Califórnia: Dá pra se virar sem carro em San Francisco?

Uma das perguntas que eu mais recebo dos leitores é “Dá para se virar em San Francisco sem carro?” ou a variação mais indecisa “Vale a pena alugar carro em San Francisco?” Nesse post respondo essas duas perguntas e dou algumas dicas para quem planeja alugar carro em San Francisco ou quem pretende se virar em San Francisco sem carro. Bora?

Sem dúvida, eu diria inclusive, que em 90% dos casos você – e seu bolso – serão mais felizes em San Francisco sem carro. Quer ver por que?

Desvantagens de alugar carro em San Francisco

  • Estacionamentos caros (e hiper limitados): Um estacionamento barato no centro financeiro de San Francisco custa cerca de 30 dólares por dia, agora experimente vir para a cidade em dia de evento especial como a “Fleet Week”, um feriado prolongado ou a convenção da Oracle (que vira SF de pernas pro ar). Os preço dobram, isto é… quando tem vaga.
  • Vagas limitadas nas ruas: Você deve estar se perguntando:”E não dá para parar na rua?” Se você achar uma vaga no centro financeiro da cidade em horário comercial, pode jogar na loteria. E sim, mesmo na rua você terá que pagar estacionamento com moedinhas, cartão de crédito ou app e provavelmente terá um limite de horas menor do que você gostaria. Nas regiões mais afastadas, como Alamo Square e Golden Gate Park, até dá para parar na rua, mas existem limites de 2 a 4 horas e se você ultrapassar este limite, vai levar multa.
San Francisco sem carro

Leia bem as placas antes de estacionar: nessa foto a placa verde indica que nesse lugar é permitido estacionar por até duas horas das 8:00 às 18:00 de segunda a sexta (durante os finais de semana e fora desses horários, o estacionamento é liberado). A placa vermelha indica que as primeiras e terceiras quartas feiras do mês das 12:00 às 14:00 o estacionamento é proibido – E é aí que muita gente é guinchada, esquece de olhar a placa de limpeza com calma!

  • Hotéis cobram o estacionamento – E COBRAM CARO: Está hospedado num hotel legal no centro de SF? Prepare-se para desembolsar entre 35-50 dólares por noite de taxa de estacionamento + o que você vai gastar durante o dia para estacionar seu carro em lugares chave. São raros os hotéis centrais de SF que não cobram estacionamento mesmo porque tem menos vagas do que carro na cidade. 🙁
  • Regrinhas de trânsito: Dia da limpeza, construção na rua ou simplesmente parar na ladeira sem virar as rodas podem te render uma senhora multa, ou um carro guinchado. Tenho vários amigos que tiveram o carro guinchado por aqui e já te adianto, além do preço estratosférico, dá uma dor de cabeça BRAVA. Antes de parar naquela vaga mágica na rua, leia a placa e certifique-se se você pode parar alí.
  • Trânsito: O trânsito dentro e nas aforas de San Francisco é bastante caótico. Nas férias (Julho, Agosto), feriados e horários de pico prepare-se para amargar um bom tempo no trânsito.

E as vantagens de alugar carro em San Francisco?

  • Flexibilidade de ir e vir: Poder sair e voltar a hora que quiser, sem subir nenhuma ladeira
  • Poder visitar os lugares mais afastados sem fazer baldeações: a linha de trens e metrôs de SF infelizmente é limitada. Assim muitos lugares exigem 1 ou mais ônibus ou recorrer aos ônibus de turismo vermelhos.
  • Poder fazer bate e voltas pelas aforas de San Francisco: Berkeley, Napa Valley, Vale do Silício… as aforas de SF são lindas e merecem ser descobertas
  • É barato: Comparado com outros cantos do mundo, alugar carro em San Francisco é barato.

Vale a pena alugar carro em San Francisco?

Pela minha resposta anterior, já dá para ver que eu acho que não…certo? Mas deixa eu estender a resposta e explicar direitinho quando eu acho que vale a pena e quando eu acho que não vale a pena alugar em San Francisco.

Cruzando a Golden Gate Bridge

Cruzando a Golden Gate Bridge | Foto: Marta Leal

Quando o carro é dispensável

Se você estiver hospedado em uma região central – ou de fácil acesso – eu pensaria 50 vezes antes de alugar um carro. Especialmente se você tem uma boa forma física e está disposto a fazer a maior parte dos passeios a pé ou de transporte público.

Dá para se virar em SF sem carro numa boa, e é bem divertido! Alugue o carro na saída para Napa Valey (no caminho dá para visitar os mirantes da Golden Gate Bridge em Marin Headlands) ou para a Highway 1 (No caminho dá para visitar o Golden Gate Park e a Ocean Beach).

Golden Gate - San Francisco

Ponte Golden Gate – San Francisco

Quando o carro é um mal necessário

Para quem fica na Marina, bairros afastados do centro ou lugares sem uma boa cobertura de Muni ou Bart, talvez o carro seja um mal necessário, isso porque as distâncias são grandes a cobertura de transporte público é sofrível e a maioria dos hotéis afastados oferece estacionamento grátis. De qualquer forma, antes de reservar o hotel, veja se a decisão de ficar hospedado mais longe vale a pena financeiramente. A maioria das vezes, não vale, ou a economia é tão mínima que não compensa. Já te adianto: ao se hospedar mais longe, você estará abrindo mão de várias atividades gostosas que a cidade oferece a noite e a chance de explorar tudo a pé. Sem dúvida nenhuma é pior… mas, as vezes é o jeito.

O meio termo: um bem bolado que pode funcionar para você

Uma sugestão que eu gosto de dar para amigos e leitores que viajam com um budget mais flexível (e roteiro folgado) é passar 3 ou 4 dias em San Francisco sem carro e um dia com carro para explorar as áreas mais afastadas, passeios como o Marin Headlands, Muir Woods, Escadaria Mosaico e Lands End. Dessa forma você terá o melhor dos dois mundos!

San Francisco sem carro

Dirigindo pelas aforas da cidade


Um pouquinho de contexto:

Moro na região de San Francisco há 4 anos. Nos primeiros dois anos fiz mestrado no centro da cidade e ia e vinha de BART(linha de trem/metrô de SF) feliz da vida. Nem cogitava ir de carro para não precisar caçar vagas inexistentes ou pagar fortunas de estacionamento. Quando ia para lugares mais afastados usava o ônibus ou Uber e Lyft, dois serviços parecidos com táxi que funcionam a mil maravilhas e que na maioria das vezes são mais baratos que o preço do estacionamento.

Há dois anos me mudei para o Vale do Silício, estou a pouco menos de 1 hora da cidade de carro, e a única linha de trem que conecta os dois trechos é lenta, limitada e longe da minha casa, assim me vi obrigada, cada vez mais, a ir para San Francisco de carro. Vou bastante, de 2 a 3 vezes por semana e acreditem é um inferno! A entrada na cidade é um saco, a saída pior ainda – aqui o problema é trânsito – e estacionar um Deus nos acuda.

Sempre que vou gasto entre 15-30 USD de estacionamento (isso porque já aprendi onde é mais barato parar em cada região e também porque estaciono em 1 lugar e faço tudo de metrô). Ficar mudando o carro de lugar em SF dá mais trabalho do que pegar táxi ou metrô. A dor de cabeça é tamanha que de uns tempos para cá tenho deixado o carro na região do aeroporto -estação Millbrae- e pegado o BART para a cidade, em termos de custo não é muito diferente, mas em termos de dor de cabeça, faz uma diferença tremenda.

San Francisco sem carro

Trânsito de turistas na Lombard Street – Imagine a alegria de quem mora por ali

Agora imagine só para quem está de férias, tem pouco tempo e quer conhecer 20 lugares num dia? Ou você se dispõe a pagar 20 estacionamentos e fecha os olhos para o custo ou terá que fazer como eu, estacionar num lugar central e fazer o resto a pé. E cá entre nós, se é para fazer assim… por que raios você precisa do carro? Convenci?


 

San Francisco sem carro: Dicas para se virar

Pronto, agora você já está decidido a vir para San Francisco sem carro (ou devolver o carro logo na chegada). Aí vão algumas dicas bacanas para você se virar na cidade e aproveitar sua estada ao máximo!

  • Como chegar do Aeroporto ao centro de San Francisco sem carro? Veja todas as dicas nesse post.
  • Conheça as 20 principais atrações turísticas de San Francisco e saiba como chegar em cada uma delas sem carro. Veja nesse post.
  • Use e abuse no Google maps: Ele funciona bem pra caramba e é hiper preciso em SF. Use mesmo!
  • Lyft e Uber: Estes dois serviços de “táxi” online são seus melhores amigos para chegar em lugares sem cobertura de transporte público. O Lyft em geral é mais barato que o Uber e é o que eu mais uso. Para quem nunca usou o app o código MARINA780037, te dá 20 dólares de desconto na primeira corrida (e o legal é que se você usar esse código, eu também ganho 20 pilas para usar por aqui ;)). Aqui em SF o Uber tem serviço chamado Uber Pool que é de “taxi compartilhado” e oferece corridas a partir de 7 dólares – again para quem nunca usou, o código marinav102 te dá 20 dólares de desconto na primeira corrida.
  • Faça as contas e veja se o cartão do MUNI faz sentido para você: Cartão do MUNI te dá direito a transporte ilimitado de ônibus, Muni metrô ou bondinho por toda a cidade de San Francisco. O cartão de 1 dias custa 20 dólares e o de 3 dias custa 31,00. Considerando que uma única viagem de bondinho custa 7,00 o cartão de 3 dias geralmente vale a pena!
  • Use sapato confortável e prepare-se para subir umas ladeiras: San Francisco é San Francisco e as ladeiras fazem parte da jogada 😉

E pra quem ainda não definiu um roteiro pela cidade, dê uma olhada nesse roteiro de 3,4 ou 5 dias em San Francisco.

San Francisco de carro: Dicas para se dar bem

  • Baixe o App Park me: Ele indica onde estacionar mais barato em cada região, e onde há vagas disponíveis em San Francisco. Uma mão na roda!
  • Na rua: Leia bem as placas antes de parar. Construção, portão alheio ou dia da limpeza podem te render uma guinchada. Baixar o app PayByPhone te ajuda a pagar o parquímetro com um clique e ainda por cima te avisa a hora certa de tirar o carro.
  • Na ladeira: Não esqueça de deixar as rodas viradas para o lado da calçada – parece ridículo, mas esse esquecimento vai te custar 80 pratas.
San Francisco sem carro

Estacionando na ladeira: Roda do carro virada para o lado da calçada

  • Não deixe objetos expostos no carro: São Francisco não é uma cidade perigosa, muito pelo contrário. Mas dar bobeira com objetos no banco de trás do carro (mochilas, câmeras e até casacos) em estacionamentos gigantes ou lugares turísticos é pedir para ser roubado. Assim, não faça nada que você não faria no Brasil: não mexa no porta-malas depois de estacionar, não deixe portas abertas e muito menos objetos expostos. Roubos acontecem e são muito mais rápidos do que você espera.
  • Para estacionar: Confira bem os preços, muitos estacionamentos no centro da cidade colocam $3,00 (e em letras menores, a cada 15 minutos). Pegadinha que pode sair caro!

Não viaje sem um seguro viagem!

Não se arrisque a toa, o seguro viagem existe justamente para trazer segurança para a sua viagem, evitando que você tenha gastos que atrapalhem o seu orçamento. O seguro viagem é seu melhor amigo nos casos de extravio de bagagem, cancelamento de voo, emergências hospitalares, entre tantos outras coisas que todos nós estamos sujeitos. E pra que dar chance para o azar?

O fato de não ser obrigatório não é um motivo para que você deixe para lá a contratação de um seguro, afinal imprevistos acontecem e são muito mais previsíveis do que gostaríamos. Atualmente existem muitos tipos de apólices disponíveis no mercado, cabendo a você encontrar a que se adeque ao seu bolso e ao seu estilo de viagem.

Recomendamos e usamos o site da Seguros Promo para encontrar o seguro ideal. A Seguros Promo funciona como um comparador de seguros que traz para você as melhores opções de apólice disponíveis no mercado, mostrando os valores e tipos de cobertura, tudo “mastigadinho”. E para ter mais comodidade, clique aqui e faça sua cotação inserindo o nosso código IDEIASNAMALA5 para ganhar 5% na compra do seu seguro viagem.

E aí, curtiu as dicas?

Se tiver dúvidas, deixe seu comentário que eu respondo rapidinho.

Veja também:

E para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

 


Viaje sem stress:
Faça seu seguro de viagens


Guarde este post no Pinterest!

san francisco sem carro

 

mari vidigal
mari vidigal
Mari é editora do Ideias na Mala há 14 anos e mora na Califórnia. Já visitou dezenas de países e explorou boa parte dos Estados Unidos com seus filhos Tom e Caio. Sua paixão? Viajar com o motorhome Rocky e colecionar Springs na Flórida. Mari é conhecida pelos seus roteiros super completos dos principais destinos da Europa (sim! Tem roteiro de Paris, Madri, Londres, Portugal e Amsterdam) e pelo conteúdo mais completo da Califórnia, Flórida e Las Vegas entre os sites de viagem do Brasil. Em 2021 recebeu o prêmio IPW Travel Awards, um dos maiores prêmios de jornalismo de viagem, e em 2024 foi finalista do prêmio Europa de Comunicação.

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Leandro disse:

E quanto aos estacionamentos de supermercados por exemplo? Pelo que vi muitos não tem catraca? É possível deixar o carro nesses estacionamentos sem custo ou ainda mesmo que comprando algo no mercado para isentar ou justificar o uso do vaga? Parabéns pelas ótimas dicas do artigo!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Leandro,
Se você deixar mais de duas horas será guinchado.

Avatar Elisa Silva disse:

Oi Mari, tudo bem?
Estou planejando uma viagem pela California começando por SF.
A minha dúvida é sobre uber e lyft, pois tenho uma filha de 2 anos. Pra pegar esses transportes eu tenho que levar cadeirinha ou posso fazer alguns trechos sem cadeirinha? Pois não me vejo andando com essa cadeirinha pra cima e pra baixo 😏 Que dica você dá pra quem está com criança e não vai alugar carro?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Elisa,

Na teoria é proibido andar no uber e lyft sem cadeirinha, na prática é possível sim. Depende do motorista. A Mari já andou com os filhos algumas vezes.
Uma outra opção são as Buster, uma cadeirinha inflável e super fácil de carregar, fica do tamanho de uma mochila pequena.
A terceira opção é uma cadeirinha portátil, ela também fica do tamanho de uma mochila.
Espero ter ajudado, boa viagem!

Avatar Elisa Silva disse:

Oi Mari, tudo bem?
Estou planejando uma viagem pela California começando por SF.
A minha dúvida é sobre uber e lyft, pois tenho uma filha de 2 anos. Pra pegar esses transportes eu tenho que levar cadeirinha ou da pra ir sem? Pois não me vejo andando com essa cadeirinha pra cima e pra baixo 😏

Avatar Amália disse:

Oi Mary!

É seguro usar uber em São Francisco à noite ou de madrugada? Por exemplo, de Castro à Union Square?

Beatriz Arous Beatriz Arous disse:

Olá Amália,

É seguro sim. SF é uma cidade bem segura.
Já andei inclusive de ônibus de madrugada.

Avatar Leo disse:

Olá Mari,
gostaria de saber se o Uber e Ltft ai estão levando 4 pessoas?!… obrigado!

mari vidigal mari vidigal disse:

Para levar 4 pessoas vc precisa pedir um carro maior, e custa um pouco mais caro. Na hora de pedir o aplicativo o aplicativo indica

Avatar Monica disse:

OI Mari!
Vou chegar á S.Francisco com carro alugado em L A, e por todos esses inconvenientes de estar com carro na cidade descrito por você, devolverei o carro assim que chegar, alugando na saída para a sequência da minha viagem.
Gostaria , por gentileza, que você esclarecesse como faço para pagar os pedágios nas pontes que terei que cruzar, entrando e saindo na cidade.
Seu blog tem sido meu guia imbatível na organização da minha viagem
Beijos
Mônica

Avatar Julienne Araujo disse:

Oi Mari
Estou pensando em usar Uber ou Lift em San Francisco. O Lyft tem opção family? Vou com minhas meninas que precisam de cadeirinha de carro (7 e 4 anos). Obrigada!

mari vidigal mari vidigal disse:

Pelo que eu saiba, não. No caso deslocamentos mais longos, você vai precisar alugar a cadeirinha.
Beijos

Avatar Carol disse:

Olá Mari,

Eu vou com três pessoas pra SFO e gostaria de saber se o Clipper Card de 1 dia pode ser utilizado apenas por uma pessoa por vez, o mesmo vale para o Clipper Card normal, ou se preciso adquirir 1 diferente para cada pessoa.

Obrigada,

Carol

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Carol,
Não confunda o Clipper (cartão de transportes – que só vale para uma pessoa por vez) com o Muni Pass (que tbm só vale para uma pessoa)
Beijos

Avatar Daniel disse:

Mari, bom dia. Vou usar a sua dica do Lyft, contudo, quando eu baixar o aplicativo aqui no Brasil e colocar o seu código, não vou receber em reais? Devo comprar um SIM Card americano quando estiver por aí e somente então fazer o procedimento? A propósito, estou pensando em ficar em San Mateo e usar o Bart ou o Caltrain para passar o dia em SFO. O que você acha? Muito obrigado pela ajuda! Até!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Daniel,
Nunca tentei colocar num número Brasileiro, mas imagino que venha em dólar. Porque não testa no cel de um amigo que ão vai viajar ;P.
Quanto a se hospedar em San Mateo, acho furada. Fique em Berkeley ou Oakland (veja minhas dicas aqui).
Abraços,
Mari

Avatar Danilo Ichihara disse:

Oi Mari, tudo bem?

Não entendi essa de deixar as rodas do carro virado para o lado da calçada. A foto mostra o contrário do que você escreveu, não?

Obg

Danilo

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Danilo,
Na duvida olhe o que os carros da frente estão fazendo e imite! 😉
Beijos

Avatar Altair disse:

É que o carro deve estar na subida da ladeira e não na descida. Desta forma as rodas devem ficar ao contrário. Se o carro descer, de ré, a roda para na “guia”

Avatar Andre disse:

Ola Mari.

Estava pensando em me hospedar em Corte Madera. Ficarei de 3 a 4 dias. Com carro (depois pretendo ir para LA)
Para passear por SF, melhor deixar o carro no estacionamento do hotel ou alguma dica de onde deixar o carro perto da Golden Gate?
O transito é chato para chegar e sair em SF para essa região?

Parabéns pelo Blog. Fantastico.
Obrigado!!!!!!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi André,
Faça as contas e veja se vale a pena ficar com o carro e deixar ele parado ou devolver e voltar a alugar um carro.
Atenção ao preço dos Estacionamentos em SF.
Beijos

Mari, olá!!
Vou dia 22/04 para SF e quero muitoo conhecer o Yosemite Park. Vou sozinha e tenho a possibilidade de ir de carro, no caso de algum colega de turma do inglês querer dividir comigo, e de ônibus, se for sozinha. Minhas dúvidas são:
– É tranquilo( trânisto) e acessível(custo) alugar um carro de SF para o parque?
-Quais as melhores cidades e mais próximas do parque em que devo ver hotel no caminho de SF para Yosemite?

Adoroo ler seu blog!

obrigada,

Priscila =)

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Priscila,
Alugar carro na Califórnia é tranquilo, aqui é BEM fácil de dirigir e procurando bem dá para encontrar ótimos preços.
Quanto a sugestão de cidades, dá só uma olhadinha nesse post.
Beijos