San Francisco: Passeio com o ônibus Hop-on Hop-off

Cada vez mais comuns, os ônibus de turismo estilo Hop-on Hop-off caíram no gosto da galera e se espalharam pelos 4 cantos de mundo. E apesar de não fazer parte do time de usuários assíduos, reconheço que eles são uma ótima alternativa para quem foi viajar de sopetão e não teve tempo de pesquisar nada, ou para quem tem pouco tempo em uma cidade e quer ver de tudo um pouco. Em San Francisco na Califórnia, onde o transporte público não é uma maravilha, os ônibus turísticos Hop-on Hop-off se espalharam rapidamente. Assim, não era de se estranhar que uma das perguntas que eu mais recebo no Ideias na Mala, são leitores curiosos querendo saber se o passeio vale ou não a pena?

Pra responder essa pergunta para vocês, nada melhor do que testá-lo, certo?! Foi assim, que eu, e a querida Martinha Leal embarcamos numa tarde repleta de passeios de ônibus por San Francisco. Nesse post, divido com vocês, o que achamos da experiência, e respondo a bendita pergunta: Vale a pena pegar o Hop on- Hop off para conhecer San Francisco?

como é o tour Hop on Hop off em San Francisco

Era uma tarde cinzenta de verão (é amigo, verão e neblina são quase sinônimos em San Francisco, mas acho que isso é assunto para um próximo post, certo?) quando a Martinha e eu nos encontramos na Praça Unions Square de onde partem quase todas as companhias de Hop-on hop-ff da cidade. A competição é acirrada e tem muita gente vendendo e comprando bilhetes na hora.

Veja também: Guia de hotéis: onde se hospedar em San Francisco

San Francisco vista do ônibus de turismo

San Francisco vista do ônibus de turismo

Nosso ônibus, o tradicional ônibus vermelhinho de dois andares e com a parte de cima aberta da City Sighteseeing, estava parado no ponto praticamente nos esperando para seguir direto rumo ao Fisherman’s Wharf. De lá poderíamos escolher entre um tour pela cidade de San Francisco ou seguir para a Golden Gate. Vou fazer um parêntesis na narração para descrever os tipos de tour disponíveis.

Durante o dia, a City Siteseeing tem 4 tours diferentes:

  • Downtown San Francisco (centro de San Francisco) :  Uma volta bem bacana pelo centro de San Francisco passando pela Chinatown, North Beach (Bairro Italiano), Fisherman’s Wharf & Pier 39, Union Square, Civic Center e distrito financeiro.
  • Golden Gate Park & Beaches : Uma rota bem bonita que passa pela Alamo Square e casa vitorianas, Japantown, a vizinhança hippie Haight & Ashbury e termina na Cliff House junto a Ocean Beach.
  • Golden Gate & Sausalito tour: Esse é um tour que percorre o trajeto entre o Fisheman’s Wharf e a Golden Gate, passando pelo bairro da Marina, pelo elegante Palace of Fine Arts, cruza a Golden Gate Bridge e termina o passeio com uma parada rápida no mirante logo após a ponte.
  • Muir Woods Redwoods tour: Esse tour atravessa a Golden Gate Bridge, para em Sausalito e em seguida vai até o parque Muir Woods.

Tours em português

Além desses 4 tours guiados em inglês, a City Sightseeing tem uma opção de tour em português. O passeio é uma combinação de todas as rotas acima e dura 3 horas. O tour começa as 13:00.

Que passeio fizemos?

Nós começamos com o tour pela ponte Golden Gate e na sequência fizemos o tour pelo centro de San Francisco, ambos foram experiências bem diferentes e bem interessantes.

Como é o tour Hop-on hop-off pela ponte Golden Gate?

Esse tour começa no Fisherman’s Wharf, bem pertinho do Pier 39. A chegada foi um pouquinho bagunçada,  havia bastante gente “na fila” que não era fila, mas sim um aglomerado de pessoas, e assim que a porta do ônibus abriu todo mundo queria entrar e acabou sendo na base do mais rápido. Como os ônibus partem de meia em meia hora, quem não conseguiu lugar na parte de cima (que cá entre nós, é o bacana do ônibus) teve que sentar na parte de baixo, ou simplesmente esperar. Seria bacana se tivesse alguém controlando, ou pelo menos uma plaquinha indicando: “Fila única, começa aqui”. Por sorte eu e a Martinha garantimos nossos lugares! 🙂

O tour começou passando em frente ao pier do Fisherman’s Wharf, onde há um pequeno museu marinho com barcos antigos bem interessantes…

Museu Marítimo - Fisherman's Wharf

Pier do Museu Marítimo

…E dali começou a subir passando em frente ao ponto inicial do bondinho de San Francisco, e para Ghirardelli Square (a famosa fábrica de chocolates).

Torre da Ghirardelli

Torre da Ghirardelli

O tour é todo narrado em inglês e o próprio motorista ia narrando cada parada importante e cada pedacinho do tour. Quem não entende a lingua fará o passeio pela ponte sem nenhuma informação extra, já que o city Site Seeing não oferece áudio-guia para esse tour. E como já disse na introdução deste post, quem quiser fazer um tour em português, terá que optar pelo tour das 13:00 que tem uma rota especial e dura três horas.

O ônibus deu um giro pelo bairro Marina, e fez uma paradinha na Chestnut Street (uma das ruas mais legais da cidade) que ninguém aproveitou pra descer. [Alô alô você que pretende fazer este passeio, na volta, dê uma paradinha na Chestnut (na ida não, porque você perderá seu precioso lugar no topo do bus) para conhecer a região. A rua é uma graça, tem vários cantinhos gostosos para comer e lojas bem bacanas.]

Palace of Fine Arts

Dali o ônibus seguiu para o imponente Palace of Fine Arts (outro lugar que sem dúvida alguma merece ser visitado com calma, aproveite que o bus é Hop-on e Hop-off e desça!) o único pedacinho da estrutura construída para a exposição mundial de 1915 que não foi demolido. O  ônibus faz uma paradinha na lateral do palácio e a vista é bem interessante, mas para tirar uma foto realmente boa, você terá que descer do ônibus e ir até o laguinho. #Juroquevaleapena

Palace of Fine Arts - San Francisco

Dali começamos a nos aproximar da ponte, cada vez mais linda e cada vez mais perto. E junto conosco, veio um vento bravo (bem típico da cidade, leve um bom casaco) que nos perseguiu durante toda a travessia.

Crissy Field - San Francisco

Crissy Fields visto do alto da ponte

Túnel antes de entrar na ponte

Túnel antes de entrar na ponte

O ônibus parou rapidamente no mirante do Toll Plaza (também conhecida como centro de visitantes da Golden Gate), para que pubesceremos fotografar a ponte e em seguida parou no canto do estacionamento para deixar os passageiros que fariam o passeio por Sausalito e Muir Woods e pegar os passageiros que tinham acabado de voltar desse passeio.

Golden Gate Bridge - San Francisco

Foto Marta Leal

Atravessando a Golden Gate

Por fim chegamos na parte mais esperado do dia: Atravessar a Golden Gate! Já havia cruzado a ponte várias vezes de carro, mas nunca com o teto aberto! Isso sem falar da altura privilegiada do ônibus. Bem legal!

Ônibus turistico na Golden Gate Bridge

Atravessando a ponte! Cabelos ao vento e um frio dos diabos! Vale a foto, não vale? | Foto: Marta Leal

Enquanto eu fui filmando a travessia a Martinha mandou ver com a câmera e tirou fotos lindas. A ponte tem 2,7 quilômetros de comprimento, vistas incríveis de San Francisco, e torres vermelhas mega fotogênicas! #Adorei esse pedaço!

Cruzando a Golden Gate Bridge

Cruzando a Golden Gate Bridge | Foto: Marta Leal

Hop-on Hop Off na Golden Gate Bridge

Mari descabelada em plena travessia da ponte | Foto: Marta Leal

Parada para foto no mirante de Sausalito

A última parada do ônibus no mirante da Golden Gate do lado de Sausalito foi a melhor do dia, tivemos 5 minutos (o que é BEM pouco tempo) para descer e fotografar a ponte de pertinho. A ponte estava lá bonitona, sua sua camadinha de fog básico e praticamente posou para as nossas fotos, ou melhor, nós é que posamos para sair ao lado dela ;).

Golden Mirante da Gate Bridge - San Francisco

Martinha e Mari sorrindo pra foto

Tivemos que voltar correndo para não perdermos o ônibus (ou teríamos que esperar meia hora até a chegada do próximo). Por sorte deu tudo certo. Ao contrário do que dizia o panfleto do tour, o ônibus não passou por Sausalito, ele deu a meia volta no mirante e voltou (Ou seja, quem quiser ir até Sausalito com a City Siteseeing, precisa optar pelo tour Sausalito + Muir Woods)

Fotografando a Golden Gate

Fotografando a Golden Gate | Foto: Marta Leal

A volta, pelo mesmo caminho da ida, foi bem tranquila. Cruzamos a ponte pela segunda vez \o/, e depois seguimos sem grandes novidades até o Fisherman’s Wharf.

Golden Gate Bridge - San Francisco

Vista do outro lado da Golden Gate

Fisherman's Wharf - San Francisco

Chegada no Fisherman’s Wharf


Como é o tour Hop-on hop-off pelo centro de San Francisco?

De volta ao Fisherman’s Wharf, embarcamos na segunda rota do dia, um passeio caprichado pelo centro de San Francisco. Aqui altura do ônibus fez toda a diferença e pudemos aproveitar um pedacinho de San Francisco que raramente percebemos enquanto andamos pela cidade e ver detalhes incríveis em prédios e construções.

Fisherman's Wharf - San Francisco

Barquinhos do Fisherman’s Wharf vistos do ônibus

O ônibus saiu do Fisherman’s, seguiu pela orla passando em frente ao Pier 39, e de lá começou a entrar no centro financeiro de San Francisco, passando pela pracinha da Levi’s e pelas escadas da Coit Tower e se embrenhando pelas ruazinhas do centro até chegar a Union Square.

Coit Tower - San Francisco

Cost Tower vista da praça da Levi’s

O papel do Guia no tour

Durante o trajeto, o nosso guia (esse ônibus tem um guia + 1 motorista) um senhorzinho figura e bem engraçado ia contando sobre a cidade e indicando os melhores pontos para foto.

Civic Center - San Francisco

Guia nos contando alguma coisa no Civic Center | Foto: Marta Leal

Acostumado com a rota, ele nos indicava grafites bonitos, prédios diferentes e vários detalhes da cidade que eu nunca havia reparado. Outra coisa que eu gostei, é que o ônibus passa por algumas ruas que eu raramente caminho, então tive a oportunidade de descobrir cantinhos novos dentro de um universo completamente conhecido. Vale lembrar que quem não fala inglês perderá todos essa parte com explicações :(.

Grafite San Francisco

Grafite lindo que o Guia destacou

Ferry Building de San Francisco

Chegando na Market Street o ônibus vai até bem pertinho do Ferry Building (que é o mercado gastronômico mais sensacional de SF, parada imperdível!) e retorna pela parte mais nova da cidade, o SOMA rumo a Union Square cortando pelo centro financeiro. Várias fotos legais nesse pedaço:

Ferry Building - San Francisco

Ferry Building – San Francisco

Centro Financeiro San Francisco

Market Street: A rua principal da cidade | Foto: Marta Leal

Centro Financeiro San Francisco

Foto: Marta Leal

Centro Financeiro San Francisco

Olha a diferença na arquitetura desses três prédios!

Centro Financeiro San Francisco

Centro Financeiro San Francisco

Na Union Square o ônibus fez uma parada um pouco mais longa para pegar passageiros, enquanto isso, Martinha e eu aproveitamos para fotografar a praça da nossa varandinha ambulante :).

Vitrine em San Francisco

Vitrine de Loja na Union Square | Foto: Marta Leal

Union Square - San Francisco

Union Square – San Francisco

Civic Center

Recomeçando a viagem, depois de uma voltinha rápida pelo Tenderloin, seguimos para o  Civic Center (prédio da prefeitura de San Francisco) e um dos prédios mais lindos da cidade Pra quem pensa em fazer esse passeio, taí um ponto que recomendo a parada! O prédio é tão lindo por dentro quanto por fora, e a entrada é grátis!

Civic Center - San Francisco

E olha só que lindos os grafites que vimos nesse trecho!

Grafite - San Francisco

Foto: Marta Leal

Grafite - San Francisco

Foto: Marta Leal

China Town & North Beach

Voltamos para o Tenderloin e seguimos rumo a China Town, passando novamente pertinho da Union Square e sua fileira de lojas caprichadas rumo um dos meus cantinhos preferidos de San Francisco: O charmoso bairro Italiano North Beach.

San Francisco

Tenderloin - San Francisco

Foto: Marta Leal

 

China Town - San Francisco

China Town – San Francisco

O ônibus passa coladinho ao escritório do diretor de cinema Francis Copolla, um prédio muito charmoso, e com um barzinho super cool, o único lugar da cidade onde você poderá degustar toda a coleção de vinhos da vinícola do diretor.

Pyramid - San Francisco

Prédio do diretor de cinema Coppola (verde) e ao fundo o Trasamérica Pyramid | Foto: Marta Leal

O ônibus subiu a Columbus Street passando em frente a livraria histórica City Book Lights, ao cruzamento super cools das ruas Columbus com a Broadway, e deixando para trás os barzinhos e cafés animados de North Beach! (Taí um bairro que você PRECISA visitar na hora do jantar!)

Antes de seguir para o ponto mais próximo a Lombard Street (sabe aquela rua toda cheia de curvas?) passamos em frente a charmosa Washington Square onde fica a Igreja de São Pedro e São Paulo, foi alí que muitos anos atrás, Marilyn Monroe tirou suas fotos de casamento.

Washington Square - San Francisco

Foto: Marta Leal

Lombard Street

Lombard Street: sente só a piramba!

E não preciso nem falar que muita gente desceu no ponto da Lombard Street, né? o ponto fica na parte de baixo da rua, e após subir alguns quarteirões, você chegará no melhor lugar para tirar fotos caprichadas da rua mais famosa de San Fran.

Pier 39

De lá seguimos para a parada mais concorrida do dia: O Pier 39. O ônibus parou em frente ao Pier 39, muita gente desembarcou aqui e foi curtir as atrações do pier. Quem continuou no ônibus retornou ao ponto inicial, o Fisherman’s Wharf.

Pier 39 - San Francisco

Foto: Marta Leal

E vale a pena?

Vale, mas tudo depende do seu estilo de viagens. Pra quem assim como eu gosta de caminhar pela cidade e sair um pouco da rota turística mais tradicional para fazer pequenas descobertas, o ônibus pode não ser a melhor opção. Gostei MUITO do tour, mas gosto mesmo é de bater perna!

Se você detesta caminhar e não quer nem saber de pegar transporte público, taí uma ótima forma de se locomover pela cidade sem precisar pensar muito. É só subir no ônibus, e deixar ele rodar com você! Simples e super conveniente! Para quem tem pouco tempo na cidade (1 ou 2 dias) o ônibus pode ser uma excelente forma de dar “um geralzão” no primeiro dia, e no segundo visitar a fundo o que você gostou. Pra quem tem 3, 4 ou 5 dias em San Francisco, sugiro o roteiro deste link.

A Martinha, ficou encantada com o tour e disse que vai recomendar para todo mundo. Ela amou ver a cidade do alto do ônibus e não vê a hora de testar as outras duas linhas.

Grafite - San Francisco

Fotografando do ônibus | Foto: Marta Leal

Grafite San Francisco


Outras companhias que fazem passeios parecidos.

Além da City Sightseeing, que testamos e gostamos. Outras companhias em San Francisco oferecem serviços parecidos:

  • Big Bus Tour: ouvi falar super bem. Tem uma rotas bem interessantes e audio-guias em português.
  • Open City Tour: Não conheço ninguém que tenha testado, mas a empresa é de um grupo bem forte aqui nos Estados Unidos

Hop-on-hop-off San Francisco

 Alguém aí já fez algum desses tours e quer contar para nós o que achou? Vou adorar ouvir e incluir suas opiniões neste post!

Dica Importante: Apesar do conceito dos tours serem bem parecidos, a rota varia bastante de uma empresa para a outra. Antes de escolher, vale a pena fazer uma pesquisa básica, ver que lugares você quer visitar e que rotas funcionam para você. Este post com as 20 principais atrações de San Francisco vai te ajudar bastante na pesquisa.

A Mari fez o passeio a convite do San Francisco Travel

Não esqueça do seguro viagem

Só com o seguro viagem você viaja tranquilo e não coloca a mão no bolso mais vezes do que o necessário – isso porque, apesar de não ser obrigatório, viajar sem seguro é praticamente um “imã” para que intercorrências aconteçam (já ouviu falar em Lei de Murphy?)

Um seguro com boa cobertura cobre qualquer intercorrência no ato, o que evita as dores de cabeça depois tentando reaver o dinheiro gasto, por isso, recomendamos que você use o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, apresentando uma listagem do que há de melhor no mercado em termos de apólices.

Clicando aqui e inserindo nosso código IDEIASNAMALA5 você ganha 5% de desconto na compra do seu seguro viagem.


E aí curtiu o post? Vou adorar saber o que você achou do nosso passeio!

Dê sua opinião: E você é do tipo que curte ônibus de turismo ou prefere bater perna pela cidade?

Veja também:


Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
[instagram-feed]

Guarde este post no Pinterest!

hop-on-hopoff

mari vidigal
mari vidigal
Viajante incansável, daquele tipo que no meio de uma viagem já está pensando na próxima, na próxima e na próxima. Apaixonada por fotografia, natureza e vinhos

Viaje Melhor

Links para você reservar hotéis, comprar seguro viagem com desconto, conferir atrações e passeios incríveis e alugar carro em qualquer lugar do mundo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Comentários:
Avatar Sisa disse:

Olá, fiquei com uma dúvida…vc disse q fez esses 02 passeios no mesmo dia. Com um bilhete só temos direito aos dois passeios? Ou temos q pagar por cada um deles?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Sisa,
Dependo do bilhete que você comprar. Eu fiz os dois no mesmo dia.
Abraços,

Avatar Greyce disse:

Olá!!
Estamos adorando as dicas!!!
Uma dúvida… estamos com crianças e pensamos em pegar o hop on hop off que atravessa a ponte golden gate. Lá pegar o outro passeio do hop on hop off por sausalito para conhecer a área.
Nossa dúvida é se é possível voltar de barco/ferry para curtir um pouco de passeio de barco. Alguma dica??
Obrigada bjos

mari vidigal mari vidigal disse:

Sim Greyce,
Desça no centro de Sausalito e compre o Ferry rumo a San Francisco!
Aproveite o passeio!

Avatar FERNANDA disse:

oioi Mari …. gostaria de parabenizar pelo site!! É simplesmente incrível!!! Estou lendo tudo!! Estou indo passar umas semanas em San Francisco e anotando todas as dicas! Sobre o Hop on hop off, alguém já fez o passeio pelas outras empresas? Realmente os itinerários são bem diferentes nas três … A Open City Tour tem um trajeto mais curto que as outras, mas de uma forma geral no site das 3 as informações não são bem claras … vocês chegaram a fazer o passeio noturno? Sobre segurança, é tranquilo caminhar a noite por San Francisco? Um super beijo!

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi fernanda,
Fizemos o passeio do pôr do sol e foi bacana.
Quanto a segurança, SF é uma cidade relativamente segura e em vários lugares dá para caminhar a noite, mas tem áreas bem feias (e que tá na cara que não é legal de caminhar)
Beijos

Avatar Tatiana disse:

Olá, você recomenda algum passeio turístico para o Vale do Silício?

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Tatiana,
Qual o objetivo do passeio? Ver fachadas de empresas? (Lembre-se que nenhuma delas vai te deixar entrar sem convites).
O museu do Computador e a universidade de Stanford são paradas bacanas.
Como eu faria: alugaria um carro e passearia por conta própria.
Caso queira um tour privado a Maryanne do Hotel Califórnia blog organiza este tipo de passeio.
Beijos

Avatar Mila disse:

Mari,

Fiz esse passeio na Irlanda quando estávamos viajando em família, e compramos is tickets justamente pq a informação no panfleto que tínhamos dizia que teria várias opções de línguas (estávamos com pessoas que não falavam inglês junto no grupo) e na hora do tour fomos avisados de que seria apenas inglês e que poderíamos desistir do passeio e pedir o dinheiro de volta. Tínhamos um dia só em Belfast e o jeito foi fazer sem entender mesmo, mas achei meio sacanagem, e depois de ler teu comentário sobre, começo a achar que é enganação pra vender ticket heheheh

mari vidigal mari vidigal disse:

Oi Mila, vi que o erro foi meu e já corrigi o post. Em SF, os tours em português acontecem todos os dias as 13:00 e duram 3 horas.

Beijos e obrigada pela visita,
Mari