O que fazer em Nashville, no Tennessee
Divertida e irreverente, Nashville no Tennessee tem som de música country com direito a bandas boas tocando a qualquer hora do dia, tem sabores típicos do Sul dos EUA com line up de restaurantes deliciosos, cervejarias e destilarias boas e um cenário artístico potente com excelentes museus e muita arte de rua. Preparado para descobrir o que fazer em Nashville?
O que fazer em Nashville
O dia começa cedo e termina tarde na Broadway, a principal avenida de Nashville e a mais badalada. Lado a lado, dezenas de Honky Tonks (assim são chamados os barzinhos locais) competem para atrair a atenção de um público bem diverso com seus néons coloridos e música ao vivo tocando na janela. Animados e para lá de afinados, violinistas e vocalistas fazem o divertido trabalho de entreter o público dentro do bar e trazer mais gente para dentro.
Basta uma voltinha pela Broadway para perceber que não é à toa que a Nashville é conhecida como “Music City USA”, ou cidade da música, e que sua deliciosa fama musical atrai gente do país inteiro em busca de boa música e de muita diversão. Música Country é o que predomina por lá, mas também há bares tocando um bom rock (adoro) ou aquela música pop da modinha para todo mundo cantar junto.
Nashville, ou Nash-Vegas, também é uma das cidades mais procuradas dos EUA para fazer uma despedida de solteir@ e o que não falta por lá são grupinhos de amigas com camiseta combinando e uma “noivinha to be” andando com sua tiara de véu para lá e para cá. Para atrair a mulherada, alguns Honnky Tonks oferecem bebida grátis para as futuras noivas!
E, já que estamos falando de bebedeira, outra marca registrada típica da cidade são os tours com bebida, seja a bordo de uma bicicleta coletiva, dessas que todo mundo vai pedalando e alternando um copo de cerveja com um refrão de música popular, ou a bordo de um trator bar que passa pelas ruas causando com seu som potente.
Deixando a bebedeira um pouquinho de lado, afinal de contas a pessoa que está escrevendo este post visitou a cidade com duas crianças pequenas e ainda assim se divertiu horrores, Nashville tem um centro moderninho que concentra boa parte das atrações turísticas da cidade como Museu e Hall da Fama da Música Country, o Ryman Auditorium e o Johnny Cash Museum Cash.
Mais afastados do centro estão a Grand Ole Opry (vale se programar para assistir ao show), o Jardim Botânico de Cheekwood e o Centennial Park.
Nos próximos parágrafos, vou dividir com vocês o que fazer em Nashville. Clique no item abaixo para ir direto ao ponto, ou se preferir leia o post todo. Ah, no final do post você ainda encontra dicas de onde ficar em Nashville e seguro viagem.
Principais atrações turísticas de Nashville (e o que fazer por lá)
- Passear pela Broadway e seus Honky Tonks divertidos
- Visitar o Ryman Auditorium
- Conhecer o Museu e Hall da Fama da Música Country
- Tour no Historic RCA Studio B
- Descobrir o Hatch Show Print
- Visitar o Johnny Cash Museum
- Provar o Goo-Goo, o chocolate de Nashville
- Passear pelo Riverfront Park
- Cruzar a ponte de pedestres John Seigenthaler
- Fazer arte no Centro Frist de Artes Visuais
- Curtir a vibe do The Gulch
- Ver o Grand Ole Opry
- Se encantar pelo Gaylord Opryland (e o espetáculo lindo de Natal)
- Fazer degustação de Moonshine
- Passear pelo Museu de Arte e Jardim Botânico de Cheekwood
- Fazer o tour na Belle Meade Plantation
- Aprender no Tennessee State Museum
- Caminhar pelo Centennial Park e ver a réplica do Parthenon
Veja também:
Passear pela Broadway e seus Honky Tonks divertidos
Já sei, você leu Broadway e logo pensou na Broadway de Nova York, certo? Embora ambas sejam ultra divertidas, já adianto que uma não tem nada a ver com a outra. E sim, você deveria conhecer as duas.
A Broadway, mais especificamente o trechinho final (entre a Sexta Avenida e o Rio Cumberland) é o paraíso dos Honky Tonks, os animados barzinhos com música ao vivo. A vibe, o som que geralmente é música country, e o público variam muito de bar para bar, mas alguns permitem a entrada de crianças até as 22h.
E acredite, ver as bandas tocando com um copo de cerveja na mão – adorei a cerveja local Hippies & Cowboys – é um dos programas mais deliciosos da cidade. Gostamos tanto da vibe que fizemos o passeio dois dias seguidos, testando bares diferentes, é claro!
Aqui abro um parêntesis para falar: leve documento, vários bares descolados só permitem a entrada de maiores de 21 anos.
Com os pequenos, nossas opções eram mais limitadas e não rolou fazer o que muita gente faz: beber uma cerveja em cada barzinho diferente e ir degustando a vibe da Broadway aos poucos. Ainda assim tenho duas ótimas dicas de Honnky Tonk para dividir com vocês:
- Honky Tonk Central: Um clima bem família com três andares e música diferente tocando em cada um deles. O palco é grande e a banda que estava tocando era super boa.
- Rippi’s – Ribs Barbeque Honky Tonk Bar: O violinista animado praticamente nos tragou para dentro do bar, sabe gente que ama o que faz? O trio encheu o bar de energia e nos presenteou com música country e um tiquinho de Rock clássico. Amei a experiência
Visitar o Ryman Auditorium
Se você curte música, você precisa incluir uma visitinha ao Ryman Auditorium (site oficial), uma casa de show que ficou famosa por ser a casa da Grand Ole Opry e por ser o berço do ritmo musical Blue Grass.
Em uma visita que combina audiovisual de excelente qualidade, com uma pitada de criatividade você vai mergulhar na história deste local que surgiu da amizade peculiar entre um padre e um comerciante, e que na tentativa de salvar almas produziu alguns dos artistas mais renomados do universo country e proporcionou encontros como o de Johnny Cash e June Carter.
Por pouco, muito pouco o Ryman não foi demolido. E depois de uma reforma incrível e um projeto de restauração lindo, ele continua vivinho da silva e pronto para contar novos capítulos na história da música.
Há dois tipos de tour: o auto-guiado (o que nós fizemos) que incluiu um filme ótimo na entrada, visita ao auditório e exibições expostas por lá. E um tour guiado que inclui visita aos bastidores do teatro e histórias para lá de especiais.
Para você ter ideia de como este local é importante, quando a Grand Ole Opry se mudou do Ryman para um auditório próprio, algumas tábuas foram retiradas do “palco sagrado” e colocadas no novo teatro, até hoje cada episódio do programa conta com um pedacinho do Ryman.
Planeje sua visita
Ryman Auditorium (site oficial)
- Endereço: 116 Fifth Avenue North
- Horário de funcionamento: de domingo a segunda de 9h às 16h.
- Tour: $30 (atualizado novembro/2022)
Conhecer o Museu e Hall da Fama da Música Country
O Hall da Fama e Museu da Música Country é uma das atrações principais de Nashville. Ele também é um dos maiores centros de pesquisa dedicado à cultura e preservação da música country do mundo. Seu edifício em formato de piano é um ícone no centro de Nashville e suas exibições vão deixar os fãs de música country de plantão absolutamente enlouquecidos.
Fundado em 1964, o museu conta com diversas coleções de músicas, vídeos, fotos, roupas e instrumentos musicais. Além de exposições e programas educacionais, que visam valorizar a cultura da música country, há uma área do museu – super interativa – todinha dedicada às crianças, que obviamente, são super bem-vindas por lá. Vale comprar o ingresso antecipado, o preço é o mesmo da bilheteria e você economiza um bom tempo de fila.
A peça mais famosa em exibição, é o lendário Cadillac de ouro que pertenceu a Elvis Presley e, sim, por ter influenciado o movimento Country, o artista tem uma pequena ala no museu e a exibição mais importante – ocupando nada mais, nada menos que dois andares inteirinhos do museu. O “Sing Me Back Home” conta história do country ao som de vozes lendárias, objetos e figurinos dos artistas e muitas curiosidades para ler. A visita termina em uma rotunda, o hall da fama propriamente dito, onde artistas de country de todos os tempos são homenageados.
Walk of Fame park
Aproveite sua visita ao Hall da Fama para conhecer o parque em frente ao museu, o Walk of Fame Park (foto na capa deste post). Além de tirar fotos lindas do edifício em forma de piano (e ele merece muitas fotos), há uma pequena calçada da fama que homenageia ícones da música country.
Musical City Center
Ao lado do Hall da Fama e do Museu da Música Country está o Musical City Center, o moderníssimo centro de convenções de Nashville e que, visto do alto, está inspirado em uma guitarra. Vale dar um giro pelos corredores e fotografar a arquitetura linda.
Planeje sua visita
Hall da Fama da Música Country (site oficial)
- Endereço: 222 5th Ave S, Nashville
- Horário de funcionamento: diariamente de 9h às 17h
- Entrada: $28 | Compre o seu ingresso antecipado pelo mesmo valor da bilheteria!
Tour no Historic RCA Studio B
O RCA Studios, mais conhecido pelo famoso Studio B, foi um dos maiores estúdios musicais da década de 60 e ajudou Nashville a conquistar seu prestígio musical internacional.
O tour guiado começa no Music Hall of Fame (compre os dois ingressos juntos para obter um desconto e reservar seu horário), de onde saem os ônibus para o tour pelo estúdio. O tour leva cerca de 1h e conta a história do estúdio e seus feitos musicais. Uma história que achei interessante, por exemplo, foi a de como o contrato com Elvis Presley – que gravou mais de 200 músicas por lá – foi determinante para o sucesso do estúdio. Outros artistas que gravaram por lá foram Chet Atkins, Eddy Arnold e Roy Orbison.
Nosso tour foi guiado por uma mulher e adorei o tom, um tiquinho ativista, que ela deu a história contando como algumas mulheres foram determinantes na história do estúdio. O grand finale do tour é o Studio B, onde está o famoso piano de Elvis Presley (antes da COVID era permitido sentar e tirar fotos com o piano, hoje não é mais permitido tocar nos instrumentos.
Fiz o tour com as crianças e, apesar deles não pagarem, o tour definitivamente não é interessante para os mais pequeninos. Tivemos que fazer um sambarilove louco para mantê-los quietos, por isso não recomendo o passeio com crianças. Também acho que vale falar que o tour é infinitamente mais sem graça e menos visual que o tour ao Sun Studio em Memphis. Se tiver que escolher um deles, vá de Sun Studios!
O estúdio oferece tours diariamente de hora em hora de 10h30 às 14h30 e, para fazer o tour, é necessário comprar também ingresso para o Hall da Fama da Música Country .
Planeje sua visita
Historic RCA Studio B (site oficial)
- Endereço: 222 5th Ave. South, Nashville
- Horário de funcionamento: diariamente de 10h30 às 14h30
- Entrada: $48 (museu + tour)
Descobrir o Hatch Show Print
Designers e artistas de plantão vão amar visitar o workshop da Hatch Show Print. Uma gráfica com mais de 140 anos de história de impressão de cartazes musicais, que orgulhosamente mantém o estilo antigo de impressão com letterpress. A gráfica hoje é parte do Musical Hall of Fame e produz cerca de 500 cartazes de show por ano. Há tours guiados, com duração de 1h, que contam a história da gráfica, sua conexão com a Grand Ole Opry e mostram passo a passo como os cartazes são produzidos. Ter uma boa compreensão de inglês é fundamental para aproveitar bem o tour.
Quem preferir pode espiar a operação pelos vidros do lado de fora e garimpar os cartazes lindos à venda na lojinha. Tem muita coisa legal!
Planeje sua visita
Hatch Show Print (site oficial)
- Endereço: 224 Rep. John Lewis Way S
- Horário de funcionamento: segunda de 10h30 às 16h30; quinta a domingo de 11h00 às 15h00; fechado às terças e quartas
- Entrada: $20 (tour)
Visitar o Johnny Cash Museum
O museu reúne artigos, cartas e é claro, os maiores hits de Johnny Cash (1932-2003). Essa é, sem dúvida, uma parada interessante para quem quer mergulhar na história e na música do cantor, que foi considerado pela Rolling Stones um dos cem maiores artistas de todos os tempos. O museu disponibiliza fones de ouvido onde se pode ouvir seus hits de sucesso e te vão te fazer sair de lá cantarolando.
Fãs de verdade vão adorar completar a experiência no Johny Cash’s Kitchen & Saloon, o bar/restaurante ao lado do museu, com decoração – do teto ao chão – inspirado em Johny Cash. O menu é simples: frango frito ou assado, bolo de carne ou costeletas de porco, servidas com acompanhamento. A música ambiente (muitas vezes ao vivo, tocada por bandas locais) é de Johny Cash, é claro!
Planeje sua visita
Johnny Cash Museum (site oficial)
- Endereço: 119 3rd Ave S, Nashville, TN 37201
- Horário de funcionamento: diariamente de 9h às 19h
- Entrada: $24 + imposto (crianças menores de 5 anos não pagam)
Provar o Goo-Goo o chocolate de Nashville
Orgulhosamente a Goo Goo se apresenta como o primeiro cluster (barra de chocolate mista) do mundo. Sua combinação, que é uma versão mais doce do Snickers, encanta locais desde 1912. Há uma loja linda da Goo Goo no centrinho de Nashville e por lá você pode tanto comprar as barrinhas já prontas (como disse antes, elas são um tiquinho doces, mas bem gostosas) ou customizar sua própria barra com até 3 recheios escolhidos por você – eu troquei o amendoim por amêndoas e adicionei pedacinhos de chocolate e Oreo, além da camada tradicional, e ficou delicioso. A barra customizada custa a partir de $15 por pessoa.
Quem tem tempo sobrando e quer viver uma experiência diferente, pode participar de uma das aulas da Goo Goo. Nós fizemos a Behind the bar, onde tivemos uma degustação dos diferentes tipos de cacau em forma de chocolate quente (meus pequenos amaram), e em seguida confeccionamos nossos próprios clusters de chocolate. Foi uma experiência legal! Atualmente, eles não estão oferecendo esse atelier, mas tem um muito parecido, chamado Taste of Goo Goo onde se pode degustar e aprender sobre a história oficial de doces de Nashvilles, fazer seu chocolate e os clássicos clusters e, ainda, levar para casa o avental que você usar.
Passear pelo Riverfront Park
Lembram que contei que a Broadway termina no rio Cumberland? No final da rua, há um pedacinho de gramado chamado de Riverfront Park. Subindo algumas quadras, o gramado fica mais generoso (não muito, já aviso que o parque é estreito), mas a vista do rio fica bem bonita, especialmente no final da tarde.
Cruzar a ponte John Seigenthaler Pedestrian
E já que estamos falando em vistas bonitas, uma pedida bem gostosa é atravessar a ponte de pedestres John Seigenthaler. Uma travessia de pedestres com paisagens interessantes do centrinho de Nashville e do Nissan Stadium, na outra margem do rio. Não preciso nem dizer que o pôr do sol lá do alto é bem legal, preciso?
Gostei do passeio, mas fui bem rápido porque achei a ponte meio perigosa para pequenos que gostam de subir em coisas – e os meus adoram. Para os pais de plantão, fica a dica: fiquem de olho nas crianças!
Fazer arte no Centro Frist de Artes Visuais
Adoro um bom museu e valorizo ainda mais quando a curadoria é feita de modo a ensinar os pequenos a apreciarem arte. O Frist tem uma área onde adultos e crianças podem interagir com arte e fazer suas próprias criações mirabolantes.
Agora durante a COVID a entrada neste espaço é com hora marcada e dura um hora. Nós nos esbaldamos.
Além dessa área interativa, o museu recebe exposições itinerantes de artistas premiados internacionalmente. Confira a exposição vigente no período da sua viagem!
Planeje sua viagem
Frist Art Museum (site oficial)
- Endereço: 919 Broadway, Nashville
- Horário de funcionamento: segunda, quinta, sexta e sábado de 10h às 17h30, domingo de 13h às 17h00. Fechados terças e quartas.
- Entrada: $15
Curtir a vibe do The Gulch
The Gulch é o bairro do momento, uma espécie de corredor artístico, que conecta Downtown e Music Row. Por lá, há restaurantes ótimos, murais coloridos, casas de música ao vivo e o Frist Center for the Visual Arts, que vou falar a seguir.
A área também é uma das minhas pedidas preferidas de hospedagem em Nashville, e há hotéis excelentes por lá. Três paradas que adoramos no The Gulch são:
- Adele’s (1210 McGavock St, Nashville): Um restaurante descolado com um menu sazonal coloridíssimo. Gostamos tanto que fomos duas vezes: uma durante o brunch e outra para provar o gnocchi da casa, o prato mais famosinho do restaurante, e gostamos!
- Almost Friday Sporting Club (415 4th Ave S): um bar de esportes, local de música e restaurante em um só llugar. Recém inaugurado e com ótima avaliação.
- Visitar o lobby do Union Station Hotel: Se você ama hotéis com arquitetura histórica e projetos de restauração bem feitos vale conhecer o Union Station hotel, um hotel que fica na antiga estação de trem da cidade e tem um edifício lindo, vitrais Tiffany e um bar legal para caramba.
Ver o Grand Ole Opry
O Grand Ole Opry é um programa de rádio e televisão com mais de 95 anos de história, um verdadeiro mito na história da música. Graças a Grand Opri, a música country se estabeleceu nos EUA. O programa revelou vários artistas e foi em um ao vivo que Bill Monroe e sua banda inventaram o ritmo Bluegrass.
Desde 1974, o Grand Ole Opry tem seu próprio auditório e você pode assistir às gravações que ocorrem aos sábados ou fazer um tour pelo backstage. Os ingressos são mega concorridos então vale a pena garantir o seu ingresso antecipado. A partir de $ 39 (atualizado novembro/2022).
Planeje sua viagem
Ole Opry (site oficial)
- Endereço: 2804 Opryland Dr, Nashville
- Horário de funcionamento: diariamente de 10h às 15h
Se encantar pelo Gaylord Opryland (e o espetáculo lindo de Natal)
O Gaylord Opryland é um complexo hoteleiro gigante e com uma super estrutura pertinho da Opryland. A programação, muitas vezes aberta para não hóspedes, conta com jardins internos impecáveis, parque aquático, bares e restaurantes.
Todo dezembro, a Gaylord Opryland faz um mega festival de Natal. O resort ganha uma decoração natalina encantadora, pista de patinação no gelo com apresentações diárias de ex-atletas olímpicos de patinação – quem quiser pode fazer uma aula com eles – e várias atividades (pagas) interessantes. Alguns exemplos de atividades são: montagem de casinha de gingerbread, encontro e foto com papai noel, passeio de barco cantado pelos jardins do hotel e snow tubing.
Ficamos encantados com a decoração, com a estrutura do hotel e com o show de natal. Valeu mega a pena.
Fazer degustação de Moonshine
Essa é uma dica do Paulo Basso Jr. do Rota de Férias que adoramos visitar. A Ole Smoky Destilary, uma destilaria que produz a Moonshine, uma bebida da família do whiskey, conhecida por seu teor alcoólico brabo e por sua história de proibição. A Moonshine era feita às escondidas e sob a luz da lua nos tempos de proibição. É daí que vem o nome Moonshine (lua brilhante)
O tour de degustação custa $ 35 e inclui 13 amostras do melhor aguardente e uísques feitos no local!.A primeira dose, Moonshine pura é horrível, mas gostei das versões frutadas e detestei as mais parecidas com whiskey (não gosto mesmo). No final, a atendente nos perguntou se queríamos provar sabores extra e provei mais uns dois ou três.
Quer um bônus? A destilaria fica em um complexo onde também há uma boa cervejaria a Yee-Haw Brewing Company (e a cerveja é bem gostosa) e a taqueria White Duck (pedimos tacos e quesadillas bem gostosos para acompanhar a bebedeira e foi a minha salvação, tomar oito ou nove shots de barriga vazia podia dar bem errado).
Passear pelo Museu de Arte e Jardim Botânico de Cheekwood
Se você curte jardins botânicos tanto quanto eu, vale incluir o Cheekwood Gardens na sua lista de visitas! O jardim é lindo, super bem cuidado e tem duas áreas bem legais para crianças com direito a um trenzinho ultra fofo.
Visitamos o jardim durante a iluminação especial de natal (ingressos devem ser comprados com antecedência, eles esgotam bem rápido) e demos a sorte de pegar uma exibição do artista Dale Chihuly e seus vidros mirabolantes, que ficaram bem especiais com a iluminação noturna. Os pequenos ficaram encantados com as passagens secretas e o labirinto no jardim das crianças. Tudo lindo, organizado e ultra bem cuidado.
Gostei tanto do jardim que queria voltar no dia seguinte para vê-lo com a luz do dia, pena que nosso último dia em Nashville era uma segunda-feira, exatamente o dia que o museu não abre.
Planeje sua visita
Cheekwood Estate and Gardens (site oficial)
- Endereço: 1200 Forrest Park Dr, Nashville
- Horário de funcionamento: de terça a domingo das 09h às 17h00. Quinta de 9h às 21h.
- Entrada: $20 (acesso apenas ao jardim), $25 (jardim e mansão)
Fazer o tour na Belle Meade Plantation
Visitar uma plantation (fazenda agrícola antiga) no sul dos Estados Unidos é sempre um passeio interessante e culturalmente rico. Nashville tem a Belle Meade Plantation, uma antiga fazenda de cavalos, hoje convertida em museu. O tour guiado dura 45 minutos ($22) e incluiu degustação dos vinhos produzidos no local.
Com crianças pequenas, acabei passando o passeio, mas deixo aqui a dica para quem quiser visitar. Também existe a opção de passeio comalmoço, aula de culinária, degustação e queijos e vinhos entre outros.
Planeje sua visita
Belle Meade Plantation (site oficial)
- Endereço: 5025 Harding Pike, Nashville
- Horário de funcionamento: diariamente das 09h às 17h
- Entrada: $22
Aprender no Tennessee State Museum
O Tennessee State Museum conta a história de todo o estado do Tennessee. O local conta com exposições de objetos que se relacionam com a história social, política, econômica e cultural do estado.
Planeje sua visita
Tennessee State Museum (site oficial)
- Endereço: 1000 Rosa L Parks Blvd, Nashville
- Horário de funcionamento: de terça a sábado das 10h às 17h; domingos das 13h às 17h
- Entrada: gratuita
Caminhar pelo Centennial Park e ver a réplica do Parthenon
O Centennial Park é um parque lindo com árvores altas e um lago super fotogênico. Um parque delicioso para passear com os pequenos e dar aquela corridinha no final da tarde.
A sensação do parque é uma réplica em tamanho real do Parthenon original de Atenas, na Grécia, mas quer saber? Achei a réplica feia que dói, é muito mal gosto junto. O Parthenon foi construído em 1897, por William Crawford Smith como parte da exposição do Centenário do Tennessee, escapou por pouco da destruição e hoje abriga um museu de arte. Sua obra prima é uma escultura gigante de Athena de 2 metros de altura, vestimentas douradas e olhos azuis. Se eu achei a réplica do edifício feia, a Athena é assustadora!
Campus da Vanderbilt University
Vai para a região do Centennial Park? Não deixe de incluir no seu roteiro um passeio pelo campus da Vanderbilt University, a faculdade mais tradicional de Nashville. O campus é lindo e você vai tirar boas fotos durante o passeio.
Onde comer em Nashville no Tennessee
Da churrascaria descolada com música ao vivo, ao restaurante moderninho com menu sazonal, come-se ultra bem em Nashville! Tanto que estou escrevendo um post todinho sobre o tema: Onde comer em Nashville com todas as dicas dos lugares que provamos e fotos.
Enquanto isso, deixo aqui algumas dicas de restaurante em Nashville.
- Adele’s (1210 McGavock St, Nashville): Gostamos tanto que fomos duas vezes, e minha dica é ir no jantar. O menu da casa muda conforme a estação, mas o gnocchi – cujo molho varia de tempos em tempos – é a especialidade da casa. O ambiente é uma delícia, e os drinks são divinos.
- Martin’s Bar-B-Que Joint (410 4th Ave S + 2 endereços): Churrasco é uma das especialidades culinárias de Nashville, e minha dica para quem quer provar um ótimo e no centro da cidade é o Martin’s. O ambiente é uma delícia e, se você der sorte, vai pegar uma banda tocando música ao vivo. Crianças são bem-vindas e meus filhos curtiram bastante a vibe.
- Grilled Cheeserie (975 Main Street + endereços & food truck): Lanchonete badalada que serve queijo quente em versões pouco convencionais. Pedida legal (e com ótimo custo x benefício) para quem quer comer algo rápido e gostoso.
- Hattie’s B (112 19th Ave S): O tradicional frango frito de Nashville vem acompanhado de uma fila gigantesca. Vários amigos indicam como o melhor frango frito da vida, para mim que não sou fã de frango frito, não valeu a espera.
- With Duck Tacos (423 6th Ave S Nashville): Para quem vai se esbaldar na degustação de moonshines da Ole Smoky Destilary, nada como contrabalancear a bebedeira com comida mexicana. Nós pedimos tacos de carne e quesadilla para as crianças e gostamos bastante do lanchinho.
Veja mais dicas no post onde comer em Nashville.
O que fazer em Nashville no Mapa
Veja todas as dicas deste post neste mapa dinâmico.
Onde ficar em Nashville
Como uma boa capital, Nashville tem uma rede hoteleira bem ampla – com opções de hotéis para todos os gostos (e bolsos). A cidade é relativamente grande e os bairros são bem espalhados, então vale a pena escolher bem onde ficar.
Para quem vai pela primeira vez a Nashville, minha dica é ficar no centro da cidade ou no The Gulch, o descolado bairro vizinho. Se você vai viajar com crianças ou tem mais de três noites na cidade, considere o Gaylord Opryland, um resort lindo com jardins internos mega bem cuidados e um parque aquático sensacional.
Para quem prefere uma opção caprichada e não dispensa um hotel 5 estrelas, o The Hermitage Hotel, Grand Hyatt Nashville e o The Joseph são as melhores pedidas no centro da cidade. Ali do ladinho no The Gulch, o Union Station né uma pedida linda e ultra especial. O hotel fica em uma antiga estação de trem todinha remodelada e é um charme.
Também no centro, o Drury Plaza Hotel Nashville Downtown, Cambria Hotel Nashville Downtown e o Fairlane Hotel são opções com um bom custo-benefício.
E, se o budget for curto, Nashville também tem opções que cabem no bolso. O Sleep Inn e o Nashville TN Vacation Rentals são opções econômicas.
Seguro viagem para os Estados Unidos
Nada de viajar para os Estados Unidos sem seguro viagem, hein? Apesar dele não ser obrigatório, é indispensável para te livrar de possíveis furadas, como bagagem extraviada, voos atrasados e emergências hospitalares (que vão te custar uma fortuna, caso você não esteja com seguro)!
Por aqui, indico o site da Seguros Promo, uma empresa brasileira que funciona como um comparador de seguros, buscando os melhores custos-benefícios do mercado sem abrir mão de uma cobertura excelente!
Quer um desconto?
Insira o código IDEIASNAMALA5 e ganhe até 10% de desconto na compra do seu seguro viagem!
Chip de celular
Quer uma dica para economizar tempo e dinheiro? Compre O Meu Chip antes de sair do Brasil e já chegue nos Estados Unidos conectado.
Além de ser mais barato do que os chips vendidos por lá, O Meu Chip oferece uma ótima cobertura e diversos tipos de planos para todos os tipo de viajante!
Gostou da dica? Então, clica aqui e compre o seu!
E aí, curtiu o nosso post com dicas do que fazer em Nashville? Se tiver alguma dúvida ou sugestão, é só deixar um comentário!
Veja também:
Para ficar por dentro de todas as novidades do Ideias na Mala, siga nosso instagram!
Olá, amei sua matéria e vou conhecer Nashville em Janeiro e vou com meu filho de 7 anos. Minha dúvida é se podemos entrar em algum barzinho para escutar música com criança?
Obrigada desde já.
Olá!
Os bares costumam aceitar crianças durante o dia sim.
Abraços
Oi Mari, toda vez que penso em viajar para um lugar, eu corro aqui para ver se tem alguma coisa no site 😅
Amo seus posts. Dessa vez estou na dúvida sobre Nova Orleans e Nashville.
Queria saber como é o deslocamento na cidade, precisa de carro? A cidade tem meios de transportes público? É fácil, barato? 😬
Oi Luise,
Nós fomos de carro para as duas cidade, mas sempre dá para fazer o combo Uber + Transporte público.
NOLA tem os bondinho que são uma graça.
E BTW, tem um post BEM legal de NOLA no forno.
Abracos