Chinatown de San Francisco em 7 paradas espetaculares
Pronto para descobrir uma das maiores e mais antigas comunidades chinesas fora da Ásia? A Chinatown de San Francisco é uma mistura bem interessante de novo e antigo em forma de ruas coloridas e vielas cheias de história. Entre as lojas de lembrancinhas mais baratas da cidade – made in China, claro – e mercadinhos exóticos, você encontrará casas de chá autênticas, templos centenários , restaurantes deliciosos e o som do erhu, o violino chinês. A decoração com lanternas vermelhas salpicada de murais coloridos rende fotos caprichadas que são a cara da cidade.
Neste post dividirei com você minhas paradas preferidas e lugares diferentes que já visitei dezenas de vezes (e não canso de repetir) ao longo da última década. Pronto para desvendar o melhor da Chinatown de San Francisco?
O que visitar na Chinatown de San Francisco
Entraremos na Chinatown pelo Dragon’s Gate (Portão do Dragão) que fica na rua Grant esquina com a Bush St. bem pertinho da Union Square e terminaremos o passeio esquina da Broadway com a Columbus, que é a entrada de North Beach, o bairro italiano de San Francisco. Quem quiser esticar o passeio até a Coit Tower e curtir vistas caprichadas da cidade.
Minha dica é reservar pelo menos 2 horas para o passeio e começar após as 11 da manhã para já pegar as ruas animadas. Com mais tempo dá para emendar com um almoço na região (veja aqui onde comer na Chinatown).
Tem pouco tempo? Uma forma rápida de sentir a vibe da Chinatown é fazer o passeio de Cable Car, o famoso bondinho de San Francisco. As duas linhas que saem da Union Square passam por dentro da Chinatown.
Pra começar nosso roteiro pela Chinatown de San Francisco, que tal falarmos do Dragon’s Gate?
1- Dragon’s Gate
O Dragon’s Gate (intercessão entre a Grant Avenue com a Bush Street) marca a entrada oficial de Chinatown em San Francisco desde a década de 1970 e foi um presente da República da China para a cidade.
São 3 portais distintos (um para carros e dois para pedestres) em uma única estrutura guardada por dois leões um macho e uma fêmea, conforme a tradição chinesa. O leão macho, no portal oeste, apoia a pata direita sobre uma pérola, simbolizando a proteção da estrutura. Já a fêmea, no portal leste, tem a pata esquerda sobre um filhote, representando a proteção dos habitantes. Acima de cada portal há quatro caracteres chineses. No portal central, está escrito “Tudo sob o céu é para o bem do povo”, uma frase atribuída a Sun Yat-sen. No portal leste, “respeito e amor”, e no portal oeste, “confiança e paz.
Taí um dos lugares mais fotografados de San Francisco e uma boa pedida para começar as fotos do dia.
2- Michael Fine Art
Extravagante a Michael Fine Art (400 Grant Ave, San Francisco) é uma mistura de galeria de arte e antiquário que vende ametistas imensas (vindas do Brasil, claro), obras de arte contemporâneas e peças excêntricas que vão te fazer perguntar: “quem é que compra isso?!”. Taí uma parada rápida e curiosa
Dica de expert Ideias na mala: do ladinho da entrada da Chinatown fica a sorveteria Italiana Amorino (338 Grant Ave, San Francisco). Os sorvetes são servidos em forma de flor e você pode escolher quantos sabores quiser. É uma delícia!
3- Old Saint Mary’s Cathedral
A Old St. Mary’s Cathedral ocupa um lugar especial na história da Califórnia. Ela foi a primeira catedral construída pelo trabalho das missões espanholas. Erguida em 1854 por trabalhadores chineses, sua estrutura foi feita com pedras de Cape Horn e granito trazido diretamente da China, um detalhe que já sinaliza a mistura cultural única presente no local. Embora tenha sido gravemente danificada pelo grande terremoto de 1906, a igreja foi reconstruída em 1909 e hoje exibe uma mistura interessante entre a arquitetura tradicional ocidental e influências chinesas, refletindo herança rica da comunidade local.
A St. Mary’s tem uma fachada de tijolos e um branquinho branquinha que me lembrou as igrejaseuropéias. O ponto alto da visita são as imagens de São José, Viagem Maria e o baby Jesus de olhos puxados. Um sinal claro de que estamos na Chinatown ;).
Dica de expert Ideias na mala: toda terça feiras às 12:00 tem concerto gratuito no interior da igreja. Um programa bonito e super local
4- Matcha Café Maiko
Toda visita a Chinatown é para mim que gosto de chá uma chance de explorar as diferentes lojas e os sabores dos chás orientais. Há lojas super premium, outras abertas e que oferecem degustações grátis. Vou te mostrar algumas das minhas preferidas começando com um café de inspiração japonesa
O Matcha Cafe Maiko (O Matcha Cafe Maiko) me lembra muito as lojinhas que eu frequentava no meu intercâmbio no Japão. O Matcha de alta qualidade é importado de Uji no Japão.No menu há sobremesas bem japas como o sorvete de casquinha cremoso de Matcha – um clássico – além de parfaits elaborados e lattes gelados lindos e gostosos. O sabor do Matcha é bem intenso e um marinheiro de primeira viagem costuma não gostar tanto. Eu aprendi a tomar e hoje adoro.
5- Red Blossom Tea Company
A Red Blossom Tea Company (831 Grant Ave, San Francisco) é uma loja de chá familia super premium. Os chás de altíssima qualidade são dispostos em latas metálicas cuidadosamente enfileirados, e o que eu acho mais legal: eles oferecem kids de chá presenteáveis e degustações separadas por tipo de chá tem oolong, puerh, chá branco e, claro, o clássico chá verde. As degustações são pagas e custam a partir de $12 por chá. É uma loja cara mas vale visitar.
5- Tin How Temple
Seguiremos para Waverly Place, um beco colorido, que se estende por apenas dois quarteirões e vive decorado com bandeiras chinesas. Entre as fachadas prédios tradicionais chineses, se esconde o Tin How Temple (125 Waverly Pl) um templo que data de 1852, época em que os chineses de San Francisco não podiam habitar ou trabalhar em outras áreas da cidade. Dedicado à deusa do mar Mazu, venerada pelos pescadores e marinheiros, o templo foi fundado por imigrantes que buscavam proteção e bênçãos para suas atividades no mar.
Com enfeites vermelhos e incenso pendurados no teto, detalhes dourados e dezenas de divindades em miniatura, o templo faz com que você se sinta na China ou no Vietña. Uma experiência bem bacana e bem diferente!
Visite o templo com respeito pois é um lugar bem importante para a comunidade local e antes de sair, não deixe de ver a Chinatown do alto da varanda do templo. A entrada é grátis, mas doações são sempre bem vindas e atualmente fotos não são permitidas.
Na saída, vale fotografar os edifícios típicos da Waverly Pl, uma da ruas mais legais da região.
6- Fábrica de biscoitinhos da sorte
Um beco pequenino, guarda um dos segredos mais cheirosos de Chinatown, a Golden Gate Fortune Cookie (56 Ross Alley) uma fábrica de biscoitos da sorte que produz biscoitinhos de diversos tamanhos e formatos desde a década de 60.
Não se sabe ao certo onde surgiram os biscoitinhos da sorte e há diversas histórias que debatem sua origem mas muita gente acredita que essa invenção ocorreu e se popularizou aqui em San Francisco onde imigrantes chineses buscavam criar um produto que atraísse o paladar dos americanos. Reza a lenda que a receita e o conceito do biscoito tenham sido influenciados pelo “tsujiura senbei”, um tipo de biscoito tradicional japonês.
Na Golden Gate Fortune Cookie Factory você poderá ver de perto o processo de produção desses famosos biscoitos. A máquina de fazer biscoitos operada por uma senhora habilidosa faz dezenas de biscotinhos que serão montados com o papelzinho da sorte ou receberão um recheio especifico antes de serem embalados, um processo manual e bem interessante.
A entrada na fábrica é grátis e você ainda pode provar um biscoitinho. Há algumas variedades diferentes de biscoitos disponíveis por lá. Vale provar!
6- Degustação de chás grátis
Há duas lojas de chinesas que adoro e que oferecem degustações de chás de alta qualidade. A Tea Ren’s (947 Grant Ave, San Francisco) faz uma degustação bem informal servida em copos pequeninos. As atendentes não entendiam bem meu inglês mas me passavam copinhos de chás quentíssimos. Na saída ainda comprei um Bubble Tea (Adoro!)
Já na Vital Tea Leaf (1044 Grant Ave) a degustação é mais pensada nos turistas e já adianto que há grandes chances de você sair de lá carregado de chá (que é ótimo) e boas histórias para contar. Vá com tempo e peça para provar o chá de Jasmin.
7- Languade of Birds: A esquina literária
A esquina das ruas Broadway & Columbus (quase esquina com a Grant) divide três bairros muito distintos: North Beach (o bairro italiano), Chinatown e o poderoso distrito financeiro. Além disso, foi alí pertinho, na Livraria City Book Lights e no seu vizinho café Vesuvio, que o movimento do Beatnik atingiu seu ápice. Assim, essa esquina comemora a junção das três culturas (americana, italiana e chinesa) brincando com palavras escritas nos três idiomas.
Os livros – ou pássaros – pendurados no alto compõem a instalação do artista David Best “Language of Birds” são feitos com materiais recicláveis e brincam com ao conceito de liberdade dos pássaros e poder das palavras/ escrituras como forma de celebrar as diferentes culturas da região,
E pra quem quiser saber mais sobre o Beatnik, o The Beat Museum (540 Broadway | aberto todos os dias das 10:00 às 19:00) fica alí pertinho e é bem interessante.
Onde comer na Chinatown de San Francisco
Um dos pontos altos da Chinatown para mim é a comida, há muitas opções de restaurantes chineses e orientais na região, mas também há muitas “pegadinhas” então fique ligado. Algumas pedidas certeiras são:
China Live
O China Live (644 Broadway, San Francisco | Reserve com antecedência) é uma mistura de restaurante e mercado. Um ambiente lindo, moderno e o mais importante: a comida entrega.
Por lá você poderá provar drinks deliciosos e pratos típicos de várias regiões chinesas feitas com ingredientes frescos e produzidos em fazendas locais. E sabe quando é tudo impecável? Adoro os Dim Suas, os noodles, o arroz frito e o peking duck. Há chás de alta qualidade no mercadinho do restaurante e os preços sãobons.
Z&Y
Quer algo mais raíz? O Z&Y (655 Jackson St, San Francisco) é um chinês super tradicional, barato e muito gostoso. Provei boa parte do menu (que é delicioso) e conheci o chef é bem querido e muito dedicado. Destaque para o filé de peixe servido no óleo (diferente de tudo o que já provei e surpreendente), para os rolinhos de porco e os noodles. O menu online tem fotos o que facilita muito na hora de fazer o pedido já que a equipe do restaurante é toda nativa e não conseguia entender bem meu inglês.
Yang Sing | Para comer Dim Sum
O Yang Sing (dois endereços | reserve) não fica na Chinatown mas é tão delicioso e tão autêntico que fiz questão de incluir nesse post. Há duas unidades em San Francisco, uma perto do Ferry Building e outra no Centro Financeiro, e ambas são boas. Os atendentes são simpáticos e são chineses.Você pode pedir itens do menu ou escolher na hora de carrinhos que passam entre as mesas e carregam os bolinhos mais deliciosos. É tudo bem fresco e delicioso.
Para provar mais variedades peça para as atendentes dividirem os bolinhos no meio (eles cortam com a tesoura). Nossos preferidos são o Soup Dumpling e o rolinho frito de Sea Bass. O serviço é muito rápido e o segredo para não exagerar é ir pedindo aos poucos. Você vai amar!
Compras na Chinatown
Não tenho uma loja específica para te indicar mas posso afirmar. A Chinatown é o lugar mais barato para comprar lembrancinhas de viagem em San Francisco. Há centenas de lojas de bugigangas, lojas de especiarias e mercadinhos tradicionais que vendem itens comestíveis que não tenho a menor ideia o que sejam. As possibilidades são infinitas. Pechinche e divirta-se.
Chinatown de San Francisco no mapa
Veja aqui nossas paradas preferidas da Chinatown de San Francisco no mapa dinâmico.
Como incluir Chinatown no seu roteiro de San Francisco
Chegou a hora de planejar sua visita a Chinatown de San Francisco, mas antes quero falar que temos um roteiro de San Francisco completíssimo e que vai te ajudar a planejar seu dia a dia na cidade em detalhes. Chinatown fica pertinho da Union Square, uma das áreas mais vibrantes de San Francisco, perfeita para quem curte passeios animados e cheios de cultura.
Corações da Union Square
Fique de olho nas estátuas de coração espalhadas pelos quatro cantos da praça! Desde 2004, essa tradição enche a cidade de cores e significado. Todo ano, novos corações são pintados, e os antigos são leiloados, com a renda destinada ao Hospital Geral de San Francisco. Quando você esbarrar com um desses corações pela cidade, já sabe de onde ele veio. E acredite, você vai encontrar vários!
Vale a pena se hospedar em Chinatown?
A entrada de Chinatown fica a apenas 2 quarteirões da Union Square, e essa área, muitas vezes ainda chamada de Union Square, oferece algumas opções de hospedagem bem interessantes e com preços mais acessíveis do que os hotéis da praça central.
A região conta com lojas descoladas, o charmoso Café de La Presse, sempre uma boa escolha para uma refeição, e, claro, as inúmeras lojinhas de bugigangas de Chinatown. A grande vantagem de se hospedar ali, na “porta” de Chinatown, é aproveitar toda a programação e comodidades da Union Square com a facilidade de caminhar poucos metros e ainda pagar bem menos.
Hotel Triton
Localizado coladinho aos portões da Chinatown e a uma caminhada da Union Square, o Hotel Triton é perfeito para quem quer aproveitar as principais atrações de San Francisco. Ele foi todo renovado, tem uma decoração moderna e elegante, com uma vibe colorida da cultura pop atual da Bay Area.
Os quartos são confortáveis, silenciosos e com um ótimo tamanho. Possui acomodações para famílias. O hotel oferece academia, café da manhã, estacionamento pago à parte e máquinas de vendas de produtos.
The Urban
O Hotel The Urban fica bem em frente ao Dragon Gate, em ChinaTown, e a 5 minutos andando da Union Square. Além disso, ele possui fácil acesso de BART, pra quem vem do aeroporto, e de ônibus e bondes para as principais atrações turísticas.
Os quartos são limpos, muito confortáveis e aconchegantes. Os banheiros são compartilhados e tem amenidades a disposição. Outro ponto alto é que o café da manhã fica disponível à vontade para os hóspedes, tem máquinas de venda automática e lavanderia.
Quer ver outras opções de hotéis em San Francisco?
No post onde ficar em San Francisco fizemos um guia de hotéis completo para te ajudar a escolher a melhor região e os melhores hotéis em San Francisco. Por lá você também vai encontrar dicas para economizar na hospedagem e dicas de onde NÃO ficar na cidade. Confira!
Mais dicas do que fazer em San Francisco
Além de visitar Chinatown e a famosa ponte Golden Gate, vale incluir no seu roteiro outras paradas imperdíveis na cidade e que são a cara de San Francisco. No post o que fazer em San Francisco você encontrará nossos lugares preferidos da cidade incluindo os principais pontos turísticos de San Francisco, além de dicas mais locais.
Vai pra San Francisco em família? No nosso post San Francisco com crianças, você vai descobrir que a cidade é um destino incrível para quem viaja com os pequenos. Por lá, nós listamos mais de 30 atrações, divididas por regiões, para entreter a criançada e que garantem a diversão dos adultos também!
Por aqui, nossos passeios preferidos é atravessar a Golden Gate de bicicleta (e dá até pra alugar uma bike elétrica) e fazer um piquenique no Parque Presidio — não confunda com a ilha de Alcatraz, hein?! Quer por sinal vale muito a pena e precisa ser comprada com pelo menos um mês de antecedência.
Seguro Viagem na Califórnia
Mesmo não sendo obrigatório nos Estados Unidos, nós recomendamos que você contrate um seguro viagem. Além das despesas médicas, um seguro abrangente também oferece benefícios como reembolso por extravio de bagagem e cancelamento de voo.
Para uma busca rápida e simples do seguro ideal, sugerimos o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que atua como comparador, apresentando as melhores opções de apólices de forma clara e transparente, incluindo valores e coberturas detalhadas. Escolha uma apólice que cubra todos os custos imediatamente, evitando surpresas desagradáveis durante sua viagem.
Quer mais economia?
Faça sua cotação inserindo nosso cupom de desconto IDEIASNAMALA5 para ganhar 15% de desconto na compra do seu seguro viagem.
Faça já sua cotação e reserve seu seguro
E aí, curtiu nossas dicas da Chinatown em San Francisco? Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários.
PLANEJE SUA VIAGEM
- HOSPEDAGEM: Veja os melhores hotéis para ficar em San Francisco
- SEGURO VIAGEM: faça sua cotação e contra seu seguro com 15% de desconto
- CHIP EUA: Saiba do Brasil conectado com 10% de desconto | Cupom Ideiasnamala
- INSTAGRAM: Nossas melhores dicas em tempo real. Te vejo por lá?!
Olá,
Estou relatando minha viagem a California no meu blog, e como o seu blog foi fundamental no planejamento dessa viagem, estou linkando e mencionando seu blog la no meu post.
Obrigada!
Super obrigada Sabrina,
Assim que voltar de viagem darei uma passadinha no seu blog.
Beijos
Mari, td bem? Será que consigo fazer um dia o passeio pela ponte de carro + Marin Headlands + Sausalito na parte da manhã e à tarde Chinatown? à noite gostaria de ir ao espetáculo do Cirque du Soleil às 20h. Obrigada
Oi Joice,
Deve dar sim. Meu único ponte de atenção é a neblina. Especialmente no inverno as chances de você não ver a ponte pela manhã são mais altas.
Beijos
Oi Mari, sou amiga da sua irmã, Adriana. Vasculhando a internet, achei seu blog e peguei várias dicas para montar meu roteiro pela Califórnia e Nevada. Acabei de voltar de lá com meu marido e nossa filha de 10 anos. As suas postagens foram super úteis!!!! Bjs
Que ótimo Mylene! Super feliz que os posts ajudaram a viagem de vocês!
Beijos
estou morando em SF e amando a cidade !!!!!
Que delícia Carol. Aproveite bastante!
Parabéns, adorei! Competente e agradável. Nota 10!
Obrigada pela vista e pelos elogios Jairo.
ADOREIIIII esse post <3
Eba! Feliz que você tenha curtido <3!