Roteiro de 1 dia em Toledo na Espanha: 10 lugares incríveis
Saiba o que fazer em Toledo na Espanha, um roteiro caprichado de 1 dia passando pelos principais pontos turísticos da cidade, como chegar e dicas para incluir esse lugar mega charmoso no seu roteiro, afinal é um bate e volta perfeito e super rápido para quem sai de Madri.
Você vai conhecer as ruas charmosas de Toledo descobrindo pequenos segredos, vistas caprichadas e vários cantinhos que rendem fotos lindas. Toledo vai te surpreender com uma história riquíssima, muita cultura, arte e lugares maravilhosos. Vamos nessa?

O que fazer em Toledo: Roteiro de 1 dia
Toledo era uma terra pacífica que abrigava em harmonia judeus, católicos e muçulmanos. Mesmo que tenha sido conquistada pelos reis católicos um tempo depois, a cidade ainda carrega muitos traços arquitetônicos de seu passado multi-religioso. Percorrendo as ruas de pedra do centro de Toledo, descobriremos uma antiga mesquita convertida em igreja, sinagogas e, claro, muitas igrejas católicas, incluindo o mosteiro de São João dos Reis e a lindíssima catedral de Toledo.
Além de história e religião, Toledo é conhecida por ter sido casa do artista El Greco que, apesar de ter nascido na Grécia, é considerado um dos grandes nomes da arte espanhola. Foi em Toledo que El Greco iniciou sua carreira de pintor retratista e conquistou fama. Hoje, há obras de El Greco em vários museus pelo mundo afora, incluindo o Museu do Prado em Madri, e durante a sua visita na cidade, você terá a chance de ver algumas obras originais.
Nosso roteiro de 1 dia em Toledo combina os 10 principais pontos turísticos da cidade e várias dicas extras para quem quiser estender o passeio e descobrir mais cantinhos incríveis da região espanhola.
Nesse post, você vai encontrar:
- Roteiro de 1 dia em Toledo
- Roteiro de Toledo no mapa
- Como chegar em Toledo na Espanha
- Como incluir Toledo no seu roteiro da Espanha
- Seguro viagem
Roteiro de 1 dia em Toledo
Toledo é uma cidade linda, com vistas espetaculares e muita coisa bonita para conhecer, mas antes de começar o roteiro de fato, tem uma dica essencial para você economizar quando for turistar em Toledo na Espanha.
Pulseira turística de Toledo: Dica para economizar na cidade
Muitas das atrações que visitaremos neste roteiro de Toledo fazem parte da Pulseira Turística, um ingresso que custa 14 euros e inclui 7 passeios diferentes. É bem mais barato comprar a pulseira do que os passeios separadamente.
Compre a Pulseira turística online
Você já pode comprar a pulseira turística online e receber todas as entradas no email ou comprar em qualquer um dos 7 pontos turísticos incluídos no pacote, sendo eles: Mesquita Cristo de la Luz, igreja dos Jesuítas, Igreja de San Tomé, Igreja do Salvador, sinagoga Santa Maria La Blanca, Monastério San Juan de Los Reyes e o Colégio Real das Donzelas Nobres.
Tem também uma Excursão guiada a pé por Toledo que é ótimo e tem um baita custo x benefício. Ele inclui a pulseira turística e visita guiada em inglês e espanhol a três dos monumentos. O tour custa 19 euros por pessoa, dura 1 hora e meia e dá um contexto histórico bem legal de Toledo e das obras de El Greco, bem completo.
E já que estamos falando de muita informação, tem ainda a opção de um Tour guiado em Português para você não se perder no meio das explicações valiosas em outra língua. É um belo passeio pela fachada dos monumentos e conta com um guia atencioso que passa explica tim tim por tim tim sobre a cidade. Depois do tour, você pode escolher livremente qual atração gostaria de conhecer por dentro no seu tempo.
Resumo dos pontos turísticos de Toledo
Aqui vai um resumo de todos os pontos turísticos desse roteiro de 1 dia em Toledo na Espanha:
- Puerta Bisagra
- Mesquita Cristo de la Luz
- Alcázar de Toledo
- Plaza Mayor
- Catedral de Toledo
- Igreja dos Jesuitas
- Igreja de São Tomé
- Sinagoga Santa Maria La Blanca
- Sinagoga del Transito
- Mosteiro de São João dos Reis
- Ponte de San Martin
- Mirador del Valle
Puerta Bisagra
Começaremos nosso passeio pela Puerta de Bisagra. É fácil reconhecê-la, pois ela tem duas torres circulares ligadas à um portal, super imponente.
Esse portal tem origem medieval, mas foi readaptado por Alonso de Covarrubias no século XVI; ela fica bem próxima ao ponto de desembarque de quem chega a Toledo de ônibus.

Quem curte mapas impressos pode parar no escritório de Turismo de Toledo para descolar um mapinha grátis.
- Endereço Escritório de Turismo: P.º Merchán, S/N, 45003 Toledo, Spain
Além disso, para os curiosos de plantão, deixo a primeira dica fora do roteiro: o Circo Romano, formado por ruínas de um antigo estádio romano que fica do lado oposto ao portal a apenas 6 minutos de caminhada. Uma parada rápida e interessante.
Tá vindo de Madri de trem?
Comece o passeio cruzando a Ponte de Alcântara, que tem vistas bem bonitas da cidade, e siga direto para a Ermita Cristo de la Luz, que é a nossa próxima parada, dessa forma, você caminhará um bocado a menos. Não deixe de reparar no edifício da estação de trem. É lindo!
Mesquita Cristo de La Luz
A próxima parada é a Ermita Cristo de La Luz, também conhecida como Mesquita Cristo de la Luz, o monumento mais antigo de Toledo.
O nome já descreve um pouco da trajetória do lugar que, ao longo dos séculos, já foi mesquita e igreja. É só reparar na arquitetura local para perceber que os arcos árabes estão espalhados por todos os cantos. O interior é uma miniatura da grande mesquita de Córdoba, com elementos cristãos incorporados após a reconquista, incluindo um afresco bem interessante.

Repare que na calçada, bem em frente da mesquita, há um único paralelepípedo branco. Este paralelepípedo marca o local onde – de acordo com a lenda – o cavalo do Rei Afonso VI se ajoelhou e se recusou a seguir em frente. Encarando isso como um sinal divino, o rei entrou na mesquita, viu um brilho saindo de uma das paredes e ordenou que ela fosse escavada. Atrás dessa parede havia um crucifixo com uma lamparina acesa.
Para que a história não fosse esquecida, o rei gravou seu escudo durante a primeira missa que aconteceu no local. Assim, tanto o crucifixo, quanto o escudo gravado pelo Rei estão hoje expostos no Museu de Santa Cruz.
De volta à mesquita, ela é a única sobrevivente de um grupo de dez mesquitas que existiam na cidade. Ela foi, inclusive, recém restaurada e se transformou em um museu de arte islâmico, o acabamento ficou lindo e o passeio está ainda mais bonito. Destaque para a parte interior com um lindo encaracolado árabe e um teto maravilhoso.
Planeje sua visita
- Entrada: 4 euros, jovens de 11 a 16 anos e estudantes pagam 3 euros | Incluso na pulseira turística
- Horários de Funcionamento:
- de 16 de outubro a 28 de fevereiro aberto de segunda a domingo das 10h00 às 17h45.
- de 01 de março a 15 de outubro aberto de segunda a domingo das 10h00 às 18h45.
O Alcázar de Toledo
Depois seguimos para o Alcázar, ou castelo de Toledo como é chamado, onde funciona um Museu do Exército, uma biblioteca, café e restaurante e ainda exposições temporárias, ele fica no ponto mais alto da cidade e é muito bonito.
O Alcázar de Toledo teve uma participação importante no início da guerra civil espanhola, quando foi tomado pelos nacionalistas. Muito danificado durante os conflitos, ele passou por uma reforma completa antes de ser transformado em museu.
Ainda que você não queira entrar, vale subir até o edifício para contemplar a arquitetura linda e as vistas caprichadas de Toledo.
Planeje sua visita
- Entrada: 5 euros, apenas a exposição permanente, o restante é gratuito. Menores de 18 anos não pagam | Incluso na pulseira turística. Às quartas a entrada é gratuita.
- Horários de Funcionamento: das 10h00 às 17h, mas a última entrada é até as 16h30. Fechado as segundas-feiras.
Plaza de Zodocover
Saindo do Alcázar, caminhe até a Plaza de Zodocover, a principal praça da cidade, onde na época de domínio muçulmano ocorria o mercado de animais: porcos, burros e cavalos eram comercializados por lá. Na época da inquisição, a praça passou a ser palco dos autos da fé e após um grande incêndio, que destruiu boa parte do local, ela foi reconstruída e ganhou a aparência atual.
Sob a torre amarelada do sino, há um arco vistoso chamado Arco de la Sangre, passe por dentro dele para ver a estátua de bronze de Miguel de Cervantes em traje pomposo com direito a colarinho.
Aproveite também para experimentar a iguaria da cidade, o Mazapán de Toledo, uma espécie de marzipã vendida em várias lojinhas da praça.
Catedral de Toledo
Depois de passear pela praça, chegou a hora de visitarmos a incrível Catedral de Toledo – apelido carinhoso para a Catedral Primada Santa María de Toledo – uma catedral gótica do século XIII recheada de capelas vistosas e obras de artistas consagrados.
A catedral tem uma história interessante e, assim como muitas igrejas de Toledo, foi construída sobre antigas mesquitas. Ela tem uma fenda no teto que proporciona uma iluminação especial ao seu altar, conhecido como “el transparente”, e uma linda sacristia que foi convertida em museu com um afresco de Lucas Jordán e obras originais de El Greco, Caravaggio, Ticiano, Van Dick, Orrente, Tristán, Goya, Morales e José Ramos.
Reserve um tempo especial para visitar o claustro e contemplar seus arcos.

Além disso, você também pode optar por uma visita guiada pela catedral para saber mais sobre cada detalhe do edifício. O tour custa 12 Euros por pessoa com um guia que fala espanhol.
Planeje sua visita
- Entrada: 10 Euros
- Horários de funcionamento: de segunda à sábado das 10h às 18:30h, domingo das 14h às 18:30h. A entrada encerra 30 minutos antes do fechamento.
A Igreja dos Jesuítas
Saindo da catedral, caminhe em direção a Igreja dos Jesuítas. O caminho passa por um montão de vielas estreitas e lindas, bem típicas de Toledo, curta o passeio e aproveite.
A Igreja dos Jesuítas tem uma torre onde é possível subir e ter a melhor vista de Toledo. Se o dia estiver bonito, a visita valerá cada segundo. A parte interna da igreja é toda branquinha, super bonita também.

E olha só que lindeza as vistas do alto da cidade com a torre da catedral e o Alcázar de Toledo no horizonte.

Planeje sua visita
- Entrada: 4 euros, jovens de 11 a 16 anos e estudantes pagam 3 euros | Incluso na pulseira turística.
- Horários de Funcionamento: aberto de segunda a domingo.
- De 01 de abril a 30 de setembro das 10h às 18h45.
- De 1 de outubro a 31 de março das 10h as 17h45h.
- Fechado em 01 de janeiro e 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro até às 13h e nos dias 8, 15, 22 e 29 de março até às 16h40. 10 de maio até às 16h30.
Igreja de Santo Tomé
Nossa próxima parada é a Igreja de Santo Tomé e para chegar nela você cortará uma série de ruelas apertadas e cheias de lojas de jóias, bijus, espadas, objetos de decoração e artesanatos.
Apesar de mega turística, Toledo é uma boa cidade para fazer compras. Aliás, a cidade é famosa pelos acessórios com a técnica de damasquinado, uma técnica Moura de embutir fios de ouro em aço preto formando lindos padrões decorativos.

A Igreja de Santo Tomé é pequenina e aparenta ser apenas mais uma das muitas igrejas e templos religiosos de Toledo, mas é nela que está a obra prima do artista El Greco: uma tela enorme chamada “O Enterro do Conde de Orgaz”, que traz elementos do Céu, do Inferno e da Terra como um autorretrato do artista e uma pintura do filho dele.
Nessa Igreja, tem uma visita guiada incrível e vale muito a pena para saber mais sobre a obra e o artista. Claro que dá para visitar bem mais rápido por conta própria, mas quem curte história da arte e história no geral vai adorar essa visita.
Planeje sua visita
- Entrada: 4 euros, jovens de 11 a 16 anos e estudantes pagam 3 euros | Incluso na pulseira turística.
- Horários de Funcionamento: aberto de segunda a domingo.
- De 01 de março a 15 de outubro das 10h às 18h45.
- De 16 de outubro a 28 de fevereiro das 10h as 17h45h.
- Fechado em 01 de janeiro e 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro até às 13h e no dia 7 abril até às 18h.
A juderia de Toledo
A igreja de São Tomé fica na “Juderia”, o bairro judaico de Toledo, um lugar bem bacana para andar sem rumo pelas ruas e fazer algumas bonitas descobertas. No tempo em que as lojas de Toledo fechavam para a Siesta, as lojinhas coloridas da Juderia permaneciam abertas e movimentadas.
No bairro judaico de Toledo há duas Sinagogas que valem a visita: A Sinagoga Santa Maria de La Blanca (entrada inclusa na pulseira) e a Sinagoga del Transito (a mais bonita de Toledo).
Sinagoga Santa Maria de La Blanca
A Sinagoga Santa Maria de La Blanca é outro exemplo de transformação da cidade multi religiosa para cidade católica. A antiga grande sinagoga de Toledo é um símbolo da colônia judaica na cidade e ficou bonitona após um projeto de restauração completo.

A sugestão é reparar nas colunas com jeitão árabe e no teto caprichado, até porque a visita é rápida e bem bonita, vale a pena conhecer.
Planeje sua visita
- Entrada: 4 euros, jovens de 11 a 16 anos e estudantes pagam 3 euros | Incluso na pulseira turística.
- Horários de Funcionamento: aberto de segunda a domingo.
- De 01 de março a 15 de outubro das 10h às 18h45.
- De 16 de outubro a 28 de fevereiro das 10h as 17h45h.
- Fechado em 01 de janeiro e 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro até às 13h.
Sinagoga del Transito
Nossa próxima parada é a Sinagoga del Transito, que infelizmente não está inclusa na pulseira turística mas que compensa muito entrar. A sinagoga foi construída por Samuel ha-Leví, um dos conselheiros reais, para ser sua sinagoga particular e desde 1964 o edifício abriga o Museu Sefardí.
Extremamente bem preservada, a sinagoga tem paredes repletas de relevos delicados que lembram muito o estilo da Alhambra, em Granada. Depois de ver a cidade inteira, ainda assim fiquei impressionada com a beleza dessa pequena sinagoga e por isso recomendo muito que você entre.
Planeje sua visita
- Entrada: 3 euros.
- Horários de Funcionamento: das 9h30 às 11h e 15h às 20h, de terça a sexta-feira.
Mosteiro de São João dos Reis
Depois seguimos para o Monasterio de San Juan de los Reyes, construído durante a reconquista para ser o túmulo dos Reis Católicos.
Fato que nunca aconteceu, pois com a conquista de Granada os reis decidiram que a mais bonita das cidades mouras seria sua morada eterna. Mesmo que os túmulos reais não estejam lá no fim das contas, o mosteiro é muito bonito, muito delicado e está decorado com escudos de Castilla e León no teto. Vale a parada!
O destaque da visita é o claustro, recheado de luz natural e decorado com pés de laranjeira – uma tradição árabe adotada pelos católicos nos primeiros anos da reconquista.

Planeje sua visita
- Entrada: 4 euros, jovens de 11 a 16 anos e estudantes pagam 3 euros | Incluso na pulseira turística.
- Horários de Funcionamento: aberto de segunda a domingo.
- De 01 de março a 15 de outubro das 10h às 18h25.
- De 16 de outubro a 28 de fevereiro das 10h as 17h25h.
- Fechado em 01 de janeiro e 25 de dezembro. Nos dias 24 e 31 de dezembro até às 13h.
Bajada e ponte de San Martín
Depois, deixaremos a cidade pela bajada de San Martín, uma estradinha sinuosa com vistas lindas e vários ângulos interessantes para fotografar o Rio Tejo e a ponte de San Martín, uma ponte medieval fortificada com cinco arcos vistosos e que rende fotos lindas.
Taí um dos lugares preferidos para fotografar Toledo.

E a ponte, lindona, merece fotos de todos os possíveis ângulos.

Mirador del Valle
Se você ainda tiver mais um pouquinho de disposição, a sugestão é fechar o roteiro de 1 dia em Toledo em um lugar um pouco mais afastado do centro.
Topa esticar a caminhada em troca da vista mais espetacular de Toledo? A dica é o Mirador del Valle, mas para chegar lá você precisará caminhar 2,4 Km ou apelar para um táxi, mas as vistas valem muito a pena.
Se você contratar um tour de um dia para Toledo saindo de Madri tem a parada nesse mirante inclusa no preço do transporte. Pode ser uma forma bem prática de ir à cidade, aproveitar o dia com a parada no mirante e o transporte incluso.
Para quem não pretende visitar tudo em Toledo e quer conhecer só os principais pontos, outra boa opção é a visita combinada de Segóvia e Toledo, que inclui o Álcazar e a Catedral de Toledo, além de dar uma chegadinha em Segóvia, outra pequena cidade charmosa na Espanha.

Roteiro de 1 dia em Toledo no mapa
O centro turístico de Toledo é demarcado por uma antiga muralha e portas de pedra medievais, uma mais linda que a outra. As ruas são pequeninas e labirínticas, então é bem fácil se perder por lá.
Para otimizar seu roteiro, coloquei todas as dicas deste post em um mapa dinâmico, vale baixar antes da viagem ou já ter o link salvo no seu navegador.
Link para acessar o roteiro no Google Maps.
Como chegar em Toledo na Espanha
A referência aqui será Madri, a maior cidade da Espanha mais próxima. Dessa forma, para chegar em Toledo, você tem 4 opções:
- Alugando um carro: o que pode ser bacana para quem planeja continuar a viagem pelo Sul da Espanha. Para quem vai alugar um carro, minha recomendação é a Rentcars, que te ajuda a encontrar o carro perfeito para sua viagem. Com ele você pode pagar em real e parcelar em até 12 vezes sem juros.
- De trem: pegue um trem Renfe saindo da estação Atocha de Madri e desembarque 40 minutos depois na linda estação de Toledo. Essa é a forma mais rápida de chegar na cidade.
- De ônibus: a forma mais barata de chegar em Toledo. O ônibus da empresa Alsa te deixa na boca do gol e a 6 minutos de caminhada do ponto de início deste roteiro. A viagem leva pouco mais de 1 hora e compre a passagem com antecedência para não ficar na mão.
- Contratar um tour: Essa é uma opção com um custo x benefício bem legal, a partir de 30 euros por pessoa e inclui transporte, explicações sobre a cidade e uma parada estratégica para fotos no Mirador del Valle. Opte pelo tour de dia inteiro para você ter tempo de explorar Toledo de verdade.
Como incluir Toledo no seu roteiro da Espanha
Super vale a pena incluir um bate e volta a Toledo no seu roteiro de Madri se você tem três ou mais dias de viagem. Outras cidades incríveis pertinho de Madri são Segóvia, famosa por seu aqueduto medieval, e Ávila, com as muralhas maravilhosas e mais bem conservadas da Europa.
A parte boa é que todas essas cidades, assim como Salamanca e El Escorial, são ideais para um bate e volta saindo de Madri, são relativamente perto, tem diferentes formas de ir e voltar no mesmo dia, além de conhecer um pouco mais desse país especial que é a Espanha.
Quem vai fazer uma viagem de carro pelo sul da Espanha, pode dormir uma noite em Toledo antes de seguir para Córdoba ou Granada. Essa viagem é uma das queridinhas de todos os tempos para quem vai com um pouquinho mais de tempo para explorar o país.
Seguro viagem
É preciso lembrar que o seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa e leve o comprovante impresso em mãos, pois podem pedir na imigração. O seguro também é essencial para uma viagem tranquila e sem imprevistos, afinal um bom seguro cobre qualquer emergência médica, voos atrasados e até malas extraviadas.
Recomendamos os seguros da Seguros Promo, que funciona como um comparador de seguros, oferecendo os melhores preços do mercado e com uma cobertura excelente. Contrate um seguro que cubra tudo no ato e viaje sem preocupações.
Quer mais desconto? Aproveite o nosso cupom de desconto IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto.
Faça a cotação e contrate seu seguro viagem
E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Toledo na Espanha?
Deixe aqui seu comentário!
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Madri.
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA : Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Roteiro Madri
- Um giro pelo centro antigo de Madri
- O que fazer em Segóvia
- Como é a visita ao Museu de Dali
Boa noite, irei viajar com minha esposa e filho no proximo mês e gostaria de saber se há turismo normalmente aos domingos em Toledo e se indica algum restaurante.
Olá Andrei, bom dia!
Há turismo sim. Fique apenas atento aos horários que são diferentes.
Infelizmente não temos nenhum restaurante para indicar.
Boa viagem
Ola, tudo bem? Estarei em viagem por Portugal,em Abril.Mas ficaremos 05 dias em Madrid. Gostaria de algumas dicas de lugares para fazer bate e volta. Quero muito conhecer Toledo, Sevilha, Córdoba e também Ronda. Daria pra fazer um dia em cada? Obrigado e parabéns pelo site.
Fabio
Olá Fábio, bom dia!
Sevilha é um a cidade que você precisa de 2 dias para conhecer o básico, 3 dias seria o ideal na cidade.
Ronda é um bom bate e volta a partir de Sevilha, partindo de Madrid são cerca de 4h30 só ida, não compensa.
Toledo, Ávila, Segóvia e Córdoba são boas opções saindo de Madrid. Dá pra juntar Segóvia e Ávila em um dia só.
Boa viagem!
Somente uma atualização: vim a Toledo dia 27/05/23 e o preço da pulseira está 12 euros. 😉
Obrigada!
Simplesmente, caminhei todo Toledo através da sua explicação. Achei o site através do Google e fiquei bastante feliz pelo detalhamento no texto e a ordem dos pontos turísticos. Muito obrigada!!!
Que delicia ouvir isso! Obrigada, e valeu pela atualização
Achar esse site me facilitou IMENSO, farei uma viagem a toledo e madrid, Muito obrigadaaa!!
Muito bom! Muito obrigado!
Mari, Toledo esta aberto no dia 31 de dezembro e 01 de Janeiro?
Seguindo a risca este roteiro, que horas vc aconselha marcar a volta para Madri ?
Oi Andrea,
Bem no final da tarde pra vc curtir com calma e ter a chance de fazer pequenas descobertas que não estão escritas aqui.
Beijos
Olá, tudo bem? Fiquei com uma dúvida, na maioria dos sites que olhei eles falam que a estátua de bronze que tem na saída da porta zocodover é do Miguel de Cervantes e não do El Greco. Obrigada
Post corrigido e super atualizado.
Abraços e obrigada,
Boa tarde,
conhece alguma guia em Toledo que fala portugues? Tenho um grupo para fazer visita da cidade no dia 27 de Outubro de manhã.
Oi Teresa,
Infelizmente não.
Beijos
Olá! Muito bom seu roteiro, com certeza vou aproveitar! Uma pergunta, será que vc pode ajudar? Vamos chegar em Madrid no dia 24 de dezembro, estou planejando o bate e volta a Toledo dia 25 ou 26. Será que as igrejas e outros lugares abrem nesses dias? Obrigada! Abraços!
Oi Leticia,
A Espanha é um país super religioso, arrisco dizer que no aniversário de Cristo você difícilmente encontrará algo aberto, mas vale checar nos sites oficias para conferir.
Quanto ao dia 26, dependendo de que dia da semana cair, suas chances são bem maiores.
Abraços,
Gostei muito da sua página, poderia me dizer se todos esses lugares de Toledo abrem às segundas-feiras?
Oi Iara,
Vc precisa checar de um em um, em geral, segunda é um dia bem difícil na Espanha. Tudo fecha.
Abraços,
Pretendo ir a Toledo em outubro mas estou em duvida se compensa ir de trem que é rápido e chegando na estação pegar um tour pela cidade de carro, pois vamos em 4 pessoas sendo uma pessoa idosa de 86 anos (minha mãe) apesar de ela ter uma boa mobilidade mas não aguenta andar muito. O que você acha? é fácil conseguir um tour saindo da estação de trem? Ou vale a pena pegar um taxi e ir até um ponto central da cidade?abraço,
Marcos
Oi Marcos,
Pelo que li já tem Uber em Toledo! Então dá para fazer o trajeto de Uber!
Beijos
Olá Mari!!! Parabéns pelo blog!!! Suas dicas ajudaram muito na minha viagem à Toledo (já montei um roteiro para aproveitar ao máximo o tempo que teria por lá)!!!
Também me inspirei e resolvi contar como foi minha experiência na Espanha num blog. Se puder, dê uma olhadinha e me fale o que achou (sugestões e críticas são muito bem-vindas).
Muito obrigada por tudo e muito sucesso e viagens!!!
Bjs
Oi Luna,
Se as dicas te ajudaram, vale você linkar meu artigo no seu post né?! ;P
Que bom que curtiu a Espanha.
Beijos e obrigada pela visita
Hoje estou indo à Toledo, suas dicas seram frutíferas.
Que delicia!
Espero que tenha curtido muito!
Como faço para comprar a pulseira turística?
Adorei seu roteiro! Abr
Na porta das atrações
boa tarde, ao sair pela bajada de san martin como posso retornar para a estação de trem? tem ônibus? táxi? ou tenho de caminhar por todo o centro histórico novamente?
Oi Carlos,
Td bem?
Pelo que li, já tem Uber em Toledo! Então fica bem mais fácil!
Beijos
Não tem Uber aqui não!Cheguei e precisei usar táxi…
Mari, sensacional sua rota e os lugares que você indicou. Fui exatamente hoje e usei o google maps e a rota que você traçou para cada ponto turístico e utilizei cada dica sua! Fantástica a cidade de toledo, você estava certa em tudo, quanto preço e horário. A sinagoga de La Blanca não está mais em reforma. Acredito só que faltou indicação de lugar para comer! hahah Muito obrigado, continue escrevendo sobre os lugares.
Oi Daniel,
Obrigada pelos elogios!
Descobriu algum cantinho legal para comer que deveria entrar neste post? Preciso voltar a Toledo para garimpar comilanças!
Ficou bonita a Sinagoga La Blanca?
Beojos e feliz ano novo
Olá, muito obrigado pelas dicas. Estarei por lá na próxima semana e me ajudou muito.
Abraço
WM
Aproveite a viagem!
Abraços
Olá, Mari! Adorei as dicas. Vou em agosto para Madrid e pretendo passar um dia em Toledo. Você acha que preciso comprar as entradas com antecedência?
Oi Amanda,
Pra Toledo eu acho que não. É alta temporada e pode ser que role uma filinha, mas não acho que vale a pena pagar mais caro não.
Corrigindo…
Oie.. muito obrigada pelas dicas. Embarco para Madri neste próximo sábado e ficarei 3 dias completos por lá. Acha que vale a pena ir em 1 deles à Toledo ou você ficaria os 3 em Madri? Dúvida cruel! rs . Muito obrigada e parabéns pelo blog!
Oi Bruna,
Eu ficaria tres dias inteiros em Madri, a cidade tem Taaaaaanta coisa legal!
beijos
Seu site é otimo e me ajudou muito .obrigadissima
Obrigada pelo elogios Bel!
Mari, amei o roteiro… penso em ir de carro de Madrid… sabes se o estacionamento é caro e se é longe? Pois vou c meu pai que tem 82 anos. Obrigada!!
Oi Rosemary,
Não fui de carro, ms imagino que exista mais de uma opção de estacionamento.
Oi Mari! adorei o texto.
Vamos na próxima semana para Madrid e Toledo…um dia de bate e volta…vamos 9:00 e não sabemos qual horario de volta comprar….consegue me dizer um tempo razoavel para conhecer Toledo em um dia?
obrigada
beijos
Oi Gabriela,
Que pergunta difícil! Depende muito do seu ritmo e tenho medo de dar um horário que te faça correr muito, ou esperar tempo de mais para voltar.
Não rola deixar a volta em aberto pra comprar na hora?
Beijos
Mari! Que roteiro mara!! Acabo de fazer ele e amei demais, deu pra conhecer cada cantinho de Toledo e me apaixonei! Sem seu roteiro com certeza ficaria rodando feito barata tonta e perderia muito tempo. Muito obrigada pelas dicas, e com certeza vou ficar de olho nos seus roteiros. Na terça já ta tudo certo para fazer o de Segóvia! Beijos
Ai que delícia!
Espero que vc tem tenha curtido muito Segóvia!
Super obrigada pela visita e pelo feed-back!
Beijos
Pessoal, boa tarde!
Dá conhecer Toledo a pé? Ou ir de excursão mesmo?
Pensei em pegar o ônibus e conhecer os lugares caminhando.
O que recomendam?
Obrigado
Oi Emanuel,
Esse roteiro é pra você conhecer a cidade a pé e sem excursão. Vai feliz!
Abraços,
Mari
Olá,
Você teria alguma dica de lugar para almoçar? Pretendo ir no começo do próximo ano à Toledo.
Outra dúvida, quando compro a passagem de trem ida/volta Madri – Toledo eu já defino o horário da volta? Ou a passagem vale para o dia todo?
Oi Débora,
Infelizmente não tenho uma dica especifica, comi em um desses cantinhos pequeninos e bem locais, mas infelizmente não anotei o nome.
Como a frequência de ônibus e trens entre Madri e Toledo é alta, eu sempre deixei pra comprar a volta na hora. Mas isso é algo que vale perguntar para a empresa e sentir.
Beijos
Acompanhei todas as informações e são precisas. Peguei o primeiro trem. Mas comprei a passagem no dia anterior. Não deixe pra comprar muito próximo pois a espera é grande. Fim de primavera é muito quente e seco, haja água. Mesmo sendo domingo às igrejas estavam abertas e haviam outras atrações. Recomendo a Tirolesa sobre o Tejo, próximo ao Monastério e Ponte de San Martín. Almoço bom e barato. Comi no Café del fin. Problemas: comprei uma espada decorativa de Toledo. A vendedora nos orientou mal. Quase perdemos o trem de volta pois os seguranças da Renfe – mal educados, mal humorados e ignorantes – não no deixaram embarcar antes de novo embrulho em papel cartão. Aos leitores deste blog muito cuidado com alguns lojistas. Que sejam punidas os lojistas e não os turistas. Fora isso Toledo e inesquecível.
Oi André,
Obrigada pelas dicas e que bom que apesar das dificuldades com a espada você curtiu o passeio.
Abraços,
Mari
Perfeito o post! Direto e super prático! Muito obrigado.
Qual o melhor dia da semana para visitar toledo?
Não recomendo ir aos domingos, já que as igrejas fecham para a missa.(Caso vá na segunda ou terça feira, confira o que abre e o que fecha nesses dias ;))
Abraços
muito legal o post! vou seguir à risca e logo publico aqui! vc saberia dizer onde exatamente posso comprar a pulseira?
Pulseira? Vc tá falando do bilhete conjunto?
Mari, boa noite!! Pretendemos conhecer Toledo em janeiro. Caso a escolha seja utilizarmos trem para chegar lá, você aconselha comprar as passagens antecipadamente? Ou é tranquilo de comprar na hora?
Oi Bruno,
Passagens antecipadas tem sempre um melhor preço na Europa, mas como é baixa temporada acredito que você não terá problemas para comprar na hora (se achar mais conviniente)
Beijos
Parabéns pelas dicas e informações! São muito importantes! Muito obrigado!
Obrigada pela visita Ronison, Feliz que o post te ajudou.
Abraços
Ótimo roteiro! Vou utilizar quando for para Madri, em novembro.
Muito obrigado e parabéns pelo site.
Abraço!
Obrigada pela visita e pelos elogios
Olá,
Vc acha que Toledo com uma pessoa que anda de bengala é muito ruim ? Tem ideia de quantos KM andamos para conhecer todos os pontos ?
Oi Juliana,
Se não estou errada Toledo tem algumas ruas de pedra, o que poderia sim ser um complicador. Quanto a distância percorrida, veja no mapinha deste post que o Google te indica pertinho. É preciso caminhar um bocado sim!
Olá, acabei de voltar de Madri. Segui seu roteiro exatamente como está descrito e foi maravilhoso. Muito obrigada pelas dicas e parabéns. Sem o seu auxílio nossa viagem não teria sido tão especial..
Oi Vanessa,
Obrigada pelo comentário. Amei saber que o post te ajudou e que vc aproveitou muito Madrid!
Beijos
Otimas dicas.
Vc acha que vale a pena dormir uma noite em Toledo?
Acho que em um dia dá para ver muito bem a cidade. Eu dormiria em Madri
Parabéns… resumido, informativo e direto! Amei a forma de vcs fazerem os roteiros!
Obrigada pela visita e pelos elogios Carol!
Oi, Mari
Td bem? Vou passar 2 dias em Madri. Vc acha que compensa ficar um dia em Madri e o outro ir pra Toledo? Sendo que nesse dia em Toledo terei que voltar umas 16 horas pois meu voo parte as 19:40 desde Madri pra Porto. Vc diz que tem a siesta em toledo, então não sei se aproveitaria bem esse dia, ou se aproveitaria melhor Madri em dois dias. Será minha primeira vez. Bjs
Oi Denise,
1 dia é muito pouco para Madri, eu não iria para Toledo de jeito nenhum. Mais vale curtir a cidade – que tem muito a oferecer- do que fica pingando para lá e para cá. #Vaipormim
Aproveite a viagem, e qq dúvida é só gritar!
Beijos
ola gostei das dicas penso em seguilas para fazer esse roteiro.
qual melhor horario para chegar em toledo e para retornar madrid
att
bruno
Oi Bruno,
Chegue cedo (Umas (10:00 no máximo) e volto quando terminar o passeio!
Beijos
Olá mari!
Vou seguir este roteiro para visitar Toledo. Muito bem escrito e útil. Parabéns!
Para uma visita de 3 dias a Amsterdam – um casal e duas filhas gémeas de 12 anos – recomendas algum percurso de visitas?
Obrigado!
Francisco (de Portugal) 🙂
Oi Francisco,
Aqui vai meu roteiro de Amsterdã.
ABraços
Mariiii! Amei teu blog <3
Também gostamos muito de conhecer Toledo! Tinha uma tirolesa na Puente de San Martin divertidíssima 🙂
Até fiz um vlog desse dia!
Um beijo, parabéns pelo lindo trabalho e sucesso!
Que divertido! Tirolesa!!!! Fiquei com vontade de testar!
Beijos e obrigada pela visita,
Mari
Mari, adorei suas dias e ja anotei todas.
Me da só uma ajuda.
Você foi de Madri para Toledo?
Foi de trem? Foi Renfe?
Quais os horário de saída, lembra?
Oi Michele,
Tudo bem?
Fui de ônibus e infelizmente não lembro os horários 🙁
Beijos
De trem tem vários horários.
Tem um que sai as 9h20, por exemplo.
A passagem custa €20, 60 ida e volta.
Se quiser saber mais os horários busca no site da Renfe.
Olá Adorei o roteiro. Qual é a distancia de todo caminho a ser percorrido? Você teria alguma indicação de hotel em Toledo? Estou indo com uma pessoa que não anda muita. Pensei em fazer esse passeio em 2 dias.
E local para comer em Toledo: Você tem alguma sugestão? É a primeira vez que viajo para exterior. Estou bastante insegura.
Abraços
Teresa
Oi teresa,
Com dois dias você pode brincar de andar sem rumo no primeiro dia ( o que é uma delícia em Toledo), e ver o que alcança. No dia seguinte você mata o que faltar. O único cuidado é não deixar coisas faltando em dois lados diferentes da cidade e depois ficar andando que nem barata tonta.
Quanto a insegurança, vai tranquilo que a Espanha tem um idioma parecido com o português e está BEM acostumada a receber turistas com pouca experiência. Vc vai tirar de letra.
Beijos
Visitei Toledo dia 15 de outubro de 2015. Tive rápida oportunidade de passar por estes locais e a pouca explicação do guia só foi completa com a leitura de seu blog.
Oi Carlos,
Feliz que o Ideias na Mala tenha ajudado 🙂
Abraços
Gostei muito de sua página, estarei visitando novamente a Espanha com meu marido agora em Setembro, mas desta vez, de carro, conhecendo “todo” o país. Já tinha em mente incluir Toledo em nosso roteiro, mas estou achando resistência por parte dele; agora, com suas informações e O SEU roteiro para conhecer a cidade em 1 dia, vai ficar super fácil convencê-lo!
Parabéns!!!
Que delícia de viagem Maíta!! Aproveitem muito Toledo!
Parabéns pelo blog
Adorei as dicas!!! E é muito atencioso da sua parte colocar os links e horarios de funcionamento das atraçoes!!
Parabéns mesmo!!
Obrigada pela visita Julia 😉 e que bom que vc gorou no Ideiasnamala
Olá,
Belo post sobre Toledo, só fiquei com uma dúvida , a porta de bisagra é perto da estação de trem, dá pra ir a pé (com carrinho de bebê?) ou tem ônibus pra lá?
Oi Mario,
A distância é de 1,5 Km.
Oi! Parabéns pelo ótimo roteiro. Pretendo segui-lo na minha viagem à Toledo e gostaria de uma dica de como ir do ponto final do seu roteiro ( A BAJADA DE SAN MARTÍN) para a estação de trem. Vi no mapa que fica muito longe para ir andando!
Oi cristiano,
Tudo bem?
Realmente a Bajada fica longe da estação de trem (2,5 Km), mas relativamente perto da estação de ônibus de onde eu costumava tomar o meu para Madri.
Infelizmente não consegui descobrir nenhuma rota de Ônibus municipal que faça o trajeto. Outra opção, um pouco mais cara, mas totalmente viável, seria tomar um taxi até a estação. Como são menos de 7 minutos de caro, deve sair barato.
Abraços e boa viagem!
Tenho percorrido as cidades património da Unesco de Espanha, as próximas serão Segovia e Toledo. Certamente irei consultar o seu blog para planear a minha visita a Toledo.
Luis
http://documentaromundo.wordpress.com
Oi Luis,
Td bem?
Segovia é minha paixão… pequenina, uma gracinha!
Toledo é uma cidade fantastica, uma lugar onde católicos, judeus e muçulmanos conviviam em total harmonia.
E se sobrar tempo, inclua ávila na sua lista de cidades a visitar 🙂
Abraços,