é uma loja de chocolates bem diferente. Além de ser uma loja de chocolates convencional, ela também funciona como uma cozinha experimental super moderna, onde o chef chocolatier Blaise Poyet cria combinações de chocolates super diferentes e originais; e ministra cursos de degustação e produção de chocolates artesanais.

Com sorriso brincalhão e um inglês afrancesado o Chef Poyet me deu uma excelente aula sobre os diferentes tipos de cacau, de colheita, de fermentação, secagem e limpeza dos grãos. Ele me explicou como os grãos vindos de diversos cantos do mundo são misturados em proporções exatas para criar um chocolate de aparência linda e gosto sempre uniforme.

degustação de chocolates na Läderach em Vevey na suiça
Chef chocolatier Blaise Poyet

Durante a degustação, o chef Poyet nos explicou que o chocolate com aquele gosto sempre igual é algo sem graça, e que para ele o verdadeiro chocolate artesanal ou “chocolate vintage” ,como ele gosta de chamar, tem porcentagens de cacau cuidadosamente misturadas pelo chef chocolatier, criando assim algo único e super diferente.

Para exemplificar, degustamos 5 chocolates diferentes:

  • Chocolate noir com 52% de cacau
  • Chocolate ao leite: segundo sua explicação leva leite em pó em sua composição.
  • 3 chocolates vintage diferentes: explico com detalhes cada um deles em Degustação de chocolates Vintage

Os dois primeiros chocolates (muito bons por sinal) são a linha de chocolates tradicionais da Läderach que combinam cacaus vindos de vários cantos do mundo.

Antes de provarmos os chocolates vintage, o Chef brincou “o chocolate vintage não deve ser comido, e sim degustado, cada barrinha combina uma variedade de aromas bem diferentes, que merecem ser sentidos com calma”.

Degustação de chocolates
Chocolate tradicional, uma combinação de vários tipos de cacau

O jeito correto de degustar chocolates

O primeiro passo é analisar a cor do chocolate: deve ser escuro e brilhante. Manchas amareladas indicam que ele foi misturado com algum tipo de gordura indevida, e manchas esbranquiçadas indicam que ele não foi armazenado de forma correta (a temperatura ideal para estocar chocolate é 20 graus Celsius).

Em seguida, nós devemos esfregar suavemente o chocolate, entre as mãos, para sentir a textura e liberar os aromas. As mãos ficaram sujas e com um aroma delicioso de chocolate. Já o terceiro passo é cheirar o chocolate, que assim como o vinho, o cacau pode liberar diversos aromas, que variam de acordo com a procedência.

Degustação de chocolates na Läderach na suíça
Chocolate vintage que degustei durante a aula

E finalmente para degustar é necessário fazer um pequeno passo-a-passo:

  • o chocolate deve ser colocado na pontinha da língua
  • Agora devemos esvaziar o pulmão e tapar o nariz por dez segundos: ao inspirar é que sentimos os aromas do chocolate.
  • Antes de engolir, é importante deixar o chocolate na língua por pelo menos 1 minuto.

Por último ele me explicou que diferente dos sommeliers, um chefe chocolatier só prova 1 chocolate por dia. Chocolate é gordura e os sabores se misturam.

Degustação de chocolates vintage na Läderach

Provei três chocolates diferentes, o primeiro com grãos vindos da América Central e 60% de cacau. O cacau das Américas é mais ácido que o cacau da África e da Ásia.

Em seguida provei um chocolate com cacau Africano (se não me engano, vindo da Costa do Marfim) com 65% de cacau. Esse chocolate tem o nível de acidez mais balanceado, e o toque marcante dele é uma arranhada bem sutil na garganta.

Por fim provei um chocolate com cacau indonésio com 60% de cacau. Graças ao solo vulcânico e as queimadas constantes, o cacau da Indonésia tem um gostinho levemente defumado.

Sou uma chocólatra e adorei aprender as sutilezas sobre os grãos e acordar para os aromas do chocolate. Eu nunca imaginei a ciência por trás de cada barrinha que eu amo devorar.

Leia também: Swiss Travel Pass vale a pena?

As criações do Chef Blaise Poyet

O Chef Poyet me explicou que depois de entender as características e sabores de cada tipo de cacau vindo de diferentes partes do mundo, é possível brincar com essas variedades e criar sabores inusitados e com a “cara” de cada país.

Comecei minha viagem pelo mundo do chocolate provando um chocolate com notas tailandesas. O Chef Poyet já foi várias vezes para lá e ama a sopa Tom Yum, assim ele criou um chocolate com todos os temperos da sopa (exceto molho de peixe e molho de ostra, brincou ele).

O chocolate tem um gostinho delicioso de capim limão e decoração inspirada nos templos dourados tailandeses “uma face dourada simboliza o rei, e as três outras faces sem decoração simbolizam os caminhos de Buda”.

Amei os sabores e me encantei pela história.

como é uma degustação de chocolates na suíça
Poyet me explicando a história de cada quadradinho de chocolate

Nossa próxima parada foram os chocolates inspirados nos sabores chineses, provei um chocolate com uma combinação de gengibre com chá de jasmim que eu achei fantástica. O bombom chinês também é decorado com motivos dourados.

Dalí demos uma passadinha no Japão para provar um chocolate com notas cítricas e um sabor que me lembrou muito nossa laranja pera. Adoro chocolate com laranja, então comi feliz!

Do Japão fomos para o Marrocos, minha parada preferida. O chocolate tinha um gosto delicioso de chazinho de hortelã, notas crocantes e era decorado com cores vibrantes.

Degustação de chocolates na suíça
Chocolate do Marrocos, meu preferido

Para a Suíça, o Chef Poyet tem duas versões: um praliné aveludado e cremoso, com notas de avelã e pequenos pontinhos crocantes, um leve toque de caramelo (o gosto lembra Nutella, só que melhor). E uma outra versão bem doce e caramelizada (segundo o Chef esse é o preferido dos Americanos, mas para mim foi açúcar demais)

A volta ao mundo continuou com mais duas ou três paradas que não meu lembro bem (desculpem, foi muito chocolate). Tudo que sei é que fiquei encantada com os chocolates que provei e com tudo o que aprendi, as histórias que escutei e a nova forma de provar e experienciar chocolate.

Me despedi do Chef Poyet feliz com a experiência e ansiosa para compartilhar com vocês. Foi muito especial.

E claro que levei uma das caixinhas com as criações do Chef Poyet — à venda apenas na Läderach de Vevey —para dar para o Gu de presente, dessa vez ele ganhará um chocolate repleto de histórias que terei prazer em compartilhar.

E pra fechar o dia, tirei uma selfie com o Chef Blaise Poyet

passeios imperdiveis na suiça

Experiências na Läderach de Vevey

Para quem curte chocolate e tem vontade de aprender mais, a Läderach de Vevey oferece uma série de cursos, workshops e até aulas de culinária. Os cursos podem ser feitos em inglês ou Francês e devem ser reservados com antecedência. Eu adorei a experiência e recomendo muito!

Degustação de chocolates - Suíça
Degustação de chocolates

Tipos de experiência oferecidas na Läderach em Vevey na Suíça

  • Museu do chocolate + Atelier (45 min): visita ao museu + degustação de chocolate + fonte de chocolate com quatro deliciosos tipos de chocolate + Crie 150g de chocolate à sua escolha (branco, preto, leite) no Walk-In Atelier. Valor: CHF 20 (não tem desconto para crianças – idade mínima: 2 anos)
  • Visita guiada à fábrica + Atelier (90 min): Visita guiada à fábrica em inglês + visita guiada ao Museu do Chocolate + fonte de chocolate com quatro deliciosos tipos de chocolate + Degustação de um pedaço de chocolate fresco e “Signature Drink” + Visita à sala master + decoração do seu próprio chocolate no Walk-In Atelier (valor de CHF 20 pagos à parte). Valor: CHF 50 (não tem desconto para crianças – idade mínima: 8 anos).
  • Tour na fábrica com mágico (120 minutos): o caminho do grão ao chocolate líquido – realizado por truques surpreendentes de Kevin, o Mágico + Visita guiada à fábrica em inglês + visita guiada ao Museu do Chocolate + fonte de chocolate com quatro deliciosos tipos de chocolate + Degustação de um pedaço de chocolate fresco e “Signature Drink” + Visita à sala master + decoração do seu próprio chocolate no Walk-In Atelier (valor de CHF 20 pagos à parte). Valor: CHF 70 (não tem desconto para crianças – idade mínima: 8 anos).
  • Cursos de chocolates para todos (120 minutos): O curso de chocolate ideal para jovens e idosos. Nele você irá aprender como os chocolates são feitos na Läderach e poderá fazer e moldar seus próprios chocolates. Além disso está incluída a visita ao museu, os quatro deliciosos tipos de chocolate na fonte e uma degustação de chocolate fresco e bebidas finas. Valor: CHF 60 (não tem desconto para crianças – idade mínima: 8 anos).
  • Passeio no Atelier (60 minutos): criar e confeitar seu próprio chocolate, escolhendo formatos, ingredientes e decoração. Valor: CHF 20 com direito a 150g de chocolate (não tem desconto para crianças).
  • Museu do chocolate (30 minutos): visita ao museu + degustação de chocolate + fonte de chocolate com quatro deliciosos tipos de chocolate. Valor: CHF 5 (não tem desconto para crianças).

O Passeio no Atelier (60 minutos) e o Museu do chocolate (30 minutos) não precisam ser reservados. Todos as outras experiência precisam de reserva prévia pelo site oficial Läderach.

E ainda que você não tenha tempo de fazer o curso ou participar de alguma das experiências oferecidas, a loja da Läderach de Vevey é especial e merece a visita.

Degustação de chocolates
Trufas de chocolate na Laderah de Vevey

Como chegar na Läderach em Vevey

Vevey é conhecida mundialmente por ser a sede da Nestlé e do museu Alimentarium (o único museu Suíço dedicado à nutrição). A cidade fica entre Montreux e Lausanne, tem um centro histórico bem bonitinho e vistas lindas do Lago Leman.

A Läderach fica no centro histórico, bem pertinho da estação de trem.

Endereço: Rue de Theatre 8
Veja no Google Maps.

A Mari participou da degustação de chocolates à convite da #MontreuxRiviera.

E aí, curtiu nossa experiência de Degustação de chocolates na Läderach? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!

Veja também:

Roteiros pela Suíça:

Guias de viagem pelas cidades Suíças:

Nossos passeios preferidos

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *