Dicas de Zermatt: tudo que você precisa saber para planejar sua viagem
Está planejando uma viagem para Zermatt, na Suíça? Nesse post iremos dar todas as dicas de Zermatt para que você possa aproveitar a cidade ao máximo. Saiba como chegar a Zermatt, onde se hospedar com uma vista linda para o Matterhorn, o que fazer em Zermatt, dicas apara esquiar e sugestões de roteiros de 1 e 2 dias em Zermatt.
Localizada aos pés do majestoso Matterhorn, a cidade oferece paisagens deslumbrantes em todas as direções. A atmosfera de Zermatt é animada e acolhedora, com ruas de paralelepípedos, chalés tradicionais e excelente gastronomia.
Dicas de Zermatt: tudo que você precisa saber antes de viajar
- Swiss Travel Pass
- Como chegar a Zermatt
- Quantas dias ficar em Zermatt
- Onde ficar em Zermatt
- O que fazer em Zermatt
- Roteiro de 1 e 2 dias em Zermatt
- Seguro Viagem na Suíça
[Clique no tópico para ir direto ao ponto, ou se preferir leia todo o post]
Swiss Travel Pass
O Swiss Travel Pass é um bilhete que dá acesso livre ao transporte público em toda a Suíça. Ele abrange trens, metrô, ônibus e barcos. Você pode usá-lo tanto no transporte dentro das cidades como também nos intermunicipais.
O custo do Swiss Travel Pass varia de acordo com a quantidade de dias e a classe escolhida. Você pode adquirir para 3, 4, 6, 8 ou 15 dias consecutivos, em primeira ou segunda classe. Jovens menores de 25 anos, devem comprar o Swiss Travel Pass Youth, que custa 30% mais barato Swiss Pass Travel.
Benefícios do Swiss Pass Travel
A meu ver os dois principais benefícios são: poder pegar quantos transportes públicos eu quiser, pois a quantidade é ilimitada; e também não ter que me preocupar com um roteiro preso ao horário X que eu comprei a passagem do trem, pois na Suíça tem trens de hora em hora para as principais cidades, então posso facilmente adaptar meu roteiro.
Aqui vai uma lista com os outros benefícios bem legais:
- Viagem gratuita em trens panorâmicos premium (nos trens Glacier Express, Bernina Express, Gotthard Panorama Express e Palm Express – é necessário fazer reserva de assento e/ ou pagar taxa.)
- Uso gratuito dos meios de transporte público em mais de 90 cidades.
- Entrada gratuita em mais de 500 museus.
- Inclui excursões de montanha para Rigi, Stanserhorn e Stoos.
- Até 50% de desconto em diversas outras excursões de montanha.
- Até 30% de desconto nas ofertas da SBB RailAway.
- Crianças e jovens (6 anos aos 16 anos) acompanhadas por pelo menos um adulto com o Swiss Travel Pass válido, viajam gratuitamente com o Swiss Family Card.
Para adquirir o Swiss Family Card basta adicioná-lo no fazer a compra do Swiss Pass Travel e aproveitar s benefícios. Crianças menores de 16 anos viajam gratuitamente acompanhadas de um adulto.
Compre aqui o seu Swiss Travel Pass
Com trens saindo para Zermatt a cada 30 minutos, a viagem de trem é confortável e simples. Com o Swiss Travel Pass, você tem um desconto sobre o preço normal do bilhete.
Quer saber se o Swiss Travel Pass é para você? Leia nosso post: Swiss Travel Pass vale a pena?
Como chegar a Zermatt
Zermatt fica na fronteira com a Itália, e um pouquinho afastada das principais cidades Suíças, mas nada que uma viagem de trem não resolva. E que viagem! Quem vem de Berna ou Interlaken pode curtir as belezas do Lago Thunersee, já quem vem de Genebra pode apreciar os encantos do Lago Leman.
Ao chegar nas paradas de troca, Brigg ou Visp, montanhas começam a tomar conta da paisagem e dão um verdadeiro espetáculo.
Essa última perna da viagem é feita num trem panorâmico, que é a parte final do Glacier Express, a rota de trem panorâmica mais famosa da Suíça (que liga Zermatt a St. Moritz). Você não vai querer tirar os olhos da janela nem um segundo.
Zermatt no Mapa:
Carro em Zermatt: onde estacionar?
Zermatt é uma cidade livre de carros, o que significa que você terá que deixar seu carro em um estacionamento fora da cidade.
A estação de trem de Täsch, que fica a cerca de 5 km de Zermatt, é um opção muito utilizada por quem está de carro na Suíça e quer ir a Zermatt. Existem vários estacionamentos disponíveis em Täsch, alguns dos quais oferecem tarifas diárias ou semanais. Após estacionar, você pode pegar um trem na estação rumo a Zermatt.
Os trens shuttle de Zermatt partem a cada 20 minutos e a viagem tem duração de 12 minutos. Já a noite, os trens partem a cada 1h. Gratuito para quem tem Swiss Travel Pass. Para comprar o bilhete, acesse o site oficial da Matterhorn Gotthard Bahn. Valor ida e volta: CHF 17.20
Outra opção é usar um estacionamento em Visp, que é uma cidade maior, mas que fica um pouco mais longe de Zermatt do que Täsch. De lá você também pode pegar um trem para Zermatt.
Chegada à Zermatt
Como já dissemos, Zermatt é uma cidade livre de automóveis e os únicos veículos que circulam por lá são miniaturas de ônibus elétricos muito fofos.
Se você estiver com muita bagagem, pode usar um desses de táxis ou alugar um armário na própria estação, e deixar parte da bagagem guardada por lá. O aluguel de armários na Suíça custa entre 6 e 8 francos, e a vantagem é que você não precisa ficar carregando peso e pode levar para o hotel somente o essencial.
Fique atento: a sugestão do locker só é válida para quem fica até 24 horas na cidade.
Centro de informações aos turistas
Ainda na estação de trem de Zermatt há um escritório do Centro de informações ao turista. Eles dão mapas grátis e várias dicas da cidade. Pegue seu mapa e já se informe sobre os horários de subida do Gornergrat, que são bem espaçados fora de temporada. Saber os horários com antecedência te ajuda a programar sua visita e aproveitar melhor seu tempo na cidade.
Localize-se em Zermatt
A Estação de Zermatt fica na rua principal da cidade, na frente dela está a estação de funicular do Gorgergrat (que na minha opinião é a mais linda da região). O centrinho da cidade fica a direita e está demarcado pela igreja de St. Mauritius na praça principal.
A maior parte dos hotéis fica na rua principal ou nas ruas paralelas a ela, mas existem algumas opções de chalé mais afastadas. Pesquise seu endereço antes de chegar na cidade, isso vai te ajudar a não ficar rodando que nem barata tonta com a mala nas costas ou puxando mala de rodinha.
Quantas dias ficar em Zermatt
Para evitar um troca-troca louco de hotéis, fiquei duas noites na cidade. Quem tem mais pressa, ou menos tempo, pode ficar apenas uma noite e ir embora no final da tarde do segundo dia. Mas, se você tem tempo, Zermatt é uma graça e merece pelo menos dois dias do seu roteiro.
Onde ficar em Zermatt
O centro de Zermatt é super charmoso e, parte da experiência, é passear com calma pelas suas ruas e fazer suas próprias descobertas. Assim recomendo que você se hospede o mais próximo possível do centrinho.
Na minha última viagem a Zermatt, me hospedei no Unique Hotel Post (reserve aqui) e adorei a experiência. Ele fica localizado bem no centro de Zermatt e tem uma vista magnífica para o Matterhorn. O quarto tem um excelente espaço, é confortável e muito acolhedor.
O ponto alto do quarto é a vista espetacular do Matterhorn. Meu quarto estava localizado no terceiro andar e tinha duas varandas: uma com vista lateral da cidade e outra de frente para a montanha Matterhorn. Poder assistir o nascer do sol da minha varanda, foi inesquecível.
Dentro do hotel, há várias opções para aproveitar ao máximo sua estadia. Três restaurantes renomados, um pub e diversos bares e clubes noturnos oferecem uma ampla gama de experiências gastronômicas e entretenimento après-ski. Além disso, há uma elegante área de bem-estar, onde os hóspedes podem desfrutar de uma atmosfera relaxante com pedras e luz de velas.
Reserve aqui sua estadia no Unique Hotel Post
Quer mais dicas de onde ficar em Zermatt?
Ai vai uma lista de sugestões de hotéis em Zermatt para você curtir ao máximo sua estadia na cidade.
- Hotéis caprichados: Schweizerhof Zermatt, Backstage Boutique SPA Hotel, Hotel Pollux
- Hotéis com bom custo x benefício: Hotel Tannenhof, CAYA Bijou im Herzen von Zermatt, Triftbach, Haus Darioli, Hotel Alpina, Hotel Bristol, Hotel Alphubel
- Hotéis econômicos: Zermatt Youth Hostel, Carina – Design&Lifestyle hotel
O que fazer em Zermatt: 6 atrações imperdíveis
- Conhecer montanhas com vista panorâmica
- Esquiar em Zermatt: dicas essenciais
- Fazer trilhas
- Passear no centrinho de Zermatt
- Assistir ao nascer do sol
Montanhas com vista panorâmica
Zermatt tem três montanhas com vista panorâmicas que são facilmente acessíveis: Gornergrat, Matterhorn Glacier Paradise (Klein Matterhorn) e Rothorn com 3100m de altura. Essa última fica aberta apenas na alta temporada e por isso não consegui visitar.
Como visitar Gornergrat (3089m de altura)
Gornergrat é um desses lugares mágicos que te impressionam desde os primeiros momentos. A subida é feita de trem funicular e leva cerca de 35 minutos, tempo suficiente para a cidade de Zermatt ir diminuindo e ser engolida por uma cadeia maravilhosa de Alpes e montanhas. Lá do alto, as vistas do Matterhorn são simplesmente incríveis.
O Gornergrat tem um conjunto de mirantes, um hotel e diversos restaurantes. Recomendo o passeio em todas as estações do ano, desde que o dia esteja bonito.
Planeje sua visita:
Os valores dos ingressos variam conforme a época do ano. A época mais barata para fazer o trajeto Zermatt – Gornergrat é de novembro à abril (valor abaixo. Temporada 2023/2024)
- Ingresso ida e volta: CHF 92.00
- Com Swiss Travel Pass: CHF 46.00
Compre aqui o seu ingresso com antecedência
Como visitar o Matterhorn Glacier Paradise (3883m)
Glacier Paradise é o ponto mais alto da Europa em que se pode chegar de teleférico. Ela oferece ski e snowboarding 365 dias por ano.
A subida leva cerca de uma hora e é feita por um conjunto de teleféricos que sai do centro de Zermatt. Lá no alto há um mirante, um palácio de gelo, um cinema com projeções sobre a montanha e uma estação de ski super bacana aberta o ano todo.
Planeje sua visita:
Os valores dos ingressos variam de acordo com a época do ano (inverno ou verão); quantidade de dias; com o seu nível —os valores são mais baratos para iniciantes, e também variam de acordo com a atividade que você quer fazer (ski, hiking, biking ou excursão/sightseeing).
Abaixo os valores da temporada de ski 2023/2024
- Ski pass de inverno a partir de: CHF 83.00 | Para iniciantes: CHF 59.00
- Com Swiss Travel Pass: 50% de desconto no valor do passe
Compre aqui o seu ingresso com antecedência
Gornergrat ou Matterhorn Glacier Paradise: qual escolher?
Se você tem pouco tempo ou orçamento limitado e tem que escolher entre uma das montanhas, vá de Gornergrat. Tanto a subida quanto as vistas valem cada segundo da experiência. Gostei tanto ou até mais do Gornergrat do que do Jungfrau.
E falo mais, se o dia estiver nublado como o que eu peguei, e você não for esquiar, não achei que o Klein Matterhorn (Glacier Paradise) valha a pena. É muito investimento para pouca vista.
De olho no tempo:
Caso você queira subir nas duas montanhas, suba no Gornergrat na primeira oportunidade de sol (ou dia em que o Matterhorn não esteja encoberto). Lá do alto você terá as vistas mais lindas da montanha.
E se estiver nublado? Aí não vale a pena. Olha só a vista “sensacional” que tive do alto do mirante do Glacier Paradise: NADA!
Esquiar em Zermatt: dicas essenciais
Imagine deslizar por 360 km de pistas nevadas, com a majestosa Cordilheira dos Alpes como pano de fundo. Em Zermatt, na Suíça, essa experiência é possível para esquiadores de todos os níveis, desde iniciantes até avançados. A neve em Zermatt é garantida e há pistas para todos os níveis, assim todos podem se divertir com segurança.
Para os mais aventureiros, o mirante Klein Matterhorn, a 3.883 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica breathtaking dos Alpes. É como estar no topo do mundo!
Esqui no verão ou fora de temporada
A única estação aberta fora da temporada de ski na Suíça é o Matterhorn Glacier Paradise.
Para aproveitar seu dia de ski, que pode ser bem curtinho no verão, verifique o horário de abertura dos teleféricos e chegue cedo, quanto mais cedo, mais esqui.
Temporada de ski em Zermatt
A temporada de ski em Zermat começa em meados de dezembro. Embora a neve possa atrasar um pouco em alguns anos, no Natal geralmente já há condições perfeitas para esquiar. A temporada se estende até o final de março, garantindo vários meses de diversão para os visitantes.
Os meses de janeiro e fevereiro são considerados a alta temporada em Zermatt. As temperaturas mais baixas garantem neve de alta qualidade e as pistas ficam repletas de esquiadores e snowboarders de todos os níveis. A quantidade de neve fresca e as paisagens congeladas criam um ambiente único e inesquecível.
Para quem prefere temperaturas mais amenas, os meses de dezembro e março também oferecem ótimas condições para esquiar em Zermatt. A quantidade de neve ainda é significativa e as temperaturas mais altas garantem um clima mais agradável para aproveitar as pistas.
Zermatt não é o o melhor lugar do mundo para aprender a esquiar, então nem pense em se atirar na montanha sem fazer aulas, pois a chance de você quebrar algo importante é maior do que você imagina. O terreno de pistas para iniciantes é um pouco limitado, mas ainda assim dá para começar.
Quanto custa esquiar em Zermatt (Valores 2024)
- Ski Pass Winter (passes de esqui no Inverno): esse passe é válido de novembro a abril. Os ingressos de ski em Zermatt custam a partir de CHF 89.00 por dia. Para quem quiser combinar Zermatt e Cervínia (lado Italiano da montanha), o valores são a partir de CHF 97.00 por dia.
- Ski Pass Summer (passes de esqui no verão): esse passe é válido de maio a outubro. Os ingressos de ski em Zermatt custam a partir de CHF 92.00 por dia para adultos, CHF 79.00 para jovens e CHF 46.00 para crianças.
Para valores atualizados consulte o site oficial
Fazer trilhas em Zermatt
Durante o verão, Zermatt se transforma no paraíso das trilhas e das escaladas. Existem diversas possibilidades de passeios que englobam todos os níveis e dificuldades.
O Klein Matterhorn é ponto de início de várias trilhas com vistas lindas do Matterhorn e dos lagos da região, e uma das trilhas mais fáceis fica na parada Schwartzee. Já no caminho do Gornergrat, a pedida é parar na estação “Rotenboden” e fazer uma trilha até o lago Riffelsee, um dos cartões-postais mais impressionantes de Zermatt.
Acesse o site Hiking in Zermatt e veja todas as opções.
Passear no centro de Zermatt
Além das trilhas, montanhas e esqui, Zermatt oferece um charmoso centrinho que é um convite para passeios tranquilos.
Lá, você encontrará uma igreja bem bonita, um cemitério de alpinistas —que conta a história da cidade, um agradável parque, e um museu que narra a evolução do vilarejo. Durante a alta temporada, dezenas de lojas, bares e restaurantes animam a região central.
A rua Hinterdorfstrasse, uma travessa da rua principal, preserva dezenas de chalés antigos, lembrando os tempos antigos, bem antes de Zermatt se transformar em um ponto de referência para esquiadores e alpinistas.
No roteiro de 2 dias em Zermatt, contei em detalhes o meu giro pelo centrinho.
Assistir ao nascer do sol em Zermatt
Para fechar nossas dicas do que fazer em Zermatt, há um momento que considero único e imperdível: o nascer do sol. É um espetáculo que vale a pena acordar cedo para testemunhar.
Ao clarear do dia, a montanha é banhada por tons avermelhados, tornando-a ainda mais deslumbrante. Com sorte, você poderá ver a montanha inteiramente vermelha, eu achei simplesmente incrível, mesmo tendo visto apenas a pontinha.
Roteiro de 1 e 2 dias em Zermatt
Por falta de tempo, muitas pessoas optam por fazer um roteiro de 1 dia em Zermatt. E a pergunta que sempre aparece é: dá para ver tudo em um dia? Dá sim, mas é um pouquinho corrido.
Roteiro de 1 dia em Zermatt
Para começar, sugiro que você verifique com antecedência os horários de subida do Gornergrat e comece por ele. Na volta, desça na penúltima estação “Findelbach” e caminhe sentido Furi. Já em Furi, você deve pegar o teleférico do Klein Matterhorn, mais conhecido como Glacier Paradise e passear por lá.
Ao descer do Glacier Paradise, aproveite para dar uma voltinha pelo centrinho super charmoso de Zermatt. Comece pela igreja e repare no afresco nada conservador da Arca de Noé no teto, depois conheça o cemitério dos alpinistas e o simpático parque adjacente —aproveite para relaxar uns minutos nas espreguiçadeiras caprichadas.
Por último, dê uma voltinha pela rua Hinterdorfstrasse, um retrato do que um dia Zermatt já foi.
Roteiro de 2 dias em Zermatt
Com um roteiro de 2 dias em Zermatt, além de conseguir conhecer a cidade com mais calma, você terá tempo para esquiar em uma das montanhas, ou somente na Matterhorn Glacier Paradise, dependendo da época do ano que você escolher ir.
Dormir uma noite em Zermatt, te dá a oportunidade de conhecer a vida noturna agitada da cidade e assistir ao nascer do sol, um dos espetáculos da natureza mais bonitos que já pude ver.
Seguro Viagem na Suíça
O seguro viagem é obrigatório para quem viaja para a Europa (leve impresso o comprovante de contratação da apólice na sua mala de mão para mostrar na imigração). Um bom seguro viagem cobre além de emergências hospitalares, atrasos/cancelamentos de voo, extravios de bagagem, entre outros. Existem apólices inclusive com assistência odontológica e jurídica.
Eu faço minhas cotações pelo site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador das melhores apólices disponíveis no mercado, para você escolher o seguro que mais se adeque ao seu tipo de viagem e que cabe no seu orçamento. É simples assim, super prático e descomplicado.
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça sua cotação e reserve aqui
E aí, curtiu nossas Dicas de Zermatt? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
A Mari viajou para Zermatt com o apoio do Swiss Travel System e do escritório de Turismo de Zermatt
PLANEJE SUA VIAGEM:
- Roteiro de Zermatt: 2 dias para curtir o melhor da cidade
- HOSPEDAGEM: Reserve aqui o seu hotel em Zermatt
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUROPA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Veja também:
- Swiss Travel Pass vale a pena? Tudo o que você precisa saber para viajar de trem pela Suíça
- O que fazer em Berna: 12 passeios imperdíveis na Suíça Alemã
- Viagens de trem e barco na Suíça: 10 passeios inesquecíveis + dicas para planejar sua viagem
- O que fazer em Lucerna na Suíça: um guia completo para sua viagem
- Roteiro: 11 dias na Suíça
Oi Mari, espero encontrá-la bem. Ficaremos na Suíça entre os dias 30 de outubro e 01 de novembro deste ano. Reservamos hospedagem em Interlaken, porém recentemente enviei mensagem para várias estações de esqui na região de Grindewald e todas referiram estarem fechadas até final de novembro, no mínimo. Fiquei bem decepcionada, porquê as informações que havia buscado no Google não são claras quanto estarem abertas no final de outubro ou não. Acabei sendo induzida ao erro, pois achei que em Grindewald (Jungfrau) poderíamos praticar os esportes de inverno, mesmo no outono. Diante das negativas, estamos repensando se ficaremos mesmo em Interlaken ou não e com isso voltei a fazer buscas no Google e consegui chegar em seu canal. Pelo que entendi no conteúdo que você apresentou, em Zermatt tem sim estações abertas nesse período em que estaremos na Suíça. Quero muito proporcionar a experiência ao meu filho de 9 anos, de esquiar na Suíça. Você pode me informar se isso, de fato, é possível no final de outubro? Se sim, qual a estação que você indica para iniciantes. Muito obrigada e parabéns pelo canal.
Olá Angela, tudo bem?
Sim, algumas montanhas fecham para se preparar para a alta temporada e outras fecham no outono e só reabrem no verão.
Há montanhas que só fecham em novembro e outras entre meados de outubro até a primeira semana de dezembro. A Grindewald fecha 28 de outubro e reabre 29/11.
Em Zermatt apenas a Rothorn fecha a partir de 01 de novembro e reabre em 29 de novembro. Agora para esquiar fora da temporada, a única estação aberta fora da temporada de ski na Suíça é o Matterhorn Glacier Paradise. Então nem tem muito o que escolher. O terreno de pistas para iniciantes é um pouco limitado, mas ainda assim dá para começar. Por lá, você pode contratar uma aula pra ele.
Boa viagem
oi MAri…adorei as dicas!!
Com pouco tempo de viagem (em Janeiro) preciso escolher ZErmatt ou Interlaken….o que sugere?
bjs
Olá Fernanda,
Interlaken é mais fácil de fazer para quem tem pouco tempo. Zermatt é um pouco demorado de chegar.
Boa viagem!
Olá Mari!
Parabéns pelo blog, ele é perfeito 🤍
Poderia me dizer de onde você viu o nascer do sol em Zermatt?
OI Silvia,
Se me lembro bem, da janelinha do hotel.
Abraços
Adorei a suas dicas obrigada
Oi Helena,
Zermatt é longe para um bate e volta. Vale a pena ficar pelo menos 1 noite por lá. Vc vai amar a cidade!
Estou pesquisando sobre a Suíça e seu blog foi o local onde eu encontrei as melhores informações… tudo apresentado sempre de forma muita clara, direta, clara e completa. Gratidão! Já favoritei e voltarei sempre <3
Obrigada pelo carinho Carolina.
Você já me segue pelo instagram?
Olá Mari, irei para Zermatt em janeiro e estou com dúvida se preciso comprar com antecedência passagens de Visp para Zermatt ou se são trens locais que compro na hora as passagens. Se alguém puder me ajudar agradeço muito, não quero arriscar. Abraço Mariane.
Oi Mariane,
Pode comprar na hora sem problemas.
BEijos
Olá Mari, tudo bem? Primeiramente, parabéns pelo seu post!!! Muito bom!!! Estou precisando de alguma ajuda referente à cidade de Zermatt. Estou escrevendo um livro e há partes em que menciono esta cidade. Você saberia me dizer se caminhoes circulam por zermatt em algum período do ano, mesmo que sejam esses elétricos? Saberia me dizer se a neve fica nas ruas da cidade em março, ou se já derreteu? Poderia me ajudar?
Oi Aline,
Acho – isso vc precisa checar – que só estes caminhões elétricos.
Pode haver neve em março sim!
Estou pretendendo fazer intercâmbio de 15 dias.
Oi Jurandir,
15 dias não é intercâmbio e sim uma viagem ou um curso.
Você vai adorar Zermatt!
Abraços
Olá Mari! Otimo post! De qual mês são as fotos que voce tirou? Voce acha 4 noites muito tempo em zermatt? Você tem indicação de restaurantes?
Obrigada!
Oi Chirstiane,
Viajei no finalzinho de novembro.
Deixei minhas dicas de restaurante neste post: https://ideiasnamala.com/2016/02/21/roteiro-zermatt/
Abraços,
Mari
Oi Mari, por acaso você sentiu algum desconforto, como falta de ar ou dor de cabeça, por conta da altitude? Pretendo ir ano que vem com algumas pessoas da família e fico preocupado com isso.
Oi Márcio,
Tive zero de problemas, mas tem gente que sofre um pouquinho.
EU arriscaria.
Beijos
estive em Zematt para esquiar em abril deste aprofunda decepção ROUBARAM meu par de esquis…tive que pagar para a loja de locação…cuidado com seus pertences..tem larápio em toda parte do mundo…
Puts, que situação chata Celso. Infelizmente hoje precisamos ter muito cuidado em todos os lugares mesmo!
Espero que tenha curtido as outras partes da viagem!
Perfeito seu post. Obrigada
Obrigada <3! Aproveite a viagem!