Colônia Del Sacramento: o que fazer na cidade do Uruguai
Preparado para se encantar por Colônia Del Sacramento? A cidade história do Uruguai, e colada na Argentina, é considerada Patrimônio Cultural da Humanidade e vai você se apaixonar por lá!
Com ruas de pedras, construções antigas e muitas flores, Colônia Del Sacramento é um bate e volta perfeito para quem está em Buenos Aires e Montevidéu ou, para quem tem mais tempo, um fim de semana regado de charme e boa gastronomia.
Neste post, você vai encontrar tudo o que você precisa saber para planejar a sua visita em Colônia Del Sacramento! Vamos nessa?
- Onde fica Colônia Del Sacramento?
- Como chegar em Colônia Del Sacramento?
- O que fazer em Colônia Del Sacramento
- Vale a pena passar uma noite em Colônia Del Sacramento?
- Onde ficar em Colônia Del Sacramento?
Onde fica Colônia Del Sacramento?
Colônia Del Sacramento é uma cidade histórica do Uruguai, distante 180 km de Montevidéu. Ela é considerada a única cidade portuguesa do país, pois foi fundada por um navegante português em 1960 – e foi disputada por Portugal e Espanha até 1825, até a independência do Uruguai.
Graças a influência portuguesa e espanhola a arquitetura de Colônia Del Sacramento é bem diferente do resto do Uruguai. Há quem adore comparar Colônia com a nossa Paraty, no Rio de Janeiro. Confesso que existem algumas semelhanças no charme das duas cidades, mas é preciso conhecer as duas e tirar suas próprias conclusões!
Como chegar em Colônia Del Sacramento?
Colônia del Sacramento é fácil chegar a partir de Montevidéu ou de Buenos Aires. Aí vão boas opções tanto para quem quer fazer o passeio de forma independente, quanto para quem quer contratar um tour.
Como chegar em Colônia de Montevidéu
Para quem já está em solo do Uruguai, a melhor forma de chegar a cidade é de carro, ônibus ou contratando um tour.
Minha recomendação é esse passeio guiado em português, que dura cerca de 9 horas e inclui paradas nos principais pontos turísticos de Colônia. O tour é super bem avaliado e tem um bom custo x benefício.
Veja preços e detalhes do tour
Topa alugar um carro?
A CNH Brasileira é válida no Uruguai e quem está acostumado a dirigir nas cidades brasileiras vai tirar de letra. São cerca de 180 km fáceis de dirigir. Em pouco mais de duas horas você chegará ao seu destino e, quem sabe, poderá aproveitar tudo com mais calma e até dormir uma noite por lá.
Para o aluguel de carro, nossa dica é a Rentcars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e ainda permite o parcelamento em reais (dá para pagar em até 10x sem juros) e sem Iof.
Se o budget for menor, também dá para ir de ônibus de linha.
Como chegar em Colônia de Buenos Aires
Para quem está em Buenos Aires, na Argentina, também vale o bate e volta até Colônia. O destino fica a uma hora de Buenos Aires de Ferry e com certeza vale o passeio!
As balsas são super confortáveis, tem banheiros, pequenas lojinhas de salgadinhos e até duty free. É possível ficar em um assento no interior da balsa ou do lado de fora, curtindo o visual.
O trajeto de ida e volta custa cerca de R$300, e você pode comprar seu Ferry online (com cancelamento gratuito).
O que fazer em Colônia Del Sacramento
A cidade tem um ar romântico indescritível. Com suas ruas de pedras e flores por todos os lados, é impossível não querer fotografar cada cantinho de Colônia. Lá, você vai encontrar muitas lojas de artesanatos, restaurantes, cafés e bares – perfeitos para curtir um pôr do sol encantador. Veja aqui as melhores atrações de Colônia Del Sacramento
- Portón de Campo
- Centro histórico de Colônia
- Rua dos Suspiros
- Farol na Plaza Mayor
- Basílica del Santísimo Sacramento
- Pôr do sol no Puerto de Yates
- Bastión de Santa Rita
- Plaza de Toros
- Praias de Colônia no Uruguai
- Museus de Colônia Del Sacramento
Portón de Campo
Esse é o portal que dá acesso ao centro histórico de Colônia Del Sacramento e já é um atrativo por si só. A muralha protegia a cidade no passado e hoje é considerada o cartão postal de Colônia. O portão foi construído em 1745 e até hoje tem suas muralhas de pedra e uma ponte em madeira suspensa – digna de uma bela foto!
Centro histórico
Pronto, adentrando o Portón de Campo você estará no centro histórico e a principal atração de Colônia Del Sacramento. Por influência de ambos países colonizadores, a arquitetura das construções é um charme à parte que merece um passeio com calma pelas ruas de pedras.
No centro histórico, você vai encontrar bares, cafés e algumas pousadinhas – e, claro, muito espaço ao ar livre com áreas gramadas perfeitas para sentar e curtir uma taça de vinho ou até fazer um piquenique com crianças.
É ali também que fica a Plaza Mayor, onde está o Farol, a Calle dos Suspiros e a Basílica del Santísimo Sacramento, na já Plaza das Armas. Vale lembrar que aqui não entram carros, então prepare-se para caminhar e admirar cada segundo do passeio!
Rua dos Suspiros
No centro histórico de Colônia Del Sacramento, a rua mais famosa é a Calle dos Suspiros, ou em tradução, Rua dos Suspiros.
São diversas lendas que cercam a rua – das mais trágicas às românticas. A mais famosa é que ali ficavam as casas de prostituição. No século XVII, os marinheiros passavam pela rua antes de embarcarem em suas viagens. Então os suspiros eram ouvidos por todos – tanto das moças durante os ‘trabalhos’, quanto dos homens que por ali passavam e suspiravam por elas.
A versão mais trágica da lenda conta que por essa rua passavam os condenados à morte e, então, ali davam o seu último suspiro de vida.
Não se sabe o que é certo, mas o fato é que a ruela toda de pedra vale a pena conhecer e suspirar por ela, que é linda e tem muito das construções portuguesa!
Farol na Plaza Mayor
O Farol localizado na Plaza Mayor fica cercado pelas Ruínas do Convento de São Francisco. O convento foi construído em 1694, mas apenas 10 anos depois ele foi destruído por um incêndio. O Farol, no entanto, veio bem depois: documentos datam que o início de sua construção foi em 1845.
Com 34 metros de altura e mais de 110 degraus, para subir no farol é preciso desembolsar um valor simbólico, mas vale a pena para ter uma vista do alto de toda Colônia Del Sacramento. Quase no anoitecer, dizem que é possível até mesmo avistar Buenos Aires e suas luzes.
Basílica del Santísimo Sacramento
A igreja é considerada a mais antiga do Uruguai e fica na Plaza das Armas, próxima ao Farol. Construída em 1680, ela já foi destruída e reformada algumas vezes. E, em 1957, ela passou por uma grande restauração, mas sua fachada de arquitetura simples foi preservada. A entrada é gratuita.
Pôr do sol no Puerto de Yates
O píer de Colônia Del Sacramento, o Puerto de Yates, é para pequenas embarcações, mas vale a pena escolher entre algum dos restaurantes ou bares ao seu redor e curtir o pôr do sol no Rio da Prata. Foi um dos mais bonitos que já vi na vida!
Bastión de Santa Rita
Outra opção para curtir o pôr do sol é o Bastión de Santa Rita, que era a fortaleza da cidade. Ali também há algumas opções de bares, atravessando a rua, para pedir um drink enquanto aprecia a paisagem.
A fortaleza foi construída em 1745 e fazia parte da muralha que defendia a cidade, logo ao lado do portão que dá acesso ao centro histórico.
Plaza de Toros
Todas as atrações até aqui ficam no centro histórico de Colônia Del Sacramento e são possíveis de conhecer caminhando de uma para outra.
A Plaza de Toros, no entanto, fica a 5,4 km dali, mas vale conhecer também – se você estiver fazendo um city tour com certeza haverá a parada. Eu, que fiz um bate e volta de Buenos Aires, tive um passeio incluído no ferry e aqui foi a primeira parada. Você também pode chegar até lá de táxi, bicicleta ou ônibus.
A Plaza de Toros foi criada em 1909 para receber touradas, mas logo elas foram proibidas e o local deixou de ser usado. Ela passou mais de um século abandonada e, em 2021, foi restaurada e transformada em centro cultural para eventos musicais ou esportivos.
Praias de Colônia
Caso a sua viagem seja no verão, de dezembro a março, vale conhecer também as praias de Colônia Del Sacramento, que ficam fora do centro histórico. As mais próximas e também conhecidas são a Playa el Alamo e a Playa La Oreja De Negro.
Museus de Colônia Del Sacramento
Tem mais tempo em Colônia? Então vale visitar algum de seus museus. O mais conhecido é, com certeza, o Museu do Azulejo, que possui mais de 3 mil peças em seu acervo. Localizado em uma casa portuguesa, ele abriga peças decorativas em cerâmica vindas, principalmente, da França.
Outra opção de museu é o Museu Nacional, que fica no centro histórico, próximo ao Farol. Ali, será possível admirar itens da cultura indígena uruguaia, além de objetos históricos que contam a história do país.
Além dos dois museus citados acima, Colônia ainda conta com o Museu Espanhol, o Português, o de Arquivo Histórico Regional, o Indígena, o do Humor e o Paleontológico. Para visitar todos, é possível comprar um único ingresso no Museu Nacional de valor simbólico (cerca de dois dólares).
Vale a pena passar uma noite em Colônia Del Sacramento?
Dá para conhecer a cidade inteira e seus principais pontos turísticos em um bate e volta. Então, se o seu roteiro é apertado, vale a pena visitar Colônia Del Sacramento em apenas um dia e conhecer de tudo um pouco.
Mas, se o tempo for mais flexível, poder passar ao menos uma noite por lá deve fazer diferença para conseguir encaixar um jantar mais longo e um café da manhã caprichado no centrinho. Eu fiz um bate a volta de Buenos Aires, achei suficiente, me apaixonei e deixou um gostinho de quero mais!
Onde ficar em Colônia Del Sacramento?
Tem mais tempo e topa passar pelo menos uma noite em Colônia Del Sacramento? Demais! Por lá não faltam boas opções de hotéis e pousadas que completam o charme do destino e se encaixam em diferentes bolsos.
Na categoria de hotéis caprichados, o Sheraton Colonia Golf & Spa Resort fica à beira-mar e garante todo o conforto que a rede proporciona em qualquer destino; o Las Liebres Restaurant & Hotel também considerado cinco estrelas e fica localizado em um terreno todo arborizado; já o Radisson Colonia Del Sacramento Hotel fica bem próximo ao centro histórico e é uma boa opção para quem quer estar colado na parte turística de Colônia.
Mas, também não faltam opções com bom custo benefício por lá próximo ao centro histórico. A Posada Boutique Las Terrazas fica a apenas 100 metros do centrinho, possui piscina e é toda decorada com pedras rústicas; A Don Antonio Posada também está bem localizada e tem um estilo colonial muito bacana; e Posada Plaza Mayor fica dentro do centro histórico com vista panorâmica para a praça principal.
Por fim, também dá para encontrar opções bem econômicas em Colônia Del Sacramento, como o Taurinas que é um apartamento pequeno, mas bem equipado (inclusive com cozinha); Fincas del Real também oferece opções de casas de temporadas e conta com um jardim extenso em seu terreno (e é pet-friendly); já o Terraza Sacramento – Atardecer en el Barrio Historico é uma baita opção econômica e à beira-mar.
Seguro viagem para Uruguai
Ainda que não seja obrigatório para viajar para o Uruguai, o seguro viagem é indispensável em qualquer destino. Um bom seguro cobre eventualidades médicas, cancelamento de voo, bagagem extraviada e custa menos de R$10 por dia de viagem!
Para o encontrar o melhor seguro viagem para a sua viagem, uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a identificar o melhor custo x benefício para a sua viagem.
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Chip para celular
Outra boa dia para quem está planejando uma viagem para Colônia Del Sacramento é contratar um chip de celular antes mesmo de sair do Brasil – e assim ficar conectado 100% do tempo!
Estar com internet no celular não serve apenas para falar com os familiares ou checar redes sociais, pelo contrário. É muito útil ter um mapa disponível e online durante qualquer passeio para evitar perrengues e até buscar informações durante o rolê.
Nossa dica é “O Meu Chip” que oferece preços em conta e funciona muito bem!
Veja todas as possibilidades de planos aqui!
E aí, gostou das nossas dicas do que fazer em Colônia Del Sacramento? Ficou com alguma dúvida ou tem uma sugestão? É só deixar nos comentários!
Veja também:
- O que fazer em Buenos Aires: +25 atrações imperdíveis
- Roteiro gastronômico em Mendoza
- Patagônia com crianças
- Patagônia Argentina & Chilena
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso Instagram!