Roteiro Alemanha: Dicas Práticas 5,7, 10 ou 12 dias de Viagem
Tá procurando o roteiro perfeito para sua viagem à Alemanha? Seja bem-vindo ao Ideias na Mala, um site de viagens com 15 anos de estrada e as melhores dicas de roteiro da Alemanha e da Europa.
Aqui neste post você encontrará roteiros de 5, 7, 10 ou 12 dias na Alemanha, itinerários completos e dicas certeiras de viagem de quem conhece bem o país. Em pouco tempo, você vai descobrir um destino que vai muito além de Berlim e Frankfurt, passando pela charmosa Dresden, pincelando os castelos mais bonitos da Rota Romântica e um passeio pela animada Munique. Pronto para se encantar com a Alemanha?

Roteiros Alemanha: vamos planejar a sua viagem?
O charme dos castelos da Rota Romântica, a mistura de modernidade e história em Berlim, salsicha alemã e muito cerveja boa são algumas das premissas dos nossos roteiros pela Alemanha, uma coleção de dicas bem montadas e cuidadosamente testadas por nós.
Aí vão 3 roteiros completos para você viver o melhor da Alemanha em uma viagem de 5, 7, 10 ou 12 dias. Antes mesmo de começar quero dizer que você vai se apaixonar e vai querer voltar.
- Roteiros de 5 dias na Alemanha – 3 opções
- Roteiro de 7 dias na Alemanha
- Roteiro de 10 ou 12 dias na Alemanha
E mais:
Para viajar para a Alemanha é obrigatório ter Seguro Viagem e a apólice deve ser impressa. Eu quase não entrei em 2023, pois não tinha a apólice impressa, estava apenas no meu celular.

Roteiro de 5 dias na Alemanha
Se você tem apenas 5 dias para visitar a Alemanha você pode escolher entre Berlim e arredores, Munique + Rota Romântica ou tentar fazer um bem bolado Berlim + Munique sabendo que vai ficar mais corrido. Eu confesso que prefiro a opção de escolher e curtir do que fazer um roteiro super corrido.
Aliás, a correria é um dos grandes inimigos de quem vai para a Europa pela primeira vez e quer tentar ver um pouco de tudo. Vamos detalhar cada uma das opções?
Aí vão essas três opções estruturadas em dias:
Roteiro de 5 dias Munique e Rota Romântica
Esse é um roteiro que pode começar em Frankfurt (uma das principais portas de entrada para brasileiros na Europa) ou direto em Munique —alternativa para quem faz um voo interno na Europa com as empresas de Low Cost ou para quem vem de trem de Viena ou Salzburgo na Áustria.

Quem começa a viagem no aeroporto de Frankfurt pode alugar um carro já na saída e percorrer o trajeto Frankfurt – Würzburg (cerca de 1h30 de carro) logo na chegada, fazer o percurso pela Rota Romântica nos dias 2 e 3 e terminar a viagem em Munique.
Agora se a viagem começa em Munique, deve ser feito exatamente o oposto. Passar os dias 1 e 2 visitando os principais pontos turísticos de Munique e, no terceiro dia, alugar um carro para percorrer a Rota Romântica rumo a Würzburg ou Frankfurt.
O ponto final vai depender da continuação do seu roteiro pela Europa. Como preciso fazer uma escolha editorial, vou começar a escrever esse roteiro por Munique, mas saiba que a ordem não vai interferir no sucesso da sua viagem.
Aluguel de carro para a Rota Romântica
Seja qual for o ponto de início da sua viagem, para aproveitar o melhor da Rota Romântica, você vai precisar alugar um carro. É muito fácil dirigir pelas estradas alemãs e quem esta acostumado a dirigir no Brasil vai tirar de letra mesmo sem entender o idioma. Há algumas regrinhas e restrições de entrada nas cidades menores, mas tudo é muito bem sinalizado.
Para o aluguel do carro, usamos e recomendamos a RentCars, um comparador de locadoras que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem, anda permite o parcelamento em reais, sem IOF e sem juros.
Faça sua cotação e alugue seu carro
Dá para percorrer a Rota Romântica de transporte público?
Até dá, mas dá trabalho! Demora mais e dependendo do número de viajantes do seu grupo vai custar mais carro do que viajar de carro. Não há linhas diretas de trem entre as cidadezinhas da Rota Romântica, então você terá que fazer baldeações pelo caminho. Pesquise pelo Bayern Ticket para saber suas possibilidades de trem.
Rota Romântica com tour guiado saindo de Munique
Prefere não dirigir e não quer encarar as baldeações de trem? Você pode fazer duas excursões diferentes, uma para Rothenburg e Nördlinger (uma excursão de dia todo que faz um belo apanhado da rota com paradas lindas pelo caminho), e outra para os castelos de Neuschwanstein e ao Castelo de Linderhof, dois dos pontos mais bonitos da Rota Romântica.
Resumo do roteiro
- Dias 1-2: Munique
- Dia 3: Munique – Fussen
- Dia 4: Fussen – Rothenburg
- Dia 5: Rothenburg – Frankfurt (ou sua próxima parada na Europa)
Dias 1-2 Munique
Agora que já detalhei a logística, quero falar das paradas incríveis dessa viagem pela Alemanha. Munique, a capital da Bavária – ou em inglês Baviera – é uma cidade divertida, onde a vida é celebrada com grandes canecos de cerveja, e que as festividades vão bem além da Oktoberfest. Munique tem um centro histórico charmoso e muitas atrações que merecem ser vistas. Aí vão minhas preferidas:
- Caminhar por Altstadt, o centro antigo de Munique: Marienplatz é o ponto de partida para explorar o centro histórico de Munique. Vale subir nas torres da St. Peter’s Church, conhecer o mercado Viktualienmarkt e passear pela pomposa Maximilianstrasse. Quem visita a cidade no natal, vai encontrar vários mercadinhos lindos nessa região.
- Ver os surfistas no Englischer Garten: o maior parque de Munique é famoso pelas ondas artificiais do Eisbach Wave, onde surfistas experientes surfam o ano todo. O parque é bem gostoso para caminhar, fazer piquenique e tomar cerveja nos Biergartens. Chinesischer Turm que funciona em uma torre chinesa vale tanto a visita quanto a foto.
- Visitar os Museus de Munique: Palácio real da Baviera (Residenz München – fiquei impressionadíssima), Alte Pinakothek (pedida excelente para quem curte arte) e o BMW Museum (o museu moderno da montadora é sensacional para amantes de carro) são boas escolhas.
- Visitar o Estadio do Bayer de Munique: Fãs de futebol vão adorar essa visita que conta com um Museu do Futebol e uma visita ao estádio. Garanta seu ingresso aqui.
- Aprender sobre o triste passado nazista: Munique foi um dos importantes centros do Partido Nazista na Alemanha, a cidade tem vários pontos históricos ligados ao regime nazista, como o Centro de Documentação sobre o Nazismo (temporariamente fechado) e o Oktoberfestplatz. É possível fazer um tour para aprender sobre o assunto e também visitar Campo de Concentração de Dachau que fica nos aforas da cidade.
- Beber cerveja em copos gigantes nos Biergartens da cidade: Augustiner-Keller, Hofbräuhaus, Hirschgarten e Chinesischer Turm (Torre Chinesa do Englisher Garten) são algumas opções icônicas na cidade, o fato é: Munique combina com cerveja e cantinhos incríveis não faltam!
- Passear de bicicleta pela cidade
- Conhecer o parque Olímpico e o Theresienwiese, o parque onde acontece o Oktoberfest, e no natal um super mercadinho natalino.

Onde ficar em Munique
Como você tem pouco temo em Munique minha dica é se hospedar bem próximo ao centro histórico (Altstadt). Dessa forma você consegue curtir o melhor da cidade a pé. Bairros como Altstadt (o próprio centro), Ludwigsvorstadt e Maxvorstadt são boas pedidas.
Quer um hotel caprichado?
Na minha viagem a Munique, eu me hospedei no Mandarin Oriental Munique que possui uma localização privilegiada bem no centro da cidade, perto da Marien Platz, do Residenz e de muitas outras atrações. O hotel possui uma decoração sofisticada e elegante.


A suite possui uma sala de estar com sofás, mesa e uma escrivaninha espaçosa, ótima para quem precisa trabalhar. A cama king size é extremamente confortável e possui travesseiros de diversas alturas que garantem um soninho delicioso. O quarto está equipado com televisão, máquina de Nespresso com cápsulas diversas à disposição e um frigobar cheio de cervejas locais e outras gostosuras. Todos os itens do frigobar estão inclusos no valor da diária.

Além disso, o Mandarin Oriental Munique possui SPA, academia, serviço de concierge (testei e aprovei!), aluguel de bikes, piscina, um bar com drinks caprichados e o restaurante Matsuhisa Munich, do aclamado chef japonês Nobuyuki “Nobu” Matsuhisa — reserve com antecedência.
Reserve o Mandarin Oriental Munique aqui
Aí vão alguns hotéis em Munique que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Rosewood Munich | Altstadt-Lehel | 9.0 | Ver preços |
Citadines Arnulfpark | Maxvorstadt | 8.5 | Ver preços |
Courtyard by Marriott | Ludwigsvorstadt | 8.0 | Ver preços |
Sofitel Munich | Ludwigsvorstadt | 8.2 | Ver Preços |
B&B Hotel München-Hbf | Ludwigsvorstadt | 8.0 | Ver Preços |
Premier Inn | Altstadt-Lehel | 8.1 | Ver Preços |
Hotel Schlicker | Altstadt-Lehel | 8.6 | Ver Preços |
Dia 3: Munique – Fussen
Hoje começaremos nosso giro pela Rota Romântica, um trajeto de cerca de 350 km que conecta vilarejos medievais e alguns dos castelos mais bonitos da Alemanha. Minha sugestão é alugar o carro o mais cedo que você conseguir, pois teremos entre 2h30 e 3h de estrada com muitas paradas lindas pelo caminho.

Paradas sugeridas em ordem:
- Abadia de Ettal (Ettal Abbeyl) fica na vila de Ettal: cerca de 95km de Munique. Aproveite para provar os licores e cervejas produzidos pelos monges.
- Castelo de Linderhof: um dos castelos de Ludwig II – conhecido como o Rei dos Contos de Fadas. Cerca de 120km de Munique. Reserve ingresso com antecedência.
- Castelo de Neuschwanstein: cerca de 45 km de Linderhof. Reserve um tour a partir das 13h para ter tempo de caminhar ou pegar o shuttle até o castelo. Os tours são limitados e bem concorridos então agende a visita com antecedência. Visite também a ponte de Marienbrücke, dona das melhores vistas do dia.
Sobrou tempo?
Ainda dá para encaixar uma visita ao Castelo de Hohenschwangau (residência de infância do rei Ludwig II) ou caminhar ao redor do Lago Alpsee.

Onde ficar em Fussen:
Fussen, o vilarejo aos pés do Castelo de Neuschwanstein tem ruas de paralelepípedos, casinhas coloridas bem preservadas, e alguns restaurantes e Biergarterns. Por lá há algumas opções boas de hotéis como:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Best Western Plus | Fussen | 8.6 | Ver preços |
Hotel Schlosskrone | Fussen | 8.5 | Ver preços |
City Apart Hotel | Fussen | 8.2 | Ver preços |
Hotel Christine | Fussen | 9.3 | Ver Preços |
Hotel Alpenglühn | Fussen | 8.7 | Ver Preços |
Luitpoldpark-Hotel | Fussen | 7.9 | Ver Preços |
Hotel Hirsch | Fussen | 8.7 | Ver Preços |
Dia 4: Füssen – Rothenburg ob der Taube
Hoje é dia de explorar mais um pedacinho da Rota Romântica. Faremos o trecho entre Füssen e Rothenburg com várias paradas lindas pelo caminho. A dica é sair cedo, levar um lanche ou piquenique e curtir a viagem ao máximo.
Paradas sugeridas em ordem
- Wieskirche (Igreja de Wies): Uma igreja rococó com um interior lindamente decorado e um cenário externo em meio a campos verdejantes e montanhas. Sabe aquele clichê digno de cinema? Vale reparar nos afrescos e detalhes no altar. Uma parada linda de cerca de meia hora.
- Vilarejo de Landsberg am Lech: Essa cidade pequenina as margens do rio Lech tem uma praça central (Hauptplatz) muito fotogênica e um dos portões medievais mais imponentes da Baviera, o Bayertor. Taí uma parada linda de 1-2 horas.
- Castelo de Harburg (Burg Harburg): uma das fortalezas medievais mais antigos e bem preservados da região. Ele fica no alto de uma colina e tem vistas caprichadas do vale. A visita leva cerca de 1 hora.
- Nördlingen: Uma das cidades mais diferentes da Rota Romântica. Nördlingen está dentro de uma cratera de meteoro e tês suas muralhas bempreservadas.
- Dinkelsbühl: uma cidade medieval charmosa, cercada por uma muralha bem preservada, com torres imponentes, casas em enxaimel coloridas e um centro histórico vibrante. Dá para visitar o essencial em 1h30 ~ 2 horas.
- Rothenburg ob der Tauber: nosso ponto de chegada é a cara da Rota Romântica, dona de um centro histórico lindíssimo e muitas ruelas pitorescas. Tente chegar antes do anoitecer para ver a transição do dia para noite e as ruelas sendo iluminadas.
Tempos de viagem estimados para você se programar
Quem faz essa viagem no inverno ou decide investir mais tempo em uma das paradas terá que brincar um pouco com o roteiro e, eventualmente, passar batido por alguns desses destinos. Aí vão os tempos de viagem para você se programar:
- Füssen → Wieskirche (30 km | ~30-35 min)
- Wieskirche → Landsberg am Lech (40 km | ~40-45 min)
- Landsberg am Lech → Harburg (80-90 km | ~1h15)
- Harburg → Nördlingen (22 km | ~20 min)
- Nördlingen → Dinkelsbühl (32 km | ~35-40 min)
- Dinkelsbühl → Rothenburg ob der Tauber (50 km | ~45-50 min)
Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg-ob-der-Tauber é uma cidade pequena, e a melhor opção é se hospedar o mais próximo possível da Marktplatz. Dessa forma, você consegue explorar as principais atrações a pé, sem precisar se preocupar com deslocamentos. Além disso, essa região é repleta de restaurantes aconchegantes e lojinhas charmosas, garantindo uma experiência ainda mais especial.
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Hotel BurgGartenpalais | Rothenburg | 9.1 | Ver preços |
Hotel Reichsküchenmeister | Rothenburg | 8.7 | Ver preços |
Hotel Zum Breiterle | Rothenburg | 8.3 | Ver preços |
Gasthof Butz | Rothenburg | 8.3 | Ver Preços |
Altfraenkische Weinstube | Rothenburg | 9.0 | Ver Preços |
Hotel Eisenhut | Rothenburg | 8.5 | Ver Preços |
Hotel Sonne | Rothenburg | 9.0 | Ver Preços |
Dia 5: Rothenburg – Frankfurt (ou seu próximos destino na Europa)
Comece o dia visitando uma das esquinas mais fotografadas da Alemanha, Plönlein (ou pequena praça), uma baita representação de arquitetura medieval na Baviera. A graça de ir cedinho é pegar a esquina um pouco (ou completamente) vazia.
De lá, caminhe até a Torre Rödertor (5 min), uma das mais bonitas da cidade e um dos pontos de acesso para a antiga muralha de Rothenburg ,que é super bem preservada e têm vistas lindas do vale. Caminhando o circuito completo (4km – cerca de 1h30) você passará por Klingentor, ponto com as melhores vistas, pela região de Burggarten (Jardim do Castelo) com uma vista panorâmica incrível do vale do Tauber. Termine a caminhada na Galgentor, mais uma torre que merece destaque.
Outras paradas interessantes na cidade são a Marktplatz e a Prefeitura (Rathaus), Museu do Crime Medieval (Mittelalterliches Kriminalmuseum) – parada que só recomendo para quem curte história e tem bastante tempo – e a igreja de Santiago.
Antes de partir, vale provar o doce típico da cidade, o Schneeballen, feito de massa frita e coberto com açúcar ou chocolate.
Wurzburg ou Frankfurt
Dependendo do seu roteiro pela Europa ainda dá tempo de conhecer Wurzburg antes de seguir para Frankfurt. Lá está localizada a Residência de Würzburg (Würzburger Residenz), um dos palácios barrocos mais bonitos da Europa, a ponte Alte Mainbrücke (decorada com esculturas) e a imponente Fortaleza Marienberg. A cidade é bem bonita e, se você tivesse mais dias, eu até recomendaria um pernoite por lá.
Prefere passear por Frankfurt? Veja nossas dicas do que fazer em Frankfurt

Roteiro de 5 dias Berlim e arredores
5 dias é um tempo muito legal para conhecer o melhor de Berlim, fazer um bate e volta para conhecer os palácios de Potsdam (a cidade é um encanto) ou ainda conhecer o campo de concentração de Sachsenhausen ou as paisagens encantadoras de Spreewald, a floresta de Spree.
O que fazer em Berlim:
- Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor): o principal cartão postal da cidade. Assista filmes da queda do Muro de Berlim e se emocione ao chegar lá.
- Reichstag (Parlamento Alemão): Reserve a visita (ou o brunch) com antecedência e tenha visitas sensacionais da cidade. O Edifício é o máximo.
- Memorial do Holocausto: uma homenagem comovente às vítimas.
- lha dos Museus (Museumsinsel): Berlim tem vários museus excelentes como o Pergamonmuseum e o Museu do Novo.
- Berliner Dom (Catedral de Berlim): suba na cúpula para ter as melhores vistas da cidade
- Alexanderplatz: onde fica a torre de TV, o ponto mais alto da cidade.
- East Side Gallery: o maior pedaço do Muro de Berlim ainda em pé. Para entender a divisão da cidade e ver as antigas torres, vale conhecer o Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer).
- Checkpoint Charlie: no antigo posto militar da Guerra Fria você vai aprender sobre as tentativas de escape.
- Museu da DDR: para aprender sobre a vida na Alemanha Oriental
- Tiergarten: Um parque bem bonito. Meu progrograma preferido é almoçar no Café am Neuen See e passear de barco pelo lago
- Igreja Memorial Kaiser Wilhelm: A cúpula é impressionante. Vale andar pela Kurfürstendamm, uma rua bem legal para passear e fazer compras.

Bate e volta para Potsdam
A antiga residência dos reis da Prússia é um passeio de um dia inteiro saindo de Berlim. A cidade fica cerca de 40 minutos da capital alemã e para chegar lá é só pegar o trem S7.
Quem viaja no verão precisa reservar a visita nos palácios com antecedência, o destaque é o Palácio Sanssouci – também chamado “Versailles alemã”. Um palácio imponente com jardins encantadores.
Outras paradas interessantes por lá são o Neues Palais (Novo Palácio), com arquitetura Barroca, a Ponte Glienicke – antiga fronteira entre a Alemanha Ocidental e Oriental. A ponte era um dos locais mais vigiados da Cortina de Ferro e foi usada diversas vezes para a troca de espiões capturados entre os Estados Unidos e a União Soviética — e o charmoso Bairro Holandês.
Com mais tempo também dá para visitar o Cecilienhof, palácio que sediou a Conferência de Potsdam (1945), entre Stalin, Churchill e Truman.
Mais opções de bate e volta saindo de Berlim
- Campo de Concentração de Sachsenhausen: um dos mais importantes do Regime Nazista. A visita é gratuita, mas para entender bem o local e o contexto recomendo um tour guiado (em inglês). O tour que recomendo dura 5 horas e passa por todos os locais interessantes (torres de vigilância, celas de prisioneiros e o memorial) com o apoio de um super guia e custa cerca de 20 Euros por pessoa.
- Spreewald, a floresta de Spree: Pegue um trem para Lübbenau (cerca de 1 hora), a porta de entrada para explorar a região e faça um passeio de barco típico pela região.
Onde ficar em Berlim
A escolha do hotel em Berlim depende do seu estilo de viagem. Se a ideia é ficar perto das principais atrações históricas, Mitte é a melhor opção – a região abriga o Portão de Brandemburgo, a Ilha dos Museus e uma ótima seleção de restaurantes.
Para quem gosta de um ambiente mais alternativo, Kreuzberg e Friedrichshain são ótimos bairros, repletos de bares descolados, arte urbana e uma vida noturna animada. Já Charlottenburg é a escolha certa para quem busca uma estadia mais elegante e tranquila, com cafés aconchegantes e lojas sofisticadas.
Aí vão alguns hotéis em Berlim que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
The Ritz-Carlton | Mitte | 9.2 | Ver preços |
Berlin Marriott Hotel | Mitte | 8.7 | Ver preços |
ibis Hotel Berlin | Mitte | 8.0 | Ver preços |
Leonardo Royal Hotel | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.5 | Ver Preços |
relexa hotel Stuttgarter Hof | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.1 | Ver Preços |
B&B HOTEL Berlin | Mitte | 8.1 | Ver Preços |
aletto Hotel Potsdamer Platz | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.7 | Ver Preços |
Roteiro de 5 dias Berlim e Munique
Se você tem 5 dias na Alemanha e faz questão de conhecer Berlim e Munique, você terá que ser bem estratégico nos roteiros pelas cidades.
Resumo do roteiro
- Dias 1-2: Berlim
- Dia 3: Berlim – Munique
- Dias 4 e 5: Munique
2 dias em Berlim
Em Berlim, por exemplo, eu faria um super roteiro a pé entre o Portão de Brandemburgo e Alexanderplatz com visitas ao Parlamento (reserve com antecedência) e a cúpula da catedral de Berlim (para mim, as melhores vistas da cidade).

No segundo dia minha sugestão é visitar o Muro de Berlim, na East Side Gallery, e conhecer um ou dois museus a sua escolha. Tanto o museu da DDR quanto Check Point Charlie são boas pedidas para aprender sobre o muro de Berlim.
De Berlim a Munique
No terceiro dia você pegará o trem cedinho rumo a Munique. Compre a passagem do trem com antecedência para garantir bons preços. Dependendo da hora da sua chegada ainda dá tempo de passear pelo centro ou tomar cerveja em um dos biergarten icônicos da cidade.
2 dias em Munique
No quarto dia você pode fazer um passeio caprichado pelo centro de Munique. Minhas sugestões do que ver e fazer estão aqui.
No último dia você pode visitar o Castelo de Neuschwanstein e curtir o final da tarde na cidade. Dá para fazer o passeio por conta própria ou contratar uma excursão de 1 dia. Há boas opções em inglês e espanhol (vagas bem limitadas). Se você for por conta própria, é essencial comprar os ingressos do castelo com antecedência.
Roteiro de 7 dias na Alemanha
Com 7 dias de viagem na Alemanha já dá para criar um roteiro mais completo e combinar a Rota Romântica com Munique e Berlim. Criei esse roteiro usando Frankfurt como ponto de início da viagem, mas para quem já está na Europa, tanto faz começar a viagem em Munique ou Berlim. É só mexer um pouco na ordem dos dias que o roteiro funciona bem.

Aluguel de carro para a Rota Romântica
Independentemente do ponto de partida da sua viagem, alugar um carro é essencial para aproveitar a Rota Romântica direito. O que dá para escolher é se você quer manter o carro até a chegada em Berlim e fazer o trajeto Munique – Berlim de carro, ou se você prefere devolver o carro em Munique e fazer o trajeto de trem. Minha dica é fazer as contas levando em consideração o preço do estacionamento em Munique.
Quanto a dirigir na Alemanha não se preocupe. Dirigir pelas estradas alemãs é simples e intuitivo, especialmente para quem já tem experiência dirigindo no Brasil. Mesmo sem conhecer o idioma, a sinalização eficiente facilita a navegação. Fique atento a algumas regras e restrições de circulação em cidades menores, mas nada que comprometa a experiência.
Para garantir a melhor oferta no aluguel do carro, recomendamos a RentCars, um serviço de comparação entre locadoras que ajuda a encontrar a opção mais vantajosa para a sua viagem. Além disso, a plataforma permite o pagamento em reais, sem incidência de IOF e com a facilidade do parcelamento sem juros.
Faça sua cotação e alugue seu carro
Dá para percorrer a Rota Romântica de transporte público?
Até é possível, mas a logística é mais complicada, a viagem leva mais tempo e, dependendo do número de pessoas no grupo, pode sair até mais caro do que alugar um carro. Não há trens diretos ligando as pequenas cidades da Rota Romântica, então será necessário fazer algumas conexões ao longo do trajeto. Se essa for a sua escolha, vale pesquisar sobre o Bayern Ticket, que oferece opções vantajosas para viajar de trem pela região.
Rota Romântica com excursão saindo de Munique
Se dirigir não está nos seus planos e você quer evitar as trocas de trem, há excursões que cobrem parte do trajeto. Uma das opções leva a Rothenburg e Nördlingen, em um passeio de dia inteiro que percorre algumas das cidades mais charmosas da rota, com paradas estratégicas pelo caminho. Outra alternativa é um tour pelos castelos de Neuschwanstein e Linderhof, dois dos castelos mais icônicos da região.
Agora que já falamos da logística, vamos ao roteiro de 7 dias na Alemanha?
Resumo do roteiro Alemanha em 7 dias
- Dia 1: Chegada em Frankfurt – Rothenburg ob der Tauber
- Dia 2: Rothenburg ob der Tauber – Füssen
- Dia 3: Füssen – Munique
- Dia 4: Munique
- Dia 5: Munique – Berlim (opção de parar em Nuremberg)
- Dias 6-7: Berlim
Roteiro detalhado dia a dia
Dia 1: Chegada em Frankfurt – Rothenburg ob der Tauber
Hoje é dia de chegar em Frankfurt, alugar o carro e fazer o trajeto até Rothenburg. Se seu voo chega a noite, vale dormir em Frankfurt e começar a viagem no dia seguinte.
Quem chega na parte da manhã conseguirá fazer o trajeto completo rumo a Rothenburg. São 182 km, cerca de duas horas de estrada.
Würzburg
Nossa primeira parada do dia é conhecida por ser a porta de entrada da Rota Romântica. Você pode almoçar no Weinstuben Juliusspital (site em alemão, use o Google Translate para te ajudar a fazer a reserva) e, na sequência, visitar os principais pontos turísticos da cidade como a Residência de Würzburg (visita de 1h30), catedral de Würzburg, Alte Mainbrücke (uma ponte com muitas estátuas barrocas e vistas do Rio Main), e a Fortaleza Marienberg que fica na parte alta da cidade (a visita leva pelo menos 1h20)
Rothenburg ob der Tauber
Nossa próxima parada e o ponto de pernoite de hoje é Rothenburg ob der Tauber e nela fica difícil não se apropriar do clichê: “uma cidade que parece ter saído de um conto de fadas”.
Rothenburg tem uma muralha medieval bem preservada, um centro histórico lindíssimo, e uma das esquinas mais fotografadas da Alemanha: a Plönlein. A Marktplatz (praça do mercado) e o edifício da Prefeitura (Rathaus) também merecem destaque.
Quem tiver pique para caminhar 4 km pode fazer a caminhada pelo alto das muralhas e seguir da Torre Rödertor (5 min), uma das mais bonitas, até Galgentor. No caminho você passará por Klingentor, ponto com as melhores vistas, e pelo Burggarten, ou Jardim do Castelo, que têm vistas panorâmicas incríveis do vale do Tauber.
Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg-ob-der-Tauber é uma cidade compacta, e a melhor escolha é se hospedar perto da Marktplatz. Assim, você pode conhecer as principais atrações caminhando, sem se preocupar com transporte. Além disso, a área conta com diversos restaurantes acolhedores e lojas encantadoras, tornando a experiência ainda mais agradável.
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Hotel BurgGartenpalais | Rothenburg | 9.1 | Ver preços |
Hotel Reichsküchenmeister | Rothenburg | 8.7 | Ver preços |
Hotel Zum Breiterle | Rothenburg | 8.3 | Ver preços |
Gasthof Butz | Rothenburg | 8.3 | Ver Preços |
Altfraenkische Weinstube | Rothenburg | 9.0 | Ver Preços |
Hotel Eisenhut | Rothenburg | 8.5 | Ver Preços |
Hotel Sonne | Rothenburg | 9.0 | Ver Preços |
Dica de expert Ideias na mala: faça uma foto em Plönlein no final da tarde e volte no dia seguinte bem cedinho. Enquanto a cidade dorme você terá uma das esquinas mais lindas da Alemanha para chamar de sua.
Dia 2: Rothenburg ob der Tauber – Füssen
Nosso segundo dia de viagem cobre mais um trecho encantador da Rota Romântica. Faremos o trajeto entre Rothenburg ob der Tauber e Füssen (268km – cerca de 3h50 minutos) com várias paradas lindas pelo caminho.
Aí vão as principais paradas do caminho:
- Dinkelsbühl: Um vilarejo medieval cercado por uma muralha bem preservada e torres imponentes. Casas coloridas em estilo enxaimel completam o visual cenográfico. A visita leva ente 1h30 – 2 horas dependendo do seu ritmo e das paradas para fotos.
- Nördlingen: Essa cidade fica dentro da cratera formada por um meteoro e também tem muralhas medievais muito bem conservadas. Mais um centrinho lindo e agradável para passear.
- Fortaleza de Harburg (Burg Harburg): Depois de dois centrinhos lindos, chegou a hora de visitar uma das estruturas medievais mais antigas e bem conservadas da região. A fortaleza de Harburg fica no alto de uma colina e têm vistas panorâmicas do vale. A visita dura cerca de uma hora e, na alta temporada, vale reservar com antecedência.
- Landsberg am Lech: Mais uma joia da Rota Romântica. Essa cidade pequenina às margens do rio Lech tem uma praça central pitoresca e um dos portões mais impressionantes da Baviera, o Bayertor. Um ótimo lugar para caminhar sem pressa e explorar por 1 a 2 horas.
- Igreja de Wies (Wieskirche): Uma capela em estilo rococó, ricamente ornamentada, em um cenário lindo em meio aos Alpes. A igreja é Patrimônio Mundial da UNESCO e seu interior é tão bonito quanto a fachada. A visita leva cerca de 30 minutos.
Tempos de viagem para você se programar:
Quem viaja no inverno ou opta por viajar num ritmo mais tranquilo e dedicar mais tempo a alguma parada pode brincar de pôr e tirar.
- Rothenburg ob der Tauber → Dinkelsbühl (50 km | ~45-50 min)
- Dinkelsbühl → Nördlingen (32 km | ~35-40 min)
- Nördlingen → Harburg (22 km | ~20 min)
- Harburg → Landsberg am Lech (80-90 km | ~1h15)
- Landsberg am Lech → Wieskirche (40 km | ~40-45 min)
- Wieskirche → Füssen (30 km | ~30-35 min)
Onde ficar em Fussen
Füssen, o charmoso vilarejo aos pés do Castelo de Neuschwanstein, encanta com suas ruas de paralelepípedos, casinhas coloridas bem conservadas e uma boa variedade de restaurantes e Biergartens. Na cidade, é possível encontrar ótimas opções de hospedagem, como:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Best Western Plus | Fussen | 8.6 | Ver preços |
Hotel Schlosskrone | Fussen | 8.5 | Ver preços |
City Apart Hotel | Fussen | 8.2 | Ver preços |
Hotel Christine | Fussen | 9.3 | Ver Preços |
Hotel Alpenglühn | Fussen | 8.7 | Ver Preços |
Luitpoldpark-Hotel | Fussen | 7.9 | Ver Preços |
Hotel Hirsch | Fussen | 8.7 | Ver Preços |
Dia 3: Füssen – Munique
Comece o dia visitando o Castelo de Neuschwanstein, um dos mais bonitos da Europa. Para aproveitar bem o dia a dica é reservar seu passeio para o primeiro horário e chegar uns 30 minutos antes para ter tempo de fazer a caminhada até a parte alta do castelo ou pegar o transporte (pago à parte) até lá.

No caminho de Munique
Saindo de Neuschwanstein você terá que escolher entre seguir direto para Munique ou fazer o trajeto com paradas no Castelo de Linderhof (também de Ludwig II, o Rei dos Contos de Fadas. A visita leva entre 1 e 3 horas dependendo do seu interesse. Reserve ingresso com antecedência) e na Abadia de Ettal (visita gratuita leva pelo menos 1 hora). Não deixe de visitar a lojinha e comprar as delícias produzidas pelos monges.
Chegando em Munique
Quem vai direto para Munique chegará por lá no horário do almoço e poderá curtir a vibe e as cervejas dos Biergartens da cidade além de um passeio pelo centro histórico. Comece pela Marienplatz, onde fica a Neues Rathaus (Nova Prefeitura) e o relógio Rathaus-Glockenspiel que todos os dias às 11h e 12h encanta os visitante mexendo as figuras mecânicas que o compõem. Eu confesso que achei show médio, mas minha comparação foi o relógio de Praga.
Caminhe sem pressa pelas ruas charmosas e, se o dia estiver bonito, vale subir nas torres da Frauenkirche. Aproveite para passear pelo Viktualienmarkt e admirar as vitrines luxuosas da Maximilianstrasse. Quem visita a cidade durante o natal vai se encantar com os mercados natalinos espalhados pela região.

Onde ficar em Munique
Se o seu tempo em Munique for curto, a melhor opção é se hospedar perto do centro histórico (Altstadt). Assim, você pode explorar as principais atrações a pé e aproveitar ao máximo a cidade. Regiões como Altstadt, Ludwigsvorstadt e Maxvorstadt são ótimas escolhas para ficar bem localizado.
Em minha viagem a Munique, escolhi me hospedar no Mandarin Oriental Munique, que tem uma localização privilegiada bem no centro da cidade, a poucos passos da Marienplatz, do Residenz e de várias outras atrações. O hotel combina sofisticação e elegância em cada detalhe.


A suíte conta com uma confortável sala de estar, equipada com sofás, mesa e uma ampla escrivaninha – perfeita para quem precisa trabalhar. A cama king size é extremamente aconchegante, com travesseiros de diferentes alturas para garantir uma noite de sono impecável. No quarto, há uma TV, uma máquina de Nespresso com cápsulas variadas e um frigobar repleto de cervejas locais e petiscos, todos incluídos na diária.

Além disso, o Mandarin Oriental Munique oferece um SPA, academia, aluguel de bicicletas, piscina e um serviço de concierge super eficiente (testado e aprovado!). O bar serve drinks bem elaborados, e o hotel abriga o sofisticado restaurante Matsuhisa Munich, do renomado chef japonês Nobu Matsuhisa – uma experiência gastronômica incrível, mas vale garantir a reserva com antecedência.
Reserve o Mandarin Oriental Munique aqui
Aí vão alguns hotéis em Munique que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Rosewood Munich | Altstadt-Lehel | 9.0 | Ver preços |
Citadines Arnulfpark | Maxvorstadt | 8.5 | Ver preços |
Courtyard by Marriott | Ludwigsvorstadt | 8.0 | Ver preços |
Sofitel Munich | Ludwigsvorstadt | 8.2 | Ver Preços |
B&B Hotel München-Hbf | Ludwigsvorstadt | 8.0 | Ver Preços |
Premier Inn | Altstadt-Lehel | 8.1 | Ver Preços |
Hotel Schlicker | Altstadt-Lehel | 8.6 | Ver Preços |
Dia 4: Munique
Hoje é dia de conhecer os principais pontos turísticos de Munique. Aí vai a lista com meus lugares preferidos na cidade:
- Englischer Garten: o maior parque de Munique, é um convite para caminhar, pedalar ou relaxar em um dos Biergartens. Por lá fica a Eisbach Wave, uma onda artificial onde surfistas encaram a água gelada o ano inteiro. Vale também dar uma passada na Chinesischer Turm, uma torre chinesa que funciona como Biergarten.
- Museus de Munique: A cidade tem vários museus interessantes. O Residenz München, antigo palácio real da Baviera, impressiona por sua grandiosidade. Amantes de arte vão gostar da Alte Pinakothek, enquanto os fãs de carros não podem perder o BMW Museum, um museu moderno e interativo.
- Allianz Arena, estádio do Bayern de Munique: Se você curte futebol, vai adorar o Allianz Arena. Além de conhecer o estádio, que tem uma arquitetura futurista, dá para visitar o Museu do Bayern de Munique e reviver grandes momentos do time. Ingressos esgotam rápido, então vale garantir com antecedência.
- Aprender sobre o passado nazista: Munique foi um dos principais centros do Partido Nazista, e vários locais da cidade ainda carregam essa história. O Centro de Documentação sobre o Nazismo (temporariamente fechado) e a Oktoberfestplatz são alguns pontos ligados ao regime. Para quem quer se aprofundar no tema, vale a pena fazer um tour guiado ou visitar o Campo de Concentração de Dachau, que fica nos arredores da cidade. Compre um tour antecipado.
- Brindar nos biergartens da cidade: quem gosta de cerveja vai amar Munique. Por lá a tradição cervejeira e os copos gigantes são levados a sério. Há vários biergartens bacanas na cidade, alguns dos mais legais são: Augustiner-Keller, Hofbräuhaus, Hirschgarten e o Chinesischer Turm.
- Explorar a cidade de bicicleta: Munique é plana e cheia de ciclovias, o que torna o passeio de bicicleta uma das melhores formas de explorar a cidade. Dá para pedalar pelo Englischer Garten, pelo centro histórico ou até mesmo às margens do rio Isar.
- Visitar o Parque Olímpico e o Theresienwiese: o Olympiapark, construído para os Jogos Olímpicos de 1972, é um espaço incrível para passear, ver shows ou até subir na torre para uma vista panorâmica. Já o Theresienwiese é o local onde acontece a Oktoberfest, e que recebe outros eventos ao longo do ano como um super mercadinho natalino.

Dia 5: Munique – Berlim (opção de parar em Nuremberg)
Hoje faremos o trajeto entre Munique e Berlim e você tem duas opções:
- Curtir a manhã em Munique e pegar o trem na parte da tarde
- Sair de manhã cedinho e fazer um pitstop em Nuremberg. A boa notícia é que há lockers na estação e custam cerca de 5 Euros por dia.
Parada de 3-4 horas em Nuremberg
Chegando na estação central de Nuremberg caminharemos rumo ao centro histórico fazendo algumas paradas lindas. A lista abaixo inclui as paradas em ordem, além de duas opções de restaurante para você provar a salsicha típica local.
- Handwerkerhof Nuremberg: um pequeno vilarejo medieval recriado dentro da cidade de Nuremberg. Por lá você poderá provar a famosa a Bratwurst (Salsicha) de Nuremberg e um bom lugar para fazê-lo é no restaurante histórico Bratwurstglöcklein que funciona desde o século XIV e já recebeu personalidades como Adam Kraft, Albrecht Dürer e Hans Sachs. O restaurante é uma graça.
- Igreja de St. Lorenz (Lorenzkirche): uma igreja gótica que foi restaurada após a segunda guerra mundial
- Hauptmarkt e Schöner Brunnen: A praça principal da cidade abriga Schöner Brunnen (que em tradução literal significa Fonte Bonda). Diz a lenda que girar o anel dourado nas grades da fonte dá sorte. Na dúvida, vale a tentativa!
- São Sebaldo (Sebalduskirche): a igreja mais antiga de Nuremberg, abriga o túmulo do Santo Padroeiro da cidade e mistura uma série de estilos arquitetônicos. Ali do ladinho fica a Bratwursthäusle (endereço: Rathauspl. 1, 90403 Nürnberg), um restaurante bem turístico e mais um bom lugar para provar a Salsicha tradicional da cidade ou o Drei im Weckla, um sanduíche de 3 salsinhas que também é uma tradição por lá.
- Castelo de Nuremberg (Kaiserburg): suba até o castelo – cerca de 10 minutos de caminhada com uma subida leve – para conhecer o castelo e ter vistas panorâmicas da cidade. A visita completa leva entre 2 e 3 horas, mas quem tem pouco tempo pode explorar o pátio e admirar a vista mesmo sem entrar no castelo.
- Weissgerbergasse: nas descida do castelo vale explorar a Weissgerbergasse, uma das ruas mais charmosas de Nuremberg.
Chegada em Berlim
Dependendo da hora da sua chegada em Berlim e da localização do seu hotel ainda dá tempo de fazer um passeio pelo centro iluminado. Recomendo a região da Ilha dos Museus seguido da Catedral de Berlim.

Outra opção legal é terminar o dia em um dos Rooftops da cidade: Monkey Bar (endereço: Budapester Str. 40 Berlin | vista para o Zoológico de Berlim. Reserve com antecedência) e Solar Sky Lounge (Stresemannstraße 76, 10963 Berlin) são boas opções.
Onde ficar em Berlim
Escolher o melhor hotel em Berlim vai depender do seu estilo de viagem. Para ficar perto das atrações históricas, Mitte é a melhor pedida – é onde estão o Portão de Brandemburgo, a Ilha dos Museus e vários restaurantes legais.
Se curte uma vibe mais alternativa, vá de Kreuzberg ou Friedrichshain, bairros cheios de bares descolados, arte de rua e uma cena jovem agitada. Já Charlottenburg é perfeito para quem prefere uma hospedagem mais tranquila e sofisticada, com cafés charmosos e lojas elegantes.
Aí vão alguns hotéis em Berlim que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
The Ritz-Carlton | Mitte | 9.2 | Ver preços |
Berlin Marriott Hotel | Mitte | 8.7 | Ver preços |
ibis Hotel Berlin | Mitte | 8.0 | Ver preços |
Leonardo Royal Hotel | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.5 | Ver Preços |
relexa hotel Stuttgarter Hof | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.1 | Ver Preços |
B&B HOTEL Berlin | Mitte | 8.1 | Ver Preços |
aletto Hotel Potsdamer Platz | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.7 | Ver Preços |

Dias 6-7: Berlim
Com dois dias é possível conhecer as principais atrações turísticas em Berlim fazendo boas escolhas. Alguns dos principais passeios na cidade são:
- Portão de Brandemburgo (Brandenburger Tor): o símbolo mais famoso da cidade. Se puder, assista a documentários sobre a queda do Muro antes de ir.
- Reichstag (Parlamento Alemão): faça a reserva antecipada para visitar a cúpula ou curtir um brunch com uma vista incrível da cidade.
- Memorial do Holocausto: espaço marcante que presta homenagem às vítimas do Holocausto. A entrada é grátis, mas a visita contém cenas fortes e não é recomendada para crianças.
- Ilha dos Museus (Museumsinsel): Berlim tem museus imperdíveis como o Pergamonmuseum e o Museu Novo.
- Berliner Dom (Catedral de Berlim): suba na cúpula para uma vista panorâmica da cidade.
- Alexanderplatz: a praça da famosa Torre de TV, o prédio mais alto de Berlim.
- East Side Gallery: o maior trecho preservado do Muro de Berlim, transformado em galeria de arte. Para entender melhor a divisão da cidade, visite também o Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer).
- Checkpoint Charlie: o antigo posto militar da Guerra Fria, onde dá para conhecer histórias de fugas ousadas. Achei o museu super interessante.
- Museu da DDR: um mergulho na vida cotidiana da Alemanha Oriental. Dos museus de Berlim esse é um dos meus preferidos.
- Tiergarten: o parque mais bonito de Berlim. Se puder, almoce no Café am Neuen See e faça um passeio de barco pelo lago.
- Igreja Memorial Kaiser Wilhelm: a ruína da cúpula chama atenção. Aproveite para caminhar pela Kurfürstendamm, uma das melhores ruas para passear e fazer compras.
- Topografia do Terror: um museu a céu aberto sobre o regime nazista, localizado no antigo quartel da Gestapo. Bem informativo e impactante.
- Palácio de Charlottenburg: para quem curte palácios, o Charlottenburg tem jardins lindos e um interior elegante que vale a visita.
Veja aqui como eu dividiria a visita em 2 dias.
Roteiro de 10 ou 12 dias na Alemanha
Com 10 ou 12 dias de viagem pela Alemanha, é possível criar um roteiro bem equilibrado, combinando a Rota Romântica com cidades como Munique, Dresden e Berlim. Esse roteiro foi pensado começando por Frankfurt, mas para quem já está na Europa, também é possível iniciar por Munique ou Berlim, ajustando a ordem dos dias conforme a necessidade.
Quem tem 12 dias de viagem ainda consegue acrescentar um giro em Colônia (mais uma cidade linda!) e dependendo do horário do seu voo, ainda passear pelo centro de Frankfurt.

Alugar um carro para explorar a Rota Romântica
Independentemente do ponto de partida, alugar um carro é essencial para aproveitar bem a Rota Romântica e explorar as cidades menores com mais liberdade. A dúvida pode ser se vale a pena manter o carro até Berlim, devolvê-lo em Munique e seguir de trem, ou continuar com o carro até o final da viagem. A dica é colocar na ponta do lápis os custos extras, como estacionamento em Munique e Berlim, que podem ser caros dependendo da região que você se hospedar.
Dirigir na Alemanha: o que esperar
A experiência de dirigir na Alemanha é tranquila para quem já tem familiaridade com estradas bem sinalizadas. A Autobahn não tem limite de velocidade em alguns trechos, mas dentro das cidades há regras rígidas, especialmente em áreas históricas e zonas de baixa emissão. Fique de olho nas permissões necessárias para estacionar nas cidades menores, de resto, você vai tirar de letra.
Onde alugar o carro
Para garantir um bom custo-benefício, vale comparar preços antes de reservar. A RentCars facilita essa busca ao reunir ofertas de várias locadoras, permitindo pagamento em reais (sem IOF) e parcelamento sem juros.
Faça sua cotação e garanta seu carro
É possível percorrer a Rota Romântica sem carro?
Sim, mas a logística é bem mais trabalhosa e dependendo do número de viajantes, também mais cara. Como não há trens diretos conectando as pequenas cidades da Rota Romântica, será necessário fazer conexões entre trens e ônibus, o que aumenta bem o tempo de viagem.
Para quem pretende usar transporte público, vale considerar o Bayern Ticket, um passe que permite viagens ilimitadas de trem dentro da Baviera por um valor fixo.
Rota Romântica: Tours Guiados a partir de Munique
Para quem prefere evitar a preocupação com deslocamento, há tours organizados que cobrem parte da Rota Romântica. Algumas excursões fazem um bate e volta até Rothenburg e Nördlingen, com paradas em cidades charmosas ao longo do caminho. Outra opção popular é o passeio para os castelos de Neuschwanstein e Linderhof, dois dos mais famosos da Alemanha.
Resumo do Roteiro de 10 ou 12 dias na Alemanha
- Dia 1: Chegada em Frankfurt – Würzburg
- Dia 2: Würzburg – Rothenburg ob der Tauber
- Dia 3: Rothenburg ob der Tauber – Füssen
- Dia 4: Füssen – Munique
- Dias 5-6: Munique
- Dia 7: Munique – Dresden (opção de parar em Nuremberg)
- Dia 8: Dresden – Berlim
- Dias 9-10: Berlim
- Dia 11: Berlim – Colônia
- Dia 12: Colônia – Frankfurt

Dia 1: Chegada em Frankfurt e trajeto até Würzburg
Hoje é dia de chegar a Frankfurt, pegar o carro e seguir viagem até Würzburg Se você chegar na cidade no final da tarde ou de noite, é mais confortável passar a primeira noite em Frankfurt e iniciar o roteiro na manhã seguinte.
Quem chega cedo consegue seguir direto para Rothenburg, percorrendo os 120 km de estrada em cerca de uma hora e meia, com tempo para aproveitar as paradas no caminho.
Würzburg
Würzburg é considerada a porta de entrada da Rota Romântica, famosa pelas cidades medievais bem preservadas e castelos imponentes.
Se você chegar na hora do almoço vale ir direto para o restaurante Weinstuben Juliusspital (endereço: Juliuspromenade 19, 97070 Würzburg). Reservas antecipadas são recomendadas, o site está em alemão, mas o Google Tradutor pode ajudar a fazer reserva.
Depois do almoço aproveite para conhecer os seguintes pontos turísticos:
- Residência de Würzburg: um palácio barroco belíssimo (reserve pelo menos 1h30 para a visita)
- Catedral de Würzburg: com arquitetura romântica e um acervo de arte que conta séculos de história. A visita leva pelo menos 30 minutos.
- Alte Mainbrücke: ponte histórica decorada com estátuas barrocas e que tem vistas caprichadas do Rio Main.
- Fortaleza Marienberg: essa fortaleza fica no topo da cidade. Reserve pelo menos 1h20 para fazer a visita.
O passeio completo por Würzburg leva cerca de 3 horas. Não se preocupe se não der tempo de ver tudo no dia de chegada, porque a quilometragem no dia seguinte é baixa e dá para incluir 2-3 horas de passeio pela cidade antes de seguir para Rothenburg ob der Tauber.
Dia 2: Würzburg – Rothenburg ob der Tauber
Nosso segundo dia de viagem cobre o trecho entre Würzburg e Rothenburg ob der Tauber, um trajeto de apenas 65 km, mas recheado de paradas interessantes e oportunidades para foto. As principais paradas do caminho são:
- Bad Mergentheim: Uma cidade fofa com um centrinho medieval bem preservado e o elegante Castelo da Ordem Teutônica, uma fortaleza que foi transformada em palácio renascentista. A visita a cidade leva cerca de 1 hora sem incluir o interior do castelo.
- Castelo de Weikersheim: Pronto para inaugurar a parte de castelos da viagem? Essa visita combina um palácio renascentista e um dos jardins barrocos mais bonitos da região. Entrada paga. Reserve pelo menos 1 hora para visitar o castelo.
- Creglingen: A cidade de Creglingen é conhecida pela Igreja dos Onze Mil Virgens cuja joia é um um altar esculpido por Tilman Riemenschneider, um dos principais artistas da escultura em madeira no período gótico tardio na Alemanha.
Aqui vão as distâncias da viagem de hoje para você se programar:
- Würzburg → Bad Mergentheim (43 km | ~40 min)
- Bad Mergentheim → Weikersheim (12 km | ~15 min)
- Weikersheim → Creglingen (22 km | ~20 min)
- Creglingen → Rothenburg ob der Tauber (18 km | ~20 min)
Total do trajeto com paradas: ~110 km
Rothenburg ob der Tauber
Nosso ponto de chegada é Rothenburg ob der Tauber, um dos destinos mais charmosos da Alemanha. A cidade medieval preservada tem ruas de paralelepípedo, construções históricas e a famosa Plönlein, uma das esquinas mais fotografadas do país. Outras atrações são a Marktplatz (Praça do Mercado) e o edifício da Prefeitura (Rathaus).
Quem quiser explorar mais pode caminhar pelos 4 km de muralhas, começando na Torre Rödertor e seguindo até Galgentor. No caminho, passa-se por pontos como Klingentor, que tem uma vista incrível da cidade, e pelo Burggarten (Jardim do Castelo), de onde se vê todo o vale do Rio Tauber.
Onde ficar em Rothenburg ob der Tauber
Rothenburg-ob-der-Tauber é uma cidade compacta, e a melhor escolha é se hospedar perto da Marktplatz. Assim, você pode visitar as principais atrações a pé, sem se preocupar com transporte. Além disso, essa área conta com diversos restaurantes acolhedores e lojinhas encantadoras, tornando a experiência ainda mais agradável.
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Hotel BurgGartenpalais | Rothenburg | 9.1 | Ver preços |
Hotel Reichsküchenmeister | Rothenburg | 8.7 | Ver preços |
Hotel Zum Breiterle | Rothenburg | 8.3 | Ver preços |
Gasthof Butz | Rothenburg | 8.3 | Ver Preços |
Altfraenkische Weinstube | Rothenburg | 9.0 | Ver Preços |
Hotel Eisenhut | Rothenburg | 8.5 | Ver Preços |
Hotel Sonne | Rothenburg | 9.0 | Ver Preços |
Dia 3: Rothenburg ob der Tauber – Füssen
Nosso terceiro dia de viagem percorre mais um trecho da Rota Romântica, conectando Rothenburg ob der Tauber a Füssen. O trajeto total tem cerca de 268 km e aproximadamente 3h50 de estrada, sem contar as paradas pelo caminho.
Paradas ao longo do caminho
- Dinkelsbühl: um vilarejo medieval cercado por uma muralha bem preservada, com torres imponentes e ruas de paralelepípedo rodeadas por casas em estilo enxaimel, todas coloridas e bem fotogênicas. A visita pode durar entre 1h30 e 2 horas, dependendo do ritmo e das paradas para fotos.
- Nördlingen: construída dentro da cratera de um meteoro, essa cidade tem muralhas muito bem conservadas e um centro histórico agradável para explorar a pé.
- Fortaleza de Harburg (Burg Harburg): depois de visitar cidades muradas, é a vez de conhecer uma das fortificações medievais mais antigas da Baviera. A fortaleza fica no alto de uma colina e oferece vistas panorâmicas do vale. A visita dura cerca de uma hora e, na alta temporada, vale reservar com antecedência.
- Landsberg am Lech: uma cidade pequena e charmosa às margens do rio Lech, com uma praça central pitoresca e um dos portões mais impressionantes da Baviera, o Bayertor. Um ótimo lugar para caminhar sem pressa e explorar por 1 a 2 horas.
- Igreja de Wies (Wieskirche): uma joia do estilo rococó, cercada por paisagens alpinas. A igreja, tombada como Patrimônio Mundial da UNESCO, tem um interior ricamente decorado que vale a visita. O passeio dura cerca de 30 minutos.
Distâncias e tempos de deslocamento
Esse roteiro pode ser ajustado conforme o ritmo da viagem. Quem viaja no inverno ou prefere explorar com mais calma pode optar por reduzir o número de paradas ou estender o tempo em algum dos destinos. Aí vão as distâncias e tempos aproximados de visita para você se programar.
- Rothenburg ob der Tauber → Dinkelsbühl (50 km | ~45-50 min)
- Dinkelsbühl → Nördlingen (32 km | ~35-40 min)
- Nördlingen → Harburg (22 km | ~20 min)
- Harburg → Landsberg am Lech (80-90 km | ~1h15)
- Landsberg am Lech → Wieskirche (40 km | ~40-45 min)
- Wieskirche → Füssen (30 km | ~30-35 min)
Dia 4: Füssen – Munique
Comece o dia explorando o Castelo de Neuschwanstein, uma das construções mais impressionantes da Europa. Para evitar filas e garantir uma visita tranquila, é recomendável reservar o ingresso com antecedência para um dos primeiros horários do dia. Chegue pelo menos 30 minutos antes, assim terá tempo para subir até a entrada do castelo, seja a pé ou utilizando o transporte pago que leva até a parte alta.

Saindo de Neuschwanstein, você ainda pode encaixar uma visita ao Castelo de Hohenschwangau (residência de infância do rei Ludwig II) ou caminhar ao redor do Lago Alpsee.
À caminho de Munique há 2 paradas que eu recomendo muito:
- Castelo de Linderhof: uma das residências de Rei Ludwig II. Apesar de ser menor que Neuschwanstein, é ricamente decorado e tem jardins muito bem cuidados. A visita dura entre 1 e 3 horas, dependendo do ritmo e do interesse, e o ideal é reservar o ingresso antecipadamente.
- Abadia de Ettal: um mosteiro beneditino no meio dos Alpes. A visita leva pelo menos 1 hora, e vale a pena explorar não apenas a igreja, mas também a loja da abadia, que vende produtos feitos pelos monges, como licores e chocolates.
Onde ficar em Munique
Se você tem pouco tempo em Munique, o ideal é se hospedar próximo ao centro histórico (Altstadt). Assim, dá para conhecer as principais atrações caminhando e aproveitar melhor a cidade. Bairros como Altstadt, Ludwigsvorstadt e Maxvorstadt são excelentes opções para quem quer praticidade e boa localização.
Na minha estadia, escolhi o Mandarin Oriental Munique, um hotel sofisticado e muito bem localizado, pertinho da Marienplatz, do Residenz e de vários pontos turísticos importantes. O ambiente combina elegância e conforto em cada detalhe.


A suíte é espaçosa e conta com uma sala de estar aconchegante, equipada com sofás, mesa e uma escrivaninha ampla – ideal para quem precisa trabalhar. A cama king size é extremamente confortável, com travesseiros de diferentes alturas para uma noite de sono perfeita. O quarto também dispõe de TV, máquina de Nespresso com cápsulas variadas e um frigobar abastecido com cervejas locais e petiscos, tudo incluso na diária.

Além disso, o Mandarin Oriental Munique oferece um SPA, academia, aluguel de bicicletas, piscina e um serviço de concierge impecável (testado e aprovado!). O bar prepara drinks caprichados, e o hotel abriga o sofisticado Matsuhisa Munich, restaurante do renomado chef japonês Nobu Matsuhisa – uma experiência gastronômica imperdível, mas vale garantir a reserva com antecedência!
Reserve o Mandarin Oriental Munique aqui
Aí vão alguns hotéis em Munique que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Rosewood Munich | Altstadt-Lehel | 9.0 | Ver preços |
Citadines Arnulfpark | Maxvorstadt | 8.5 | Ver preços |
Courtyard by Marriott | Ludwigsvorstadt | 8.0 | Ver preços |
Sofitel Munich | Ludwigsvorstadt | 8.2 | Ver Preços |
B&B Hotel München-Hbf | Ludwigsvorstadt | 8.0 | Ver Preços |
Premier Inn | Altstadt-Lehel | 8.1 | Ver Preços |
Hotel Schlicker | Altstadt-Lehel | 8.6 | Ver Preços |
Dias 5-6: Munique
Teremos 2 dias para explorar o melhor de Munique, e já adianto, é pouco tempo, mas dá para ter um gostinho bacana da cidade. Minha dica é dedicar o primeiro dia ao centro antigo e no segundo dia, escolher 1 ou 2 museus para visitar.
Aí vão as principais atrações da cidade:
- Explorar a Altstadt, a cidade velha: o passeio começa na Marienplatz, a praça mais famosa de Munique. Vale a pena subir nas torres da Frauenkirche para ter uma vista panorâmica da cidade, passear pelo Viktualienmarkt, um mercado cheio de produtos locais, e caminhar pela elegante Maximilianstrasse. No Natal, essa região ganha vários mercados festivos.
- Assistir aos surfistas no Englischer Garten: o maior parque de Munique abriga o Eisbach Wave, uma onda artificial onde surfistas mostram suas habilidades o ano todo. O parque também é um ótimo lugar para uma caminhada, um piquenique ou uma parada em um dos tradicionais Biergartens. O Chinesischer Turm, um pavilhão em estilo chinês, é um dos pontos mais fotogênicos.
- Conhecer os principais museus da cidade: o Residenz München, antigo palácio da monarquia bávara, impressiona pelos detalhes. Para quem gosta de arte, a Alte Pinakothek reúne obras de mestres como Rembrandt e Rubens. Já os apaixonados por carros vão gostar do BMW Museum, que exibe desde modelos clássicos até protótipos futuristas. O edifício do museu é sensacional.
- Visitar o estádio do Bayern de Munique: o Allianz Arena é um dos estádios mais modernos da Europa. O tour inclui uma visita ao campo e ao Museu do Bayern, que conta a história do time. Para garantir a visita, compre ingressos com antecedência.
- Entender a história do nazismo: Munique teve um papel importante na ascensão do Partido Nazista, e há diversos locais que ajudam a compreender esse período. O Centro de Documentação sobre o Nazismo (atualmente fechado) e a Oktoberfestplatz, onde Hitler fez discursos, são alguns dos pontos de interesse. Também é possível visitar o Campo de Concentração de Dachau, que fica nos arredores da cidade. Compre um tour guiado para entender o contexto da visita.
- Tomar cerveja nos Biergartens: Munique é sinônimo de boas cervejas servidas em canecas enormes. Alguns dos Biergartens mais tradicionais são o Augustiner-Keller, Hofbräuhaus, Hirschgarten e o Chinesischer Turm dentro do Englischer Garten.
- Explorar a cidade de bicicleta: Munique tem ciclovias bem estruturadas e muitas áreas agradáveis para pedalar. E essa é uma das formas mais deliciosas de explorar a cidade.
- Conhecer o Parque Olímpico e o Theresienwiese: O Olympiapark, construído para os Jogos Olímpicos de 1972, tem um mirante com vista panorâmica e diversas atrações. Já a Theresienwiese é onde acontece a Oktoberfest e, no Natal, recebe um grande mercado festivo.

Dia 7: Munique – Dresden (opção de parar em Nuremberg)
Hoje nos despediremos de Munique e seguiremos para Dresden. Você pode optar por seguir a viagem direto ou fazer uma parada em Nuremberg. A cidade é um encanto e há lockers na estação para guardar suas malas por cerca de 5 euros por dia.
Aí vão nossas sugestões de paradas para 3-4 horas de passeio à pé, a partir da estação de Nuremberg, com duas opções de paradas para provar a especialidade local, a Bratwurst de Nuremberg (salsicha de Nuremberg):
- Handwerkerhof Nuremberg: esse pequeno conjunto de casas em estilo medieval recria o charme de uma vila histórica dentro da cidade. Por lá é possível provar a Bratwurst de Nuremberg, e um dos melhores lugares para isso é o Bratwurstglöcklein, restaurante que funciona desde o século XIV e já recebeu figuras históricas como Albrecht Dürer e Hans Sachs.
- Igreja de St. Lorenz (Lorenzkirche): uma das igrejas góticas mais importantes da cidade. Sua estrutura severamente danificada na Segunda Guerra Mundial, foi restaurada e hoje impressiona com vitrais e arquitetura imponente.
- Hauptmarkt e Schöner Brunnen: a praça central da cidade abriga a Schöner Brunnen, ou “Fonte Bonita”, um dos marcos mais conhecidos de Nuremberg. Diz a tradição que girar o anel dourado na grade da fonte traz sorte – então por que não testar? Nas semanas que antecedem o natal, essa praça recebe um dos mercados natalinos mais famosos da Alemanha, o Christkindlesmarkt.
- Igreja de São Sebaldo (Sebalduskirche): considerada a igreja mais antiga da cidade, ela mistura elementos do românico tardio e gótico e guarda o túmulo de São Sebaldo, padroeiro de Nuremberg. Logo ao lado fica o Bratwursthäusle, restaurante tradicional onde também é possível provar a salsicha grelhada da cidade, a Bratwurst de Nuremberg, ou o famoso Drei im Weckla, um sanduíche com três salsichas servido em pão crocante.
- Castelo de Nuremberg (Kaiserburg): suba até o castelo – uma caminhada de cerca de 10 minutos com uma leve inclinação – para conhecer essa antiga fortaleza imperial e admirar a vista panorâmica da cidade. Se o tempo for curto, explore apenas o pátio e o mirante. Para quem quiser visitar o interior, o passeio completo leva entre 2 e 3 horas.
- Weißgerbergasse: uma das ruas mais pitorescas de Nuremberg, repleta de casas em estilo enxaimel bem preservadas. Um ótimo lugar para fechar o roteiro antes de seguir viagem.
Saída de Nuremberg e chegada em Dresden
Após explorar Nuremberg, seguimos viagem para Dresden. O trajeto entre as duas cidades tem cerca de 300 km, o que corresponde a 3 horas de carro ou 2 horas de trem.
Para quem vai de carro, há a opção de fazer uma parada rápida em Bamberg, mais uma cidade medieval que merece a visita tanto pela arquitetura quanto pela tradição cervejeira. Recomendo visitar a Catedral de Bamberg, passear pelo centro histórico e provar a famosa Rauchbier, cerveja defumada tradicional da região.
Dependendo do horário de chegada, ainda dá para passear por Altstadt, o centro histórico de Dresden. A cidade é linda!
Onde ficar em Dresden
Para se hospedar bem em Dresden, a melhor opção é ficar na região da Altstadt (Cidade Velha), onde estão as principais atrações, como a Frauenkirche, o Zwinger e a Ópera Semper. Se prefere um ambiente mais moderno e descolado, a Neustadt (Cidade Nova) é uma ótima escolha, cheia de bares, cafés e uma cena artística vibrante.
Como o transporte público em Dresden é eficiente, qualquer uma dessas regiões garante uma estadia confortável e bem conectada!
Aí vão alguns hotéis em Dresden que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Bilderberg Bellevue Hotel | Neustadt | 8.4 | Ver preços |
Townhouse Dresden | Altstadt | 9.1 | Ver preços |
NH Collection | Altstadt | 8.9 | Ver preços |
ibis Dresden Zentrum | Altstadt | 7.6 | Ver Preços |
Super 8 by Wyndham | Neustadt | 8.1 | Ver Preços |
B&B Hotel | Altstadt | 8.1 | Ver Preços |
Moxy Dresden | Neustadt | 8.4 | Ver Preços |
Dia 8: Dresden – Berlim
Dresden, apelidada de “Florença do Elba”, é uma dessas cidade que encantam logo de cara por sua arquitetura barroca.

O centro histórico pode ser explorado a pé, e a cidade tem atrações para um dia inteiro de passeio, mas como o plano é seguir para Berlim no final da tarde, separei passeios para 4-5 horas de visita. Minhas recomendações de parada são:
- Frauenkirche: essa igreja totalmente destruída na Segunda Guerra Mundial e reconstruída nos anos 90 é um dos símbolos da cidade. Não deixe de apreciar o interior branquinho com elementos coloridos e um afresco no teto. Seu interior é belíssimo, e para quem quiser uma vista panorâmica, vale subir até a cúpula (são 174 degraus em escada espiral).
- Neumarkt: a praça onde fica a Frauenkirche está repleta de construções de prédios históricos e rende boas fotos.
- Zwinger Palace: um complexo que abriga lindos jardins e alguns dos melhores museus da cidade como o Gemäldegalerie Alte Meister, ou a Pinacoteca dos mestres antigos, que conta com obras de Rembrandt, Vermeer e Rafael. Ainda que você não queira entrar nos museus, vale percorrer a área externa.
- Residenzschloss (Palácio Real de Dresden): ali do ladinho fica o Palácio de Dresden, antiga residência dos príncipes eleitores da Saxônia, o palácio abriga algumas das joias mais valiosas da Europa. Para uma visita completa, reserve cerca de 1h30.
- Semperoper (Ópera de Dresden): um dos salões de ópera mais bonitos da Alemanha. Para quem não tem tempo de assistir a um espetáculo, vale admirar a fachada.
- Brühlsche Terrasse: conhecido como a “Varanda da Europa”, esse terraço às margens do Rio Elba tem uma vista panorâmica da cidade. Taí uma parada linda para finalizar o passeio por Dresden.

Em seguida continuaremos rumo a Berlim. Dependendo do horário da sua chegada, ainda dá tempo de passear pela Unter den Linden, a Avenida que conecta o Portão de Brandemburgo à catedral de Berlim.
A região da Catedral/ Ilha dos museus, ganha uma iluminação noturna bem bonita. Quem viaja no verão ainda pode conferir e aproveitar as programações noturnas que rolam por lá!
Onde ficar em Berlim

A escolha da hospedagem em Berlim vai depender do tipo de experiência que você deseja. Para quem quer ficar perto das atrações icônicas, Mitte é a melhor pedida – ali estão o Portão de Brandemburgo, a Ilha dos Museus e uma grande variedade de restaurantes.
Se a ideia é um ambiente mais alternativo, os bairros Kreuzberg e Friedrichshain são ideais, cheios de bares descolados, arte de rua e uma vida noturna movimentada. Já Charlottenburg é perfeito para quem prefere uma estadia mais refinada e tranquila, com cafés charmosos e lojas elegantes.
Aí vão alguns hotéis em Berlim que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
The Ritz-Carlton | Mitte | 9.2 | Ver preços |
Berlin Marriott Hotel | Mitte | 8.7 | Ver preços |
ibis Hotel Berlin | Mitte | 8.0 | Ver preços |
Leonardo Royal Hotel | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.5 | Ver Preços |
relexa hotel Stuttgarter Hof | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.1 | Ver Preços |
B&B HOTEL Berlin | Mitte | 8.1 | Ver Preços |
aletto Hotel Potsdamer Platz | Friedrichshain-Kreuzberg | 8.7 | Ver Preços |
Dias 9-10: Berlim
Teremos dois dias para explorar o melhor de Berlim. É pouco tempo, mas pensando no roteiro de forma estratégica, funciona!
Minha dica é fazer um primeiro dia mais puxado caminhando pela Unter den Linden e parando no parlamento (reserve com antecedência), Museu do Holocausto (não recomendo para crianças) e a Berliner Dom (Catedral de Berlim). Não deixe de subir.

Dependendo da sua velocidade ainda dá para incluir a Alexanderplatz e a East Side Gallery nesse mesmo dia. No dia seguinte, escolha os museus que você mais faz questão de visitar (eu adorei o Checkpoint Charlie, o Museu da DDR e o Pergamonmuseum).
Para te ajudar a planejar o seu roteiro, aí vão minhas paradas preferidas em Berlim:
- Portão de Brandemburgo: o monumento mais icônico da cidade. Para entender melhor seu significado, vale assistir a documentários sobre a queda do Muro de Berlim antes de ir.
- Reichstag (Parlamento Alemão): a visita à cúpula de vidro precisa ser reservada com antecedência. Quem quiser uma experiência diferente pode optar pelo brunch no restaurante do prédio, com uma vista incrível da cidade.
- Memorial do Holocausto: monumento impactante que homenageia as vítimas do Holocausto. A entrada é gratuita, mas o conteúdo pode ser sensível para crianças.
- Ilha dos Museus (Museumsinsel): área que reúne alguns dos museus mais importantes da Alemanha, como o Pergamonmuseum e o Museu Novo.
- Berliner Dom (Catedral de Berlim): além de visitar o interior da catedral, vale subir até a cúpula para uma vista panorâmica da cidade.
- Alexanderplatz: praça movimentada onde fica a Torre de TV, o edifício mais alto de Berlim.
- East Side Gallery: o maior trecho preservado do Muro de Berlim, transformado em galeria de arte a céu aberto. Para quem quer entender melhor a história da cidade dividida, vale complementar a visita no Memorial do Muro de Berlim (Gedenkstätte Berliner Mauer).
- Checkpoint Charlie: o antigo posto militar que marcava a fronteira entre o lado oriental e ocidental da cidade na época da Guerra Fria. O museu no local traz relatos sobre tentativas de fuga e o impacto do Muro na vida da população.
- Museu da DDR: um olhar interativo sobre a vida na Alemanha Oriental. É um dos museus mais interessantes da cidade para quem gosta de história contemporânea.
- Tiergarten: o maior parque de Berlim, ótimo para um passeio ao ar livre. Se puder, almoce no Café am Neuen See e aproveite para remar pelo lago.
- Igreja Memorial Kaiser Wilhelm: a torre bombardeada da igreja se tornou um símbolo da cidade. Perto dali, a Kurfürstendamm é uma das melhores ruas para caminhar e fazer compras.
- Topografia do Terror: exposição ao ar livre sobre o período nazista, montada no antigo quartel da Gestapo. Informativo e com um acervo bem detalhado.
- Palácio de Charlottenburg: para quem gosta de arquitetura e história, esse palácio tem um interior refinado e jardins bem cuidados que merecem a visita.


Se você tem 10 dias de viagem na Alemanha, seu roteiro termina em Berlim. Quem tem 12 dias ainda terá tempo de desbravar Colônia, e dependendo do horário do voo no dia 12, visitar um pedacinho de Frankfurt.
Dia 11: Berlim – Colônia
O trajeto de trem rápido (ICE) entre Berlim e Colônia leva cerca de 4 horas. Minha dica é pegar o trem bem cedinho para ter tempo de aproveitar bem a cidade, que encanta desde a chegada com sua catedral imponente.

Colônia rende um dia inteiro de passeio com direito a muitas paradas para foto. Aí vão minhas paradas preferidas na cidade:
- Catedral de Colônia: a joia da cidade levou mais de 500 anos para ser construída e é considerada uma das catedrais góticas mais bonitas do mundo. Não deixe de subir nas torres –prometo que a vista vale os 533 degraus.
- Ponte Hohenzollernbrücke: que é famosa pelos cadeados dos casais apaixonados. Você atravessou ela de trem na chegada à cidade e agora pode cruzar a ponte a pé para curtir as vistas lindas da catedral.
- Museu Ludwig: é uma parada espetacular para adultos e crianças. Por lá há atividades interativas para os pequenos, e a maior coleção de Pop Art fora dos EUA — sem falar no acervo incrível do Picasso!
- Gaffel am Dom: parada certeira para almoçar e provar a cervejinha Kölsch geladinha. Peça o schnitzel com molho cremoso de cogumelos delicioso e coma sorrindo!
- Centro antigo de Colônia: a dica é caminhar a pé até a praça Alter Markt e pelo bairro histórico Fischmarkt! Busque pelas estátuas dos personagens Tünnes e Schäl — diz a lenda que tocar os seus narizes dá boa sorte!
- Museu do Chocolate: a parada mais cheia e a mais deliciosa do dia. Aqui você vai ver o chocolate Lindt sendo produzido e aprenderá sobre a história do cacau, desde as civilizações antigas. E claro, você pode provar Lindt direto da fonte — literalmente! Ingressos antecipados são mais baratos.

Sobrou tempo?
Ainda dá para visitar o Museu da Fragrância (sim! Foi em Colônia que inventaram a primeira Água de Colônia –o perfume – do mundo) ou fazer um passeio de barco e curtir vistas encantadoras do Rio Reno. E claro, se o dia tiver bonito, vale curtir um pôr do sol com vistas para a catedral.
Onde ficar em Colônia
Para se hospedar bem em Colônia, o ideal é ficar no centro, perto da Catedral de Colônia (Kölner Dom) e da Estação Central (Köln Hauptbahnhof), facilitando os deslocamentos.
Agora se você prefere uma vibe mais alternativa, o bairro Belgisches Viertel (Bairro Belga) é cheio de cafés, bares e lojas descoladas. Já Deutz, do outro lado do Rio Reno, é uma boa escolha para quem quer um ambiente mais tranquilo, mas ainda com fácil acesso ao centro, graças à excelente rede de transporte público.
Aí vão alguns hotéis em Colônia que nós recomendamos:
Hotel | Região | Avaliação | LINK |
---|---|---|---|
Excelsior Hotel Ernst am Dom | Altstadt | 8.8 | Ver preços |
Hyatt Regency Köln | Deutz | 8.6 | Ver preços |
Ibis Hotel Köln Am Dom | Altstadt | 8.1 | Ver preços |
NH Köln | Altstadt | 8.2 | Ver Preços |
Motel One | Altstadt | 8.5 | Ver Preços |
Hotel Pilar Garni | Deutz | 8.8 | Ver Preços |
Premier Inn | Altstadt | 8.2 | Ver Preços |
Dia 12: Colônia – Frankfurt
Deixei o último dia do roteiro mais livre, pois sei que dia de voltar para casa é sempre mais corrido. Há um aeroporto com voos Low Cost em Colônia, mas quem volta para o Brasil ainda terá que seguir para Frankfurt. São 50 minutos em trem rápido. Quem quiser passear pela cidade, o que eu recomendo, pode guardar as malas no locker da estação de trem.
Frankfurt é para muita gente um destino de chegada e partida, mas com algumas horas dá para descobrir uma cidade bem legal. O destaque é o centro histórico lindo. Comece o passeio na Galeria Markthalle, um dos mercados gastronômicos mais bonitos e deliciosos que visitei na Alemanha, e de lá caminhe rumo a Römerberg, a praça mais linda de Frankfurt parando na Pauzplatz e na Liebfrauenberg.

Meu roteiro completo de Frankfurt está no post: O que fazer em Frankfurt.
Combinando Alemanha, Áustria e Suíça na mesma viagem
Uma das graças de viajar pela Europa é a facilidade de “pular” de país e poder conhecer 2 ou 3 nas mesma viagem. Entretanto muitas vezes essa facilidade se torna o grande erro de quem vai para Europa pela primeira vez: querer conhecer muitos lugares em uma única viagem e passar mais tempo no trânsito do que curtindo as cidades incríveis que tem por lá.
Alemanha é um país bem fácil de combinar com Suíça e com a Áustria, e o que legal é que dá para fazer os trajetos internos de carro ou de trem (planejando com antecedência, vale super a pena!)
Ideias de Roteiros para você se inspirar
- Viena, Salzburgo, Insbruck e Munique: uma viagem sensacional de uma semana e que pode ser feita o ano inteiro. Fiz essa viagem no início de dezembro e me encantei com os mercadinhos de natal. O roteiro completo ainda não está no site, mas minhas dicas do que fazer em Viena e Salzburgo estão.
- Berlim, Dresden, Munique, Rota Romântica, Floresta Negra, Zurique e Lucerna: Esse é um roteiro de 12 dias que percorre alguns dos principais cartões-postais da Alemanha e que termina na Suíça. Uma viagem perfeita para o verão. Veja aqui nosso roteiro de Lucerna.


Seguro Viagem na Alemanha
O seguro viagem é obrigatório para os turistas que desembarcam na Europa. Um bom seguro te ajuda em caso de atrasos ou cancelamentos de voos, extravios de bagagens e até mesmo alguma emergência hospitalar.
Por aqui, indicamos a Seguros Promo, uma empresa brasileira que compara os seguros disponíveis no mercado e te apresenta os melhores custo benefícios, mostrando valores e tipos de cobertura (dica: escolha uma que cubra tudo no ato).
Quer mais desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça já sua cotação e reserve o seu seguro
E aí, curtiu as nossas dicas de Roteiro na Alemanha? Ficou com alguma dúvida? Deixe um comentário para a gente!
PLANEJE SUA VIAGEM:
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- O que fazer em Bonn na Alemanha: 16 Atrações Imperdíveis na Antiga Capital Alemã
- Viagem para a Alemanha: o que saber antes de visitar o país
- Alemanha além do clichê: 7 passeios encantadores na região Renânia do Norte-Vestfália
- O que fazer em Luxemburgo: 17 atrações imperdíveis + roteiro de 1 dia
- O que fazer em Bruxelas: Principais atrações + roteiro de 1 dia
- Roteiro de um dia em Ghent na Bélgica: 12 principais atrações turísticas da cidade
- Roteiro de 1 dia em Salzburgo
- Trondheim: história, atrações e gastronomia
- O melhor de Amsterdã em 3 dias