Roteiro pelas Florida Keys: guia completo para descobrir o mar mais azul da Flórida
Nesta viagem de carro pela Overseas Highway, partindo de Miami, você terá contato com a natureza exuberante da Florida Keys uma área onde a preocupação com o turismo sustentável impressiona. Até Key West, o destino final, são cerca de 4 horas de muita beleza e diversão. Taí uma dessas viagens em que a graça é parar muitas vezes antes de chegar.
No trajeto, você vai se deslumbrar com o azul do mar, as praias de areia branca, os mergulhos nas barreiras de corais, os passeios de barco. Não faltarão ótimas opções gastronômicas e de hospedagem, que mostramos aqui, com sugestões para quem passar por Key Largo, Isla Morada, Marathon, Big Pine Key e Key West.
Neste guia de viagem completo você descobrirá o que visitar, onde parar na viagem por Florida Keys, dicas de restaurantes e os melhores hotéis da região. Vamos nessa?
Guia para Explorar Florida Keys: conheça as principais ilhas e saiba o que fazer em cada uma delas
Quem aí nunca ouviu a máxima: “Tá indo para Miami? Aproveite a viagem e dê um pulinho em Key West!”. Falam como se as três horas de viagem fossem coisa pouca, e falam sem saber que as belezas da região não se resumem ao agito de Key West, que sim, é legal pra caramba, mas é apenas uma das 800 ilhas que compõem o arquipélago no sul da Flórida.
São 289 km salpicados de ilhas (muitas inabitadas e cobertas por manguezais) e 42 pontes que as conectam ao continente. Para entender e absorver as belezas de Florida Keys é preciso tempo — recomendo pelo menos 3 dias, idealmente 5 —e é preciso saber onde parar. Nós te ajudaremos a escolher as paradas (já adianto, não dá pra ver tudo!) de acordo com seu estilo de viagem.
Nesse post você vai encontrar:
- Como percorrer as Florida Keys
- Passeios que precisam ser reservados com antecedência
- Sugestão de roteiro pelas Florida Keys
- O que fazer nas Florida Keys: melhores paradas por cidade
Como percorrer as Florida Keys
Uma estrada rodeada de mar, essa é a Overseas Highway, a rodovia que conecta o continente a Key West e que é formada por ilhas e pontilhões. O que pouca gente sabe é que em boa parte do trajeto o mar fica “escondido” da estrada e que para vê-lo é preciso desviar e incluir parques estaduais e praias não previstas no roteiro. Como adiantei, para viver os encantos dessa estrada é preciso de tempo!
Você provavelmente já ouviu alguém falando que essa é uma das viagens de carro mais bonitas dos Estados Unidos. E eu discordava ferozmente até voltar para Florida Keys e fazer a viagem no dia certo e no horário certo, ou seja, com o sol brilhando no alto e produzindo os mais variados tons de turquesa no mar. É sem dúvida o mar mais azul (e o azul é quase caribenho) de todo os Estados Unidos Continental. O sol impacta muito os tons de turquesa que margeiam a estrada e muda completamente a experiência. Quem faz a viagem de manhã cedinho ou em um dia nublado perde boa parte desse visual.
Além da graça de dirigir pelos pontilhões e atravessar a 7 Mile Bridge (a maior ponte do trajeto), a dica é parar nas cidades, provar a torta de limão, visitar restaurantes cheios de personalidade e curtir o pôr do sol. Se eu puder te dar uma dica: faça essa viagem com tempo.
Transporte para Florida Keys
Há duas formas de viver essa viagem: de carro alugado ou de motorhome.
De carro alugado:
Alugue o carro na chegada em Miami e devolva no último dia de viagem. É fácil dirigir e estacionar por toda a Flórida e o carro vai te dar a flexibilidade que você precisa para viver experiências incríveis. Para o aluguel do carro, recomendo a RentCars, um comparador esperto que te ajuda a encontrar o melhor custo x benefício para a sua viagem e permite o parcelamento em reais, sem IOF e sem juros.
Faça aqui a sua cotação e reserve seu carro
De motorhome:
A Flórida é um dos melhores estados americanos para viajar de motorhome, e a estrutura em Florida Keys é sensacional. Há campings em vários pontos do trajeto e muitos deles com vistas para o mar. Assim como de carro recomendo dividir a viagem em pelo menos dois pontos de pernoite, uma no caminho (tanto Marathon quanto Isla Morada são boas pedidas) e outro em Key West.
Para o aluguel de motorhome recomendo o pessoal da motorhome trips, eles manjam MUITO de Flórida e tem condições especiais para Brasileiros. Com o cupom IDEIAS NA MALA você ganha um descontinho.
Faça aqui sua cotação para viajar de motorhome
Veja também: Flórida de motorhome
Passeios que precisam ser reservados com antecedência
Antes de começar a destrinchar as paradas da viagem e o roteiro de Florida Keys, quero ressaltar um passeio que precisa ser reservado com bastante antecedência:
- Dry Tortugas: a ilha mais ao sul dos Estados Unidos é acessível de balsa ou de hidroavião. Ambos os passeios se esgotam com 3-4 meses de antecedência. Assim que souber as datas da sua viagem, reserve! É um passeio caro, mas, se couber no seu orçamento, vale muito a pena.
Outros passeios interessantes mas menos concorridos são:
- Passeio de veleiro com degustação de vinhos no pôr do sol: uma experiência super divertida para maiores de 21 anos. São 8 vinhos de lugares diferentes do mundo e todos ótimos.
- Snorkel na barreira de corais: uma aventura pela terceira maior barreira de corais do mundo. Esse barco vai mais longe que os tours “comuns” de snorkel da região e proporciona experiências de mergulho únicas.
- Passear de jet ski pelas águas de Key West : uma forma divertida de explorar a beleza dos Keys.
Sugestão de roteiro pelas Florida Keys
Ao chegar no arquipélago, você logo vai perceber que esse roteiro é só pra dar te dar um norte. Cada visitante acaba por traçar seu próprio caminho nas Florida Keys, pois há muita coisa para ver e fazer — o mais importante é não ficar preso a nada.
A graça dessa viagem está em ir descobrindo aos poucos o que as ilhas podem oferecer e se deixar levar pelo que te parecer mais interessante e viável.
Roteiro de 2 dias
Dois dias é muito pouco tempo para conhecer o que Florida Keys tem de melhor, mas se é o que você programou, vamos fazer acontecer já sabendo que não vai dar tempo de ver tudo.
Dia 1:
No caminho de ida:
Almoce na Isla Morada, faça uma parada para torta de limão na Blond Giraffe e algumas paradas rápidas pelo caminho. Recomendo a Lagosta Betsy e o Robbies Marina (mesmo sabendo que o mergulho terá que ficar pra uma próxima).
Mais adiante vale parar no mirante da 7 Mile Bridge e de lá, segui direto para Key West.
Chegando lá a dica é caminhar pelo centrinho da cidade, fotografar o Southermost Point e, se der tempo, visitar a Casa Museu de Hemingway, que é bem legal. Nesse dia o pôr do sol é na Mallory Square, o point da cidade para ver o astro rei se pondo no mar.
Os empolgados de plantão ainda podem curtir as noites nos bares da cidade.
Dia 2:
No segundo dia escolha entre um passeio de caiaque no manguezal e o Snorkel na barreira de corais. Depois do almoço é hora de continuar viagem. Dependendo do seu ritmo ainda dá para pegar uma praia no Bahia Honda State Park ou na Sombrero Beach.
Roteiro de 3 dias em Florida Keys
Tem 3 dias? Você pode fazer o trajeto de ida com mais calma e incluir o snorkel (maravilhoso) no John Pennekamp Reef (compre com antecedência) no caminho de ida, fazer as paradas que sugeri no roteiro de 2 dias, dar um pulinho no No Name bar para ver o Key Deer de perto e chegar em Key West a tempo para pôr do sol.
No segundo dia você pode escolher entre o Dry Tortugas National Park ou passar o dia na cidade com direito a Snorkel na barreira de corais e passeio de veleiro com degustação de vinhos no pôr do sol.
Na volta para o continente dá para fazer o passeio de caique e ainda curtir uma praia em Sobrero Beach ou Bahia Honda State Park.
Roteiro de 4 ou 5 dias em Florida Keys
Com 4 ou 5 dias a dica é dormir uma noite na Isla Morada na ida e 3 ou 4 dias em Key West. Você vai conseguir sentir o contraste entre o clima romântico e mais exclusivo de Isla Morada versus a badalação de Key West.
No dia 1:
Explore a região de Key Largo e Isla Morada sem pressa.
Dia 2:
Você tem tempo para fazer o mergulho com snorkel nas barreiras de corais de Isla Morada antes de seguir rumo a Key West fazendo todas as paradas que quiser pelo caminho. Tente chegar a tempo do pôr do sol.
Dias 3 e 4 :
Dias completos em Key West e você pode optar entre o Dry Tortugas National Park ou passar o dia na cidade com direito a Snorkel na barreira de corais, passear pelo centrinho aproveitando os museus da cidade, curtir a praia em Fort Zachary e fazer passeio de veleiro com degustação de vinhos no pôr do sol (eu adorei).
Dia 4:
Dia de fazer o trajeto de volta com algumas paradas especiais pelo caminho. Recomendo o caiaque pelos túneis de manguezais e praia em Sobrero Beach ou Bahia Honda State Park.
O que fazer nas Florida Keys: melhores paradas por cidade
As dicas que vou dar aqui valem tanto para quem quer conhecer o arquipélago fazendo um bate e volta de Miami até Key West (a ilha mais ao sul, são cerca de 4 horas de viagem direto), quanto para quem decidir ir parando e curtindo bem cada lugar.
Key Largo
Distante cerca de 1 hora de carro de Miami, Key Largo é famosa no mundo todo por sua barreira de corais e considerada um santuário marinho da Flórida. Por isso, entre seus passeios, se puder, inclua o mergulho. Debaixo d´água você vai ver criaturas incríveis, recifes naturais e até navios naufragados.
E não deixe de aproveitar de alguma forma os pratos com frutos do mar e o belíssimo pôr do sol local!
Destaques de Key Largo
John Pennekamp Coral Reef State Park: esse é o primeiro parque submarino dos EUA e sua principal atração são os tours de mergulho (de cilindro ou de snorkel) para ver os famosos recifes de coral e a bela fauna marinha que habita aquele mar azul. Quem não gostar de mergulhar pode optar por um passeio de barco com fundo de vidro, uma experiência que também permite ver os peixinhos de perto. Além de mergulhar, você também pode andar de canoa e caiaque, pescar, fazer trilhas e estender a toalha para um piquenique. Fica na 102601 Overseas Highway.
Dagny Johnson Key Largo Hammock Botanical State Park: quem se aventurar pelas trilhas desse parque poderá ver mais de 80 espécies raras de plantas e animais. A visita pode ser feita a pé ou de bicicleta. Quem quiser saber mais sobre a fauna e a flora do local pode solicitar visitas guiadas por guardas florestais. O parque está na County Road 905.
Onde ficar em Key Largo
Hotéis caprichados
- Playa Largo Resort & Spa: chama atenção pela excelente localização, no 97450 da Overseas Highway, a 11 minutos de carro do John Pennekamp Park. Oferece infraestrutura completa, com diversas comodidades de um resort, ou seja, se quiser usufruir de tudo, vá para ficar mais de um dia.
- Baker’s Cay Resort Key Largo: hospede-se com tempo, porque não faltam atividades para você aproveitar. Está bem próximo da principal atração de Key Largo, o John Pennekamp Park. A vista da varanda, disponível para alguns quartos, é exuberante.
Hotéis com bom custo x benefício
- Dolphin Point Villas: oferece acomodações com jardim e terraço ao ar livre. O resort tem uma área de praia privativa e os quartos dispõem de varanda. Para quem quiser, há também churrasqueira para utilização dos hóspedes. É um hotel bem avaliado por casais.
- Hampton Inn Key Largo: fica a 4,8 km do centro de Key Largo e a 2 minutos de carro do Parque Estadual John Pennekamp Coral Reef – ou seja, é muito bem localizado. Possui piscina ao ar livre, praia privativa e doca para barcos. O hotel também conta com academia e oferece café da manhã. Bem avaliado para hospedagens em família.
Hotéis econômicos
- The Pelican Key Largo Cottages: bem cotado por quem viaja em família. Oferece como atividades pesca, churrascos ao ar livre e caiaques gratuitos para os hóspedes. Fica bem próximo da praia, de restaurantes e de outros pontos de interesse. A vista é bem elogiada, assim como a simpatia dos funcionários.
- Dove Creek Resort & Marina: situado na ponta sul de Key Largo, tem piscinas aquecidas ao ar livre e com vista para o mar. Possui praia privativa e marina. O café da manhã está incluído e a hospedagem chama atenção pela ótima localização, especialmente para quem está com crianças, pois fica próximo das atrações principais.
Onde comer em Key Largo
- The Fish House (endereço: 102401 Overseas Highway): super tradicional, é a típica parada de beira de estrada americana. Os pratos são feitos à base de peixes e frutos do mar fresquíssimos, recém-saídos do barco de pescadores locais. Ah, e eles também se propõem a cozinhar seu peixe, caso seja você o pescador. Junto funciona um mercado com grande variedade de produtos do mar para quem quiser levar algo pra casa.
- Sundowners (endereço: 103900 Overseas Highway): além das comidas gostosas, tem uma vista incrível para a baía da Flórida. E, como não poderia deixar de ser, oferece ao turista a oportunidade de se deslumbrar com todos os tons do pôr do sol. É o lugar ideal para relaxar tomando um drinque e degustando também um peixe fresco. De sobremesa, claro, uma torta de limão, a marca registrada das Keys.
- Conch House (endereço: 100211 Overseas Highway): um pouco distante da beira do mar, o restaurante tem café da manhã, almoço e jantar. O menu é bem completo, com pratos à base de peixe e muita carne também. Os destaques ficam por conta da carne de crocodilo, muito popular na região, e o ceviche de lagosta. A casa não trabalha com reservas.
- Key Largo Fisheries (endereço: 1313 Ocean Bay Drive): mercado de peixe, restaurante e café. É mais um local para saborear peixes, lagostas, caranguejos, tudo bem fresquinho. Em volta, o burburinho de pescadores e dos interessados pelicanos.
Isla Morada
Para chegar a essa outra ilha, partindo de Miami, você leva mais ou menos 1h30 de carro. É um destino “escondido” no meio do caminho, pois a rodovia passa longe das praias, e é aí que está seu charme. É uma viagem gostosa para ser feita a dois, num clima de romance.
Aproveite cada momento desse percurso, que tem como companhia esse mar azul que você vê na foto. As atividades que você irá encontrar se assemelham a outras do trajeto da Overseas Highway, mas estão longe de serem entediantes, pois cada lugar reserva suas surpresas.
Destaques da Isla Morada
Alligator Reef Lighthouse: um dos lugares mais incríveis para quem curte ecologia e preservação ambiental. Nessa barreira de corais, sinalizada por um icônico farol e mundialmente famosa, já foram documentadas mais de 600 espécies marinhas. Não deixe de conhecer e de mergulhar na região se o vento soprar a favor – saiba que às vezes as condições climáticas do local impedem a visitação. Mas não desanime, porque outras opções serão oferecidas, como a visita a um banco de areia, por exemplo, para nadar e mergulhar também.
Robbie´s (endereço: 77522 Overseas Highway): o ponto de partida para chegar aos corais ou fazer os passeios alternativos é o não menos famoso local que abriga uma marina e muitas outras atrações que mesclam gastronomia, atividades aquáticas e boa música. O bar / restaurante decorado com notas de 1 dólar rende fotos interessantes e está aberto para café da manhã, almoço e jantar.
Mote Marine Laboratory & Aquarium: aqui foi criado o primeiro viveiro de espécies terrestres e subaquáticas de corais. Com capacidade para hospedar até 20 mil fragmentos de corais, o foco dessa instituição está na educação ambiental e na pesquisa para a preservação das áreas de recifes icônicos da região. Também possui um aquário para visitação. Para conhecer o lugar, reserve pelo site.
Long Key State Park: esse parque histórico já foi uma área privada restrita a milionários. Atualmente pertence ao governo da Flórida e conta com atividades recreativas como caiaque, caminhadas, observação de pássaros, piqueniques, trilhas, pesca esportiva e mergulho com snorkel. Quem curte trilhas vai gostar da Long Orb Nature Trail.
Curry Hammock State Park: localizado entre Key Largo e Big Pine Key, esse parque é habitat vital para muitas espécies locais e migratórias. No outono, hospeda um número recorde de falcões peregrinos. Em suas águas, turistas praticam remo e, em dias de mais vento, kitesurf. O parque funciona como proteção às grandes áreas de manguezais, essenciais para o ecossistema de Florida Keys.
Anne’s Beach: é uma praia pública com estacionamento gratuito – portanto, fica cheia, especialmente nas temporadas de férias e feriados. Recomendamos chegar cedo! Seu charme está na passarela de madeira rodeando o mar, com várias mesas para piquenique e pequenas enseadas.
Blond Giraffe Key Lime Pie Factory (endereço: 92220 Overseas Highway): um lugar especial para experimentar o doce mais famoso das Keys, a torta de limão, cuja receita original, contam, vem lá do século 19. Ela é feita com um limão pequeno, o key lime, típico da região, e pode ser consumida de vários jeitos – com muito ou pouco creme, com cobertura ou sem, na versão com chocolate, no palito, no prato e por aí vai. É um programa imperdível para quem ama esse tipo de doce. Aproveita também o lugar, que é uma graça, com um jardim bem aconchegante.
Big Betsy: a lagosta gigante da Flórida não poderia ficar de fora desse roteiro. Todo mundo acaba tirando uma foto na frente dela – a arte é muito realista e diverte os viajantes. A proposta da escultura é homenagear a região em que a espécie é nativa. Está localizada na altura do 86700 na Overseas Highway.
Onde ficar em Isla Morada
Hotéis caprichados
- Casa Morada: um charme de hotel, para curtir a dois, sem crianças. Tem quartos super espaçosos e funcionais, que dão para um bem cuidado jardim. Oferece café da manhã, paddleboard e bicicletas como cortesia. Possui estacionamento privado gratuito, terraço e um bar de frente para o mar. Amamos nos hospedar por lá.
- Amara Cay Resort: uma excelente escolha se você estiver viajando com a família e puder parar por uns dias. Esse resort conta com diversas atividades esportivas e boas opções gastronômicas.
Hotéis com bom custo x benefício
- Ragged Edge Resort: oferece bicicletas gratuitas, piscina e estacionamento privado. Em algumas unidades há varanda com vista para o mar. Os hóspedes podem fazer churrasco e praticar pesca, entre as tantas atrações disponíveis. Também é uma opção interessante para ir com a família.
- Pines & Palms Resort: está localizado perto do Alligator Reef. Possui uma piscina de água doce à beira-mar e uma área de praia privada. Cada acomodação inclui uma cozinha completa e a maioria conta com um terraço que dá de frente para o mar.
Hotéis econômicos
- Fisher Inn Resort & Marina: acomoda bem famílias por conta de sua ótima localização. Como em outros, não faltam atividades para serem feitas à beira-mar. Alguns quartos contam como espaço para que os hóspedes preparem pequenas refeições.
- Creekside Inn Islamorada: com muitas opções de esporte aquático, esse hotel é também indicado para quem viaja em família com crianças. Oferece espaço para churrasco e solário e está localizado perto de várias atrações importantes.
Onde comer em Isla Morada
- Marker 88 (endereço: 88000 Overseas Highway): em operação desde 1967, o icônico restaurante se orgulha de sua história. São décadas servindo pratos com frutos do mar, filés, massas e coquetéis artesanias. Os turistas vão ao local também para apreciar o pôr do sol de uma de suas mesas. Para garantir um bom lugar, reserve seu almoço ou jantar pelo site.
- Florida Keys Brewing Co. (endereço: 81611 Old Highway): nada como tomar uma cerveja artesanal gelada na ensolada Flórida. Essa cervejaria prepara saborosas bebidas desde março de 2015. Suas cervejas têm sabores locais, como limão, frutas cítricas e mel. Vale conhecer.
- Bad Boy Burrito (endereço: 81868 Overseas Highway): serve a deliciosa comida mexicana combinada com frutos do mar frescos. Há diversos pratos, como o Cayo Hueso Fish Tacos, feito com peixe fresco local grelhado, servido em tortilhas de milho artesanais com molho verde especial e cobertura a escolher. Há opções com carne de boi e de porco também.
- Chef Michael’s (endereço: 81671 Overseas Highway): uma boa pedida para experimentar um menu criativo sem abrir mão dos regionalismo. A maioria dos pratos leva peixe, em preparações diferenciadas. Faça uma reserva para jantar pelo site.
- Italian Food Company (endereço: 82779 Overseas Highway): autêntica trattoria italiana com forno de pizza a lenha, massas regionais, entradas e aperitivos de frutos do mar, saladas e bar completo. Em um empório, oferece produtos importados, cerâmicas artesanais e sobremesas deliciosas.
- Morada Bay Beach Café (endereço: 81600 Overseas Highway): com vista para a Baía da Flórida, esse restaurante encanta pela comida e pelo visual que oferece. Suas mesas são bem procuradas. Portanto, faça reservas para não perder a viagem.
- Nikai Sushi Lounge (endereço: 81801 Overseas Highway): esse restaurante japonês surpreende pela criatividade, indo muito além do sushi que dá nome ao estabelecimento. O cardápio é bem variado, com uma extensa lista de nigiri, sashimi, pãezinhos especiais, bem como outros pratos típicos do oriente. Não deixe de reservar.
Marathon
Essa Key oferece hospedagem com o melhor custo x benefício do arquipélago. Ela fica mais ou menos no meio do caminho entre Miami e Key West — muitos turistas fazem dali sua base em viagens de um dia ou menos até os lugares mais badalados. Por lá fica Sombrero Beach, uma das melhores praias da região e a entrada para a 7 Mile Bridge, considerada uma obra de engenharia admirável e mais um símbolo das Florida Keys.
Destaques de Marathon
Curry Hammock State Park: localizado entre Key Largo e Big Pine Key, esse parque é habitat vital para muitas espécies locais e migratórias. No outono, hospeda um número recorde de falcões peregrinos. Em suas águas, turistas praticam remo e, em dias de mais vento, kitesurf. O parque, que oferece também trilhas por sobre antigos corais fossilizados que já viveram debaixo d’água, funciona como proteção às grandes áreas de manguezais, essenciais para o ecossistema de Florida Keys.
Bahia Honda State Park: mais um belo parque para quem percorre as Keys. Esse tem como característica as brisas marítimas que tornam o calor mais ameno. Na visita, aproveite para observar plantas e animais nativos da região. Tem ainda uma vista bem legal da antiga rodovia. Quem tiver disposição pode se aventurar na praia, uma das melhores das Keys, passear de caiaques e mergulhar com snorkel. O local oferece também tours de barco até recifes próximos.
Sombrero Beach: é uma das praias mais cobiçadas da região. Com areia muito fina e branca, mar calmo, com águas variando em tons de azuis, aquela coloração típica do Caribe. Fica dentro de um parque bem cuidado e com ótima infraestrutura para os turistas. É possível alugar barcos para passeios e equipamentos e mergulho. Também oferece tours para quem gosta de pescar.
7 Mile Bridge: construída no início do século 20 por Henry Flagler, a famosa ponte fica no Condado de Monroe e é parte da Overseas Highway. Imortalizada em alguns filmes, é mais um símbolo que se destaca na história da Flórida. Ela representou a abertura deste estado para o turismo sustentável e foi fundamental para o seu desenvolvimento econômico. Liga a Knight´s Key, na cidade de Marathon, com Little Duck Key. A estrutura original, que chegou a ter uma estrada de ferro, já passou por algumas reconstruções, pois foi danificada por um furacão nos anos 1930. Hoje existem duas pontes. A nova, com 7 milhas ou cerca de 11 km de extensão, é aberta ao tráfego de veículos; a antiga é destinada a pedestres e ciclistas. Perto do centro, a ponte se eleva em um arco para fornecer uma distância de 20 m para a passagem de barcos.
Turtle Hospital (endereço: Overseas Highway, 2396): esse local é um centro de pesquisa e de resgate de tartarugas marinhas, mais uma espécie ameaçada. O hospital trata os animais e, quando possível, os devolve ao seu meio ambiente. Oferece tours guiados, mediante reserva.
Onde ficar em Marathon
Hotéis caprichados
- Isla Bella Beach Resort & Spa: dispõe de uma área de praia privada. Localizado a cerca de 6 km da 7 Mile Bridge, seus os quartos possuem terraço. O resort oferece muitas atividades aquáticas e outras comodidades. Vale para famílias que pretendem ficar mais de um dia por lá.
- Tranquility Bay Resort: fica à beira-mar e possui 3 piscinas internas. Ideal para quem quer relaxar e tem tempo para aproveitar todas as atividades disponíveis, como os esportes aquáticos, spa e academia. Fica bme localizado e oferece ótimas alternativas gastronômicas.
Hotéis custo x benefício
- Courtyard by Marriott: uma boa opção para quem vai com família. Fica bem próximo de algumas atrações locais, como o Turtle Hospital. Nos quartos, bem equipados, é possível fazer pequenas refeições. Também serve café da manhã e outras refeições.
- Seascape Resort & Marina: fica a 5 km da praia do Sombrero e está bem avaliado para casais. Os hóspedes podem praticar mergulho com snorkel e com cilindro na marina, além de usar a churrasqueira, entre outras comodidades que a hospedagem oferece.
Hotéis econômicos
- Tropical Cottages: foi bem avaliado para receber casais. Oferece quartos, suítes e pequenos chalés. Alguns quartos oferecem cozinha completa. Está perto da praia e possibilita aos hóspedes algumas comodidades, como aluguel de bicicleta e de caiaques.
- Bonefish Bay Motel: conta com quartos com terraço e vista para o jardim. É uma opção econômica bem situada em Marathon, com fácil acesso a várias atrações.
Onde comer em Marathon
- Square Grouper Bar and Grill (endereço: 22658 Overseas Highway): Um dos destinos mais populares de Florida Keys para frutos do mar frescos, é famoso pela qualidade do que oferece. Faz questão de se apresentar com um restaurante ecologicamente correto e “verde”, e todos os produtos de papel e canudos são feitos de milho. A comida é deliciosa, e o menu muda conforme a pescaria do dia. Meu beneditino com peixe garoupa estava inesquecível.
- Paradise Cuban Restaurant (endereço: 2603 Overseas Highway): serve a tradicional comida cubana nas refeições do café da manhã, almoço e jantar. Também é famoso pelos coquetéis.
- Pork´s Bayside (endereço: 1410 Overseas Highway): é um restaurante e bar “tiki”, estabelecimento inspirados no que seriam as tradições da Polinésia dos anos 1940, 50 e 60. Na região existem alguns. Sua marca registrada é ainda o churrasco defumado diariamente no local, além de pratos com frutos do mar. Em termos de bebida, a fama do local vai para o mojito.
Big Pine Key
Big Pine Key é uma ilha menos turística, menos visitada por forasteiros, ou seja, atrai mais gente local que já conhece sua tranquilidade e curte suas longas faixas de areia branca. Big Pine Key é o destino ideal para quem busca uma experiência com menos agito na badalada região.
Por ali, é possível fazer passeios de barco e também mergulhar, mas a grande atração é a vida selvagem que se resguarda na área conhecida com National Key Refuge, destinada à proteção de uma pequena espécie de cervo (“key deer”), de pequeno porte; e claro, nenhuma visita a Big Pine fica completa sem uma parada no No Name Pub.
Destaques de Big Pine Key
National Key Deer Refuge: é o local mais famoso desse refúgio. O parque foi criado em 1957 para proteger e preservar os animais selvagens locais. É formado por florestas de pinheiros rochosos, zonas úmidas de água doce, pântanos de água salgada e florestas de manguezais. O National Key Deer Refuge é o lar de mais de 20 espécies de plantas e animais ameaçados de extinção. Os cervos da espécie conhecida como Key Deer são a atração principal, por conta do risco que correm. São a menor subespécie de cervos de cauda branca encontrados em grande parte da América do Norte, exclusivos da parte inferior de Florida Keys. Eles não são vistos em nenhum outro lugar do mundo, daí o cuidado especial com sua preservação.
Blue Hole: trata-se de uma pedreira abandonada que foi usada para aterros nas proximidades e para a Estrada de Ferro Overseas, construída por Henry Flagler. Vale a visita pelo efeito visual que a água provoca nos visitantes. Fica localizado na Key Deer Blvd. Antes de ir, consulte o site para mais informações.
Onde ficar em Big Pine Key
São poucas as acomodações em Big Pine Key, por se tratar de um lugar menor e com uma extensa área de preservação. Vamos deixar aqui nossas sugestões de hotéis na região:
- Treehouse Private Village Barnacle Bed and Breakfast Deers: bem junto à praia, a casa oferece uma cozinha equipada para preparo de refeições.
- Old Wooden Bridge Resort & Marina: bem cotado por casais, tem vista para o mar. Algumas unidades incluem TV e cozinha equipada. A hospedagem conta com churrasqueira e piscina.
- Big Pine Key Motel: também está bem avaliada para hospedagem de casais. Possui um restaurante e quartos com TV e oferece conforto a custo bem mais acessível.
Onde comer em Big Pine Key
- No Name Pub (endereço: 30813 Watson Blvd): o peixe defumado é a especialidade da casa, que também capricha em drinques como Bloody Mary, chope gelado e a sangria. Sua fundação original, conta a história, é de 1930 – começou como um pequeno armazém e um ponto de venda de iscas e equipamentos de pesca. Aos poucos foi crescendo e se tornou um pub.
- Good Food Conspirance (endereço: 30150 Overseas Highway): uma opção de produtos orgânicos no meio do caminho. Trata-se de uma mercearia, restaurante e delicatessen, com comidas prontas e sucos feitos na hora sob encomenda. O sanduíche de atuam é bem famoso. Também oferece sopas caseiras diárias, biscoitos veganos e sobremesas.
- Tonio’s Seafood Shack & Tiki Bar (endereço: 25163 da Overseas Highway): bons coquetéis, pratos com frutos do mar típicos da região e outros inspirados na cultura tiki.
Key West
Depois de percorrer mais de 180 km pela Overseas Highway partindo de Miami, chegamos ao destino mais conhecido e comentado dessa jornada pelas Florida Keys: a famosa cidade de Key West. Ela fica ao sul do arquipélago e faz jus à sua fama: é bonita, charmosa, cheia de histórias, visuais incríveis, tradições e lugares lindos para conhecer.
Suas belezas e atrações estão mais à vista de todos, pois é um lugar essencialmente turístico, muito enaltecido. Mas vale quebrar um pouco o roteiro tradicional e se perder pelas ruas de Key West em busca de surpresas. Elas podem estar nas diversas lojinhas, bares, restaurantes, museus e galerias de arte que a cidade oferece aos montes. Ao caminhar, não deixe de observar com atenção as casas em estilo conch (casinha de madeira típicas da região e que foram construídas ao longo do século 19), suas cores e, claro, as belas praias.
Destaques de Key West
Dry Tortugas National Park: com 160 km quadrados, fica a mais de 100 km a oeste de Key West – é um parque composto por pequenas sete ilhas e pra chegar lá é preciso contratar um tour de barco ou de hidroavião. É um passeio caro. De balsa leva mais de 2 horas e custa $220 por pessoa, com almoço, aluguel de snorkel e tour guiado. De hidroavião a viagem é mais rápida e custa $446 por meio dia ou $819 por dia completo. A vista lá de cima do avião compensa o preço, certamente. Chegando ao lugar também há um visual incrível a ser aproveitado, com intensa fauna marinha e muitos pássaros. No local, para visitação, está o Fort Jefferson, o maior edifício de tijolos dos EUA. Dá ainda para aproveitar a praia, que oferece diversos passeios, entre esses, de caiaque, ver golfinhos e curtir o pôr do sol antes de ir embora.
Duval Street: a rua mais agitada de Key West não pode ficar de fora da sua visita à cidade. Com uns 2 km de extensão, a via abriga casas com fachadas coloridas, muitos bares, restaurantes, cafés, lojas, galerias de arte e espaços culturais. Ah, a bebida é liberada nas ruas de Key West, então, de forma geral e especialmente aqui, há muitos lugares vendendo drinques diferentes, de quiosques a bares descolados.
Mallory Square: é o lugar de celebração coletiva pelo pôr do sol. É um espaço público na cidade e fica no centro de Key West. Para chegar lá, vá a pé ou de bicicleta, dependendo da distância que estiver. Durante a celebração, a praça fica muito cheia – portanto, é aconselhável chegar cedo. Muitos artistas de rua se apresentam no local, assim como há inúmeras opções de quiosques e carrinhos vendendo bebidas e petiscos.
Museu do Hemingway: o escritor Ernest Hemingway viveu boa parte de sua vida nessa casa, junto de sua segunda mulher, a jornalista Pauline Pfeiffer, e dois filhos. A construção é de 1851 e foi transformada em museu após a morte do escritor, nos anos 1960. Foram mantidos os móveis e objetos originais, sendo que boa parte deles é dos séculos 17 e 18, de origem espanhola. A casa chama atenção pelo jardim e, especialmente, pelos gatos, muitos de seis dedos, animais que eram paixão do escritor. Esses que estão lá, dizem, são descendentes dos que ele criava. Na casa, aliás, há uma escultura de gato feita por Pablo Picasso. Se tiver tempo, faça um tour guiado e fique conhecendo mais alguns detalhes da vida do autor de “Por quem os sinos dobram” e “As Neves do Kilimanjaro”, entre outros livros, escritos lá.
Truman Little White House: um passeio para os aficionados pela história dos EUA e seus personagens. A casa é a única sede presidencial no estado da Flórida e foi a residência do presidente Harry S. Truman por 175 dias. Ele governou o país durante os anos de 1945 e 1953, período da Guerra Fria. Desde 1991 funciona como um museu e local históricos. Oferece um tour guiado que custa cerca de $22.
Fort Zachary Taylor: a melhor praia de Key West fica dentro de um parque estadual lindo e que preserva o Fort Taylor, uma fortaleza militar que cumpriu um papel importante durante a guerra civil. O parque abriga um conjunto de enseadas pequeninas com mar bem azul, possui uma lanchonete que serve comidinhas rápidas, drinks e torta de limão no palito. Não deixe de visitar o forte e curtir umas horinhas na praia.
Passeios de caiaque da lazy Dog: a proposta desse lugar é ajudar o turista a explorar o lado tranquilo de Key West. Para tanto, oferecem passeios de paddle board ou caiaque, passeio de barco em um banco de areia ou aluguel de barcos para quem está habilitado a pilotar. Fica no 5114 Overseas Hwy.
Smathers Beach: é a maior praia pública de Key West, com cerca de 500 km de extensão, areias brancas e águas tranquilas. Por esse motivo, é também uma das mais festejadas da cidade. Ótima para ir com um grupo de amigos e com crianças. Não faltam diversões para agradar à turma, como aluguel de jet skis, caiaques, parasailing e pranchas de stand up paddle. Por conta do vento e das águas rasas, é bem procurada pelos praticantes de windsurf e kitesurf. Quem preferir curtir mais a areia tem a opção de usar a área para churrasco e piquenique. O lugar dispõe de bastante infraestrutura para o turista, como banheios, chuveiros e lanchonetes. Fica na parte sul da ilha.
Key West Lighthouse: um símbolo importante da cidade, data dos anos 1830, aproximadamente. Está situado na Whitehead St., 938 uma das construções mais antigas da ilha. Quem quiser saber mais sobre o lugar, sua relevância para a navegação pela região e outras curiosidades pode contratar um tour. Há uma bela vista lá de cima (são 28 metros de altura) e no lugar funciona ainda o Keeper’s Quarters Museum, que traz toda a história do farol e dos seus guardiões. A entrada ao local é gratuita.
Museu do Naufrágio: um museu curioso, pois conta a história dos naufrágios de Key West e expõe produtos encontrados nessas embarcações. Vale lembrar que a cidade foi um porto muito agitado no século 11. Sua localização, perto de rotas de navegação perigosas, ventos e recifes, contribuíram para que ocorressem muitos naufrágios na região. Daí a ideia desse museu, situado na 1 Whitehead St.
Southernmost Point: O ponto mais ao sul dos EUA continental é o local mais fotografado das Florida Keys. Há fila para foto, mas eu garanti a minha!
Onde ficar em Key West
Hotéis caprichados
- Santa Maria Suites Resort: localização privilegiada, a um quarteirão apenas da praia e da Duval Street. Tem duas piscinas ao ar livre aquecidas e rodeadas por jardins. Ideal para quem quer curtir todo o agito da cidade e ficar bem acomodado.
- Simonton Court Historic: aceita apenas adultos e oferece café da manhã continental. Equipado com 4 piscinas, está também bem próximo da Duval Street e fica a 3 minutos de carro do Museu Ernest Hemingway.
- The Conch House Marina Resort: bem avaliado por casais. dispõe de marina com ancoradouro, restaurante e piscina.
Hotéis custo x benefício
- Southwinds Motel: bem localizado, possui duas piscinas, acesso à praia e outras comodidades, como possibilidade de fazer pequenas refeições no quarto. Os extras incluem café da manhã continental diário, aluguel de bicicletas e scooters eletrônicos.
- Truman Hotel: hotel boutique badalado, oferece piscina ao ar livre. A praia de South Beach fica a 800 metros. Os hóspedes podem desfrutar do café da manhã continental diário e relaxar nas cadeiras ao lado da piscina no deck. Está localizado a 6 minutos a pé do Museu de Ernest Hemingway e a 7 minutos da Duval Street.
Hotel econômico
- Blue Marlin Motel: a 3 minutos a pé do calçadão de Virginia Beach e do Oceano Atlântico, este motel conta com piscina. Nos quartos, há microondas e geladeira. É uma boa opção para casais, com preços mais acessíveis.
Onde comer em Key West
- Bagatelle (endereço: 115 Duval Street): uma lugar charmoso para comer uma bela refeição com tempo. Próximo de outro ponto badalado, a Mallory Square, o Bagatelle funciona em um edifício histórico e de bela arquitetura, construído em 1800. O menu oferece frutos do mar, carnes, risotos, entre outros pratos, todos elaborados com muito cuidado e apresentados de forma impecável. Vale também experimentar os drinques.
- Key Limpe Shop (endereço: 335F Duval Street e outros): nessa loja você vai poder se esbaldar provando as tortas de limão, esse doce típico das Keys. Aqui eles vendem a iguaria em formatos, sabores e tamanhos diferentes, desde a tradicional até as que levam outras frutas, como morango, coco, com cobertura de chocolate, com menos ou mais merengue.
- Key West Corner Sandwich Shop (endereço: 1514 Bertha St): tem uma pegada cubana/caribenha. Localizado na esquina da Bertha & Venetia, oferece café cubano, sanduíches, assados e outros pratos, durante café da manhã e almoço.
- The Sea Side Café (endereço: 1400 Duval St): o lugar serve famosos mojitos e uma pizza de lagosta que é também típica da região. Há outras especialidades e o melhor é que você pode degustá-las sentado de frente para uma bela vista do Oceano Atlântico.
- Blue Heaven (endereço: Thomas St, 729): é um lugar cuja marca é o estilo descompromissado dos proprietários. Galinhas e gatos circulam pelas instalações ao ar livre, entre copas de árvores tropicais, algumas instalações artísticas e a boa comida servida. Há pratos diferentes para o paladar brasileiro, como as panquecas de mirtilo, a sopa de cenoura e curry, a salada de berinjela marinada com missô ou as vieiras provençais. Também oferece frutos do mar, ótimos vinhos e outras bebidas.
- Sloppy Joe (endereço: 201 Duval St): tem como patrono ninguém menos do que o escritor Ernest Hemingway, frequentador assíduo do bar, daí sua fama. Serve carnes, frutos do mar, pizzas, sanduíches, especialidades cubanas e muitos drinques.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em Key West
- ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de
- CHIP EUA: Saia do Brasil conectado. Chip de internet com 10% de desconto
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Esse conteúdo é uma parceria com o Visit Florida
Veja também:
- Roteiro Flórida: Dicas para 7, 10, 15 ou 20 dias de viagem
- Roteiro Miami: Um roteiro descolado para curtir o melhor da cidade
- Miami com Crianças: 20 dicas incríveis
- O que fazer em Key West: Melhores passeios + Roteiro Completo
- Naples na Flórida: guia completo para se encantar pela cidade
Praias da Flórida:
- Palm Beach: Praias incríveis e uma baita estrutura hoteleira
- Costa Oeste da Flórida: Roteiro lindo pela Flórida
- Anna Maria Island: Descubra um paraíso na Flórida
- Captiva Island: Descubra um destino incrível
- Sarasota: Praias lindas e estrutura de cidade de verdade