O que fazer Montmartre em Paris: 9 lugares incríveis

Um roteiro de meio dia que irá fazer você se apaixonar e descobrir as melhores opções do que fazer no bairro de Montmartre em Paris. Esse bairro boêmio recheado de oportunidades fotográficas, cenários dos mais belos filmes e cantinhos maravilhosos para comer e beber bem. Vamos te mostrar 9 lugares incríveis, incluindo a Igreja de Sacre Coeur e o café do filme Amélie Poulain. Partiu mon chéri?!

O que fazer em Montmartre

O bairro é super animado e divertido, lugar onde já foi filmado vários filmes do cinema, inclusive parece que está dentro de um deles. Você já deve ter visto ou ouvido falar em: O fabuloso destino de Amélie Poulain ou Bastardos Inglórios. Outro fator curioso é que Pablo Picasso frequentava e e Van Gogh morou no bairro no século XX, tornando assim o centro de toda a vida artística e intelectual de Paris. Montmartre é um reduto de arte e diversão que merece ser explorado com carinho.

O que fazer em Paris
Basílica de Sacre Couer | Foto: Isa Aggiunti

Claro que não podemos deixar de citar os encantos da graciosa Igreja de Sacre Coeur (Igreja do Sagrado Coração), que fica no alto da montanha com vista pra toda a cidade de Paris. Além de ser uma igreja maravilhosa e com uma vista bem bacana. Veja todas as dicas pra você caminhar pelos ‘cantinhos’ do bairro e descobrir o que tem de mais especial nesse local.

Aproveitamos nossa ‘amiga-guia’ Carol que mora em Paris e que conhece super bem cada cantinho e vielinha da cidade, e cada bar também! Conhecemos um lado hiper diferente e colorido de Montmartre em Paris que amamos e temos certeza que você vai gostar também!

Bar em Montmatre
Um pub super legal com um público jovem e cool

Principais paradas do Roteiro em Montmartre

  1. Metrô Barbès Rochechouar – Comprar lembrancinhas de viagem
  2. Moulin Rouge
  3. Café de 2 Moulins: o café da Amélie Poulain
  4. Crepe de Nutella nas ruas de Paris
  5. Ver arte de rua
  6. Place du Tetre
  7. Igreja de Sacre coeur
  8. Ver Paris do alto de Montmartre
  9. Au Rendez-Vous des Amis – Dica para Happy Hour

1- Metrô Barbès Rochechouar – Comprar lembrancinhas de viagem

A descida na estação do metrô Barbès Rochechouar é meio conturbada, uma completa algazarra, é bem uma versão afrancesada da 25 de março em SP ou Rua da Alfândega para os cariocas. Muita gente pra todo lado e todo tipo de coisa, bugiganga e aparato que você nem pode imaginar.

Aqui, e nos principais pontos turísticos de Paris, a dica é tomar cuidado com as bolsas, carteiras e celulares – “Attenzione pickpocket” como já dizia aquela mulher do vídeo que viralizou na internet alertando as pessoas.

É uma caminhada movimentada e por isso seguimos até a estação de metrô Angers, passando por barzinhos animados além de sex shops com vitrines explícitas, cinemas e casas noturnas nada ortodoxas. Um tanto quanto intrigante, digamos. Com amigos foi uma caminhada super engraçada, mas tá aí um lugar que não combina nada com crianças.

Então, para que vale essa parada afinal? Comprar as tais lembrancinhas de viagem em algumas das lojas mais baratas de Paris! E para quem gosta de posters antigos, vai dizer que nunca teve um na porta do armário? Vai encontrar muita coisa legal.

2- Moulin Rouge

A estação de metro Angers fica em frente da famosa casa de espetáculos Moulin Rouge (82 Boulevard de Clichy) que é uma opção de programa noturno super animado. O Moulin Rouge é um prédio vermelho, decorado com luzes neon e um moinho vermelho. Parada estratégica para fotos!

É um lugar super icônico em Paris, que nos leva de volta à época elegante e exuberante da Belle Époque. Não é só famoso por sua história, mas também pelas incríveis dançarinas de Cancan que encantam turistas todas as noites.

O cabaré foi aberto em 1889 e se tornou um dos grandes símbolos da capital francesa, inclusive já foi tema de um filme muito famoso com a atriz Nicole Kidman.

O que fazer em Montmatre: Moulin Rouge
Fachada do Moulin Rouge

Ao comprar os ingressos para o espetáculo, os visitantes podem escolher o ingresso só para assistir ao show (Show de Cabaré no Moulin Rouge c/ Champanhe) ou optar por um combo que inclui o Show com Jantar no Moulin Rouge e é bem animado.

A casa oferece uma variedade de menus para atender a todos os gostos, desde pratos tradicionais franceses a opções vegetarianas e sobremesas, além de um cardápio à la carte para satisfazer até os paladares mais exigentes. Então, se você está em Paris, minha sugestão é que você não perca essa chance.

Quer sentir a vibe savoir-vivre dos parisienses? Você pode optar pelo passeio Cruzeiro com Jantar, Torre Eiffel e Moulin Rouge. O tour começa na Torre Eiffel com uma vista linda da cidade, seguido por um jantar no rio Sena enquanto contempla as atrações iluminadas da noite parisiense, e encerra com um espetáculo no Moulin Rouge. (Disponível áudio guia em português).

3- Café de 2 Moulins – o café do filme Amélie Poulain

Uma parada primordial é o Café de 2 Moulins (15 Rue Lepic), também conhecido como Café do filme Amélie Poulain. Com certeza é um dos lugares mais lendários do bairro de Montmartre. Um bar, café e bistrô com comida tradicional caseira. Indico a sobremesa, mais gostosa do que a comida em si.

O café é todo fofo, com uma decoração temática bem bacana incluindo o gnomo viajante do filme. Além disso o Café des deux Moulins é um ótimo lugar para o happy hour.

4- Crepe de Nutella nas ruas de Paris

Saindo do Café, continuamos a subida pelas ruelas charmosas do bairro, com direito a uma parada estratégica para uma das delícias de Paris: um crepe de Nutella. Montmartre tem várias barraquinhas de crepes, boas e baratíssimas, os crepes são bons, bem recheados (e custam em média entre 5 e 7 euros).

Para quem gosta de tour gastronômico, minha sugestão é a Excursão Guiada a Pé, Queijos e Vinhos em Montmartre, um tour para saborear a deliciosa culinária francesa. Contemple lindas vistas enquanto se delicia com queijos frescos, charcutaria, doces e chocolates combinados com vinho francês em Montmartre.

Veja também: Paris com com crianças: 21 passeios imperdíveis

5- Arte de Rua em Montmartre

Percorra as ruas de Montmartre, que são conhecidas por ser a casa de muitos artistas renomados como Picasso e Dali, e que hoje é um reduto de arte contemporânea, repleta de instalações diferentes e grafites coloridos.

Alguns dos exemplos grafites e esculturas mais interessantes de Arte de rua em Montmartre:

Máscaras pintadas e coloridas:

Algumas colocadas em lugares discretos, outras nem tanto:

Posters e colagem

Posters e colagem - em Paris

Bonecos gigantes pendurados

A noite, dá fácil para se assustar com um desses bonecões.

6- Place du Tertre

Terminada a busca pelas máscaras perdidas, ou melhor, nossa caminhada até o coração de Montmartre, chegamos na praça principal do bairro. Um lugar super animado, repleto de barraquinha, pintores de caricaturas e muita gente.

Devido ao lado artístico do bairro, acho que muita gente se empolgou em ganhar um retrato. Fiquei impressionada com a quantidade de gente tendo seu retrato pintado por artistas locais enquanto outros fotografavam o ocorrido.

Para quem quer ter seu retrato pintado, vale a pena observar o trabalho dos artistas por algum tempo para que você possa escolher um bom, e que tenha um traço no estilo que você gosta. Vi muitos retratos bonitos, mas tinha muita coisa estranha no caminho.

Retratista em Montmatre

Retratista em Montmartre

7- A basílica de Sacre Coueur

Antes de continuar com o nosso happy hour, entramos na basílica de Sacre Coeur, que é linda. Enquanto o lado de fora é todo redondinho e bem trabalhado, a parte interna tem um lindo mosaico, e uma abóbada decorada com duas lindas estátuas de anjos. Para completar o espetáculo, a Igreja é toda iluminada com velas acendidas pelos fiéis. A visita vale cada segundo e é grátis.

Basilica de Sacre Coeur - Paris

 Basílica de Sacre Coeur – Paris

8- Paris vista do alto de Montmartre 

Saindo da igreja ficamos alguns instantes na escada contemplando a vista e olhando o show que dois artistas faziam com uma bola de futebol, surreal o equilíbrio e a noção de espaço dos caras, de cair o queixo.

Vista do alto de Montmatre -Paris

9- Happy hour no Rendez-Vous des Amis:

Pra fechar o Happy hour, seguimos para um barzinho ali perto o Rende-Vous dês Amis (Rue Gabrielle, 23)  um barzinho animado com musica ao vivo, jarra de cerveja barata e uma decoração super legal.

Rende-vous dês amis - Paris

Um pouquinho da origem de Montmartre

Se você prefere fazer um tour guiado para aprender a história do bairro e descobrir várias curiosidades, sugiro o tour Montmartre destaca passeio a pé com guia local (pequeno grupo). Nele você vai aprender sobre a Paris da década de 1920, aprender sobre a fascinante vida de Picasso e de outros artistas ilustres que passaram pela região, ver as vinícolas da região e conhecer uma pastelaria francesa.

O que fazer em Montmartre no Mapa

Veja todas as nossas dicas do que fazer em Montmartre no mapa.

PLANEJE SUA VIAGEM

  • ONDE FICAR EM PARIS: Veja os melhores hotéis para ficar em Paris
  • SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contrate seu seguro com 15% de desconto
  • ALUGUEL DE CARRO: Melhores tarifas com parcelamento em até 10x sem juros
  • CHIP EUROPA: Saia do Brasil conectado com 10% de desconto
  • INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!

Veja também:

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Camila Castro disse:

Oi! Só uma dúvida.. no post você fala para descer na Estação Anvers que é em frente ao Moulin Rouge, mas pelo mapa o que eu vejo é a Estação Blanche em frente ao Moulin Rouge! Fiquei com dúvida, obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

As duas ficam bem pertinho. Tudo depende da linha que vc estiver!
Beijos