Yellowstone e Grand Teton de Motorhome: Roteiro completo e dicas essenciais

Visitar o Yellowstone de motorhome é um sonho de viagem. Dos geysers explosivos aos paredões do Grand Canyon do Yellowstone, das piscinas termais coloridas a vida animal do Lamar Valley, o parque surpreende a cada curva do Grand Loop – estrada que rodeia o parque – que é realmente imenso.

O motorhome facilita o planejamento e te dá a possibilidade de dormir em diferentes cantos do parque – o que é fantástico – sem o perrengue de trocar de hotel a cada dia.

Grand Prismatic a maior piscina termal do Yellowstone
Grand Prismatic a maior piscina termal do Yellowstone

Quer outra grande vantagem? Poder estacionar em qualquer canto do parque e falar: vamos almoçar. Os restaurantes dos hotéis oficiais não são grande coisa, mas viajando de motorhome o chef é você!

Para deixar a viagem ainda melhor, fizemos um roteiro completo que combina os encantos do Yellowstone com o Grand Teton national Park e Park City. Você vai amar esse roteiro e as delícias de viajar de motorhome.

Schwabacher Landing, uma das melhores vistas dos Tetons
Montanhas do Grand Teton, um parque que combina com o Yellowstone

Neste post você vai encontrar:

Porque viajar de motorhome para o Yellowstone

Se essa é a sua primeira vez viajando de motorhome, tenho uma boa notícia: é mais fácil do que você imagina e há grandes chances de você se apaixonar e querer repetir a experiência em outros destinos (veja aqui 6 roteiros para viajar de motorhome nos EUA). Ter sua casa sobre rodas e as pessoas que você mais ama (sejam amigos, família ou parceir@) juntinho ao seu lado, cria a oportunidade de viver momentos intensos e inesquecíveis.

Como é um motorhome por dentro
Interior do motorhome: os espaços são limitado mas todo mundo curte junto

Além disso, você pode aproveitar as maravilhas de um camping como a fogueira, o céu estrelado e a imersão na natureza sem enfrentar os desafios de montar uma barraca.

Uma escolha incrível para a sua primeira ou vigésima viagem de motorhome

Wyoming, Montana, Idaho e Utah, os estados que visitaremos neste roteiro de motorhome pelo Yellowstone, oferecem uma estrutura excelente para viagens de RV (Recreational Vehicle — um termo que você ouvirá bastante para falar de motorhomes, trailers e campervans aqui nos EUA). Você encontrará ótimos campings dentro dos parques nacionais e uma grande variedade de campings privados para escolher.

Vantagens de viajar de motorhome: refeições ao ar livre
Refeições ao ar livre, uma das delícias de acampar

O que é preciso para alugar motorhome nos EUA

Para alugar um motorhome em Salt Lake City (ponto de início dessa viagem) ou qualquer outro lugar dos EUA você vai precisar de:

  • Carteira de habilitação CNH válida: algumas empresas impõem restrições para motoristas com menos de 21 anos. Ela é válida nos EUA por até três meses.
  • Seguro de veículo: obrigatório para conduzir qualquer carro nos EUA.
  • Depósito de segurança: um valor de $500 será bloqueado no seu cartão de crédito como caução. Certifique-se que você tem limite o suficiente. Esse valor costuma ser liberado 10 dias após o término da locação. Se possível, tenha um segundo cartão de crédito como precaução!

Com a CNH tipo “B”, você já pode alugar um motorhome em Salt Lake City, ou seja, se você pode dirigir um carro no Brasil, também está apto a alugar uma RV nos EUA.

No post Aluguel de motorhome nos EUA fiz uma descrição bem completa dos tipos de motorhome disponíveis + dicas para sua viagem. Vale ler!

Como alugar seu motorhome

Para alugar o motorhome, recomendo a Motorhome Trips, uma agência de viagens especializada nesse tipo de viagem.

A Motorhome trips oferece condições especiais de pagamento para brasileiros e eles trabalham com as principais locadoras de motorhomes dos EUA. Se você quiser, eles podem até ajudar a reservar campings e organizar o roteiro da viagem passo a passo (esse serviço é cobrado à parte, mas vale muito a pena para quem tem pouco tempo e um orçamento flexível). Fiz meu roteiro de motorhome na Flórida com eles e amei.

Quanto maior a antecedência da viagem, mais barato fica. Para ganhar um desconto, use o código IDEIASNAMALA

Faça aqui seu orçamento com desconto

Morning Glory pool uma das piscinas termais mais surreais do Yellowstone
Tom e Caio na Morning Glory pool: uma das piscinas termais mais surreais do Yellowstone

Onde dormir: Como escolher e reservar campings

Antes que você me pergunte, não, não é permitido (e nem muito seguro) estacionar o motorhome em qualquer lugar na rua e pernoitar. Muitas cidades possuem legislações e aplicam multas pesadas (isso sem falar da dor de cabeça e o susto de ser acordado por sirenes policiais no meio da noite), por isso é importante ficar atento às regras locais.

A boa notícia é que existem sim algumas formas de acampar de graça (free camping como dizemos por aqui).

Free Camping

O Free Camping, ou boondocking, é uma opção para quem tem um orçamento mais restrito, mas é importante saber os lugares corretos para praticá-lo. Com o aplicativo RV Parky, você encontra os pontos de free camping mais próximos.

Algumas das opções mais populares são:

  • Rest Areas: As áreas de descanso são bem comuns nas estradas americanas. É importante lembrar que a prioridade nessas áreas é para os caminhoneiros que dependem desses espaços para descansar, então jamais pegue a última vaga.
  • Walmarts: Alguns Walmarts permitem o free camping em seus estacionamentos durante a noite. Embora eu não ache o ambiente ideal, especialmente pra mim que viajo com crianças, tenho amigos que fazem uso dos Walmarts com frequência. Confira aqui a lista dos supermercados que autorizam o free camping. Minha dica de ouro é: não tenha o Walmart como sua primeira opção, mas sim como uma contingência.

Campgrounds

Todos os estados que passaremos durante esse roteiro de motorhome pelo Yellowstone oferecem uma excelente estrutura de campings, com muitas opções em parques nacionais, estaduais e privados.

A infraestrutura varia entre:

  • Electric Only (apenas eletricidade)
  • Electric + Water (eletricidade e água)
  • Full Hookups (água, eletricidade e esgoto)
Motorhome na Flórida - Camping na Forgotten Coast
Curtindo o campground com as amigas

Tem Wi-fi grátis?

Alguns campings oferecem Wi-Fi, mas a conexão geralmente é limitada e não deve ser considerada uma garantia. Recomendo que você compre um bom pacote de dados móveis. Recomendo o chip da O meu chip (clicando nesse link você tem 15% de desconto).

Diferentes tipos de camping

Campings em parques nacionais estaduais:

Uma oportunidade de se hospedar dentro do Yellowstone e do Grand Teton por um preço acessível. As reservas podem ser feitas até 6 meses antes da data de chegada. Os campings mais populares, como o Fishing Bridge (estrutura completa para RV com Full Hookup) e o Madison Campground (apenas eletricidade), costumam se esgotar rapidamente, então quanto antes você reservar, melhores serão suas chances de conseguir um espaço.

Campings privados:

Utilize o aplicativo All Stays (pago, mas excelente) ou o Campendium para encontrar os melhores campings para sua viagem. Há opções que vão desde campings simples até RV Resorts com estrutura de lazer completa com direito a piscina, churrasqueiras e até pula-pula pra criançada. Uma rede bastante popular nos EUA é o KOA (Kamp of America).

Park City RV Resort em viagem de motorhome
Park City RV Resort: um camping privado

Planeje essa viagem com antecedência

Além de economizar um bocado no aluguel de motorhome. Planejar a viagem com antecedência te dá a chance de se hospedar dentro dos parques, o que reduz significativamente as distâncias percorridas e proporciona experiências inesquecíveis. Minha recomendação é o Colter Bay Campground no Grand Teton (Full Hookup) e, no Yellowstone, o Madison Campground (sem estrutura mas uma baita localização) ou o Fishing Bridge (com Full Hookup).

Faça aqui seu orçamento de motorhome para essa viagem

Harvest Hosts

Outra maneira econômica e bem divertida de acampar é participar do programa Harvest Hosts, que custa $99 por ano e permite que você acampe em vinícolas, fazendas, museus e atrações turísticas em todo os EUA.

O programa não oferece infraestrutura de água, eletricidade ou esgoto, e é esperado que você consuma algum produto ou visite a atração durante sua estadia.

O que nós adoramos:

Hospedar-se em um Harvest Host é mais barato e muito mais divertido do que um camping convencional, e é muito mais seguro do que um free camping. Existe um ótimo senso de comunidade e uma troca bem legal com os hosts e outros viajantes. Nós adoramos.

Nessa viagem dormimos na Hollesky Winery em Twin Falls e foi sensacional. Amamos a degustação de vinhos (tanto que compramos 4 garrafas), a hospitalidade dos hosts e a fazenda linda com vários cantinhos para fotografar. Dormimos super bem e já queremos voltar.

Hollesky Winnery em Twin Falls
Hollesky Winnery: nosso Harvest Host em Twin Falls

Dicas práticas para viajar de motorhome

Aí vão algumas dicas práticas e aprendizados que colecionamos ao longo desses 12 anos viajando de motorhome:

Kits opcionais

Quando você aluga um motorhome ele vem “pelado”, ou seja, sem roupa de cama, itens de limpeza ou utensílios de cozinha. Há a opção de alugar o “Kit de provisões básicas” ($125) e inclui pratos, copos, talheres, panelas, utensílios de cozinha básicos, lanternas e vassoura. O kit de roupas de cama e banho custa $75 por pessoa e inclui lençóis, toalhas, panos de prato e panos de limpeza.

Minha sugestão é comprar esses itens no Walmart ou Target. Sai mais barato (ou o mesmo preço dependendo da qualidade que você escolher) e você tem a opção de levar algo para casa ou doar tudo no final da viagem.

Além disso, ao comprar os itens, você pode por exemplo escolher canecas fofas para registrar a viagem com estilo, edredons fofinhos e outros pequenos mimos que deixarão a sua RV com cara de casa.

Chegada ao primeiro camping

Se é a sua primeira vez dirigindo e estacionando um motorhome, tente chegar ao primeiro camping durante o dia. Será mais fácil enxergar sua vaga – e eventuais obstáculos – e, se o camping tiver full hookups, localizar os pontos de conexão de eletricidade e esgoto.

Dica para estacionar o motorhome

Para estacionar, recomendo que uma pessoa desça do motorhome e faça uma chamada por telefone ou WhatsApp. Isso facilita o processo e ajuda a evitar obstáculos como troncos de árvores no ponto cego. Já ouvi tantas histórias de viajantes que bateram em um tronco de árvore caído no chão que faço questão de te alertar!

Conectando o esgoto

Compre um par de luvas de látex (as minhas são reutilizáveis e uso apenas um par a viagem toda — o meio ambiente agradece, mas lembre-se de lavá-las com detergente após cada uso). Mantenha as válvulas fechadas e sempre esvazie o tanque de esgoto com o tanque de água cinza cheio.

Dica essencial: na hora de limpar o motorhome abra primeiro a válvula preta e em seguida a cinza. A água do cano cinza dá aquela lavada no cano preto e e te ajuda a manter os canos mais limpos. Se você cuidar bem verá que é um processo prático e bem pouco nojento.

Outra sacada que aprendemos é: ao destampar o sistema de esgoto tenha o cano já posicionado embaixo. Sempre escorre uma aguinha e é melhor que ela vá para o cano do que suje o chão. Abra a válvula bem devagarinho. (Você vai me agradecer depois!)

Depois que você pega o jeito, lidar com o esgoto se torna mais fácil e menos sujo do que parece.

Hora de esvaziar o motorhome

O tanque de água do modelo mais comum de RV tem cerca de 70 litros. Para uma família de 4 pessoas, como a minha, isso significa aproximadamente um dia e meio de autonomia do tanque de água cinza. Para nós, isso dá para tomar quatro banhos rápidos – e “rápidos” significa desligar a água ao passar o sabonete — e realizar uma lavagem eficiente da louça (deslizando a água entre os pratos e dosando bem o volume)

Se é a sua primeira vez viajando de motorhome já adianto: você vai gastar mais água! E quem tem mania de lavar a louça com a pia aberta vai ficar sem água para o banho! Banhos longos em um dia de camping sem água conectado também não vão funcionar!

Programe-se para fazer o dump dia sim, dia não. Encha o tanque de água fresca sempre que possível e use o site iOverlander para encontrar dump stations ao longo da sua rota.

Flores silvers e as montanhas do Teton Range
Flores silvestres e as montanhas do Teton Range

Retirada do Motorhome em Salt Lake City

A maior parte das locadoras de motorhome não permite a retirada do veículo no dia de chegada do seu voo internacional, assim planeje dormir a primeira noite em um hotel e passear por Salt Lake City.

Horário de retirada do motorhome

A menos que você esteja disposto a pagar uma diária extra, o aluguel do motorhome começa às 13h. O processo de retirada pode ser demorado, mas você pode acelerá-lo assistindo ao vídeo introdutório em casa (cerca de 20 minutos, disponível em português).

Depois do vídeo, você vai tratar da parte burocrática: pagar pelo aluguel, contratar itens adicionais (como seguro e pacotes extras) e fazer uma vistoria no motorhome.

Eu, se fosse você, contrataria o seguro adicional. É comum raspar o motorhome em uma árvore baixa, e sem o seguro adicional, isso pode acabar deixando um gosto amargo em uma viagem linda.

Motorhome viajando rumo ao Yellowstone
Motorhome – ou RV – viajando por Utah

Seja criterioso

Teste tudo: água, gerador e ar condicionado. Tire fotos do painel que mostra a quilometragem e o nível de gasolina, e observe qualquer amassado no veículo (na dúvida, fotografe).

Se for sua primeira vez com um motorhome, recomendo gravar um vídeo do tanque de propano e das instruções para conectar a eletricidade e o tubo de esgoto ao camping. Pode parecer simples, mas é fácil esquecer algum detalhe.

Na última vez que aluguei um motorhome, recebemos um motorhome que estava relativamente sujo e pedimos para que fosse limpo antes da nossa saída. Dado o tempo que isso levou, solicitamos um check-out tardio e eles atenderam.

O processo leva cerca de 2 horas, e a melhor dica que posso dar é: não tenha pressa e aprenda tudo o que puder!

Devolução do Motorhome na volta da viagem

Aqui estão alguns pontos importantes para considerar ao devolver o motorhome na Flórida:

Limpeza: você não precisa devolver o motorhome impecavelmente limpo, mas também não pode devolvê-lo em condições deploráveis. Use o bom senso: faça uma limpeza básica no banheiro e tire o lixo. Não se preocupe em esfregar cada cantinho.

Tanque de Propano: verifique o nível de propano no marcador do tanque e não no painel do motorhome. É comum haver discrepâncias entre os dois. Se devolver o motorhome com o tanque vazio, você poderá enfrentar uma cobrança adicional significativa.

Horário de Funcionamento: se você planeja devolver o motorhome com atraso, saiba que haverá uma taxa de aproximadamente $25 por hora. Em geral, eles permitem até 3 horas de atraso, mas cuidado para não chegar quando o local estiver fechado. A menos que tenha negociado um horário diferente, programe-se para devolver o motorhome até às 11h.

Roteiro de Motorhome pelo Grand Teton e Yellowstone

Agora que você já sabe o básico sobre viajar de motorhome, chegou a hora de detalharmos esse roteiro inesquecível pelo Yellowstone e Grand Teton de motorhome.

Nossa viagem começa em Salt Lake City, e para quem chega na cidade de avião, a dica é sentar na janela e degustar as vistas da imponente Cordilheira de Wasatch, e do Great Salt Lake na chegada da cidade.

Sobrevoando a cordilheira de Wasatch na chegada em Salt Lake City
Cordilheira de Wasatch na chegada em Salt Lake City: o primeiro encanto de quem vem para a região.

O aeroporto internacional de Salt Lake City é fácil de navegar, e está conectado com a cidade pelo sistema de TRAX/Light Rail Service. O trem custa $2,50 e te deixa no centro da cidade em 20 minutinhos.

No dia de chegada você pode aproveitar para conhecer a região de Temple Square, para você ter uma ideia, para os adeptos da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, informalmente conhecida como Igreja Mórmon, Salt Lake City equivale a Roma para os Católicos.

Quem tiver curiosidade conhecer o centro de visitantes (há sempre voluntários que falam português — pergunte se o topo do Office Building está aberto para visitas e se sim, suba!) e ouvir o concerto de órgão gratuito no Tabernáculo Mórmon. Outra possibilidade é o Museu de História Natural que tem um edifício lindo e uma baita acervo com fósseis pré-históricos.

Quem planeja comprar os kits com lençóis pode passar na Marshall’s, Ross ou Target e já se antecipar!

Deixando Salt Lake City de lado, vamos falar do resumo do nosso roteiro de motorhome pelo Yellowstone e Grand Teton? Aí vai um resumão:

  • Dia 1: Salt Lake City – Aspen Grove RV Park
  • Dia 2: Aspen Grove – Jackson (Wy)
  • Dia 3: Grand Teton National Park
  • Dia 4: Grand Teton – Yellowstone (Cody)
  • Dia 5: Cody – West Yellowstone
  • Dia 6: Yellowstone Park
  • Dia 7: West Yellowstone – Craters of the Moon National Monument – Twin Falls
  • Dia 8: Twin Falls – Park City
  • Dia 9: Park City
  • Dia 10: Park City – Salt Lake City

Dia 1: Salt Lake City – Aspen Grove RV Park

  • Quilometragem do dia: 122 km
  • Dica de pernoite: Aspen Grove Rv Park (Tremonton, UT)

Finalmente chegou o dia de começarmos nossa viagem. O primeiro dia é um dia de preparação e novidades, carregar o motorhome (olhe BEM o tamanho da geladeira antes de se empolgar com as compras), fazer supermercado e fazer a vistoria com toda a calma do mundo. Como já disse, o processo é lento e o importante é você aprender tudo o que puder.

Interior do motorhome c25 - Cruise America
Interior do motorhome c25 – Cruise America

Hoje também é dia de ganhar um pouco de estrada para diminuir a distância do segundo dia que é longo. Você verá que dirigir um motorhome é relativamente fácil, que gasolina será o principal custo da viagem (chegue nos parques nacionais de tanque cheio porque a gasolina dentro do parque é sempre mais cara) e que o danado do RV bebe muito combustível.

Para estacionar, não esqueça o truque do celular! Gosto de ser enfática neste ponto pois troncos de árvores caídos e pedras grandes são muito comuns nos estacionamentos de camping, e não dá para ver sem descer do carro. Use o celular a seu favor e se livre de uma baita dor de cabeça.

Gosto de chegar e imediatamente conectar os canos de água e esgoto e o cabo de eletricidade. Antes de sair do camping encha um pouco do tanque de esgoto (dê aquela descarga mais longa.) Esse cuidado te ajuda a conservar o motorhome sem cheiro ao não deixar que resíduos de banheiro batam no fundo de um motorhome vazio!

Dia 2: Aspen Grove – Jackson (WY)

  • Quilometragem do dia: 394 km
  • Dica de pernoite: Colter Bay Campground

A viagem realmente começa no segundo dia, com bastante estrada e vistas incríveis na chegada ao Grand Teton. Aos poucos o Snake River começa a brotar no visual revelando os encantos do caminho.

Você passará pelo centro da charmosa Jackson e embora estacionar seja um desafio, recomendo parar o motorhome e explorar esse centrinho lindo. A praça principal é decorada com chifres de alce — eles caem todo inverno — e durante o verão recebe (de segunda a sábado às 18h), o Shoutout, um teatro com temática de velho oeste.

Town Square de Jackson, a praça é o símbolo da cidade
Town Square de Jackson, a praça é o símbolo da cidade

Para um almoço delicioso, recomendo o restaurante mexicano Code Red (endereço: 20 E Broadway Ave, Jackson), que tem um ótimo custo – benefício, um ambiente bem legal, e comida rápida e boa. Peça a guacamole, os tacos e não dispense a sobremesa. Eu adorei! Para os adultos (entrada apenas para maiores de 21 anos) vale visitar o Cowboy Bar (endereço: 25 N Cache St, Jackson) que é super típico de Jackson e tem uma decoração bem legal.

Quando terminar de explorar Jackson continue a viagem rumo a Colter Bay. Siga pela Hwy 26 que é o caminho mais rápido você passará por vários mirantes maravilhosos. Minha dica é ir parando em cada um deles, não dispense o Glacier View Turnout, Schwabacher Landing (você vai pegar um pedacinho de terra, mas vale a pena) e o Oxbow Bend (meu preferido).

Ox Bow Lookout em viagem pelo Grand Teton National Park
Ox Bow Lookout em viagem pelo Grand Teton National Park

Também recomendo um pequeno desvio para fotografar as casas fotogênicas na Mormon Row. Termine o dia com um mergulho revigorante (e gelado!) nas águas do Jackson Lake.

Casas históricas de Mormón Row no Grand Teton National Park
Casas históricas de Mormón Row no Grand Teton National Park

Dia 3: Grand Teton National Park

  • Quilometragem do dia: ~100 km
  • Dica de pernoite: Colter Bay Campground

Hoje é dia de explorar as maravilhas do Grand Teton National Park, minha dica é acordar cedo e escolher um dos lagos para fazer uma trilha.

Jenny Lake, é o mais famoso e o mais popular. Por lá a pedida é combinar a trilha envolta ao lago com as vistas do Inspiration Point e Hidden Falls. Também dá para pegar uma balsa e caminhar apenas 1,6km (ida e volta) até a cachoeira ou 2,9km até o topo do mirante, mas eu se fosse você iria ou voltaria a pé.

A caminhada em torno do lago é linda. Caso você queira fazer essa trilha chegue cedo, pois o número de vagas de motorhome é limitado!

Inspiration Point e as vistas do Jenny Lake
Inspiration Point e as vistas do Jenny Lake

Outras opções são o Taggart Lake, uma trilha que proporciona vistas espetaculares e águas cristalinas, e o String Lake, uma opção curta e encantadora. Não perca a Rockefeller Preserve, que conta com um centro de visitantes moderno e a trilha rumo ao Phelps Lake (4,8 km ida e volta) que é um encanto do início ao fim.

Nesse mesmo dia vale percorrer a estrada cênica Jenny Lake Scenic Drive e visitar as exposições no centro de visitantes de Moose (é bem legal!) e percorrer todos os mirantes que você conseguir.

Grand Teton National Park e as exposições do Centro de visitantes de Moose
Centro de visitantes de Moose no Grand Teton National Park

Dia 4: Grand Teton – Yellowstone (Cody)

  • Quilometragem do dia: ~226 km
  • Dica de pernoite: Cody KOA

Hoje é o dia de seguir em direção ao Yellowstone National Park, fazendo algumas paradas pelo caminho. Entrando no Yellowstone, nossa primeira grande parada é no West Thumb, uma das áreas de atividades termais do parque, localizada à beira do Lake Yellowstone. A combinação do lago alpino com geysers e piscinas termais oferece uma paisagem realmente única. Destaque para a Black Pool, uma piscina de tons turquesa e bordas bem coloridas.

Black Pool em West Thumb Basin
Black Pool, uma das piscinas termais mais azuis de Yellowstone

Seguiremos sentido Cody parando sempre que surgir algo legal pelo caminho (atenção aos ursos!) com parada para fotos no hotel histórico Lake Yellowstone Hotel.

Na bifurcação, você pode optar por seguir para o Grand Canyon Village (reserve pelo menos 4 horas para explorar essa região, então só vá se tiver tempo extra) ou seguir direto para Cody, uma das cidades mais charmosas ao redor do Yellowstone. Você vai adorar se hospedar por lá

Cody

Aproveite para passear pelo centro da cidade e visitar o Museu Buffalo Bill Center of the West que é super legal. O museu é divido em vários núcleos que destacam a cultura cowboy da região, a importância dos povos nativos para o Yellowstone além de uma uma excelente seção de arte western.

Uma das principais alas do museu exibe relíquias de Buffalo Bill e Annie Oakley. O museu é tão legal que o ingresso é válido por vários dias e muita gente acaba voltando no dia seguinte.

Dia 5: Cody – West Yellowstone

  • Quilometragem do dia: ~296 km
  • Dica de pernoite: Yellowstone Grizzly RV Park

O Yellowstone é gigante então nossa sacada para aproveitar o dias ao máximo será sair cedo. Com isso aumentamos e muito a chance de avistarmos animais selvagens e dividir o parque em áreas. Seguiremos pelo Hayden Valley em direção ao Grand Canyon do Yellowstone e dedicaremos a manhã toda a essa área do parque. No nosso guia do Yellowstone dou as melhores dicas do que ver e fazer por lá.

Artist Point no Grand Canyon do Yellowstone
Artist Point no Grand Canyon do Yellowstone

Após explorar o Grand Canyon do Yellowstone (que é simplesmente incrível), você tem duas opções: seguir para Tower Junction e, se tiver tempo, estender a visita ao Lamar Valley, que é o melhor local do parque para avistar animais selvagens.

Outra opção é continuar para os Mammoth Terraces que sinceramente não estão tão bonitos quanto já foram mas ainda assim impressionam um marinheiro de primeira viagem. Nos últimos anos o fluxo de água diminuiu bastante e a beleza já não é mais a mesma. Pessoalmente, eu dedicaria mais tempo ao Lamar Valley e pularia Mammoth fazendo o círculo menor.

Lamar Valley um lugar incrível para avistar animal selvagens
Lamar Valley um lugar incrível para avistar animais selvagens

Esse desvio vai encurtar sua viagem e permitir que você passe mais tempo explorando o Grand Canyon do Yellowstone e as atrações ao longo do caminho. Seja qual for a nossa escolha o dia termina em West Yellowstone, uma das principais bases para visitar o parque

Dia 6: Yellowstone Park

  • Quilometragem do dia: ~49 km
  • Dica de pernoite: Yellowstone Grizzly RV Park

Hoje, o dia é mais curto em termos de distância, mas o mais impressionante em termos de beleza. Vamos visitar a área de Old Faithful, uma área repleta de gêiseres e piscinas termais coloridas. A dica é ficar de olho nos horários de erupção dos vulcões e visitar todos os que você conseguir.

Grand Prismatic Spring, a maior piscina termal do Yellowstone
Grand Prismatic Spring, a maior piscina termal do Yellowstone

O gêiser que dá nome a área explode a cada 90 minutos e é o mais previsível do parque. Também vale caminhar até a Morning Glory Pool, e na sequência, já de motorhome, parar em todas as outras áreas termais. Também recomendo muito a subida para ver a Grand Prismatic, a maior piscina termal do parque, do alto (o ponto de início da trilha é a Fairy Falls Trailhead).

Dia 7: West Yellowstone – Craters of the Moon National Monument – Twin Falls

  • Quilometragem do dia: 455 km
  • Dica de pernoite: Twin Falls / Jerome KOA Holiday

Hoje é um dia de bastante estrada, mas as paradas ao longo do percurso tornam o dia bem viável. Comece o dia cedo e siga para o Craters of the Moon National Monument. Esta área de solo vulcânico foi utilizada como campo de treinamento para astronautas antes da primeira missão lunar.

Spatter Cones no Crater of the Moon National Monument
Spatter Cones no Crater of the Moon National Monument

Craters of the Moon National Monument

Com duas horas, você conseguirá visitar os principais pontos do parque e explorar as cavernas formadas pelos tubos de lava (é preciso pegar o permit gratuito no centro de visitantes para acessar as cavernas). Outros destaques incluem o Cone do Inferno, que tem uma textura vulcânica em tons terrosos e vistas espetaculares, e os Spatter Cones pequenos cones de fogo formados durante a grande erupção. O passeio pelo parque é lindo e rápido, e não tivemos dificuldades para estacionar o motorhome.

Twin Falls

Twin Falls é conhecida pelas cachoeiras e canyons que rodeiam a cidade. Comece sua visita na Perrine Bridge, um local famoso onde os paraquedistas se aventuram no base jump (só de olhar já me vira o estômago). Perto dali, você encontrará a Perrine Coulee Falls, uma cachoeira que despenca do alto dos paredões da cidade, visitá-la é super fácil já que ela fica bem no pé da estrada.

Perrine Coulee Falls, uma das cachoeiras encantadoras de Twin Falls
Perrine Coulee Falls, uma das cachoeiras encantadoras de Twin Falls

Holesinsky Vineyard and Winery

Se o seu horário de chegada permitir, aproveite para visitar a vinícola Holesinsky Vineyard and Winery (endereço: 1498 Valley Steppe Dr, Buhl) que fica aberta até ás 17h. A degustação custa $25 e é muito generosa. As garrafas de vinho variam entre $10 e $30, e gostamos tanto que acabamos comprando quatro! Não deixe de experimentar a sangria branca (ideal para quem prefere bebidas mais doces), além dos rosés e do sauvignon blanc. Nós acampamos na própria vinícola com o programa de Harvest Hosts.

Shoshone Falls

Para quem ainda tem disposição, uma visita à Shoshone Falls é imperdível. A cachoeira, conhecida como a “Niágara do Oeste”, fecha às 21h no verão — verifique o horário no site antes de ir. Caso prefira, você pode deixar esse passeio para o dia seguinte, mas não deixe de fazer.

Shoshone Falls em Idaho - Twin Falls
Shoshone Falls em Idaho

Dia 8: Jerome – Park City

  • Quilometragem do dia: 402 km
  • Dica de pernoite: Park City RV Park

Mais um dia de estrada, com poucas paradas no caminho. Ao chegar em Park City, aproveite para fazer suas compras no Park City Outlets (endereço: 6699 N Landmark Dr, Park City). O outlet, dividido em dois andares, oferece uma boa variedade de lojas, embora não seja gigantesco. Além disso, há um Walmart nas proximidades.

Mt. Bike no Deer Valley em Park City
Mt. Bike no Deer Valley, um passeio sensacional durante o verão

Vale também conferir a programação musical da cidade, durante o verão há vários shows e concertos (muitos deles gratuitos) divertidos.

Dia 9: Park City

  • Quilometragem do dia: 20 km
  • Dica de pernoite: Park City RV Park

Park City não é apenas um destino famoso de neve; o verão por lá também é incrível. A cidade tem um centro histórico encantador, repleto de ótimos restaurantes— não perca uma caminhada pela Main Street – e uma variedade de atividades para toda a família.

Nós aproveitamos para fazer uma aula de mountain bike no Deer Valley, que foi bem legal, descemos no escorregador e montanha russa alpina de Park City Mountain, alugamos bicicletas para explorar as ciclovias da cidade e visitamos o Parque Olímpico para assistir aos saltadores olímpicos nas plataformas altíssimas. Há dois museus gratuitos bem bons por lá: o Museu Olímpico e o Museu do Esqui Alf Engen.

Nesse dia, vale já adiantar a arrumação e limpeza da motorhome que precisa ser devolvida na manhã no dia seguinte.

Dia 10: Park City – Salt Lake City

  • Quilometragem do dia: 50 km

Hoje é o dia de voltar a Salt Lake City para devolver o motorhome. Lembre-se de encher os tanques de gasolina e propano para evitar taxas extras.

Faça aqui seu orçamento e viva uma experiência incrível

E aí, gostou do nosso roteiro de motorhome pelo Yellowstone e Grand Teton National Park? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

Este post é uma parceria com o Motorhome Trips. Todas as experiências e opiniões são nossas!

Leia também:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *