Descubra o Melhor de Parma na Itália: O Que Fazer na Cidade das Delícias Culinárias

Se você é apaixonado por comida, Parma, na região da Emilia Romagna, é o paraíso dos sabores! Com uma oferta culinária rica e um centro histórico que é um verdadeiro charme, essa cidade é um destino imperdível. Neste post, vamos compartilhar com você dicas incríveis do que fazer em Parma e onde comer em Parma — provar as melhores delícias italianas diretamente da fonte.

E olha que curiosidade: quem nasce em Parma é chamado de parmesão! Como não se apaixonar por um lugar assim? Pequena, mas repleta de charme, Parma é perfeita para bate e volta saindo de Bolonha, como fizemos, ou até de Milão. É o destino ideal para quem busca uma escapada rápida e deliciosa!

O que fazer em Parma em 1 dia
Igreja San Gioavanni

História de Parma: do Passado Romano ao Charme Medieval

Parma foi oficialmente fundada pelos romanos em 183 a.C., mas o que você vai ver pelo centro da cidade são construções medievais, a época em que Parma começou a se desenvolver e a ganhar vida. Ao longo dos anos, a cidade passou pelas mãos dos franceses, da Igreja e dos espanhóis, e essa mistura de influências fez com que sua cultura e arquitetura se tornassem ainda mais ricas e fascinantes.

No século passado, Parma se destacou como um bastião de resistência contra o fascismo italiano que se espalhava pelo país. Durante a Segunda Guerra Mundial, a cidade sofreu com bombardeios e batalhas, marcando um período difícil, mas também um capítulo importante da sua história.

Está planejando uma viagem à região da Emilia Romagna? Confira nosso Roteiro de Emilia-Romagna e descubra o melhor que a região tem a oferecer. Preparamos um roteiro completo de 5 dias, incluindo as principais atrações de Parma, Bolonha, Ravenna e uma visita especial a San Marino. Além disso, você encontrará dicas valiosas para planejar sua viagem, com informações sobre a melhor época para visitar, sugestões de hotéis e recomendações para o deslocamento entre as cidades.

Como chegar à Parma na Itália

Parma está no coração da Emilia-Romagna, bem no meio do caminho entre Bolonha e Milão. É o destino perfeito para um bate e volta dessas duas cidades ou um pitstop certeiro se você está indo de Milão para a Toscana.

De Milão ou Bolonha, a viagem de trem leva cerca de uma hora. Você não precisa se preocupar em comprar a passagem com muita antecedência—dá para checar os horários no site da Trenitalia um dia antes e chegar na estação com uns 20 minutinhos de antecedência. Simples assim!

Leia também: O que fazer em Milão

Veja a localização de Parma no mapa:

É possível visitar Parma em 1 dia?

Sim, é possível visitar Parma em um dia. Se você quer explorar os principais pontos turísticos, provar algumas delícias em um tour gastronômico e fazer algumas comprinhas, um dia é mais do que suficiente para aproveitar o melhor de Parma.

O que é Denominação de Origem Protegida (DOP)?

Antes de mergulharmos nas dicas sobre o que fazer em Parma e onde comer bem, vamos falar sobre um conceito que você vai ouvir bastante na Itália: a Denominação de Origem Protegida (DOP).

Na Itália, produtos como o Parmigiano Reggiano (o famoso queijo parmesão), o Prosciutto di Parma (presunto de Parma) e o Culatello têm essa certificação especial. Isso significa que, para algo ser chamado de Prosciutto di Parma, por exemplo, ele precisa ser feito inteiramente na região de Parma, seguindo métodos tradicionais específicos. É como o Champagne na França—só pode ser chamado de champagne se for produzido na região de Champagne. Fora disso, temos os Proseccos e espumantes.

Então, ao visitar Parma, aproveite para saborear todas essas delícias diretamente da fonte. É a melhor maneira de experimentar o verdadeiro sabor dos produtos DOP!

o que comer em Parma na Itália
Prosciutto di Parma | Crédito da imagem (Ph. © GIORGIO SALVATORI)

O que fazer em Parma: Passeios Imperdíveis e Dicas Gastronômicas

  1. Visita ao produtores da região
  2. Provar as delícias de Parma
  3. Fazer comprinhas gastronômicas
  4. Passear no centro histórico
  5. Pedalar pelas ruas de Parma

1. Tour Gastronômico em Parma: Visita aos produtores da região

Para tirar o máximo da sua experiência gastronômica em Parma, que tal começar com um tour guiado pelas fazendas da região? Você vai poder ver de perto todas as etapas da produção do Prosciutto di Parma, Parmigiano Reggiano e Culatello—é incrível!

Nós escolhemos um tour de meio dia que nos levou a uma produtora de queijo, uma fazenda de culatello e, para fechar com chave de ouro, uma vinícola. Também existem opções que incluem degustação de azeites balsâmicos e visitas à produção do presunto de Parma. Fiquei super na dúvida de qual escolher, porque todas as opções pareciam incríveis!

roteiro na Emilia romagna: Parma na Itália
Visita a fábrica de produção de queijos: Parmigiano Regiano

Os tours recomendados pelo nosso blog:

O Parmigiano Regiano

Considerado o “rei dos queijos”, o Parmigiano Reggiano—nosso famoso queijo parmesão—é levado a sério em Parma. A região abriga cerca de 300 produtores. Até as vacas que fornecem o leite, devem ser criadas nos arredores de Parma, e seguir uma dieta rigorosa, com regras específicas para manter o padrão de qualidade desse queijo incrível. Cada peça de parmesão pesa cerca de 40 quilos e precisa envelhecer por, no mínimo, um ano até estar pronta para consumo.

Durante a visita à fábrica, tivemos a chance de ver de perto todo o processo de produção dessas gigantescas rodas de queijo. O mais interessante? Não é aquele típico programa “para turista ver.” Aqui, você se sente no meio da ação, e precisa prestar atenção para não atrapalhar os trabalhadores enquanto eles fazem magia com o Parmigiano!

É quase mágico entrar na última sala de produção, onde dezenas de queijos estão lá, maturando em silêncio, sendo cuidadosamente limpos e carimbados com o selo de autenticidade do Parmigiano Reggiano. A dedicação ao processo é impressionante!

Nessa parte do tour, não há degustação, mas na fazenda de culatello e na vinícola, tivemos o prazer de experimentar o verdadeiro parmigiano. E olha, é daqueles que você come rezando de tão bom!

como é visitar uma fábrica de queijo em Parma na Itália
Selo de autenticidade do Parmigiano reggiano | Foto: divulgação

Presunto de Parma e o Culatello

Bem parecidos, o presunto e o culatello são verdadeiras joias da gastronomia de Parma. No nosso tour, fomos conhecer de perto a produção do culatello, que é feito com a parte traseira do porco. Fomos recebidos na Antica Corte Pallavicina (endereço: Strada Palazzo due Torri, 43010), um lugar incrível que combina restaurante, pousada e uma das melhores produtoras de culatello do mundo.

Assim como o Parmigiano Reggiano, o processo de produção do culatello é totalmente artesanal e único. Mas vou te contar, não é o processo mais “bonito” de se ver! Em uma das salas de produção, o cheiro era tão intenso que eu não consegui ficar lá por muito tempo. O ponto alto mesmo é no final, quando você se senta para experimentar essa iguaria. Comer o culatello foi o grande momento da nossa visita à Antica Corte Pallavicina, e valeu cada segundo!

E dá para visitar as fábricas de Parma por conta própria?

Dá sim, mas você vai precisar de carro para dirigir até as fazendas que ficam cerca de 20 minutos do centro de Parma, e precisa agendar as visitas com antecedência no site do Consórcio do Parmiggiano Regiano e no Consórcio do Prosciutto di Parma.

Vale falar que, por não ser uma região super turística, alguns produtores não falam inglês muito bem, por isso o guia se torna ainda mais importante.

o que fazer em Parma 1 dia
Parmigiano Regiano | Foto: divulgação

2. Provar as delícias de Parma em um dos restaurantes locais

O Antica Corte Pallavicina abriga um restaurante estrelado pelo Guia Michelin, super badalado na região. Eu só tive a chance de experimentar a degustação (que já foi espetacular!), mas confesso que saí desejando uma refeição completa ali.

Além disso, o restaurante oferece aulas de culinária focadas em carnes e massas, e imagino que devem ser uma experiência incrível para quem gosta de cozinhar.

onde comer em Parma na itália
Antica Corte Pallavicina | Foto: Joanna Saldanha

Onde comer em Parma: centro histórico

Caminhando pelo centro histórico de Parma, não deixe de explorar as lojinhas e bares para provar a comida local. Minha dica é dar um pulo na Via Cavour, uma rua charmosa, fechada para carros, cheia de lojinhas e cafés perfeitos para uma pausa.

Já na Via Farini, você vai encontrar vários bares com aperitivos. Um destaque é a Enoteca Fontana (endereço: Str. Luigi Carlo Farini, 24), onde você paga pela bebida e pode se servir à vontade das delícias da casa—perfeito para quem adora beliscar.

Se quiser variar o cardápio, minha recomendação é o Pepèn (endereço: Borgo, Vicolo Sant’Ambrogio, 2), um barzinho despretensioso no centro que serve comidinhas incríveis. Não deixe de experimentar a carciofa, uma torta salgada de alcachofra que, apesar de não ser a mais bonita, é simplesmente deliciosa!

E para fechar a comilança com chave de ouro, não pode faltar um bom gelato. Um dos melhores que já provei na Itália foi o da Ciacco (endereço: Str. G. Garibaldi, 11), uma dica preciosa da nossa guia que valeu cada colherada!

restaurantes em Parma. Onde comer
Sorvete de Morango da Ciacco | Foto: divulgação

3. Fazer comprinhas gastronômicas no centro de Parma

Depois de tanta comilança, que tal dar uma pausa e fazer umas comprinhas gastronômicas? Parma é o paraíso para levar pra casa produtos DOP, como presuntos e embutidos da região. Há várias lojas incríveis para explorar, como a Salumeria Garibaldi (endereço: Str. G. Garibaldi, 42), a Salumeria Parma Gustibus (endereço: Str. della Repubblica, 54) e a Silvano Romani (endereço: Via Paradigna, 169).

Todas são super tradicionais e oferecem uma seleção irresistível de presuntos, queijos, culatellos, salames e muitas outras delícias. Se você, assim como eu, é do time dos gulosos, a dica é visitar todas elas e pedir uma provinha em cada uma. Afinal, quem resiste?

Salumeria Garibaldi em Parma na Itália. Onde comer em Parma
Salumeria Garibaldi | Foto: Divulgação

4. Passear no centro histórico de Parma

Você sabia que, além da gastronomia incrível, Parma é uma cidade cheia de história e repleta de lugares lindos para visitar? O centro histórico de Parma é compacto e super fácil de explorar, seja a pé ou de bicicleta. Cada esquina reserva uma surpresa, e você vai se encantar com a mistura de charme e tradição que a cidade oferece!

Piazza Duomo em Parma na região de Emilia Romagna na Itália
Piazza Duomo | Foto: Divulgação

Piazza Duomo

As igrejas são os grandes destaques do centro de Parma. O Duomo (Catedral de Parma), por exemplo, lembra um pouco a grandiosidade do de Florença e impressiona com seu interior ricamente decorado com pinturas e afrescos. O destaque vai para a cúpula, lindamente pintada por Correggio, e os afrescos de Gambara, que são verdadeiras obras-primas.

Duomo de Parma na região de Emilia Romagna na Itália
Cúpula pintada por Correggio no Duomo de Parma | Foto: Divulgação

Bem ao lado da catedral, o Batistério é outra joia que vale a visita. Seus portais são delicadamente esculpidos, e a cúpula, cheia de cores, é de encher os olhos. Para quem fala inglês ou italiano e curte história, vale a pena explorar todos os detalhes artísticos e arquitetônicos tanto do Batistério quanto da Catedral – uma verdadeira aula ao ar livre!

o que visitar no centro historico de Parma na Italia
Parma Battistero | Foto: Divulgação

Quer otimizar seu tempo e ver as principais atrações do centro histórico? Faça um Passeio a pé por Parma com um guia local. O tour tem duração de 2h e começa na Piazza Garibaldi, o coração da cidade, e continua entre os principais monumentos.

Explore o Palazzo della Pilotta

Em seguida, visite o Palazzo della Pilotta, que abriga alguns dos pontos mais importantes de Parma. Lá, você encontra a Galeria Nacional, com afrescos e obras de grandes artistas italianos; o Museu Arqueológico, a Biblioteca Palatina, o Museu Bodoniano, e o impressionante Teatro Farnese, que foi bombardeado durante a Segunda Guerra Mundial e reconstruído em 1950 usando os mesmos materiais da construção original. Uma verdadeira imersão na história e na cultura da cidade!

o que ver em 1 dia em Parma
Teatro Farnese | Foto: Divulgação

Piazza Garibaldi

Finalize seu tour em grande estilo na Piazza Garibaldi, o local onde a colônia romana de Parma foi fundada e que, hoje, é um dos marcos mais importantes da cidade. Na praça, você vai encontrar o Palácio do Governador e a Prefeitura de Parma, além de cafés e lojinhas que fazem dela um ótimo lugar para relaxar e apreciar o movimento local.

Piazza Garibaldi em Parma na região da Emilia Romagna na Itália
Piazza Garibaldi | Foto: GIORGIO SALVATORI

5. Pedalar pelas ruas de Parma

Parma é uma cidade plana e pequena, perfeita para explorar de bicicleta. O sistema de aluguel de bikes, Mi Muovo, conta com 26 pontos espalhados pela cidade e é super fácil de usar, tanto para turistas quanto para moradores. Pedalar por Parma é tranquilo e te dá uma nova perspectiva da cidade.

Se você curte combinar pedaladas com boa comida, uma ótima opção são os tours Bike & Food. Nós não chegamos a testar, mas a proposta do Bike & Food Stories pareceu super interessante!

Seguro Viagem na Itália

Além de ser uma exigência para quem viaja à Europa, o seguro viagem é fundamental para garantir sua tranquilidade e segurança durante a viagem. Ele se torna seu maior aliado em situações imprevistas, cobrindo desde o extravio de bagagem e cancelamento de voos até emergências médicas.

Escolha um seguro com cobertura ampla, que ofereça assistência imediata, evitando assim a necessidade de pagar do próprio bolso para depois solicitar o reembolso – fuja dessa burocracia!

Nós recomendamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!

Quer mais desconto?

Insira o cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar até 15% de desconto!

Faça já sua cotação e reserve seu seguro

E aí, curtiu nossas dicas do que fazer em Parma? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.

A Joanna viajou pelo Blogville, uma experiência de 1 semana na Emilia Romagna.

PLANEJE SUA VIAGEM:

  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

Beatriz Arous
Beatriz Arous
Curiosa, sonhadora, trilheira aprendiz, carioca orgulhosa da sua gente, Bia se aventura pelo mundo desde pequena. Apaixonada por museus, vinhos e livros, ela resolveu seguir suas grandes paixões: escrever e viajar. Bia já morou em Belém, no Porto, em Portugal e em Salvador, e cada lugar deixou marcas inesquecíveis no seu coração. Atualmente, ela mora no Rio de Janeiro. Com 15 países e 16 estados brasileiros na bagagem, suas viagens favoritas sempre incluem um toque cultural e gastronômico. Bia é editora assistente do Ideias na Mala, onde compartilha roteiros detalhados e dicas práticas para inspirar os leitores a viajarem mais e melhor.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *