Dry Tortugas National Park: um paraíso na Flórida
Deserto, paradisíaco e dono das praias mais bonitas do Estados Unidos, o Parque de Nacional Dry Tortugas é um desses lugares difíceis de visitar e que impressionam desde os primeiros instantes. Trata-se de um conjunto de ilhotas que ficam mais próximas de Cuba do que do continente americano, e com um limite de visitantes diários relativamente baixo para preservar as belezas naturais e históricas desse paraíso.
O parque pode ser acessado a partir de Key West por meio de balsas (super concorridas), voos de hidroavião ou barco alugado/ tour de mergulho, e nesse artigo vou te mostrar todos os detalhes da visita. Vamos nessa?
Porque o Ideias na mala
Bem-vindo ao Ideias na mala! Eu sou a Mari, moro nos Estados Unidos há 12 anos e sou especialista na Flórida. Conheço estado do sol nascente de norte a sul, e me orgulho de ter o site mais completo e com viagens diferentes sobre a Flórida em Português. Nossas viagens combinam uma curadoria de conteúdo afinada com dicas de amigos que moram nos destinos. Nossos guias são tão completos que gosto de dizer que é só imprimir e viajar. No instagram @ideiasnamala você viaja comigo em tempo real.
Como chegar a ilha de Dry Tortugas
Há algumas formas de chegar ao parque: de balsa (a forma mais econômica), de hidroavião (a forma mais rápida) ou alugando um barco/ contratando um tour exclusivo pela região, como por exemplo um tour de mergulho ou um barco com capitão.
Visitar Dry Tortugas é uma experiência disputada e cara. Como o parque nacional fica no meio do nada — literalmente, pois estamos falando de um arquipélago no meio do Atlântico — e o número de visitantes é bastante limitado, tanto os passeios de balsa quanto os voos de hidroavião (as duas formas mais comuns de chegar ao arquipélago) se esgotam com bastante antecedência.
Quanto custa visitar o parque Dry Tortugas
Balsa saindo de Key West:
- Duração da experiência: 10 horas
- Tempo de viagem: ~2 horas cada trecho. Tempo total no barco é de 4 horas
- Custo: $220 por pessoa
- O que está incluso: Transporte de barco, aluguel de snorkels, almoço e um tour guiado pela fortaleza
- Pago à parte: entrada para o parque nacional: $15 por pessoa. O cartão anual é válido para até 4 pessoas da mesma família
- Ponto de saída: Terminal de balsas de Key West (100 Grinnell St.)
- Onde reservar: site oficial
Hidroavião:
- Duração da experiência: 4 Horas (tour de meio dia ) ou 8 horas (tour de dia todo)
- Tempo de viagem: ~35 minutos por trecho
- Custo: $466 por pessoa para o tour de meio dia ou $819 por pessoa para o dia todo
- Pago à parte: entrada para o parque nacional: $15 por pessoa. O cartão anual é válido para até 4 pessoas da mesma família
- O que está incluso: Transporte de avião, aluguel de snorkels, bebidas não alcólicas e um cooler para você colocar sua própria comida.
- Ponto de saída: Aeroporto de Key West
- Onde reservar: site oficial
CHIP DE INTERNET ILIMITADA
Compre seu chip de celular no Brasil com desconto de 10% e chegue nos EUA com internet ilimitada.
Ingressos antecipados são essenciais
Os ingressos da balsa se esgotam com 9-12 meses de antecedência e não há uma fila de espera. Entretanto, sempre existe a possibilidade de comprar um ingresso de último minuto caso alguém não apareça, para isso você precisa chegar no terminal de balsas (100 Grinnell St.) o mais cedo que conseguir. Os ingressos de último minuto são vendidos por ordem de chegada e como o barco é grande, a chance de conseguir um ingresso de último minuto (seja por desistência, mudança de planos ou atraso), é alta.
Os ingressos de hidroavião são mais caros e costumam se esgotar com 3 meses de antecedência. Em datas populares, reserve o quanto antes.
Como é o voo de hidroavião
Quem vai para Dry Tortugas de avião ganha duas experiências únicas de uma vez. Peça para sentar na frente (Sério! É incrível ver tudo do janelão do piloto) e curta cada segundo da experiência: a decolagem com vistas lindas de Key West, ilhotas e barreiras de corais visitas do alto, golfinhos e tartarugas nadando lá embaixo e a chegada triunfal na ilha.
São 35 minutos recheados de uau’s. Curti muito e aproveitei cada segundo.
Dica de expert:
Escolha o primeiro voo do dia ou o último, dessa forma você terá bastante tempo com a ilha “vazia” sem a galera do ferry. Faz toda a diferença!
Chegada em Dry Tortugas e experiência na ilha
Quem vai no primeiro horário tem o privilégio de chegar antes do ferry, escolher uma mesa de piquenique vazia e “chamar de sua”. Escolhi uma bem pertinho do mar. Aproveitei a primeira hora do dia para subir ao topo do forte e tirar fotos com a ilha vazia, na sequência fui fazer snorkel que infelizmente não rolou devido a baixa visibilidade gerada pelas chuvas fortes dos dias anteriores.
Visita ao Fort Jefferson
Originalmente concebido no século XIX para proteger a navegação no Golfo do México, Fort Jefferson ficou em construção por quase trinta anos (1846-1875), usou cerca de 16 milhões de tijolos vermelhos feitos à mão, mas nunca foi concluído. E aqui uma curiosidade: quem faz snorkel na região consegue ver diversos tijolinhos que foram soprados pelos ventos fortes para o fundo do mar.
Mesmo incompleto, o Fort Jefferson teve papéis importantes, como ser uma prisão durante a Guerra Civil Americana. Os navios de guerra da União usaram seu porto para bloquear a navegação do sul e o forte abrigou principalmente desertores da União.
Vale falar que na época a vida era inóspita por lá, os alimentos era cheios de bichos e água potável também era difícil. O porto no Dry Tortugas Park também oferecia aos navios a oportunidade de reabastecer ou buscar refúgio contra tempestades.
Hoje alguns Rangers moram na ilha e eles possuem um sistema de cisternas que coleta água e gera água limpa para o Forte.
Visita autoguiada
A visita autoguiada leva uns 40 minutos, mas reserve um pouco mais de tempo para as fotos. O forte é super fotogênico e rende cliques lindos! Lá do alto você consegue chegar bem pertinho do farol, o Garden Key Lighthouse (não pode subir!), e ter as vistas mais lindas da praia. As fotos mais legais que tirei foram aqui.
Banheiro em Dry Tortugas
A ilha tem dois banheiros químicos. Quando o barco está ancorando na ilha, as pessoas usam o banheiro dentro do barco, inclusive quem não foi de barco, dessa forma a ilha mantém um turismo sustentável, com o mínimo de impacto possível pra o ecossistema local.
Praias
Dry Tortugas é dona de algumas das praias mais bonitas da Flórida, o mar é bem azul, a transparência da água é surreal e há muita vida marinha presente na ilha.
Praia dos hidroaviões
O ponto de chegada do ferry e dos aviões. Não é permitido nadar enquanto houverem aviões pousados, mas a criançada brinca na beirinha. Há um horário a tarde em que não chegam e não saem hidroaviões e a galera faz a festa. Já falei que a cor da água é linda?
Esse pedaço da ilha não costuma ter ondas nem nos dias de mar bravo.
Praia sul
A praia sul é ótima para nadar e tomar sol de maneira mais casual em suas areias branquinhas. Por lá, você vai encontrar uma área de piquenique e uma área de camping primitivo — acampamento em barracas e sem nenhuma estrutura, apenas o banheiro químico da ilha. Para obter mais informações acesse o site oficial.
É mergulhador? Essa é a praia mais popular para mergulhadores experientes.
Snorkel
Dry Tortugas Park é o paraíso perfeito para os amantes de mergulho, pois o parque está localizado no canto sudoeste do sistema de recifes de Florida Keys, o terceiro maior do mundo. E é o lar de centenas de peixes tropicais e de vida marinha.
O parque oferece uma abundância de vida marinha, muitas vezes em tamanhos maiores do que em qualquer outro lugar da região. Graças à sua localização remota e à corrente do Golfo e as águas são cristalinas, ao mergulhar com snorkel, você verá peixes tropicais coloridos, uma vida marinha abundante e corais lindíssimos.
Para os iniciantes no mergulho, a dica é começar pelas águas mais rasas e perto da costa (North Swim Beach). Você vai encontrar recifes de corais lindos e coloridos, que servem de refúgio para a vida marinha e são perfeitos para mergulhadores de todos os níveis.
Já para os mergulhadores experientes, a South Swim Beach é uma das melhores áreas de mergulho. Lá, você encontrará grandes cabeças de corais, peixes tropicais, ervas marinhas e diversas formas de vida marinha que habitam Dry Tortugas. Além disso, essa área abriga as Ruínas da Doca de Carvão do Sul, com estacas de metal de antigas docas de carvão, perfeitas para serem exploradas por mergulhadores mais experientes.
Minha experiência no Dry Tortugas
Visitar Dry Tortugas estava na minha lista dos sonhos há anos e eu queria ir de hidroavião, pois queria muito ver a ilha e todos os tons de azul do alto. Fiquei numa dúvida imensa entre o passeio de meio dia e o de dia todo, mas acabei optando pelo passeio de dia todo, já que a minha ideia era caminhar ao redor da ilha para curtir os pedaços mais isolados de praia e me esbaldar com o melhor snorkel dos EUA.
Só que choveu intensamente durante os dois dias anteriores a minha viagem (e na real, dei muita sorte do tempo abrir e eu conseguir fazer o passeio), mas peguei um dia com bastante vento, mar muito mexido e nenhuma visibilidade. As ondas estavam tão fortes (o que não é comum por lá) que não tinha a menor condição de nadar até o paredão recheado de corais e vida marinha. Após 15 minutos de água e nenhum peixe no visual, resolvi desencanar do passeio.
De volta para Key West, ainda deu tempo de curtir o finalzinho da tarde no Fort Zaccary Taylor, outra fortaleza histórica que vale a visita e a melhor praia da cidade. Fiquei surpresa (e bem feliz na real) ao saber que o parque estadual vende bebidas alcólicas na lanchonete da praia, e mandei ver numa raspadinha de rum com manga (é destino tropical que fala?), um pedaço de pizza que resolveu minha fome e uma fatia de torta de limão congelada servida no palito (tipo picolé!) coberta com chocolate, é melhor que um Magnum!.
Temporada de acasalamento de aves e reforma no camping
Viajei no final do mês de abril e peguei a temporada de acasalamento e reprodução dos pássaros e, como elas são prioridade no Dry Tortugas, a praia norte e a trilha “mais selvagem” do parque estavam fechadas. A praia sul e toda a área de camping estavam fechados para uma super reforma, então fiquei meio limitada em termos de praias (o que é uma grande pena) e de snorkel.
Com esses dois fechamentos na jogada, um tour de meio dia teria sido mais que suficiente para explorar a ilha e o bonito Forte Jefferson. Como sobrou bastante tempo, então aproveitei para tirar muitas fotos, ler livros e gravar um monte de vídeos para o Instagram (você já me segue por lá?!). Não dá para reclamar de “ficar à toa” no paraíso, dá?! Eu AMEI.
Key West: a base para explorar o parque nacional
Key West é a base para explorar o Dry Tortugas National Park e um destino legal pra caramba, que merece pelo menos 2 e idealmente 4 dias do seu roteiro pela Flórida. A cidade tem uma vibe festival única, um arquitetura típica (as casinhas de madeira no estilo Conch) e vários museus interessantes.
Onde ficar em Key West
Chegou a hora de escolher sua hospedagem em Key West, e para facilitar sua vida, preparei uma lista com os melhores hotéis e guest houses da cidade, separados por categorias.
Vale notar que, mesmo na categoria econômica, os hotéis em Key West não são exatamente baratos. O destino é muito procurado e tem altas taxas de ocupação. Achou algo muito barato? Fique atento e leia bem as avaliações para evitar surpresas desagradáveis.
Hotéis caprichados:
- Opal Key Resort: excelente localização, quartos enormes e confortáveis, com vistas lindas da baía. Uma ótima opção em Key West
- Pier House Resort & Spa: Uma ótima opção para famílias. O hotel fica bem em frente a praia e coladinho no burburinho de Key West.
- H2O Suites – apenas para adultos: Perfeito para uma viagem a dois. Quartos lindos, confortáveis, decoração elegante, ótima localização e área de lazer completa.
Hotéis com bom custo x benefício:
- Hampton Inn: localizado de frente para o mar e com shuttle gratuito para o centro, esse hotel é um achado. Dá para curtir o melhor da cidade sem precisar dirigir. Quartos de bom tamanho e com piso de madeira, piscina e café da manhã.
- Old Town Manor: super charmosa e com boa localização. Os quartos são ótimos. Café da manhã maravilhoso incluso na diária.
Hotéis econômicos:
- The Laureate: entre os hotéis econômicos de Key West esse é a melhor pedida. Quartos novinhos e área de lazer com piscina. Um tiquinho afastado do centro (10 – 15 min de carro)
- Hilton Garden Inn: quartos no padrão Hilton inn, café da manhã incluso e um shuttle que conecta o hotel ao centrinho da cidade, já que ele fica pontinha da ilha.
- Coconut Mallory: Quartos amplos, simples e equipados com cozinha, área de lazer com piscina. Uma boa opção para quem viaja com crianças pequenas. Fique atento ao horário da recepção e a frequência de arrumação dos quartos.
Veja mais opções de hotéis aqui
O que fazer em Key West
Agora que você já sabe o que fazer em Dry Tortugas, que tal resolver o resto da viagem? Nosso ponto de partida é a divertida Key West, uma cidade com ares boêmios e uma ampla conexão com o mar e a história da navegação do estado.
Um roteiro por Key West que se preze inclui algumas horas passeando pelo centrinho histórico com direito a parada nos bares, algumas boas tortas de limão (ou Key Lime Pie, o doce típico da região) e um pôr do sol caprichado na Mallory Square.
Com mais tempo a dica é Passear de jet ski pelas águas de Key West, conhecer o Fort Zachary Taylor (a melhor praia da região), visitar o Museu Hemingway (sensacional pra quem curte ler e fazer um Passeio de veleiro com degustação de vinhos no pôr do sol.
Veja aqui todas as nossas dicas do que fazer em Key West.
Aproveite a viagem para explorar o melhor de Florida Keys
O maior erro de quem faz a viagem para Florida Keys é fazer o trajeto Miami – Key West sem paradas. Para ver e entender as belezas e preciosidades do percurso de carro mais lindo do estado é preciso de tempo e é preciso saber onde parar.
No artigo Florida Keys, eu explico a viagem passo a passo com dicas de roteiro e as melhores paradas do caminho. Te vejo por lá?
Seguro de viagem para a Flórida
Ter um seguro viagem é essencial para viajar com segurança. Um bom seguro de viagens cobre eventualidades médicas, cancelamento de voo e bagagem extraviada.
Para o encontrar o melhor seguro viagem para a sua viagem, uso e recomendo a Seguros Promo, um comparador de seguros que te ajuda a identificar o melhor custo x benefício para a sua viagem.
Quer um desconto?!
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 15% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Faça a cotação e reserve o seu seguro viagem
De volta ao Dry Tortugas National Park, espero que você tenha curtido o post! Ficou com alguma dúvida? Deixe suas dúvidas e comentários na caixinha abaixo.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Key West
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de
- CHIP EUA: Saia do Brasil conectado. Chip de internet com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida
Veja também:
- Roteiro Flórida: Dicas para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem
- Roteiro Miami: Um roteiro descolado para curtir o melhor da cidade
- Miami com Crianças: 20 dicas incríveis
- O que fazer em Key West: Melhores passeios + Roteiro Completo
- Naples na Flórida: guia completo para se encantar pela cidade
Praias da Flórida:
- Palm Beach: Praias incríveis e uma baita estrutura hoteleira
- Costa Oeste da Flórida: Roteiro lindo pela Flórida
- Anna Maria Island: Descubra um paraíso na Flórida
- Captiva Island: Descubra um destino incrível
- Sarasota: Praias lindas e estrutura de cidade de verdade